quinta-feira, 23 de julho de 2015

Petrolândia: Associação Café com Arte participa da Fenearte e da ExpoSerra

Café com Arte na 16ª edição da Fenearte, em Olinda
Jornalista Márcio Bonfim reencontrou as artesãs petrolandenses
Visita do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, sua esposa Anna Tereza, e os filhos 
Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia, Ítalo Leite, sua esposa Rita de Cássio e o filho do casal prestigiaram o estande 
Dr. Marquinhos e sua esposa Jane, vice-prefeita de Petrolândia, acompanhados dos quatro filhos, também visitaram as artesãs
Lançamento da Comissão Parlamentar em defesa da regulamentação da profissão de artesão
Café com Arte na ExpoSerra, em Serra Talhada

A Associação Café com Arte, tendo à frente a irrequieta produtora cultural Fátima Belém, participou com sucesso da XVI Fenearte, realizada em Recife de 02 a 12 deste mês.

Durante a maior feira de artesanato da América Latina, as artesãs também estiveram envolvidas com o lançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa do Artesão, debate em prol da regulamentação da profissão no país.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, Fátima Belém agradeceu o apoio recebido pela Café com Arte para participar do evento. "Agradeço primeiro a Deus, por eu, Fátima Belém, este ano estar com saúde para estar lá, representando a Café com Arte e nossa Petrolândia, também à nossa amiga, mãe do artesanato, Socorro Simões, e a todos que nos ajudaram para alcançarmos resultados maravilhosos, todos muito felizes."

Mal arrumaram as bagagens em Petrolândia, as artesãs pegaram novamente a estrada, rumo a Serra Talhada, onde participaram da 16ª ExpoSerra, feira de negócios do comércio, indústria e serviços, que aconteceu da última sexta a domingo passado, dias 16 a 18.

Ver mais fotos>Café com Arte na Fenearte e na ExpoSerra

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Reprodução Facebook Fátima Belém

Humberto percorre Agreste e Sertão neste final de semana

Senador Humberto Costa (Foto: Alessandro Dantas/Liderança PT no Senado)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, cumpre uma maratona de atividades nos municípios do Agreste e do Sertão de hoje (23) até domingo (26). O parlamentar começa as atividades no município de Garanhuns, onde visita o prefeito Isaías Regis (PTB) e, depois, acompanha o Festival de Inverno (FIG) do município.

Na sexta, Humberto segue para o município Sertânia, onde tem encontro com o prefeito Guga Lins (PSDB) e participa da reunião do Consócio de prefeitos do Pajeú, que vai reunir 21 gestores da região. Na ocasião, Humberto debaterá com os prefeitos a Reforma Política em curso no Congresso. Também no município, o líder do PT acompanha as festividades da ExpoSertânia.

O senador ainda vai visitar o canteiro da maior obra hídrica do Brasil, a transposição do Rio São Francisco. Humberto, que é relator da Comissão Externa que fiscaliza o projeto no Senado, disse que o acompanhamento periódico da área é fundamental. “Essa é uma obra importantíssima para o Nordeste. Por isso, precisamos seguir de perto e cobrar a sua rápida conclusão”, afirmou o parlamentar.

Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada encerra ações de 2015


O programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada encerra suas ações em 2015 no próximo dia 27 de julho, tendo beneficiado 9.897 pessoas. O programa, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), atendeu os trabalhadores rurais da fruticultura irrigada, auxiliares de câmara fria e de casa de embalagem, embaladores e tratoristas, que ficam sem emprego no período da entressafra em sete cidades do Sertão do São Francisco – Petrolina, Lagoa Grande, Belém de São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Orocó e Petrolândia.

Os agricultores cadastrados no programa receberam o benefício dividido em quatro parcelas de até R$ R$ 246,45, complementar ao valor recebido pelo programa Bolsa Família. Além disso, a Seplag, em parceria com as secretarias de Educação e da Mulher, ofereceu uma série de atividades de capacitação para os beneficiários e membros de suas famílias. O cronograma começou em janeiro, com a fase de cadastramento e seguiu até julho, quando se encerraram as qualificações profissionais.

O Chapéu de Palha será encerrado com a conclusão dos cursos oferecidos em parceria com a Secretaria da Mulher. As trabalhadoras rurais puderam escolher entre várias capacitações ocorridas em junho e julho, como Arquitetura de interiores; Jardinagem; Recepcionista; Formação sociopolítica, Artesanato de materiais recicláveis e gerenciamento de resíduos sólidos; Princípios de processamento de frutas e hortaliças; Fundamentos de informática; Introdução ao telemarketing. Foram beneficiadas 3.425 mulheres, divididas em 160 turmas.

Petrolândia: Feirão de roupas e calçados novos e usados acontece nesta sexta (24)


Nesta sexta-feira (24), a partir das 8 horas da manhã, vai acontecer um feirão de roupas e calçados novos e usados, na antiga feira da sulanca, próximo ao Comercial JS, em Petrolândia.

Os organizadores informam que serão comercializadas lindas peças, com preços a partir de 1 real, e você não pode deixar de participar. Confira!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Flávio Henrique

Pêu, ex-craque do Flamengo é o entrevistado do ''Acordando com as Notícias'' desta sexta-feira (24) na Web Rádio Petrolândia

Entrevista gravada com Pêu, ex-craque do Flamengo será mostrada na manhã desta sexta-feira (24) no programa ''acordando com as notícias''. Na matéria Pêu conta os detalhes de sua carreira, a exemplo dos anos em que jogou no Flamengo de Zico na década de 80. Lá ele diz ter vivido um período muito intenso na história do clube. No mengão Peu teve a oportunidade de dar a volta olímpica três vezes na Taça Guanabara, uma no Carioca, venceu um Brasileiro, uma Libertadores e um Mundial.

Peu nasceu em Maceió, onde começou sua história em campo no Centro Sportivo Alagoano (CSA). A mãe de Peu era lavadeira do clube e o pai dele foi segurança, roupeiro, uma espécie de "faz tudo". Foi assim, desde menino, que ele foi criado entre os jogadores e a bola, tirando lições valiosas.

Aos 17, Pêu já atuava entre os profissionais do CSA, e em 1981 Peu foi parar no Flamengo de Zico & Cia.

Alvo preferido das brincadeiras dos jogadores, principalmente de Zico, Peu sempre teve espírito jovial e alegre, sendo um dos atletas mais queridos entre os craques do Flamengo.

Foram quatro anos na Gávea, onde viveu um período muito intenso na história do clube. Peu teve a oportunidade de dar a volta olímpica três vezes na Taça Guanabara, uma no Carioca, venceu um Brasileiro, a Libertadores e o Mundial. Quer mais? Bom, é o suficiente para colocá-lo na galeria de grandes campeões pelo clube.

Ao deixar o Flamengo, Peu ainda se aventurou por uma série de times pelo Brasil e também no exterior. Foi campeão em Pernambuco (pelo Santa Cruz), e no Paraná (pelo Atlético), jogou ao lado de Raí no Botafogo de Ribeirão Preto e foi campeão mexicano com o Monterrey, em 1986. Ainda passeou por diversos Estados até encerrar definitivamente a carreira, aos 34 anos, levantando o título alagoano pelo clube que o revelou, o CSA.

A entrevista será reprisada nesta sexta-feira (24) no Programa Acordando com as Notícias, na Web Rádio Petrolândia.

A Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05h30 às 08h30 o programa ''Acordando com as Notícias'', com Assis Ramalho.

Bacia do São Francisco atravessa maior seca em 84 anos; cenário será apresentado em Paulo Afonso nesta sexta-feira (24)


A Bacia do Rio São Francisco está atravessando a maior seca em 84 anos de registros oficiais. Com isso, todos os usuários de suas águas enfrentam dificuldades. É o que afirma o diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), José Ailton de Lima, ao destacar que a Usina Hidrelétrica de Sobradinho está gerando 280 MW médios, diante de uma capacidade instalada total de 1.050 MW. “O essencial, nesse momento, é garantir água no reservatório de Sobradinho”, afirmou o diretor.

A Empresa está praticando, atualmente, vazão de 900 m3/s, autorizada pelo Ibama e pela Agência Nacional de Águas (ANA), a partir de Sobradinho.

Para apresentar esse cenário e as perspectivas da situação hidrológica no São Francisco, José Ailton de Lima reunirá a imprensa nesta sexta-feira (24), às 14 horas, no Memorial Chesf, em Paulo Afonso (BA), para Entrevista Coletiva.

Prefeito de Belém de São Francisco reúne-se com secretário Danilo Cabral

Gustavo Granja Caribé e Danilo Cabral (Foto: Douglas Fagner)

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral, recebeu a visita do prefeito Gustavo Granja, de Belém de São Francisco.

No Recife, eles trataram sobre ações e parcerias entre o Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida da população do município.

Ascom Seplag-PE/Nicom

Rodrigo Novaes solicita audiência pública para verificar sobre faculdade que estaria tendo aula sem o credenciamento do MEC

Deputado Rodrigo Novaes

Recentemente saiu uma denúncia de que a faculdade Faexpe estaria funcionando sem o credenciamento do MEC, prejudicando cerca de 15 mil alunos no interior do estado de Pernambuco.

Preocupado com esta situação, o deputado Rodrigo Novaes(PSD) solicitou na manhã desta quinta-feira,(23), a realização de uma audiência pública para verificar as condições da faculdade, ouvir o MEC, e investigar se os estudantes estão de fato sendo lesados.

A faculdade funciona nos municípios de Petrolândia, Floresta, Tacaratu, Jatobá, Itacuruba, Serra Talhada, Belmonte, Triunfo, entre outros.

Assessoria de Imprensa Rodrigo Novaes

Kaio Maniçoba sai em defesa dos estudantes prejudicados por faculdade fantasma

Kaio Maniçoba vai se encontrar com Renato Janine para cobrar ação do MEC

O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE) solicitou ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, uma audiência para tratar do problema que aflige 15 mil estudantes da Faculdade Extensiva de Pernambuco (Faexpe), que oferece baixos valores nas mensalidades e atua sem o credenciamento do Ministério da Educação em mais de 25 cidades do interior de Pernambuco e outros estados do Nordeste. "O fato em questão expõe a minha preocupação em se investir na interiorização das universidades públicas e mais criação de vagas para o nosso povo", disse Kaio Maniçoba. O Ministério Público Federal, à frente do caso, já pediu o ressarcimento de todos os valores pagos pelos alunos. A denúncia foi manchete no jornal Diario de Pernambuco desta quinta-feira (23).

"Os estudantes que tiravam o dinheiro de onde não tinham para arcar com as mensalidades. Imaginem os estudantes que estavam terminando o curso, na esperança de melhorarem de vida e conseguirem um emprego na área que tanto desejavam. Um claro desrespeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional", completou.

Assessoria de Imprensa Kaio Maniçoba

Acordo quer ampliar consumo de alimentos da agricultura familiar

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um acordo de cooperação assinado nesta quinta-feira (24) entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o movimento Slow Food - Organização não governamental - vai ajudar a promover e apoiar a produção e o consumo de alimentos vindos da agricultura familiar e de assentamentos rurais brasileiros. O documento visa a preservação e a valorização de alimentos típicos encontrados em territórios rurais.

“Hoje estamos juntos aqui firmando um termo de cooperação no sentido de consolidar a segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro”, disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Segundo o ministro, será dado incentivo para que alimentos mais saudáveis sejam produzidos, com incentivos, apoio técnico por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, para que os agricultores e agricultoras familiares possam produzir cada vez mais alimentos saudáveis.

O movimento Slow Food acredita que a maneira como as pessoas se alimentam têm influência na biodiversidade da terra e também nas tradições. Seus seguidores defendem que a alimentação deve ser produzida de maneira que respeite o meio ambiente e também os produtores.

Governador Paulo Câmara entrega praça requalificada e ruas pavimentadas com recursos do FEM em Primavera

Fotos: Roberto Pereira/SEI

As obras erguidas a partir de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) têm ajudado a mudar a realidade das cidades pernambucanas, do Litoral ao Sertão. É o caso de Primavera, na Mata Sul, que ganhou uma praça requalificada e 11 ruas pavimentadas no bairro João Murilo; ações viabilizadas com aportes do programa. Foram investidos R$ 882 mil nas intervenções, entregues pelo governador Paulo Câmara nesta quinta-feira (23).

O chefe do Executivo estadual destacou a importância de manter os investimentos e garantiu que, mesmo com a crise econômica vivida pelos brasileiros, o Estado vai continuar avançando. "O Brasil parou de crescer, mas eu não vou deixar Pernambuco parar. O FEM busca dar condições aos municípios de investirem, apesar das dificuldades. E nós, através desses recursos, temos realizado muitas parcerias que estão melhorando a vida do povo pernambucano", assegurou Paulo Câmara.

A praça Marechal Castelo Branco, localizada na área central de Primavera, teve sua estrutura antiga demolida e todos os pontos requalificados com aportes do FEM 2013. Antes da solenidade oficial, Paulo inspecionou o equipamento de lazer e checou, ao lado dos moradores, a qualidade da intervenção realizada na cidade. Para o governador, a resposta da população que vai usufruir da praça é fundamental para o direcionamento de novos investimentos.

Petrolândia e região agora têm Exímia, móveis planejados com amor em cada detalhe, nova parceria do Blog e da Web Rádio Petrolândia

Fotos: Assis Ramalho

Nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, chegou em Petrolândia a Exímia Móveis Planejados, surgindo no mercado regional para conferir praticidade e sofisticação ao seu lar ou ambiente de trabalho com muito bom gosto e amor em cada detalhe.

Os ambientes projetados pela Exímia são planejados para atender às necessidades de cada cliente. Para garantir a qualidade em seus serviços, a Exímia trabalha com marca de produtos que utiliza matéria-prima selecionada e emprega equipamentos e tecnologia de ponta, com profissionais altamente qualificados.

Exímia está localizada no centro de Petrolândia, na rua São Francisco, nº 41, ao lado da Loja Vilma. O telefone é (87) 3851-1737.

Visite a loja e conheça as propostas da Exímia, feitas especialmente para você. Agende uma visita do projetista da Exímia e receba o seu projeto inteiramente grátis. Conheça também o site da Exímia em http://www.eximiaplanejados.com.br/.O site contém áudio auto-executável.

Exímia, representante Dimare, atende toda a microrregião do Sertão de Itaparica, em municípios de Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Exímia Móveis Planejados
Amor em cada detalhe
Rua São Francisco, 41 - Centro
Petrolândia - Pernambuco
Telefone: 87 3851-1737
www.eximiaplanejados.com.br


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Eximía Móveis Planejados


Petrolândia: Encontro & Competição de Som e Carros acontece no Parque João Pernambuco, no dia 9 de agosto


Pablo diverte Jô Soares ao revelar verdadeiro nome e fala da 'sofrência'


Sucesso no Brasil inteiro com o arrocha da "sofrência", o cantor Pablo revelou seu verdadeiro nome de batismo durante participação no 'Programa do Jô', da Rede Globo. Em entrevista a Jô Soares, o baiano contou que se chama Agenor Apolinário, mas, quando mais jovem, um oficial da Polícia Militar sugeriu o nome e batizou artisticamente ele de ‘Pablo’. O programa vai ao ar na noite desta quinta-feira (23) após exibição do 'Jornal da Globo'.

