terça-feira, 26 de março de 2019

Petrolândia: Evento anunciado por Fabiano Marques e Rodrigo Novaes, reunião do CONTUR acontece nesta quarta (27), na Casa de Show Velho Chico


Conforme foi anunciado no dia 21 de fevereiro pelo empresário e ex-vereador Fabiano Jaques Marques, após encontro com o Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, será realizada nesta quarta-feira (27/03), na Casa de Shows Velho Chico, em Petrolândia, a reunião do CONTUR – Conselho Estadual de Turismo.

''Visitei na tarde de ontem, quarta-feira (20), o amigo e secretário de Turismo e Lazer do estado de Pernambuco, Rodrigo Novaes. Conversamos sobre nossa querida Petrolândia e sobre os desafios que vêm pela frente na sua pasta e tive a satisfação de receber o anúncio de que nosso município vai ser a sede da próxima reunião do Conselho Estadual de Turismo, evento que está agendado para o dia 27 e 28 do próximo mês. Será uma oportunidade de mostrar o nosso potencial turístico para o mundo e para todos os investidores em potencial do ramo'', declarou Fabiano Marques, no mês passado, em encontro para discutir a realização dos festejos de Carnaval na Orla.

Como se sabe de longa data, Novaes tem mais afinidade e alinhamento com as lideranças de Oposição, pelas quais é apoiado politicamente no município, e não é por acaso que desde a posse na Secretaria de Turismo e Lazer, dá amplo destaque aos atrativos turísticos petrolandenses. Em rede social, nesta terça-feira (26), Novaes anunciou sua presença no evento.

"Existe o Pernambuco que todo mundo conhece e aquele que muitos ainda precisam conhecer, nas terras aonde o mar não chega. No interior pernambucano, existe um mundo a ser descoberto. E é para divulgar as riquezas das cidades do interior, que participo, nesta quarta-feira (dia 27) do CONTUR – Conselho Estadual de Turismo, na cidade de Petrolândia, sertão pernambucano. A Secretaria de Turismo e Lazer apoia o evento e o governo do estado renova o compromisso de trabalhar pela interiorização do turismo. #Contur #DescubraPernambuco #SóPernambucoÉassim", publicou.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Vereador é baleado no Rio de Janeiro


O vereador Júlio César Lourenço da Silva, o Bill da Piscina, foi baleado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no início da noite desta terça-feira (26).

Segundo a PM, Bill da Piscina, que disputou a última eleição pelo PTN, estava com o terceiro sargento policial militar Reinaldo Oliveira de Castro no bairro Parque Suécia, quando um carro e um motociclista se aproximaram e fizeram disparos.

O vereador, eleito em 2016 para a câmara de Belford Roxo, foi atingido por dois tiros na barriga e socorrido no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. O PM também foi ferido na perna direita e foi levado para a mesma unidade de saúde. Os atiradores conseguiram fugir.

No domingo, outro vereador foi baleado na Baixada. Wendel Coelho, de 26 anos, estava em um carro acompanhado do irmão e outras quatro pessoas quando foi baleado em Japeri, município pelo qual fazia parte da Câmara. Ele não resistiu ao ferimento e morreu.

Por G1 Rio

Tacaratu/Petrolândia: Tradicional Feira da Agricultura Familiar será realizada neste domingo (31) na AG. 02 do Assentamento Antônio Conselheiro 1


Neste domingo (31/03) será realizada, na Agrovila 02 do Assentamento Antônio Conselheiro 1, localizado na área rural de Tacaratu, na divisa com o município de Petrolândia, a tradicional Feira da Agricultura Familiar, organizada pela Associação Nossa Senhora da Saúde (apoio: Rosilda e equipe).

Haverá comercialização de frutas, verduras e hortaliças produzidos pelos assentados, além da venda de lanches com opções da culinária regional, como canjica, bolos, doces, caldos, mugunzá doce e salgado, tapioca, entre outros. Também haverá som ao vivo, animado pelo cantor Jairo Cawboy Mix.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Associação Nossa Senhora da Saúde

Morre jornalista Rafael Henzel, sobrevivente da tragédia com avião da Chapecoense



Um dos quatro brasileiros sobreviventes na tragédia aérea da Chapecoense, em 2016, Rafael Henzel morreu na noite desta terça-feira após sofrer um infarto. O jornalista jogava futebol na cidade de Chapecó quando foi levado ao Hospital Regional do Oeste, ainda com sinais vitais, mas não resistiu.

O jornalista de 45 anos trabalhava atualmente na rádio Oeste Capital. Um ano após sobreviver à tragédia, tinha voltado normalmente à rotina dos jogos.

Na rádio Oeste Capital, o jornalista Marcinho San comunicou o falecimento de Henzel em mensagem aos ouvintes.

Tacaratu: Prefeito Gerson e Secretário de Turismo Rodrigo Novaes unidos pelo desenvolvimento do turismo do município


Sempre na busca por recursos que possam fortalecer o Turismo local, o prefeito Gerson esteve novamente esta semana 25 e 26/03/2019 com Rodrigo Novaes  -  Secretário de Turismo de Pernambuco. Na agenda compromissos de estruturação e desenvolvimento do Turismo de Tacaratu como forma de receber nossos turistas e visitantes, movimentando a economia local, gerando emprego e renda.

Por: Assessoria da Prefeitura de Tacaratu

Chesf realiza em Paulo Afonso evento sobre segurança das barragens


Cumprindo as atividades do Plano de Ação de Emergência (PAE), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realizou hoje (26), em Paulo Afonso, na Bahia, mais um seminário para tratar sobre o tema Segurança de Barragens. Os encontros têm o objetivo de dialogar com representantes de municípios e com a Defesa Civil dos estados relacionados aos empreendimentos de geração da Companhia em Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão.

