sexta-feira, janeiro 19, 2024

No meio do mundo: Petrolandense Bruno Ricarth Conrado fala sobre sua vida na música, desafios e superações

Bruno e a filha Carol

O Blog de Assis Ramalho recebeu notícias de um petrolandense que está "no meio do mundo", como diziam os mais velhos de quem está muito longe. Nascido em Petrolândia (PE), criado em Goiânia (GO), Bruno Conrado se apresenta como maestro musical e diz ter morado muito tempo na Agrovila 2. Hoje está viajando com uma banda musical. Confira abaixo a mensagem de Bruno. 

Sou nascido em Petrolândia - a Petrolândia antiga - e criado em Goiânia. Tive uma filha chamada Carol Miranda Conrado. Meu nome é Bruno Ricarth Souza Conrado. Vivo da música, com a banda do DJ Drácula Mc Ilusão. Trabalho com música de todos os estilos. Encontrei vários desafios da minha vida, porque a mãe da minha filha tinha falecido, quando a minha filha completou 5 meses de nascida, e passei a morar para trabalhar aí em Petrolândia, na Agrovila. Conheço os meus amigos que eu tinha no  Papai Noel, posto de gasolina. Várias pessoas (em Petrolândia) me apoiam na música. (Com) Marcos Pneus a gente conseguiu algumas coisinhas, de onde eu me formei e hoje sou um maestro musical formado. Conheci um pouco da família Conrado, à qual pertenço pelo lado do meu pai. Conheci os da família, onde eles me abraçaram, me apoiaram, e conheço o pessoal da Casa da Pizza, onde eles me apoiaram bastante. Agora estou com a banda em Goiânia, onde vou ficar por alguns meses, até a gente dar uma controlada, e depois voltar pra nossa querida cidade Petrolândia. Viajei por Bahia, Ceará, Brasília, Caldas Novas, e paramos em Goiânia, apenas para equilibrar. Se você puder me ajudar sou muito grato na divulgação. São anos de história nos trajetos. Hoje a menina (vocalista) tem 22 anos, é de Mossoró-RN, bonita e canta bem na banda conosco. Conheci uma grande pessoa, é Marina Conrado,  a dançarina, é boa pra caramba, trabalhadeira. Conheci várias pessoas gente boa e agora tô me levantando com nossa música. Minha grande superação (na vida) ainda estou vencendo, que é a minha depressão. Sofro com isso. Estamos aí para o que der e vier, na luta e na conquista.

Kwai: Bruno Ricarth689



Blog de Assis Ramalho
Com informações/fotos de Bruno Ricarth Conrado

Adquira seu abadá da Turma do Tacho e participe do bloco mais irreverente do carnaval de Petrolândia

  

Quem nunca bebeu do tacho com a turma, desconhece o sabor do carnaval de Petrolândia. A Turma do Tacho já está com abadás à venda para a grande folia carnavalesca de 2024. 

"Vamos sair no domingo e na terça de Carnaval, a partir do meio dia. No domingo, a concentração vai ser na AVEPE, com paredão e música ao vivo. Depois das 16 horas, vamos para a Orla, onde vai ter um palco com música ao vivo", anuncia o organizador Vicente. 

Adquira o seu abadá por R$ 30,00. A quantidade é limitada, por isso faça já o seu pedido. Contato: 87 99917-0304.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Conheça a história do bloco contada por Assis Ramalho. Esse radialista e blogueiro foi um dos fundadores da Turma do Tacho na Velha Petrolândia.

O bloco Turma do Tacho foi criado no carnaval de 1980, na Velha Petrolândia, para animar o carnaval de um grupo de amigos. Naquela ocasião, participaram da fundação da Turma do Tacho: Assis Ramalho, Edson Madera, Juracy (Galego), Zé Roberto (Magrão), Adalberto (Carioca), Arnaldo (Dé) e Vicente.

''Tudo começou quando, no dia 23 de fevereiro de 1980, domingo de carnaval, estávamos tomando uns gorós no Bar de Rosa, nos preparando para ir ao encontro do Bloco de Pantaleão, no centro da cidade. De repente, tivemos a ideia maluca de ''roubar'' um pote que existia no Bar de Rosa. Esse pote servia água aos clientes do bar, que também vendia cocada no seu estabelecimento comercial. Vale dizer que a nossa turma era freguesa assídua do Bar de Rosa, que era nossa amiga.

Usamos alguém para entreter Rosa no pé do balcão, enquanto praticávamos o ''furto'' do pote. A partir dali, com o pote cheio de ''goró'' (uma mistura de cerveja, Montilla, cachaça e Deus sabe mais o quê), saímos pelas ruas, acompanhando o bloco carnavalesco de Pantaleão e distribuindo a ''garapa'' para o povão. O sucesso do pote foi tanto, que não faltou quem patrocinasse a bebida quando o mesmo ficava vazio. O pote, que roubou a cena daquele domingo de carnaval não sobreviveu à folia, mas Rosa ganhou um pote novo. Tivemos que pagar o preço, no mínimo triplicado, por exigência da dona do bar.

A partir daquele ano, foi fundado oficialmente o Bloco Turma do Tacho, já com maiores proporções, inclusive com camisetas. Substituímos o pote pelo tacho, por ser mais fácil de carregar. Para a alegria de Adalberto, o carregador oficial do pote, que ainda hoje diz que o seu pescoço dói, após tantos anos conduzindo o precioso líquido''.

Blog de Assis Ramalho

Camilo Santana chora em evento de instalação do ITA no Ceará: 'É um dia histórico'

Legenda: Camilo Santana se emocionou no final do discurso Foto: Thiago Gadelha

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), se emocionou durante discurso ao falar sobre a instalação de uma sede do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. "É um dia histórico para o Ceará. É um dia histórico para a educação do Nordeste brasileiro", disse o ex-governador ao agradecer ao presidente Lula (PT) pela iniciativa.

Os dois participam, nesta sexta-feira (19), de solenidade de lançamento da pedra fundamental do campus do ITA que irá funcionar na Base Aérea de Fortaleza.

 

"O senhor não sabe... Essa ação que o senhor está fazendo para o Nordeste brasileiro e para o Ceará, o que o senhor está fazendo para o Nordeste brasileiro, para o Ceará. Porque nenhum país, nenhum estado vai crescer sem dar educação para o nosso povo. Viva a educação brasileira", encerrou o ministro.

A fala foi ovacionada pelos presentes na cerimônia, que aplaudiram de pé o pronunciamento de Camilo Santana. Ao final do discurso, ele foi cumprimentado pelo presidente Lula, pelo governador Elmano de Freitas e pelo ministro da Defesa, José Múcio.

Na sequência, Elmano de Freitas afirmou que ficou emocionado com a fala do ministro. "Nós nos emocionamos com a educação", falou o governador ao cumprimentar o ministro no início do seu discurso. 

Por Diário do Nordeste

Lula assina decreto que cria o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará

Lula chega a Fortaleza para lançar primeiro campus do ITA do Nordeste — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares

O presidente Luís Inácio Lula da Silva chegou a Fortaleza na tarde desta sexta-feira (19) para assinar o decreto que cria oficialmente o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O vestibular do ITA é um dos mais difíceis do país, e os alunos cearenses são destaque na escola de ensino superior, com cerca de 30% dos aprovados.

"Nós trouxemos o ITA para cá em gratidão ao Ceará. A decisão é uma dívida de gratidão pelo que vocês fizeram, e pelo que vocês dizem a nós brasileiros sobre o que pode ser feito na educação deste país, mesmo sendo um estado não muito rico", declarou o presidente.

Conforme Camilo Santana, o ITA em Fortaleza vai ofertar dois cursos: engenharia de energias e energia de sistema. "São cursos diferentes dos ofertados em São Paulo para não haver concorrência", explicou o ministro.

"É uma forma de reconhecer que, historicamente, 30% dos aprovados no vestibular do ITA ou são cearenses, ou fizeram curso aqui no Ceará", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Serão 50 vagas, 25 em cada curso, e o primeiro vestibular ocorre ainda neste ano. As aulas ocorrerão na Base Aérea de Fortaleza, que terá investimento de R$ 50 milhões em infraestrutura, para abrigar novas salas. A unidade terá o mesmo padrão do campus de São Paulo, conforme Camilo Santana.

No discurso, o presidente falou ainda que pretende viajar o país, com o ministro Camilo Santana, para reforçar a necessidade de escolas em tempo integral.

"Nós precisamos despertar essa escola do ensino integral onde o Ceará é o estado mais avançado do Brasil. Não é só importante por conta do aluno ficar o dia inteiro aprendendo. É importante também porque você está tirando a meninada da rua que fica a mercê do crime organizado, da droga, da bandidagem. É proteger a criança para que a mãe possa ter mais facilidade de trabalhar e voltar tranquila para casa", declarou o presidente.

Por g1 CE

PRODETER-BNB Participa da 3ª Roda de Conversa sobre IG - Indicação Geográfica da Carne Caprina e Ovina em Petrolândia – PE.


O Banco do Nordeste participou no dia 18/01/2024, às 19hs de oficina sobre Escrituração Zootécnica no manejo de caprinos e ovinos, realizada no Centro Cultural de Petrolândia, Sertão de Itaparica Pernambuco.

A oficina foi uma demanda dos produtores da ASCCOPETRO – Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia, é uma realização do IF – Instituto Federal, Campus Sertão Floresta Pernambuco, e teve como principal objetivo a discussão sobre escrituração zootécnica, como realizá-la e sua importância para o sistema produtivo.


A oficina foi conduzida pela zootecnista e extensionista, Michele Araújo Novaes Leal, colaboradora da equipe do Núcleo de Informações Tecnológicas – NIT, do IF-Sertão Campus Floresta - PE , que apresentou formas práticas de se realizar o controle zootécnico de forma personalizada na propriedade rural, através de exemplos tanto físicos (planilhas impressas) quanto virtuais, com apresentação programas e aplicativos que podem ser utilizados pelo produtor rural. “A escrituração zootécnica compreende as anotações de controle do rebanho, com fichas individuais para cada animal, contendo sua genealogia, ocorrências e desempenho”, concluiu Michelle Novaes.

 

O presidente da ASCCOPETRO, Gualter Baldi, destacou que o controle zootécnico permite ao produtor melhores condições de trabalho, facilitando todo o manejo e auxiliando nas tomadas de decisão, o que influenciará diretamente na lucratividade, minimizando riscos e prejuízos ao longo do processo produtivo.

O Banco do Nordeste, foi representado pelo Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, do polo Sertão de Itaparica, agência de Floresta - PE. “Destacou a importância desses encontros roda de conversa, que proporciona conhecer as diferentes realidades e experiências dos produtores, com o compartilhamento de informações, proposta e sugestões, que possibilitará o planejamento de novas ações que servirão de base para o novo Plano de Ação Territorial, do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste – (PRODETER) . A exemplo a inclusão no cardápio da Rota do Turismo de Petrolândia e região, a Indicação Geográfica da carne caprina e ovina, e potencializar ações institucionais para obtenção do selo para a Certificação Federal, condizentes com os padrões do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)”, conclui Adelmo Azevedo.

Prefeito de Petrolândia Fabiano Marques anuncia Carnaval com três dias de atrações na Orla Fluvial

Carnaval 2023 na Orla Fluvial de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

O prefeito de Petrolândia, sertão de Pernambuco, anunciou que a cidade vai ter três dias de festa na Orla Fluvial no Carnaval 2024, no segundo ano consecutivo de festividades no período momesco. O anúncio foi feito durante a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Política Cultural, realizada na última terça-feira (16), no plenário da Câmara Municipal. 

O gestor municipal afirmou que o palco, a ser montado na parte de cima da Orla Fluvial, de frente para o Lago de Itaparica, será o polo de animação dos foliões no domingo, segunda e terça, dias 10, 11 e 13 de fevereiro. 

Fabiano disse que a prefeitura está programando também um grande encontro de blocos, que deverá acontecer no sábado (10), e deixou o convite para participação dos blocos petrolandenses no evento. Segundo o prefeito, a concentração do encontro vai acontecer, provavelmente, no Pátio de Eventos, por trás da Prefeitura, com percurso animado até a Orla Fluvial e encerramento junto ao palco. 

Quanto às atrações que vão animar os foliões, Fabiano informou que os nomes serão anunciados em breve. Ele ressaltou que não serão artistas de grande renome nacional, porque durante o carnaval esses nomes são muito disputados e todos estão comprometidos, finalizando que "a gente se virou, mas vocês vão gostar da programação".

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Vende-se galpão no Bairro Nova Esperança

 

Divulgação

Prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques fecha parceria de projetos com Raquel Lyra para o município


O prefeito de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, Fabiano Marques (Republicanos), esteve reunido na noite desta quarta-feira (17) com a governadora Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas. Em pauta, projeto importantes para o desenvolvimento econômico e social do município. Para ele, uma parceria sólida na direção de uma Petrolândia mais próspera.

“Tive a honra de me reunir com a Governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas para discutir importantes projetos para o desenvolvimento de Petrolândia. Juntos, estamos empenhados em fortalecer obras estruturadoras que impulsionarão o crescimento e a qualidade de vida em nossa amada terra com ações estruturadoras e ampliação de serviço”, revelou.

Segundo o prefeito Fabiano Marques, durante a conversa, ele entregou a governadora uma série de demandas como obras estruturadoras para potencializar o desenvolvimento local, investimentos que visam a melhoria da infraestrutura e serviços essenciais e compromisso conjunto para construir um futuro ainda mais promissor, reforçando a parceria entre Prefeitura e Estado.

“Só temos a agradecer a receptividade e apoio da governadora a nossos projetos, visando o melhor para a população de nosso município, reafirmando a parceria que quer manter e ampliar com o Petrolândia e seu povo. Nós só temos que agradecer e seguir em frente, trabalhando, fazendo a nossa parte”, concluiu.

Por: Fala PE

Petrolândia: Renilson Auto Center conta com peças, reparos mecânicos e uma equipe especializada em todas as linhas de automóveis, localizada na entrada da cidade, ao lado da BR-316; faça uma visita

 

Renilson Auto Center conta com peças e uma equipe especializada em todas as linhas de automóveis, para realizar trabalhos em suspensão, limpeza de bicos, freios, caixa de direção e muito mais. 

A Renilson Auto Center também dispõe de equipamentos para balanceamento e alinhamento de pneus.



Renilson Auto Center, localizada nos galpões de Armando Rodrigues, na entrada de Petrolândia, próximo à ponte, ao lado da BR-316.. A loja é gerenciada por Kalyanne e Leonardo.

O seu carro precisa de reparos mecânicos e de peças, e você procura peças e profissionais de confiança? Chegou em Petrolândia uma nova unidade da Renilson Auto Center, um novo conceito de centro automotivo. A loja é gerenciada por Kalyanne e Leonardo.

Renilson Auto Center conta com peças e uma equipe especializada em todas as linhas de automóveis, para realizar trabalhos em suspensão, limpeza de bicos, freios, caixa de direção e muito mais.

A Renilson Auto Center também dispõe de equipamentos para balanceamento e alinhamento de pneus.

Confiança é o lema da Renilson Auto Center, localizada nos galpões de Armando Rodrigues, na entrada de Petrolândia, próximo à ponte, ao lado da BR-316.

Faça uma visita

Mais informações pelos números (87) 99628-5130 e (87) 99103-8502

Caminhonete capota durante troca de tiros e duas pessoas morrem na Serra das Russas na BR-232, no Agreste de Pernambuco

Homem e mulher morreram na Serra das Russas, na BR-232 — Foto: Divulgação/PRF

Um homem e uma mulher morreram no fim da tarde da última quinta-feira (18) após serem baleados e capotar o carro na BR-232. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Serra das Russas, em Pombos, no Agreste.

De acordo com as informações colhidas no local pela PRF, houve uma troca de tiros entre ocupantes de uma Hillux e um outro veículo não identificado. O motorista da caminhonete perdeu a direção e capotou.

Uma mulher estava acompanhando o motorista no momento do ocorrido. Ambos foram atingidos pelos disparos, segundo a PRF, e morreram no local.

"Por volta das 22h houve uma interdição parcial da pista da esquerda para que equipe do Corpo de Bombeiros fizesse a retirada dos corpos. Às 23h30 a pista foi liberada", disse a PRF em nota.

O veículo foi removido para a Delegacia de Pombos e a Polícia Civil investiga o caso.

Por g1 Caruaru

Petrolândia: Confira cardápio do Bar e Restaurante César da Feijoada para esta sexta-feira (19/01/2024) e faça o seu pedido



Hoje os pedidos podem ser feitos através do site. Façam seus pedidos.

↪️ LINK PARA PEDIDOS:https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA


O Bar e Restaurante César da Feijoada, localizado na rua Francisco Soares dos Santos, na Quadra 03, próximo à Orla Fluvial de Petrolândia, informa o cardápio para esta sexta-feira, 19 de janeiro de 2024.

Confira abaixo o cardápio completo

Inscrições para concurso unificado começam nesta sexta-feira



Marcos Santos - USP Imagens

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado começam nesta sexta-feira (19) e seguem até o dia 9 de fevereiro. O certame vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para lotação em 21 órgãos públicos federais.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. A taxa de inscrição é R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90, para vagas de nível superior.

Estão isentos candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

No ato da inscrição, feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), único mecanismo de pagamento que valerá para o concurso.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, recomenda leitura cuidadosa dos editais, “potencializando as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos“.

Em nota, a pasta destacou que a proposta é democratizar o acesso aos quadros federais e permitir que candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.

Petrolândia e região conta com INFOELETRO Assistência Técnica Especializada; Saiba mais sobre a loja que tem mais de 30 anos de bons serviços prestados aos seus clientes

Hoje é dia do Cabeleireiro: Parabéns a todos os profissionais do Brasil em especial os de Petrolândia/PE

Petrolândia conta com o cabeleireiro IRAN (Salão Recife), um dos bons profissionais do município

O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio parabeniza a todos os Cabeleireiro do Brasil, em especial os de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

Petrolândia conta com o cabeleireiro IRAN (Salão Recife), um dos bons profissionais do município

Salão Recife (que antes funcionava na Av. Manoel Borba), tradição de pai para filho, mudou de endereço. O estabelecimento de beleza passou a funcionar na Avenida Vereador Manoel Pereira de Lima, rua que dá acesso ao cemitério São Francisco.

O Dia Nacional do Cabeleireiro é comemorado oficialmente no dia 19 de janeiro.

Este profissional exerce atividades ligadas ao embelezamento e higienização capilar. Neste dia também são homenageados os barbeiros, esteticistas, manicures, maquiadores, depiladores e demais profissionais que trabalham nos chamados salões de beleza.

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (19/01) a partir das 08h00; agende já sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira, 19 de janeiro de 2024, a partir das 08h00

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às quartas-feiras a partir das 14h;00 horas

"Estou orgulhoso de estar aqui", diz Lula na retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco

Foto: Ricardo Stuckert/PR
"
Esse dia é muito importante para o Brasil, para a Petrobras, para Pernambuco, para o povo trabalhador brasileiro e, pessoalmente, para mim. Eu estou orgulhoso de estar aqui”, declarou o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (18/01), durante a cerimônia de retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, na cidade de Ipojuca, em Pernambuco.

Com a ampliação da unidade, a Petrobras e o Governo Federal projetam uma geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos e um acréscimo de cerca de 13 milhões de litros de Diesel S10 (de baixo teor de enxofre) por dia à capacidade de produção nacional. Quando estiver funcionando plenejamento, a Refinaria Abreu e Lima vai faturar R$ 100 milhões por ano.

O investimento na unidade está previsto no Plano Estratégico 2024-28+ da Petrobras e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já em fase de contratação, a construção do Trem 2 da refinaria tem data para finalização em 2028, quando passará a ter capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. As obras estão previstas para o segundo semestre deste ano.

Homem de 34 anos é morto a tiros na Barragem Leste, em Delmiro Gouveia-AL



Um homem teve sua vida interrompida por disparos de arma de fogo no centro da Barragem Leste, em Delmiro Gouveia (AL), no início da tarde desta quinta-feira (18). O crime brutal ocorreu por volta das 12:30h, na Rua Rui Palmeira.

 Uma equipe da Polícia Militar do distrito foi prontamente acionada e ao chegar no local, deparou-se com o corpo do jovem, identificado como Phelipe Wendel Paiva da Silva, 34 anos, caído no chão.

Testemunhas relataram que dois indivíduos armados, a bordo de uma motocicleta, se aproximaram da vítima que estava em um bar participando de um jogo de baralho, e efetuaram vários disparos de arma de fogo. Phelipe ainda tentou fugir, mas morreu ao ser atingido com tiros na cabeça.

Logo após o crime, os autores se evadiram do local sentido BR-110 que liga os municípios de Delmiro Gouveia-AL a Paulo Afonso – BA.

 O crime será alvo de investigação pela 9ª Delegacia de Polícia Civil de Delmiro Gouveia. A comunidade barragense está consternada com essa tragédia e aguarda por justiça. 

Por Redação, sitepa4

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 19 de janeiro de 2024











Confira manchetes dos demais jornais do país nesta sexta-feira 19/01/2024.

Obras da Transnordestina em Pernambuco serão retomadas neste ano; conclusão da Ferrovia deve contar com investimento de R$ 4,5 bilhões

Silvio Costa Filho durante evento em Suape (Sandy James/DP Foto)

Durante a cerimônia de retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial Portuário de Suape, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou que o presidente Lula (PT) dará a ordem de serviço para as obras do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina até o segundo semestre deste ano.

"O presidente Lula volta a Pernambuco para resgatar a esperança no coração do povo pernambuco. São muitos projetos estruturadores para o estado, como a ordem de serviço do trecho Salgueiro-Suape que será assinada até o dia 30 de setembro", afirmou.

O trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina entrou na previsão de orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no eixo Transporte Eficiente e Sustentável, que prevê 17 projetos de rodovias e ferrovias como prioridade do programa no estado.

À época do lançamento dos projetos para Pernambuco, no Recife, em setembro de 2023, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), comentou sobre a importância da ferrovia para Pernambuco. “Sabemos da importância da Transnordestina, que é a maior obra de infraestrutura do Nordeste brasileiro.

“Vamos começar o trecho de Pernambuco com recursos públicos pelo PAC enquanto encontramos sustentabilidade para fazer a concessão desse trecho", completou. Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e responsável pela articulação do governo estadual com o governo federal para a retomada das obras, Guilherme Cavalcanti citou o diálogo que vem sendo construído para garantir a conclusão da Transnordestina, citando os próximos passos após o anúncio de hoje, em Suape.

"O trabalho envolve a fiscalização do cumprimento dos termos do contrato, a preservação dos ativos devolvidos à União, a atualização dos projetos executivos, a estruturação jurídica da retomada das obras e a modelagem econômica da ferrovia. Boa parte dos desafios já foram vencidos e o grupo de trabalho está otimista que a obra será retomada ainda no segundo semestre de 2024”, afirmou.

A conclusão da Ferrovia Transnordestina deve contar com investimento de R$ 4,5 bilhões.

Diário de Pernambuco

Mega-Sena acumula, e prêmio vai a R$ 31 milhões; veja os números e os demais sorteios desta quinta (18/01/2024)) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira


O concurso 2.677 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quinta-feira (18), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 31 milhões.

Veja os números sorteados: 03 - 07 - 32 - 34 - 42 - 54.

5 acertos - 47 apostas ganhadoras: R$ 52.422,61;
4 acertos - 3.870 apostas ganhadoras: R$ 909,50.

O próximo sorteio da Mega será no sábado (20)


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia