segunda-feira, junho 27, 2022

O CARRASCO DOS PROFESSORES - Por: Éder Rodrigo, vereador de Jatobá/PE

Não bastasse o desmonte no Plano de Cargos e Carreira dos professores, realizado pela atual gestão e chancelado pelos vereadores da base de governo, o Prefeito de Jatobá, agindo como um verdadeiro carrasco, continua, de forma injustificável, se negando a realizar o pagamento dos 60% dos recursos referentes aos precatórios do Fundef a esses profissionais. 

Em resposta ao nosso Pedido de Informações, o gestor do município alegou que, para realizar o referido repasse aos professores, ele precisaria de mais "segurança Jurídica". É absurda a alegação do atual gestor do município de que não há segurança jurídica para efetivar esse pagamento. 

O que falta, na verdade, é empatia por parte do prefeito, falta-lhe capacidade de se colocar no lugar do outro, de se colocar no lugar justamente desses professores, que há bastante tempo aguardam ansiosos para receberem esse dinheiro, um direito que foi conquistado com muita luta, mas que o gestor insiste em prolongar ainda mais a espera desses profissionais em receber esse direito. 

Não se sustenta em pé a alegação do prefeito de que não há segurança jurídica para realizar o referido pagamento. 

Vamos aos fatos: 

1 - o dinheiro dos Precatórios do Fundef já está em conta judicial inteiramente a disposição do município de Jatobá; 

2 - em 16 de março de 2021, foi promulgada a lei federal n° 14057/2020 que, no parágrafo único, do art. 7°, GARANTE a destinação de pelo menos 60% (sessenta por cento) dos Precatórios do Fundef para os profissionais do magistério ativos, inativos e pensionistas do município. 

3 - em 16 de dezembro de 2021, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional n° 114 que, no parágrafo único, do seu artigo 5°, DETERMINA que no mínimo 60% (sessenta por cento) deverão ser repassados aos profissionais do magistério, inclusive aposentados e pensionistas, na forma de abono, vedada a incorporação na remuneração, na aposentadoria ou na pensão.

4 - em 12 de abril de 2022, foi sancionada a lei 14.325, DISPONDO sobre o direito ao rateio do Fundef aos profissionais do magistério da educação básica que estavam em cargo, emprego ou função, integrantes da estrutura, quadro ou tabela de servidores do Município, com vínculo estatutário, celetista ou temporário, desde que em efetivo exercício das funções na rede pública durante o período em que ocorreram os repasses a menor do Fundef 1997-2006. 

5 - na ADPF n° 528, de 18 de março de 2022, o STF manifestou-se no sentido de que, com o advento da nova regra constitucional (Emenda Constitucional n° 114/2021), é perfeitamente válida e legal a observância da destinação de 60% dos recursos provenientes dos Precatórios do fundef para o pagamento dos professores em forma de abono, conforme prevê o novo texto constitucional e a legislação então vigentes. Nesta mesma decisão, o STF entendeu que o TCU (que em momento anterior à Emenda Constitucional n° 114/2021 havia se posicionado contrário à destinação desses recursos aos professores) deveria mudar seu entendimento, em razão do novo parâmetro constitucional sobre a matéria. 

6 - em 26 de maio de 2022,  um Grupo de Trabalho formado por representantes dos Ministérios Públicos Federal, Estaduais e dos MPs ligados aos Tribunais de Contas da União e dos Estados emitiu Nota Técnica n° 02/2022 sugerindo como devem atuar e se  posicionar os Membros dos MPs em relação ao pagamento de 60% dos Precatórios do Fundef aos Professores. No caso que se enquadra a situação de Jatobá, o Ministério Público entende que deve-se destinar  60% dos recursos dos Precatorios do Fundef para os profissionais do magistério ativos, inativos e pensionistas do município sob a forma de abono e mediante lei local.

Por fim, é importante registrar que centenas de municípios do país já repassaram ou estão repassando nesse momento essa verba do Fundef aos professores. Só o Prefeito de Jatobá que insiste em alegar que não existe segurança jurídica para efetivar o pagamento desse dinheiro aos professores do município.