Na reunião, realizada nesta terça-feira, em Paulo Afonso, também participaram os secretários de Meio Ambiente do município de Delmiro Gouveia e os de Administração e de Infraestrutura da Prefeitura de Paulo Afonso.

O gerente da Regional da Empresa, Elerson Carlos da Silva, e o superintendente de Engenharia de Geração, Douglas Balduíno, abriram a reunião falando das especificidades da região. Por videoconferência, os diretores de Operação, João Franklin, e o de Engenharia e Construção, Roberto Pordeus, destacaram a importância dos temas para a Empresa e para as comunidades envolvidas.

Segundo Balduíno, “por questões geográficas e históricas, Paulo Afonso tem características bastante especificas. A cidade possui barragens no seu entorno e, por isso, é preciso esclarecer à população de como tudo funciona minuciosamente para trazer a tranqüilidade necessária e a compreensão de que a Chesf está cumprindo o seu papel de manter a segurança de seus empreendimentos e, principalmente, das pessoas que vivem na região”.

O diretor de Operação, João Franklin, avaliou a reunião como “muito proveitosa e esclarecedora à medida que trouxe elucidações importantes para os participantes, especialmente para os representantes da Defesa Civil que elogiaram a iniciativa da Empresa”.

A programação seguiu com apresentações técnicas, ministradas pelos engenheiros Clécio Barbosa, Guilherme Peplau e Patrícia Neves, que falaram sobre as características das barragens hidrelétricas, com explicações sobre sua estrutura e sistema de monitoramento, mostrando como a Empresa vem cumprindo com todas as normas e realizando, sistematicamente, manutenções, avaliações e inspeções em suas instalações.

Por Paulo da Silva Pereira 
PA4.COM.BR








0 0 0


Share0

Petrolândia: Petroclínica realiza Endoscopia Digestiva Alta nesta sexta (29); agende sua consulta!


Endoscopia Digestiva Alta, é na Petroclínica!! Nesta sexta-feira (29), não perca esta oportunidade de realizar seu exame e cuidar da sua saúde, com médicos super competentes! !

Agendamentos pelos fones : 3851-2333 / 998050774 (ZAP)

Preço: R$ 220,00.

A Petroclínica fica situada na avenida Auspício Valgueiro Barros, 436, na Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacadão Sanfrancisco.

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo nome dos profissionais

Contur-PE reúne conselheiros em Petrolândia nesta quarta (27) na Casa de Show Velho Chico


Com o objetivo de reforçar a decisão de interiorizar o turismo do Estado, colocando no roteiro novos destinos do interior pernambucano, a Secretaria de Turismo e Lazer apoia o 51º encontro do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur-PE), em Petrolândia. A primeira reunião ordinária de 2019 acontece nesta quarta-feira, das 18h às 20h, na casa de eventos Velho Chico, com a participação dos conselheiros, que seguem em caravana até o Sertão.

Atualmente, o Contur é composto por 21 conselheiros do setor privado (60%) e 14 membros do setor público (40%), e tem como finalidade propor diretrizes e soluções para o desenvolvimento das atividades turísticas do Estado. Nesta primeira assembleia do ano, a mesa de facilitadores será composta pelo secretário Rodrigo Novaes e pela prefeita do município, Janielma de Souza.

Durante a reunião, serão anunciadas as iniciativas de cada câmara temática que compõe o Contur – Câmara Temática de Promoção e Comercialização; Câmara Temática de Projetos; Câmara de Segurança Social e Temática de Regionalização. “O nosso objetivo está concentrado na análise, estudos e apresentação de sugestões sobre assuntos específicos de cada câmara. É imprescindível que todas as diretrizes e linhas de ação estejam voltadas para a melhoria do cenário turístico”, pontua Novaes.

“Neste primeiro encontro do Contur-PE, explicaremos o planejamento das ações para alavancar o turismo em Pernambuco, a importância das estratégias para o cenário atual e uma breve apresentação dos novos membros da casa”, finaliza o secretário, que reforça a importância de realizar a assembleia em Petrolândia.

Via Blog do Magno Martins

Em nota, Prefeitura de Floresta desmente possível rompimento da Barragem de Serrinha


A Prefeitura Municipal de Floresta emitiu nesta terça-feira (26) uma nota em que desmente os boatos, que circulam na redes sociais, de um possível rompimento da barragem de Serrinha, localizado na cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Matéria relacionada: Boato sobre possível rompimento da barragem de Serrinha assusta moradores em Floresta, PE

Segundo boletim divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) nessa segunda-feira (25), o reservatório apresenta 12,8% da sua capacidade.

Confira abaixo a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Floresta, através da Defesa Civil Municipal, vem por meio desta nota tranquilizar e informar a população florestana que depois de diversos contatos telefônicos com os órgãos responsáveis, entende que não existe risco de rompimento da Barragem de Serrinha, localizada no município de Serra Talhada e que as informações veiculadas nas redes sociais são meros boatos.

De acordo com o boletim da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) de 25 de março, o reservatório apresenta 12,8% da sua capacidade. Quanto ao helicóptero que sobrevoa Floresta nos últimos dias, após contato telefônico entre o Coordenador da Comissão de Defesa Civil Municipal, Tulio Laranjeira e o Gerente de Operações da Defesa Civil do Estado de Pernambuco, Capitão Menezes, foi esclarecido que a aeronave do Grupamento Tático Aéreo encontra-se em operação policial, não tendo relação com estudos sobre um possível rompimento da barragem.

O Prefeito Ricardo Ferraz reforça seu compromisso e afirma que a iminência de toda e qualquer situação de risco ao povo de Floresta é prioridade das suas ações e esclarece também que foram oficializados DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, responsável pela barragem) e CODECIPE (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco) para que se faça uma vistoria urgente nas estruturas da referida Barragem.

Prefeitura Municipal de Floresta.
Com o povo, construindo um novo tempo.
Prefeito Ricardo Ferraz.
Vice-prefeito, Pedrinho Vilarim – in memoriam.

Petrolândia: Secretaria de Cultura trata de eventos importantes em reunião com artesãos


A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer participou nesta segunda-feira (25) de uma reunião no Centro Cultural Hidelbrando Menezes, com artesãos da cidade, para tratar sobre diversos assuntos pertinentes ao segmento cultural.
Na pauta, foi abordada a Feira de Artes e Gastronomia, FEIRARPE, que acontecerá nos dias 13 e 14 de abril e 4 e 5 de Maio de 2019.

Na ocasião, também foi dada a notícia de que a Unidade Móvel do Artesanato do Estado de Pernambuco estará novamente em Petrolândia no período das festividades Juninas a Emancipação Política.

O Diretor Municipal de Cultura, Deison Bezerra, comemorou os avanços do cenário cultural petrolandense e convidou a população para a realização da FEIRARPE que promete movimentar a cidade nas datas em que acontece.

“O artesanato petrolandense tem avançado muito, rompendo barreiras, gerando renda e levando o nome da cidade mundo a fora. Segundo informações do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Petrolândia tem 61 artesãos e 15 trabalhadores manuais devidamente cadastrados no Órgão. Temos muito o que comemorar, sabendo também que teremos muito trabalho pela frente. E é nesse clima de muitas conquistas que anunciamos e convidamos toda a população para prestigiar a FEIRARPE que acontecerá nos próximos dias”, afirmou Deison.

ASCOM PMP

Apac prevê chuvas fortes de até 100 mm em Pernambuco nas próximas 24 horas


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), juntamente com o Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet), emitiram alerta de fortes chuvas. De acordo com o Inmet, as chuvas podem chegar até 100mm, podendo ser acompanhadas por raios e rajadas de ventos.

De acordo com o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, somente nesta terça-feira (26), em Caruaru, chegou a chover 72mm. Na capital, foi registrado 26mm de chuvas no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O meteorologista ainda alerta que a previsão no acumulado para as próximas 24 horas pode superar os 100mm.

As chuvas são decorrentes da zona de convergência, nebulosidade vinda do oceano, associada às altas temperaturas. Segundo Prestrelo, os quatro meses mais quentes do ano vão de dezembro a março. As altas temperaturas dos últimos dias chegaram a dois graus acima do normal.

Em caso de deslizamentos ou eventual necessidade a Defesa Civil do Recife mantem um plantão permanente através do número 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros.

Por: Portal FolhaPE

Floresta, PE: Homenagem e posse do suplente de vereador marcam a sessão dessa segunda (25) na Câmara de Vereadores

O suplente de vereador Marcos Antônio Carvalho tomou posse durante a reunião desta segunda-feira (25)

A sessão desta segunda-feira (25), na Câmara de Vereadores de Floresta, foi de muita emoção.

A solenidade contou uma homenagem póstuma ao ex-presidente da Câmara e vereador Beto Souza, falecido recentemente.

Os vereadores fizeram um minuto de silêncio e em seguida o atual presidente, Adailton Nunes (Beto Puça) leu uma mensagem de agradecimento, fé, amor e paz.

Estavam presentes os vereadores Beto Puça, Pedro Henrique Lira, Murilo Almeida, Luizinho Pedreiro, Tiago Maniçoba, Talles Cruz, Gilberto Quirino, Beijinha Puça, Kiel do Pipa e Marcos Antônio Carvalho, conhecido como Raposinha, empossado nesta data.

Após a homenagem, a solenidade seguiu com a posse do suplente de vereador Marcos Antônio Carvalho.

Em seu primeiro discurso Rapozinha enfatizou que sua luta será por melhorias na saúde, área em que já atua, e a agropecuária, no município. O vereador externou ainda seu interesse em trabalhar para se reeleger em 2020.

Os vereadores deram as boas-vindas, se colocando a disposição do novo parlamentar que chegar para somar ao Poder Legislativo de Floresta.

Via Blog do Elvis

Petrolândia: Prefeitura monta Comitê para atuar sobre problemas decorrentes das chuvas


A Prefeitura de Petrolândia instalou um Comitê para atuar na resolução dos problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Além de secretários municipais e do monitoramento da própria prefeita Jane Souza, o Comitê também vai contar com a participação de outros órgãos que possam contribuir com as medidas necessárias para amenizar os efeitos das chuvas.

“Ao mesmo tempo em que agradecemos as chuvas nos preocupamos com problemas que ocorrem pelo excesso delas, mas vamos atuar para sanar os problemas possíveis e desenvolver ações de prevenção. Também estamos atuando para retirar as baronesas da prainha, inclusive com ação regional, aja vista que esse é um problema que afeta diversas cidades”, disse Rogério Viana, secretário de Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico e Turismo do município. Na próxima sexta-feira (29), a prefeita Jane Souza estará participando de uma reunião, de emergência, em Paulo Afonso – BA, com municípios afetados pelas baronesas, onde buscarão solução conjunta para amenizar os transtornos causados pelos vegetais.

No último dia 13 de março, a prefeita levou ao Ministério do Meio Ambiente uma solicitação de ações por parte do Governo Federal para resolver em definitivo a questão das baronesas, onde ficou pactuado com a equipe do Ministério que será instalado um grupo de trabalho para atuar sobre o problema.

ASCOM PMP

Petrolândia: Dr Leandro Araújo (Neurologista) atende na Petroclínica neste sábado( 30); agende já a sua consulta!


A Petroclínica informa que o Neurologista Dr Leandro Araújo irá atender nesta sábado dia 30 de março de 2019.

O agendamento deve ser feito com antecedência pelos contatos: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

Preço da consulta R$ 200,00.

A Petroclínica está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacado Sanfrancisco.

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo nome dos profissionais

Maia diz que mudanças na aposentadoria rural e no BPC atrapalham reforma da Previdência


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira (26) que as mudanças propostas pelo governo na aposentadoria rural e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) "têm mais atrapalhado do que ajudado" a reforma da Previdência.

Maia deu a declaração após ato de 13 partidos na Câmara, que manifestaram apoio à reforma, mas sem as mudanças nesses dois pontos.

“Eu acho que é uma boa iniciativa dos 11 partidos. Acho que os dois temas têm mais atrapalhado do que ajudado a discussão da reforma da Previdência. O BPC e a aposentadoria rural não são, do ponto de vista fiscal, o principal problema, mas, do ponto de vista de atingir as pessoas que mais precisam, são os que estão prejudicando mais o projeto”, afirmou Maia.

Principal medida do governo para o equilíbrio das contas públicas, a reforma da Previdência tem enfrentado resistência de partidos, até mesmo entre os que defendem a realização de mudanças nas regras de aposentadoria.

A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselman (PSL-SP), afirmou que não é uma surpresa os partidos estarem se articulando para retirar as mudanças no BPC e na aposentadoria rural.

"Para mim não é surpresa nenhuma. Era absolutamente previsível que os líderes trabalhassem para modificação ou retirada, ou seja lá o que for, porque vamos discutir isso dentro do Congresso Nacional, porque eles já tinham mostrado uma insatisfação, em especial as bancadas do Norte e do Nordeste, com esses temas específicos", afirmou.

BPC e aposentadoria rural

Pela proposta enviada pelo governo, idosos sem meios de se sustentar terão de aguardar até os 70 anos para receber integralmente o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atualmente, o benefício, no valor de um salário mínimo, é pago mensalmente à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprove não possuir meios de se sustentar, e nem de ter auxílio da família.

O governo propõe o pagamento de um valor menor, de R$ 400, a partir dos 60 anos de idade.

Se o idoso não tiver o tempo mínimo de contribuição para se aposentar pelo regime geral ao atingir 65 anos, ele continuará recebendo R$ 400 até completar 70 anos.

A partir dos 70 anos passaria a receber um salário mínimo.

Ainda pelas regras apresentadas pelo governo, trabalhadores rurais, mulheres e homens, passam a ter a mesma idade para aposentadoria: 60 anos. Hoje, as mulheres no campo podem pedir aos 55 e homens, aos 60. O tempo de contribuição mínima passa de 15 para 20 anos.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira (26) que as mudanças propostas pelo governo na aposentadoria rural e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) "têm mais atrapalhado do que ajudado" a reforma da Previdência.

Maia deu a declaração após ato de 13 partidos na Câmara, que manifestaram apoio à reforma, mas sem as mudanças nesses dois pontos.

“Eu acho que é uma boa iniciativa dos 11 partidos. Acho que os dois temas têm mais atrapalhado do que ajudado a discussão da reforma da Previdência. O BPC e a aposentadoria rural não são, do ponto de vista fiscal, o principal problema, mas, do ponto de vista de atingir as pessoas que mais precisam, são os que estão prejudicando mais o projeto”, afirmou Maia.

Principal medida do governo para o equilíbrio das contas públicas, a reforma da Previdência tem enfrentado resistência de partidos, até mesmo entre os que defendem a realização de mudanças nas regras de aposentadoria.

A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselman (PSL-SP), afirmou que não é uma surpresa os partidos estarem se articulando para retirar as mudanças no BPC e na aposentadoria rural.


"Para mim não é surpresa nenhuma. Era absolutamente previsível que os líderes trabalhassem para modificação ou retirada, ou seja lá o que for, porque vamos discutir isso dentro do Congresso Nacional, porque eles já tinham mostrado uma insatisfação, em especial as bancadas do Norte e do Nordeste, com esses temas específicos", afirmou.

BPC e aposentadoria rural

Pela proposta enviada pelo governo, idosos sem meios de se sustentar terão de aguardar até os 70 anos para receber integralmente o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atualmente, o benefício, no valor de um salário mínimo, é pago mensalmente à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprove não possuir meios de se sustentar, e nem de ter auxílio da família.

O governo propõe o pagamento de um valor menor, de R$ 400, a partir dos 60 anos de idade.

Se o idoso não tiver o tempo mínimo de contribuição para se aposentar pelo regime geral ao atingir 65 anos, ele continuará recebendo R$ 400 até completar 70 anos.

A partir dos 70 anos passaria a receber um salário mínimo.

Ainda pelas regras apresentadas pelo governo, trabalhadores rurais, mulheres e homens, passam a ter a mesma idade para aposentadoria: 60 anos. Hoje, as mulheres no campo podem pedir aos 55 e homens, aos 60. O tempo de contribuição mínima passa de 15 para 20 anos.

Por Fernanda Calgaro, G1 — Brasília

Petrolândia: CFEPP Cursos informa que as matrículas para o curso PREPARATÓRIO ENEM-2019 estão abertas; Início das aulas acontece dia 08 de abril



O ENEM certamente é uma chave que abre várias portas hoje em dia, para quem deseja ingressar nos estudos, após o ensino médio concluído. Sendo utilizado por muitos anos apenas para avaliar o desempenho dos estudantes no final do ensino regular básico, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Do Enem derivam ainda alguns programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários.

Hoje, infelizmente, vivenciamos uma crise política e financeira em nosso país. Muito se fala sobre a diminuição das bolsas e dos investimentos ofertados pelo governo para essa área especifica da educação. Uma realidade dura e que exige ainda mais esforço e determinação dos estudantes que almejam um futuro melhor através do ensino superior. Existe uma frase que resume bem, “VOCÊ ESTÁ FAZENDO O TEU POSSÍVEL OU O TEU MELHOR para conseguir o que quer???" Procuremos fazer o melhor com as condições que temos. Vejamos: não temos muitas vagas nas universidades, não temos investimentos suficientes e eficientes na educação entre outros. E o que temos? Ou o que devemos ter para driblar essa situação? Força de vontade, garra, determinação e muito estudo! 

Nós, do CENTRO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL E PREPARATÓRIO DE PERNAMBUCO (CFEPP Cursos), acreditamos que a preparação educacional ainda é e sempre será a melhor opção. Convictos do nosso papel importante na sociedade enquanto escola de formação, estamos com matrículas abertas para o curso PREPARATÓRIO ENEM-2019 Uma oportunidade única para te colocar a frente, aulas diárias, simulados constantes e uma metodologia adequada para facilitar o aprendizado e com isso garantir sua tão sonhada aprovação! 

Aproveite nossa promoção e Garanta sua Vaga!
Início  das aulas 08-04-2019

Maiores informações
Telefone: (87) 99954-12-87
Av. dos Três Poderes - próximo aos Correios

Blog de Assis Ramalho
informações: CFEPP Cursos de Petrolândia

Jatobá: Representantes da prefeitura reúne-se com Químico da Compesa para saber motivos da coloração na água que abastece o município


As fortes chuvas que caíram na madrugada de domingo para segunda no município de jatobá no Sertão de Pernambuco deixaram além de muitos pontos alagados, também a água que abastece a população com uma coloração forte.

A Prefeitura de Jatobá por sua vez esteve na manhã desta terça-feira (26), representada pelo Chefe de Gabinete Jackson Barbosa, Assessor de Gabinete Whitney Pereira, onde na oportunidade também estava o Vereador Mardônio Varjão (DEM), com o Químico da Compesa de Serra Talhada o Sr. Luciano André de Freitas, que prontamente nos atendeu e nos explicou qual o problema que originou essa coloração na água e quais medidas adotadas pela empresa.

Segundo o Químico o problema foi originado devido as fortes chuvas que ocorreram do domingo para segunda, o que levou uma grande quantidade de lama a qual desaguou onde é capitada a água que abastece o município. As medidas adotadas pela empresa foram à suspensão de abastecimento por carro pipas, a coleta de água para analise a cada 02 horas e limpeza dos filtros.

De acordo com o Químico da Compesa a limpeza já melhorou consideravelmente e que no prazo máximo de 48 horas estará totalmente sanado o problema.

Por Portal Jatobá
ASCOM PMJ

Petrolândia: Agroshop Farmácia e Petshop cuida bem da saúde de quem lhe dá alegria


A Agroshop Farmácia e Petshop, empresa do Médico Veterinário Dr. Tony Ferraz (CRMV PE 2611) cuida bem da saúde de quem lhe dá alegria, seu animal de estimação. A Agroshop oferece produtos de alta qualidade e serviços especializados para cuidados com a saúde, higiene e beleza do seu pet. Entre eles, estão cirurgias, limpeza de tártaro, banhos e tosa, serviços realizados por Dr. Tony Ferraz e sua equipe. 

Na Agroshop o produtor rural tem acesso a rações de primeira linha para animais de todos os portes, além de exames de saúde e atestado de sanidade animal.


A Agroshop está localizada na Av. Arthur Vieira de Lima, nº 306. Agendamento de consultas, exames e mais informações: 87 99939-9403 (WhatsApp), 99626-8017 e 3851-1628.




Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Agroshop Farmácia e Petshop

Estrada que dá acesso à Nova Jerusalém recebe obras de manutenção


O trecho da PE-145, que dá acesso à cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus (PE), onde a partir do dia 13 de abril será encenado mais um espetáculo da Paixão de Cristo, começou a receber obras de manutenção corretiva.

As obras, que devem ficar prontas até o dia 10 de abril, vão melhorar as condições de trafegabilidade da via, garantindo mais conforto e segurança para o público que estará se deslocando para Nova Jerusalém. A expectativa dos organizadores é de que, este ano, cerca de 60 mil pessoas assistam ao espetáculo.

Tacaratu/Petrolândia: 12 primeiras casas do Minha Casa Minha Vida Rural serão inauguradas na Agrovila 4 da Reta, neste sábado (30)


O Presidente da Associação Quilombola Borda do Lago, Gilberto vereador de Custódia e Bartolomeu Ramos, Diretor do Sintraf de Iati, convidam todos de Petrolândia e Tacaratu para prestigiar a inauguração das 12 primeiras casas da comunidade quilombola da Agrovila 4 da Reta, entre os municípios de Petrolândia e Tacaratu, construídas através do Programa Nacional de Habitação Rural-PNHR (Minha Casa Minha Vida Rural).

O evento acontecerá neste sábado, 30 de março, às 16h00.

Sua presença é indispensável para abrilhantar ainda mais este evento!

Blog de Assis Ramalho
Com informações de João Paulo

INSS altera regras para prova de vida e renovação de senhas


Resolução do Ministério da Economia publicada hoje (26) no Diário Oficial da União altera as regras para prova de vida e renovação de senha de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir desta terça-feira, os procedimentos podem ser executados por meio de atendimento eletrônico (com uso de biometria ou identificação por funcionário da instituição financeira pagadora) ou por meio de representante legal ou procurador cadastrado no INSS ou na instituição financeira.

Beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos poderão solicitar a realização de prova de vida no INSS, sem prejuízo da possibilidade de comparecer à instituição financeira pagadora.

Para beneficiários com dificuldade de locomoção e idosos acima de 80 anos, poderá ser realizada pesquisa externa, com comparecimento a residência ou local informado no requerimento, para permitir a identificação do titular do benefício e a realização da comprovação de vida.

Petrolândia: Marcinho Ferreira é atração da Quarta do Clone no Maria Fumaça, amanhã (27)


Localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, o Bar e Restaurante Maria Fumaça faz a sua semana cada vez melhor, com apresentações musicais na Quadra do Clone e promoções de caldinho e cerveja. 

Nesta quarta (27), a atração da noite é Marcinho Ferreira, a partir das 20h00. 

Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram em @mariafumaca_oficial

Divulgação/Maria Fumaça

Em novo repatriamento, CPRH recebe 165 aves e 21 iguanas de São Paulo

Alguns dos animais foram apreendidos em ações contra o tráfico, inclusive com interceptações em tentativas de venda pela internet

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), acolheu mais 186 animais – todos repatriados do Sudeste e que serão preparados para o processo de soltura, devendo retornar em breve à vida livre na natureza. São 165 aves de espécies típicas da caatinga e da Mata Atlântica do Nordeste e 21 iguanas (Iguana iguana) – é a primeira vez que o Cetas recebe répteis repatriados da capital paulista.

Os animais foram encaminhados por avião, em caixas apropriadas, pelo Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS-PET), órgão do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, onde estavam sendo acompanhados. Chegaram na madrugada da sexta-feira (22). De acordo com o CRAS-PET, alguns são de entrega voluntária e outros foram apreendidos em feiras livres no combate ao tráfico e há ainda casos de interceptações em tentativas de venda pelo Facebook. Todas as ações foram realizadas pelas polícias Militar e Civil de São Paulo. Também teve, no caso das iguanas, uma que foi encontrada no jardim de uma igreja.

Após polêmica, MEC volta atrás na decisão de não avaliar alfabetização


Após polêmica, o Ministério da Educação (MEC) revogou a portaria que deixava de avaliar as crianças de 7 anos, em fase de alfabetização. O documento que tornou a medida sem efeito foi assinado pelo próprio ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Ele não foi consultado sobre a mudança, noticiada com exclusividade nesta segunda-feira, 25, pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Por causa disso, Vélez demitiu o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Marcos Vinicius Rodrigues. Os dois discutiram rispidamente nesta segunda-feira em reunião que tratou da desistência em avaliar o nível de alfabetização das crianças. A demissão ainda não foi confirmada oficialmente e estaria aguardando decisão do presidente Jair Bolsonaro. Rodrigues é ex-professor da Fundação Getulio Vargas e foi indicado pelo grupo de militares de reserva que auxilia o governo desde a transição.

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira (26)



Mudam de idade hoje (26 de março de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Ionara Cecile, Patrícia Jaques Marques, Gabriel Araújo Lisbôa, Telkia Nadiane, Mickael Marques, Milena Lima, Kilvanne Mychelle, Eva Jeane Lúcio, Alex Menezes, Edna Marques, Eduardo Barbosa, Maria Jocelina, Luana Lisbôa, Maria Christianny Santos e Madú Albuquerque .

O Blog de Assis Ramalho presta essa homenagem aos aniversariantes do dia. Felicidades para vocês, neste data tão especial!

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que fazem parte dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Operação Fênix 2 cumpre cinco mandados de prisão e 33 de busca e apreensão em Petrolina

Coletiva de imprensa para divulgar o resultado da operação em Petrolina — Foto: Divulgação/ Polícia Civil

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã desta terça-feira (26), a operação "Fênix 2” em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão domiciliar. O objetivo é desarticular uma organização criminosa voltada a prática dos crimes de homicídio, tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Cerca de 150 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães trabalharam nesta operação. A investigação começou em setembro de 2018 e foi realizada pela 25ª Delegacia de Polícia de Homicídios, vinculada à 26ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Petrolina (26ª DESEC), sob a presidência dos Delegados Magno Neves e Gabriel Sapucaia.

Por G1 Petrolina

Polícia Civil mira operação contra corrupção na Prefeitura de Camaragibe


A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Harpalo. O objetivo é cumprir mandados contra uma organização criminosa suspeita de diversos crimes, entre eles fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Pelo menos oito equipes estão na rua, são 90 policiais civis envolvidos na operação que é comandada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco).

A operação está sendo comandada pela delegada Jéssica Ramos tem como alvo principal o prefeito da cidade de Camaragibe, Demóstenes Meira.

Petrolândia: Psicóloga Dra Andreza Carvalho atende na Petroclínica nas tardes de terça e quarta-feira; Agende sua consulta


A Petroclínica, localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacado Sanfrancisco, informa que Dra Andreza Carvalho (Psicóloga), atende nas tardes de terça e quarta-feira.

Agendamento de consultas e mais informações: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo nome dos profissionais
*Dr Rommel Alencar- fisioterapia em geral
*Dra Nubia Lopes - ginecologia e ultrassonografia
*Joane Barboza - preventivo com câmera, depilação a Luz intensa pulsada e drenagem linfática
*Dr Alexandre Salomao - Endoscopia Digestiva alta/ gastroenterologia
*Dr Igaro cordeiro - cirurgião dentista (canal em sessão única )
*Dra Cicero Elisane- fisioterapia em geral e a domicílio
*Dra Socorro Carvalho- ginecologia e ultrassonografia em geral
*Dr Italo Porto -psicologia
*Dra Lariça Bulhoes - pediatria e dermatologia clinica
* Dr Marcos Bispo -Endoscopia digestiva/ gastroenterologia
*Dr Emílio Araújo- psiquiatria
*Dr Magnun Aurélio - clínico geral
*Dra Andreza carvalho -psicologia
*Dra Gizele Rodrigues- nutricionista
*Vicente Monteiro- otorrinolaringologia
*Dra Bruna Lopes - cirurgiã dentista
*A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Jatobá: Aniversariante do dia, Itomar Varjão recebe felicitações de familiares e amigos


Nesta terça-feira, 26 de março de 2019, familiares e amigos de Itomar Varjão felicitam o ex-prefeito de Jatobá pela passagem do seu aniversário.

Todos desejam muita paz, alegria e prosperidade e antes de tudo, que tenha muita saúde para comemorar muitos e muitos aniversários...

Feliz aniversário! São também os votos do Blog de Assis Ramalho!

Fernando Filho destina R$ 7,7 milhões para investimentos e manutenção de hospitais e postos de saúde em Pernambuco


O deputado federal Fernando Coelho Filho (DEM-PE) destinou R$ 7,7 milhões em emendas para investimentos em saúde e manutenção de hospitais e postos de sete cidades de Pernambuco em 2019. O valor é metade dos R$ 15,4 milhões repassados para o estado neste ano. 

Somente o Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, receberá R$ 500 mil. A cidade do sertão pernambucano ainda será contemplada com R$ 550 mil para obras de pavimentação e R$ 500 mil para infraestrutura turística.

Outros quatro municípios pernambucanos serão beneficiados com R$ 2,85 milhões para obras de pavimentação.

Na área da educação, Fernando Filho repassou emendas para a compra de equipamentos e móveis escolares em Petrolina e Orobó, que somam R$ 300 mil e R$ 200 mil, respectivamente. Petrolina também receberá R$ 500 mil para a construção de quadras esportivas, enquanto Orobó terá o mesmo montante de recursos para obras de infraestrutura hídrica.

Ainda na área de abastecimento de água, a Codevasf e o DNOCS foram contemplados com R$ 2,5 milhões para a compra de máquinas e equipamentos para obras de infraestrutura hídrica em todo o estado.

Por: Blog da Folha

Petrolândia: Secretaria de Desenvolvimento Social divulga resultado final de seleção


Edital de resultado de recursos e final do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária por excepcional interesse público de profissionais da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e Juventude.

Confira o edital aqui.

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Previdência: governo tenta consertar estrago, mas cenário é adverso


O governo acionou seus bombeiros para serenar os ânimos no Congresso e tentar consertar o estrago político provocado na discussão da reforma da Previdência. O problema é que a insatisfação continua sendo muito grande entre os parlamentares, que se queixam do péssimo tratamento recebido da parte do Planalto. Além disso, alguns políticos próximos do presidente Jair Bolsonaro ainda seguem dando declarações polêmicas que impedem que o ambiente pesado distensione.

Um dos responsáveis pela missão de salvamento da reforma, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, almoçou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para procurar um entendimento. Um dos mais irritados com o Planalto, Maia avisou que segue sendo um defensor da reforma e continuará dando seu apoio à proposta. Mas voltou a cobrar que Bolsonaro e seus líderes assumam a tarefa de conseguir os votos necessários para a sua aprovação.

É nesse ponto que o governo continua metendo os pés pelas mãos. O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), disse que seu partido – o mesmo de Bolsonaro – não tem convicção sobre a aprovação da reforma. Já Carlos Bolsonaro, filho do presidente, criou nova polêmica ao defender a presença ativa do pai nas redes sociais e dizendo que quem quer vê-lo longe disso “o querem fraco e se apoio popular, pois assim conseguiriam chantageá-lo”.

Nesse clima, existe grande chance de o circo pegar fogo novamente hoje na sessão da Comissão de Constituição e Justiça, quando o ministro da Economia, Paulo Guedes, irá falar sobre a proposta da reforma. Guedes, outro dos bombeiros da reforma, sabe que terá de enfrentar a oposição dos partidos adversários nessa discussão. O problema é que precisará também passar pela pancadaria de deputados que, se a articulação política do governo fosse consistente, estariam lhe aplaudindo.

(Estadão – BR 18 - Por Marcelo de Moraes)

Tacaratu Social Clube apresenta a Rainha da Seresta Lila e Kêco Cavalcanti no Sábado de Aleluia (20/04)

A Rainha da Seresta Lila estará em Tacaratu, na noite de 20 de abril, Sábado de Aleluia, em show no Tacaratu Social Clube. A outra atração da noite é Kêco Cavalcanti. A festa começa às 22h.
Ingressos e mesas já estão à venda. Ingresso individual: R$ 20,00 e mesa (2 lugares) R$ 50,00.

Divulgação/Tacaratu Social Clube

Petrolândia sedia reunião do Conselho Estadual de Turismo nesta quarta-feira (27)


Após articulação entre a Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer, o município sediará nesta quarta-feira (27) a reunião do Conselho Estadual de Turismo, com participação de gestores e representantes do segmento, que atuam no COMTUR. Associado ao encontro, será realizado o FAMTOUR, na quinta-feira (28), com empresários ligados ao trade turístico regional.

A realização da reunião acontece a partir de parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Petrolândia, responsáveis por garantir a infraestrutura para este importante evento acontecer em nosso município, às margens do Velho Chico.

Boato sobre possível rompimento da barragem de Serrinha assusta moradores em Floresta, PE


O boato sobre um possível rompimento da barragem de Serrinha tem assustado moradores do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, através de grupos de WhatsApp. O reservatório tem potencial para acumular um grande volume de água, mas atualmente encontra-se com apenas 12,6% de sua capacidade total. O que felizmente não representa risco para a população.

Pessoas mal intencionadas tem compartilhado áudios citando informações falsas sobre o real estado da barragem. O fato tem assustado a população menos esclarecida sobre o assunto. Principalmente após um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo de Pernambuco (GTA) começar a sobrevoar a cidade. Segundo informações apuradas pelo Blog do Elvis, a aeronave estaria fazendo ações preventivas de policiamento e também combatendo a criminalidade na região.

Serra Talhada: Professores e servidores da educação deflagram estado de greve e pressionam o prefeito Luciano Duque


O governo Luciano Duque enfrenta, a partir desta semana, uma forte pressão da categoria de professores e servidores da educação em Serra Talhada, em favor de uma reajuste salarial de 6% para toda a classe. Caso não haja acordo, uma greve deve ser deflagrada nas próximas semanas.

A decisão pelo estado de greve foi aprovada na última sexta-feira (22), quando ficou decidido que nesta quinta (28) toda a categoria irá parar suas atividades como medida de advertência.

Até o momento, o prefeito Luciano Duque não ofereceu uma proposta condizente com o anseio classista. O movimento de pressão no governo é liderado pelo vereador da própria base de Duque, Sinézio Rodrigues. As declarações do parlamentar foram ao ar durante o programa Farol de Notícias, na rádio Vila Bela FM.

Bolsonaro determinou que Defesa faça as 'comemorações devidas' do golpe de 64


O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou nesta segunda-feira (25) que o presidente Jair Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa que faça as "comemorações devidas" pelos 55 anos do golpe que deu início a uma ditadura militar no país.

O golpe militar que depôs o então presidente João Goulart ocorreu em 31 de março de 1964. Após o ato, iniciou-se uma ditadura que durou 21 anos. No período, não houve eleição direta para presidente. O Congresso Nacional chegou a ser fechado, mandatos foram cassados e houve censura à imprensa.

Na semana passada, Rêgo Barros havia dito que não haveria nenhum tipo de comemoração relacionada à data. Nesta segunda, porém, o porta-voz mudou o discurso.

"O nosso presidente já determinou ao Ministério da Defesa que faça as comemorações devidas com relação a 31 de março de 1964, incluindo uma ordem do dia, patrocinada pelo Ministério da Defesa, que já foi aprovada pelo nosso presidente", afirmou Rêgo Barros durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

Questionado por jornalistas sobre o que seriam as "comemorações devidas", Rêgo Barros respondeu: "Aquilo que os comandantes acharem dentro das suas respectivas guarnições e dentro do contexto em que devam ser feitas". Ele afirmou que não há previsão de nenhum tipo de ato no Palácio do Planalto no próximo dia 31.

Desde o período em que foi deputado federal, Bolsonaro sempre defendeu que o Brasil não viveu uma ditadura entre 1964 e 1985, mas, sim, um "regime com autoridade". De acordo com o porta-voz da Presidência, o agora presidente da República não considera que houve um golpe militar em 1964.

"O presidente não considera 31 de março de 1964 um golpe militar. Ele considera que a sociedade, reunida e percebendo o perigo que o país estava vivenciando naquele momento, juntou-se, civis e militares, e nós conseguimos recuperar e recolocar o nosso país em um rumo que, salvo o melhor juízo, se isso não tivesse ocorrido, hoje nós estaríamos tendo algum tipo de governo aqui que não seria bom para ninguém", disse.

Ao votar a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, Bolsonaro homenageou em plenário o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça de São Paulo como torturador durante o regime militar. Para Bolsonaro, Ustra é um "herói brasileiro".

Segundo a Comissão da Verdade, 434 pessoas foram mortas pelo regime ou desapareceram durante o período – somente 33 corpos foram localizados.

Diante disso, a comissão entregou em 2014 à então presidente Dilma Rousseff um documento no qual responsabilizou 377 pessoas pelas mortes e pelos desaparecimentos durante a ditadura.

Reforma da Previdência

Na mesma entrevista, Rêgo Barros afirmou que Bolsonaro está “disposto” e “aberto” a realizar a interlocução com deputados e senadores para aprovar a reforma da Previdência no Congresso Nacional.

“O presidente fará todos os esforços necessários para que a proposta da Previdência avance, sob a batuta agora do Congresso Nacional, mas entendendo que ele é parte dessa solução”, disse.

Nos últimos dias, Bolsonaro e Maia travaram um duelo de declarações sobre a responsabilidade pela articulação e aprovação da reforma. O porta-voz disse que o presidente pretende buscar a paz na relação com os parlamentares.

“Embora não tenha sido boina azul, ele [Bolsonaro] tem como lema ‘tudo pela paz’. Então, ele procurará, como sempre procurou, a paz a fim de, por meio da interlocução convencer e até aceitar ser convencido.

Embaixada em Israel

O porta-voz foi perguntando se Bolsonaro cogita anunciar durante viagem a Israel, a partir de sábado (30), a transferência da embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, uma das promessas que fez após ter sido eleito.

Rêgo Barros afirmou que Bolsonaro defende mais tempo para avaliar a questão. “Nosso presidente vem advogando que merece um estudo um pouco mais aprofundado, que ele o fará ao longo do tempo e no tempo necessário”, disse.

Exames em São Paulo

Rêgo Barros informou que Bolsonaro irá na próxima quarta-feira (27) ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para fazer a “última revisão física” após a cirurgia para retirara de uma bolsa de colostomia e para ligar o intestino delgado a parte do intestino grosso.

A cirurgia foi realizada em janeiro e Bolsonaro ficou 17 dias internado. O procedimento foi a terceira cirurgia do presidente após sofrer uma facada, em setembro, durante a campanha eleitoral.

Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília