quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Petrolândia: Agenda de atendimento desta quinta (29/08) da Clínica Mais Saúde; Confira e marque sua consulta



A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimentos para esta quinta-feira (29//08/2019); confira abaixo!

Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz (Cardiologista) e Dr. Wellington Andrade (Psicólogo) atendem nesta quinta (29/08) na MedClinic


A MedClinic, situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia, informa que Dr. Cleobenysson Cruz (Cardiologista) e Dr. Wellington Andrade (Psicólogo) atendem nesta quinta-feira, 29 de agosto de 2019.

Agende sua consulta pelos telefones: (87) 3851-1879 e (87) 99946-1544

Confira atendimentos na sexta-feira (30/08/2019) na MedClinic

Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia) - Sexta-feira (30)
Dr. Cleobenysson Cruz (Cardiologista) - Sexta-feira (30)

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Justiça condena prefeita de Arcoverde por improbidade administrativa denunciada por ação civil do MPPE


A prefeita de Arcoverde, Maria Madalena dos Santos Britto, foi condenada por atos de improbidade administrativa e multada pelas despesas sem licitação dos serviços de coleta, transporte e descarga de lixo nas zonas rural e urbana do município em 2013, primeiro ano da gestão dela. A sentença foi proferida pelo juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Arcoverde, Cláudio Márcio Pereira de Lima, com base em ação civil pública proposta pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) fundamentada nas auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que detectou as irregularidades e rejeitou as contas da Prefeitura.

Diante dos fatos, o juiz reconheceu a prática de improbidade administrativa e determinou o pagamento de multa civil no valor equivalente a 5% do valor do contrato com a empresa de coleta de lixo, em valores corrigidos com juros e correção monetária. O valor não foi especificado e será apurado quando da liquidação da sentença. Além da condenação de pagamento da multa, a prefeita ainda terá que arcar com as custas do processo.

Na decisão, o juiz concluiu que “os argumentos defendidos em sede de contestação pela requerida, de que teria agido dentro dos ditames legais, esclareço que, compulsando os autos, não vislumbro qualquer indício capaz de comprovar tal alegação. Desse modo, concluo, que resta devidamente comprovada nos autos a violação dos preceitos constitucionais pela requerida, bem como a prática de ato ímprobo, plenamente caracterizado”.

O juiz frisou ainda: “O caso dos autos não demonstra hipótese de caso fortuito ou força maior (para a dispensa de licitação) e sim clara ausência de planejamento, ensejando na responsabilidade da prefeita Arcoverde, Madalena Britto, em razão de sua inércia”.

“A conduta da requerida se mostra extremamente reprovável, uma vez que inobservou os preceitos constitucionais e legais que regem as condutas da administração pública, em flagrante deslealdade institucional e imoralidade”, complementou o juiz Cláudio Márcio Pereira de Lima.

Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Pernambuco notifica 337 casos suspeitos de sarampo


O número de casos notificados de Sarampo em Pernambuco, nos oito primeiros meses de 2019, já ultrapassa os registros de suspeitas feitos ao longo de todo o ano de 2018. Até o último dia 26, foram notificados 337 casos no estado, 58% a mais do que o número dos 12 meses do ano passado. Os percentuais de notificações também cersceram 54% se comparados com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no último dia 19 de agosto. Pernambuco tem, atualmente, cinco casos confirmados de sarampo.

Dos casos em investigação, 86 já foram descartados e 246 estão em investigação e cinco foram confirmados. Das cinco confirmações laboratoriais de adoecimento pelo sarampo, quatro estão relacionadas a adolescentes que participaram de uma excursão para Porto Seguro, entre o final de junho e início de julho, e que tiveram contato com um paciente positivo de São Paulo. Dois deles são moradores do Recife e dois de Caruaru. O quinto caso é de um adolescente de 18 anos de Taquaritinga do Norte.

Em relação aos casos confirmados, a SES-PE ressaltou que os três municípios de residência dos pacientes, com o apoio das Gerências Regionais de Saúde e o nível central, realizaram 53 ações de bloqueio vacinal dos contatos, totalizando 1.853 doses aplicadas da tríplice viral, que, além do sarampo, ainda protege contra a caxumba e a rubéola.

A Secretaria ainda reforça que, na última semana, ficou instituída, em todo o país, a vacinação de crianças entre 6 meses e 11 meses. Todos os meninos e meninas dessa faixa etária, que totalizam 68 mil em Pernambuco, devem tomar uma dose da tríplice viral. Essa será considerada a “dose zero”, sendo necessário seguir com o esquema básico de vacinação normalmente a partir dos 12 meses, com mais uma dose e um reforço aos 15 meses.

CASOS EM ANOS ANTERIORES
Em 2018, das 213 notificações, 209 foram descartadas e 4 confirmadas, todas relacionadas a um paciente com histórico de viagem para Manaus, área com circulação do vírus na época. Em 2017 foram 45 notificações e em 2016, 39, todas descartadas.

Pernambuco não registra casos autóctones (transmissão sustentada por um período acima de 1 ano) do sarampo desde 2000 - em 1999 foram registradas as últimas 240 ocorrências. Em 2012 houve um caso importado e entre 2013 e 2014 um surto com 226, que foi controlado com as ações de vigilância epidemiológica e imunização do Estado e municípios envolvidos.

CASO SUSPEITO PARA SARAMPO
É considerado suspeito todo paciente que apresentar febre e manchas avermelhadas que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e situação vacinal; ou todo indivíduo suspeito com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral. No Brasil, os Estados com casos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Roraima. A notificação de caso suspeito de sarampo é obrigatória. Apresentando essa sintomatologia, é importante ir ao posto de saúde mais próximo para receber a devida assistência.

IMUNIZAÇÃO
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios. A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:

- Crianças entre 6 meses e menores de 1 ano devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses.

- Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral;

- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;

- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Por Diário de Pernambuco

Setembro Amarelo alerta para os preocupantes números de casos de depressão


Criado em 2015, o Setembro Amarelo tem como objetivo a conscientização para prevenção do suicídio. Em seu quinto ano, a campanha tem crescido devido ao aumento desenfreado de casos de transtornos mentais, como a depressão, muitas vezes responsáveis por criar nas pessoas o desejo de tirar a própria vida.

Para combater esse mal, o Setembro Amarelo alerta para a necessidade de falar sobre depressão, suicídio e outros transtornos que ainda são considerados tabus em diversos setores da sociedade. “É um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima esteja com ideias suicidas”, aponta o movimento.

Dados divulgados pela própria OMS corroboram com o que diz o movimento. De acordo com o órgão, nove em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados. Por isso, a necessidade de busca por ajuda de pessoas com transtornos mentais, mas também de sensibilização daquelas que estão ao redor de quem apresenta comportamentos que indicam tendências suicidas.

Alguma coisa está fora da ordem

Estudos chancelados pela OMS em 2018 mostram que 800 mil pessoas se suicidam todos os anos, e que essa é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, os números também assustam. Em setembro do ano passado, o Ministério da Saúde revelou que, em média, um caso de suicídio acontece a cada 46 minutos no país.

Não por acaso, os dados ligados a transtornos psicológicos também são alarmantes. De acordo com a OMS, em estudo divulgado no ano passado, 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão ao redor do mundo. Não à toa, essa será a doença mais incapacitante do planeta a partir de 2020.

“Muitos motivos podem levar pessoas a tirarem suas próprias vidas, como estresse, problemas financeiros ou amorosos, doenças crônicas e dores, mas o suicídio está diretamente ligado à depressão. E ambos têm apresentado números preocupantes”, afirma Melina Cury Haddad, psicóloga da Care Plus.

Até mesmo quem parece ter a vida dos sonhos está suscetível a esse mal. Recentemente, o comediante, ator e youTuber Whindersson Nunes precisou se afastar do público para se cuidar da depressão. Em 2018, o maior medalhista olímpico da história, o nadador norte-americano, Michael Phelps, também revelou lutar contra o distúrbio e a ansiedade. Outro que fala abertamente da dificuldade de lidar com a depressão é o premiado ator e humorista Jim Carrey.

Novo cenário pede novos serviços de saúde

A atenção a comportamentos preocupantes nas pessoas ao redor, como alterações no humor, no sono e no apetite, desânimo, fadiga excessiva, entre outros, é fundamental. “Ao perceber algum colega ou familiar nessa situação, ofereça apoio, ouça com gentiliza, adotando uma postura livre de julgamentos ou sermões, e auxilie a pessoa a procurar ajuda profissional, pois a depressão é uma doença e deve ser tratada como tal”, comenta Melina.

Foi justamente com isso em mente que a operadora de saúde Care Plus criou um novo programa. O Mental Health é focado em saúde mental e busca entender qual a melhor jornada para os pacientes que precisam de tratamento para doenças mentais. Trata-se de um programa que vai além do que a ANS exige e fornece tratamento personalizado, avaliando a necessidade de cada indivíduo para poder dar o melhor cuidado.

Lula pede anulação de sentença com base na decisão sobre Bendine


Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram nesta quarta-feira com habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular sentenças do ex-juiz Sergio Moro contra o petista. A defesa quer estender aos casos de Lula o entendimento da Segunda Turma do STF que anulou nesta terça-feira decisão de Moro contra o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine. As defesas do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari avaliam também pedir anulação de processos com base na decisão da Segunda Turma.

A defesa pede a anulação das sentenças contra Lula nos casos do sítio de Atibaia e na condenação do triplex. No processo do sítio, o ex-presidente foi condenado a 12 anos e 11 meses de pela juíza Gabriela Hardt. Já no processo do triplex, a pena imposta pelo ex-juiz Sergio Moro foi de 9 anos e 6 meses, que foi reduzida posteriormente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a 8 anos e 10 meses.

Os advogados ainda pedem a anulação da ação que corre na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba contra o ex-presidente por conta da acusação de recebimento de propina repassada pela Odebrecht por meio da compra de um imóvel para o Instituto Lula, que não foi usado, e por um apartamento vizinho à cobertura onde a família Lula morava em São Bernardo do Campo.

Os advogados entendem que a decisão no caso de Bendine pode ser aplicada nos de Lula. O motivo da duspensão foi processual. Para os ministros da Corte, o correto seria, antes da sentença, abrir prazo para alegações finais primeiro para os réus que firmaram acordo de delação premiada e, em seguida, para os demais acusados. Moro abriu um só prazo conjunto para todos se manifestarem.

LEIA : Anulação de sentença traz insegurança jurídica, diz procurador do Rio

"Sabido de todos que é garantia do acusado o “direito à última palavra”, é dizer, pronunciar-se sobre qualquer prova ou adminículo contra si produzido nos autos, qualquer que seja a sua origem ou a fase ritual, evitando-se com isso que venha a ser surpreendido com o surgimento de novos elementos (no caso, declarações) que conspirem contra seus interesses libertários e dos quais se veja impossibilitado de se defender", diz a defesa no habeas corpus.

Segundo Zanin, o mesmo ocorreu com processos contra Lula que tramitaram na Justiça Federal em Curitiba. Ele esteve no STF na tarde desta quarta-feira e se reuniu com o relator da Lava-Jato na Corte, ministro Edson Fachin.

ANÁLISE : Cármen Lúcia surpreendeu com voto para anular condenação

A decisão do STF que anulou a sentença de Bendine, foi vista com bons olhos por advogados que defendem outros clientes da Lava-Jato. Procurados, os defensores do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari admitem que já estão analisando seus casos em busca de situações semelhantes, em que delatores foram ouvidos ou apresentaram alegações finais após outros réus.

Logo após a decisão da 2ª Turma do STF, a força-tarefa da Lava-Jato afirmou em comunicado que os ministros do Supremo estabeleceram uma "nova interpretação". Segundo os procuradores, a "nova regra" poderia alterar entendimentos sobre o príncípio da ampla defesa.

"Se o entendimento for aplicado nos demais casos da operação Lava Jato, poderá anular praticamente todas as condenações, com a consequente prescrição de vários crimes e libertação de réus presos", diz a nota.

Moro tinha condenado Bendine a 11 anos de prisão . Bendine foi preso em julho de 2017. Em abril deste ano, o STF soltou o réu, porque a condenação ainda não tinha sido confirmada pela segunda instância – ou seja, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região.

O Globo

Jatobá/Itaparica: Escola Municipal Ayrton Senna comemora o Dia do Folclore


Em comemoração ao Dia Mundial do Folclore, a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva realizou atividades recreativas para comemorar a passagem da data

O evento foi coordenado pela diretora Alba daquela instituição de ensino, e desenvolvido pelos professores.

De acordo com o diretora, o evento teve como objetivo transmitir cultura, resgatando valores passados de geração a geração, e ao mesmo proporcionar momentos de lazer para os alunos daquela instituição.

Ver abaixo fotos do evento

Bolsonaro assina decreto que incentiva servidor ao trabalho voluntário

Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (28) decreto que autoriza a concessão de licença para capacitação de servidores públicos federais para a realização de cursos conjugados com atividades voluntárias. O objetivo é estimular a prática de trabalho voluntário no país. Neste dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado.

De acordo com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a medida aprimora a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal e institui maior governança sobre as ações de desenvolvimento dos servidores públicos federais. Em cerimônia no Palácio do Planalto, Michelle, que é presidente do conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado - Pátria Voluntária, listou ainda outras ações de estímulo ao trabalho voluntário.

Umas das ações é a instrução normativa, a ser editada pelo Ministério da Economia, que estabelece o trabalho voluntário como critério de desempate em seleções públicas. Segundo a primeira-dama, no âmbito do Ministério da Educação, o trabalho voluntário será computado como crédito complementar nas instituições de ensino federais e estaduais.