Ainda na entrevista, o baiano revelou ser muito vaidoso após Jô elogiar seu penteado. “Eu sou muito vaidoso, mexo no meu cabelo o tempo todo”, comentou. Vale lembrar que o sucesso de Pablo na emissora rendeu a chance dele emplacar, pela primeira vez, uma música em novelas. 'Homem não chora' foi o hit escolhido para a trilha sonora da novela 'I Love Paraisópolis', trama das sete.

Redação iBahia

Comprimido para combater criadouros da dengue aguarda aprovação da Anvisa


Após anos de pesquisa, um composto desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destinado a combater o mosquito da dengue está pronto para ser colocado no mercado pela BR3, empresa associada ao Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec). Para que isso ocorra, é necessária a aprovação do comprimido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O modelo tecnológico que permitiu a criação do comprimido foi desenvolvido pela pesquisadora Elisabeth Sanchez, da Fiocruz. A drágea contém um microorganismo chamado Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) que, quando ingerido pelas larvas do mosquito transmissor da doença, impede sua proliferação. O composto, colocado em um recipiente com água, inviabiliza o criadouro do mosquito por um período de 60 dias.

“O comprimido se dissolve e libera microorganismos que intoxicam a larva do mosquito da dengue”, explicou Rodrigo Perez, diretor da BR3, em entrevista à Agência Brasil. A substância, segundo ele, poderia até ser usada em água potável, mas isso ainda depende de aprovação da Anvisa. “Esse bacilo, segundo a OMS [Organização Mundial da Saúde], não é perigoso a humanos”, disse o diretor da empresa.

Deputado sugere abortar fetos com tendências criminosas

Pensei que era mais uma notícia de humor, como a da Piauí Herald ou do Sensacionalista. Mas não. Um deputado sugeriu mesmo que um dia chegaremos a abortar fetos com tendências criminosas. Saiba disso ou não, ele ecoa o mais abjeto momento da história da humanidade – o Holocausto.

O comentário é de Daniel Martins de Barros, publicado no portal do jornal O Estado de S. Paulo, 22-07-2015.

O deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) é o relator do projeto de redução da maioridade penal na Câmara dos Deputados. Poucas pessoas seriam mais talhadas para essa função, a julgar por suas declarações para o jornal britânico The Guardian.

Em entrevista o nobre deputado afirmou que um dia nós “chegaremos a um estágio em que será possível determinar se a criança no útero tem tendências criminosas”, quando então seria autorizado o aborto.

Justiça Federal em Pernambuco seleciona instituições filantrópicas para doação de bens inservíveis

Entre os equipamentos a serem doados, estão computadores, monitores, impressoras, aparelhos de fax, cadeiras, cabos, cafeteiras e outros materiais de escritório.

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) está selecionando uma instituição filantrópica para receber um conjunto de bens inservíveis ao órgão. As entidades filantrópicas interessadas deverão manifestar seu interesse por meio de requerimento, que deverá ser protocolado no setor de Patrimônio até o dia 5 de agosto de 2015. O Patrimônio fica no térreo do Anexo 2 do edifício-sede da JFPE, no bairro do Jiquiá.

No requerimento deverá constar a completa identificação da entidade interessada (razão social, CNPJ, endereço completo, dados pessoais do responsável legal (nome completo, CPF, RG), breve descrição das atividades desenvolvidas e telefone para contato. São necessários, também, os seguintes documentos: Estatuto Social; Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); Inscrição em cadastro federal, estadual ou municipal, de entidades de assistência social, ou, tratando-se de Organização Social da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), certidão de qualificação de OSCIP, emitida pelo Ministério da Justiça.

Frases do dia 23/07/2015: Coletânea IHU Online


Lula e FHC

"O presidente Lula tem meus telefones e não precisa de intermediários. Se desejar discutir objetivamente temas como a reforma política, sabe que estou disposto a contribuir democraticamente. Basta haver uma agenda clara e de conhecimento público” – Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente da República – Folha de S.Paulo, 23-07-2015.

Comunidades isoladas da Amazônia usam energia solar para purificar a águamaia

Purificador de água (Foto: Maiana Diniz/Agência Brasil)

Purificadores de água compactos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) estão garantindo água potável para comunidades isoladas da região amazônica. Os aparelhos funcionam com energia solar e fornecem água limpa para pessoas que vivem em locais remotos, sem acesso à energia elétrica. Entre as 13 populações com o purificador já instalado, estão os índios da etnia Deni, que residem a 25 dias de barco de Manaus, no Alto Rio Juruá.

O purificador elimina 99,5% das bactérias, fungos e coliformes da água dos rios por meio de uma lâmpada de luz ultravioleta C, os raios mais perigosos da radiação ultravioleta. A lâmpada é colocada no interior de um tubo metálico. Quando a água passa pelo tubo é bombardeada pela luz e sai desinfetada. Um painel de energia solar carrega a bateria que acende a luz.

Durante a 67ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Carlos, o pesquisador do Inpa Carlos Bueno, em entrevista à Agência Brasil, disse que o projeto foi desenvolvido para evitar mortes por contaminação e verminoses, principalmente de crianças, devido ao consumo de água não potável. Os testes em aldeias indígenas começaram em 2007. “O purificador é resultado da remodelagem de tecnologias que já existiam”, explicou.

Segundo o pesquisador, apesar da grande quantidade de água doce na região amazônica, há muita água de baixa qualidade. “Nos rios próximos a comunidades, as águas encontram-se poluídas por populações que vivem de costas para o rio”, ressaltou. Bueno atribui o fato a fatores culturais, como a crença de que a sujeira jogada no rio é levada embora.

Começa a Campanha Salarial 2015 dos Metalúrgicos de Pernambuco


Uma Assembleia nesta sexta-feira (24) dará início, oficialmente, à Campanha Salarial 2015 dos Metalúrgicos de Pernambuco. Durante a atividade, os trabalhadores irão analisar e aprovar a pauta de reivindicações que será negociada com a classe patronal. O presidente do Sindicato da categoria, Henrique Gomes, afirma que não será aceita a retirada de nenhum direito já conquistado em convenções anteriores. “O que precisamos é assegurar novas conquistas, a exemplo de um reajuste salarial com ganhos reais, valorização dos pisos, ticket refeição para toda a categoria, redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas, sem prejuízo à remuneração, e PLR (Participação nos Lucros e Resultados)”, declara.

A Direção do Sindicato reconhece os desafios do momento, mas diz que não pode ser deixada de lado a importância desse setor para o desenvolvimento do País e do estado, e o potencial de crescimento existente. No Brasil, há cerca de 2,4 milhões de trabalhadores na área, que representam 5,1% de todos os empregados no mercado de trabalho formal. Só em Pernambuco, são cerca de 40 mil profissionais.

Hoje, no estado, o salário base da categoria é de R$ 844,03, para empresas com até 70 empregados; e R$ 878,22, para as que têm mais do que 70. Entre as conquistas da Campanha passada estão a garantia de representantes sindicais nos locais de trabalho e o ganho real de 2, 02%, que foi um dos maiores em nível nacional, na época.

Quinze mil alunos são vítimas de faculdade sem credenciamento no Agreste e Sertão de Pernambuco

Denúncia de professora descortinou escândalo regional

Prestes a iniciar a construção da casa onde ia morar com o filho e a mulher, o vendedor Luciano Lira, 33, recebeu um panfleto informando que a Faculdade Extensiva de Pernambuco (Faexpe) estava com cursos superiores abertos. O baixo valor da mensalidade - R$ 149 - atraiu o morador de Cabrobó, no Sertão. Um ano depois de começar a frequentar aulas de segurança do trabalho, Luciano descobriu que a Faexpe não tem cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e é investigada por suspeita de fraude.

A entidade é acusada de ofertar cursos de extensão, graduação e pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado, sem credenciamento, autorização e reconhecimento do ministério. As investigações foram acompanhadas, com exclusividade, por dois meses, pela TV Clube/Record.

