domingo, maio 31, 2015

Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade apresenta projetos durante reunião do Consema

Entre as novidades está o lançamento do edital para projetos voltados para comunidades de povos tradicionais do estado (Fotos: Osvaldo Santos)

Durante a 44ª reunião extraordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco – Consema/PE, realizado hoje (29/05), foi aprovado por unanimidade o edital para a realização de projetos voltados para comunidades tradicionais de Pernambuco, que reúne os quilombolas, indígenas e ciganos. O edital estipula R$ 400 mil do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema) e dos recursos provenientes da compensação ambiental para a implantação de projetos de desenvolvimento sustentável nos grupos indígenas e quilombolas das regiões do Sertão Central e Agreste Meridional; indígenas da região do Sertão de Itaparica; ciganos de todo estado, além de grupos de juremeiros, que são aqueles de matriz africana que utilizam nos seus rituais uma fusão da tradição religiosa indígena e do candomblé, e que atuam na Região Metropolitana do Recife.

A gestora do Programa de Comunidades Tradicionais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Bernadete Lopes, acredita que a aprovação representa um grande passo para ajudar a população dessas locais. “O edital vai nos ajudar a contribuir para que essas pessoas tenham seus direitos como cidadãos”, disse Bernadete. Pernambuco tem cerca de 15 mil ciganos, 157 grupos de quilombolas, dos quais 120 já foram certificados pela Fundação Palmares, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, além de 12 etnias indígenas.

NOVOS PROJETOS - O Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, abriu a reunião apresentando aos 48 conselheiros os principais projetos que a Semas vai lançar nos próximos meses. Entre eles, o projeto de lei para a pesca artesanal no estado; a rede de monitoramento da qualidade do ar do Recife; as novas Unidades de Conservação, incluindo as UCs Marinhas (Parque Marinho); o Programa Semiárido Energético e a Linha de Preamar - além do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, lançado no dia 27 de maio. “O Consema tem um papel fundamental de enriquecer o debate e avaliar os projetos que são apresentados contribuindo para uma sociedade sustentável”, disse o secretário.

Também foi apresentado o modelo de gestão do Parque Estadual de Dois Irmãos – PEDI, pelo gestor da unidade, George do Rêgo Barros, que falou da reforma do Parque e as alterações previstas para a área de visitação e dos recintos dos animais do zoológico, no modelo de bioparque. "A segunda etapa de reestruturação do Parque prevê a utilização de vidro, acrílico, fosso com água e quelaps (tipo de material que imita rochas, com aspecto e coloração do ambiente natural) para a construção dos recintos, garantindo um maior conforto para o animal e para o visitante", afirmou George. O projeto executivo para a implantação do novo bioparque está em fase de desenvolvimento, com previsão de entrega até o início do segundo semestre de 2015.

Para o Secretário Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos André Cavalcanti, é uma nova fase para o Parque de Dois Irmãos. "O projeto do bioparque é uma resposta concreta do Governo e da Semas à sociedade e às instituições de defesa do meio ambiente e dos animais, com a implantação de mudanças e melhorias na estrutura e na gestão do zoológico", avaliou o secretário.

SEMAS-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário