sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Pelo menos 120 pessoas morreram nos ataques terroristas em Paris

Os ataques em Paris aconteceram em sete pontos diferentes da cidade (Foto: Agência Lusa)

Pelo menos 120 pessoas morreram na sexta-feira (13) em vários ataques em Paris, cerca de 100 na sala de espetáculos Bataclan, onde ocorria um concerto da banda norte-americana Eagles of Death Metal.

As primeiras notícias informaram que houveram várias explosões perto do Estádio de França, onde ocorria um jogo de futebol entre as seleções francesa e alemã, e de um ataque com arma de fogo em um restaurante.

No Bataclan, os terroristas fizeram reféns, que foram libertados após uma invasão policial, quando foram mortos três terroristas.

Petrolândia é primeiro município do estado a pagar 100% do 13º salário, afirma prefeito Lourival Simões


A Prefeitura Municipal de Petrolândia fez o pagamento integral do 13º salário de seus servidores. Segundo o prefeito Lourival Simões, aproximadamente 3 milhões de reais foram injetados na economia e Petrolândia é o primeiro município no Estado a pagar 100% do 13 Salário. 

"A ideia é fazer girar a economia do município. Quase nenhum município vai conseguir pagar [o 13º]". De acordo com o gestor, os servidores de alguns municípios ainda recebendo o 9º ou 10º salário [do ano] ainda, com muito atraso". 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do prefeito Lourival Simões

Megaevento da Mary Kay é realizado em Petrolândia com a presença de Joeline Câmara





Na noite do sábado passado (07), foi realizado em Petrolândia o Megaevento da May Kay, com a presença da Diretora Executiva de Elite Joeline Câmara, com a presença de revendedoras da marca de cosméticos e convidados que prestigiaram a apresentação.

O encontro aconteceu no auditório do salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia.

Ver mais fotos>Evento Mary Kay em Petrolândia

Informações e fotos: Tatiany Dantas

Serra Talhada sedia 9º Encontro de Culturas Populares e Tradicionais de 20 a 29 de novembro. Confira a programação.

Serra Talhada, a capital do xaxado, no Sertão de Pernambuco, vai sediar entre os dias 20 e 29 de novembro o 9º Encontro de Culturas Populares e Tradicionais , com estimativa de atrair quase 3 mil artistas de todo o país e movimentar cerca de R$ 4 milhões em serviços, transformando a terra de Lampião na capital cultural do Brasil nos próximos dias. A cerimônia que tornou público o conteúdo da megamostra cultural contou com a presença do prefeito do município, Luciano Duque (PT), que enfatizou a quebra de barreiras que Serra Talhada, cidade com pouco mais de 80 mil habitantes, está conseguindo realizar com a atração de um evento de porte nacional. 

O 9º Encontro de Culturas Populares e Tradicionais deve receber cerca de 75 grupos culturais de diversas regiões brasileiras. O Encontro reunirá lideranças dos povos e comunidades tradicionais, Mestres e Mestras das expressões culturais populares e interlocutores destes segmentos de todo o país, além de artistas e outras representações em grupos de trabalho, comissões, colegiados, conselhos e outras instâncias de pactuação da sociedade civil com o Estado para a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Entidades defendem união por lei de combate ao álcool na juventude

Audiência pública aconteceu na Alepe (Fotos: Assessoria de Comunicação/ Humberto Costa)

Para debater e dar efetividade à Lei nº 13.106, que criminaliza a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, políticos, membros do Ministério Público, do Judiciário, do Executivo, além de pesquisadores, empresários e representantes da sociedade civil, se reuniram, nesta sexta-feira (13), em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado.

Em vigor há oito meses, a lei, que é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), garante um combate efetivo aos efeitos do álcool na infância e na juventude. A nova norma altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e pune com mais rigor a comercialização do álcool, que antes era considerada contravenção. Com a nova lei, a pena pode chegar até quatro anos de detenção para o responsável pela distribuição de bebidas para menores

“Um dos principais objetivos de qualquer legislação é também mudar uma cultura. Hoje, lamentavelmente, na sociedade, há um certo grau de tolerância com relação ao consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. E a lei, na medida que pune e tem sua existência divulgada, a tendência é que esta cultura vá se modificando e aí, tanto na família, quanto na sociedade e, especialmente, entre aqueles que comercializam bebidas alcoólicas, nós poderemos ter uma mudança de atitude”, afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa.

1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Petrolândia acontece nesta segunda-feira, dia 16

Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia

Comitê do São Francisco participa de Encontro Nacional em Recife


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estará representado no Encontro Nacional Sobre Governança de Água em Rios Intermitentes, que ocorrerá em Recife (PE) de 18 a 20 de novembro. Dentro do tema “O uso dos instrumentos legais de gestão dos recursos hídricos em rios intermitentes”, o presidente do colegiado, Anivaldo de Miranda Pinto, discorrerá sobre os comitês de bacia e os conselhos de usuários de reservatórios.

O evento acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Anivaldo Miranda fará a sua apresentação na tarde da quarta-feira (18.11), contando com a participação da professora Yvonilde Medeiros, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Chrystianne Rosal, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

De acordo com Ricardo Braga, presidente da Associação Águas do Nordeste, entidade promotora, devem participar do encontro pelo menos 150 pessoas, entre professores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação, além de agricultores. “A palestra do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será voltada para a questão da gestão das águas. Este será um encontro técnico. Iremos discutir a concessão de outorgas e a situação de rios intermitentes”, explica ele.

Jucepe recebe inscrições de empresas interessadas em obter o Selo Verde

Termina no próximo dia 15 de dezembro o prazo para inscrição das empresas interessadas em obter o Selo Verde conferido pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) às empresas do Estado que desenvolvem ações visando à preservação ambiental. O selo é uma distinção prevista no programa de certificação criado pela Junta, com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que tem como objetivo estimular as empresas a desenvolverem ações dirigidas à proteção ambiental.

Segundo a presidente da Jucepe, Terezinha Nunes, para ter direito ao selo, a empresa deve inserir, em seu contrato social ou estatuto, cláusula expressando o compromisso da companhia e de seus dirigentes em realizar gestões em prol da preservação ambiental. “Entre essas ações, poderão figurar o consumo de energia renovável, uso sistemático de materiais recicláveis e controle de emissão de poluentes, entre outros”, destacou.

FEM financia obra em Pesqueira

Governador Paulo Câmara (Foto: Roberto Pereira/SEI)

O Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) vai financiar mais uma obra em Pesqueira, no Agreste Central. O governador Paulo Câmara, o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, e o prefeito do município, Evandro Chacon, assinaram a ordem de serviço para a reforma e ampliação do prédio da Secretaria Municipal de Finanças, nesta sexta-feira (13). Durante a solenidade, também foi assinada a renovação do contrato para o fornecimento de pão para a merenda escolar e a autorização para o projeto de abastecimento d’água de Mutuca.

Com um investimento de R$ 364,6 mil, o novo prédio vai abrigar, além da Secretaria de Finanças, o Posto de Atendimento da Secretaria Estadual da Fazenda e o Departamento de Arrecadação (DAMPE). Segundo o prefeito Evandro Chacon, toda a área econômica do governo municipal será concentrada no mesmo terreno. “Uma forma de tornar o trabalho mais frutífero, que só foi possível com os recursos do FEM”, afirmou.

Partido Verde percorrerá Joana Bezerra e Coelhos neste sábado (14)

Eurico Freire e Carlos Augusto Costa (Foto: Canário Caliari)

Neste final de semana (sábado, 14), o presidente estadual do Partido Verde (PV-PE), Carlos Augusto, irá capitanear a sexta etapa do projeto Recife Bom para Viver, no qual percorre as 18 microrregiões da capital pernambucana para recolher sugestões para a melhoria da cidade. O projeto irá contemplar a microrregião 1.3 e o percurso tem saída agendada para as 8h, na sede do Partido, que fica no Paissandu (vide serviço).

A microrregião 1.3 engloba os bairros de Joana Bezerra e Coelhos. O projeto teve início no dia e 19 de setembro e já foram observados pontos nevrálgicos no tocante a questões como segurança pública, saneamento básico, emprego e coleta de lixo, além da deficiência de transporte público ou de opções de oferta de emprego. As caminhadas já geraram também dois debates, que versaram sobre gestão do lixo e segurança pública. Os detalhes do projeto podem ser conferidos no site http://recifebomparaviver.com.br

Secretário de Saúde confirma 89 dos 141 casos de microcefalia monitorados em PE

Secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa (Foto: Katherine Coutinho/G1)

O secretário estadual de Saúde, José Iran Costa, revelou, no início da tarde desta sexta-feira (13), que dos 141 casos de microcefalia notificados e monitorados em Pernambuco, 89 já foram oficialmente confirmados através do protocolo de exames exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na última quarta-feira, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência sanitária no país, após o alarmante crescimento dos registros em estados da Região Nordeste.

José Iran Costa ponderou que as notificações são compulsórias e, a partir da informação repassada pelos médicos, a Secretaria dá início ao protocolo para confirmar se os bebês são portadores ou não da microcefalia. "Quando uma pessoa chega com suspeita de dengue, por exemplo, o médico é obrigado a notificar o estado para que haja um acompanhamento e se dê início ao tratamento adequado. O mesmo acontece com as suspeitas de microcefalia. A referência para a confirmação, no entanto, é o que determina esse protocolo da OMS", explicou.

Na manhã desta sexta-feira (13), José Iran Costa afirmou que se reuniu com representantes do Ministério da Saúde para definir novas ações e para afinar o discurso em relação a algumas medidas que precisam ser tomadas.

Pernambuco recebe R$ 530 milhões para banda larga, garante Humberto

Humberto Costa (Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado)

O Ministério das Comunicações acaba de aprovar investimentos de R$ 3,3 bilhões para todo o Nordeste no programa promovido pelo governo da presidenta Dilma com a finalidade de expandir a internet banda larga. Pernambuco receberá recursos da ordem de R$ 530 milhões do Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga (REPNBL), que concede benefícios tributários a empresas que já apresentaram propostas de construção e reforma da rede de internet banda larga.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa, o investimento na região Nordeste é bastante significativo e vai ajudar a população a se comunicar ainda mais. “Nunca se investiu tanto nesse setor. O governo da presidenta Dilma vem trabalhando para que a população possa ter acesso amplo a esse serviço. O Brasil dará um salto nessa área”, afirmou o senador.

ANS suspende venda de 43 planos de saúde no país; veja a lista

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão, a partir da próxima quinta-feira (19), da venda de 43 planos de saúde de 16 operadoras no país. Entre os motivos estão o não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e outras reclamações sobre os serviços, como negativas indevidas de cobertura.

Com a suspensão, as operadoras ficam impedidas de receber novos clientes nesses planos até comprovarem à ANS terem melhorado a assistência. Para os beneficiários existentes, o atendimento permanece normal.

Segundo a agência, a medida tem dois objetos: proteger os usuários e fazer com que as empresas melhorem o atendimento. A ANS avalia as operadoras de forma permanente, com base nas reclamações dos clientes, e divulga os resultados a cada três meses.

Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multas que variam de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

Miguel destaca avanço na instalação dos flutuantes e critica ausência da prefeitura na obra

Miguel Coelho (Foto: Giovani Costa/Alepe​)

Com o agravamento da situação de abastecimento de água em Petrolina, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) comemorou o avanço da instalação das bombas flutuantes no reservatório. O equipamento deve ficar pronto em 20 dias e dará sobrevida ao abastecimento dos perímetros irrigados da região.

A obra, contudo, passava por um impasse devido à falta de contrapartida do Governo do Estado e da Prefeitura de Petrolina. Após uma reunião no mês passado intermediada pelo deputado entre o governador Paulo Câmara e o presidente da Codevasf, Luciano Albuquerque, a situação foi contornada. “Hoje, tivemos a boa notícia que o Governo já garantiu cerca de R$ 5 milhões para completar o orçamento da obra. Isso é a demonstração da preocupação e compromisso total do Governo com nossa região”, destacou Miguel.

Floresta: Soluções para sobreviver a crise econômica e oportunidade de negócios são apresentadas no I Seminário realizado na Câmara Municipal


A situação da economia do país e municípios foi discutida ontem (11), no I Seminário Crise Econômica e Oportunidades de Negócios para o Município, realizado pela Câmara Municipal de Floresta.

Durante o evento foi apresentado um novo documento que acaba de ser elaborado pelo Sebrae com um Diagnóstico Econômico do Território de Itaparica. A consultora responsável, Keyla Patrícia, apresentou números como taxas de desemprego de Carnaubeira da Penha (1,5%), Floresta (2,8%), Itacuruba (7,3%), Jatobá (4,4), Petrolândia (5,7) e Tacaratu (2,8). Ainda destacou o valor adicionado bruto – VAB da agropecuária, indústria e serviços, sendo este último o mais elevado em todos os seis municípios, com grande importância na formação do Produto Interno Bruto – PIB.

Outra temática que chamou muita atenção dos participantes foi o desenvolvimento territorial e o papel da gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento, palestra ministrada pelo diretor regional da Unidade de Negócios do Sebrae, Pedro Lira. “As políticas econômicas são insuficientes para combater a pobreza e reduzir as desigualdades. O desenvolvimento não depende unicamente do setor público. Depende de forma decisiva da forma como se organiza o conjunto dos atores sociais em cada território”, disse Pedro.

Ponto a Ponto/Lavareda: "O álcool usado precocemente é portas abertas para as drogas", diz especialista

Clarice Madruga é entrevistada do Ponto a Ponto (Foto: Thiago Cogo)

A psicóloga e doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Clarice Madruga, é a convidada do Ponto a Ponto deste sábado (14), que será veiculado à meia-noite, na Band News, com apresentação da jornalista Mônica Bergamo e do sociólogo Antonio Lavareda. O assunto em pauta são as drogas e as consequências do uso contínuo e precoce.

Segundo pesquisa da CNI-Ibope (2014), 67% dos entrevistados responderam que o principal problema no país são as drogas; 64%, violência; 63%, corrupção; 58%, saúde e 48% disseram inflação.

"A maconha usada hoje em dia não é a mesma dos anos 60, 70. O aumento de THC - principal componente ativo da maconha - é exponencial. O usuário quer o barato. São as formas de se extrair que evoluíram muito e as cerpas de plantas, hoje em dia, são muito poderosas. O mercado pede uma substância mais potente. O CBD, componente mais brando que o THC, é quase nulo na Europa", disse a especialista.

Humberto amplia diálogo para combate ao álcool na juventude

 

Em visita ao Ministério Público de Pernambuco, o senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, conversou com os promotores, na tarde dessa quinta-feira (12), sobre a lei de sua autoria que criminalizou a oferta de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. O encontro com o Subprocurador-Geral de Justiça Fernando Barros e os promotores de Justiça Yelena Araújo, Édipo Soares e Maviael de Souza ajudou a antecipar aspectos da audiência pública sobre o tema que ocorrerá nesta sexta-feira.

Nesta manhã, às 9h30, no auditório Ênio Guerra, no 6º andar da Assembleia Legislativa de Pernambuco, representantes do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público Estadual e da sociedade civil vão debater com Humberto a aplicação da Lei nº 13.106, que entrou em vigor em março para combater o acesso ao álcool na infância e na juventude. A audiência foi proposta pela deputada estadual Teresa Leitão, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe.

Petrolândia: Caravana C2 realiza Super Aulão Fitness e agita o público da Praça da Quadra 02


Super Aulão Fitness agitou o grande público na Quadra 02 (Fotos: Assis Ramalho)


Contando novamente com a participação de um grande público, a exemplo do que já tinha acontecido na Praça da Quadra 09, no mês passado, a Academia C2 realizou na noite desta quinta-feira (12), na Praça da Quadra 02, o Projeto Caravana C2, que tem como objetivo oferecer atividade física à comunidade de Petrolândia, em eventos periódicos.

A atividade agitou a galera com aulas de Body Pump, Zumba e Body Attack. Como sempre, o evento foi totalmente gratuito e aberto ao público que prestigiou o evento.

O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia parabeniza a direção da Academia C2 por mais uma bonita e importante ação, em favor da comunidade de Petrolândia. Viva a Vida com Saúde e atividade física.

Ver fotos, clique > Petrolândia: Caravana C2 realiza Super Aulão na Praça da Quadra 02

Academia C2 Fitness
Av. Arthur Pereira Lima, nº 39, próximo à Agroshop Farmácia e Petshop
Quadra 04 - Petrolândia (PE)
Curta a página da Academia C2 no Facebook: Academia C2 Fitness

Notícias relacionadas, clique abaixo para ler
Petrolândia: Caravana C2 realiza Super Aulão na Praça da Quadra 09 com presença de grande público
>Petrolândia: Academia C2 realiza aulão de Zumba para alunos e visitantes
Fotos: Assis Ramalho

Quadrilha de Paulo Afonso é presa em Delmiro Gouveia e integrantes confessam autoria de homicídios

Delegacia Regional de Delmiro Gouveia-AL

Uma ação integrada da 24ª – Área Integrada de Segurança Pública (24ª-AISP), na manhã desta sexta-feira (13), resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de uma menor, ambos acusados de assassinar a tiros o músico Husani Yau Gonçalves e Silva, que foi morto em outubro do corrente ano no corredor da folia, próximo ao prédio das Rádios Delmiro AM/FM.  As prisões foram realizadas no Conjunto Habitacional 369 casas em Delmiro Gouveia. Os presos foram identificados como: Vagner Ferreira Estevão, vulgo “Orelha” 24 anos, Edilson da Silva Nascimento, “Nhonho”, 19 anos, Taynara Bezerra da Silva, 19 anos e uma adolescente de 17 anos. Com eles foram apreendidos a pistola .40 utilizada no crime com a numeração raspada, um revólver calibre 38, com a seguinte numeração 1614974, crack, maconha, e várias munições de calibre .40, 38 e 12.

De acordo com o delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti e o tenente-coronel Joáz Fontes que comandou a ação, a prisão dos criminosos foi realizada após um trabalho do Serviço de Inteligências das Polícias Civil da Bahia e Alagoas com o apoio da Polícia Militar de Delmiro Gouveia. Os bandidos são acusados de integrar a Facção Criminosa (PCC) que estavam agindo nos municípios de Delmiro Gouveia e Paulo Afonso, inclusive praticavam o tráfico de drogas em ambos municípios. De posse das informações, foi designado um forte aparato policial para efetuar a prisão dos criminosos. Militares da Rádio Patrulha (RP), Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes-Caatinga), Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e Policiais Civis da Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP).

'Não há orientação de evitar gravidez', diz médica sobre microcefalia

Neuropediatra Ângela Rocha e infectologista Regina Coeli, do HUOC, explicaram detalhes sobre a microcefalia (Foto: Penélope Araújo/G1)

“Não tem nota oficial do Ministério da Saúde nem do Governo do estado dizendo ‘não engravide’. São precauções. Mas se for uma gravidez programada, talvez não seja o momento ideal”, disse a médica Maria Ângela Rocha, chefe da infectologia pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife. Ela e Regina Coeli, infectologista do HUOC, concederam entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (13) repercutindo o aumento repentino nas ocorrências de microcefalia em bebês.

Na quinta-feira (12), um alto funcionário do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis, disse: “Não engravidem agora. Esse é o conselho mais sóbrio que pode ser dado”. No entanto, em nota divulgada nesta sexta (13), o Ministério da Saúde afirmou: "Não há uma recomendação do Ministério da Saúde para evitar a gravidez". O comunicado contém ainda uma lista de recomendações para as gestantes, como fazer acompanhamento prenatal, não ingerir bebidas alcoólicas e não tomar remédios que não tenham sido liberados pelos médicos. O texto sugere ainda cuidados para evitar a ação de mosquitos. Confira abaixo o texto na íntegra.

Assaltantes armados fazem refém no Centro de Petrolina, PE

Bandidos armados assaltam no centro de Petrolina; Eles acompanharam a vítima até em casa e realizaram roubo.Vítima ficou amarrada em casa e disse que foi agredida (Foto: Leciane Lima / TV Grande Rio)

Cerca de quatro assaltantes armados com facas realizaram um assalto na manhã desta sexta-feira (13) em um apartamento que fica em cima de uma loja na Rua Dom Vital, no Centro de Petrolina, Sertão pernambucano. Os bandidos acompanharam a vítima até sua casa e conseguiram levar uma quantia em torno de R$ 1 mil.

A informação inicial era de que estava ocorrendo um sequestro, mas foi descartado pela Polícia Militar. Viaturas foram enviadas ao local e muita gente aglomerou em torno da loja para observar a situação. A vítima foi encontrada amarrada e disse ainda que tinha sido agredida.

MPPE cobra mais segurança nas agências bancárias de Caruaru


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos representantes das agências bancárias de Caruaru que adotem as providências necessárias no que diz respeito à segurança de consumidores e funcionários. A recomendação prevê o cumprimento da lei municipal nº 5.345/2013, que estabelece a obrigatoriedade de vários equipamentos de seguranças nas agências locais.

A recomendação, de autoria do promotor de Justiça Paulo Augusto Freitas, resultou de uma audiência realizada nessa quarta-feira (11), com os representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Nordeste.

Durante a reunião, Paulo Augusto fez a leitura da Lei Municipal, destacando item por item e distribuiu o checklist elaborado pelo Procon-Caruaru, em inspeção realizada em agosto deste ano. Cada representante de estabelecimento bancário recebeu a lista com os itens de segurança previstos na lei e os que deverão ser disponibilizados nas agências vistoriadas.

Entenda o que é a microcefalia e porque há um aumento dos casos em Pernambuco


A notícia de que Pernambuco está em estado de emergência em função do aumento de casos de microcefalia no estado trouxe diversas dúvidas a mães e gestantes sobre a origem dessa malformação, que compromete o desenvolvimento adequado do cérebro do bebê. Os questionamentos também estão mobilizando médicos, a Secretaria de Saúde e hospitais de todo o estado, que buscam uma explicação para o aumento do número de episódios: em média, os casos no estado não passavam de dez por ano, mas nos últimos quatro meses foram confirmados 141.

“Estamos, há duas semanas, numa operação de guerra com todas as frentes abertas, a gente não tem previsão de prazo, estamos correndo contra o tempo, com várias frentes de atuação. A secretaria quer saber o quanto antes a causa para poder atuar na prevenção e no tratamento”, explicou Luciana Albuquerque, secretária executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Pernambuco.

A microcefalia não é uma “doença” nova. Em geral, a malformação congênita está associada a uma série de fatores de diferentes origens. Pode ser o uso de substâncias químicas durante a gravidez, como drogas, contaminação por radiação e infecção por agentes biológicos, como bactérias e vírus. Entretanto, ainda não há uma explicação para o aumento repetino dos casos nos municípios pernambucanos.

PM reage a assalto, mata suspeito e fere outro no interior de PE


Suspeito foi morto pelo policial militar (Foto: Divulgação/Agreste Violento.)

Um homem morreu e outro ficou ferido após uma tentativa de assalto no Distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga, no Agreste de Pernambuco, nessa quinta-feira (12). De acordo com informações da Polícia Civil, um policial militar de folga conduzia um veículo de passeio quando percebeu que estava sendo seguido.

O PM parou o carro e foi cercado pelos suspeitos. Ele efetuou vários disparos de arma de fogo contra os suspeitos.Um dos assaltantes, identificado como Josielson Antônio da Silva, de 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O outro bandido, que não teve o nome informado, foi baleado no pé e socorrido em uma unidade de saúde do município. O PM não sofreu nenhum ferimento. A polícia informou que ele deve ser ouvido nesta sexta-feira (13).

NE 10

Petrolândia: Resumo da Sessão realizada em 11 de novembro pela Câmara Municipal

Sr. Francisco de Assis usou a palavra na Sessão da Câmara para reclamar do atendimento prestado pelas agências bancárias no município (Foto: Ascom Câmara Municipal de Petrolândia)

A Sessão do dia 11 de novembro de 2015, teve início com a presença do senhor Francisco de Assis, falou sobre a falta de atenção e respeito por parte das Agências dos Bancos no Município, para com seus clientes, principalmente os idosos, que recentemente por conta de máquinas em manutenção ou sem dinheiro, causou o desconforto de uma espera de 03 horas em uma fila que deveria ser mais rápida, por tratar-se de uma fila preferencial. Ressaltou ainda, que a maioria desses idosos faz uso de medicamentos controlados, e não podem ficar tanto tempo sem tomar água, usar um banheiro, e até mesmo ficar em pé tanto tempo. Agradeceu a oportunidade de fazer esse desabafo, e espera que algo possa ser feito por parte dos representantes da cidade, contando com o apoio desta Casa Legislativa.

O Vereador Eudes Fonseca, em poucas palavras, comentou sobre a solicitação do senhor Francisco de Assis (conhecido como Assis Capa Preta), argumentando ser de grande importância que algo seja feito para oferecer melhores condições aos clientes dessas agências bancárias, em especial os idosos. Parabenizou o Vereador Carlinhos pela Moção de Aplausos ao senhor José Costa da Silva pela passagem do seu aniversário, agradeceu ao Vereador Jorge Viana pela preocupação e pelas indicações feitas, desejando que estas sejam atendidas.

O Vereador Jorge Viana, apresentou suas solicitações, pedindo a retirada dos entulhos e lixos que ficam nas calçadas atrapalhando os pedestres, da mesma forma como solicitou a ampliação da distribuição da água do Bairro Nova Esperança através de Carro-pipa, uma vez que são constantes as reclamações devido a insuficiência de água distribuída no referido Bairro, solicitando ainda que exames como ultrassonografia e ecocardiograma sejam feitos no Hospital Municipal de Petrolândia, e que sejam recuperados tratores, ambulâncias e demais carros de prestação de serviços ao Município, onde muitos estão parados.

Rogério Novaes, lamentou que alunos de algumas agrovilas estão sem poder ir à escola por falta de ônibus, que desde a última sexta está quebrado, e mesmo após cobranças feitas ao secretário responsável, a resposta foi de que o ônibus “disponível” foi fretado para determinada finalidade e não pode ser transferido para que não ultrapasse a quilometragem. Com relação as reivindicações feitas sobre o transito, assaltos e demais questões que envolvem segurança pública e a ação da polícia, queixou-se das ruas escuras e dificuldades que prejudicam o trabalho da polícia, como por exemplo, o Bairro Nova Esperança, onde muitas vezes a viatura não pode entrar devido a grande quantidade de terra, que pode ser simplesmente com o serviço dos maquinários disponíveis. Por fim, lembrou das várias vezes que buscaram mudanças no que se refere a situação das agências bancárias e os transtornos causados aos clientes, conforme fato narrado pelo senhor Francisco de Assis.

Petrolândia: Petroclínica anuncia novos profissionais para cuidar ainda melhor de sua saúde

A Petroclínica, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 09, próximo ao Atacado Sanfrancisco, divulga o calendário de atendimentos de profissionais médicos em seus consultórios e informa que está com novos profissionais para cuidar da sua saúde. 

Dr. Leirson Magalhães, médico renomado, pós-graduado em Endoscopia Digestiva, especialista em tratamentos de obesidade, e Dr. Ígaro Cordeiro, cirurgião dentista, especialista em restauração, canal, prótese, clareamento e implante dentário, são os novos profissionais que atendem nas instalações da Petroclínica.

Mais informações e agendamentos, ligue 87 99805-0774 ou 87 3851-2333.

Profissional/Especialidade

*Lariça Bulhões (pediatra)
*Nubia Lopes (ginecologia, colposcopia, ultrassonografia, biópsia, cauterização)
*Emanuel Barros (Endocrinologista)
*Rommel Alencar (fisioterapia e drenagem linfática)
*Lourdes Barbosa (psiquiatra) (atendimento quinzenal )
*Ariane Lacerda (nutricionista)
*Cristiane Jaques (médica do trabalho)
*Blênio Alves (clínico e cirurgião)
*Jean Marcos (nutricionista)

Fonte: Claudijane Souza/Petroclínica

Em audiência pública, Codecipe garante que redução de carros-pipa não afetará abastecimento

Foto: André Santos​

Por iniciativa do deputado estadual Miguel Coelho (PSB), foi realizada, nesta quinta-feira (12), uma audiência pública, em Petrolina, para debater as mudanças no sistema de abastecimento de água por carros-pipa. As alterações tem sido alvo de críticas principalmente pela redução do número de veículos que atenderão alguns municípios do Sertão do São Francisco. Em Petrolina, por exemplo, o serviço que era feito por 73 carros, agora terá 17 veículos, já Dormentes e Lagoa Grande terão um corte de 20 para 7 pipas por cidade.

O auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado de pipeiros, associações comunitárias e moradores que dependem do abastecimento por carro-pipa. Para defender as mudanças, o Governo do Estado escalou membros do Instituto de Pesquisa Agronômica (IPA), que era o responsável pelo gerenciamento do serviço dos pipas, Secretaria da Casa Militar e Coordenadoria de Defesa Civil (Codecipe) – órgãos que assumem a função a partir deste mês.

Petrolândia: Artista plástico Ricardo de Morais retoma a pintura e já recebe encomendas de trabalhos para este final de ano

Ricardo de Morais retoma seu trabalho com grande vontade de pintar e celebrar a vida

O artista plástico Ricardo de Morais está de volta às telas e pincéis, para atender às várias encomendas recebidas. "Logo, logo farei uma exposição de meus trabalhos, agradecendo a Deus pelo milagre em minha vida", diz Ricardo, recuperado após tratamento de saúde. 
  
Quer embelezar sua casa, entre em contato com Ricardo de Morais e escolha ou encomende uma obra feita com carinho e talento. WhatsApp: (87) 99963-5252


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Ricardo de Morais

Reservatórios no Nordeste caem a nível crítico

Lagoa secou há quatro meses na cidade de Pavussu, no Piauí - (Agência Globo/Pedro Kirilos)

A forte seca que castiga o Nordeste deixou os reservatórios das hidrelétricas da região em nível crítico, o menor de sua história. De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume de água armazenado nas usinas chegou a 6,6% no último dia 11, uma queda de 43,3% em relação há um mês, quando o nível estava a 12%. Comparado com janeiro, quando estava em 18,3%, o volume despencou 62,8%.

Para se ter uma ideia, o menor nível já registrado nos reservatórios da região até então era o de novembro de 2001, ano do racionamento de energia, quando ficou, em média, em 7,84%. Para especialistas, o risco é que, com a escassez de água nas hidrelétricas, as usinas térmicas mais caras (como as movidas a diesel) sejam religadas, encarecendo a conta de luz.

A medida pode ser necessária mesmo com o alto volume de chuvas na Região Sul, onde os reservatórios estão acima de 97%. Isso porque o sistema interligado nacional tem um limite de capacidade de transmissão de energia de uma região para outra do país. A Região Nordeste responde por cerca de 12% da energia gerada no país.

CPRH realiza semana dedicada as Unidades de Conservação


A partir do próximo dia 16, a Agência Estadual de Meio Ambiente ( CPRH), através da Diretoria de Recursos Florestais e Biodiversidade ( DRFB), realizada I Semana das Unidades de Conservação. Até o dia 20 de novembro, a Agência vai destacar a importância das Unidades de Conservação ( UC’s) e como a comunidade pode contribuir para a preservação destes locais. De acordo com a gerente da Unidade de Gestão de Unidades de Conservação (UGUC), Samantha Della Bella, “para garantir a proteção dos recursos que estas Unidades preservam é importante que a sociedade se aproprie do que são as Unidades de Conservação, porque é importante preservar e para que servem ”, destacou.

A semana das UCs vai oferecer palestras que abordam temas como desenvolvimento de pesquisas nestas áreas e o trabalho de fiscalização e monitoramento destes locais. “O publico alvo é estudantes da área, pesquisadores e professores, mas o público em geral pode e deve participar desta oportunidade”, revelou o diretor de Recursos Florestais de Biodiversidade da Agência, Walber Santana. As atividades serão realizadas na sede da CPRH, na Universidade de Pernambuco ( UPE), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP). O público de servidores e funcionário da CPRH também será priorizado nas ações que ocorrerão na sede da autarquia. A programação da I Semana das UCs está disponível no portal da CPRH, no www.cprh.pe.gov.br.

Aguas Belas: Trabalhadores fazem protesto em frente ao Banco do Brasil


O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Águas Belas realizou uma mobilização, no final da manhã de ontem, 12, em frente ao Banco do Brasil do município, com a participação de cerca de 800 homens e mulheres do meio rural. O ato denunciou o mau atendimento que vem sendo prestado pelos funcionários da agência aos agricultores familiares, cobrou uma maior atenção à renegociação dos débitos, reabertura de créditos e a adesão do banco ao Programa Minha Casa Minha Vida Rural.

Recebidos pela gerência da instituição financeira, integrantes do Sindicato e da Fetape ouviram o compromisso do gestor com a reabertura dos créditos; com o recebimento de propostas referentes ao Minha Casa Minha Vida; e com o fortalecimento do diálogo sobre a renegociação do Pronaf. Foi também destacado que a partir de janeiro haverá um profissional nos caixas eletrônicos para auxiliar os aposentados e que, na próxima semana, será agendada uma reunião, possivelmente com a superintendência regional, para ampliar os debates sobre essas questões.

Fonte: FETAPE

Mulheres abrem mão de carreira por causa de maridos, não de filhos, diz estudo


Muitas mulheres deixam suas próprias carreiras em segundo plano não para criar os filhos, mas para priorizar a carreira de seu parceiro. Esta é a conclusão de Pamela Stone, professora de Sociologia da Hunter College, em Nova York (EUA), em entrevista ao jornal espanhol El País nesta terça-feira (10/11).

A reportagem foi publicada por OperaMundi, 10-11-2015.

Ela é uma das autoras do estudo “Life and Leadership after HBS” ("Vida e Liderança após Harvard Business School", em tradução livre). Em sua pesquisa, foram entrevistados 25 mil ex-alunos e ex-alunas da instituição, com idades entre 26 e 47 anos, com o objetivo de analisar as aspirações profissionais de homens e mulheres que foram preparados para posições de liderança no mercado de trabalho.

Segundo Stone, as mulheres sentem-se pressionadas por seus parceiros, pelas instituições onde trabalham e pela sociedade como um todo a assumir a criação dos filhos e as obrigações do lar para que seus companheiros possam se dedicar à carreira.

Diretor do Ministério da Saúde aconselha que mulheres de Pernambuco adiem gravidez


O diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, aconselhou mulheres de Pernambuco a adiarem os planos de gravidez até que haja maior clareza sobre as causas do aumento de casos de bebês com microcefalia no Estado. "Não engravidem agora. Esse é o conselho mais sóbrio que pode ser dado", disse ele.

Até o momento, foram identificados 141 casos da malformação no Estado, a maior parte dos casos concentrada a partir de agosto em 55 cidades. O indicador é 15 vezes superior à média registrada entre 2010 e 2014, de 9 casos por ano. Diante do problema, considerado grave, o Ministério da Saúde decretou nesta quarta-feira estado de emergência sanitária nacional.

Além de Pernambuco, outros Estados começam a relatar aumento expressivo de casos. O superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lurdes, de Aracaju, informou que 49 casos foram identificados no Estado nos meses de setembro e outubro. O problema foi identificado na capital e em outras três cidades: Itabaiana, Estância e Lagarto. No Rio Grande do Norte, de acordo com informações da Secretaria de Saúde ao Instituto de Medicina Tropical, foram 22 casos. A maioria dos casos, também registrada a partir de agosto.

Mega-Sena acumula outra vez, e prêmio vai a R$ 110 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.760 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite desta quinta-feira (12), no Parque do Ingá, Centro, em Manacapuru (AM). O prêmio acumulado para o próximo sorteio (1.761) é de R$ 110 milhões, o maior prêmio do ano, segundo a Caixa Econômica Federal (CEF).

Veja os números sorteados: 10 - 24 - 25 - 36 47 - 48

Esse foi o segundo sorteio da edição especial Mega Semana da República, que alterou o calendário dos demais nesta semana: o concurso 1.759foi sorteado na terça (10) e o 1.761 será no sábado (14).

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia


Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia seleção de artesãos para o Mercado Público


Pela primeira vez Afogados da Ingazeira contará com um espaço público permanente para a comercialização do trabalho produzido pelos artesãos e artesãs locais. O Mercado Público está sendo reformado e ganhará, além de uma praça de alimentação, um espaço destinado à venda do artesanato produzido em Afogados.

Nesta quarta (11), 47 artesãos participaram de uma primeira reunião no auditório da Secretaria de Assistência Social para discutir como se dará o processo de seleção e os critérios que serão adotados para a ocupação do espaço público, assim como o seu modelo de gestão. Participaram da atividade artesãos individuais e grupos e associações de artesãos.

Um levantamento preliminar feito pela Prefeitura mostrou que a produção deles é predominantemente de utilitários para o lar, acessórios de beleza, calçados e roupas, utilizando materiais como couro, plástico, reciclável e madeira.