terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Tacaratu/Caraibeiras: Emoção, lágrimas e dor - Familiares e amigos se despedem de dona Maria dos Santos mãe do vice prefeito eleito Givaldo Crente

 





O último adeus a dona Maria dos Santos - mãe do vice prefeito eleito de Tacaratu Givaldo Crente. vítima de covid-19, foi marcado por forte comoção de familiares e amigos no Cemitério local, em Caraibeiras, na tarde desta terça-feira (22).

Dona Maria dos Santo morreu na tarde desta segunda (21) no hospital em Serra Talhada, onde estava internada.

Por causa das recomendações frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, não houve velório, o corpo seguiu direto para o cemitério e o sepultamento foi restrito a poucas pessoas. Amigos e familiares seguiram o cortejo até a porta do cemitério. 

À família enlutada, nossos pêsames.

Redação do Blog de Assis Ramalho 

De volta a Paulo Afonso, sobrevivente de acidente em MG conta desespero de passageiros e agradece a Deus por nova vida

 

Eu estou aqui, com vida, e primeiramente quero agradecer a Deus por ter me dado uma (nova) vida.” Essa foi uma das declarações dadas nesta terça-feira (22), por Reginaldo Galdino, ao repórter Tiago Santos da Rádio Delmiro FM. “Regi”, como é mais conhecido, é morador do bairro Prainha, em Paulo Afonso (BA).

Ele sobreviveu à queda de um ônibus da Localima de um viaduto na BR-31, em João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais, no último dia 4 de dezembro. Dezenove pessoas das cidades alagoanas de Água Branca, Mata Grande, Delmiro Gouveia e Pariconha, morreram na tragédia.

De acordo com o radialista, Reginaldo voltou no último final de semana para Paulo Afonso, após receber alta hospitalar. Na entrevista, o pauloafonsino contou detalhes do antes, durante e depois do trágico acidente.

Veja algumas das declarações:

Motivo da viagem: trabalho

“Estava indo para São Paulo trabalhar, já ia fazer os exames na segunda, ia ser o meu primeiro trecho na vida. Mas se Deus quiser, Deus bota outra oportunidade na minha vida.”

Ônibus apresentava problemas

“Ele (o ônibus) parou lá (em Jeremoabo), olharam o motor. Na estrada eu tava até pensando, quando o ônibus freava, a pastilha de freio já vinha comendo já, já vinha desgastando as pastilhas, já era um aviso de Deus.”

De Paulo Afonso, apenas ele e o motorista

“Não conhecia ninguém no ônibus, de Paulo Afonso só tinha eu mesmo, e o motorista, o que estava dirigindo.”

Estava no fundo do ônibus e não consegui pular

“Na hora que o ônibus faltou freio, ele mandou as pessoas pularem, aí já tinham as pessoas já perto da entrada do ônibus, aí só quem aproveitou para pular foram as pessoas que já estavam próximas do motorista. Não consegui saltar porque eu estava no fundo do ônibus, nas últimas cadeiras.”

Não conseguiram abrir as janelas de emergência

“Não, não conseguimos não, nós não pensamos, no desespero, todo mundo pensou que já era, já ia morrer mesmo, todo mundo desesperado no ônibus, falando isso.”

Desmaiou na queda do ônibus


“Quando o ônibus despencou, eu me acordei (ele desmaiou na queda do ônibus), ninguém queria me socorrer, tava todo mundo com medo, como o ônibus estava pegando fogo, na lateral dele, a polícia rodoviária federal mesmo falava que era para nós mesmos nos socorrer, aí quando um policial me viu sentando, ele disse para mim sair logo de lá senão o ônibus iria incendiar, não pensei duas vezes e sair de lá.”

Deus deu forças

“Eu estava descalço e estava tudo muito quente, aí fui até a ambulância que estava um pouco distante do ônibus, Deus me deu forças e eu consegui sair de lá. Aí um homem me colocou na maca, nós chegamos no hospital Margarida e lá eu fui um dos primeiros a fazer uma cirurgia, não era grave, o médico disse que eu fui muito guerreiro, foi logo abrindo eu e fazendo a cirurgia.”

Uma nova vida

“Eu estou aqui, com vida, e primeiramente quero agradecer a Deus por ter me dado uma (nova) vida.”

O pior passou

“Fraturei a coluna, vou usar esse colete durante três meses para colar o osso vertebral, mas o pior já passou, agora é contar a história e só agradecer a Deus todos os dias.”

