quinta-feira, 26 de maio de 2016

Casal e quatro filhos morrem em batida com ônibus na BR-367 na Bahia

Acidente deixou quatro pessoas da mesma família mortas, segundo polícia (Foto: Renata Borges/ TV Santa Cruz)
Casal e quatro filhos morreram em acidente no sul
da Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

Um casal e quatro filhos morreram em acidente na BR-367, no trecho de Porto Seguro, região sul da Bahia, na noite de quarta-feira (25). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro em que eles estavam colidiu com um ônibus, que transportava alunos de uma faculdade de Eunápolis, a cerca de 60 km de Porto Seguro. O motorista do ônibus fraturou a perna e foi socorrido para o Hospital Luís Eduardo Magalhães.

Segundo a polícia, José Souza Veloso, de 45 anos, motorista do carro, a mulher dele, Eliane Alves de Souza, de 30, e os filhos de 5, 6, 8 e 10 anos não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

O condutor do ônibus foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o hospital. Os demais ocupantes do coletivo não tiveram ferimentos, conforme a polícia.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para fazer perícia. Segundo a polícia, o motorista do carro perdeu o controle da direção e bateu de frente com o ônibus. Chovia no momento do acidente.

Prefeitura de Glória (BA) divulga atrações da festa de Santo Antônio; confira


A partir do próximo dia 1º, com o início da trezena de Santo Antônio, concomitantemente a comemoração profana, a prefeitura de Glória, através da secretaria de governo, abre alas para esta que é uma das festas mais popular do nordeste.

Os festejos glorienses, com o passar dos anos, se tormaram a primeira estação de uma época única. Que combina tradição, comida a base de milho e clima frio. Por isso, e, principalmente, pela valorização da festa promovida pela gestão da prefeita Ena Vilma (PP), o empenho do povo em resguardar sua cultura, a cidade de Glória é o destino de turistas que gostam de forró em toda região.

Embaixo confira dias e atrações que animaram o público nos dois fins de semana, começando sempre às sextas-feiras. Vão do Sertanejo, passando pelo forró, pop e finalizando com uma banda de música religiosa.

Corinthians vence Ponte, afasta início de crise e encerra jejum de um mês

Marquinhos Gabriel e Guilherme comemoram gol: Timão teve grande atuação em Itaquera (Foto: Mauro Horita)

O Corinthians venceu a Ponte Preta por 3 a 0 na única partida das 11h da manhã desta quinta-feira de feriado, pela terceira rodada do Brasileirão, no estádio Itaquerão, e conseguiu interromper um jejum de cinco jogos sem vencer. Além de tirar do ombro essa marca negativa, o Timão chegou à primeira vitória no torneio nacional, depois de uma estreia de empate sem gols com o Grêmio e derrota na semana passada por 3 a 2 de virada para o Vitória. Os gols do jogo foram marcados pelo zagueiro da Ponte Kadu (contra), por Bruno Henrique com um belo gol em que pegou a bola na veia, e por Guilherme, que recebeu de fora da área, dominou e bateu no ângulo, mais outro golaço. Pelo lado da defesa, o agora goleiro titular Walter, que ganhou posição do criticado Cássio após as eliminações, quase não teve que trabalhar, já que apenas duas bolas chegaram a assustar a defesa corinthiana.
A complementação da 3ª rodada do Brasileirão acontece nesta quinta-feira (26) com mais duas partidas. As 16;h00 o Internacional enfrenta o Sport, enquanto o Atlético-MG enfrenta o Grêmio as 21;00.

Em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.


Blog de Assis Ramalho
Por Globoesporte.com

Ter 'presidenta' fez diferença para as mulheres?

Fátima Pelaes, do PMDB Mulher, evangélica em "defesa da vida e da família tradicional", foi indicada para a Secretaria da Mulher no governo interino de Temer.

Em 2010, quando Dilma Rousseff assumiu a Presidência como a primeira representante feminina no posto mais importante do país, a expectativa das mulheres era grande.

Esperava-se que a ex-ministra da Casa Civil pudesse ser a voz que elas não tinham em Brasília - já que, no Congresso, a participação feminina beirava os 10%.

Cinco anos e meio depois, Dilma se despediu do Planalto ao menos temporariamente e deixou um legado que, para ativistas e cientistas políticas, "foi bom, mas poderia ter sido melhor".

Especialistas ouvidas pela BBC Brasil citaram principalmente avanços na questão do combate à violência doméstica, da representatividade na política e da independência financeira da mulher.

As maiores críticas ficaram por conta de dois temas polêmicos: os direitos reprodutivos e a questão da diversidade sexual.

Petrolândia: Grupo católico prepara tapetes artesanais que celebram Corpus Christi nas ruas da cidade

Na manhã desta quinta (26) grupos da igreja católica de Petrolândia se uniram para desenhar os famosos tapetes coloridos que foram feitos na rua Rua da Matriz, no centro da cidade (Fotos: Assis Ramalho).

Para muitas pessoas o dia de Corpus Christi significa feriadão prolongado e a chance de fazer as malas e viajar. No entanto, para outras o Corpus Christi é trabalho voluntário pesado, feito com devoção religiosa.

Um exemplo desta dedicação vem de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Na manhã desta quinta-feira, 26/05/2016, grupos da igreja católica se uniram para desenhar os famosos tapetes coloridos que foram feitos na rua Rua da Matriz, no centro da cidade.

Serragem colorida, areia, flores, folhas e pequenos acessórios formam desenhos artísticos com figuras e dizeres relacionados à festa.

O Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores.
Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, em Minas Gerais, e se espalhou por centenas de cidades do Brasil, inclusive Petrolândia, no Sertão de Itaparica.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Petrolândia: Aniversariante do dia, o comerciante Braz recebe parabéns da família amigos e clientes


Nesta quinta-feira, 26 de maio/2016, é o aniversário de Braz, proprietário do Verdurão Nunes. Sua família, amigos e clientes felicitam o aniversariante por mais um ano de vida, desejando-lhe que as bençãos divinas estejam sempre presentes em seu viver e que sua vida seja um longo caminho trilhado com sabedoria e sucesso.

Feliz aniversário!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Delmiro Gouveia: 14 suspeitos de homicídio são detidos e dois menores apreendidos


Um dos crimes mais violentos e que apavoram a população é o homicídio. Desde o ano passado, as forças de segurança trabalham em conjunto para evitar esse tipo de crime e na busca pela prisão de seus autores. Na madrugada desta quinta-feira (26), uma operação integrada desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública prendeu 14 suspeitos de homicídios e apreendeu dois menores, todos na Vila dos Ciganos, na cidade de Delmiro Gouveia, região do sertão alagoano.

Em posse dos suspeitos foram encontrados quatro revólveres, provavelmente utilizados para cometer os homicídios, além de munições e celulares. Essa não é a primeira incursão na Vila dos Ciganos, cujos moradores possuem um histórico de envolvimento com alguns crimes, a exemplo de venda de armas e homicídios.

Todos os presos foram encaminhados à delegacia de Delmiro Gouveia para a confecção dos procedimentos cabíveis com a devida identificação dos crimes praticados por eles.

PT quer reverter votos pelo impeachment de Dilma sugerindo nova eleição


O PT está contando votos para reverter o processo de impeachment no Senado. A estratégia é retomar o discurso de novas eleições e convencer a presidente afastada Dilma Rousseff a se comprometer com a proposta, caso ela volte ao poder. Assim, petistas dizem acreditar que será mais fácil fazer com que alguns senadores que votaram pela abertura do processo mudem de voto na fase final.

Para que a presidente seja definitivamente afastada são necessários 54 votos. Na sessão de admissibilidade, 55 senadores votaram pela abertura do processo. O PT calcula entre dez e 13 senadores considerados "potenciais" para mudar de voto, porém espera reverter de fato quatro posicionamentos.

Os nomes favoritos dos petistas para reverter a votação são os senadores do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PPS-DF), Antônio Reguffe (sem partido) e Hélio José (PMDB-DF). O entendimento é que as medidas de Temer com cortes no serviço público, concursos e reforma da Previdência enfraquecem o eleitorado brasiliense de classe média.

Quitute de São João: Margarina Puro Sabor ensina como fazer Cocada Baiana

Informe publicitário

Se tem uma coisa que deixa todo mundo com água na boca é uma boa cocada baiana. São João está chegando e nesta época ela é uma opção perfeita para servir depois do almoço ou em um lanche com a sua vizinha. E porque não montar uma barraca com docinhos para vender essa delícia em alguma quermesse?

Todas as dicas e os demais conteúdos exclusivos da marca podem ser encontrados na página do Facebook da marca (https://www.facebook.com/MargarinaPuroSabor) e no blog oficial de Puro Sabor (http://blog.purosabor.com.br/).

Confira abaixo como preparar a receita:

Cocada Baiana

Estudante de 18 anos é assassinado a tiros em Trindade, no Sertão de PE


Um estudante de 18 anos morreu, nesta quarta-feira (25), após ser atingido por tiros, emTrindade, no Sertão de Pernambuco. O crime ocorreu na Rua Juliano Cristiano, no bairro Vila São Pedro, na casa da vítima. O jovem chegou a ser socorrido mais não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o depoimento da mãe do estudante a polícia, dois homens chegaram em uma moto, invadiram a residência e efetuaram vários disparos contra a vítima. A mulher não soube informar as características do veículo, assim como não conseguiu reconhecer os suspeitos. O jovem foi levado para o hospital local, mas morreu ao dar entrada na unidade hospitalar.

Do sertão ao mar pelas águas do Rio São Francisco


Imagine uma cidadezinha do século XVIII que mais parece um presépio iluminado, com capelas no alto dos morros, estação de trem, casas coloridas e um centro histórico com ruas de pedra onde, ao cair da noite, o povo se junta para dançar xaxado, à beira do Velho Chico. O cenário, que mais parece saído de um livro de Ariano Suassuna, pertence à singela cidade de Piranhas, em Alagoas, onde tem início a rota batizada de “Caminhos de São Francisco”, jornada de quatro a cinco dias embalada por histórias de vaqueiros, cangaceiros e rendeiras, com paradas em Sergipe, na outra margem do rio.

O percurso de 230km é só uma amostra dos cenários que envolvem o rio mais emblemático do país. Depois que nasce nas entranhas da Serra da Canastra, em Minas Gerais, o Velho Chico arrebata afluentes por quase três mil quilômetros até desaguar no Atlântico. E é em pleno semiárido que ele revela seus mais sedutores encantos, atraindo os viajantes para terras afastadas do exuberante litoral nordestino.

Sisu oferecerá 56,4 mil vagas para o segundo semestre; inscrições começam dia 30


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (30) até o dia 2 de junho na internet, no site do Sisu. As vagas já estão disponíveis para consulta.

O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação.

Vagas remanescentes

MPPE recomenda a mais dois hospitais em Petrolina que regularizem situação perante o Corpo de Bombeiros


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Centro Médico de Petrolina e ao Hospital Neocárdio, localizados no município de Petrolina, que regularizem, no prazo de 180 dias, todas as pendências necessárias à obtenção do atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE), devendo apresentar cópia do atestado de regularidade na Promotoria de Justiça de Petrolina.

No prazo de 90 dias, as unidades de Saúde devem remeter ao MPPE cópia dos protocolos do Projeto de Incêndio e Pânico apresentado ao CBM-PE.

Jornais com sede em PE terão que divulgar fotos de crianças desaparecidas

"Nas redes sociais, parlamentar comemorou aprovação do Projeto de Lei"

No Dia Mundial da Criança Desaparecida (25 de maio), a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 694/2016, de autoria do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), que obriga os jornais sediados em Pernambuco a divulgarem semanalmente fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. O PL segue para sanção do governador Paulo Câmara.

De acordo com Lucas, a proposta reforça a função social dos jornais. “Os veículos impressos desempenham um papel importante na nossa sociedade e a divulgação dos desaparecidos vai ajudar na resolução destes casos”, afirma o parlamentar. Em Pernambuco, 922 crianças desapareceram entre os meses de janeiro e abril. Em 2015, o número chegou a 2.841. “Quando a imprensa traz o assunto ao público e a sociedade ajuda com informações, fica mais fácil para a polícia encontrar estes jovens”, justifica.

Augusto César alerta para má qualidade da água distribuída por carros-pipa no Sertão


O deputado Augusto César (PTB) levou à Assembleia Legislativa, nesta quarta (25), denúncias relacionadas ao abastecimento por carros-pipa no Sertão pernambucano. O parlamentar mencionou casos de descumprimento de contratos e de má qualidade da água fornecida. Segundo o deputado, muitas vezes a água oferecida apresenta resíduos e bactérias, gerando riscos para a saúde. De acordo com ele, os casos de diarreia na região têm aumentado.

Como exemplo, César informou que, em Granito, no Araripe, veículos contratados pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) estão parados. “Não são casos isolados. O problema está ocorrendo em vários municípios. Causa indignação que muitos se aproveitem de uma situação delicada, como a da seca, para tirar proveito e prejudicar a população”, pontuou.

Muricy está fora, e Flamengo espera anunciar Abel já nesta quinta-feira


Após passar por bateria de exames na última terça-feira, o técnico Muricy Ramalho optou por dar uma nova pausa na carreira e está fora do Flamengo. A decisão partiu de Muricy - foi publicada pelo Uol, com a confirmação do GloboEsporte.com em seguida - e será comunicada nesta quinta-feira. A intenção é já anunciar o novo treinador o mais rapidamente possível, e o nome preferido é o de Abel Braga,que ficou seduzido com a procura do Fla.

Abel tem uma questão a resolver com o Al Jazira-EAU, clube que o demitiu em dezembro e com o qual fez acordo de só assumir novo compromisso após pagamento da rescisão contratual. O treinador sofrerá uma queda salarial ao assumir o Flamengo, mas isso não é problema e ele aceita ganhar os mesmos R$ 400 mil que Muricy recebe mensalmente.

Anunciado no dia seguinte à reeleição de Eduardo Bandeira de Mello, em 8 de dezembro passado, Muricy Ramalho chegou ao Flamengo empolgado e cheio de ideias após estágio no Barcelona.

Conhecido por sempre ter armado equipes consistentes defensivamente, Muricy resolveu mudar o estilo e implementou um 4-3-3, esquema que não deu certo. O Rubro-Negro mostrou-se frágil defensivamente e não emplacou neste início de temporada.

Foram 26 jogos à frente do Flamengo, com 13 vitórias, seis empates e sete derrotas. No primeiro semestre, seu time acabou eliminado três vezes (Primeira Liga, Carioca e Copa do Brasil).

Por Fred Gomes e Raphael Zarko
G1 - Rio de Janeiro

Após áudio de Jucá, senadores do PT vão ao STF pedir suspensão do impeachment, diz Humberto

Na reunião dessa quarta (25), Humberto anunciou que vai ao Supremo para que processo contra Dilma seja suspenso (Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT)

A bancada do PT no Senado decidiu, nessa quarta-feira (25), recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Comissão Especial do Impeachment no Senado suspenda os trabalhos até que se obtenham os conteúdos das provas referentes ao processamento do pedido de afastamento da presidenta Dilma Rousseff.

O líder do Governo Dilma no Senado, Humberto Costa (PT-PE), explica que o pedido será feito com base na divulgação de áudios por parte da imprensa que "comprovam o vício de origem" do processo e a trama suja articulada para tirar Dilma da Presidência da República com o objetivo de paralisar a Operação Lava Jato.

A iniciativa da bancada foi tomada depois que o presidente do colegiado, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), rejeitou uma questão de ordem apresentada hoje para interromper a atividade da comissão.

TCE-PE expede “Alerta de Responsabilização” a prefeitos pernambucanos


O plenário do TCE expediu nessa quarta-feira (25) um “Alerta de Responsabilização” aos prefeitos de Pernambuco para que tomem providências no sentido do cumprimento do disposto na Portaria 274/2016, da Secretaria do Tesouro Nacional, bem como da Instrução de Procedimentos Contábeis nº 10, da mesma STN, que tratam da contabilização de consórcios públicos.

O “Alerta” foi sugerido pelo procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, e aprovado à unanimidade pelos conselheiros. Segundo ele, muitos prefeitos imaginam que, pelo fato de os seus municípios estarem vinculados a algum consórcio, estariam desobrigados de cumprir certas exigências de ordem legal.