Em 14 de julho, o Ministério Público Federal em Serra Talhada obteve decisão liminar, na 38ª Vara da Justiça Federal, determinando suspensão de atividades em 25 cidades do estado, interrupção de matrículas, indisponibilidade de bens dos proprietários no valor de R$ 400 mil, proibição de convênios com instituições credenciadas pelo MEC, e paralisação de anúncios publicitários. A decisão foi expedida pelo juíz Bernardo Monteiro Ferraz, que fixou multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

Sediada em Caruaru, a Faexpe atua em 43 municípios do interior de Pernambuco, além de outros 11 estados do Norte-Nordeste, segundo o MPF. O Ministério Público afirma que a instituição tem 15 mil alunos. A Faexpe diz ter oito mil matriculados.

Denúncia e ameaças

Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura capacita 3.425 alunas no Sertão do São Francisco


Os cursos de capacitação do programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada 2015 formam 3.425 mulheres do Sertão do São Francisco, atendendo aos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. A cerimônia de encerramento acontece, no próximo domingo (26/07), na Escola Técnica SENAI, em Petrolina.

As oficinas prepararam as alunas para os cursos de formação sociopolítica e de qualificação profissional nas áreas de mecânica de moto, artesanato, culinária, corte e costura, hortas ecológicas, informática, entre outros. De 2009 até este ano, já foram qualificadas 46 mil mulheres da região.

Participaram das oficinas de formação, 108 instrutoras, 50 educadoras e 158 recreadoras. A equipe é preparada para trabalhar através de uma metodologia voltada para o perfil das mulheres daquela região. A proposta é contribuir para o aprofundamento dos temas e qualificação técnica.

Máquinas de costura beneficiarão associações de municípios no Médio São Francisco baiano

Foto: Codevasf

Associações comunitárias do Médio São Francisco baiano serão beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com 136 máquinas de costura industrial. O investimento de cerca de R$ 160 mil é oriundo do Orçamento Geral da União e destinado à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

Os equipamentos auxiliarão 34 associações dos municípios de Souto Soares, João Dourado, Lapão, Irecê, Ibipeba, Itaguaçu da Bahia, Ibititá, Canarana, Uibaí, Ibitiara, Xique-Xique e Mulungu do Morro. Os municípios integram a área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.

“Essa ação é interessante para nós porque, aqui na comunidade, já temos pessoas que trabalham com costura, porém não tínhamos os equipamentos. Será uma atividade nova para a nossa associação justamente por causa do acesso a esses equipamentos modernos. E a gente espera que venha a gerar renda, que faça com que a comunidade comece a se desenvolver. O que acaba ajudando na agricultura familiar”, diz Everaldo Pereira, presidente da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais Quilombolas de Cajueiro e Dois Irmãos, do município de Itaguaçu da Bahia, uma das associações beneficiadas.

Charge do dia: É preciso rir pra não chorar

Autor: Miguel/JC

Petrolândia: Dr. Amilton Viana atende na Policlínica nesta quinta nas especialidades Cardiologia, Clínica Médica e Medicina do Trabalho

Dr. Amilton atende hoje na Policlínica

A Policlínica de Petrolândia informa que Dr. Amilton Viana atende nesta quinta-feira em seu consultório, nas áreas de Clínica Médica, Medicina do Trabalho e Cardiologia, realizando exame de eletrocardiograma. Dr. Amilton Viana atende às segundas e quintas-feiras.

Dr. Fábio Viana atende às quartas-feiras em Dermatologia Clínica e Estética.

Marque sua consulta pelo números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

A Policlínica de Petrolândia está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - centro da cidade, em frente à Celpe.


Informações/fotos: Policlínica de Petrolândia

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 37 milhões no sábado


Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.725 da Mega-Sena cujo sorteio foi trealizado no estúdio da Rede TV, em Osasco (SP). As dezenas sorteadas foram: 16, 18, 26, 30, 31 e 34. A estimativa do prêmio para o próximo concurso é de R$ 37,5 milhões.

A quina teve 51 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 66.070,32. Já a quadra teve 5.054 apostas ganhadores e pagará o prêmio de R$ 952,45.

