quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Receita disponibiliza aplicativo para parcelamento de débito do Simples Nacional


A Receita Federal disponibilizou, nos portais do Simples Nacional e do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) , novo aplicativo que permite o parcelamento do Simples Nacional.

Com o aplicativo, que entrou no ar nesta semana, é possível pedir a divisão dos débitos desse regime tributário simplificado em cobrança no âmbito da Receita Federal, emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento das parcelas, consultar a situação do parcelamento e demais detalhes. Segundo a Receita, é possível também registrar desistência do parcelamento.

O acesso ao serviço é feito com uso de certificado digital ou código de acesso gerado nos portais do Simples e o e-Cac. Entretanto, o código de acesso gerado pelo Portal do Simples Nacional não é válido para acesso ao e-CAC, da Receita Federal, e vice-versa.

Quando se solicita o parcelamento, recuperam-se todos os débitos do Simples Nacional em cobrança na Receita Federal. O saldo devedor é atualizado com os acréscimos legais devidos até a data da consolidação e dividido em até 60 parcelas. O valor mínimo de cada prestação é R$ 300.

Enterro de suspeitos de assalto termina em confronto com a polícia em Alagoas

Parede do Cemitério São José mostra marca de tiro de borracha (Foto: Lucas Leite/G1)
Parede do Cemitério São José mostra marca de tiro de borracha (Foto: Lucas Leite/G1)

O enterro de dois dos cinco jovens mortos a tiros em uma operação da polícia alagoana, no bairro de Guaxuma, em Maceió, foi tumultuado no cemitério São José, no Trapiche da Barra, nesta quarta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, pessoas que chegaram para acompanhar o enterro jogaram pedras contra uma viatura e os militares revidaram com balas de borracha e bombas de efeito moral.

Os cinco jovens morreram na tarde de terça-feira (4) durante uma operação conjunta entre o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Secretaria Estadual da Defesa Social (Seds) para desarticular uma tentativa de assalto a uma residência.

A confusão durante o enterro, segundo testemunhas, começou depois que um ônibus com familiares e amigos de um dos jovens chegou ao cemitério.

A comerciante Laudinete da Cruz Araújo, que trabalha no local, contou que uma bomba estourou perto dela e muitas pessoas correram assustadas.

CPI da Petrobras faz acordo para evitar convocação de políticos tanto do PT quanto do PSDB


Líderes da base do governo e da oposição que integram a CPI mista da Petrobras fizeram um amplo acordo nesta quarta-feira (5) para evitar a convocação ou o convite de políticos tanto do PT quando do PSDB. Em pauta, havia a convocação de nomes como os dos ex-ministros da Casa Civil Antonio Palocci e Gleisi Hoffmann, além de tucanos como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Álvaro Dias (PSDB-PR).

Antes de abrir a reunião administrativa desta quarta-feira, os líderes partidários que compõem a CPI mista se reuniram a portas fechadas por cerca uma hora e meia para fechar o acordo. Dos 497 requerimentos que estavam pauta, eles decidiram aprovar apenas os que não enfrentariam resistência por parte de nenhum partido.

Os requerimentos polêmicos sequer foram colocados em votação, como os convites à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as convocações dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Comunicações), dos senadores Aécio Neves (PSDB), Álvaro Dias (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT), dos tesoureiros do PSDB Rodrigo de Castro e José Gregori, do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, e do diretor licenciado da Transpetro, Sergio Machado.

Projeto Mascate Cultural capacita produtores culturais de Floresta


Ascom Prefeitura Municipal de Floresta

Recife sedia 1º Pernambuco Body & Fitness no dia 9 de novembro


Aporta na Capital Pernambucana a primeira edição do evento Body&Fitness, dia 9 de novembro, no CECON. O evento que tem por objetivo reunir os adeptos da geração saúde, alunos de cursos como nutrição, educação física, fisioterapia e os atletas de fisiculturismo da cidade. Mesmo ainda sendo algo inovador em Recife, a ideia é trazer informações e dicas para os interessados com palestras e workshops com os melhores profissionais em escalada nacional.

Na programação, o personal trainer e atleta Felipe Franco, que ganhou Arnold Classic Brasil em 2013 e do Arnold Classic Ohio 2014 e aspirante ao título de Mr. Olympia 2014, além da conceituada nutricionista esportiva Carol Kratz e da redatora da revista Coligo (maior revista eletrônica fitness do Brasil) Alessandra Saigali. Ainda no evento sorteio de brindes e espaços com esportes radicais. A Panicat Juju Salimeni ainda não confirmou a sua vinda com o noivo Felipe Franco, mas tudo indica que o casal fitness virá junto ao Recife.

