quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Petrolândia: Faça sua depilação a laser na Petroclínica, com avaliação grátis


A Petroclínica, onde inovação e tecnologia estão a favor da sua saúde e beleza, anuncia que 2018 começa com novidade: depilação a laser, com preço especial e avaliação grátis. 

Agende sua avaliação pelos telefones 87 99805-0774 ou 3851-2333.

A Petroclínica está situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacado Sanfrancisco.

Petroclínica/Divulgação


Petrolândia: Em entrevista ao vivo, Lourival Simões analisa renúncia de Ricardo, início da gestão de Jane e desconversa sobre candidatura em 2018


Fotos: Lúcia Xavier


O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Petrolândia Lourival Simões foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', em transmissão ao vivo pela Web Rádio Petrolândia, no dia 28 passado.

Em bate-papo ao vivo, com a participação de ouvintes, por mensagens de whatsapp, Lourival Simões começou a entrevista com a polêmica em torno da renúncia de Ricardo Rodolfo que, eleito seu sucessor em 2016, renunciou à gestão de Petrolândia no dia 1º de agosto, data em que a Câmara Municipal deu posse do mandato à vice-prefeita reeleita, Janielma Souza. Segundo Lourival, o ex-prefeito abandonou os aliados que o apoiaram durante a campanha e não cumpriu promessas de campanha, motivos que geraram forte insatisfação entre o grupo que apoiou sua eleição. Sobre a nova prefeita, Lourival afirma que ela não enfrenta a rejeição e oposição do antecessor devido à sua longa experiência em cargos de confiança do município, antes de chegar a ser vice e prefeita. Sobre a próxima eleição municipal, Lourival enfatiza que a candidata a prefeita do grupo é Jane. "Ela só não é candidata [a reeleição] se não quiser".

Durante quase duas horas, Lourival Simões, que já foi deputado estadual por dois mandatos, analisou o conturbado cenário político atual e desconversou sobre uma possível candidatura a deputado em 2018.

Escutar o áudio>Entrevista Lourival Simões a Assis Ramalho

Redação do Blog de Assis Ramalho


Ministro Fernando Filho é o entrevistado do "Acordando com as Notícias" nesta quinta (04) na Web Rádio Petrolândia

Fernando Filho será entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (04), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias'  pela Web Rádio Petrolândia.

Em visita a Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o deputado federal licenciado Fernando Filho, ministro das Minas e Energia, será entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (04), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

A entrevista, que deverá ter início aproximadamente às 07h30min. O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 99955-1186.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h00 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Fundo Municipal de Saúde é habilitado pelo MS para receber uma ambulância

Ambulância tipo A (Foto ilustrativa)

Em edição extra do Diário Oficial da União, no dia 22 do mês passado, foi Ministério da Saúde publicou a Portaria Nº 3.673, da mesma data, em que o MS habilita os Estados, Municípios ou Distrito Federal a receberem recursos financeiros de capital destinados à aquisição de veículos ambulância tipo A, nos termos da Portaria nº 3.388/GM/MS, de 12 de dezembro de 2017, para estruturação da Rede de Atenção Especializada.

O Fundo Municipal de Saúde de Petrolândia foi habilitado a adquirir uma ambulância Tipo A, para remoção simples e eletiva, no valor de R$ 80.000,00.

Além de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, foram habilitados também os Fundos de Saúde de Jatobá, Tacaratu, Belém do São Francisco e Floresta.

Redação do Blog de Assis Ramalho




Petrolândia: Secretaria Estadual de Educação cede micro-ônibus adaptado para atender estudantes no município

Foto ilustrativa

No final do mês passado, a Secretaria de Educação de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado o Termo de Comodato de Veículo Automotor - Micro-Ônibus Adaptado, celebrado com o Município de Petrolândia, com cessão e transferência de micro-ônibus, chassi Nº 93PB41N31DC043438, Placa PEL 4522, com prazo de vigência de 27/12/2017 a 26/12/2022.

Redação do Blog de Assis Ramalho


MEI: unidades do Expresso Empreendedor Recife, Caruaru, Petrolina e Ipojuca orientam sobre mudanças na regulamentação e regularização de débitos

Foto: Henrique Lima

O mês de janeiro traz muitas mudanças para quem é microempreendedor individual e é por isso que o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, realiza uma apresentação simultânea nas unidades do Expresso Empreendedor e também na Agência de Empreendedorismo no dia 8 de janeiro, das 9h às 11h. A ideia é esclarecer o máximo possível sobre a nova regulamentação do MEI assim como o prazo para a regularização de quem está inadimplente que segue até o dia 23 de janeiro e demais tópicos inerentes ao empreendedorismo.

Durante o evento, os empreendedores conhecerão as opções de linhas de crédito oferecidas pela Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe), os serviços oferecidos pelo Expresso Empreendedor, Agência de Empreendedorismo e Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) assim como locais e horários de atendimento. A ideia é que autônomos, empreendedores e potenciais empreendedores sejam contemplados com muita informação para desenvolver suas atividades devidamente regularizados com todos os documentos e o CNPJ em dia e assim usufruir dos benefícios e possibilidade de ampliação de mercado pela formalização.


Petrolândia: Leitora reclama da venda de fichas para marcações na Secretaria de Saúde


Entra ano, sai ano, entra gestor, sai gestor e os moradores de Petrolândia continuam a denunciar e reclamar da venda de fichas - ou lugares na fila - para marcação de exames e consultas na sede da Secretaria Municipal de Saúde. A prática é tão antiga que, pela inação do Município para eliminar a venda de lugares e fichas, já parece incorporada aos procedimentos "normais" de atendimento da Saúde. 

A mensagem abaixo foi enviada por leitora na última sexta-feira, 29 de dezembro. Segundo ela, quatro pessoas de sua família se revezaram na fila, desde a noite da quinta-feira, para conseguir  marcação para seu filho. Mas, de manhã, espantosamente, a fila cresceu à sua frente com a entrada de pessoas que não passaram a noite no local.

"Assis, venho por meio do seu blog para fazer uma reclamação a respeito da desordem na Secretaria de Saúde. Desde ontem eu, minha mãe, minha ex-sogra e minha ex-cunhada estávamos nos revezando [em frente à Secretaria de Saúde] para pegar uma ficha para meu filho. O que venho reclamar aqui é que pessoas dormem na fila, para tentar marcar consulta, e quando é de manhã aparecem mais de vinte pessoas dizendo que estavam na fila, sendo que não estavam. Isso porque tem pessoas vendendo vagas. Uma pessoa fica na fila para quatro pessoas e isso é injusto com as pessoas que se arriscam, dormindo em frente à secretaria. Queria que você, de alguma forma, nos ajudasse a mudar isso. As pessoas reclamam dos políticos que roubam, mas estão no mesmo saco, porque cometem essa injustiça com as pessoas que ficam por mais de 24 horas na fila. Desde já agradeço."

Redação do Blog de Assis Ramalho


Lula diz ao PT que irá ao julgamento no TRF em Porto Alegre (RS)


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou a dirigentes do PT que vai comparecer ao julgamento que pode torná-lo inelegível, no Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), dia 24, em Porto Alegre (RS). 

A direção do partido já prepara um grande ato de recepção ao ex-presidente no próprio dia 24, na volta a São Paulo. No dia seguinte a Executiva Nacional do PT faz uma reunião ampliada para reafirmar a candidatura do ex-presidente, seja qual for o resultado do julgamento.

Lula foi condenado, em primeira instância, a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP). Se a condenação for confirmada, o ex-presidente pode ser impedido de disputar a eleição presidencial.


Fernandinho troca o Grêmio pelo Chongqing Lifan, da China


O meia-atacante Fernandinho é o novo reforço do Chongqing Dangdai Lifan, da China. O jogador foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira e assinou contrato por dois anos, onde será comandado pelo técnico português Paulo Bento.
O atleta de 32 anos será companheiro de Alan Kardec, Hyuri e outro Fernandinho. Como o seu contrato com o Grêmio terminou no dia 31 de dezembro, ele saiu sem qualquer custo para a equipe chinesa.

Campeão da Libertadores de 2017, Fernandinho estava no Grêmio desde 2014, mas no período também jogou pelo Atlético-MG, e foi emprestado por Hellas Verona-ITA e Flamengo nos últimos anos. Depois, retornou ao Grêmio em 2017, onde marou 12 gols e fez 59 partidas na última temporada.


