terça-feira, 16 de agosto de 2016

Petrolândia: TSE complementa divulgação dos candidatos de Petrolândia. Confira!


Nessa terça (16), início da campanha eleitoral, o TSE atualizou as candidaturas do município de Petrolândia. Em 2016, Petrolândia terá os inéditos números de cinco chapas para prefeito e, até o momento, 124 candidatos à Câmara Municipal. Na proporcional, a concorrência está em 11 candidatos por vaga. A Casa Aureliano de Menezes é composta por 11 vereadores. Quatro atuais ocupantes do Legislativo municipal não entraram na disputa por reeleição. Carlinhos, Dona Santa e Noca não concorrem a reelição e vão tentar eleger seus sucessores. Fabiano e Rogério Novaes também se afastam da Câmara, candidatos na majoritária a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Como serão formados os palanques nesta eleição, com base nos atuais candidatos cadastros no TSE:

11 - João Lopes/Antônio Bila e 22 candidatos a vereador
13 - Adriana Professora/Vilma Costureira e 10 candidatos a vereador
14 - Fabiano/Rogério Novaes e 44 candidatos a vereador
22 - Ricardo/Jane e 42 candidatos a vereador
28 - Erivaldo do Catamarã/Professor Jorge Monteiro e 06 candidatos a vereador

Após a atualização, iniciada na segunda (15), foram disponibilizados os dados da coligação do PT/PSOL (majoritária e proporcional) e a relação de candidatos das duas coligações para eleição proporcional, apoiadas na majoritária PR/PRB/PDT/PV/PT do B/PSB/SD. As candidaturas cadastradas ainda aguardam julgamento e pode haver alterações (indeferimento, desistência, substituição).

Confira a primeira relação, atualizada na segunda (15), com os primeiros candidatos cadastrados, aqui>Petrolândia: Conheça candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores já disponíveis no site do TSE

Quanto ao cumprimento da cota de gênero, com mínimo de 30% de mulheres candidatas, no geral, após a atualização do sistema DivulgaCandContas nesta terça, a participação de mulheres é de 43%.

Conheça abaixo a composição das coligações concorrentes às eleições majoritária (prefeito/vice-prefeito) e proporcional (vereador) e partido não coligado, em Petrolândia.

Nome da Coligação/Partidos/Nº de candidatos/Tipo/Chapa
Muda Petrolândia (PC do B / PP / PTC / PSDC) 24 candidatos - Majoritária/Proporcional (11 - João Lopes/Antonio Bila)
A Esperança Se Renova (PR / PRB / PDT / PV / PT do B / PSB / SD) 02 candidatos - Majoritária (22 - Ricardo/Jane)
Para Avançar Ainda Mais (PR / PSB / PV / PDT) 22 candidatos - Proporcional (22 - Ricardo/Jane)
PRTB (partido não coligado) 08 candidatos - Majoritária/Proporcional (28 - Erivaldo do Catamarã/Professor Jorge Monteiro)
Unidos Pela Mudança (PSL / PSD) 22 candidatos - Proporcional (14 - Fabiano/Rogério Novaes)
Frente Popular de Petrolândia (PT / PSOL) 12 candidatos (Majoritária/Proporcional) (13 - Adriana Professora/Vilma Costureira)
Avança Petrolândia (PTB / PTN) 22 candidatos - Proporcional (14 - Fabiano/Rogério Novaes)
Petrolândia Pode Mais (PTB / PTN / PSL / PSD) 02 candidatos - Majoritária (14 - Fabiano/Rogério Novaes)
Construindo Um Novo Amanhã (SD / PRB / PT do B) - 20 candidatos - Proporcional (22 - Ricardo/Jane)


Confira abaixo a relação complementar dos candidatos em Petrolândia, dados disponibilizados no site do TSE nesta terça (16).


Comerciante e funcionária são roubadas e sequestradas durante assalto em Jatobá, no Sertão de PE

 

Na noite desta terça-feira (16), bandidos encapuzados roubaram o Hipermercado São Francisco, localizado no centro dacidade de Jatobá, no Sertão de Itaparica.

Segundo relatos, a dona do estabelecimento, popularmente conhecida por Mazé, e sua funcionária, identificada por Janete, foram levadas como reféns.

De acordo com informações repassadas ao Jatobá Notícias, os bandidos seguiram sentido Petrolândia, em um Polo sedan, na cor preta e na Hilux de Mazé. A polícia iniciou uma perseguição e disparou contra o Polo. O bandido perdeu o controle do veículo e acabou capotando. As vítimas foram liberadas próximo a cidade de Petrolândia.

Ainda não temos informações se a polícia conseguiu prender os bandidos. 

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Blog Jatobá Notícias
Fotos: Portal Jatobá Notícias e Portal Jatobá


Presidente do STR de Petrolândia recebe notificação judicial após anunciar decisão de assumir estações de bombeamento do Perímetro Irrigado

Entrevista será destaque na manhã desta quarta-feira (17) no programa ''Acordando com as Notícias'', na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Na quarta-feira passada (11), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, por meio do presidente, José Maurício Filho, divulgou nota à imprensa com anúnco de que iria assumir as operações das estações de bombeamento de água do Perímetro Irrigado de Itaparica, em Petrolândia, a partir dessa segunda-feira (15). O motivo da ocupação, segundo a nota, seria o descaso do governo diante dos constantes cortes de água nos perímetros irrigados da região.

O sindicalista foi notificado, por liminar da justiça federal no sábado seguinte (13), para impedir a ação do STR. Caso contrário, o sindicato estaria sujeito a ser penalizado com o pagamento de R$ 5 mil por dia, além de prisão do presidente da entidade sindical.

Nesta segunda-feira (15), José Maurício concedeu entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, e fez esclarecimentos sobre o caso.

''Nós temos um sistema de abastecimento de água que está prejudicado há muito tempo, por irresponsabilidade do governo que não tem compromisso com as pessoas.  Eu recebi uma liminar no sábado, me impedindo de fazer uma ação para a gente colocar água para os agricultores trabalhar. Mas eu quero dizer que o Sindicato de Petrolândia não vai baixar a cabeça, por que não é uma liminar que vai parar os trabalhos. Eu quero dizer para a Codevasf que os agricultores só vai ficar sossegado quando tiver água para trabalhar, porque o trabalhador, para plantar suas roças, eles compram fiado na lojas e por irresponsabilidade desse povo, a gente vai perder tudo. Essa liminar, eu quero dizer para a Codevasf que ela pode ser usada como uma bomba. O que eu quero dizer para a população de Petrolândia é o seguinte: que a gente vai pra cima, que a gente não vai ter medo de nada e vamos fazer dentro da lei, tudo que for possível e se for preciso fazer o impossível, a gente faz também. Eu fiquei indignado, por que eu tentei um contato com Brasília, e eles disseram que não conversavam com sindicatos. Mas a gente vai mostrar que a gente também tem forças, por que juntos somos fortes e não vamos abrir mão, e os agricultores de Petrolândia pode confiar no sindicato, por que se for preciso a gente vai para o tudo ou nada. Eu acho que isso é uma ameaça à democracia''.

Ameaça de multa e prisão

''O que é que o governo vai ganhar se prender uma pessoa como eu, um agricultor. Sábado passado eu recebi uma notificação da Justiça Federal que diz o seguinte: se eu fizesse essa ação, como estava programado, eu seria punido por desobediência à Justiça e o sindicato pagaria 5 mil reais de multa por dia. Mas a minha posição é que, no momento, está tudo OK (o abastecimento foi normalizado no sábado), está tudo normal, mas fica o alerta. Se precisar, nós vamos fazer, por que o que está em jogo é um bocado de pai de famílias, e nós não vamos abrir mão da dignidade deste povo''.

CPI para apurar contratos da Chesf e Codevasf

''A partir de agora, já está colocado em minha cabeça, que eu tenho que batalhar para tentar instalar uma CPI em Itaparica, para investigar todos esses contratos que foram feitos com Chesf e Codevasf, por que é uma vergonha tanto dinheiro jogado no mato, em nome dos trabalhadores. E o pior é que o avalista de tudo isso somos nós. Ao invés de colocar água para nós, vem é justiça. Por que isso? Vão calar a boca da gente? A ditadura acabou, gente! A gente não está aqui assustado não, eu só estou no sindicato porque não sou covarde, eu vim assumir uma responsabilidade com os trabalhadores e vou assumir até o fim. Eu tenho até o ano de dois mil e vinte para estar aqui, à frente do sindicato. (Sobre a CPI) já estou em contato com as federações do Estado, no caso a FETAPE e a CUT. Também estou em contato com Brasília, com a CONTAG, que é a nossa federação nacional, e vamos acionar isso, por que a gente quer saber para onde vai esse dinheiro''.

Entrevista será destaque na manhã desta quarta-feira (17) no programa ''Acordando com as Notícias'', na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)



Redação do Blog de Assis Ramalho


Governadores se reúnem com Renan e vão a Temer pedir ajuda para os estados


Senador Fernando Bezerra (PSB-PE), autor de PEC que muda os critérios de divisão do FPE, participou do encontro (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu hoje (16) um grupo de governadores representantes dos estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste, para tratar da crise econômica enfrentada por eles e ainda não resolvida, mesmo com a aprovação do projeto de lei que trata da renegociação das dívidas estaduais com a União. Após reunião no Senado, Renan acompanhou os governadores em encontro com o presidente interino Michel Temer, para buscar soluções que possam atender a esses estados.

“A crise continua”, disse Renan, antes de seguir para o Palácio do Planalto. “O equilíbrio federativo é fundamental para o Brasil. A União não tem como sobreviver sem os estados. E nem todos os estados têm dívida com a União. Então, a solução da renegociação da dívida é uma solução parcial”, disse.


Petrolândia: TRE aplica multas a Fabiano Marques e Ricardo Rodolfo, candidatos a prefeito, por propaganda eleitoral antecipada


Em Petrolândia, o Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) acatou representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra os então pré-candidatos Fabiano Jaques Marques (PTB) e Ricardo Rodolfo Souza Leal (PR), e determinou multa de R$ 10 mil a cada um deles, por propaganda eleitoral antecipada.

Abaixo, cópias das sentenças, enviadas pelo MPE/70ª Zona Eleitoral-Petrolândia, para divulgação.  



Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações/fotos do MPE/TRE-PE


Petrolândia: Cfepp Cursos abre vagas para novas turmas de Gestão Empresarial


O Cfepp Cursos informa que estão abertas as matrículas para novas turmas de GESTÃO EMPRESARIAL, são 9 cursos em 1 na área de Administração, isso mesmo, um pacote de 9 cursos em 1 (Secretariado ADM, Contabilidade, Auxiliar em RH, Marketing, Telemarketing, Call Center, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Escritório e Técnicas em Vendas), com professor Ericson Menezes, graduado em Administração e mestre em Gestão de Empresas.
Seja fera, faça CFEPP CURSOS!


CFEPP Cursos


Saiba o que candidato e eleitor podem e não podem fazer na campanha


Foi dada a largada nesta terça-feira (16) da corrida por votos entre candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. Com o início oficial da campanha nas ruas, candidatos e eleitores passam a ter de cumprir uma série de regras elaboradas pela Justiça Eleitoral para tentar equilibrar a disputa.

O eventual descumprimento de regras vedadas aos candidatos pode levar a punições que variam desde o pagamento de multa até a cassação da candidatura, dependendo da gravidade da infração.

No entanto, não são apenas os candidatos a prefeito e vereador que precisam se manter na linha. A Justiça Eleitoral elaborou uma série de restrições aos eleitores, que vão desde regras para o uso da internet até limites para doações aos candidatos.

A campanha eleitoral nas ruas se estenderá até as 22 horas de 1º de outubro (sábado), véspera do primeiro turno, que ocorrerá no dia 2 (domingo).


Debate em Caruaru sobre Eleições 2016 tem participação do TCE


O procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, representou o TCE no seminário “Eleições 2016 – O Olhar do Tribunal de Contas do Estado e da Justiça Eleitoral sobre a Inelegibilidade”, realizado na última sexta-feira (12) na cidade de Caruaru. O encontro reuniu juízes e promotores eleitorais, desembargadores e advogados de todas as regiões do Estado, além de representantes de diversos órgãos pernambucanos para discutir as diferentes visões sobre o mesmo tema.

O evento foi idealizado pelo Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE) e contou com o apoio do Tribunal de Contas, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também foi representado.


Arrastão marca início da campanha de Nerianny em Arcoverde


Um grande cordão amarelo tendo à frente os deputados Zeca Cavalcanti e Júlio Cavalcanti, federal e estadual do PTB, respectivamente, além da candidata trabalhista a prefeitura de Arcoverde, Nerianny Cavalcanti, e seu vice, Erb de Pague Menos, deu o pontapé inicial da campanha do PTB na capital do Sertão na manhã desta terça-feira (16).

Candidatos a vereadores, lideranças, militantes e populares se reuniram desde cedo em frente à Estação Ferroviária, no centro da cidade e por volta das 10h saíram em caminhada pela Avenida Coronel Antonio Japiassu, centro comercial da cidade, em direção a ao senadinho e Praça da Bandeira.

Por volta das 11h00, uma multidão de militantes e candidatos chegou a Praça da Bandeira acompanhadas dos deputados e da candidata que agradeceu a participação e convocou a todos para ganhar as ruas em busca da “vitória em 2 de outubro”.

Por: Assessoria do do PTB


Humberto participa de debate sobre a saúde em Recife

João Paulo e Humberto (Foto: Assessoria/Divulgação)

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que participou na noite dessa segunda-feira (15) de uma reunião intitulada "Ciranda da Saúde", junto com o candidato a prefeito João Paulo (PT), é preciso levar aos recifenses um debate sobre todos os avanços de 12 anos de gestão do PT na capital. O encontro serviu para reunir um grande grupo de representantes da saúde e dialogar sobre a situação atual na área.

"Criamos programas de excelência como o SAMU e a Academia da Cidade, quando eu ainda era secretário de Saúde de João Paulo. Saímos de 27 para mais de 120 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) em apenas um ano e, hoje, vemos que muitos desses avanços pararam lá atrás, desde que o PT saiu da gestão do Recife", avaliou o senador.


Em carta, Dilma diz acolher crítica a erros e propõe plebiscito sobre eleição


A presidenta afastada Dilma Rousseff divulgou hoje uma carta à população propondo a realização de plebiscito sobre a convocação de eleições presidenciais antecipadas.

"Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral", diz o documento.

Na carta, Dilma aborda a crise política e defende que a população decida sobre a realização de um novo pleito presidencial. “A restauração plena da democracia requer que a população decida qual o melhor caminho para melhorar a governabilidade", disse, ao ler o documento, direcionado à nação e aos senadores, durante entrevista coletiva à imprensa no Palácio da Alvorada. A presidente afastada apenas leu o documento e não respondeu perguntas.

No documento, intitulado "Mensagem ao Senado e ao povo brasileiro", Dilma reafirma que não cometeu crime de responsabilidade e classifica o processo de impeachment contra ela de "golpe". Dilma diz que caso o Senado decida pelo afastamento definitivo dela da Presidência da República haverá "ruptura da ordem democrática baseada em um impeachment sem crime de responsabilidade".


Informativo do Detran-PE após paralisação

A Assessoria de Imprensa do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE informa que, após a paralisação decretada pelo sindicato dos servidores, os usuários que estavam agendados para atendimento precisam refazer o procedimento pelo site www.detran.pe.gov.br e escolham o ponto de atendimento mais próximo. Já nos casos excepcionais, que têm data limite, a exemplo do Certificado de Registro de Veículo – CRV (recibo), 1º emplacamento, notificação e identificação de condutor, os usuários poderão entrar em contato com a central de atendimento, através dos números 3453-1514/3184-8109/3184-8129/3184-8274 e receber as devidas orientações. 

Informamos ainda que, a partir de hoje (16), até o dia 31, o horário de atendimento nas unidades do DETRAN-PE será aumentado em uma hora, indo das 7h30 até às 14h30, exceto nos shoppings que tem horário diferenciado.

Jô Lima/Assessoria de Imprensa Detran-PE


Floresta e região: TDA Gráfica, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, produz seu material de campanha nas eleições 2016. Confira!



Nas eleições 2016, os candidatos a prefeito e vereador terão - a partir desta segunda-feira (16) - apenas 45 dias para divulgar suas campanhas aos eleitores. Com tão pouco tempo para apresentar propostas e conquistar votos, é fundamental dispor de materiais de propaganda. Na TDA Gráfica, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, os candidatos podem produzir todo o material de divulgação em um só lugar, com santinhos, praguinhas, perfurados, adesivos, banners, cartazes e outros impressos para divulgação da campanha. 

Confira as ofertas especiais anunciadas pela TDA Gráfica: 30.000 big praguinhas (adesivo redondo, 7,4cm diâmetro) por apenas R$ 1.494,00; e 5.000 adesivos BOPP (plástico fino, 11,5x30,5cm), somente R$ 2.375,00. Consulte condições.

Com equipamentos modernos, a TDA Gráfica possui portfólio completo de impressos e uma carteira de clientes satisfeitos. 

TDA Gráfica, a impressão que fica, é sediada em Floresta, na rua José Xavier Filho, 01, no bairro Santa Rosa, e atende toda a região. Contatos: 87 3877-1137, 87 99960-6800 (Tim) e 87 99101-0600 (Claro). E-mail: tdagrafica@yahoo.com.br. Conheça produtos no Facebook: https://www.facebook.com/TDAGrafica

Informações/foto: TDA Gráfica


Aplicativo gratuito mede velocidade da internet móvel


A Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor lançou um aplicativo para ajudar o consumidor a conferir a velocidade de sua internet móvel. O programa permite que o consumidor acompanhe a quantidade de dados que gasta e a qualidade do serviço em todo o país.

O programa identifica qual operadora consegue fornecer o suporte necessário para o consumidor, com base na cobertura e na velocidade de conexão em cada local. Os usuários também podem fornecer informações para o aplicativo para colaborar com a avaliação das redes.


Festa da Saudade está mais perto de integrar Calendário Oficial de Pernambuco

Deputado estadual Lucas Ramos (PSB) aproveitou a lembrança dos 27 anos sem O Rei do Baião para reforçar a importância da aprovação do projeto de lei que inclui a festa de Exu no calendário de eventos do Estado (Foto: Divulgação)

O deputado Lucas Ramos esteve na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no dia 9 de agosto, para lembrar da memória daquele que é considerado O Pernambucano do Século 20 e um dos maiores nordestinos da história: o compositor, cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga.

De 31 de julho a 2 de agosto aconteceu a 27ª edição da Festa da Saudade, que dura três dias na cidade de Exu, no Sertão do Araripe, e se encerra na data em que O Rei do Baião partiu, lá no ano de 1989.

É um evento que merece todo o respeito e toda a atenção. E é por isso que Lucas Ramos apresentou o projeto de lei que inclui a festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado.


Projeto colaborativo estimula alunos a relatarem os problemas de saneamento básico nas cidades

“O Básico do Saneamento”, criado pelo Educacional, desafia alunos e educadores a conhecerem de onde vem e para onde vai a água que abastece suas casas e os possíveis problemas ocorridos no percurso

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2014), mais de 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto e outros mais de 3,5 milhões despejam esgoto irregularmente, mesmo com redes coletoras disponíveis. Outro dado preocupante é que de cada 100 litros de água tratada, em média, apenas 63 são consumidos, ou seja, 37% da água no Brasil é desperdiçada com vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.

Para conscientizar os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio sobre a questão do saneamento básico e dos problemas de abastecimento de água, escolas conectadas ao Educacional, conjunto de soluções para a sala de aula desenvolvido pela Positivo Informática Tecnologia Educacional, começaram, em 11 de agosto, a trabalhar o projeto colaborativo “O Básico do Saneamento”.


Candidato a vereador do Recife, Gustavo Gesteira registra "Compromisso com os Recifes"


O candidato a Vereador do Recife Gustavo Gesteira (foto) registrou em cartório o “Compromisso com os Recifenses”. Dentre os compromissos assumidos pelo ex-líder do Vem Pra Rua, estão o combate à corrupção, a assiduidade nas sessões da Câmara, a redução do número de assessores de 23 para 12 colaboradores e o combate ao aparelhamento no poder público municipal.”

Assessoria Gustavo Gesteira


"Não vai ter jeitinho", diz Maia sobre novas regras para eleições municipais

Os candidatos não entenderam a mudança na legislação, mas vão ter que fazer esta campanha no papel e na sola de sapato, pois não haverá financiamento privado, afirma presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia. 

Em clima de expectativa sobre as eleições municipais de outubro – as primeiras a seguirem as novas regras definidas pelo Congresso no ano passado, como a que proíbe a doação de recursos de empresas – o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o pleito vai mostrar que os candidatos precisarão rever suas estratégias de campanha. Maia alertou que “o brasileiro sempre acha que no final tem jeitinho mas desta vez não vai ter jeitinho”, disse, durante o lançamento de uma platarforma de informações eleitorais criado pela Câmara.

“[Os candidatos] não entenderam a mudança. Não haverá financiamento. Quando havia financiamento privado você conseguia doação para o material. Hoje não haverá financiamento”, afirmou. O democrata lembrou ainda que os candidatos que pensaram em estruturas de produção de material e contratação de pessoas para panfletar nas ruas, por exemplo, terão que repensar suas estratégias já que, sem a possibilidade de doações, os mais de 500 mil candidatos que já se inscreveram para disputar prefeituras e vagas em assembleias legislativas só poderão contar com recursos do fundo partidário.


Abertas as inscrições do 3º Concurso de Redação do DETRAN-PE


A Secretaria Estadual das Cidades - SECID, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE está disponibilizando a partir desta terça-feira, 16, para alunos do ensino médio, o 3º Concurso de Redação do DETRAN-PE. A ação marca a Década Mundial de Ações Para Segurança no Trânsito 2011-2020, com o tema: “Eu sou mais um por um trânsito mais seguro”.

A iniciativa que é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação - SEE visa avaliar a capacidade de criação e expressão escrita e o conhecimento dos alunos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais. Os candidatos podem ser de qualquer faixa etária e precisam desenvolver uma redação manuscrita de no mínimo 20 linhas além de conferir o edital.

Os avaliadores levarão em conta questões pertinentes a ortografia, concordância, pontuação, regras de letras maiúsculas e minúsculas, organização e coerência na exposição das ideias. Vale lembrar ainda que o texto não poderá ter sido publicado anteriormente, nem deve ter sido escrito em outros concursos da área.


Integrantes do MST bloqueiam estradas e montam acampamento em PE para pedir saída de Temer e diálogo com governo


Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram bloqueios simultâneos em rodovias federais de Pernambuco na manhã desta terça-feira (16). As interdições foram realizadas em seis trechos e causaram congestionamento de veículos. O ato, que é nacional, teve início às 7h30 e defende a saída do presidente em exercício Michel Temer e a volta de Dilma Rousseff.

As interdições foram realizadas na BR-232, no quilômetro 263, em Arcoverde, no Sertão; na BR-232, no quilômetro 29, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife; na BR-408, no quilômetro 88, em São Lourenço da Mata, também na RMR; na BR-101, no quilômetro 9, em Goiana, na Mata Norte; na BR-104, no quilômetro 44, em Caruaru, no Agreste; e na BR-104, no quilômetro 100, em Agrestina, no Agreste.

Ocupações

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais coordenados pelas Fetape estão ocupando, desde as 7 horas de hoje (16), as sedes da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), no bairro do Cordeiro, no Recife, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência Regional (SR 29), em Petrolina. Nesses locais, eles já montaram barracas e iniciaram a produção de refeições, pois a proposta é que permaneçam acampados até que os governos Estadual e Federal abram diálogo sobre a pauta de reivindicações, já protocolada nos dois órgãos.


Petrolândia: Secretaria de Saúde divulga programa Saúde do Homem


Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia


Petrolândia: Armando Rodrigues, Osvaldo Rodrigues e Edilson Couto reiteram apoio à candidatura de Dr. João




No último domingo (14), o empresário Armando Rodrigues, seu irmão Osvaldo Rodrigues e o seu cunhado Edilson Couto, durante uma tarde de confraternização, formalizaram apoio à candidatura de Dr. João e Antônio Bila.

As informações são da assessoria da Coligação Muda Petrolândia. 

Com informações e fotos: Assessoria



Upae Garanhuns oferece sessões de Terapia da Voz


A voz é tão individual quanto a impressão digital, ela tem relação direta com idade, sexo, personalidade, emoção e profissão. Por isso, segundo a fonoaudióloga Nayara Tenório, uma das especialistas da Upae Garanhuns, é preciso cuidar da voz durante todas as fases da vida. Sintomas como rouquidão, pigarro constante, voz fraca, falhas ou cansaço ao falar merecem atenção. "Recomendamos que diante de qualquer um destes sintomas, a pessoa deve consultar um fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista". Afirma a profissional.

SESSÕES DE TERAPIA NA UPAE GARANHUNS

Diante de uma demanda de pacientes na unidade, encaminhadas das consultas médicas, Fga. Nayara Tenório tem desenvolvido encontros semanais em grupo, para terapia da voz. O trabalho já tem quase dois anos e tem conseguido resultados impressionantes. "Tivemos casos clínicos indicados para cirurgia, no entanto, com o trabalho terapêutico, os casos regrediram e hoje estão apenas em acompanhamento" - revela a fonoaudióloga. Na terapia, o enfoque dado é de como cuidar da voz, fatores que prejudicam ou não a sua produção. O paciente é visto como ativo no seu processo terapêutico, co-responsável pela sua evolução e alta fonoaudiológica


Finna ensina como fazer pão trançado com recheio de calabresa

Informe publicitário
É mais fácil de fazer do que pensa, prepare o saboroso prato e compartilhe com pessoas queridas

O pão está em nossas mesas quase todos os dias. É uma delícia, não é mesmo? Cozinhar por prazer faz do preparo dos pratos uma terapia. Imagina fazer um pão trançando igual de padaria com recheio de calabresa em casa? Mexer com as próprias mãos, sovar, esperar o fermento agir e no fim de tudo ter um pão lindo, pronto, feito por você vai te dar um orgulho e tanto. A Finna, marca da M.Dias Branco, ensina a receita completa.

O bom desse pão é que ele pode ser consumido tanto no lanchinho da tarde como também para acompanhar uma refeição. Compartilhe com as pessoas queridas e saboreie!

Veja o passo a passo completo e arrase na cozinha!

Como fazer Pão Trançado com Calabresa


Câmara Técnica do Novo Chico se reúne em Brasília

Foto: Ed Ferreira/MI

O secretário e o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira e Wagner Soares Costa, respectivamente, participaram da reunião de instalação da Câmara Técnica do Plano Novo Chico, na sede do Ministério da Integração Nacional, em Brasília (DF), na tarde desta segunda-feira (15.08). A Câmara tem o objetivo de atuar como secretaria do Programa de Revitalização do Rio São Francisco. O ministro Helder Barbalho adiantou que o grupo deverá amadurecer as melhores ideias a fim de subsidiar o trabalho do Comitê Gestor da Revitalização.

Logo no início dos trabalhos, o ministro confirmou a determinação da Presidência da República em investir R$ 1,16 bilhão na revitalização do rio São Francisco no período de 2016 a 2020. “Nossa prioridade é investir para aumentar a quantidade de água e para tanto construiremos, em 90 dias, uma agenda de ações”, disse Barbalho.


BSOP chega a Natal para a disputa da quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Poker

De 25 a 30 deste mês, SERHS Natal Grand Hotel será palco do principal torneio da modalidade no país

A sexta etapa do BSOP (Brazilian Series of Poker) já tem data e destino pra acontecer. De 25 a 30 deste mês, o SERHS Natal Grand Hotel, um dos principais resorts da cidade, será palco das acirradas disputas do Campeonato Brasileiro da modalidade. Ao todo, 15 torneios diferentes do esporte da mente serão realizados durante esta edição do Campeonato Brasileiro de Poker. Campeão desta etapa em 2015, Alexandro Veber, que há 15 anos mora em Mossoró, vai em busca do bicampeonato do torneio.

Localizado entre as principais capitais nordestinas, a cidade de Natal conta ainda com diversos pontos turísticos, entre elas, suas belas praias e dunas, o que ajuda a trazer competidores de diferentes locais do Brasil, aquecendo a economia da região, em toda sua estrutura turística, como a rede hoteleira, restaurantes e passeios.

“Os competidores adoram essa etapa. É sempre uma das mais procuradas. Além do ótimo atendimento do hotel SERHS e do padrão BSOP de torneio de poker, a cidade ajuda muito, fazendo com que os competidores viajem acompanhados dos seus amigos e familiares. É a etapa ideal para aliar diversão em diversos pontos turísticos, com a prática da modalidade”, comenta Devanir Campos, Diretor Executivo do torneio.


Caravana DETRAN-PE nos Municípios chega a Limoeiro

Foto: Prefeitura de Trindade

A Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estará com a Caravana de Educação no munícipio de Limoeiro, no Agreste do Estado, nos próximos dias 17 e 18. A ação que é desenvolvida pela equipe da Coordenadoria de Educação de Trânsito visa ampliar a participação do órgão nas cidades pernambucanas.

Entre as atividades realizadas estarão capacitações para os Centros de Formação de Condutores, palestras educativas em escolas, formação de professores, Blitz educativa e DETRAN Móvel. Além disso, os motociclistas da região poderão participar do Curso de Pilotagem Defensiva, dividido entre aula teórica e prática. Para isso, basta acessar o site www.detran.pe.gov.br e fazer a inscrição.

Na atuação da blitz educativa estarão presentes os agentes da Operação Trânsito Seguro – OTS, artistas educadores da Turma do Fom-Fom, educadores do DETRAN-PE e Universidade de Pernambuco - UPE com alunos do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Na ocasião serão apresentados os riscos de acidentes mais comuns e formas de prevenção por parte dos motoristas.


Plano Novo Chico: investimentos em revitalização serão em torno de R$ 7 bilhões

O valor é uma estimativa do conjunto de ações a serem realizadas nos próximos 10 anos. O detalhamento está em elaboração pela Câmara Técnica do Programa (Foto: Ed Ferreira/MI)

A Câmara Técnica do novo Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - Plano Novo Chico - iniciou suas atividades nesta segunda-feira (15). A Câmara vai elaborar um plano, a ser apresentado para validação ao Comitê Gestor do Programa em até 90 dias, com as intervenções prioritárias para assegurar a maior oferta de água com qualidade do rio. Para o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, a expectativa é que os investimentos nesse conjunto de ações alcance aproximadamente o valor de R$ 7 bilhões, num período de 10 anos.

Durante a reunião inaugural, realizada na sede do Ministério da Integração Nacional, foram criados grupos de trabalho que vão aperfeiçoar essas propostas de planejamento de revitalização do manancial. Serão detalhadas as novas ações e a previsão dos custos de implantação.


Fetape realiza de ocupações em Pernambuco para cobrar respostas dos governos estadual e federal


Desde as 7 horas de hoje (16), trabalhadores e trabalhadoras rurais acampam na frente da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), no bairro do Cordeiro, no Recife, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência Regional (SR 29), em Petrolina. Os manifestantes que estão na capital pernambucana exigem respostas à pauta de reivindicações entregue ao Governo do Estado, durante o 5º Grito da Terra Pernambuco, em abril de 2015; já os que estão no ato do Sertão do São Francisco apresentam pontos relacionados ao processo de reforma agrária.

Na época do Grito da Terra, uma comissão formada pelo Movimento Sindical Rural, por meio da Fetape e seus Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais filiados, Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais que atuam no campo foi recebida pelo chefe da Casa Civil do Estado, Antônio Figueira, e pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Nilton Mota, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Como encaminhamento, o Governo propôs uma agenda de reuniões entre as secretarias de estado e a sociedade civil organizada, para iniciar as negociações, já a partir da semana seguinte, o que não se efetivou.


O Bolsa-Atleta, criado por Lula, foi um marco na história dos esportes no Brasil, afirma Humberto

Senador Humberto Costa (Foto: Assessoria)

Ao comentar algumas performances de competidores brasileiros na Olimpíada do Rio, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), ressaltou a importância do Bolsa-Atleta para os brasileiros que sempre tiveram dificuldades de receber ajuda para seus treinamentos. “O ex-presidente Lula criou esse incentivo em 2005 e definiu um marco para o esporte brasileiro. Em apenas 10 anos, os governos Lula e Dilma já destinaram mais de R$ 600 milhões para o programa”, afirmou Humberto.

O Bolsa-Atleta é o maior programa de patrocínio individual de esportistas do mundo. O público beneficiário é composto de atletas que têm a possibilidade de alto rendimento e que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. O programa garante condições mínimas para que eles se dediquem ao treinamento e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.