Será feito ainda um trabalho de divulgação e promoção da Resolução nº 2/2018, do Conselho Nacional de Educação, que estabelece diretrizes nacionais para o voluntariado de estudantes no âmbito da educação básica. “O Artigo 8 preconiza que os sistemas de ensino poderão utilizar os espaços e infraestruturas disponíveis para a realização das atividades de trabalho voluntário visando integrar os educandos às comunidades locais e ao entorno escolar”, afirmou Michelle, em seu discurso.

Em julho, o Ministério da Cidadania lançou o Pátria Voluntária, que busca incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas à população brasileira mais vulnerável. O trabalho voluntário, de caráter não-remunerado, é articulado entre o poder público, organizações da sociedade civil e o setor privado.

“O Estado, sozinho, não consegue resolver tudo, o trabalho voluntário fortalece muito a área social e é embalado pela solidariedade humana. O ser humano é humano pela sua capacidade de cooperar, de não deixar as pessoas para trás, de trazer junto na construção de um mundo melhor para se viver”, ressaltou o ministro da Cidadania, Osmar Terra, também presente no evento.

Para ele, as medidas adotadas pelo governo, partindo do funcionalismo público, vão fazer com que a mobilização chegue à área privada, “onde já existe um movimento, mas que pode ser maior”.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Homem é assassinado no Bairro Nova Esperança

Um homem identificado por Jaspion, foi assassinado na manhã desta quarta-feira, 28 de agosto de 2019,, no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, no Sertão de Itaparica.

A Polícia Civil está investigando o caso, mas ainda não tem informações sobre suspeitos ou possível motivo para o crime.

O corpo da vítima será removido para o Instituto Médico Legal IML


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrobras anuncia aumento no preço da gasolina em 3,5% nas refinarias


A Petrobras anunciou um aumento de 3,5% do preço médio da gasolina nas refinarias a partir desta quarta-feira (28/8). O percentual equivale a R$ 0,0561 por litro no combustível tipo A e R$ 0,0409 na gasolina C. O valor do diesel não sofreu alteração.

Agora, o valor médio do combustível é de R$ 1,679 por litro em comparação aos R$ 1,623 vigentes até terça-feira (27/8). Esse é o terceiro reajuste feito em agosto. A petroleira também tinha modificado os preços nos dias 1º, quando elevou em 3,75%, e 16, com redução de 5,7%.

A estatal ressaltou, no entanto, que o repasse às bombas depende de políticas comerciais de postos e distribuidoras. O valor de venda pelas refinarias equivale a 30% do preço de bomba — o restante são impostos, margens de lucro dos elos da cadeia e o valor do etanol adicionado ao combustível.

Por Correio Braziliense


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Moro diz que diretor-geral da PF fica no cargo, mas que 'coisas eventualmente podem mudar'


Depois de defender publicamente o chefe da Polícia Federal , delegado Maurício Valeixo, o ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou que o diretor-geral "permanece" no cargo e tem a sua "confiança". No entanto, questionado se não há alguma possibilidade de Valeixo sair, Moro afirmou que "as coisas eventualmente podem mudar". A insatisfação na PF chegou à cúpula da instituição, que ameaça deixar cargos caso ele seja afastado, como mostrou O GLOBO em reportagem desta quarta-feira . Moro também disse que não é o chefe da PF "de forma alguma".

- Veja, como eu tenho as várias funções aqui do Ministério da Justiça, as coisas eventualmente podem mudar, mas ele está no cargo, permanece no cargo, tem a minha confiança - afirmou em entrevista ao programa Em Foco, na GloboNews.

Em outra pergunta, desta vez sobre sua permanência no governo caso Valeixo saísse, Moro foi lacônico.

- Não tenho essa questão - disse.

Moro se esquivou quando perguntado sobre a declaração polêmica de Bolsonaro, de que ele é quem manda na PF e não Moro.

- Não cabe ficar comentando afirmações do presidente, acho que também seria impróprio.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que ele é “quem manda”, ao comentar a substituição do superintende da PF no Rio. Depois, disse que ele escolhe o diretor-geral da corporação, rompendo com o discurso de dar “liberdade total” a Moro, usado na época do convite ao ex-juiz para o Ministério da Justiça.

Os embates com Bolsonaro e as derrotas no campo político são duas fontes de desgaste de Moro no governo. Na semana retrasada, Valeixo quase pediu demissão diante da interferência de Bolsonaro na troca de superintendentes da PF. Um delegado que acompanha o caso de perto disse ao GLOBO que o presidente pressionou a direção da PF a substituir imediatamente o delegado Ricardo Saadi, da Superintendência do Rio, por estar descontente com uma investigação.

No último sábado, o GLOBO revelou que Bolsonaro mostrou insatisfação com Moro e que tenta, há algum tempo, inviabilizar a presença do ministro do governo . O presidente se irritou com Moro quando soube da movimentação do ministro contra a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de proibir investigações iniciadas a partir do compartilhamento de relatórios detalhados do Coaf sem autorização judicial.

Ontem, após uma reunião entre ambos pela manhã, o ministro da Justiça trocou afagos com o chefe. Por meio do Twitter, Moro publicou uma mensagem dizendo que sua pasta vai avançar no combate à corrupção “em total alinhamento com a orientação” de Bolsonaro, que respondeu horas depois com uma frase de incentivo. “Vamos, Moro!”.

Apoie o jornalismo profissional
A missão do GLOBO é a mesma desde 1925: levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o Brasil e o mundo. São mais de 400 reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados diariamente e produzidos de forma independente pela maior redação de jornal da América Latina. Ao assinar O GLOBO, você tem acesso a todo esse conteúdo.

O Globo

Deputado Fabrizio Ferraz assume presidência da Comissão Especial da Caprinovinocultura e defende prioridades do setor


Durante a Reunião Plenária dessa terça-feira (27), o deputado estadual Fabrizio Ferraz ocupou a Tribuna da Assembleia para destacar a situação da caprinovinocultura no Estado. Na última semana, uma Comissão Especial que atuará com o intuito de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor em Pernambuco foi instalada na Casa Legislativa. Ferraz, que ocupa a posição de presidente do colegiado, defendeu a valorização da atividade.

“De todas as cadeias produtivas tradicionais, a caprinovinocultura talvez seja a que tenha recebido menos apoio. Sem dúvidas, esse é um relevante passo que a Assembleia Legislativa de Pernambuco está dando no sentido de valorizar, de maneira institucional, essa atividade pecuária tão característica e importante para o nosso povo, e que gera emprego e renda para milhares de pernambucanos e pernambucanas”, afirmou.

Durante o pronunciamento, o deputado Fabrizio Ferraz pediu a atenção dos demais deputados para o Projeto de Lei N° 314/2019, de sua autoria em parceria com o deputado estadual Waldemar Borges, que institui a Política Estadual de incentivo à Caprinovinocultura.

“Entre os propósitos dessa política, está o de promover o ordenamento, o fomento e a fiscalização da atividade, com o objetivo de alcançar, de forma sustentável, o desenvolvimento socioeconômico, cultural e profissional dos que a exercem e de suas comunidades tradicionais. Trata-se, portanto, de um importantíssimo marco legal para o setor, senão o mais importante”, defendeu.

Fabrizio Ferraz destacou ainda as potencialidades econômicas da atividade. “Nosso Estado, hoje, tem o 4º maior rebanho de ovinos do Brasil e o 2º maior de caprinos, ambos com mais de dois milhões de cabeças cada. Nós entendemos que já passou do momento de toda essa representatividade e de todos esses números transformarem, de fato, a realidade social e econômica de nosso povo” considerou.

Ao final da fala, ele defendeu que os produtos do setor sejam utilizados nas compras do Governo do Estado e que haja investimentos em abatedouros públicos. “Todas as adversidades que os caprinovinocultores vêm enfrentando são perfeitamente reversíveis se o poder público e a sociedade civil trabalharem com a sinergia e convergência necessárias. Iremos sugerir no relatório final da comissão que os produtos oriundos dessa atividade, como o leite e a carne, possam ser utilizados em merendas escolares, na rede hospitalar estadual e no sistema prisional, por exemplo.”, finalizou.

Por Assessoria

TV Globo prepara novas demissões

Fernando Rocha e Mariana Ferrão deixaram a Globo em 2019 (Crédito: Divulgação/TV Globo)

A TV Globo já demitiu ou não renovou contrato com muitos artistas e jornalistas no decorrer de 2019, como Otaviano Costa, Márcio Canuto, Sérgio Chapelin, Leandro Hassum, Ivan Moré, Fernando Rocha, Cris Dias, Mariana Ferrão, entre outros. E as saídas não devem parar por aí.

De acordo com informações do NaTelinha, do UOL, existe uma nova lista de apresentadores, autores e atores, que antes eram intocáveis, e que devem deixar a emissora até o primeiro semestre de 2020. Isso se eles não aceitarem as novas normas do canal, que se trata da alteração do vínculo empregatício de PJ para CLT, contando com redução salarial que gira em torno de 40%.

Ainda segundo o NaTelinha, a lista conta com dois apresentadores do ‘É de Casa’, um veterano autor de novelas, um famoso humorista, além de duas apresentadoras e três atores considerados do primeiro escalão da emissora. O site, no entanto, optou por não divulgar os nomes. A TV Globo foi procurada para comentar a situação, mas não respondeu à reportagem.

Por IstoÉ


Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Fabiano Marques prestigia a 5ª Missa do Vaqueiro do Icó-Mandantes ''agradeço a recepção calorosa de todos''


No último domingo estive na agrovila 02 dos mandantes prestigiando a 5ª missa do vaqueiro, agradeço a recepção calorosa que recebemos de todos, abraçamos e fomos abraçados. Aproveito para parabenizar a equipe Farra do vaqueiro e todos os envolvidos, na pessoa desse grande guerreiro, parceiro de luta e amigo Rogério Novaes, pelo belo evento que foi proporcionado não só aos vaqueiros, mas a toda a população!

Ver fotos abaixo

Brasil atinge 210 milhões de habitantes, diz IBGE; veja população de cada Estado


A população brasileira foi estimada em 210,1 milhões de habitantes em 5.570 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa com o total de habitantes dos estados e dos municípios se refere a 1° de julho de 2019 e foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (28).

O número representa um aumento de 0,79% na comparação com a população estimada do ano passado. Em 2018, o IBGE estimou um total de 208,5 milhões pessoas.

O estado de Roraima teve o maior aumento populacional, de 5,1%. Ano passado, a população estimada lá era de 576,5 mil habitantes, e este ano chegou a 605,7 mil — mais 29,1 mil pessoas. Segundo o IBGE, Boa Vista também foi a capital com maior taxa de crescimento no último ano: 6,35%.

Roraima, que faz fronteira com a Venezuela, tem vivido uma onda de chegada de imigrantes venezuelanos devido à crise econômica, política e social no país vizinho. Apesar de ter registrado o maior aumento percentual, Roraima continua sendo o estado menos populoso, com 605,8 mil habitantes (0,3% da população total).

São Paulo permanece na frente como a unidade da federação com mais habitantes: 45,9 milhões de pessoas, concentrando 21,9% da população do país. Ano passado, a população paulista era de 45,5 milhões. Este ano, aumentou em mais 380,1 mil pessoas — ou 0,8%.

Segundo o IBGE, 66,5 milhões de brasileiros (31,7% ou cerca de 1 em cada 3) moram em 48 municípios com mais de 500 mil habitantes.

As estimativas populacionais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Principais destaques

A população brasileira total cresceu 0,79% entre 2018 e 2019. Entre 2017 e 2018, havia crescido 0,82%;
A população de Roraima cresceu 5,1%, a maior alta entre todos os estados. Continua sendo a unidade federativa menos populosa do país;
São Paulo é o estado mais populoso, com 45,91 milhões de pessoas, seguido por Minas Gerais (21,16 milhões), Rio de Janeiro (17,26 milhões) e Bahia (14,87 milhões);
Entre os municípios, São Paulo segue como o mais populoso, com 12,25 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,72 milhões), Brasília (3,0 milhões) e Salvador (2,9 milhões);
Serra da Saudade (MG) é a cidade com a menor população, 781 habitantes, seguida de Borá (SP), com 837 pessoas, e Araguainha (MT), com 935;
Mais da metade da população (57,4% ou 120,7 milhões de habitantes) vive em 324 cidades com mais de 100 mil habitantes;
48 cidades possuem mais de 500 mil habitantes e concentram 31,7% da população (66,5 milhões);
Boa Vista foi a capital com maior taxa de crescimento no último ano (6,35%), e, Porto Alegre, a com o menor de aumento populacional (0,32%);
Dos 5.570 municípios do país, metade (49,6%) tiveram crescimento entre zero e 1% e apenas 4,8% (266 cidades) apresentaram crescimento igual ou superior a 2%.

População brasileira

Unidades da federação População 2018 População 2019 Variação percentual 2018/2019 Variação absoluta 2019/2018

Acre 869.265 881.935 1,46% 12.670
Alagoas 3.322.820 3.337.357 0,44% 14.537
Amapá 829.494 845.731 1,96% 16.237
Amazonas 4.080.611 4.144.597 1,57% 63.986
Bahia 14.812.617 14.873.064 0,41% 60.447
Ceará 9.075.649 9.132.078 0,62% 56.429
Distrito Federal 2.974.703 3.015.268 1,36% 40.565
Espírito Santo 3.972.388 4.018.650 1,16% 46.262
Goiás 6.921.161 7.018.354 1,40% 97.193
Maranhão 7.035.055 7.075.181 0,57% 40.126
Mato Grosso 3.441.998 3.484.466 1,23% 42.468
Mato Grosso do Sul 2.748.023 2.778.986 1,13% 30.963
Minas Gerais 21.040.662 21.168.791 0,61% 128.129
Pará 8.513.497 8.602.865 1,05% 89.368
Paraíba 3.996.496 4.018.127 0,54% 21.631
Paraná 11.348.937 11.433.957 0,75% 85.020
Pernambuco 9.496.294 9.557.071 0,64% 60.777
Piauí 3.264.531 3.273.227 0,27% 8.696
Rio de Janeiro 17.159.960 17.264.943 0,61% 104.983
Rio Grande do Norte 3.479.010 3.506.853 0,80% 27.843
Rio Grande do Sul 11.329.605 11.377.239 0,42% 47.634
Rondônia 1.757.589 1.777.225 1,12% 19.636
Roraima 576.568 605.761 5,06% 29.193
Santa Catarina 7.075.494 7.164.788 1,26% 89.294
São Paulo 45.538.936 45.919.049 0,83% 380.113
Sergipe 2.278.308 2.298.696 0,89% 20.388
Tocantins 1.555.229 1.572.866 1,13% 17.637
Brasil 208.494.900 210.147.125 0,79% 1.652.225

Fonte: IBGE

17 cidades possuem mais de 1 milhão de habitantes

A cidade de São Paulo segue como a mais populosa do país, com 12,25 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,72 milhões), Brasília (3,0 milhões) e Salvador (2,9 milhões).

Segundo o IBGE, 17 municípios possuem população superior a um milhão de habitantes e concentram 21,9% da população do país (46,08 milhões). Dos 17, 14 são capitais. Veja lista abaixo:

São Paulo: 12.252.023
Rio de Janeiro: 6.718.903
Brasília: 3.015.268
Salvador:2.872.347
Fortaleza: 2.669.342
Belo Horizonte: 2.512.070
Manaus: 2.182.763
Curitiba: 1.933.105
Recife: 1.645.727
Goiânia: 1.516.113
Belém: 1.492.745
Porto Alegre: 1.483.771
Guarulhos (SP): 1.379.182
Campinas (SP): 1.204.073
São Luís: 1.101.884
São Gonçalo (RJ): 1.084.839
Maceió: 1.018.948

Distribuição da população por tamanho de municípios
Em número de cidades por grupo
1.2531.2531.1991.1991.3451.3451.1001.1003493492762764848até 5.000 habitantesde 5.001 até 10.000 …de 10.001 até 20.000…de 20.001 até 50.000…de 50.001 até 100.00…de 100.001 até 500.0…acima de 500.000050010001500
Fonte: IBGE

Reunidas, as 27 capitais reúnem mais de 50 milhões de habitantes, concentrando 23,86% da população total.

Dos 5.570 municípios do país, 28,6% apresentaram redução populacional no último ano. Praticamente metade (49,6%) das cidades tiveram crescimento entre zero e 1% e apenas 4,8% (266 municípios) apresentaram crescimento igual ou superior a 2%, segundo o IBGE.

"O grupo de municípios com até 20 mil habitantes apresentou, proporcionalmente, o maior número de municípios com redução populacional. Já no grupo de municípios entre 100 mil e um milhão de habitantes, está presente a maior proporção de municípios com crescimento superior a 1% ao ano. Os municípios com mais de um milhão de habitantes concentram crescimento entre zero e 1% ao ano", informou o IBGE.

Por G1

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quarta-feira, 28 de agosto; veja lista


Mudam de idade hoje (Quarta-feira 28 de agosto de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Livia Leite ,  Lourival Leal Rodolfo Martins, Adriana Oliveira, Sandra Silva , Everton Vieira
, Glaucia Alves, Raili Feitoza da Silva , Raille Yanne, Roger Sa , Wesley Santos, Wedson Soares Soares , Luiz Gustavo, Manezinho Braz,


Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Vereador Toinho de Eugênio cobra ações pela limpeza urbana; Secretário da prefeitura responde


Em resposta a matéria publicada ontem (27/08) neste veículo de comunicação em que o vereador Toinho de Eugênio solicita ao Secretário da área urbana, apelo das famílias para mandar fazer as devidas limpezas e muradas ou cercados dos terrenos baldios e manter limpo, para evitar doenças em crianças e adultos com insetos nocivos que afligem o povo de Petrolândia, inclusive na área destinada à Ceasa, na lateral das Escolas 06 de Março, Francisco Simões, João Rodrigues e José Alcântara. Foco maior nas Quadras 11,12, 13, 14, 15, 16, 17, como também nas outras quadras, e por trás do Atacadão Sanfrancisco, na Quadra 12, o Secretaria de Serviços Urbanos-Sesurb, Rogério Viana envia à redação do Blog de Assis Ramalho a seguinte resposta.

Amigo Assis,

Importante as sugestões do Vereador Toinho, sobretudo no momento em que estamos executando a campanha de limpeza de entulhos. Iniciamos na quadra 01 e seguindo a sequência já estamos na quadra 09. Além disso já fizemos a limpeza e estamos mantendo limpas as avenidas, a orla fluvial e todas as praças da cidade. Nas próximas 2 semanas devemos atingir 100% da área.
Obrigado Vereador Toinho por chamar a atenção das pessoas que fazem esses descartes nos locais e horários inadequados. Estamos dialogando com os cidadãos e já aplicando o Código de Posturas.

Rogeri Viana

Petrolândia: Farmacêutica Dra. Alessandra Jaques e Biomédica Hematologista Dra. Nathália Coelho são conveniadas ao ALFA SAÚDE; adquira seu cartão de desconto

O Alfa continua a divulgar seus profissionais conveniados, trazendo agora Dra. Alessandra Jaques - Farmacêutica Bioquímica e Dra. Nathália Coelho - Biomédica Hematologista. Profissionais de alta competência no que diz respeito a Exames Laboratoriais com qualidade e confiança. Garantindo um diagnóstico preciso, seguro e ágil. Trabalham com equipamentos de última geração e funcionam com licença sanitária estadual. Laboratório Jaques, funcionando de segunda a sexta-feiras com coleta no local e a domicílio, e realizando todos os tipos de exames laboratoriais.

Saiba mais sobre o ALFA SAÚDE

Petrolândia: Aniversariante do dia, Lívia Alessandra recebe mensagem de parabéns dos pais Louro do Vidro e Creuza


Nesta quarta-feira, 28 de agosto de 2019, a jovem Lívia Alessandra completa mais um ano de vida. Na oportunidade, os pais Louro do Vidro e Creuza parabenizam a filha com bonita mensagem.

- Hoje celebramos mais um dia muito especial para você, filha! Desejamos que a vida lhe proporcione momentos indescritíveis de paz, amor e muita alegria.

Você é a filha que qualquer pai e mãe desejaria ter, por isso temos muita sorte em ter você na nossa vida, querida. Somos uma família feliz. Tenha um dia muito lindo, filha!

Louro do Vidro e Creuza

Petrolândia: Alunos do Centro Beethoven participam da Semana da Pessoa com Deficiência



Com a especial participação dos alunos do Centro Beethoven (Instituto de atendimento a criança com necessidades especiais), foram encerradas na última sexta-feira (23/08/2019), as atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, realizada pela prefeitura de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. 

A programação tem o objetivo de combater preconceitos e práticas nocivas em relação à pessoa com deficiência. O tema de 2019 foi “Família e Pessoa com Deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas”,

A Semana da Pessoa com Deficiência de Petrolândia aconteceu de 19 a 23 de agosto, reunindo várias atividades e levantando pautas importantes como a educação inclusiva no município e seus desafios e avanços.

Gestores, coordenadores, gerentes de núcleo, professores e alunos do AEE, familiares, professores do Centro Beethoven, escolas municipais, estaduais e privadas, estiveram entre o público-alvo das ações realizadas durante a semana.

Em meio à programação, aconteceu a 2ª Edição do Show de Talentos “Eu tenho talento, eu sou capaz” com produção de desenhos, dança e música entre os talentos dos participantes que receberam medalhas de honra ao mérito e troféus para os 1°, 2° e 3° lugares.

Tivemos ainda oficinas, rodas de conversa, tarde recreativa e show com a banda da Casa das Juventudes entre outras atividades.

15ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência- Conquistas e Desafios da Educação Inclusiva em Petrolândia.

Parabenizamos a todos que se engajaram na organização do evento!

Ver a fotos abaixo

Procuradora da Lava-Jato pede desculpas a Lula em rede social: 'errei'

A procuradora da força-tarefa da Lava Jato Jesusa Viecili | Reprodução Twitter

A procuradora da força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba Jerusa Viecili pediu desculpas ao ex-presidente Lula em sua conta no Twitter na noite desta terça (27).

– Errei. E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente Lula. - escreveu.

Jerusa é uma das integrantes da força-tarefa de Curitiba citada na reportagem do portal “Uol” que mostra que procuradores de Curitiba ironizaram a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia e os pedidos do ex-presidente Lula para ir ao enterro de familiares durante sua prisão.


Jerusa B. Viecili@jerusabv

Errei.

E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente Lula.

Por O Globo