domingo, 14 de julho de 2019

Projeto Povos fará diagnóstico de 64 comunidades indígenas e quilombolas

Projeto será financiado pela Petrobras como medida imposta pelo Ibama no processo de licenciamento ambiental da atividade de produção de petróleo e gás no polo do pré-sal

O Projeto Povos, que se dedicará a fazer levantamento da situação de 64 comunidades tradicionais da Serra da Bocaina, foi lançado nesse sábado (13) na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no sul fluminense. Localizada na divisa dos estados Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra da Bocaina abriga populações indígenas, quilombolas e caiçaras.

A iniciativa será desenvolvida pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Saúde.

Prefeitura de Petrolândia: NOTA DE ESCLARECIMENTO


A respeito do vídeo desrespeitoso que circula nas redes sociais acusando o Governo Municipal de suposto crime ambiental, a Prefeitura de Petrolândia esclarece: 

O investimento para as melhorias necessárias do sistema é estimado em mais de R$ 21 milhões e, no dia 16/07/2012, foi firmado contrato entre a Codevasf e a empresa MRM Construtora Ltda para execução da obra. Entretanto, por problemas burocráticos o contrato foi reincidido.
A realização da obra está a cargo da CODEVASF tendo sido inclusive anunciada pelo então Presidente Avelino Neiva em ato em Petrolina-PE no dia 05/08/2018 em autorização para o processo licitatório.

Em 29/01/2019 foi aberto novo processo licitatório RDC Eletrônico nº 40/2018 pela Codevasf tendo como vencedora a empresa Soma Engenharia Civil no valor de quase 15 milhões de reais (R$ 14.997.241,25). 

A Prefeitura de Petrolândia informa ainda que esse recurso é oriundo da contrapartida social do Ministério da Integração Nacional e está vinculado à liberação de licença ambiental da transposição do Rio São Francisco, ou seja, é obrigação legal que já deveria ter sido cumprida, tendo ensejado Inquérito Civil e Recomendação do Ministério Público Federal que entre outros pontos, versa o Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos.
Esclarecemos que o matadouro público municipal está em reforma e o seu sistema de esgotamento sanitário é independente do sistema urbano, tendo lagoa de tratamento própria
Em relação aos posseiros, a prefeitura reitera que já tem conhecimento e que está sendo feito um trabalho para resolver permanentemente essa questão. 

A gestão municipal tem buscado por todos os meios legais disponíveis a agilização da obra, que apesar de não ser de responsabilidade do município, é de suma importância para os munícipes. A Prefeitura, inclusive atendendo solicitação de técnicos da Codevasf, fez a limpeza e negociou a retirada de posseiros que ocupavam ilegalmente o entorno das lagoas para que a obra seja realizada.
Entretanto, Petrolândia é um dos municípios ribeirinhos do Rio São Francisco com o sistema de esgotamento mais eficiente e queremos chegar a 0% de contaminação, contudo para que isso aconteça, é necessário o esforço conjunto dos entes federativos e da sociedade.
Por fim, de forma transparente está disponível na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos a Nota Técnica da Codevasf, informações do processo licitatório e demais documentos aqui citados referentes às providências necessárias para que tenhamos cada vez mais um sistema de esgotamento sanitário eficiente e ecologicamente corretos.

Se você tem alguma solicitação, denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, entre em contato, de forma legal, com a Ouvidoria de Petrolândia! Pela internet, no site da prefeitura, por telefone: (87) 3851-1156 ou ainda de forma presencial, na sala de ouvidoria da Prefeitura.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Edy Ferreira e Pagode Pra Recordar são atrações deste domingo no Maria Fumaça, que faz seu FDS cada vez melhor


Edy Ferreira (13h00) e Banda Pagode Pra Recordar (17h00) são as atração deste domingo (14/07/2019) no Bar e Restaurante Maria Fumaça, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia.

Excelente cardápio e boa música na Orla de Petrolândia, você desfruta no cada vez melhor Maria Fumaça, organização de Pedrinho e família.

Contato: 87 3851-0376
Acompanhe no Instagram @mariafumaca.oficial

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste domingo, 14 de julho; veja lista


Mudam de idade hoje (Domingo 14 de julho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Elizabete Santos,  Adeilma Graciliano,  Diogo Leite ,  Wilkis Lanya Fonseca Novaes Silva,  Weslany Mariana,  Quinha Fernandes ,  Suzana Carvalho ,  Cleide Lopes ,  Cristiane Oliveira,  Adeilma Graciliano,  Rodrigo Batista ,  Vertente do Lério,  Socorro Martins  e  Gledson Araujo.

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Coveiro é assassinado a tiros dentro do cemitério São Francisco


Henrique Antônio Sobrinho foi assassinado a tiros na manhã deste domingo (14/07/2019), dentro do Cemitério São Francisco, em Petrolândia. Henrique, que tinha 53 anos, era coveiro e teria sido morto quando chegava no local para trabalhar.

Uma equipe do Departamento de Polícia Civil foi enviada ao local para fazer perícia. O corpo de Henrique, que residia na Rua Santo Antônio, na Quadra 13 de Petrolândia, deverá ser encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

O local do crime foi isolado e até o fechamento desta reportagem, o corpo ainda se encontrava no interior do cemitério.

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia/Itaparica/Paulo Afonso: Foguinho, o vazio que você deixou


Amigos ainda estão chocados com a notícias da morte de Josemír Barbosa da Silva, conhecido popularmente como Foguinho. Ele era funcionário aposentado da Chesf, e por muitos anos morou em Itaparica (Jatobá), onde conquistou muitas amizades - inclusive a desse blogueiro. Também é ex-jogador de Futebol, tendo atuado em importantes times de Itaparica e de Paulo Afonso.

Em Petrolândia, foi sócio da AVEPE (Assosciação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia)

Leia também
>Petrolândia: Sócios da AVEPE lamentam a morte de Foguinho, eleito na entidade futebolística em 2015

Sempre alegre e descontraído, Foguinho construiu grande laço de amizade durante décadas entre a região de Itaparica, Paulo Afonso e Petrolândia. Neste primeiro domingo (14/07/2019) sem o eclético companheiro de longas jornadas, o Blog de Assis Ramalho mostra um pouco do que foi Foguinho aqui na terra entre seus amigos.

Veja abaixo vídeo e fotos

Petrolândia: Aniversariante deste domingo (14/07), Cleide recebe mensagem de parabéns do esposo Célio


Neste domingo, 14 de julho de 2019, Cleide [Quadra 14] comemora mais um ano de vida. Na oportunidade, o esposo Célio [Comerciário da Casa Lealdade] envia mensagem para a sua esposa, pelo dia especial.

Hoje é um dia muito especial pois é o seu aniversário e que Deus ilumine sempre você, esposa e mãe maravilhosa. São os votos de seu esposo Célio.