Link do Video:
https://www.youtube.com/watch?v=0d6Q1fBuLF8

ABlogPE

Petrolândia: Há 11 anos partia Dr. Francisco Simões de Lima

Na Nova Petrolândia, entre as muitas obras de sua administração estão o saneamento e embelezamento da Orla Fluvial
  

Nesta quarta-feira (05) completam-se 11 anos do falecimento de Dr. Francisco Simões de Lima, médico, político, administrador carismático que mudou, literalmente, a cara da Nova Petrolândia. Suas intervenções modernizaram a cidade, preparando-a para o futuro.

Na Nova Petrolândia, entre as muitas obras de sua administração estão o saneamento e embelezamento da Orla Fluvial (quiosques e calçadão em pedras portuguesas), construção do Ginásio de Esportes, construção do Parque de Vaquejada João Pernambuco (o Xodó do Vaqueiro, concluído por Dr. Marcos Souza, seu sucessor), reforma do Estádio O Galegão.

Dr. Simões faleceu no dia 5 de novembro de 2003, vítima de leucemia, uma batalha que enfrentou durante longos 25 anos. O grande tempo de convivência e luta contra a doença despertou inclusive a curiosidade de pesquisadores americanos, que levaram o ex-prefeito aos Estados Unidos para tentar descobrir como ele aguentou caminhar ao lado da enfermidade por tanto tempo, fato que lhe rendeu o apelido de “Sangue de Leão”.

Francisco Simões de Lima nasceu na cidade de Calumbi, mas foi em Paulo Afonso, na Bahia, que atuou como professor, médico, secretário de Administração e de Finanças. O trabalho desenvolvido rendeu a ele o convite para se candidatar a prefeito nas eleições de 1982 na cidade de Petrolândia, pleito que ele disputou e venceu. Ao final do mandato, o médico otorrinolaringologista assumiu o posto de chefe da Casa Civil do Governo do Estado na gestão de Miguel Arraes.

Em 1993, foi eleito vice-prefeito e voltou à vida pública na cidade de Petrolândia, terra que ele escolheu para viver e criar seus filhos. A cidade pediu e Dr. Simões foi novamente prefeito, entre os anos de 1997 e 2000, sendo reeleito em 2001.

O vice-prefeito, também médico, Antônio Marcos de Souza, sucedeu Dr. Simões, concluindo o mandato e foi reeleito em 2004. Em 2008, o então deputado estadual Lourival Simões candidatou-se e venceu a disputa à Prefeitura de Petrolândia. Foi reeleito em 2012.

Nesta data, o Blog de Assis Ramalho presta sua homenagem à memória desse líder carismático que muito fez pela cidade de Petrolândia, adotada por ele como lar.


Notícias relacionada (clique para ler)
>Petrolândia: Missa de 10 anos de morte de Dr. Francisco Simões é marcada pela comoção

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Facebook/Grupo Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre

Banco do Nordeste inaugura oito agências em Pernambuco

BNB-Agência Gravatá (PE)

Até dezembro deste ano, o Banco do Nordeste promoverá uma maratona de inauguração de agências em Pernambuco. Serão oito novas unidades abertas ao público nas próximas semanas, totalizando 37 agências em funcionamento atualmente no Estado.

“A duplicação da nossa rede de agências nos últimos três anos reafirma o compromisso do Banco do Nordeste de estar cada vez mais próximo do cliente, oferecendo um atendimento de excelência e contemplando todas as regiões do Estado, sempre com atenção especial ao perfil dos territórios, a fim de fomentar um desenvolvimento local sustentável”, afirma o superintendente do BNB em Pernambuco, João Nilton Castro Martins.

O cronograma de eventos começa na próxima segunda-feira (10), às 16h, com a inauguração da quarta agência do Banco do Nordeste no Recife, dessa vez no bairro de Casa Forte (Rua Nestor Silva, 144). A unidade é voltada para o atendimento de micro e pequenas empresas (MPEs) e está sob a gerência de Ademário Alves de Jesus. “O foco dessa agência em MPE está diretamente vinculado ao papel que o Banco do Nordeste desempenha na socialização do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), gerando mais emprego e renda”, acrescenta João Nilton Castro Martins.

Petrolândia vence Tacaratu pela 3ª rodada da Copa TV Asa Branca de Futsal; confira os demais resultados


O palco da 3ª rodada da 9ª Copa TV Asa Branca de Futsal foi o Sertão do estado. Os jogos aconteceram em duas sedes da competição - com direito a 19 gols marcados. Em Arcoverde, no Ginásio do Sesc, Rio da Barra conseguiu vencer Ibimirim por 2 a 0, e conquistou a primeira vitória nesta fase. Na segunda partida da cidade, Sertânia goleou Bom Nome por 5 a 1.

No Ginásio Municipal de Serra Talhada também ocorreram jogos da Copa TVAB de Futsal. No primeiro duelo, Floresta e Buíque ficaram no empate, em 3 a 3. Na sequência, Petrolândia conseguiu a vitória sobre Tacaratu, por 3 a 2. A próxima rodada volta a ser realizada no Agreste do estado, nas cidades de Caruaru e Camocim de São Felix, na sexta-feira.

Por GloboEsporte.com
Arcoverde, PE

Paulo Afonso: Inglês para negócios, viagens, mestrado ou conversação você aprende no Vision Curso de Idiomas

O sucesso fala inglês
VIP Course English com Prof. Kennedy e Prof. Jhoseph

O inglês é a língua do mundo, isso não é novidade para ninguém. O inglês é fundamental em viagens e negócios com o Exterior, e também no dia a dia, quando percebemos que o mundo está cada vez menor, diante do avanço da tecnologia, principalmente da Internet. A tecnologia, assim como o sucesso, fala inglês. No campo profissional, saber inglês não é mais um diferencial desejável, mas um requisito básico, essencial. Já no campo da educação, o conhecimento da língua inglesa também tem seu lugar de destaque, com um leque de novas possibilidades abrindo-se aos estudantes e graduados, assim como aos profissionais que desejam galgar novos graus como mestrado em instituições internacionais.

Em Paulo Afonso, na Bahia, Vision Curso de Idiomas oferece o VIP English Course, voltado para instrumentalização de conhecimentos do idioma para viagens de turismo, negócios, mestrado e conversação. O curso é ministrado por Prof. Kennedy e Prof. Jhoseph.

Vision Curso de Idiomas localiza-se na Av. Apolônio Sales, nº 500 - Sala 02 - Empresarial Rafaela, em frente ao G. Barbosa, no centro de Paulo Afonso (BA). Contatos: (75) 8805-1855, 9251-1388 e 8865-5525.

Aprenda inglês com VIP English Course no Vision Curso de Idiomas e fale a língua do sucesso!


Redação Blog de Assis Ramalho

Zeca Cavalcanti e Júlio Cavalcanti divulgam nota sobre rompimento com Madalena Britto, prefeita de Arcoverde

Irmãos Júlio e Zeca Cavalcanti

Desde 2004, quando iniciamos nossa caminhada rumo à conquista da Prefeitura de Arcoverde, sempre nos mantivemos ao lado de um grupo político e das mesmas pessoas. Fomos candidato pelo então DEM, tendo como vice aentão secretária de Ação Social, Madalena Britto, também filiada ao DEM. Vencemos a eleição e, em 2006, apoiamos a candidatura de Mendonça Filho (DEM) a governador. Fiquei a onde estava, não rompi e nem mudei de lado.Os outros mudaram;

Em 2008 fomos reeleito com a maior votação da história de Arcoverde, com mais de 25 mil votos, desta vez já no PTB, e em demonstração de confiança e respeito mantivemos a nossa vice, mesmo tendo mais de 90% de aprovação e com intenções de voto na casa dos 80%, podendo escolher qualquer outro nome. Vencemos com 75% dos votos válidos;

Em 2010, todo o grupo unido lançou e elegeu, com a força do povo, Júlio Cavalcanti deputado estadual com cerca de 42 mil votos. Retomando uma cadeira na ALEPE para Arcoverde e região;

Em 2011 iniciou-se o processo antecipado de nossa sucessão, com vários nomes colocados à mesa: o vereador Luciano Pacheco; a então vice-prefeita Madalena Britto; o ex-secretário de saúde Dr. José Ivan; o secretário de Finanças, Geovane Freitas; o ex-secretário de Desenvolvimento e hoje vice, Wellington Araújo; e o secretário de saúde, Dr. Adilson Valgueiro;

Petrolândia: Agroshop de Dr. Tony Ferraz é credenciada para vender vacinas contra febre aftosa na segunda etapa da campanha 2014


A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Pernambuco teve início no dia 1º deste mês e vai até o dia 30 de novembro.

Em Petrolândia, o produtor poderá adquirir a vacina na Agroshop Farmácia e Petshop do médico veterinário Dr. Tony Ferraz, clínica credenciada, com preços especiais.

A Agroshop Farmácia e Petshop está localizada na rua Arthur Vieira Lima, 305 - Centro de Petrolândia, próximo a Posto de Lavagem Papai Noel. Contatos: (87) 9939-9403 e 9626-8030.

O criador que não vacina seus animais fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e não pode se cadastrar em programas do governo, além de pagar multa de no mínimo R$ 60.


Agroshop 

Alunos envenenam professora na Bahia

Escola onde alunos de 7 e 8 anos envenenaram a professora

Qual a professora que nunca recebeu um agrado, um carinho, um presentinho e, até mesmo, um lanchinho de um aluno? Um gesto (aparentemente) tão simples e afetuoso quase resulta na morte da professora Ednalva Souza, vítima de um envenenamento. Os suspeitos são três meninos com idades entre 7 e 8 anos.

Ednalva é professora do 2º ano do ensino fundamental no Educandário Santana Amorim, na rua Aiene Miranda, na Mata Escura, onde o fato aconteceu.

Uma testemunha informou que, na hora do lanche, Ednalva recebeu dos meninos um biscoito recheado contendo chumbinho, veneno usado no combate a ratos. Ela foi levada às pressas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Roberto Santos, de onde já teve alta.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a professora foi internada na unidade com sinais de envenenamento. Mas, como a dose foi considerada pequena, ela passou por uma lavagem estomacal e foi liberada no mesmo dia.

'Ressentimento' da derrota é falta de compreensão democrática, diz Dilma


Sem citar nomes ou fatos específicos, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (5) durante encontro com lideranças do PSD em Brasília que “ressentimento” por parte de quem perde as eleições é “incompreensão” do processo democrático.

Em seu discurso, a presidente afirmou que não se pode construir um muro no Brasil para dividir quem está no governo e quem está na oposição. A uma plateia formada por integrantes do PSD e ministros, Dilma ressaltou que o momento é de desmontar palanques e entender que em uma democracia disputa-se no processo eleitoral visões, propostas e e destaca-se diferenças entre projetos.

“Um governo tem que governar para todos os eleitores, independente de qual seja o voto daquele eleitor. […] Qualquer tentativa de retaliação por parte de quem ganhou ou ressentimento por parte de quem perdeu [a eleição] é uma incompreensão do processo democrático. Criaria no Brasil um quadro caótico, por exemplo, o fato do presidente eleito por um lado não conversar com o governador eleito do outro”, disse.

Auditoria aponta irregularidades em serviços de limpeza urbana contratados pela Prefeitura de Floresta


A Segunda Câmara do TCE julgou irregular na sessão desta terça-feira (04) o objeto de uma auditoria especial realizada nos serviços de limpeza urbana da Prefeitura de Floresta, durante o exercício financeiro de 2010. O auditor substituto e relator do processo, Luiz Arcoverde Filho, responsabilizou a prefeita Rosângela de Moura Maniçoba pelas irregularidades e aplicou-lhe uma multa no valor de R$ 7.177,45, que deverá ser recolhida no prazo de 15 dias após o trânsito em julgado desta decisão.

De acordo com o relatório técnico de auditoria, a empresa Mart Transportes e Serviços Ltda, contratada pela prefeitura para execução dos trabalhos, incorreu em uma série de vícios desde o processo de dispensa. Não apresentou projeto básico, não demonstrou a composição de itens da planilha orçamentária e detalhamento do BDI, não detalhou a composição de preços unitários e não relacionou os encargos sociais, contrariando a Lei de Licitações (8.666/93) e a jurisprudência dos Tribunais de Contas sobre justificativa de preços nos processos de dispensa. Além disso, o TCE identificou falhas na medição da execução do contrato, que foi prorrogado sete vezes. Acompanharam o voto do relator o conselheiro Marcos Loreto (presidente da Câmara) e os auditores substitutos, Marcos Flávio e Rui Ricardo, tendo o procurador Gilmar Severino de Lima representado o Ministério Público de Contas.

TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)

Saúde lança guia alimentar para conter obesidade e doenças crônicas no país


Na tentativa de diminuir a obesidade e o avanço das doenças crônicas no país, o Ministério da Saúde lançou hoje (5) o Guia Alimentar para a População Brasileira. A publicação prioriza uma alimentação caseira, com consumo de alimentos frescos, como frutas, carnes e legumes, e minimamente processados, como arroz, feijão e frutas secas.

Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2013 indicam que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso e 17,5% são obesos. Os percentuais são 19% e 48% superiores aos registrados em 2006, quando a proporção era 42,6% e 11,8%, respectivamente. A obesidade é considerada fator de risco para doenças crônicas como diabetes e hipertensão e para alguns cânceres.

O guia é uma atualização da publicação lançada em 2006 e acentua a importância da alimentação caseira, com regularidade de horários, ambientes apropriados, sem televisão, celular ou discussões de trabalho. A pasta aconselha ainda que alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes, assim como produtos prontos, como sopas de pacote, pratos congelados e molhos industrializados sejam evitados.

Canavieiros/as de Pernambuco conquistam salário de R$ 784


Após sete rodadas de negociações da 35ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras de Pernambuco, a categoria conquistou, ontem, um salário de R$784; um piso de garantia de R$ 14, e um valor de cesta básica de R$ 30. Além disso, foram assegurados direitos sociais fundamentais alcançados em convenções anteriores. O diretor de Política Salarial da Fetape, Gilvan José Antunis, avaliou as negociações como positivas, especialmente se levada em conta a atual conjuntura do setor sucroalcooleiro. “Tivemos resultados muito importantes para os assalariados e assalariadas. Entre outras questões, conseguimos um reajuste do salário de 8%, acima da inflação”.

O diretor destacou, ainda, que os Sindicatos, a Fetape e a Contag tomaram a decisão certa, quando houve um impasse na negociação com a classe patronal, na ultima quinta-feira. “Tivemos a maturidade de parar o diálogo com os empresários e voltar as nossas bases, para escutar os trabalhadores e as trabalhadoras. Depois de ouvi-los, voltamos mais fortes para lutar pelas reivindicações que estavam na nossa pauta. Outro elemento importante foi a mediação do Ministério do Trabalho”, analisou Antunis.

Caminhão carregado de gesso tomba na Serra das Russas e motorista morre no local


Um caminhão tombou e deixou uma pessoa morta e outra ferida na BR-232, na descida da Serra das Russas, em Pombos, na manhã desta quarta-feira (5). O motorista e o passageiro do veículo ficaram presos às ferragens e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. O motorista de 34 anos não resistiu. O passageiro foi levado para o Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, também na Mata Sul.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os bombeiros levaram uma hora e meia para retirar o corpo do motorista, que teria ficado completamente esmagado. O caminhão vinha do município de Trindade, no Sertão do estado, e pretendiam fazer a entrega da carga no Recife. Ainda de acordo com a PRF, o caminhão, carregado de gesso, tombou na faixa esquerda da via por volta das 6h15 no quilômetro 62, logo após a segunda lombada eletrônica.

O veículo já foi retirado da pista, mas o trânsito continua lento. O quadro de saúde do passageiro é estável. Ele encontra-se em observação no Hospital João Murilo e deve receber alta ainda nesta manhã.

JC Online

ONS acena com possibilidade de racionamento de energia no verão de 2015 com corte seletivo de luz


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avisou na quinta-feira passada (30) a distribuidores e geradores de energia que há risco de serem necessários cortes seletivos de energia para garantir o fornecimento durante os horários de pico no próximo ano, entre janeiro e fevereiro, quando há forte consumo de eletricidade.

Para manter os reservatórios em nível seguro e evitar apagões nos horários de pico, as usinas deixariam de fornecer energia de madrugada. Os cortes afetariam grandes centros urbanos do Sudeste, como Rio, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Vitória.

A medida pode ser necessária se as chuvas não forem suficientes para elevar os reservatórios ao nível de 30% em janeiro. Atualmente eles estão em 18,27%. No ano passado, neste período, estavam com 41,62%.

Leia a matéria completa na Folha de S. Paulo>Verão pode trazer corte seletivo de luz

Folha de S. Paulo

Afogados da Ingazeira: Continua a disputa pelo troféu do 4º Campeonato Afogadense Aberto de Futsal


Nesta quarta (05) e quinta (06),Ginásio Desportivo Municipal, continuam os jogos do 4º Campeonato Afogadense Aberto de Futsal, organizado pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

As equipes disputam o Troféu Rádio Pajeú, em homenagem aos 55 anos da emissora pioneira no Sertão Pernambucano.

Os próximos confrontos serão:

Quarta-feira 05/11 - 20h
Mercantil Tavares F. Clube X Vida Ativa F. Clube

Quinta-feira 06/11 - 20h
São Borges X Bangu

A grande final acontecerá no próximo dia 14 de Novembro, com transmissão ao vivo pela Rádio Pajeú. O Troféu Rádio Pajeú tem o apoio das seguintes empresas: Damol, Stop Car, Escolinha de Futebol Atletas do Amanhã, BPM Serviços, Rádio Pajeú, Pousada e Restaurante União, Blog do Magno Martins e Bruno Chateaubriand.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Comunicado ao Governo Brasileiro, emitido por lideranças do povo Munduruku

"O governo brasileiro age como a sucuri gigante, que vai apertando devagar, querendo que a gente não tenha mais força e morra sem ar. Vai prometendo, vai mentindo, vai enganando."

COMUNICADO AO GOVERNO BRASILEIRO

Nós, povo Munduruku, aprendemos com nossos ancestrais que devemos ser fortes como a grande onça pintada e nossa palavra deve ser como o rio, que corre sempre na mesma direção. O que nós falamos vale mais que qualquer papel assinado. Assim vivemos há muitos séculos nesta terra.

O governo brasileiro age como a sucuri gigante, que vai apertando devagar, querendo que a gente não tenha mais força e morra sem ar. Vai prometendo, vai mentindo, vai enganando.

Abaixo destacamos alguns pontos que mostram a má fé do Governo com o povo Munduruku:
Desde janeiro de 2001 o governo promete que vai fazer a demarcação da terra indígena Sawré Muybu. No ano passado toda a documentação para homologação e registro de nossa terra já estava pronta. Em setembro de 2013 o Relatório para delimitação foi concluído, mas não foi publicado. O Ministério Público Federal teve que entrar com ação obrigando a FUNAI a publicar o relatório, o que não fez até agora.
O governo não quer fazer demarcação porque isso vai impedir as hidrelétricas que eles querem fazer em nosso rio, chamadas de São Luiz do Tapajós e Jatobá. Já que o governo não quer fazer a demarcação, decidimos que nós mesmos vamos fazer. Começamos a fazer a autodemarcação e só vamos parar quando concluir nosso trabalho.
Assim como não quer fazer a autodemarcação, o Governo age de má fé quando impõe sua agenda sem deixar espaço para nós ao menos indicar o local de reunião, como acontece agora com a reunião de 5 e 6 de novembro.

Frases do dia 05/11/2014: Coletânea IHU Online

Ministro Gilmar Mendes

Fantasma

“Gilmar Mendes ergueu um fantasma para mutilar o poder de uma presidente que acaba de ser reeleita” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-11-2014.

Palanque ou tribunal?

“A tentativa de mutilação dos poderes constitucionais da Presidência está associada à ressurreição utilitária do projeto de emenda constitucional que estende para 75 anos a idade limite dos ministros. Assim, se Celso de Mello, Gilmar Mendes e Marco Aurélio quisessem permanecer no tribunal, bloqueariam três indicações de Dilma. A extensão da idade para a compulsória pode ser uma boa ideia. Empurrá-la agitando o fantasma bolivariano, além de contaminá-la, prejulga a conduta de outro poder da República. Coisa normal num palanque, não num tribunal” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-11-2014.

Iphan premia iniciativas de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Seis iniciativas de preservação, valorização e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro receberam ontem (4) o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é reconhecer iniciativas, desenvolvidas por pessoas e instituições públicas ou privadas, que mantém vivo o patrimônio e suas mais diversas formas de expressão.

O prêmio está na 27º edição. "Quando você tem instituições ou indivídiuos que que realmente fazem um enorme esforço para preservar as nossas maiores riquezas, que são o nosso grande patrimônio, a diversidade cultural brasileira, nós temos que prestigiar e esse prêmio do Iphan simboliza isso há muitos anos. É o maior prêmio nesse sentido", disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Cada uma das iniciativas premiadas é de um estado diferente: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba e Rio de Janeiro. A seleção ocorreu em agosto, feita pela Comissão Nacional de Avaliação, composta por 16 jurados. Os ganhadores recebem R$ 25 mil e uma placa comemorativa como parte do reconhecimento às iniciativas de preservação, valorização e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Esta edição do prêmio lembra ainda o centenário da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que projetou espaços culturais, como a sede do Museu de Arte de São Paulo (Masp); o Teatro Oficina de São Paulo; o Museu de Arte Moderna da Bahia; e a Casa de Cultura, em Recife. Ela participou da produção cultural do país, ao lado de nomes como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão, Burle Marx, o pintor Portinari, o escultor Landucci, entre outros.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira abre inscrições para Projovem Urbano


Estão abertas em Afogados da Ingazeira as inscrições para o Projovem Urbano. Podem participar jovens alfabetizados, com idades entre 18 e 29 anos, e que ainda não tenham tido a oportunidade de concluir o ensino fundamental. O programa também permite aos inscritos inclusão digital, iniciação profissional e participação no desenvolvimento de ações comunitárias de interesse público.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas na Escola Municipal Maria Gizelda Simões, no bairro Costa, no horário das 8 às 17 horas. Aos jovens que apresentarem frequência regular e desenvolverem as atividades propostas será concedida uma bolsa mensal de R$ 100,00.

O Projovem tem duração de 18 meses e é uma parceria entre Prefeitura, Secretaria Estadual de Educação e Governo Federal. Ao final do curso, os jovens participantes receberão certificados de conclusão do Ensino Fundamental.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Casa das Juventudes de Petrolândia inicia ações de comemoração do Mês da Consciência Negra


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia, juntamente com a Casa das Juventudes, está realizando no decorrer do mês de novembro ensaios do grupo de dança "Sensual Dance", do "Homega Crew", do grupo "Laço de Chita", aulas de "Design Gráfico", e as oficinas de máscaras africanas, conscientizando os jovens sobre a arte e a cultura negra, comemorando o Mês da Consciência Negra. 

A coordenação informa que haverá outras atividades durante este mês na Casa das Juventudes, como oficinas, ensaios, apresentações dos grupos, conscientizando os jovens e a população local.

Ver mais fotos>Novembro na Casa das Juventudes

Coordenação da Casa das Juventudes

Petrolândia: Produtores do Sistema de Itaparica cobram posicionamento da Codevasf sobre falta de assistência técnica


Seis dias após criticarem os transtornos que vêm sofrendo por falta de assistência técnica, produtores do Sistema Itaparica, Sertão pernambucano, cobram um posicionamento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

O problema, segundo eles, já dura dois anos. Em julho deste ano, a 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf promoveu um encontro com os produtores e, na ocasião, comprometeu-se em retomar a assistência técnica através de uma empresa terceirizada. Mas por enquanto, nada.

Veja mensagem enviada ao Blog de Assis Ramalho

"Assis Ramalho:

'Venho através deste relato fazer um apelo em seu blog, que é líder audiência. Há 2 anos, nós que somos produtores da Borda do Lago de Itaparica (Barreiras bloco 1,2, Apolônio Sales, Icó Mandantes e Manga de Baixo) estamos sofrendo com a falta de Assistência técnica (Técnicos Agrícolas, Assistentes Sociais e Agrônomos) para orientar nossa produção. A Codevasf, em reunião com nós produtores, prometeu que em julho desse ano retornaria a equipe técnica através da empresa Plena para nos apoiar na produção, e até o momento não passou de promessa! Estamos precisando, mais do que nunca, desse serviço que sempre somou com os produtores da nossa região, e agora com o nível crítico do lago de Itaparica, estamos precisando das orientações desses profissionais para nos ajudar no controle da irrigação (não desperdiçando água), na produção e na comercialização dos perímetros irrigados. Pedimos sua ajuda, Assis Ramalho, para divulgar esse problema que vem afetando diretamente a todos nós agricultores, pondo em risco a nossa produção e o nível do lago de Itaparica.

Nosso muito obrigado pelo espaço,

Lúcio Silva da Agrovila 8 da Reta, em nome de todos os produtores da borda do lago de Itaparica."

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Exclusivo: Em entrevista ao Blog, ministro da Integração Francisco Teixeira fala sobre a situação do Lago de Itaparica e ações emergenciais para o Perímetro Irrigado
>Petrolândia: Produtores rurais reúnem-se com superintendente regional da Codevasf para discutir problemas dos perímetros irrigados

Blog de Assis Ramalho

Flamengo e Cruzeiro com vantagem nesta quarta pela semifinal da Copa do Brasil


Nesta quarta-feira, o futebol brasileiro vai conhecer os dois finalistas da Copa do Brasil 2014. Na Vila Belmiro, o Santos pega o Cruzeiro com missão de vencer por dois gols de diferença para chegar a final da competição. O Cruzeiro tem vantagem do empate, já que, na partida de ida venceu o adversário por um a zero.

No Mineirão, o Atlético tem que bater o Flamengo por três gols de diferença para avançar para a finalíssima. O Rubro-Negro, atual campeão da Copa, pode até perder por um gol de diferença para chegar pela segunda vez consecutiva na final.

A bola vai rolar para as duas partidas de volta das semifinais da Copa do Brasil, a partir das dez horas da noite (horário de Brasília).

Em Petrolândia o torcedor assiste as emoções dos jogos desta quarta-feira  no Bar e Restaurante Geração 2, localizado na orla fluvial da cidade.

Clique
>Copa do Brasil
>Futebol

Blog de Assis Ramalho
Por Globoesporte.com

Sete pessoas são mortas em Belém após assassinato de policial militar


Pelo menos oito pessoas foram assassinadas na noite da última terça-feira (4) em cinco bairros deBelém, de acordo com nota oficial divulgada pela Polícia Militar nesta quarta-feira (5). Entre as vítimas estava o cabo da Polícia Militar Antônio Figueiredo, que foi morto em circunstâncias ainda em investigação e não estava em serviço. Os casos estão sendo investigadas pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil para verificar a existência de relação entre eles.

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves confirma o número de mortes e informou que a identificação das vítimas será iniciada pela manhã e que aguarda a chegada de familiares dos mortos para auxiliar nos trabalhos.

De acordo com a PM, quatro das mortes ocorreram no bairro Terra Firme, uma no Marco, uma no Guamá, uma no Jurunas e uma no Sideral. O Comando Geral da Polícia Militar também acionou a Corregedoria da corporação para apurar as denúncias relativas aos casos e também determinou reforço das equipes através do Comando de Missões Especiais e do serviço de inteligência da PM.

Ainda segundo a PM, o Comandante Geral, coronel Daniel Mendes, também acionou o gabinete interinstitucional de segurança pública para monitoramento e controle da situação.

Relacionada
>PM é assassinado no bairro do Guamá, em Belém

Do G1 PA

Paulo Afonso: Loja é assaltada no centro da cidade e funcionária é baleada

 

Na tarde desta terça, 4, um assalto aconteceu na ótica Visart, situada na Rua Amâncio Pereira, nas imediações da Praça João de Brito (Libanesa). Segundo informações adquiridas pela reportagem da Rádio Bahia Nordeste dois elementos numa moto Honda, modelo Biz, anunciaram o crime para roubar óculos da marca Spy (esportivo).

Duas mulheres estavam no estabelecimento; a proprietária e uma funcionária. A empregada tentou reagir e foi baleada na cintura e os bandidos ainda realizaram outro disparo que quebrou a porta de vidro da ótica.

A mulher que recebeu o tiro foi encaminhada para o hospital Nair Alves de Souza. A polícia militar chegou ao local do crime e realiza diligências por toda a cidade. Segundo informações de populares um dos assaltantes estava vestido com uma bata de mototaxista de cor laranja.

Fonte:  Site da RBN

Operação Policial frustra assalto e mata cinco em Alagoas

Carro dos suspeitos ficou cravejado de balas (Foto: Ascom/MP)

Uma operação conjunta entre o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Secretaria Estadual da Defesa Social (Seds) desarticulou uma tentativa de assalto a uma residência, na tarde desta terça-feira (04), no bairro de Guaxuma, em Maceió. Cinco suspeitos acabaram mortos.

De acordo com a assessoria do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), dois suspeitos estavam em uma moto e outros cinco em um carro. Quando eles perceberam a ação da polícia, houve uma troca de tiros.

Quatro dos cinco suspeitos que estavam no carro e morreram na operação foram identificados como João Vitor Azevedo da Silva, Fábio Texeira de Lima, Willames Torres da Silva e Fabiano Silva da Rocha. Os outros dois, que estavam na moto, identificados como Anderson Santos Alves, 27, e Lidiana Patrícia Dias Correia, 28, foram presos e levados para a Central de Flagrantes.

Joinville vence Sampaio Corrêia e garante acesso à Série A em 2015

Jogadores do Joinvile comemoram volta à Série A do Brasileirão

Vinte e seis anos depois, o Joinville está de volta à elite do futebol brasileiro. Os catarinenses vencerem ontem o Sampaio Corrêa por 2x1 e conquistaram a primeira das quatro vagas de acesso à Série A. Com a vitória, chegou aos 66 pontos, provisoriamente no topo da tabela. O Sampaio, com 47, está na décima posição.

Já, o Avaí perdeu a chance de se tranquilizar, ainda que provisoriamente, no grupo dos quatro primeiros classificados da Série B. Atuando na Ressacada, a equipe recebeu o Oeste e decepcionou seus torcedores, não passando de um empate por 0X0. O Leão chega aos 53 pontos e assume temporariamente o quarto posto. Agora, cabe aos sulistas a torcida contra Atlético-GO (52) e Santa Cruz (51).

Clique e veja resultado dos jogos da Série B e classificação.

Veja jogos da Copa do Brasil, Série A e futebol pelo mundo
Copa do Brasil
>Brasileirão Série A
Liga dos Campeões
Futebol Internacional

Blog de Assis Ramalho
Por Globoesporte.com

Charge do dia: se a gente não rir, adoece!


Paulo Câmara gastou R$ 19,7 milhões em campanha. Armando Monteiro, R$ 24,5 milhões


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta terça-feira (4), as contas de campanha dos candidatos do pleito deste ano. O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), arrecadou R$ 17,9 milhões e gastou R$ 19,06 milhões. O principal adversário do socialista na disputa, o senador Armando Monteiro (PTB), recebeu R$ 19,7 milhões em doações, sendo R$ 7,4 milhões dele próprio. As despesas de Armando Monteiro somaram R$ 24,5 milhões.

De acordo com os dados do TSE, entre os principais gastos de Paulo Câmara estão R$ 2,4 milhões com o guia eleitoral; R$ 1 milhão com pesquisas ou testes eleitorais; R$ 1,5 milhão com serviços prestados por terceiros.

Já o senador Armando Monteiro informou, segundo o tribunal, que entre suas principais despesas estão R$ 3,9 milhões em produção de jingles, vinhetas e slogans; R$ 475 mil em doação para outros partidos ou candidatos. Houve também um gasto expressivo em publicidade por placas, estandartes e faixas e de materiais impressos.

Juntos, os seis candidatos a governador do estado arrecadaram R$ 37,7 milhões e gastaram R$ 43,6 milhões na campanha.

Confira a prestação de contas dos candidatos:

Confira resultado das loterias da Caixa desta terça (04); Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Styllus


04/11
Quina (Concurso 3631):
06 32 54 55 75

Timemania (Concurso 648):
06 46 56 58 69 71 77

Dupla Sena (Concurso 1330):
Primeiro Sorteio
10 12 13 32 38 50

Segundo Sorteio
10 11 23 30 47 50

>Veja todos os resultados