segunda-feira, 28 de junho de 2021

É Fake! É possível receber código do WhatsApp pelo e-mail?




É importante que você saiba que receber código do WhatsApp pelo e-mail é uma informação fácil, é de suma importância que você entenda que esse tipo de verificação não é possível, caso alguém envie algo para você dizendo ser o código tenha cuidado, pois você pode estar sendo vítima de algum ataque virtual.

Esse código de verificação WhatsApp vai ser solicitado toda vez que você precisa confirmar a sua identidade no aplicativo, dessa forma será enviado via SMS ou através da funcionalidade “Me Ligue” um código de verificação para que você tenha acesso a conta.
Código do WhatsApp pelo E-mail: isso é possível?

Se algum código vier a chegar no seu e-mail dizendo que é de confirmação do WhatsApp, muito cuidado pois essa é uma informação falsa, você só poderá fazer essa validação de duas maneiras possíveis, disponíveis no mensageiro.

Petrolândia e região: Lojas Eletroléo e Lar&Cia têm 01 carro 0km e mais 30 prêmios no sorteio dos 31 anos de aniversário; Participe!


As lojas Eletroléo e Lar & Cia., pertencentes ao Grupo Louana, comemoram os 31 anos de atividade com o sorteio de 31 prêmios, entre eles um automóvel zero quilômetro. O sorteio final vai ocorrer no dia 27 de agosto de 2021.

Até o dia 27/08/2021, a cada R$ 200,00 em compras, o cliente ganha 01 cupom para participar do sorteio. Corre até a Eletroléo ou Lar&Cia. e garanta seu cupom.

Certificado de autorização SECAP/ME nº 06.010365/2020.
Promoção válida de 20/11/20 a 27/08/21. Sorteio final 27/08/21.
Para recebimento dos prêmios, os ganhadores deverão estar em dia com as prestações.
Consulte o regulamento disponível nas lojas participantes.
Imagens meramente ilustrativas.

Petrolândia: Live São João dos Amigos foi um sucesso; nesta terça (29) tem o São Pedro em Casa. Fique ligado!

 



A Live São João dos Amigos, foi um sucesso! 

Assista um resumo do que foi o nosso São João, uma live promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com a participação dos artistas de Petrolândia.

Nesta terça-feira dia 29 tem mais Live! São Pedro em Casa. Fique ligado!



Pesquisa analisa planta da caatinga que pode ser boa para a memória


A caatinga é um bioma totalmente nacional que representa cerca de 11% do território brasileiro e está presente no Nordeste e no norte de Minas Gerais. Em uma das plantas nativas desse bioma, um grupo de cientistas identificou substâncias medicinais que podem ser boas para a memória.

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Kirley Canuto, que coordena os estudos, conta que foi selecionada uma variedade de açucena [planta herbácea] encontrada em solo cearense, benéfica para várias doenças crônicas.

Petrolândia: Pediatra Dr. Paulo Sobreira atende na Climagem às terças e quintas-feiras a partir das14h; agende já a sua consulta

 

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem, informa que Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende às terças e quintas-feiras a partir das14 horas.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Filho de vereador é encontrado morto com marca de tiro em Santana do Ipanema, AL


Rodolfo Oliveira, 29 anos, foi encontrado morto com marca de tiro dentro de um carro nesta segunda-feira (28), no município de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano. O jovem era filho do vereador Roberto Oliveira (MDB).

A Polícia Civil investiga o caso, com duas hipóteses: a de que o filho do vereador tenha cometido suicídio e a de que ele tenha sido assassinato.

Por volta das 8h20, policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) foram acionados para verificar uma possível colisão na Rua Marileide Bulhões, no bairro Monumento, mas encontraram um carro atravessado na rua, com um jovem dentro com um tiro na cabeça.

Petrolândia: Escola Delmiro Gouveia orienta alunos para regularizar situação

Escola Estadual Delmiro Gouveia - Petrolândia - (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)


A Equipe gestora da Escola Delmiro Gouveia comunica a todos os estudantes que fizeram matrícula nesse ano,2021, e que por motivo das paralisações devido a Pandemia COVID 19,estão sem realizar as atividades online nem as presenciais, pedimos que venham a escola o mais rápido possível para regularizar sua situação.

Estamos na Última *semana de aulas!

Venham buscar as atividades! Apenas os alunos que não estão fazendo online!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Elma Lima Oliveira

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta terça (29/06) na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro de Barros, 146, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta terça-feira, 29 de junho de 2021; confira acima.

Telefone para marcação de consultas:

(87) - 3851-0533 (87) 9.9902-8197

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES


Iterpe promove visita técnica nas microrregiões de Pajeú, no Sertão pernambucano


Durante o decorrer deste mês de junho, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) enviou aos municípios de Solidão, Afogados de Ingazeira, Carnaíba e Tuparetama técnicos para medir e fazer um levantamento quanto às condições dos agricultores rurais nessa área, com o intuito de promover a regularização fundiária das respectivas microrregiões de Pajeú, no Sertão pernambucano.

A regularização fundiária, programa complementar à Reforma Agrária, tem por objetivo um conjunto de medidas jurídicas, ambientais e sociais para auxiliar as famílias agricultoras a obterem à titulação definitiva e a segurança jurídica das terras onde vivem. Essa regularização visa garantir a função social e o direito à moradia, articulando-as com outras políticas públicas.

“A avaliação do terreno dos imóveis rurais se dá através do avanço das medições da área, além da vistoria e debates com as famílias agricultoras, as quais recorreram ao Iterpe com a demanda documental para a regularização das comunidades rurais na região”, explicou o gerente de ações fundiárias do Iterpe, Ivison Silva.

Blog de Assis Ramalho
Informação:  Assessoria de Comunicação Iterpe

Pedi que Ricardo Barros deponha ainda nesta semana à CPI, diz Fernando Bezerra

 

Senador Fernando Bezerra (MDB -PE) Foto: Reprodução / CNN

O líder do governo Jair Bolsonaro no Senado Federal, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse à CNN nesta segunda-feira (28) que pediu ao presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM) que o deputado Ricardo Barros (PP-PR) seja convocado a prestar depoimento na comissão o quanto antes, de preferência ainda nesta semana.

Barros, que é líder do governo na Câmara dos Deputados, teria sido apontado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como tendo "um rolo" no Ministério da Saúde que envolve a compra das vacinas Covaxin, contra a Covid-19, segundo versão apresentada na sexta-feira (25) à CPI pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão, Luis Ricardo Miranda, que é servidor da área de importação do Ministério da Saúde.

Segundo Bezerra, Ricardo Barros quer ir à CPI para "refutar e rechaçar todas as alegações, ilações que foram trazidas durante o depoimento dos irmãos Miranda". Em nota divulgada no domingo (27), o líder do governo na Câmara negou que tenha relação com a compra das vacinas da Covaxin e disse que o "rolo" a que Bolsonaro teria se referido era uma compra de R$ 20 milhões em medicamentos de alto custo feita em 2018, quando Barros era ministro da Saúde do governo Michel Temer. Os remédios nunca foram entregues.

Lideranças indíginas de Petrolândia se reunem com o deputado federal Túlio Gadêlha para tratar sobre articulações para barrar o PL- 490/2007 que altera a legislação da demarcação de terras

Túlio Gadêlha em foto com Lideranças indíginas de Petrolândia. Cacique Marcelo foi convidado pelo deputado Federal para se lançar candidato a deputado nas eleições 2022.


No ultimo final de semana, o Cacique Marcelo da terra indígena Entre Serras, o capitão da aldeia Angico Ubirajara Barbosa, e o assessor jurídico da APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, se reuniram com o Deputado Federal Túlio Gadelha, para tratar sobre articulações para barrar o PL- 490/2007, que altera a legislação da demarcação de terras indígenas.

O ponto mais polêmico do PL 490/ 2007 trata do marco temporal e prevê que só poderão ser consideras terras indígenas aquelas que já estavam em posse desses povos na data da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988, passando a exigir, dessa forma, uma comprovação de posse, o que hoje não é necessário. O texto ainda flexibiliza o contato com povos isolados, proíbe a ampliação de terras que já foram demarcadas e permite a exploração de terras indígenas por garimpeiros.

Estiveram presentes ainda representantes do CIMI - Conselho Indigenista Missionário, bem como Tiago Nagô representante do Movimento Negro da Região Metropolitana do Recife, e representantes da igreja católica.

POLITICA ESTADUAL.

O tema politica também foi pauta do encontro, Onde ficou acertado o apoio dos Pankararus da Terra Indígena Entre Serras que abrange os municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, vão apoiar o deputado Tulio Gadelha nas eleições 2022, que na oportunidade convidou o cacique Marcelo para ser candidato a Deputado Estadual, Tiago Nagô que também é presidente do PDT de Olinda e Pre - candidato a deputado estadual informou que caso o cacique Marcelo aceite o convite retira sua pré – candidatura para apoiar o cacique e fazer sua campanha na região metropolitana do recife por acreditar que Marcelo represente não só os povos indígenas como as minorias e povos tradicionais de Pernambuco.

Nas eleições de 2020 Pernambuco teve o primeiro prefeito indígena eleito o Cacique Marcos Xucuru da cidade de Pesqueira, Isso mostra que o movimento indígena além de se organizar sobre os direitos das populações indígenas começa a se organizar politicamente, O cacique Marcelo segundo fontes ouvidas pelo blog ficou de consultar suas bases para dar a resposta definitiva, podendo assim Petrolândia ter um representante na disputa a deputado estadual em 2020.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Lideranças indíginas de Petrolândia 

Lázaro descarregou a pistola em cima dos policiais', diz secretário de Segurança de Goiás

Miranda: Lázaro foi preso com R$ 4.400,00 no bolso, que mostra que estava recebendo ajuda de terceiros, entre eles, um empresário da região

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, disse, Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, tinha uma rede de pessoas que o acobertaram durante os 20 dias que passou fugindo da polícia na área rural dos municípios de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás. O criminoso foi morto nesta segunda-feira, após troca tiros com agentes. Segundo Rodney, Lázaro estava armado e atirou contra as equipes:

— Temos filmagens que vamos mostrar para vocês: ele estava armado. Ele foi para o mato, fizemos o cerco. Ele tentou fugir do cerco e confrontou a equipe do major Edson. Um trabalho coletivo e, graças a Deus, nenhum policial foi ferido. Ele, na hora da abordagem, descarregou a pistola em cima dos policiais. E não tivemos outra alternativa senão revidar.

Lázaro teria feito ainda ameaças aos policiais quando foi visto em Águas Lindas, onde teria ido à casa da ex-sogra e da ex-mulher.

— Ele foi para buscar, para encontrar com elas. Nós estávamos monitorando. Tentamos ali já pegá-lo. Ele chegou a ameaçar alguns policiais dizendo que se entrasse na mata atrás dele, ele daria tiro na cara. Fizemos o cerco prudentemente, tecnicamente — relatou Rodney.

O secretário afirmou ainda que, ao ser colocado na ambulância, Lázaro estava vivo.

— Ele foi conduzido com vida mas chegou no hospital foi a óbito — disse.

Rodney informou que Lázaro não agia sozinho. De acordo com ele, o criminoso vinha recebendo apoio:

— Estava trocando de roupa mais uma vez: mais uma prova que tiinha uma rede que o acobertava. E essa questão de ele querer fugir também, patrocinado logicamente, mostra que tinha gente não interessada na prisão dele.

VÍDEOS: acompanhe imagens da prisão de Lázaro

Veja chegada de Lázaro baleado a hospital; playlist

VEJA FOTOS DA CAÇADA A LÁZARO BARBOSA, SERIAL KILLER DE GOIÁS


Boletim desta segunda (28/06/2021): Pernambuco registra 599 novos casos de Covid-19 e mais 28 mortes provocadas pela doença

Pernambuco registrou, nesta segunda-feira (28), mais 599 casos da Covid-19 e 28 mortes causadas pela doença. Com isso, o estado agora soma, desde o início da pandemia, 547.136 confirmações laboratoriais e 17.579 óbitos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), entre os casos confirmados nesta segunda, 92 (15%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 507 (85%) são leves.

As mortes registradas nesta segunda aconteceram entre 23 de setembro de 2020 e o domingo (27).

Ainda segundo a SES, mais detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia.

Por G1 PE

Polícia afirma que Lázaro foi encaminhado a hospital, mas não resistiu VÍDEOS: acompanhe imagens da prisão de Lázaro e chegada ao hospital


Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi morto pela polícia nesta segunda-feira, após 20 dias de buscas. Ele foi baleado durante troca de tiros e chegou a ser levado para o Hospital Municipal Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás Foto: Reprodução   Após preso e baleado, Lázaro chega ao hospital Foto: Reprodução

Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, foi morto pela polícia nesta segunda-feira, depois de mais um confronto com agentes que integram a força-tarefa criada para procurá-lo. Após ser baleado, ele chegou a ser encaminhado para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. A troca de tiros foi em Itamaracá, em Águas Lindas de Goiás, região onde o criminoso estava sendo procurado desde a noite deste domingo

Ceilândia, Cocalzinho e Águas Lindas: Os caminhos de fuga por onde Lázaro foi visto no DF e em Goiás

Mais cedo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, havia postado em seu perfil do Twitter a informação da prisão do criminoso, procurado por forças de segurança há 20 dias.

VÍDEOS: acompanhe imagens da prisão de Lázaro

Lázaro morre após ser capturado em Goiás. VÍDEOS: acompanhe imagens da prisão de Lázaro



Lázaro Barbosa, suspeito de matar uma família em Ceilândia, no DF, foi morto, nesta segunda-feira (28), após ser preso em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do DF. O criminoso estava há 20 dias fugindo de uma força-tarefa com mais de 270 agentes. Aos 32 anos, ele tinha uma extensa ficha criminal, fugiu três vezes da prisão e era acusado de diversos crimes.

VÍDEOS: acompanhe imagens da prisão de Lázaro

Imagens mostram o fugitivo ferido (assista abaixo). Condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era procurado por uma série de crimes na Bahia e em Goiás. Ele também é acusado da morte de quatro pessoas de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, e de um caseiro de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás.

Por G1 GO

Lázaro é baleado e preso após 20 dias em Goiás, diz governador


Lázaro é preso em Goiás — Foto: Henrique Ramos/TV Anhanguera


Após 20 dias de uma megaoperação, com mais de 270 policiais, Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi preso após ser baleado nesta segunda-feira (28), em Goiás. Policiais comemoraram a prisão. Imagens mostram o fugitivo ferido. Condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era procurado por uma série de crimes na Bahia e em Goiás. Ele também é acusado da morte de quatro pessoas de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, e de um caseiro de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás.

"Acabo de receber neste momento uma informação de todas as equipes que estão na região de Cocalzinho que o Lázaro foi preso", disse o governador Ronaldo Caiado.

"Como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do País, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido", completou o governador.

Por G1 GO

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento para esta semana (de 28 de junho a 02 de julho); confira e marque sua consulta

 

A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para essa semana, de 28 de junho a 02 de julho de 2021; CONFIRA ACIMA!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Autoras petrolinenses debatem descobertas, experiências e fantasias femininas na literatura



As autoras petrolinenses Elisabet Moreira e Maria Alice Amorim têm um encontro marcado nesta terça-feira, 29/06, às 19h, na plataforma Zoom, para falar sobre literatura, poesia e o universo feminino. A conversa, na verdade, é para marcar o lançamento do livro-poema “Erre Aurora Erre”, de Maria Alice. O texto retrata parte das trajetórias de duas mulheres fortes e exuberantes, a tataravó e a bisavó da autora, ambas ciganas, ambas “Aurora”. Não chega a ser um texto autobiográfico, mas um resgate de um legado familiar que redundou num gosto pela música, dança, poesia e pela cultura cigana e que vem atravessando gerações. O livro tem um acabamento primoroso e é trilíngue, além do português, foi traduzido para o espanhol e francês. O lançamento será virtual, por meio da plataforma Zoom, na próxima terça-feira (29/06), às 19h.