Deputada Cristiane Brasil será a nova ministra do Trabalho

O nome da deputada do PTB foi sugerido pelo presidente Michel Temer, segundo o presidente nacional do partido e pai de Cristiane Brasil, Roberto JeffersonWilson Dias/Agência Brasil

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, informou que a sua filha e deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) vai assumir o ministério do Trabalho. Ele se reuniu hoje (3) com o presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu e disse que o nome de Cristiane Brasil "surgiu" durante a conversa e não foi uma indicação dele próprio.

A nomeação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Segundo nota à imprensa, a definição de Temer ocorreu após "indicação oficial feita pelo PTB".

"Eu vim discutir outros nomes, estávamos pensando em três [outros deputados]. Aí roda pra cá, roda pra lá. Então se falou: 'Roberto, e a Cristiane? Por que não?' Aí foi da cabeça do presidente: 'Ela é uma menina experimentada, foi secretária municipal em vários governos na cidade do Rio de Janeiro'. Eu falei: 'presidente, aí o senhor me surpreende, vou ter que consultar", afirmou Roberto Jefferson.


Petrolândia: Drª Ludimila, oftalmologista, atende na próxima terça (9) na Clínica de Olhos Santa Maria, a partir das 8h00 da manhã


A Clínica de Olhos Santa Maria, em parceria com a Ótica Boa Visão, informa que  Drª  Ludmila (oftalmologista), diretamente de João Pessoa, atenderá no dia 09 de janeiro (terça-feira) a partir das 8 horas da manhã.

Compareça à Ótica Boa Visão, marque sua consulta, chegue cedo e garanta a sua vaga.

Agende sua consulta pelos telefones:  38510319 - 87 999550704

A nova  Clínica de Olhos SantaMaria está localizada na Av Manoel Borba nº 365, no primeiro andar do antigo Sheik Hotel, no centro de Petrolândia.

A Ótica Visão fica localizada  Avenida Manoel Borba, Nº 05, no centro de Petrolândia, próximo ao Magazine Paulinelly.

Notícia relacionada
Petrolândia: Com 40 anos de tradição no ramo, Ótica Boa Visão chega à cidade com preços baixos e promoção

Redação do Blog de Assis Ramalho


Minissérie gravada em Piranhas, ‘Entre Irmãs’ estreia na Rede Globo

A atriz piranhense Nataeli Rodrigues é destaque na minissérie Entre Irmãs (Foto: Divulgação)

Os lindos cenários de tirar o fôlego dos Cânions do rio São Francisco e do Sertão alagoano são mais uma vez palco de uma grande produção cinematográfica. Dessa vez é a série “Entre Irmãs”, que estreou na última segunda-feira (2) e terá quatro capítulos, sendo exibida em horário nobre, após a novela das 21h, na Rede Globo.

Com produção da Conspiração com Globo Filmes, “Entre Irmãs” esteve nas telonas em formato de filme no último trimestre do ano passado. Com cenas gravadas em Piranhas, no Sertão de Alagoas e nas cidades de Recife e Olinda, em Pernambuco, a série conta a história de Luiza e Emília, duas irmãs órfãs vividas pelas atrizes Nanda Costa e Marjorie Estiano, que são separadas pelo destino. A primeira é resgatada por um bando de cangaceiros e a segunda realiza o sonho de casar e ir morar na capital pernambucana.

O secretário de Cultura e Turismo de Piranhas, Jairo Luiz Oliveira, conta como se deu a escolha da cidade por parte da produção. “O Breno Silveira, diretor reconhecido internacionalmente, nos visitou no início de 2016 e se apaixonou pela cidade. Fez o estudo de locação e com isso cerca de 90% das cenas foram gravadas aqui, desde o centro histórico, o leito do rio e a zona rural”, ressalta Jairo.

Ainda segundo o secretário Jairo Luiz, a produção cinematográfica mobilizou a cidade, gerando emprego e renda para a população. “Foram meses de gravação, onde vários piranhaenses trabalharam na figuração, incluindo atores da cidade que tiveram destaque na história. Além de ter impactado na rede de hotéis e restaurantes”, conta.



Adolescente é assassinada em São Lourenço; companheiro é o suspeito


Após uma discussão com o companheiro, uma adolescente de 14 anos foi encontrada morta, deitada na cama e enrolada em um lençol no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Apesar dos fortes indícios, a polícia ainda não sabe se o caso, registrado pelo plantão da Força-Tarefa de Homicídios, será classificado como feminicídio.

O corpo de Sibelly Carla de Lima Souza foi encontrado já em avançado estado de decomposição, na noite da última terça-feira (2), no imóvel que fica na rua do Sol, no bairro da Várzea Fria. O companheiro da adolescente, um jovem de 23 anos que está sumido desde então, é suspeito do crime segundo a polícia. Não há nenhuma denúncia de violência registrada pela jovem contra ele no sistema da Polícia Civil.


Belém do São Francisco: Vestibular Simplificado do Cesvasf recebe inscrições por nota do ENEM e portadores de diploma


O CESVASF abriu inscrições para VESTIBULAR SIMPLIFICADO, ingresso com a NOTA DO ENEM e PORTADOR DE DIPLOMA. Agora é a sua vez!

Confira os editais:
http://www.cesvasf.com.br/infor/71-vestibular-simplificado-2018-1

Cesvasf


Mulher é presa com notas falsas de R$ 20 e R$ 50 no Sertão de Pernambuco

Foto: PMPE/Divulgação

Uma mulher de 35 anos foi presa, na terça-feira (2), suspeita de estar comercializando notas falsas de R$ 20 e R$ 50 em Petrolina, no Sertão pernambucano. Através de uma denúncia, os policiais militares do 5º BPM receberam a informação de que a acusada iria realizar uma entrega. Ela foi presa na Avenida do Cajueiro, no bairro Dom Malan, e parte do material ilícito apreendido.

Segundo a polícia, a mulher revelou que comprou R$ 6 mil em notas falsas por R$ 1 mil pela internet. O vendedor foi um homem identificado como Bruno, do Espírito Santo. A mulher foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal, em Juazeiro, na Bahia.

Por: Diário de Pernambuco



Soldado ‘Moreirão’ toma posse como vereador de Paulo Afonso; ele assume vaga de Antônio Alexandre


O terceiro colocado da coligação PMDB/PSC, Lourival Moreira dos Santos, 45 anos, conhecido como ‘Moreirão'(PSC), que ficou na primeira suplência com 760 votos, assumiu na tarde de terça-feira, 2 de janeiro de 2018, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o cargo de vereador.

“Sempre lutei pela minha classe e nunca abandonarei aqueles que sempre confiaram em mim. Serei o vereador do povo, lutarei junto com eles e vou trabalhar para reeleição em 2020. Serei um vereador atuante e para isso preciso contar com o apoio de todos vocês. Por tanto a partir do dia 19 de fevereiro, data do retoro das sessões ordinárias da câmara, a população de Paulo Afonso vai ter mais um representante na Câmara Municipal”, disse o vereador empossado Lourival Moreira.


Abin abre concurso público para 300 vagas


Agência Brasileira de Inteligência (Abin) abriu concurso para 300 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 6.302,23 a R$ 16.620,46. A maior parte das vagas é para Brasília.

No site do Cebraspe, é possível ver o edital.

Os cargos de nível superior são de oficial de inteligência (220 vagas) e oficial técnico de inteligência (60 vagas).

O cargo de oficial de inteligência é para graduações em qualquer área de formação.

O cargo de oficial técnico de inteligência é para graduações em administração, em economia ou contabilidade; direito; psicologia; pedagogia; engenharia civil; engenharia eletrônica ou engenharia elétrica; matemática ou estatística; tecnologia da informação ou engenharia, com ênfase em tecnologia da informação; arquivologia ou biblioteconomia.


UPE abre 7 mil vagas de cursos em Pernambuco


A Universidade de Pernambuco (UPE), juntamente com o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), abriu as inscrições para o Programa de Línguas e Informática (Prolinfo), que oferece vagas em cursos sem mensalidades. Ao todo são oferecidas 7 mil vagas. O material é gratuito e os alunos devem pagar apenas a taxa de matrícula, que custa R$ 250.

As vagas estão distribuídas entre as unidades da UPE de Nazaré da Mata, Palmares, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina. O único requisito exigido é que os alunos possuam CPF e realizem a inscrição através do site do Prolinfo até o dia 4 de fevereiro.

Leiajá


Justiça penhora troféus do Náutico

Decisão aconteceu por conta de uma dívida com o ex-lateral direito Alessandro (Foto: Anderson Malagutti)

De olho no início da temporada 2018, o Náutico começa o ano com uma notícia preocupante. De acordo com a Folha de São Paulo, a Justiça do Trabalho penhorou todos os troféus do clube por conta de um débito antigo com o ex-lateral direito Alessandro. O jogador, que passou pelo Timbu em 2012, cobra uma dívida trabalhista de R$ 380 mil.

"Expeça-se mandado de penhora e avaliação dos troféus do clube executado listado na petição em comento, salientando que os mesmos encontram-se disponíveis na sede do executado", disse o despacho divulgado no último dia 15 de dezembro.

O Náutico ainda não foi notificado sobre o caso, mas deve entrar com um mandado de segurança para evitar a penhora.

Folha PE


Integração Nacional amplia em 40% repasses para Adutora do Agreste

Em 2017, obra recebeu R$ 194 milhões da União. Mais de um milhão de pessoas serão beneficiadas com as águas do Projeto São Francisco em Pernambuco.

Para garantir mais celeridade às obras da Adutora do Agreste, localizada em Pernambuco, o Ministério da Integração Nacional tem priorizado os pagamentos para o empreendimento nos últimos dois anos. Nesse período, foi registrado um aumento anual de mais de 40% nos valores repassados para a obra, em comparação com os desembolsos realizados pela União em 2015. Apenas em 2017, a adutora recebeu mais de R$ 194 milhões do Governo Federal. Já em 2016, os investimentos foram de R$ 136,6 milhões, enquanto que o ano de 2015 somou cerca de 94,7 milhões.

A Adutora do Agreste é executada pelo governo de Pernambuco com apoio financeiro do Ministério da Integração Nacional. O objetivo é garantir o abastecimento de 1,3 milhão de pessoas na região Agreste do estado. A expectativa é de que a água já chegue a oito municípios e atenda cerca de 300 mil pessoas até o primeiro trimestre deste ano.

Benefícios


Atualização da Classificação de Doenças vai incluir transtornos por jogos eletrônicos

Uso abusivo de internet, computadores, smartphones e outros aparelhos eletrônicos aumentou drasticamente nas últimas décadas com consequências negativas para a saúde.

Depois de 28 anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vai atualizar a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID, sigla em inglês). A previsão é que a definição de vários transtornos mentais seja reformulada e inclua novos conceitos, como o transtorno por jogos eletrônicos e o transtorno de incongruência de gênero.

A CID é um sistema que foi criado para listar, sob um mesmo padrão, as principais enfermidades, problemas de saúde pública e transtornos que causam morte ou incapacitação de pessoas, além de orientar a conduta de profissionais de saúde na identificação e tratamento dessas doenças.

A referência para a formação da CID é a Nomenclatura Internacional de Doenças, da OMS. No Brasil, a CID baseia as definições dos principais levantamentos estatísticos elaborados pelo Ministério da Saúde.


Paulo Câmara amplia Conselho Estadual de Defesa Social

Projeto de Lei garante maior participação popular no debate sobre segurança pública (Foto: Divulgação/SEI-PE)

Com o intuito de ampliar a participação da sociedade no debate sobre segurança pública, o governador Paulo Câmara assinou, na manhã desta quarta-feira (03.01), durante reunião do Pacto pela Vida, o Projeto de Lei Ordinária que reestrutura o Conselho Estadual de Defesa Social (CEDS). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou que espera que o novo conselho favoreça a criação e discussão de ações efetivas para a melhoria da segurança pública do Estado.

“Diante de tudo que a gente enfrentou em 2017, é um reclamo justo da sociedade. Da necessidade de funcionar, fora o Pacto Pela Vida, também em instâncias que dialogassem mais efetivamente com a sociedade civil dentro de outras metodologias e assuntos que também são pertinentes na questão da defesa social. Então, decidimos modificar o Projeto de Lei que foi aprovado e, a partir desse primeiro semestre, vamos regulamentar a utilização desse conselho, e que ele seja e sirva efetivamente para um fórum de discussão em questões importantes ”, ressaltou.


Codevasf investe no fortalecimento da agricultura familiar em Pernambuco

Divulgação/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem fortalecido a agricultura familiar em Pernambuco. Somente em dezembro a empresa forneceu cerca de 100 tratores, 60 ensiladeiras e 6 microtratores para prefeituras, associações de agricultores e pequenos produtores de diversos municípios no estado. O investimento de quase R$ 10 milhões é do Orçamento Geral da União, destinado à Codevasf por emendas parlamentares.

No início de 2018, a Codevasf também vai promover a pavimentação de vias em comunidades rurais de Petrolina e de Bodocó. A ação vai melhorar a circulação dos moradores e o escoamento da produção agropecuária. Serão investidos mais de R$ 3,3 milhões nas obras.

“Nós estamos num período no qual o melhor que podemos fazer para alavancar o desenvolvimento da região sertaneja é equipar os agricultores com maquinário e implementos que permitam a eles produzir com mais qualidade. Assim, estamos garantindo que a agricultura familiar no estado tenha melhor aproveitamento, mais qualificação e menor gasto”, afirma o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro. “E este dezembro tem tudo para ser um dos meses que a 3ª Superintendência Regional entregou o maior volume de equipamentos estruturantes para a agricultura familiar na história da Codevasf no estado”, completa.


Seleção para curso do Pronera com ênfase em Agroecologia é lançada em Pernambuco


Foi aberto, em 2 de janeiro de 2018, o período de inscrições para a seleção ao curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia, oferecido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Os candidatos concorrem a 50 vagas e terão até 16 de fevereiro para se inscrever. A divulgação do resultado final ocorrerá em 30 de março.

O cronograma consta em edital lançado pela UFRPE , dia 26 de dezembro. Além de jovens e adultos de assentamentos criados e reconhecidos pelo Incra, podem participar do processo seletivo quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) que tenham concluído o Ensino Médio. As aulas vão ser ministradas na unidade acadêmica do município de Serra Talhada.

A publicação de Termo de Execução Descentralizada (TED) no Diário Oficial da União, em 8 de dezembro, confirmou a parceria entre o Incra e a instituição de ensino, viabilizando a capacitação ofertada em regime de alternância. A metodologia tem como base a combinação de períodos de estudo formal (tempo escola) e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas comunidades de origem dos alunos (tempo comunidade).


Estrela dá dicas de como fazer uma horta em casa

Além de ajudar na economia doméstica, as hortas garantem vegetais e temperos sempre fresquinhos

Você sabia que criando uma horta em casa economiza e tem a garantia de vegetais e temperos sempre fresquinhos? Para ajudar, a Estrela, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, dá dicas práticas para ter as plantinhas e de quebra elevar o astral da casa.

Primeiro você precisa definir o espaço para as plantas. O lugar da instalação da horta tem de ser de fácil acesso, que permita um bom aproveitamento da luz do sol.

Na hora de escolher os vegetais da horta é importante saber sua disponibilidade para a dedicação ao projeto, pois cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio. Definir a espécie que possa se encaixar na sua rotina é essencial para o sucesso da horta.

Escolhidas as verduras e temperos é hora de dar atenção ao espaço que vai recebê-las. O solo é considerado um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida. Por isso o bom preparo antes do plantio é essencial.


A partir deste ano, é possível fazer o alistamento militar pela internet em todo o Brasil


Você sabia que a partir deste ano o alistamento militar poderá ser feito pela internet? Isto mesmo! Agora o alistamento para fazer parte do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil ou da Força Aérea Brasileira vai poder ser feito de forma online pelo site www.alistamento.eb.mil.br.

Neste ano, é a vez dos jovens que nasceram no ano 2000 se alistarem. Ou seja, todo brasileiro do sexo masculino que completar 18 anos é obrigado a se alistar pela internet ou então deve comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência. O prazo máximo é até o dia 30 de junho.

Quem optar por fazer o alistamento pela internet deve preencher o formulário e informar o número do CPF para validação dos seus dados pessoais. Agora, quem não tem o CPF deve levar os seguintes documentos na junta de Serviço Militar: certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção; um comprovante de residência ou declaração assinada; e convém também levar um documento oficial com fotografia que permita sua identificação, caso necessário.


Proprietários de veículos já podem consultar valor do IPVA 2018


Os proprietários de veículos em Pernambuco já podem consultar o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no site do Detran.

Para fazer a consulta, a pessoa deve acessar o site do Detran e digitar a placa do veículo no espaço “consultar placa”. Em seguida, clicar em “detalhamento de débito” e consultar o valor. Caso o proprietário do veículo escolher fazer o pagamento em cota única, será dado a ele um desconto de 7%.

Os veículos de placas terminadas em 1 e 2 têm até o dia 8 de fevereiro para fazer o pagamento em cota única. Caso opte por dividir, os vencimentos são os dias 8 de fevereiro, 8 de março e 9 de abril. O pagamento para os automóveis de placas 3 e 4 começam 16 de fevereiro. Os de 5 e 6 têm início no dia 20; 7 e 8 no dia 23 e 9 e 0 no dia 28.


Agricultor é baleado dentro de carro e morre após cair em ribanceira, em Buíque

Mulher foi levada para o Hospital Regional de Arcoverde

Um agricultor de 57 anos morreu e a mulher dele, de 52, ficou ferida na terça-feira (2) após o homem perder o controle do carro que dirigia em Buíque, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas foram abordadas por dois homens em uma moto, que atiraram contra o casal e fugiram.

Ainda segundo a PM, testemunhas informaram que os criminosos pediram para a vítima parar o veículo e efetuaram os disparos. O homem perdeu o controle do veículo e caiu em uma ribanceira, conforme informou a polícia.


Trânsito ganha CNH digital e multa para pedestres neste ano; veja o que muda na lei em 2018

Centro de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/Blog AR - No final de abril, começa a valer a regulamentação das multas a pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas determinadas. Se flagrado, o pedestre poderá pagar multa de R$ 44,19, enquanto o ciclistas deverá arcar com R$ 130,16.

Todo ano novo reserva algumas novidades para motoristas e proprietários de veículos, mas dessa vez sobrou para os pedestres e ciclistas. Além disso, documentos poderão ser digitalizados, carros e motos estarão mais equipados.

Ainda em 2018, os Detrans deverão fechar um cronograma para a inspeção veicular, que será obrigatória no ano que vem. Veja detalhes destas e de outras novidades no trânsito para não ser pego de surpresa.

Multa para pedestre e ciclista

No final de abril, começa a valer a regulamentação das multas a pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas determinadas. Se flagrado, o pedestre poderá pagar multa de R$ 44,19, enquanto o ciclistas deverá arcar com R$ 130,16.

Morte provocada por motorista bêbado

Também no final de abril, fica mais rígida a punição para motoristas alcoolizados que provocarem morte no trânsito. A pena possível irá de 2 a 4 anos de prisão, para 5 a 8 anos. Com a mudança, a condenação não poderá mais ser subtituída por serviços a comunidade.

CNH digital


'Ouvi o choro e vi a mãozinha pra cima', diz homem que resgatou bebê ileso de carro destruído em acidente com 4 mortos na BA

Colisão frontal entre dois carros deixa quatro mortos na Bahia (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)

"Ouvi o choro e vi a mãozinha dela pra cima no meio das sacolas". O depoimento é do auxiliar de caminhão Otávio Silva, que resgatou com vida um bebê de um ano, dentro de um carro que ficou destruído no acidente que deixou quatro pessoas mortas, nesta terça-feira (2), na BR-116, trecho da cidade de Santa Bárbara, a cerca de 150 km de Salvador.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro em que o bebê estava colidiu frontalmente com outro veículo, no km-382 da rodovia. No acidente, morreram três mulheres e um homem.

"Quando eu vi a mão dela [da criança], eu pedi a Deus para que quando eu puxasse essa criança, que ela tivesse toda normal. E quando eu puxei, ela estava intacta, sem ferimentos nenhum", destacou Otávio.