Agradecimentos

“Quero agradecer a todos que oraram por mim, fizeram uma corrente de oração, a todos do meu bairro, e a todos que me ajudaram, contribuíram, arrecadar dinheiro para minha saúde, principalmente Kiô aqui da Prainha porque foi ele quem batalhou, correu atrás, ao time que eu jogo no Internacional da Prainha, agradecer a eles, a meu amigo Cid Don Léo da pizzaria, ele batalhou pela minha passagem de volta a minha cidade queria e poder está com minha família e aos demais que eu não lembrei quero que Deus abençoe sempre.”


Por PA4.COM.BR

Prefeito eleito de Tacaratu, Washington Ângelo anuncia secretários municipais


O prefeito eleito de Tacaratu, e o vice-prefeito eleito, Givaldo Crente, anunciaram nesta terça-feira (22) os nomes que vão compor o secretariado do governo municipal pelos próximos quatro anos. O anúncio foi realizado em frente a Igreja de N. Sra. da Saúde, um tesouro de beleza e fé no Sertão de Itaparica.

Veja  nomes do secretariado de Tacaratu:

Manoel Teixeira Araújo Campos:  Secretário de agricultura

Jorge Carlos de Vasconcelos Silva: Secretário de Assuntos Indígenas

Margarete Freire Rodrigues: Secretaria de Educação

Ubirajara de Lima Lacerda:  Secretária de Assuntos Institucionais

Raquel Medeiros Nascimento Henrique: Secretária de Saúde

José Manoel do Nascimento:  Secretário de Finanças

Diogo Freire Da Silva: Secretario de Governo

José Nelson Gomes de Araújo: Secretário de Infraestrutura

José Reginaldo Estevam: Secretario de Administração

Maria Audenira Pereira da Silva Oliveira: Secretária de Desenvolvimento Social

Via Célio do Gás - vereador eleito de Tacaratu

Pastor que disse que CoronaVac 'tem HIV dentro dela' é intimado a depor pelo Ministério Público do Ceará

Ministério Público aciona Justiça contra pastor que diz que CoronaVac tem "HIV dentro dela" — Foto: Reprodução/Facebook

O pastor de Fortaleza Davi Góes, que afirmou que a vacina contra a Covid-19 CoronaVac causa câncer e tem "HIV dentro dela", foi intimado a depor pelo Ministério Público do Ceará. O MPCE pede que o líder religioso seja responsabilizado civil e criminalmente por divulgar em rede social "notícia inverídica" sobre a vacina.

O promotor de Justiça Ricardo Sant’Anna exige que o pastor apresente em 15 dias "suas capacitações técnicas, científicas, sanitárias ou médicas" que possam "credenciá-lo como especialista qualificado a emitir análise sobre o tema abordado por ele".

Em 15 de dezembro, quando o vídeo do pastor repercutiu em redes sociais, Davi Góes afirmou que as imagens tiraram de contexto o que ele falou sobre a vacina.

"Foi um cientista francês que citou sobre a vacina. Pegaram um trecho de um minuto num discurso de quase duas horas e tiraram de contexto", defendeu. O G1 tentou contato com o líder religioso nesta terça-feira (22), mas as ligações não foram atendidas.

Na intimação do Ministério Público, é solicitado ainda o vídeo completo em que Davi Góes cita a vacina chinesa.

"Muitas pessoas vão morrer de câncer, achando que foi câncer porque comeu alguma coisa, porque foi hereditário, porque tem família, por causa de um tumor, mas na verdade foi por causa da vacina. Depois que essa substância entrar no nosso organismo vai atingir o nosso DNA, um cientista francês disse que até HIV tem dentro dela", disse, sem apresentar provas.

Por G1 CE





Petrolândia: Quer saborear uma boa pizza hoje? Faça seu pedido a Pizzaria Delivery C&J sem sair de casa, com entrega grátis

 

hOJE é dia de saborear uma boa Pizza em família!

Fique em casa e faça seu pedido pelo telefone (87) 9 9802-3309 (Zap) - preço R$ 10,00, Delivery Gratis!

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição.

Organização: Carlos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Bancos divulgam horário de atendimento na véspera de Natal e no Ano Novo

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Com a proximidade das festas de final de ano, sempre surge a dúvida sobre o horário de funcionamento das agências bancárias. Nesta segunda-feira (21), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que na quinta (24), véspera de Natal, os bancos abrem para atendimento ao público em horário especial, das 9h às 11h (horário de Brasília).