Mais Loterias da Caixa
Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na quarta (22), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Petrolândia: Delivery Tilápia entrega o peixe pronto em domicílio e põe fim ao drama de preparar o prato em casa

Serviço funciona de quinta-feira a domingo. 

Muitos que apreciam comer peixe assado desistem de saborear o prato em casa devido ao incômodo de tratar e preparar. Para muitos a preparação do peixe é um ritual, mas para outros tantos é um verdadeiro drama, principalmente devido ao cheiro característico que impregna tudo, de utensílios e pias às mãos. 

Em Petrolândia, no entanto, você não precisa mais sair de sua residência para consumir uma saborosa tilápia, um dos pratos típicos de nossa região. As jovens Flávia e Tamires criaram o serviço Delivery Tilápia e entregam o prato em sua residência, com toda comodidade, qualidade e sabor que você deseja. Você liga, faz o pedido, recebe o prato pronto para o consumo e fica só com a parte gostosa: degustar um peixe bem preparado.

O Delivery Tilápia funciona na Rua Maria Francisca da Conceição, nº 30, na Quadra 04. O número do celular para pedidos é (87) 99956-2578

O serviço funciona de quinta-feira a sábado, a partir das 19 horas, e no domingo a partir das 10 horas da manhã. A faixa de preços é de R$ 15,00 a R$ 22,00. O peixe é entregue com acompanhamento de farofa, vinagrete e macaxeira ou batata frita.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Flávia Ferraz

Confira resultados de quarta-feira na Libertadores e Copa do Brasil


Tigres-MEX elimina o Internacional e decidirá Libertadores contra o River Plate-ARG. Ceará, Paysandu, Santos, Coritiba e Vasco avançam na Copa do Brasil; confira

Taça Libertadores (Semifinal - Jogo de volta)
Tigres-MEX 3 x 1 Internacional

Copa do Brasil (Terceira Fase – jogos de volta)
Tupi-MG 1 x 2 Ceará (ida 0 x 0)
Bahia 2 x 0 Paysandu (ida 0 x 3)
Santos 3 x 1 Sport (ida 1 x 2)
Ponte Preta 2 x 1 Coritiba (ida 1 x 2) - Coritiba 3 x 1 nos pênaltis
América-RN 2 x 3 Vasco (ida 1 x 3)

Ceará, Paysandu, Santos, Coritiba e Vasco estão classificados para a próxima fase.

Clique e confira
>Brasileirão Série A
>Futebol Internacional
>Futebol Nacional
>Brasileirão Série B

Por Globoesporte.com

Garanhuns: Ação de Residentes do Hospital Regional Dom Moura durante Festival de Inverno visa diminuir acidentes de trânsito com vítimas


Sinta Segurança no Trânsito. Este é o tema da ação que será realizada desta quinta-feira (23/07) até o sábado (25/07), no Parque Euclides Dourado e também no Centro de Garanhuns. pelos residentes do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), aproveitando a grande circulação de automóveis, motocicletas e pedestres, devido à realização do Festival de Inverno de Garanhuns.

A ação dos residentes tem o objetivo de sensibilizar moradores e turistas para os altos números de acidentes de trânsito, em sua maioria com vítimas. As atividades do grupo iniciaram no último sábado (17/07), devidamente caracterizadas, simulando pessoas acidentadas, e exibindo placas com informações sobre acidentes terrestres, as residentes do Hospital Dom Moura realizaram um apitaço pela Avenida Santo Antônio, a principal da cidade de Garanhuns, e fizeram diversas abordagens aos motoristas e motociclistas nas faixas de trânsito.

Segundo o diretor do HRDM, Dr. Luiz Melo, a ação iniciada no último final de semana foi bastante produtiva, principalmente pela mensagem direta no contato com a população: "Em eventos como o Festival de Inverno, com pessoas de várias regiões do estado, a ação possibilita que se expanda ainda mais a mensagem de alerta", afirma o gestor.