Eder Rodrigo Nogueira de Carvalho
Vereador de Jatobá/PE
 


Após acusações contra empresário, Luva de Pedreiro recupera conta pessoal no TikTok



Luva de Pedreiro e o empresário Allan Jesus — Foto: Reprodução: Instagram

O influenciador Luva de Pedreiro, conhecido pelos bordões "Receba" e "Graças a Deus, pai", recuperou a conta pessoal no TikTok. A informação foi divulgada pelo aplicativo, na tarde desta segunda-feira (27).

"O luva já recuperou a conta pessoal!", disse o TikTok em resposta a uma pergunta feita por um usuário do Twitter.

No domingo (26), Luva de Pedreiro apareceu no Instagram após cinco dias. Em vídeos gravados nos stories, o influenciador acusou o empresário Allan de Jesus de rackear a conta do WhatsApp dele e bloquear o acesso do baiano ao TikTok.

Sobre a reclamação de Luva de Pedreiro, sobre a perda da conta do TikTok, o ex-empresário do influenciador informou que duas contas estavam conectadas nas sexta-feira (24). "O [Iphone] 12 é o meu, o 13 é o dele. Como vocês podem ver, no dia 24 ele estava conectado".

"Hoje fui surpreendido e desconectado da conta do TikTok e por falta de conhecimento técnico da sua nova equipe, quando eles me desconectaram, eles esqueceram de alterar o e-mail de segurança. Uma vez que o e-mail que ele usava não era um e-mail seguro", acrescentou.

Allan de Jesus contou que a nova equipe do baiano só pediu o código para fazer a troca após Iran se pronunciar nas redes sociais.

"Apenas fizeram após o Iran ir para a internet mais uma vez me acusar, fazendo com que aumente ainda as ameaças a minha vida, minha família, a minha integridade física e mental".

Briga

Acidente deixa quatro mortos na BA-220; caminhão saiu de Tiquara e estava a caminho de Juazeiro/BA

Acidente deixa mortos e feridos no norte da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em um acidente na BA-220, entre as comunidades de Poço e Tiquara, no município de Campo Formoso, no norte da Bahia. A tragédia ocorreu na noite de domingo (26).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o caminhão saiu de Tiquara e estava a caminho de Juazeiro, que também fica no norte do estado, para levar uma carga de melancia. O motorista perdeu o controle da direção e capotou na pista.

As quatro pessoas que morreram estavam em cima da carroceria do veículo. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Senhor do Bonfim, município vizinho.

Já as pessoas que ficaram feridas foram socorridas e encaminhadas para hospitais da região. No entanto, não há informações sobre o estado de saúde delas.

Wesley Safadão segue afastado dos palcos após lesão na coluna


O cantor Wesley Safadão precisará ficar afastado dos palcos por alguns dias, diante da sua recuperação da lesão na coluna que sofreu no último fim de semana. Através dos stories do Instagram, Thyane Dantas, esposa do artista, falou sobre o processo de recuperação.

A influenciadora compartilhou com seus fãs e seguidores que Safadão precisou ser transferido para São Paulo, e só retoma a agenda de shows diante de uma alta médica.

'Estamos indo para São Paulo, vamos dar continuidade ao tratamento do Wesley lá. Ele também está sendo acompanhado de perto aqui em Fortaleza', disse ela nos stories.

E continuou, tranquilizando os fãs do cantor: 'Também gostaria de agradecer a vocês por todas as mensagens, apoio, força. Vai ficar tudo bem. Ele realmente só precisa de cuidados, tratamento, de repouso. Vai dar tudo certo', concluiu.

https://www.uai.com.br
Redação - Observatório dos Famosos

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na MAIS SAÚDE nesta terça-feira (28/06/2022) e agende sua consulta

 

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa a relação de especialistas que atendem nesta TERÇA-FEIRA (28/06/2022): VEJA NO QUADRO ABAIXO

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

Ao lado de Marília Arraes, Fabrizio Ferraz desponta no Sertão pernambucano


O deputado estadual Fabrizio Ferraz tem atraído apoios importantes em todo o Estado. Após a visita de Marília Arraes, pré-candidata ao Governo, ao município de Floresta, onde reafirmou sua aliança com Ferraz, lideranças de todo Sertão pernambucano seguem a procura do parlamentar em busca de parceria.

Fabrizio Ferraz tem chamado atenção pela forte liderança e articulação política, e promete uma reeleição robusta. Em seu primeiro mandato, o deputado se tornou um dos quadros mais fortes da política estadual, garantindo o respeito de apoiadores e atraindo eleitores pelo compromisso e presença constante nas bases.

Blog de Assis Ramalho
Com assessoria

Eleito pelo Conselho de Administração, novo presidente da Petrobras tomará posse nesta terça


Aprovado nesta segunda-feira (27/6) pelo Conselho de Administração da estatal, Caio Mario Paes de Andrade tomará posse como novo presidente da Petrobras na terça-feira (28/6).

Segundo fontes próximas ao executivo, ele optou por uma cerimônia de posse curta e protocolar, na sede da petrolífera, no Rio de Janeiro. Não há previsão da presença de autoridades do governo.

A expectativa é que o novo presidente da empresa promova mudanças em praticamente todas as diretorias da Petrobras, já nas primeiras semanas de trabalho.

Formado em comunicação social pela Universidade Paulista (Unip), o indicado à Petrobras é pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University. Também é fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer, “oscip [organização da sociedade civil de interesse público] que promove atividades esportivas e de formação para jovens que residem em zonas com baixo IDH”.

Cantor Tarik Lima e namorada morrem após colisão entre moto e carro, na BR-101, na Paraíba


Cantor Tarik Lima e a companheira, Gabrielle Oliveira, morreram após um acidente na BR-101, em Bayeux, PB — Foto: Reprodução

O cantor Tarik Lima e a namorada dele, Gabrielle Oliveira, de 22 anos, morreram neste domingo (26), após um acidente na BR-101, em Bayeux, na Grande João Pessoa. Eles estavam em uma moto quando houve a colisão com um carro. A jovem que estava na garupa morreu no local. O músico foi levado ao Hospital de Trauma, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a equipe de produção do cantor, Tarik se preparava para fazer uma cirurgia de amputação de uma das pernas devido a uma bactéria, mas sofreu uma parada cardíaca e morreu 24h após a morte da namorada, da qual ele já havia sido informado.

Conforme o Hospital de Trauma, o corpo do cantor já foi liberado e seguiu para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol).

Nas redes sociais, fãs e amigos relataram que Tarik era um jovem que teria uma carreira de sucesso. "Tarik estava no início de um grande sonho", contou uma fã.

O velório deve acontecer a partir das 8h, em uma funerária de João Pessoa, segundo informou a equipe do cantor.

Por G1 PB

Petrolândia: Procura-se documentos perdidos de Adriano Donato; tem gratificação

 

Procura-se documentos perdidos de Adriano Donato, que perdeu sua carteira (entre a quadra 17 e o Posto Rical) com todos os seus documentos!

Tem gratificação para quem encontrar!

Por favor quem encontrar entrar em contato: 87 - 9.9680-9276

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Dra Andreza Carvalho (Psicóloga) atende na Petroclínica nas segundas, terças e quarta-feiras; agende já a sua consulta!

 

A PETROCLÍNICA, localizada em Petrolândia na rua José Benedito da Silva, nº 42, no centro da cidade (por trás da Eletroléo), informa que a Psicóloga Dra Andreza Carvalho atende na Petroclínica nas segundas, terças e quarta-feiras.

Agende sua avaliação pelos números 87 3851-2333 ou 87 99805-0774 (inclusive WhatsApp).

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira 27 de junho de 2022

 












Mulher mata marido asfixiado e chama a polícia para se entregar



Um homem de 51 anos foi morto asfixiado pela própria esposa, em Itajubá, no Sul de Minas.

O caso foi nesse sábado (25/6). De acordo com a Polícia Militar (PM), a mulher acionou os policiais afirmando que ‘havia matado seu marido e gostaria de se entregar’.

O crime ocorreu no Bairro Santo Antônio.

Assim que os policiais chegaram ao local, a solicitante, de 38 anos, confessou que amarrou e asfixiou seu marido Sérgio Carvalho Silva.