O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será 30 de dezembro. Já na quinta-feira (31), as instituições financeiras não atenderão. A Febraban ressalta que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias de 25 de dezembro (Natal) e em 1º de janeiro (Confraternização Universal).

A orientação, nesse período, é que a população utilize os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone entre outros) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

“Mesmo durante feriados, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, ressalta o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria. Os clientes também podem agendar os pagamentos de suas contas ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

Boletim desta terça (22/12): Com mais 1.946 registros e 16 óbitos, PE ultrapassa 210 mil casos de Covid-19 e soma 210.081 infectados e 9.459 mortes


Foram confirmados, nesta terça-feira (22), 1.946 novos casos e 16 mortes por Covid-19 em Pernambuco. Com esse acréscimo, o estado ultrapassou as 210 mil confirmações de pacientes, totalizando 210.081 pessoas que receberam o diagnóstico da doença, além de 9.459 que foram infectadas pelo novo coronavírus e perderam a vida. A contagem começou em 12 de março (veja vídeo acima).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 50 pacientes confirmados nesta terça (22) foram diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outros 1.896 tiveram quadro clínico considerado leve. Com isso, o estado passou a somar 29.019 casos graves e 181.062 casos leves da Covid-19.

Em relação às mortes, os registros feitos nesta terça foram de óbitos que ocorreram entre os dias 28 de novembro e a segunda-feira (21). Outros detalhes epidemiológicos devem ser informados ainda nesta terça (22).

Por G1 PE

Operação em PE e outros 5 estados mira suspeitos de tráfico e bloqueia R$ 514 milhões


A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Geografia do Crime, que investiga uma organização criminosa apontada como envolvida os crimes de tráfico de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro.

Segundo a polícia, foram expedidos pela Vara Única da Comarca de Ferreiros, no Agreste de Pernambuco, 23 mandados de prisão, 27 mandados de busca e apreensão, 17 ordens de sequestro de veículos e 43 mandados de bloqueio de ativos financeiros, no valor total de R$ 514 milhões.

Em Pernambuco, as ordens judiciais são cumpridas no Recife e em Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, São José do Belmonte, Gameleira, Tamandaré e Moreno.

Nos outros cinco estados, os mandados são para as cidades de Belo Horizonte, Cambuí e Santa Luzia, em Minas Gerais; Maceió, em Alagoas; Boa Vista, em Roraima; Porto Velho e Nova Mamoré, em Rondônia; e Pontes e Lacerda, no Mato Grosso.

A presidência da operação é do delegado Álvaro Grako, titular da 14ª Delegacia de Polícia Seccional (Desec), de Caruaru. As investigações foram iniciadas em setembro de 2019.

Mais detalhes da operação serão repassados em coletiva de imprensa nesta terça-feira, na sede operacional da Polícia Civil, no Recife.

Por Portal Folha de Pernambuco

Secretariado ainda é mistério em Jatobá (PE)


Em sessão solene realizada na última sexta-feira (18/12), na Câmara de Vereadores de Jatobá, foram diplomados os candidatos eleitos no pleito de 2020 das eleições municipais.

Os candidatos eleitos foram diplomados pelo Excelentíssimo Senhor Hugo Vinícius Castro Jimenez – Juiz Eleitoral da 89ª Zona Eleitoral de Pernambuco.

O candidato eleito a Prefeito, Rogério Ferreira (PRB), venceu as eleições com 3.287 votos, número que representou 39,50% dos votos válidos, contra 35,52% da candidata Goreti Varjão (SD). Rogério Ferreira irá assumir a Prefeitura de Jatobá pela primeira vez, sendo essa sua segunda disputa a qual saiu vitorioso.

O Prefeito eleito, também fez a maioria na câmara, elegendo 04 dos 09 Vereadores, visto que 03 foram eleitos pelo Solidariedade , partido da então prefeita Goreti Varjão (SD), e 02 Vereadores foram eleitos pelo PDT partido do candidato Dionaldo.

Seguindo essa linha de raciocínio matemático, o Presidente da Câmara poderá sair do PRB/PL, só resta aguardar.

Segundo informações a equipe de transição já está atuando nos diversos setores da Prefeitura de Jatobá, mas até o momento só existem rumores sobre os nomes do secretariado, não tendo nada oficializado, resta esperar pela posse para que a população jatobaense saiba os nomes das pessoas que trabalharam pelo município o levando a um patamar maior, na saúde, educação, segurança e desenvolvimento.

Por Portal Jatobá

Auxílio Emergencial Extensão é pago a beneficiários com NIS 9



A Caixa faz hoje (22) o pagamento da quarta parcela do Auxílio Emergencial Extensão para 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família cujo NIS termina com o número 9. O total em pagamentos deve chegar a R$ 416,2 milhões.

Segundo o banco, 15,8 milhões de pessoas cadastradas no Bolsa Família foram consideradas elegíveis para receberem a quarta parcela do Auxílio Emergencial Extensão. Só em dezembro serão disponibilizados R$ 4,1 bilhões em benefícios para esse grupo.

A avaliação de elegibilidade para o pagamento do Auxílio Emergencial Extensão aos beneficiários do Bolsa Família foi feita pelo Ministério da Cidadania. Eles recebem o valor do programa complementado pela extensão do Auxílio Emergencial em até R$ 300 ou em até R$ 600, no caso de mulher provedora de família monoparental.

“Para quem recebe o Bolsa Família nada muda. O recebimento do Auxílio Emergencial Extensão atende aos mesmos critérios e datas do benefício regular, permitindo a utilização do cartão nos canais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, ou por crédito na conta Caixa Fácil”, informou por meio de nota o banco.

Caso o valor do Bolsa Família seja igual ou maior que R$ 300 ou R$ 600, o beneficiário receberá o valor do Bolsa Família, “sempre privilegiando o benefício de maior valor”, informou o banco. 

As atualizações de números referentes ao pagamento do Auxílio Emergencial podem ser acessadas no site da Caixa ou nas redes sociais do banco.

Por Agência Brasil

Prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella é preso em operação da polícia e do MPRJ

Crivella chega à Cidade da Polícia — Foto: Reprodução/TV Globo

O Prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) foi preso na manhã desta terça-feira (22) em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Além dele, foram presos também o empresário Rafael Alves, o delegado aposentado Fernando Moraes, o ex-tesoureiro da campanha de Crivella, Mauro Macedo, além dos empresários Adenor Gonçalves dos Santos e Cristiano Stockler Campos, da área de seguros.

O ex-senador Eduardo Lopes também é alvo da operação. No entanto, ele não foi encontrado em sua casa no Rio. Ele teria se mudado para Belém e deverá se apresentar à polícia. Ele foi senador do Rio pelo Republicanos, ao herdar o cargo de Crivella, e foi secretário de Pecuária, Pesca e Abastecimento do governador afastado Wilson Witzel.

Todos os presos vão passar por uma audiência de custódia às 15h, no Tribunal de Justiça, para que a legalidade do procedimento seja avaliada, conforme determinou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.

Confira abaixo quem foi preso:

Marcelo Crivella, prefeito do Rio;
Rafael Alves, empresário;
Fernando Moraes, delegado aposentado;
Mauro Macedo, ex-tesoureiro da campanha de Crivella;
Adenor Gonçalves dos Santos, empresário;
Cristiano Stockler Campos, empresário da área de seguros.


Empresário Rafael Alves é preso em operação no Rio — Foto: Reprodução / TV Globo

'QG da Propina'

A ação é um desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto 'QG da Propina' na Prefeitura do Rio. Os mandados são cumpridos pela Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (CIAF) da Polícia Civil e do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça (Gaocrim), do MPRJ. A decisão é da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita.

Crivella foi preso em casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, por volta das 6h. Ele foi levado diretamente para a Cidade da Polícia, na Zona Norte. Antes de entrar na Delegacia Fazendária, ele disse que foi o prefeito que mais combateu a corrupção e que espera por "justiça".

"Lutei contra o pedágio ilegal, tirei recursos do carnaval, negociei o VLT, fui o governo que mais atuou contra a corrupção no Rio de Janeiro", disse Crivella. Questionado sobre sua expectativa a partir de sua prisão, o prefeito se restringiu a responder: “justiça”.

A prisão de Crivella acontece 9 dias antes de terminar o seu mandato. Como o vice-prefeito dele, Fernando McDowell, morreu em maio de 2018, quem assume a prefeitura enquanto o prefeito estiver preso é o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe (DEM).

Confira abaixo quem foi preso:

Marcelo Crivella, prefeito do Rio;
Rafael Alves, empresário;
Fernando Moraes, delegado aposentado;
Mauro Macedo, ex-tesoureiro da campanha de Crivella;
Adenor Gonçalves dos Santos, empresário;
Cristiano Stockler Campos, empresário da área de seguros.

'QG da Propina'

A ação é um desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto 'QG da Propina' na Prefeitura do Rio. Os mandados são cumpridos pela Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (CIAF) da Polícia Civil e do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça (Gaocrim), do MPRJ. A decisão é da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita.

