sábado, maio 09, 2015

Aluna cai de ônibus lotado e morre atropelada por outro veículo em PE

Universitária da UFPE caiu de ônibus lotado e morreu ao ser atropelada por outro ônibus (Foto: Reprodução / Facebook)

A universitária Camila Mirele Pires da Silva, 18 anos, morreu após cair do ônibus em que voltava para casa e ser atropelada por outro veículo, no Recife. O acidente aconteceu na noite de ontem, sexta-feira (08), quando o ônibus da linha Barro-Macaxeira passava pela BR-101, em frente à Casa do Estudante, perto do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Aluna do segundo ano do curso de biomedicina na UFPE, Camila estava voltando para casa, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e o ônibus estava lotado. O veículo estava em movimento quando a porta se abriu e a jovem caiu, sendo atropelada por outro ônibus.

Ela foi socorrida para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos. O pai de Camila cuidou da liberação do corpo da filha no Instituto Médico Legal, nesta manhã, e não quis conversar com a imprensa. Vizinhos que estavam com ele disseram que a família está revoltada, muito abalada e quer explicações sobre como a porta se abriu. O velório e enterro acontecem na tarde deste sábado, no cemitério do Barro, em Jaboatão.

Em nota, a Universidade lamentou a morte da estudante. "A UFPE colocou assistentes sociais e psicólogos para prestar apoio à família da estudante. A Universidade cobra das autoridades responsáveis pelo transporte público na Região Metropolitana do Recife uma rigorosa apuração dos fatos que levaram à morte da aluna".

Comoção na internet

Marco Civil da Internet: governo abre canal de consulta para aprimorar propostas


Após 1,2 mil comentários postados sobre 339 pautas, com 1.843 usuários cadastrados, 45 mil visitantes únicos e quase 200 mil visualização das páginas no site Pensando o Direito, foi encerrada nesta semana a fase de recebimento de sugestões para o texto do decreto que regulamentará o Marco Civil da Internet.

Desde então, a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça tem se dedicado a sistematizar as sugestões apresentadas. Para isso, abriu, no site, um novo canal de consulta pública. Desta vez, o objetivo é aperfeiçoar, no texto do projeto a ser encaminhado à Presidência da República, as propostas já apresentadas.

Com a regulamentação, o governo pretende detalhar de forma mais precisa pontos importantes e polêmicos da lei que também é chamada de Constituição da Internet, e dessa forma dar segurança jurídica e reforçar direitos e garantias dos usuários. Um dos pontos mais polêmicos é o que trata da neutralidade da rede – item que estabelece que pacotes de dados têm a obrigação de serem tratados de forma isonômica, em termos de qualidade e velocidade, sem distinção de conteúdo, origem, destino ou serviço.

Trabalho do Hospital Dom Moura, de Garanhuns, é premiado em Brasília e pode servir de exemplo para outras instituições do SUS‏


O Hospital Regional Dom Moura, de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, esteve representado em Brasilia-DF, na solenidade de entrega do Prêmio INOVASUS 2014, nos dias 29 e 30 de abril, quando o Ministério da Saúde reuniu os autores e as instituições dos 30 melhores trabalhos em Experiências Inovadoras no SUS, no intuito de apresentá-los, e para o lançamento do livro com os trabalhos premiados.

Bruna Souza, Coordenadora da Residência Multiprofissional do HRDM, e Kylma Fidelix, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, assinaram o trabalho: "Qualificação do Sistema de Saúde em Garanhuns-PE, através da implantação do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde - PRMIAS", selecionado e premiado pelo Ministério. Foram 320 trabalhos inscritos, e 60 selecionados. Somente os 30 melhores foram premiados, e agora o Ministério da Saúde vai visitar as instituições para colher mais informações "in loco", visando multiplicar as experiências exitosas para mais instituições da Rede Sus pelo país.

Segundo as profissionais premiadas, a Universidade Federal de Pernambuco, através do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, teve papel fundamental na concepção do projeto, com a coordenação da Professora Zailde Carvalho, e equipe. Bruna Souza reafirma esta importância: "Não seria possível conquistar este reconhecimento sem a participação da Professora Zailde e a Universidade, que estiveram conosco desde a idealização até a implantação e implementação do programa". A participação da UFPE, como instituição formadora da Residência, finalizou em 2014, sendo substituída pela Escola em Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Estado, que a partir de então, apoiará este programa em suas questões pedagógicas.

Afogados da Ingazeira: Prefeito José Patriota ouve as demandas da população em reunião com lideranças dos bairros


Ao longo de pouco mais de dois anos de mandato, o Prefeito José Patriota já se reuniu diversas vezes com a população, urbana e rural, para debater as diferentes reivindicações das comunidades. Com as lideranças da zona urbana já foram realizadas duas grandes reuniões, além de reuniões com os moradores nos bairros.

Fruto dessas reuniões, a Prefeitura pavimentou diversas ruas escolhidas pela população organizada. A pavimentação das Ruas Santa Catarina (Padre Pedro Pereira), Floriano Peixoto (São Braz), Possidônio Gomes (Borges), Coronel Luiz de Góes (Vila da Estação), Ana Queiroz Viana e José Barbosa (São Cristóvão), Luiz Reinaldo e Berta Céli (Cohab/Sobreira), Ruas do entorno da Igreja e Travessa José Barbosa (São Francisco), o acesso da Vila Pitombeira e a construção de um centro multiuso no bairro da Ponte, foram alguns exemplos disso.

Na tarde desta sexta (08), o Prefeito José Patriota reuniu-se, mais uma vez, com diversas lideranças comunitárias. Participaram representantes dos bairros São Sebastião, São Francisco, Residencial Miguel Arraes, Costa, São Braz, Padre Pedro Pereira, Vila Pitombeira, São Cristóvão, Cohab/Sobreira, Residencial Laura Ramos, Manoela Valadares e Vila Bom Jesus.

Petrolândia: Loja Donna K abre na tarde deste sábado, véspera do Dia das Mães

Andréa Queiroz, Mami Poderosa, usa Donna K

A empresária Euda Campos, da loja Donna K, comunica aos seus clientes que hoje, excepcionalmente, em virtude do Dia das Mães, funcionará até às 18h00.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: WhatsApp Donna K

Miguel Coelho vai pedir redução de ICMS para cooperativa da Usina Pumaty

 Fotos: Ivaldo Reges​

Os deputados estaduais Miguel Coelho e Aluísio Lessa (PSB) estiveram no município de Joaquim Nabuco, nesta sexta-feira (09), para uma visita técnica à Usina Pumaty. O objetivo foi acompanhar os primeiros resultados da produção da indústria, que foi recentemente reativada por uma cooperativa de fornecedores e trabalhadores do corte de cana após dois anos fechada em virtude de uma crise econômica.

Depois de conhecer as instalações da fábrica e o processo operacional, os parlamentares se reuniram com os dirigentes da cooperativa, que mostraram animação com a produtividade. Desde a reativação, Pumaty já alcançou a moagem de cerca de 430 mil toneladas de cana e a produção de 34,6 milhões de litros de álcool. Apesar dos bons resultados com a retomada do trabalho, a cooperativa solicitou a intermediação dos deputados junto à Secretaria Estadual da Fazenda para reduzir o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

“Ficamos muito sensibilizados com o trabalho feito pela cooperativa na Usina Pumaty e que reaqueceu a economia da Mata Sul com a geração de mais de 8 mil empregos diretos e indiretos. É preciso, contudo, garantir a operação e lucratividade do empreendimento e, por isso, vamos solicitar ao Governo do Estado para avaliar uma redução no ICMS coletado da cooperativa, além de pedir uma reunião o quanto antes com a Secretaria de Fazenda para discutir esse ajuste”, adiantou Miguel Coelho.

Corpo é trocado após voo e família só descobre no velório

Iramar, cunhada de Andreia, e caixão com corpo de idoso pernambucano; troca foi descoberta na preparação para velório.

A família da atendente Andréia Lubarino Santana, 36 anos, levou um susto ao abrir o caixão no Cemitério Quinta dos Lázaros. O corpo que estava dentro não era de Andreia e sim de um idoso. Ela, que era de Salvador, estava internada desde janeiro no Instituto Nacional de Câncer, em São Paulo, para tratamento de leucemia, e morreu na última quinta-feira (7).

O irmão de Andréia, o motorista Gilson Santana, 47, foi o primeiro a constatar o erro. “Abrimos o caixão no cemitério e foi um choque imenso. Uma mistura de tristeza e revolta”, disse Gilson. A família havia contratado a empresa Gollog, serviço de cargas da companhia aérea Gol, para fazer o translado do corpo, através da funerária paulista Schunck.

O corpo deveria ter chegado no voo 1162, da Gol, que saiu de Guarulhos e chegou às 13h no Aeroporto Internacional de Salvador. Lá, Gilson recolheu o caixão e seguiu para o cemitério. O enterro estava marcado para às 16h.

“Os documentos vieram certo, a etiqueta externa veio endereçada para o meu marido, mas na etiqueta interna tinha o nome de outra pessoa. Não entendemos o que aconteceu”, afirmou Iramar Oliveira, 43, esposa de Gilson.

Na etiqueta colocada diretamente no caixão pela Funerária Schunk, ainda em São Paulo, estava o nome de Luis Sobral Silva, 88. Já o plástico que envolvia o caixão, com a logomarca da Gollog, trazia uma etiqueta cujo destinatário era “Jilson de Santana”.

Petrolândia: Aula gratuita de Zumba Fitness é atração para as mães neste sábado (09) na Praça de Alimentação


Em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no domingo (10), a Prefeitura Municipal de Petrolândia, em parceria com a SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude), Casa das Juventudes e Academia Enforma, com apoio do MouraLab e Tonzinho Freire Suplementos, oferece neste sábado (09), às 18 horas, aula gratuita de zumba fitness com Alee Medeiros.

A aula acontecerá no pátio atrás da Praça de Alimentação, na Praça dos Três Poderes, centro da cidade.

Participe e entre em forma dançando.

Casa das Juventudes de Petrolândia/Sedes

Petrolândia: Dra. Lourdes Barbosa, psiquiatra, vai atender na terça (12) na Petroclínica


A Petroclinica informa que a psiquiatra Lourdes Barbosa estará atendendo nesta terça (12), a partir das 08h00 da manhã. Para informações e agendamento de consultas ligue (87) 9805-0774 ou 3851-2333.

A Petroclínica, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente ao Atacado Sanfrancisco, oferece gratuitamente à população o serviço de aferição de pressão arterial, sempre aos sábados. Cuide de sua saúde com a ajuda da Petroclínica. 

A Petroclínica tem atendimento noturno, a partir das 18h00, às quartas-feiras, para realização de exame preventivo, cultura de secreção vaginal e Pré-Natal, com a profissional Joane Barboza.
Mais informações: (87) 9805-0774.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Claudivânia Souza/Petroclínica

Times do Brasileirão vão discutir MP do Futebol, avisa Humberto

Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado

Integrante da Comissão Mista que analisa a MP nº 671/2015, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, participa, na próxima semana, de duas reuniões com os times das Séries A, B,C e D do Campeonato Brasileiro, que ocorrerão terça (12) e quarta-feiras (13), no plenário 9 da Casa. Conhecida como MP do Futebol, a medida provisória, enviada pela presidenta Dilma Rousseff, trata do refinanciamento de dívidas fiscais dos clubes.

"Vai ser um momento para que nós possamos ouvir os clubes, conhecer suas preocupações e colher sugestões para que possamos aperfeiçoar a MP", afirma Humberto, que é autor de um projeto de lei que disciplina o recrutamento de adolescentes pelos clubes para evitar abuso e exploração dos jovens talentos.

Na última semana, sindicatos e associações que representam categorias profissionais do futebol lamentaram que o projeto do Governo Federal não se estenda às questões trabalhistas e esteja limitado apenas às fiscais. O Governo alega que não pode, em prejuízo do dinheiro público, financiar problemas particulares dos clubes, muitos deles originados em má gestão financeira.

De acordo com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Funepaf), a repactuação de dívidas proposta pela MP beneficiará apenas os clubes grandes, uma vez que, para 95% do total dos clubes brasileiros, o principal passivo existente é de ordem trabalhista.