A mulher ainda pediu para que sua vizinha ligasse para o Corpo de Bombeiros, pedindo ajuda, alegando um possível engasgo.

Após confirmação dos detalhes, a esposa da vítima e a vizinha foram encaminhadas para a delegacia da Polícia Civil.

Detalhes do caso

Bolsonaro confirma Braga Netto como vice-presidente nas eleições


Como vinha sendo especulado nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou o nome do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, como vice em sua chapa na disputa à reeleição em outubro deste ano à cadeira do Palácio do Planalto. A declaração foi feita durante uma participação no programa 4x4, no YouTube.

Bolsonaro citou a atuação de Braga Netto nas Forças Armadas como um importante fator para a escolha e também fez elogios a outros postulantes à vaga, como a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina e ainda citou o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, que foi especulado como vice nas eleições de 2018.

Atualmente, o vice futuro de Bolsonaro ocupa um cargo de assessor especial no Palácio do Planalto. “Pretendo anunciar o general Braga Netto como vice nos próximos dias. (...) Temos outros excelentes nomes como a Tereza Cristina (ex-ministra da Agricultura). O General Heleno quase foi meu vice lá atrás, entre tantos nomes, pessoas maravilhosas, fantásticas que vinham sendo trabalhadas ao longo do tempo. Mas vice é só um, gostaria de indicar dez que não teria problemas”, afirmou na noite deste domingo (26/6).

Por Correio Braziliense



Paulo Afonso/BA: Para escapar da polícia, suspeito escala ponte metálica, pula no rio, mas é preso pela PM

 

Uma ação policial ocorrida na tarde deste domingo, 26 de junho, resultou na prisão de um suspeito de praticar diversos roubos na cidade de Paulo Afonso, Bahia.

De acordo com as primeiras informações, o homem identificado pelo nome de Iranildo, teria tentado roubar uma motocicleta, e para escapar da polícia, escalou a ponte metálica localizada sobre o cânion do rio São Francisco, na divisa dos Estados da Bahia e Alagoas.

Ele chegou a pular de uma das rochas e a mergulhar, mas algum tempo depois foi surpreendido pela Polícia Militar que o prendeu às margens do rio.

A ação deste domingo mobilizou além da PM, a PRF, Corpo de Bombeiros e equipes do Samu.

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana [de 27 a 30/06/2022]; Agende sua consulta

 

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta semana, de 27 a 30 de junho de 2022.

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

VEJA DIA E DATA NO QUADRO ABAIXO

Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria Municipal de Saúde

  

Confira o Calendário de Marcações de Consultas e Exames de 27 a 30 de junho de 2022, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja D'Leles (antiga Minas Calçados), no centro de Petrolândia - CONFIRA ABAIXO!

Dentista de 28 anos morre ao capotar veículo em rodovia no Ceará


Dentista Ana Karolini Lustosa, de 28 anos, morreu após o carro dela capotar na CE-292, em Araripe, no interior do Ceará. — Foto: Arquivo pessoal

Uma dentista morreu após capotar o carro no quilômetro 118 da rodovia CE-292, na altura do Sítio Teixeira, no município de Araripe, no interior do Ceará, na noite deste sábado (25). A vítima, identificada como Ana Karolini Lustosa, de 28 anos, faleceu no local do acidente. Ela deixa um filho.

Ana Karolini, dentista que morreu em acidente de carro, deixa um filho. — Foto: Arquivo pessoal

A prefeitura de Araripe, cidade em que Ana Karolini morava com a família, divulgou uma nota de pesar pela morte da dentista.

"A sua partida atingiu violentamente os corações de todos que te amavam, que conviveram ou até mesmo aqueles que viram a foto de uma jovem profissional, mãe e mulher linda", diz um trecho da publicação.

"À toda família, muita coragem e conforto, nossos sentimentos estão com todos vocês nesta hora tão difícil. Agora ficaram as lembranças e a saudade, na memória guardaremos sempre com amor a sua breve passagem, mas sabendo que viverá para sempre", completa.

Ana Karolini atendia em um consultório no Centro de Araripe. Além de odontologia geral, ela era especializada em ortodontia. Na rede social da dentista, parentes, amigos e conhecidos postaram homenagens pela morte da jovem.