Postagens

Mostrando postagens de Maio 7, 2019
Publicidade

Forças Armadas terão corte de 43% no orçamento

Imagem
O almoço de hoje dos comandantes militares em Brasília foi bem indigesto. Os generais foram comunicados de um corte de 43% no orçamento das Forças Armadas. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, disse que terá que ser buscada uma saída. Os comandantes saíram sem ter ideia de como pôr em prática um corte desta dimensão.

Comentário de um dos generais presentes: “Nem no governo do PT aconteceu um corte desse tamanho.”

O presidente Jair Bolsonaro e o general Augusto Heleno estavam presentes, e esse foi o assunto central do almoço.

POR MÍRIAM LEITÃO

Colunista de O GLOBO

Bolsonaro assina novas regras para atiradores e caçadores

Imagem
O presidente da República, Jair Bolsonaro, assina o decreto que dispõe sobre a aquisição, o cadastro, o registro, a posse, o porte e a comercialização de armas - SINARM e SIGMA. - Wilson Dias/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (7), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a posse, o porte e a comercialização de armas e munições para caçadores, atiradores esportivos e colecionadores, os chamados CACs.

Entre as mudanças, o governo sobe de 50 para 1.000 o limite de cartuchos de munições que podem ser adquiridos por ano pelos CACs, além de autorizar o transporte de armas carregadas e municiadas no trajeto entre a casa do portador e os clubes de tiro, o que estava proibido. O decreto também permite a livre importação de armas e munições e amplia o prazo de validade do certificado de registro de armas para 10 anos, bem como todos os demais documentos relativos à posse e ao porte de arma. A íntegra da nova lei será publicada na edição de amanhã (8) do…

Petrolândia: Comunidade Bom Pastor da Quadra 01 realiza entrega do Pai Nosso aos Catequizandos que vão fazer a primeira Eucaristia

Imagem
A Pastoral comunidade Bom pastor, na Quadra 01 de Petrolândia, realizou na noite do último sábado (04/05/2019, a celebração de Entrega do Pai Nosso para as crianças a primeira etapa da Catequese em preparação à Primeira Eucaristia.

Este rito é previsto pela Igreja desde os tempos mais antigos; entregar aos fiéis esta oração significa um auxílio no caminho de crescimento espiritual e iluminação, antes de participarem do banquete eucarístico.

Junto ao Pai Nosso foi entregue uma carta com o significado desta oração, que será lida e meditada pelas famílias.
Os catequizandos da comunidade Bom pastor da Quadra 01 de Petrolândia, vão fazer a primeira Eucaristia no dia 26 de maio, às 16hs. Antes, no dia 18, será celebrado a Entrega do Creio. Este roteiro prioriza a Entrega do Creio como uma ação "da COMUNIDADE", por isso os pergaminhos devem ser entregues por pessoas da assembleia. Nesta entrega são convidados os Pais e padrinhos para, também, receberam o Creio como sinal de re…

Transações bancárias feitas por celular aumentam 24%, diz Febraban

Imagem
~

O número de transações bancárias feitas pelo celular, por meio de aplicativos, cresceu 24% em 2018 em comparação ao ano anterior. Segundo pesquisa divulgada hoje (7) pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban), o número de transações bancárias com movimentações financeiras cresceu 33%. A quantidade de transações com movimentações financeiras por celular aumentou 80%. Em 2018 foram feitos 2,5 milhões de pagamentos e transferências (incluindo Documento de Ordem de Crédito - DOC e Transferência Eletrônica Disponível - TED), superando o internet banking.
“Observamos a migração do nosso cliente para o mobile. A facilidade em poder resolver questões financeiras apenas utilizando o celular é um ponto chave desse crescimento”, disse o diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban, Gustavo Fosse.

Vacinação contra febre aftosa segue até 31 de maio em Pernambuco

Imagem
A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começou na quarta-feira passada (1º) e segue até o dia 31 de maio. Todos os bovinos e bubalinos devem ser imunizados neste período. Hoje o rebanho do Estado é de 1.864.562 bovinos e bubalinos.


A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) espera imunizar mais de 90% do rebanho para continuar com o status de área livre de febre aftosa com vacinação. Nesta etapa houve alteração na composição da vacina. “A fórmula da vacina sofreu alterações com a redução na dosagem de aplicação de 5 para 2 ml, o que deve diminuir os problemas de reação à vacina”, explicou o Presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Campanha Vire Carranca 2019 em defesa do rio São Francisco

Imagem
A criação de uma data comemorativa em nome do Rio São Francisco próxima ao Dia Mundial do Meio Ambiente é uma estratégia que marca para sempre a importância do Rio na vida de milhares de brasileiros e contribui para mobilizar a sociedade em prol de sua revitalização. O dia 03 de junho, Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e coloca o Velho Chico para sempre no calendário brasileiro de eventos.

A campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, lançada em 2014 para divulgar a data, tem como ícone o maior símbolo do rio São Francisco: a carranca. A ideia é chamar a atenção de todos para os graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia, e para a necessária e urgente revitalização, a fim de que o Velho Chico continue alimentando a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem de suas águas.

Para esse ano, as ações e atividades da campanha acontecerão nos municípios de Três Mar…

Prefeitura de Petrolândia organiza visita de entidades e empresários a empreendimentos de carcinicultura na Paraíba

Imagem
Nesta terça-feira (07) a Prefeitura de Petrolândia organizou, junto a servidores das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, PRORURAL e empresários, visita aos municípios de Itabaiana e Monteiro, na Paraíba, para conhecerem de perto o caso de sucesso da criação de camarão nestas localidades. Também esteve presente o Vereador Sílvio Rogério.

Animado com os resultados das visitas, o empresário Rômulo Carvalho sugeriu a criação de um grupo de pessoas para a implantação de um projeto piloto em Petrolândia.

Celpe abre oportunidades de trabalho para PCDs no Recife e Interior do Estado

Imagem
Além das vagas para Pessoas com Deficiência (PCD), companhia possui oportunidades para Jovens Aprendizes e Técnicos em Eletrotécnica 
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) abriu novas oportunidades de trabalho para o programa de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs). As vagas, que são direcionadas para a Região Metropolitana e Interior do Estado, contemplam as áreas administrativas da companhia, em departamentos como Jurídico, Recursos Humanos, Financeiro e Comercial.

Além das oportunidades para PCDs, a Celpe está com seleção aberta para o Programa Jovem Aprendiz e vagas para Técnicos em Eletrotécnica ou Eletrônica. Para participar dos processos seletivos, o candidato deve acessar o site www.celpe.com.br, na área Trabalhe Conosco, onde será redirecionado para o portal de inscrições nas oportunidades de trabalho da empresa.

Projetos de Inclusão

Petrolândia: Poda radical de árvores provoca reclamações de moradores e Prefeitura justifica medida

Imagem
Uma grande polêmica foi levantada no final da semana passada, após a Prefeitura Municipal de Petrolândia realizar a poda radical das árvores situadas na calçada do prédio da Secretaria de Saúde, na rua Cecília Delgado, centro da cidade. As árvores, que eram altas e produziam bastante sombra para transeuntes e veículos, foram reduzidas aos troncos, com poucos galhos preservados, sem folhagens. Muitos dos críticos temem que o tipo de poda, desaconselhável para algumas espécies, prejudique permanentemente as árvores atingidas.

Este Blog recebeu reclamações de moradores, contrários à ação tomada pela Prefeitura e nossa reportagem buscou junto à Secretaria de Serviços Urbanos-Sesurb esclarecimentos para a ação polêmica. Segundo o secretário Rogério Viana, a poda foi feita de forma emergencial, pois as árvores estavam bastante altas e ofereciam risco à segurança de quem transita e trabalha no local. O secretário lembrou que no final do ano passado várias árvores foram derrubadas por fortes…

Fábrica da Jeep em Goiana-PE para até 15 de maio

Imagem
O agravamento da crise argentina, que reduziu o poder de compra dos hermanos, tem impactado a indústria automotiva brasileira. Afinal, é para a Argentina que vai grande parte dos carros brasileiros produzidos para exportação.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil. Por isso, o volume de exportações das montadoras brasileiras caiu 42% no primeiro trimestre deste ano, passando de 180,2 mil em 2018 para 104,6 mil veículos em 2019. E essa queda já vem sendo sentida pela indústria pernambucana.

De acordo com a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), se comparado o primeiro trimestre do ano passado com o mesmo período deste ano, o Estado exportou 62% a menos de veículos em 2019. Só a Fábrica da Jeep de Goiana teve queda de 83% em relação ao período de janeiro a abril do ano passado, quando foram exportados 9,5 mil modelos Jeep, com a Argentina sendo o principal receptor desses p…

Polícia erradica 6,5 mil pés de maconha em Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco

Imagem
Equipamentos utilizados na irrigação e no cultivo das plantações, além de 66,4 mil mudas foram destruídos (Fotos: Divulgação/PRF)

Cerca de 6,5 mil pés de maconha foram erradicados pela polícia nesta terça-feira (07), em duas roças localizadas no município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. Juntas, as plantações poderiam produzir 500 quilos do entorpecente. O flagrante foi realizado durante a Operação Macambira III, que integra a Operação Lábaro.
Participaram da ação representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) especializados no combate ao crime em área de Caatinga, Departamento de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil (Denarc) e Batalhão Especializado de Policiamento do Interior da Polícia Militar (Bepi).

Serra Talhada: Estudantes do Instituto Federal do Sertão vão às ruas no próximo dia 15 contra o governo Bolsonaro e na defesa da educação

Imagem
Os estudantes do Instituto Federal do Sertão, no campus Serra Talhada, seguiram um chamado nacional dos movimentos estudantis e aderiram o ato ‘Tira a mão do meu IF’ para convocar a população a ir para as ruas contra o corte de 30% dos investimentos para a Educação Superior, anunciados semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro.


Em contato com o Farol de Notícias, o estudante do curso de Licenciatura em Física e representante discente no instituto no protesto, Matheus Carvalho, declarou que haverá uma passeata no próximo dia 15 de maio, com concentração a partir das 8h, em frente a Fafopst-Aeset.

“Os alunos do Ensino Médio, dos cursos de Engenharia e de Licenciatura em Física estão se organizando juntamente com estudantes de outras instituições para sair em passeata até a prefeitura dizendo a população os motivos pelos quais somos contra o corte que vai nos impossibilitar e prejudicar em muitas coisas, como pesquisa e extensão nas instituições, por exemplo, e nós somos contra. Ser…

Conselho Tutelar de Petrolândia tem inscrições abertas para eleição de novos conselheiros

Imagem
Se você se interessa em participar da eleição do Conselho Tutelar, pode procurar a Sala dos Conselhos para mais informações. Saiba mais no edital publicado no nosso site: www.petrolandia.pe.gov.br
Prefeitura Municipal de Petrolândia

Acidente entre carro e caminhão deixa um morto e dois feridos em Delmiro Gouveia, AL

Imagem
Uma forte colisão entre um veículo de passeio e um caminhão deixou uma pessoa morta e outras duas feridas no final da noite dessa segunda-feira (6), na BR-423, em Delmiro Gouveia. Todas as vítimas ficaram presas às ferragens.

Segundo informações da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros (CB), o carro Voyagem, placa JLF-9840, seguia pela rodovia, no sentido Delmiro - Paulo Afonso/BA, quando colidiu na traseira do caminhão, ocasionando a batida. A causa da colisão, no entanto, não foi informada.

Dois dos ocupantes que seguiam no carro de passeio eram do sexo feminino e outro do sexo masculino, que já estava em óbito quando os socorristas chegaram. Devido ao impacto da colisão, as vítimas ficaram presas às ferragens e os bombeiros precisaram desencarcerar o carro para fazer o resgate delas. O paradeiro do condutor do caminhão, por sua vez, não foi informado.

Após a força-tarefa, os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Paulo Afonso …

Funcionário de banco da Bahia tem explosivos presos ao corpo por criminosos e família feita refém em tentativa de assalto

Imagem
Funcionário de banco da BA tem explosivos presos ao corpo por criminosos e família feita refém em tentativa de assalto — Foto: Fabio Santos/Site Voz da Bahia
Criminosos tentaram assaltar unidade do Banco do Brasil em Muritiba. — Foto: Fabio Santos/Site Voz da Bahia
Um funcionário de uma agência do Banco do Brasil de Muritiba, no recôncavo da Bahia, teve explosivos presos ao corpo e familiares feitos reféns durante uma ação de criminosos visando roubar a unidade, na manhã desta terça-feira (7).
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no entanto, a polícia conseguiu fazer um cerco e os suspeitos fugiram sem levar nenhuma quantia.

As pessoas feitas reféns, que não tiveram identidades divulgadas, foram liberadas depois. Não há informações de feridos.

Os criminosos teriam abordado as vítimas na casa onde elas moram. Em seguida, colocaram os explosivos no corpo do funcionário, para que ele fosse até a agência sacar dinheiro para os bandidos. O plano, n…

Número de CNHs cassadas indica falta de atenção à segurança no trânsito pelos condutores

Imagem
O cometimento de infrações que têm como penalidade a cassação de CNH é um dos fatores que comprometem em maior proporção a segurança no trânsito.
A CNH cassada é a penalidade mais rígida que pode ser atribuída a um condutor que comete uma infração. A cassação da CNH, além de ser a consequência da suspensão, é aplicada para as infrações que representam maior perigo para a segurança no trânsito.

Apesar disso, os números relativos a CNHs cassadas nos estados brasileiros são altos. O DETRAN – RS, que realiza um balanço do número de motoristas que têm seu direito de dirigir cassado anualmente, registrou 11,9 mil processos de cassação em 2017.

Em São Paulo, dados também disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito indicam que, em 2017, 9.467 motoristas tiveram a carteira de habilitação cassada.

Afogados da Ingazeira vacina 74,31% do público-alvo contra gripe em menos de 30 dias de campanha

Imagem
A Prefeitura de Afogados iniciou a campanha de vacinação contra a gripe no último dia 10 de abril. A estratégia de divulgação incluiu a presença de pessoas que representassem alguns dos grupos prioritários para serem vacinados, a exemplo do Bispo Dom Egídio Bisol.

Os resultados, em menos de um mês de campanha, tem sido promissores. Incluindo os números do dia “D” de vacinação, promovido neste final de semana, indicam que já foram vacinadas 7.946 pessoas das 10.693 que integram o público-alvo prioritário. Isso representa 74,31% da meta prevista para Afogados, ainda faltando mais de vinte dias para o fim da campanha, que se encerra no próximo dia 31 de maio.

Maio fica cinza para conscientizar sobre o câncer de cérebro

Imagem
Mais um mês e mais uma cor de alerta para a importância do diagnóstico precoce. Dessa vez o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) entra na campanha “Maio Cinza”, para conscientizar sobre o câncer do Sistema Nervoso Central (SNC). A doença é caracterizada por um tumor maligno formado pelo crescimento desordenado de células no cérebro, podendo ocorrer de forma primária, quando se origina no próprio cérebro, ou de forma metastática, quando o tumor tem origem em outro órgão e se espalha pelo corpo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 4% das mortes por câncer estão associadas ao SNC, ficando entre os 10 tipos de câncer que mais matam no mundo - a estimativa era de mais de 11 mil novos casos deste tipo de tumor no último ano. Sem forma conhecida de prevenção, a detecção precoce é a maneira mais eficiente para conseguir a cura.

Linha de microcrédito pode ajudar feirante da Sulanca que teve mercadoria atingida por incêndio

Imagem
Natural de Caruaru, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, viajou por volta de 23h da noite de segunda-feira (06.05) para o município agrestino, logo depois de saber do incêndio que atingiu parte da Sulanca caruaruense, num setor identificado como Brasilit. Preocupado com a situação, Alberes Lopes ligou para representantes do polo comercial para perguntar se alguém havia se ferido e também telefonou para o governador Paulo Câmara para saber de que forma o governo do estado poderia intervir e ajudar. A Sulanca é um dos principais pólos de geração de emprego e renda da Capital do Forró.

Nesta terça-feira (07.05), o secretário Lopes chegou ao local do incêndio às 5h30 para se solidarizar com os feirantes, considerando que muitos perderam o sustento imediato do dia a dia. Segundo relatos que o secretário recebeu, ao todo, 50 bancos foram afetados pelas chamas e o prejuízo financeiro estimado pode chegar a R$ 2 milhões.

Petrolândia: Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene do Dia das Mães nesta sexta-feira (10)

Imagem
Divulgação/Câmara Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Documentos perdidos de Amanda Barbosa Costa

Imagem
Quem encontrou ou encontrar uma bolsa contendo uma carteira e todos os documentos de Amanda Barbosa Costa, por favor, entrar em contato com o 999152713 ou 981129575 para devolução. Será bem gratificado.
Divulgação/proprietária dos documentos

Gasto público ineficiente no Brasil gera perda de US$ 68 bi por ano

Imagem
Os gastos públicos ineficientes no Brasil geram prejuízos de US$ 68 bilhões por ano ou 3,9% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB).

É o que conclui estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A publicação faz parte da série de estudos denominada Desenvolvimento nas Américas.

Segundo o organismo, há ineficiências na alocação de recursos públicos e na forma de execução de programas e projetos, como compras governamentais, na gestão do funcionalismo público e nas transferências de recursos.

Para promover a eficiência do gasto público no Brasil, o estudo sugere melhorar a gestão de investimento público, com prioridade a projetos de maior impacto fiscal e que garantam o crescimento do país.

Cidadania com vez e voz aporta em Quipapá nesta quarta (8)

Imagem
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça da Cidadania (CAOP Cidadania), realiza nesta quarta-feira, 8 de maio, das 9h às 13h, o Cidadania com vez e voz na cidade de Quipapá, na Zona da Mata Sul. A ação ocorre no no tribunal do júri do Fórum Desembargador José Neves.
O objetivo principal do projeto é recolher demandas e solicitações da população local para que seja possível elaborar um diagnóstico dos principais problemas e necessidades de cada bairro, comunidade, região ou cidade. "O projeto é voltado para toda a população pernambucana que, por si, ou por seus agentes ou entidades locais, líderes comunitários, conselheiros tutelares, professores e demais interessados, podem se engajar no projeto. Trata-se de uma mobilização social que visa a pontuação e delação dos problemas locais ou setoriais, que se refiram à falta ou ao precário exercício da cidadania", disse a promotora de Justiça e coordenadora do CAOP…

Publicidade