A PRF informou que a criança, do sexo masculino, saiu ilesa e seria encaminhada para o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, a 100 km da capital baiana, para realização de exames médicos.


Reajuste salarial dos professores garantido em Pernambuco

O piso passou de R$ 2.298,80 para R$ 2.455,35 - Foto: Divulgação

Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife garantem que vão pagar o reajuste salarial dos professores, previsto na Lei do Piso e anunciado semana passada. Ambas as gestões devem fazer estudos de impacto no orçamento agora em janeiro, mas dizem que a lei será cumprida. A portaria do Ministério da Educação (MEC) determinou aumento de 6,81%, o que na prática vai representar R$ 156,55 a mais no bolso do docente, por 40 horas de trabalho semanais. O piso passou de R$ 2.298,80 para R$ 2.455,35.

Para as entidades representativas, embora o percentual esteja dentro do que a lei determina, não ajuda a cumprir a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece que até 2020 o salário médio dos professores deve ser equiparado com o de outras profissões. “Esse percentual é muito baixo para alcançar a meta 17. Só temos dois anos para conseguir. A meta 17 só vai virar realidade se em 2019 houver um reajuste bem maior”, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo. Já o ministro da Educação, Mendonça Filho, ressaltou que “este é o segundo ano consecutivo em que o piso é reajustado com valor real acima da inflação (2,8%, segundo o INPC), o que é muito bom para a categoria.”

Professora da rede estadual há sete anos e da cidade do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, há 33, Aldamare Santos, 51, lembrou que o reajuste de 2017 foi maior do que o deste ano. “Ao invés de aumentar, vem diminuindo. Ano passado, recebemos 7,64%. A gente nem sente no bolso”, comentou.

MUNICÍPIOS


Belém de São Francisco/Vitória de Santo Antão/Recife: Abertas inscrições para 520 vagas em novas escolas técnicas

ETE Maria Emília Cantareli, em Belém de São Francisco

Três novas escolas técnicas estaduais (ETEs) oferecem 520 vagas para quatro cursos integrados ao Ensino Médio com inscrições abertas pelo sistema de seleção da Secretaria de Educação do Estado (SEE), conforme edital específico. Para participar da seleção é preciso ter concluído o Ensino Fundamental em 2017 e estar com idade máxima de 17 anos no ato da matrícula.

Os cursos oferecidos nas ETEs Maria Emília Cantareli, em Belém de São Francisco; Porto Digital, no Recife; e José Joaquim da Silva Filho, em Vitória de Santo Antão são Agroecologia, Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Logística. A divulgação do resultado final está prevista para o próximo dia 19 de janeiro, no site da SEE. O início das aulas será no dia 5 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas ligando para os fones 3183-9825 e 3183-9832.

Por: Diário de Pernambuco


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira 03 de janeiro de 2018

 
A Tarde
Estudantes protestam na Lapa contra aumento da passagem de ônibus
Correio da Bahia
Encontrado corpo de empresário desaparecido no mar de Valença
Tribuna da Bahia
Rui é o que mais cumpriu promessas de campanha
O Globo
Embraer e Boeing não farão joint venture e estudam compra de ações
O Dia
Novas coberturas mínimas de planos de saúde entram em vigor
Extra
Em reunião com o Muspe, Pezão descartou pagamento de juros sobre atrasados
Folha de São Paulo
Em ano de comércio exterior morno, balança tem superavit recorde
O Estado de São Paulo
Presídio de rebelião em Goiás passará por vistoria na manhã desta quarta
Correio Braziliense
Temer sanciona Orçamento com previsão de R$ 1,7 bi para fundo eleitoral
Valor Econômico
Ibovespa sobe 1,95%, atinge 77.891 pontos e renova recorde histórico
Estado de Minas
Concursos públicos abrem 162 mil vagas em todo Brasil
Diário do Nordeste
Dupla suspeita de balear PM em tentativa de assalto é capturada com carros roubados
Zero Hora
Em três meses à frente da PGR, Raquel Dodge trava seis embates com o Planalto
Brasil Econômico
Na primeira variação de 2018, Petrobras reduz preço da gasolina e aumenta diesel

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.