quarta-feira, 4 de junho de 2014

Humberto diz que Lei Menino Bernardo vai mudar cultura brasileira


Com o apoio integral do PT, liderado pelo senador Humberto Costa (PE), o Senado aprovou nesta quarta-feira (4) o projeto enviado pelo governo ao Congresso que garante o direito a crianças e adolescentes de serem educados sem castigos físicos. A Lei Menino Bernardo, chamada anteriormente de Lei da Palmada, segue agora para sanção presidencial. A apresentadora de tevê Xuxa Meneghel, militante dos direitos infantis, participou da sessão no plenário do Senado.

Na tribuna do plenário, Humberto anunciou o apoio fechado da bancada do PT à proposta. “Essa lei vai mudar os costumes e a cultura do brasileiro. Vai fazer com que as pessoas pensem em alternativas e métodos para se criar uma criança e um adolescente. Estamos esclarecendo aos responsáveis como se pode e se deve agir com os seus filhos”, declarou.

O parlamentar lembrou que no passado, quando se falava sobre a violência doméstica contra a mulher, havia uma concepção de que “em briga de marido e mulher ninguém deveria meter a colher”. Segundo o senador, o argumento era de que o Estado não poderia invadir a intimidade da família.

Grupo fuzila clientes de bar, mata um e fere três no Sertão de Alagoas


Um homem foi morto e outras três pessoas ficaram feridas, no final da tarde desta quarta-feira (4), após um grupo armado com fuzis entrar e atirar dentro de um bar localizado na entrada da cidade de Olho D'Água do Casado, no Sertão de Alagoas.

Segundo informações do coronel Fontes, comandante do 9° Batalhão da Polícia Militar, testemunhas relataram que quatro homens armados chegaram ao Bar do Gil em um veículo Kadet, fizeram os disparos contra as pessoas que estavam no estabelecimento e fugiram.

“Tudo é muito precoce para afirmar qualquer coisa sobre este crime. De certo há apenas a certeza que o os atiradores fizeram uso de espingardas calibre 12. No entanto, não sabemos se todos que estavam no local eram alvo do grupo, ou se apenas a pessoa que morreu”, disse o militar.

Após o atentado, três pessoas ainda foram socorridas e encaminhadas em estado grave para os hospitais da região. Agentes da Polícia Civil estão no local levantando informações sobre o crime 

G1 AL

Pesquisa apura que brasileiro mantém nível de desperdício de recursos naturais


Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (5), pesquisa nacional sobre consumo consciente, feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos, revela que o desperdício dos recursos naturais, em especial de água, segue sendo uma atitude comum dos brasileiros. A pesquisa, divulgada hoje (4) no Rio de Janeiro, ouviu mil entrevistados em 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas. A sondagem é feita todos os anos, desde 2007.

Os pesquisadores observaram que hábitos simples e de uso consciente da água, como fechar a torneira ao escovar os dentes, continuam quase iguais aos de 2007, com leve piora. Um em cada dez brasileiros (10,3%) não fecha a torneira durante a escovação. No ano passado, esse percentual atingiu 8,8% e, em 2007, era 9%. “Se ele não fecha a torneira quando escova os dentes, por extensão, a brasileira não fecha quando retira a maquiagem, ou o homem quando faz a barba”, observou, em entrevista à Agência Brasil, o economista da Fecomércio-RJ Christian Travassos.

Para ele, o número não é positivo, porque permanece estagnado em uma realidade em que a necessidade de utilização racional do recurso hídrico se tornou muito presente no noticiário. Nesse cenário, a perspectiva era que houvesse uma melhora no indicador. “Estatisticamente, o fato é que não houve variação significativa”, disse ele.

Armando e João com agenda cheia neste final de semana

Foto: Bernardo Soares/Divulgação

O pré-candidato ao governo de Pernambuco, senador Armando Monteiro (PTB), e o pré-candidato ao Senado, deputado federal João Paulo (PT), iniciam nesta quinta-feira (05) mais uma maratona de compromissos em diversas regiões do Estado. Até a segunda-feira (09), ambos irão ao Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana para ouvir a população, conversar com lideranças políticas e conceder entrevistas à imprensa.

Nesta quinta-feira (05), Armando participa da sabatina nos estúdios da TV Jornal, no Recife, a partir das 15h. A entrevista será transmitida ao vivo pelos portais UOL e NE10. À noite, já estará em Araripina, no Sertão do Estado, ouvindo as demandas da população em mais uma edição do projeto Pernambuco 14.

Na sexta-feira (06), Armando e João iniciam o dia concedendo entrevista ao Sistema Grande Serra de Comunicação, ainda em Araripina, às 7h. Depois, tomam café-da-manhã com lideranças locais. À tarde, eles estarão em Serra Talhada para uma rodada de entrevistas às rádios e blogueiros locais. Às 17h, reúnem-se com comerciantes e microempresários da região, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Serra Talhada. O último compromisso da sexta será em Floresta, onde encontram lideranças petistas e participam de outra plenária do Pernambuco 14.

MPT-RJ pede suspensão de trabalho voluntário na Copa


O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) entrou com ação civil pública pedindo que todos os selecionados para o programa de trabalho voluntário da Copa do Mundo sejam contratados com carteira de trabalho assinada. Esse tipo de atividade é comum em megaeventos, como a Copa e as Olimpíadas.

O MPT também pede que o Comitê Organizador Local pague R$ 20 milhões de indenização por dano moral coletivo. A ação está na 59ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

Para a procuradora do Trabalho Carina Rodrigues Bicalho, que entrou com a ação, a Fifa pretende atingir “lucros astronômicos”, o que afasta a possibilidade de usar trabalho voluntário, como previsto na Lei 9.608/1998, que regula esse tipo de serviço no país.

Fifa proíbe uso de tablets e instrumentos musicais em estádios na Copa

É proibido o uso de qualquer instrumento musical durante os jogos

A Fifa divulgou no site oficial da Copa do Mundo de 2014, nesta quarta-feira (4), um Código de Conduta indicando o que os torcedores não podem levar para os estádios durante os jogos. É proibido o uso de qualquer instrumento musical, independente do tamanho, inclusive vuvuzelas, além de computadores pessoais e outros dispositivos (incluindo, por exemplo, laptops ou tablets).

Na lista extensa, a entidade também avisa que os torcedores não podem entrar nas arenas com objetos volumosos tais como escadas, bancos, cadeiras dobráveis, caixas, recipientes de papelão, sacolas grandes, mochilas, malas e bolsas esportivas. A Fifa entende como volumoso quaisquer objetos que sejam maiores do que 25cmx25cmx25cm e que não possam ser guardados embaixo dos assentos dos estádios.

É proibido o uso de qualquer instrumento musical durante os jogos (Foto: Divulgação)

Estão proibidos ainda os fogos de artifício, sinalizadores, bombas e outros artifícios de fumaça e outros engenhos pirotécnicos ou dispositivos que produzam efeitos similares, bem como cartazes ou bandeiras maiores do que 2m x 1m50. As bandeiras e cartazes menores são permitidos.

Veja a lista completa dos itens proibidos:

Sebrae premia prefeitos empreendedores


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou nesta terça-feira, 3 de junho, a lista dos vencedores nacionais da 8.ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). Este foi o resultado final da seleção e avaliação que envolveu 1.348 projetos inscritos com 118 finalistas.

O grande vitorioso do chamado Oscar dos Municípios Empreendedores foi a prefeitura de Três Rios (RJ) com o prefeito Vinicius Farah. Ele é bicampeão do PSPE, vencendo pela segunda vez na categoria Região Sudeste. Houve também uma homenagem especial por Mérito Empreendedor ao Prefeito de Dionísio Cerqueira (SC), Altair Cardoso Rittes, por apresentar projeto que trata de consórcios municipais.

Na categoria Melhor Projeto por Região, os demais vencedores regionais foram o prefeito de Paragominas (PA), Paulo Pombo, com o projeto Paragominas Município Verde; o prefeito de Bananeiras (PB), Douglas Lucena Moura de Medeiros com o projeto Bananeiras Cidade Empreendedora; o prefeito de Maracaju (MS), Maurílio Ferreira Azambuja com o projeto Fortalecendo a Agricultura Familiar através da Certificação de Qualidade; na região sul foi a prefeitura de Gramado (RS) com o prefeito Nestor Tissot no projeto As Pequenas Empresas em Face do Maior Evento Natalino do Brasil: Natal Luz de Gramado; o Mérito Empreendedor Consórcios Intermunicipais foi para o prefeito de Dionísio Cerqueira (SC), Altair Cardoso Rittes, com o Consórcio Intermunicipal da Fronteira: unindo forças para o desenvolvimento.

Frente Popular intensifica a realização de plenárias na Região Metropolitana do Recife

Olinda já tem três reuniões agendas, sendo a primeira na noite desta quarta-feira

Terceiro colégio eleitoral de Pernambuco, Olinda terá atenção especial da pré-campanha da Frente Popular, nesta e na próxima semana. Estão agendadas pelo menos três plenárias com o pré-candidato ao Governo Paulo Câmara (PSB) e lideranças políticas locais, para apresentação da chapa e o debate de propostas para a cidade e para o Estado. Os eventos fazem parte de uma série de reuniões que serão realizadas nas cidades da Região Metropolitana, organizadas pelos pré-candidatos a deputado estadual e federal que fazem "dobradinhas" nos municípios e que contará, sempre que a agenda permitir, com a presença do prefeito Gerado Júlio.

A primeira plenária acontecerá nesta quarta-feira (4), na quadra do colégio DOM, a partir das 20h30. Este primeiro encontro será organizado pelo vereador e vice-presidente municipal do PSB, João Luiz, e pelo deputado estadual e também socialista Isaltino Nascimento, pré-candidatos, respectivamente, a deputados estadual e federal.

Diretor da ANA diz que segurança hídrica depende de vontade política


O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, disse hoje (4) que a gestão eficiente de recursos hídricos no Brasil depende de vontade política e ação por parte da sociedade civil. “No Sudeste, as pessoas não estão, na minha opinião, acreditando no que está acontecendo. Não há uma mobilização proporcional ao risco que se apresenta, a água precisa entrar na agenda política da sociedade".

Para Andreu, há uma cultura de abundância no Brasil e sempre vai haver uma pressão por aumentar a oferta de água, principalmente com a inclusão de uma grande parcela da população nas relações de consumo.

“As pessoas quando tem mais renda utilizam mais água, seja no consumo próprio ou nos produtos que consome. Deveríamos ter uma campanha consistente no Brasil para tratar da questão das perdas de água. Se não houver uma redução dessa pressão vamos continuar pressionando os mananciais”, avaliou.

Plantas brasileiras podem ajudar a enfrentar impactos das mudanças climáticas


A seriguela e o umbuzeiro, árvores comuns do Semiárido nordestino, e a sucupira-preta, do Cerrado, fazem parte de um grupo de plantas brasileiras que poderão desempenhar um papel importante para a agricultura no enfrentamento das consequências das mudanças climáticas. Elas estão entre as espécies do país com grande capacidade adaptativa, tolerantes à escassez hídrica e a temperaturas elevadas.

A reportagem é de Noêmia Lopes, publicada pela Agência Fapesp e reproduzida por EcoD, 02-06-2014.

De acordo com Eduardo Assad, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para a Agricultura (CNPTIA) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o estudo do genoma dessas espécies pode ajudar a tornar culturas como soja, milho, arroz e feijão tão resistentes quanto elas aos extremos climáticos. Assad foi um dos palestrantes no quarto encontro do Ciclo de Conferências 2014 do programa Biota-Fapesp Educação, realizado no dia 22 de maio, em São Paulo.

“O Cerrado já foi muito mais quente e seco e árvores como pau-terra, pequi e faveiro, além da sucupira-preta, sobreviveram. Precisamos estudar o genoma dessas árvores, identificar e isolar os genes que as tornam tão adaptáveis. Isso pode significar, um dia, a chance de melhorar geneticamente culturas como soja e milho, tornando-as igualmente resistentes”, explicou. “Não é fácil, mas precisamos começar.”

Petrolândia: Fonoaudióloga Dra. Maralisa Fonseca atende na Saúde & Sorriso Consultórios Especializados

 
 Dra. Maralisa Fonseca
Rita e Katyelle, atendentes do Consultório

Dra. Maralisa Fonseca dos Anjos, fonoaudióloga, atende às segundas-feiras (manhã e tarde), em consultório no Consultórios Saúde & Sorriso Especializados, localizado em Petrolândia.

Dra. Maralisa
trabalha com terapias fonoaudiológicas, nas áreas de voz, fala, linguagem e motricidade orofacial.

Para marcar sua consulta, ligue (87) 8111-0298 (Vivo). Mais informações: (87) 3851-2596.

Notícia relacionada (clique para ler) 
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

CCJ aprova relatório de Humberto que acaba com revista vexatória


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (4) o Projeto de Lei do Senado 480/2013, relatado pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que visa acabar com as revistas vexatórias realizadas nos presídios brasileiros. O texto estabelece o uso de equipamentos eletrônicos detectores de metais e de raio-x para o procedimento obrigatório de revista íntima para pessoas que queiram visitar presos em estabelecimentos penais. A proposta segue para a Câmara dos Deputados.

O senador explicou que atualmente, em muitos presídios do país, há um flagrante desrespeito aos visitantes de pessoas presas. Eles são obrigados, em muitos casos, a se despir, tocar em suas genitálias e efetuar esforços físicos repetitivos para comprovar a inexistência de algum objeto ilegal no corpo.
“A revista será realizada com respeito à dignidade humana, sendo vedada qualquer forma de desnudamento, tratamento desumano ou degradante. Se for o caso de uma revista manual, com suspeita de porte de objetos proibidos, deve-se fazê-lo preservando a integridade física, psicológica e moral da pessoa revistada, sem haver desnudamento, total ou parcial”, afirmou o parlamentar.

Coordenadora do Programa AABB Comunidade de Petrolândia-PE participa de 8ª Encontro de Educadores em Salvador


Nos dias 28, 29 e 30 de maio, na cidade de Salvador (BA), no Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions, aconteceu o 8° Encontro de Educadores do Programa Integração AABB Comunidade. Promovido pela Federação Nacional das AABBs (FENABB), em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), o evento reúne coordenadores pedagógicos de todo o Brasil para três dias de aprimoramento e trocas de experiências.

O objetivo geral do 8° Encontro de Educadores foi apresentar estratégias e diretrizes do Programa AABB Comunidade decorrentes do processo de remodelagem ocorrido em 2012-2013 e aprimorar a competência pedagógica dos educadores que atuam como coordenadores pedagógicos e de suas respectivas equipes.

O evento contou com a presença do vice-presidente Financeiro da FENABB, Rene Nunes dos Santos; o diretor executivo da Diretoria de Desenvolvimento Social da FBB, Marcos Frade; o gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) da Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Romeu Schiavon; o presidente do CESABB-BA, Genildo Ferreira dos Reis; o presidente da AABB Salvador, Zaki Chagouri Ocke e o coordenador do Programa em Quixadá (CE), primeiro programa implementado no Brasil, George Silveira.

Petrolândia: Dr. Tércio Ferraz, cirurgião dentista, atende de quinta a sábado no seu consultório, no centro da cidade

Dr. Tércio Ferraz Pereira, cirurgião dentista, atende semanalmente de quinta a sábado no seu consultório na Av. Auspício Valgueiro Barros, 32, no centro da cidade de Petrolândia. O consultório está localizado em frente ao escritório da Celpe.

Os telefones para marcação de consultas com Dr. Tércio Ferraz são: (87) 9974-4656 e 9995-4254. O atendimento as quinta a sexta-feira é realizado durante todo o dia a partir das 08 horas da manhã, e aos sábados até as 13 horas.

As segunda, terça e quarta-feira o consultório se encontra aberto para marcação de consultas até o meio dia. Lá você vai encontrar a atendente Ellyza Souza, mais conhecida como Bel para bem lhe atender.

Dr. Tércio Ferraz atende também na cidade de Floresta, na rua major João Novaes, 291, no centro.

Redação do Blog de Assis Ramalho

BNB viabilizou projetos da ordem de quase R$ 4 bilhões para a Copa


O Banco do Nordeste financiou ao todo, 79 projetos ligados à Copa do Mundo de 2014, destinando R$ 1,3 bilhão em recursos e viabilizando investimentos totais da ordem de R$ 3,9 bilhões.

Os créditos foram empregados, em sua maioria, na rede hoteleira nordestina, beneficiando empreendimentos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Também foram registrados financiamentos para arenas de futebol, locadoras de veículos e restaurantes.

Os financiamentos se deram por meio das linhas FNE-Proatur e FNE-MPE Turismo, voltadas para ações estruturadoras da cadeia produtiva do turismo. As linhas contemplam investimentos, inclusive para aquisição de empreendimentos que constituam meios de hospedagem, com unidades já construídas ou em construção, além de capital de giro e aquisição isolada de insumos.

O BNB Proatur financia construção, ampliação e reforma de benfeitorias e instalações; veículos automotores; máquinas e equipamentos; móveis e utensílios; capacitação de mão-de-obra; capital de giro, dentre outros itens.

Vereadores de Garanhuns aprovam piso de R$ 1.014,00 para agentes de endemias


Nesta terça-feira (03), o Legislativo Municipal de Garanhuns aprovou por unanimidade em segunda votação, o projeto de Lei Nº 025/2014 do Governo Municipal, que equiparou o piso salarial dos agentes de endemias em R$ 1.014 reais. O valor equivale ao incentivo nacional, como recebem os agentes comunitários de saúde do município. O projeto segue agora para sanção do Prefeito Izaías Régis.

O presidente da Câmara Municipal Audálio Ramos Filho, destaca que a parceria entre o Executivo e o Legislativo, juntamente com o SINDACS/PE, foi essencial para essa conquista dos Agentes de Endemias: “A equiparação salarial proporcionou um ganho real de mais de R$ 300,00 reais aos Agendes de Endemias, já que os mesmo recebiam R$ 738,00 e passarão a receber R$ 1.014,00 reais, o aumento incide também sobre a insalubridade e o quinquênio”.

Mais uma vez a sessão contou com a presença massiva dos Agentes Comunitários e de Endemias, que aplaudiram ao final a aprovação do projeto.

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns

Frases do dia 04/06/2014: Coletânea IHU On-Line

Freud explica

"Do poeta e roteirista Geraldinho Carneiro sobre o atual momento político e social: "A iminência da Copa demonstra mais uma vez que vivemos entre o oba-oba e a depressão. Se eu fosse psiquiatra, diria que o Brasil é um país bipolar. Ou hexapolar?" – Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 04-06-2014.

Petrolândia: Secretaria Municipal de Saúde promove semana de exames preventivos ao câncer do colo do útero


A Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que até a sexta-feira, de junho, haverá marcações e realizações de exames preventivos do colo do útero em todas as unidades de saúde do nosso município.

Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa, faça o preventivo e previna-se contra o câncer do colo do útero.

Informações: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Rodrigo Novaes consegue reabrir posto fiscal do Ibó em Belém do São Francisco


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) esteve, na tarde de ontem (03), em audiência com o secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, para tratar da reabertura do posto fiscal no Ibó, em Belém do São Francisco, Sertão do Estado. O posto foi fechado nos últimos dias. Novaes esteve na companhia dos auditores Francisco Novaes e Ailton Tenório.

"O posto é bastante importante para a arrecadação do estado e para as famílias envolvidas que trabalham nas empresas terceirizadas", afirmou o parlamentar.

Padilha garantiu a reabertura do posto no mês de julho e também a manutenção dos empregos dos funcionários.

Assessoria de Imprensa de Rodrigo Novaes

Estudante de Alagoas cria gel natural para cabelo e conquista prêmio nacional


Uma estudante do 9º ano da Escola estadual Izaura Antônia de Lisboa, da cidade de Arapiraca, Agreste alagoano, conquistou o 1º lugar na Exposição de Ciência e Tecnologia da MISELT Brasil, ocorrido na cidade de Fortaleza. Lisya Layne da Silva Santos inventou um gel natural a partir das sementes de linhaça para cabelos cacheados e crespos.

O projeto se destacou em uma das maiores exposições científicas do Brasil, que reuniu pesquisas de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, com projetos nacionais e internacionais. De acordo com a professora de química e orientadora do projeto, Nadja Souza, o gel é um produto 100% natural, que não prejudica os cabelos, pelo contrário, fortalece, porque não usa qualquer tipo de produto químico.

Para Lysia Layane, a experiência na Milset foi exitosa não somente pelo prêmio, mas pela oportunidade de conhecer outras culturas e outros projetos de pesquisas. "Eu aprendi coisas novas; conheci ideias geniais de outros alunos. Foi na Milset onde me dediquei imensamente ao meu projeto, onde pude mostrar o meu desempenho. O esforço não foi apenas meu, mas também da minha professora. Na verdade eu ganhei muito mais que um prêmio, ganhei conhecimento", reforçou a pesquisadora.

Tacaratu: Vereador eleito presidente da Câmara é suspeito de assassinar homem após discussão durante comemoração da vitória


Após ser eleito presidente da Câmara, o vereador suspeito do crime saiu direto para a comemoração da vitória no distrito de Caraibeiras. Depois dos festejos, resolveu prosseguir as comemorações no bar e restaurante de Gilvan, na cidade de Tacaratu, onde acabou se envolvendo numa discussão e na morte do comerciante.
Uma discussão motivada por divergências políticas terminou em morte na cidade de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco. O fato aconteceu na madrugada desta quarta-feira (04), por volta das 02h15. Segundo informou à nossa reportagem o Sgto PM Esdras, da 4ª CIPM, o vereador da cidade de Tacaratu, Aércio Jader assassinou a tiros Gilvan de Sá Ferreira.

Ainda segundo informações do PM, a discussão aconteceu em uma churrascaria, no centro da cidade de Tacaratu. Aércio Jáder (PDT), eleito presidente da Câmara de Vereadores, na noite de terça-feira (03), após realizar passeata em comemoração da vitória, procurou o estabelecimento para dá continuidade aos festejos e ali discutiu com Gilvan, dono da churrascaria. Segundo testemunhas, os dois entraram em luta corporal e o vereador foi até o seu carro, pegou um revolver e efetuou vários tiros contra Gilvan, que teria corrido para a cozinha do estabelecimento para pegar uma faca. Gilvan morreu no local.

Após o feito, o vereador fugiu e a PM fez diligências, porém sem êxito, e até o momento em que a nossa reportagem entrou em contato com o policial, às 11h40 desta quarta-feira, o vereador não tinha sido localizado.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações PMPE
Foto: Lúcia Xavier

Postos só poderão vender combustíveis fora do tanque em embalagens certificadas pelo INMETRO


A partir de 02 de julho de 2014, os postos só poderão comercializar combustíveis fora do tanque em recipientes desenvolvidos especialmente para esta função e que atendam a norma ABNT NBR 15594-1:20008, bem como a portaria do INMETRO nº 326 de 11 de dezembro de 2006.

A venda de combustíveis fora do tanque do tanque é feita, especialmente nos casos conhecidos como pane seca, quando falta combustível no veículo durante o trajeto de destino.

Anteriormente, a venda chegava a ser realizada em sacolas plásticas, garrafas PET ou galões sem certificação. Agora, os recipientes devem ser rígidos, podendo ser metálicos ou não, certificados e fabricados com esta finalidade.

Petrolândia: TLN Pesquisas e Eventos cria banner com destaques do comércio e serviços locais


Em mais uma iniciativa da TLN Pesquisas e Eventos, empresa promotora do Prêmio Excelência, para destacar aos empreendimentos de destaque em Petrolândia, foi lançado banner, com a vista aérea de nossa cidade e a participação de 52 empresas e profissionais consolidados.

Os banners começaram a ser entregues no sábado passado (31) por Tide Lucena afirma que cada uma das empresas constantes da peça se destacam em seus segmentos e são nomes consolidados no mercado e que os banners, confeccionados pelo MouraLab de Petrolândia, ficarão expostos nos estabelecimentos dos participantes.

O Blog de Assis Ramalho já recebeu o seu banner. Parabéns a Tide Lucena, da TLN, por mais uma iniciativa de incentivo à divulgação dos destaques de Petrolândia.

TLN Pesquisas e Eventos

Petrolândia: I Workshop Turismo Náutico destaca oportunidades de negócios no município


Álvaro Ornelas é consultor do SEBRAE 

Consultor João Carlos Borba


No dia 27 de maio foi realizado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, para apresentação de Oportunidades do Turismo Náutico no Lago de Itaparica. A região integra a Rota de Ilhas e Lagos do São Francisco. O evento foi realizado pela Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, em parceria como o Sebrae-PE.

Estiveram presentes à abertura do evento o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, a vice-prefeita Janielma, a gerente do Sebrae-Regional Serra Talhada Maria Auxiliadora e Marcos Rogério Viana, Secretário de Desenvolvimento e Turismo. Além desses, compuseram a mesa os palestrantes Álvaro Ornelas e José Carlos Borba, consultores do Sebrae, os diretores do Conselho Municipal de Turismo de Petrolândia, Samyr Oliveira e Lúcia Xavier, e Eid Kentenich, guia de turismo e sócio da Trilha TurismoRota Vertical, empresa de turismo de aventura em Paulo Afonso (BA).

A primeira palestra foi do consultor Álvaro Ornelas, consultor em Gestão do SEBRAE e coordenador do GT Náutico de Florianópolis (SC). Ele apresentou oportunidades e desafios para a exploração dos potenciais do turismo náutico em Petrolândia.O consultor destacou a Igreja Submersa e o passeio de catamarã à Ilha de Rarrá como potenciais atrativos do Lago de Itaparica. Além disso, destacou a buchada de tilápia como um prato que deve ser explorado e divulgado na gastronomia local, por transmitir a essência cultural, culinária e econômica da região.

A palestra seguinte foi de Eid Kentenich, sócio da Rota Vertical. O jovem apresentou o trabalho desenvolvido na cidade de Paulo Afonso, com exploração do ecoturismo e turismo de aventura cm atividades radicais. Luciano Moura, também da Rota Vertical, apresentou as potencialidades de mergulho em Petrolândia, nas ruínas submersas da velha cidade e nas ruínas da Igreja da Velha Barreiras. Segundo ele, se fosse feita dragagem para retirar os sedimentos do fundo do rio, na igreja, seria possível trazer mais de setenta mergulhadores do Recife, ansiosos em conhecer esse ponto de mergulho, além de dois casais que pretendem renovar os votos de matrimônio embaixo d'água, na antiga Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Em seguida, fechando a programação da manhã, o proprietário da Paulo Afonso Turismo, Ivo Silva, falou sobre os desafios para o exercício de guia e operação de agência de turismo, apresentando sua própria experiência.

A tarde o workshop prosseguiu com palestra do consultor José Carlos Borba, proprietário de empresa de viagens. Ele apresentou as estratégias para comercializar o produto turístico, com destaque para a criação do plano de negócios.

Os palestrantes e a turismóloga Denise, consultora do Sebrae, foram brindados com sabonetes artesanais de Ilga Carvalho (Artes do Sertão), presentes gentilmente oferecidos pela artesã petrolandense.

Em seguida, o prefeito Lourival Simões, apresentou ações e projetos de sua gestão para o desenvolvimento do turismo em Petrolândia. Destacou que o início da construção do píer, cujo projeto foi reformulado, será iniciado em breve. Falou também sobre o projeto Cidade limpa, cidade feliz, encampado pela recém-criada Secretaria de Saneamento. O titular da pasta, Rosivaldo Castor, apresentou rapidamente o projeto que será desenvolvido na cidade para incentivar a adesão da população às ações de limpeza pública no município, inclusive nas agrovilas, orla e praias de água doce.

Para encerrar, o sr. Ilzo, filho de Rarrá (da Ilha de Rarrá), deu seu depoimento sobre o sucesso do empreendimento e agradeceu o apoio do prefeito de Petrolândia. Destacou também que a ilha está vinculada a este município porque todo o acesso se dá a partir dessa cidade.

Para ver mais fotos>Workshop Turismo Náutico

Para ver slides exibidos>Slides I Workshop Turismo Náutico

Fotos: Assis Ramalho, Hislaine Menezes e Lúcia Xavier

Bandidos explodem caixa eletrônico da Agência do Bradesco de Orobó-PE


Sete bandidos fortemente armados explodiram o caixa eletrônico da agência do Bradesco da cidade Orobó-PE. A ação aconteceu por volta das 01:10hs da manhã desta quarta-feira (4). Segundo informações de populares no local, os elementos detonaram as dependências com uma explosão tão grande que o prédio térreo da agência ficou totalmente destruído. Logo após, os mesmos se invadiram do local, pegando o destino pela rua do hospital e seguindo pelo Sítio Cazuzinha.

Com a explosão, a parte principal do caixa eletrônico foi parar do outro lado da rua, indo de encontro com a porta da garagem, danificando a mesma. A explosão deixou um rastro de destruição com estilhaços de vidros por toda a frente do banco.

Fonte e fotos: Blog do Edinho Soares

Petrolândia: Domingão Solidário no Balneário e Bar Roça de Samyr será realizado neste domingo (08)

Arte: Beto Design

Notícias relacionadas (clique para ler): 
>Petrolândia: Bar e Balneário de Samyr tem terça-feira de carnaval com o agito do grupo Seduzyr
>Petrolândia: Bar do Nego, na roça de Samyr, excelente opção no fim de semana
>O domingão chegou. Bar do Nêgo, na roça de Samyr é boa opção de lazer
>Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr, sua opção de lazer
>Petrolândia: Domingão de Carnaval é sucesso na Roça de Samyr

Petrolândia: Posto DR, o posto de seu Amadeu, onde você encontra combustíveis e serviços de qualidade é nova parceria do Blog de Assis Ramalho





 

O tradicional posto de seu Amadeu (Posto Avenida), recebeu a bandeira da SP Distribuidora e o nome DR Combustíveis. As instalações foram reformadas e os tanques trocados por novos, com a finalidade de prestar os melhores serviços e oferecer combustíveis de excelente qualidade.

No Posto DR o cliente vai encontrar também, para seu completo conforto e comodidade, os serviços do Lava Jato Atual e do Restaurante e Churrascaria 4 Corações.

O Posto DR, nova parceria do Blog de Assis Ramalhoestá localizado na Av. Djalma Wanderley, 707, em Petrolândia, e a organização é de seu Amadeu e família.

Para ver mais fotos>Posto Avenida - DR Combustíveis




Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: DR Combustíveis
Fotos: Assis Ramalho

Acidente com ônibus da Viação Progresso deixa vários feridos na BR-232 no Agreste de PE

No momento do acidente, o coletivo transportava 42 passageiros
Foto: Nayara Vila Nova/ TV Jornal Caruaru

Um acidente com um ônibus da Viação Progresso, no início da manhã desta quarta-feira (4), deixou ao vários feridos no quilômetro 111 da rodovia BR-232 (trecho Caruaru-Bezerros), na altura do distrito de Encruzilhada de São João, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. O coletivo seguia de Exu, no Sertão, com destino ao Recife quando colidiu na traseira de um caminhão, depois bateu na mureta de proteção da pista e em seguida tombou.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no momento do acidente havia um forte nevoeiro que prejudicou a visibilidade do motorista do ônibus, veículo o qual transportava 42 pessoas. A PRF confirma que quatro dos passageiros foram socorridos pelo Samu ao Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. No entanto, outras pessoas feridas levemente teriam sido levadas para outras unidades de saúde da região.

Ainda de acordo com a PRF, nenhum dos ocupantes do coletivo ou mesmo do caminhão correm risco de morte.


NE 10 Interior

Prefeito de Pedra-PE é condenado por improbidade administrativa


A 1ª Câmara de Direito Público manteve a condenação do prefeito do município de Pedra, José Tenório Vaz, por improbidade administrativa. A decisão do órgão colegiado confirmou a sentença proferida pelo juiz da Vara Única da Comarca de Pedra, Caio Neto de J. Oliveira Freire.

A pena do prefeito José Tenório será a perda do cargo público, a suspensão dos direitos políticos por sete anos, a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou de créditos, direta ou indiretamente, por cinco anos, e o pagamento de R$ 200.911,36. Esse valor abrange o ressarcimento do dano aos cofres públicos e a multa civil prevista pela Lei de Improbidade Administrativa, ambos calculados em R$ 100.455,68.

Médico e filho suspeitos de assassinar cirurgião Arthur Eugênio já estão no Cotel


O médico Cláudio Amaro Gomes, de 57 anos, e o filho dele, o estudante de direito Cláudio Amaro Gomes Júnior, 32, suspeitos de envolvimento na morte do cirurgião torácico Artur Eugênio de Azevedo, 36, em maio passado, já estão no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. Os dois tiveram a prisão temporária decretada por 30 dias e foram indiciados por homicídio.

Pai e filho foram capturados no final da tarde desta terça-feira (03). O pai estava na casa da família, no bairro de Boa Viagem, e o filho foi encontrado em um restaurante, na Encruzilhada. A prisão foi feita por policiais da Divisão Sul de Homicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

No carro de Cláudio Amaro Júnior, ainda foi encontrado um revólver calibre 38 sem registro e autorização para porte de arma. Consequentemente, o universitário também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

O crime aconteceu no último dia 12. O suposto mandante seria chefe da vítima no Real Hospital Português. Cláudio Amaro Gomes é cirurgião torácico e chefe da Unidade de Recuperação Cárdio-Torácica, do Real Hospital Português. Ele tomou posse no cargo em setembro passado. O especialista também seria professor adjunto doutor da Universidade Federal de Pernambuco e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Petrolândia: São João do ECC acontece neste sábado (07) na AVEPE

Em 2014 o arrasta-pé será na AVEPE
São João do ECC 2013: Neide e José Sandes 

O ECC da Paróquia de Petrolândia promove a oitava edição do tradicional São João do ECC neste sábado, 7 de junho, a partir das 22 horas, na sede da AVEPE, trazendo como atração a banda Bagaceira na Roça.

Comidas, bebidas típicas e muita animação são garantidos nas festas juninas do ECC. Compre sua mesa e participe!

Notícias relacionadas:

Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Na volta ao Arrudão, Santa Cruz bate a Ponte Preta por 2x1; confira demais jogos da Série B com crônica, tabela e lances em vídeo



O Santa Cruz foi eficiente e conquistou a sua terceira vitória consecutiva ao bater a Ponte Preta por 2x1, na noite desta terça-feira (3/6), no seu retorno ao Arruda, pela 10ª rodada da Série B do Brasileiro. Com o resultado, o tricolor quebrou um tabu de nunca ter vencido o adversário em jogos oficiais. Além disso, chega a sexta colocação com 16 pontos. O time coral só perde a posição caso o Luverdense, 15 pontos e quatro vitórias, empate ou vença o Paraná, na próxima sexta-feira. A Macaca de Campinas, com os mesmos 16 pontos, permanece na quinta colocação e quatro vitórias, mas também pode perder a posição para o próprio Luverdense.

Após esta rodada, a Série B pára devido a Copa do Mundo. Os jogadores do Santa Cruz, a partir desta quarta-feira, terão folga até o dia 16. O próximo jogo está marcado para o dia 15 de julho, contra o Vasco, no Rio.

Clique abaixo e confira os demais jogos da Série B nesta terça-feira(03).

> Veja classificação, crônica e os melhores momentos em vídeo dos jogos deste terça do Brasileirão da Série B


Itaparica-Jatobá: Resultado das peladas do Pó de Serra no domingo (1°)

Pelada dominical no Pó de Serra, em Itaparica.
Nossos amigos Jair Souza e Ivaldo. 

O tradicional "baba" da Associação Pó de Serra de Itaparica, em Jatobá (PE), foram mais uma vez registradas por nosso amigo Jair Souza, o Jair do Picolé, no domingo, dia 1°. Os resultados foram:

Primeiro tempo:
Camisa Azul 2x2 Camisa Vermelha
Camisa Azul
Gols: Flávio, Luiz
Escalação: Geraldo, Valdir, Gean, Elton, Eraldo, Berg, Elói, Luiz, Flávio, Sílvio, Cristiano
Camisa Vermelha
Gols: Ivaldo, Tema
Escalação: Samuel, Tema, Ivaldo, Wagner, Catinha, Moisés, Léo, Eraldinho, Gegê, Tião, Marcos.

Segundo tempo:
Camisa Azul 6x3 Camisa Vermelho
Camisa Azul
Gols: Sivaldo (2), Felipe (2), Flávio, Naldinho
Escalação: Geraldo, Bangu, Edson, Felipe, Eraldo, Flávio, Naldinho, Luciano, Lucilvan, Sivaldo, Miquel
Camisa Vermelha
Gols: Reinaldo, Jandair
Escalação: Touro, Givanildo, Zinho, Cícero, Parceiro, Reinaldo, Jandair, Gegê Catinha, Léo, Tico, Onça.

Para ver mais fotos>Pelada no Pó de Serra (1º/06/14)

Fotos e informações: Jair Souza, para o Blog de Assis Ramalho