Com mestrado e doutorado cursados no programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica, na PUC-SP, Maria Alice Amorim tem vários livros lançados sobre literatura de cordel. É autora publicada nas áreas de patrimônio imaterial, cultura popular, carnaval, literatura popular e é conhecida sobretudo pelas pesquisas em literatura de cordel e maracatu de baque solto.

Já Elisabet Moreira é professora aposentada pela UPE e IF Sertão de Petrolina. Cidadã petrolinense, mora há 45 anos em Petrolina. Escritora, cronista, tradutora ocasional, editou jornais e revistas. Faz pesquisas interdisciplinares, com foco na cultura da região Nordeste. Um exemplo é seu livro "Carrancas do Sertão - Signos de Ontem e de Hoje" publicado pelo SESC-PE. Mantém ativo um blog desde 2016, com ensaios, artigos, poemas e contos.

Petrolândia: Calendário de marcações de exames e consultas de 28 de junho a 02 de julho na Secretaria de Saúde

 


Calendário Semanal de Marcações de Consultas e Exames na Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja Minas/D'Leles, no centro de Petrolândia.

Confira abaixo




Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia/Secretaria de Saúde

Auxílio Emergencial 2021: governo inclui mais 106 mil beneficiários


O governo federal liberou o Auxílio Emergencial 2021 para mais 106.011 trabalhadores. A consulta dos aprovados pode ser feita no site www.cidadania.gov.br/auxilio.

Para os aniversariantes de janeiro a julho, os pagamentos do benefício serão realizados nesta sexta-feira (25). Os demais contemplados neste novo lote receberão de acordo com o cronograma de pagamentos da terceira parcela: de sábado (26) até quarta-feira (30). Veja os calendários mais abaixo.

Segundo o Ministério da Cidadania, os novos aprovados receberão a primeira, a segunda e a terceira parcelas de uma vez só. Para o recebimento da quarta parcela, eles serão avaliados novamente e, se continuarem atendendo aos critérios do benefício, receberão de acordo com o calendário do ciclo 4 de pagamentos.

Os novos beneficiários foram considerados elegíveis após processamento de dados realizado neste mês. "Outros dois mil requerimentos passarão por análise mais detalhada da Dataprev e do Ministério da Cidadania e terão o resultado divulgado em novo lote. Para quem não teve a solicitação aprovada, o prazo para contestação vai até 3 de julho", informou o ministério em seu site.

O benefício é pago em quatro parcelas, com valor médio de R$ 250, exceção às mulheres chefes de família monoparental (criam os filhos sozinhas), que recebem R$ 375, e os indivíduos que moram sozinhos (família unipessoal), que recebem R$ 150.


Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/.

Calendários de pagamento

Veja abaixo os calendários de pagamento.

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

BENEFICIÁRIOS FORA DO BOLSA FAMÍLIA

Petrolândia começa a vacinar pessoas a partir de 38 anos contra a Covid-19; Confira calendário com as idades, locais e horários de vacinação

 



Vacinação COVID-19 | 28/06 à 30/06

Atenção! Pessoas com idade de 38 anos ou mais, confira o informativo abaixo completo, com as idades, locais e horários de vacinação.

Faça o agendamento no link: www.petrolandia.pe.gov.br/solicitarvacina

SÓ COMPAREÇA AO GINÁSIO NO HORÁRIO QUE VOCÊ AGENDOU. EVITE AGLOMERAÇÕES.

Documentação Necessária: CPF, Identidade, Cartão do SUS e Comprovante de residência.





Divulgação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia começa a vacinar pessoas a partir de 38 anos anos contra a Covid-19; Confira calendário com as idades, locais e horários de vacinação



Vacinação COVID-19 | 28/06 à 30/06

Atenção! Pessoas com idade de 38 anos ou mais, confira o informativo abaixo completo, com as idades, locais e horários de vacinação.

Faça o agendamento no link: www.petrolandia.pe.gov.br/solicitarvacina

SÓ COMPAREÇA AO GINÁSIO NO HORÁRIO QUE VOCÊ AGENDOU. EVITE AGLOMERAÇÕES.

Documentação Necessária: CPF, Identidade, Cartão do SUS e Comprovante de residência.

Petrolândia: Veja as notícias regionais mais acessadas da semana do Blog de Assis Ramalho



Hoje, 28 de junho de 2021, o Blog de Assis Ramalho agradece aos milhares de acessos da semana que passou, e publica relação das notícias regionais mais lidas - no período de 21 a 26 de junho/2021 [de segunda a sábado].

Veja abaixo

Petrolândia: Aposentados sofrem em filas e se aglomeram em frente a banco, nesta sexta (25)
Petrolândia: Aposentados sofrem em filas e se aglomeram em frente a banco, nesta sexta (25)

A aglomeração de pessoas contraria as recomendações para se prevenir contra o coronavírus e oferece risco  - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Apesar das orientações das organizações de saúde para a população manter o isolamento social durante a pandemia do coronavírus, os aposentados - grupo de risco para casos mais graves da Covid-19 - voltaram a enfrentar filas em Petrolândia para sacar pensões e aposentadorias.

Na manhã desta sexta-feira, 25, a nossa reportagem foi acionada para flagrar a situação na agência do Banco do Bradesco localizada na Avenida Manoel Borba, no centro da cidade.

''Os bancos parecem não estar preparados, até hoje, para receber seus clientes. É um simples problema de falta de organização. Por que os idosos ficam em pé do lado de fora e depois do vidro da entrada, e por que não colocam ao menos cadeiras para manter o distanciamento?'', reclamou a filha de uma idosa, que não quis se identificar.

"Todo mês é a mesma coisa, eu já vi idosos passar mal e ter de ser atendido. Isso é uma calamidade, mas, infelizmente, ninguém olha para o sofrimento dos pobres'', desabafou um outro aposentado.

A aposentada Maria José, 63, era uma das pessoas esperando, em pé, para entrar na agência. Ela afirmou que estava na fila há cerca de duas horas. ''Cheguei aqui cedo e, junto com esses muitos que se encontram aqui, estou sofrendo na fila e sem nenhum amparo'', desabafou.

A situação deprimente dos clientes de banco, em especial dos aposentados, foi denunciada no dia 31 do mês passado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, Natanael Caetano.

Na oportunidade, o gestor do STR gravou vídeo em frente à agência onde mostrava o descaso. Reveja abaixo.


VER MAIS FOTOS ABAIXO



Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia: Lago de Itaparica retoma mais de 64% do volume útil

Margens do Lago de Itaparica em Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier/BlogAR)

Apesar de coincidir com o período de maiores restrições para o uso de áreas públicas pela população de Petrolândia, com proibição de acesso aos equipamentos da Orla Fluvial, devido à pandemia de Covid-19, acompanhar a subida no volume das águas do Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga, entre Pernambuco e Bahia, é um espetáculo que merece ser observado.

No início da tarde desta quinta-feira (24), feriado de São João, dia nublado com chuvas esparsas, a paisagem mostrava a retomada das margens pelas águas do rio São Francisco, cenário bem diferente de três meses atrás, quando o lago estava com 35,22% de volume útil, segundo o boletim da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em 23 de março. Ontem, o registro foi de 64,64% (veja o boletim abaixo).


A paisagem do lago, no entanto, pode mudar drasticamente, nos próximos meses. Para compensar a provável queda na produção de energia pelas hidrelétricas da bacia do rio Paraná, atingida por seca histórica este ano, a Resolução ANA nº 81/2021, de 14/06, autoriza a operação excepcional da hidrelétrica Xingó (AL/SE), entre junho e novembro, com liberação da vazão do rio São Francisco. A medida altera temporariamente as condições de operação do reservatório da hidrelétrica de Sobradinho (BA) e de Xingó (SE).

Para setembro, Xingó poderá operar com vazões máximas médias mensais de 1.500m³/s, enquanto em outubro e novembro está autorizada a prática de vazões máximas médias mensais de 2.500m³/s. Hoje, a média é de 800m³/s.

A Resolução prevê que a operação excepcional nos meses de setembro e outubro deverá ser imediatamente suspensa quando o reservatório de Sobradinho atingir volume útil inferior a 40%, voltando a vigorar plenamente as restrições da Resolução ANA nº 2.081/2017 para evitar a redução acentuada do nível do reservatório de Sobradinho.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier/BlogAR