Crivella foi preso em casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, por volta das 6h. Ele foi levado diretamente para a Cidade da Polícia, na Zona Norte. Antes de entrar na Delegacia Fazendária, ele disse que foi o prefeito que mais combateu a corrupção e que espera por "justiça".

Lutei contra o pedágio ilegal, tirei recursos do carnaval, negociei o VLT, fui o governo que mais atuou contra a corrupção no Rio de Janeiro", disse Crivella. Questionado sobre sua expectativa a partir de sua prisão, o prefeito se restringiu a responder: “justiça”.

A prisão de Crivella acontece 9 dias antes de terminar o seu mandato. Como o vice-prefeito dele, Fernando McDowell, morreu em maio de 2018, quem assume a prefeitura enquanto o prefeito estiver preso é o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe (DEM).

Delação revelou 'organização criminosa' na prefeitura

A investigação começou em 2018, a partir da delação do doleiro Sergio Mizrahy, que admitiu ser responsável pela lavagem de dinheiro para o que os investigadores chamam de organização criminosa que atuava dentro da prefeitura.

O chefe dessa organização, segundo o delator, seria o empresário Rafael Alves, que não tinha nenhum cargo na prefeitura, mas que dava até expediente na Cidade das Artes, numa sala ao lado do irmão Marcelo Alves, que foi presidente da Riotur.

Em algumas mensagens interceptadas durante as investigações, Rafael Alves chegou a dizer que fez o irmão se tornar presidente da Riotur. Além disso, afirmou possuir a “caneta”, sugerindo dar as ordens na prefeitura do Rio, nomeando quem quisesse para cargos e escolhendo as empresas que iriam fazer contratos com o município.

Segundo os investigadores, foi a partir dessa influência que surgiu o esquema de propina e extorsão de empresários que queriam fazer contratos com a prefeitura.

Agentes da Polícia Civil cumprem mandado contra o prefeito Marcelo Crivella — Foto: Paulo Renato Soares / TV Globo

As investigações apontaram que empresas que tinham interesse em fechar contratos ou tinham dinheiro para receber do município entregavam cheques a Rafael Alves. A partir da propina, o empresário facilitaria a assinatura dos contratos e o pagamento das dívidas.

O ex-delegado Fernando Moraes, também preso na operação, foi citado em trocas de mensagens entre Rafael Alves e o ex-senador Eduardo Lopes. Ele ficou famoso quando chefiou a Divisão Antissequestro do Rio. Após se aposentar, chegou a se tornar vereador na cidade. Atualmente ele faz parte do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

Intimidade com o prefeito

O empresário Rafael Alves esbanjava muita intimidade com o prefeito Crivella. Eles eram vistos caminhando juntos próximo ao condomínio onde mora o prefeito. Trocas de mensagens que vieram à tona quando foi deflagrada a Operação Hades mostraram que ele conversava com o prefeito a todo instante e que marcavam jantares e encontros frequentes.

Também durante a primeira fase da operação, um vídeo mostrou um delegado atendendo a uma suposta ligação do prefeito Crivella para o celular do empresário Rafael Alves. O relatório afirma que na tela do celular apareceu a identificação da pessoa que estava ligando: “Prefeito Crivella Novo 2”.

O delegado atendeu a chamada e identificou a voz do interlocutor como sendo do prefeito Marcelo Crivella, que disse: “Alô, bom dia Rafael. Está tendo uma busca e apreensão na Riotur? Você está sabendo?”.

Na operação desta terça-feira, outro mandado é cumprido contra Rafael Alves no Porto do Frade, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, para apreender uma lancha de 77 pés que pertence a ele.

Por Leslie Leitão, Marco Antônio Martins, Paulo Renato Soares e Pedro Figueiredo, TV Globo e G1 Rio

Tacaratu/Caraibeiras: Mãe do vice prefeito eleito Givaldo Crente morre vítima de covid-19


Morreu, vítima de covid-19, na tarde desta segunda-feira (21) no hospital em Serra Talhada, dona Maria dos Santos - mãe do vice prefeito eleito Givaldo Crente. 

De acordo com informações da família, o corpo deverá chegar na parte da manhã desta terça-feira (22) em Caraibeiras. Contudo, por causa das recomendações frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, não haverá velório, o corpo seguirá direto para o cemitério e o sepultamento será restrito a poucas pessoas.

Nossas condolências à família enlutada pela grande grande perda.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Família