quarta-feira, novembro 11, 2015

UPAE Garanhuns alerta para prevenção do Câncer de Próstata‏


O mês de Novembro ganhou a cor Azul para simbolizar a luta e a conscientização sobre a importância da prevenção do Câncer de Próstata. A UPAE Garanhuns tem incentivado esta prevenção com informações em panfletos e palestras aos seus servidores, pacientes, acompanhantes e o público em geral.

O Novembro Azul teve abertura oficial na unidade, na semana passada, com a palestra ministrada pelo médico urologista Dr. Xisto Luna, que fez o alerta sobre a prevenção. O evento contou com a participação de representantes de todos os setores e foi prestigiada pela V GERES - Gerência Regional de Saúde, com a presença de Janaína Ramos. A recepção da unidade, que serviu de auditório, ficou completamente lotada.

O coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, fez a abertura do evento, citando a importância da prevenção e cuidados com a saúde."Nossa unidade conta com especialidades como urologia e proctologia. Atualmente atendem conosco, os médicos urologistas Dr. Xisto Luna e Dr. Guilherme Agra, além do Dr. Mateus Albuquerque, proctologista", afirmou o gestor.

O coordenador médico da UPAE Garanhuns, Dr. Franco Junqueira, registra que os pacientes da UPAE são encaminhados pelos Postos de Saúde dos 21 municípios da V GERES: "Nossos especialistas realizam consultas e solicitam exames complementares, que são feitos na própria UPAE. Os pacientes que necessitam de alguma intervenção cirúrgica são encaminhados para a Rede Pública de Saúde, através das Secretarias de Saúde Municipais", orienta.

“No caso da urologia, recebemos muitos pacientes para prevenção, e já tivemos alguns casos de câncer de próstata. Na UPAE fazemos exames como o toque e o PSA, e em caso de alteração, fazemos também a biópsia, todos aqui na unidade. Aconselha-se que os homens façam os exames de prevenção a partir de 50 anos de idade, mas se tiverem casos de câncer de próstata na família, a prevenção deve se iniciar aos 45 anos”, afirma Dr. Xisto Luna.

Ascom UPAE Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário