quinta-feira, 3 de junho de 2021

Pernambuco recebe quarta remessa de vacinas da Pfizer; Lote com mais de 25 mil unidades será destinado ao grupo de pessoas com comorbidades, além das gestantes e puérperas


Pernambuco recebeu, às 17h desta quinta-feira (03.06), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, a quarta remessa de vacinas da Pfizer/BioNTech, contendo 25.740 doses. Esse quantitativo será destinado ao grupo de pessoas com comorbidades, além das gestantes e puérperas em todo o Estado.

“Estamos avançando na vacinação dos pernambucanos e pernambucanas, mesmo diante das dificuldades enfrentadas com a pouca agilidade do governo federal na distribuição aos Estados. Esta semana, já ampliamos a imunização por faixa etária, e estamos reforçando também a atenção aos grupos prioritários, para garantir que mais pessoas estejam protegidas no tempo mais curto possível”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (04/06) a partir das 14h00; Confira novos serviços em ortopedia e agende sua consulta

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira 02 de junho de 2021, a partir das 14h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às quartas-feiras a partir das 14 horas.

Especialista em cirurgia de joelho, Dr Érico anuncia aos pacientes e colaboradores que a Policlínica de Petrolândia trouxe para a cidade novos serviços em Ortopedia, inclusive imobilização de membros com aplicação de gesso (braço, antebraço, punho, mão, perna e tornozelo).

Lei determina celebração anual a Paulo Freire nas escolas públicas de Pernambuco



Foi publicada no Diário Oficial, após sanção do governador Paulo Câmara, a lei estadual nº 17.284/21 que estabelece a realização de ações anuais nas escolas públicas de Pernambuco em celebração ao legado do patrono da educação do estado, Paulo Freire. A lei, originada de um projeto do deputado Professor Paulo Dutra (PSB) (foto acima), determina que na semana do aniversário de Freire (19 de setembro), sejam realizadas aulas temáticas, ações culturais, eventos ou outros meios que exaltem a vida e a obra do educador e filósofo que, se estivesse vivo, faria 100 anos em 2021.

Para o autor do projeto, que também criou a lei que institui Paulo Freire como patrono da educação de Pernambuco, a lei é, mais do que uma homenagem, uma reafirmação da importância do brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo: “As recentes tentativas de desconstrução da importância de Paulo Freire para a nossa educação são inadmissíveis. Subestimar alguém que recebeu 35 títulos honoris causa em universidades de fora do país, que tem sua obra estudada no mundo todo e que já é reconhecido como o patrono da educação Brasileira por toda contribuição para a formação de centenas de milhares de pessoas é algo que precisa ser combatido a todo custo. A criação desse projeto é, além de uma justa homenagem, um grito de reafirmação da relevância da pedagogia freireana para a educação de Pernambuco e do Brasil”, declarou o deputado Professor Paulo Dutra.

Vereador de cidade da Bahia é encontrado morto com marca de tiro e bilhete no local

Vereador de cidade da Bahia é encontrado morto e polícia investiga caso — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vereador do município de Lajedinho, Jimi Hendrix Alves de Araújo, de 41 anos, foi encontrado morto na quarta-feira (2), na fazenda da família, em Ibiquera, cidade a cerca de 40 km de Lajedinho.

De acordo com a polícia, o corpo do vereador foi encontrado com uma perfuração causada por disparo de arma de fogo na região do ouvido. Uma arma foi encontrada ao lado do corpo, assim como um bilhete.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Itaberaba, no entanto, será investigado pela DT de Ibiquera.

A prefeitura de Lajedinho lamentou a morte do vereador através de uma publicação nas redes sociais.

"A Prefeitura de Lajedinho decreta luto oficial de 03 dias pelo falecimento do amigo e vereador Jimi Hendrix Alves de Araújo, ocorrido na data de hoje. Nossos sentimentos a todos amigos e familiares nesse momento de dor e consternação. ", escreveu na legenda.

Por G1 BA

“Governo tem que agir para reduzir custo de produção do ovo, principal proteína consumida pelo brasileiro”, diz Eduardo da Fonte


O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) saiu em defesa dos produtores de ovos e frangos e afirmou que o governo precisa de uma política para segurar a alta no custo dos produtos. O parlamentar destacou a importância de São Bento do Una, um dos principais polos de produção de ovos do país, e citou um estudo da Universidade Livre de Berlim que apontou que o produto se tornou a principal fonte de proteína do brasileiro durante a pandemia.

“A avicultura reforçou sua importância durante essa crise sanitária, fornecendo proteína de qualidade e com preço acessível. Mas a alta no custo, especialmente na alimentação das aves, torna o produto mais caro. Já estive no Ministério da Agricultura, acompanhado da drª Débora Almeida, representante da Associação Avícola de Pernambuco, e recebemos uma sinalização que o ovo pode ser inserido como item da cesta básica, o que reduziria ou até zeraria a cobrança dos impostos PIS/Cofins. O nosso trabalho é para estimular e garantir o trabalho do produtor que nos fornece essa proteína tão importante”, afirmou Eduardo da Fonte.

Lesões na pele podem ser indicativo de covid-19

Erupções cutâneas, urticárias e manchas devem ser analisadas

Lesões na pele como púrpura, necrose e lesões vasculares podem ser indicativo de covid-19. É o que aponta a revisão sistemática de estudos científicos feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O estudo mostra que manifestações cutâneas podem ser tanto indicativos como consequências da doença. “Algumas são como se fossem manifestações do vírus, com os outros sintomas gerais, como febre, por exemplo, e outras, principalmente as mais tardias, são consequência. São problemas da vascularização, da coagulação, e acabam acarretando sequelas na pele”, disse à Agência Brasil a assessora do Departamento de Medicina Interna da SBD, Camila Seque, responsável pela pesquisa.

Segundo os estudos, esses sintomas aparecem em 6% a 10% dos casos. De acordo com o documento, as lesões de pele podem surgir em até quatro semanas após o início dos sintomas gerais da doença mas, principalmente, no primeiros 15 dias. Os quadros de exantema (manchas vermelhas) e urticária costumam ser mais precoces, com início concomitante aos sintomas gerais ou nos dois primeiros dias. As manifestações vasculares, como pseudo-eritema pérnio (manchas roxas nas extremidades de mãos e pés), púrpura e necrose são tardias, ocorrendo em geral após a segunda semana de infecção.

Produção de coco em projetos de irrigação da Codevasf apresenta valor de produção de R$ 72 milhões


A produção de coco em projetos públicos de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem alcançado produtividade média de aproximadamente 40 toneladas por hectare. O valor obtido pelos agricultores com a venda da produção — isto é, o valor bruto de produção (VBP) — alcançou em 2020 a marca de R$ 72,3 milhões. No ano, 152 mil toneladas de coco foram produzidas nos projetos de irrigação.

“O consumo da água de coco verde no Brasil é significativo. É uma bebida que traz benefícios para a saúde, rica em vitaminas, minerais e outras substâncias que ajudam no funcionamento do corpo. As agroindústrias de envasamento da bebida existentes hoje no Vale do São Francisco fortalecem a produção do fruto e incrementam a renda dos produtores na região”, avalia o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado.

Pai e filha morrem após desabamento de prédio no Rio de Janeiro


Rio de Janeiro – O Corpo de Bombeiros confirmou que uma criança de 2 anos e o pai dela, Natan Gomes, morreram sob os escombros do prédio que desabou em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (3/6).

Por volta das 9h20, a mãe da menina Maitê, Kiara Abreu, foi resgatada, depois de seis horas, e transferida de helicóptero para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, zona sul. Ela passará por cirurgia. Quatro pessoas foram resgatadas após o colapso da construção, incluindo Kiara.

Mais de 60 profissionais participam da ação, considerada de alto risco devido à instabilidade do terreno, em Rio das Pedras.

Boletim desta quinta (03/06): Pernambuco registra 3.649 casos e 84 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24h


Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 3.649 novos casos -terceira maior notificação de novas infecções- e 84 óbitos pela Covid-19. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgado nesta quinta-feira (3).
 
Entre os confirmados hoje, 245 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.404 (93%) são leves.

Os óbitos da atualização ocorreram entre 28/12/2020 e essa quarta-feira, 2 de junho de 2021.

Com isso, o Estado totaliza 492.794 casos confirmados da doença, sendo 45.420 graves e 447.374 leves, e 16.097 mortes pela Covid-19.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.

Total de casos confirmados em 24h em 2021:

Petrolândia: Secretaria de Saúde avisa que vacina contra a gripe está disponível em todos os postos para os grupos de: Gestantes, Puérperas, Profissionais de Saúde, Professores, Idosos e Crianças

 

Já se vacinou contra a gripe?

Cuida! A vacina está disponível em todos os postos de saúde para os grupos: Gestantes, Puérperas, Profissionais de Saúde, Professores, Idosos e Crianças.

Confira o informativo e vacine já!

#Prefeitura #Petrolândia #UmaNovaHistória #Pernambuco


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: Com todas as suas delícias, Bar e Restaurante Maria Fumaça funciona nesta quinta (03/06) das 12h00 às 18h00



Adotando todas medidas especiais de prevenção contra o coronavírus, o Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla da cidade de Petrolândia, avisa aos clientes que funciona nesta quinta-feira, 03 de junho de 2021 das 1200 às 1800.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor!


Petrolândia recebe mais 940 doses da vacina contra a Covid-19; veja o que cada cidade de Pernambuco vai receber

Petrolândia recebe mais 940 doses da vacina contra a Covid-19

Pernambuco recebeu, na quarta-feira (2), mais 244 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz e anunciou, também, a distribuição de 3.950 unidades de CoronaVac/Butantan para auxiliar a suprir o déficit desse tipo de vacina para segunda aplicação. Todas as cidades recebem AstraZeneca, enquanto as unidades de CoronaVac são destinadas a 82 municípios (confira mais abaixo).

As unidades de AstraZeneca que chegaram são voltadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades e deficiências, além dos trabalhadores da área de educação, de ensino básico e superior.

Os imunizantes foram levados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), localizado na Zona Norte do Recife, para separação por município e envio para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde os gestores municipais fazem a retirada.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até a quarta-feira (2), Pernambuco já aplicou 2.814.464 doses de vacina contra a Covid-19, das quais 1.879.105 foram primeiras imunizações. Ao todo, 935.359 pessoas já finalizaram o esquema de vacinação.

Confira quantas doses cada cidade vai receber

Distribuição de doses de AstraZeneca por município

Na Bahia, Policial civil é preso e delegado é afastado suspeitos de tráfico de drogas; agentes transportaram maconha em viaturas

Operação Casmurro: Policial civil é preso suspeito e delegado é afastado suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas na BA — Foto: Alberto Maraux /SSP-BA

Uma operação conjunta entre a Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) resultou na prisão temporária de um investigador e cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão na cidades de Seabra e Cachoeira, na manhã desta quarta-feira (2), na segunda fase da Operação Casmurro.

A operação foi deflagrada em abril deste ano, e na ocasião, outros dois policias civis foram presos. Além disso, um empresário suspeito de integrar o grupo foi preso por ordem judicial, e um quarto suspeito de participar da organização criminosa também foi preso na ação, após ser flagrado com drogas.

Segundo a SSP-BA, a segunda fase da operação tem o objetivo de apurar a participação de policiais civis nos crimes de tráfico de drogas e associação, lavagem de dinheiro, fraude processual, entre outros delitos. O investigador foi preso na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. Além disso, houve também o afastamento de um delegado. Entretanto, a SSP-BA não detalhou a unidade em que ele é lotado.

(BA): Polícia desarticula quadrilha suspeita de assaltos a banco e ao todo cinco homens morreram e três foram presos

Grupos armados explodiram três agências bancárias em Correntina, oeste da Bahia, no dia 7 de maio — Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma quadrilha suspeita de cometer assaltos a bancos no interior da Bahia foi desarticulada pela Polícia Civil. Segundo informações divulgadas na tarde desta quarta-feira (2), ao todo cinco suspeitos morreram e três deles foram presos.

De acordo com a Polícia Civil, o homem apontado como maior assaltante de banco da Bahia, preso no dia 22 de maio, por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), em Osasco, na Grande São Paulo, era o líder da quadrilha.

Esse homem, de acordo com a polícia, foi recambiado para a Bahia no início da noite de terça-feira (1°), fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), depois foi interrogado no Draco e nesta quarta, foi reconduzido para o sistema prisional do Complexo da Mata Escura, em Salvador.

A polícia revelou, que durante a prisão, o homem apontado como o comandante do grupo, chegou a se identificar com uma identidade falsa. Ele já tinha sido preso outras três vezes, quando também apresentou documentos falsos.

Medidas mais restritivas são adotadas em cidades do Sertão de Pernambuco


Afogados da Ingazeira

O Governo de Pernambuco adotou medidas mais restritivas para as regionais de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, no Sertão. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (2).

Essas cidades apresentaram crescimento de 68% em duas semanas nas solicitações de leito de UTI, e passarão a seguir restrições nos fins de semana, segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Durante os fins de semana, aos sábados e domingos, apenas serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar até o dia 13 de junho.

Confira as cidades que entrarão com medidas mais rígidas mais restritivas:

Homem morre carbonizado após colisão e explosão entre dois caminhões em Surubim (PE)

Momento do acidente na PE-90 — Foto: WhatsApp/Reprodução 

Um homem morreu carbonizado após uma colisão entre dois caminhões, sendo um pipa e outro de carroceria, na PE-90, em Surubim, no Agreste de Pernambuco, no início da tarde desta quarta-feira (2).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do caminhão-pipa morreu carbonizado após os veículos explodirem. O outro condutor foi levado para um hospital em Surubim e depois transferido para Limoeiro. O estado de saúde dele ainda não foi informado.

Os bombeiros apagaram o fogo e liberaram a pista. A causa do acidente será investigada pela Polícia Civil.

Por G1 Caruaru



Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 7,2 milhões. Veja resultado das demais loterias; em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.377 da Mega-Sena, realizado às 20h desta quarta-feira (2) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 05 - 18 - 29 - 35 - 43 - 44.

A quina teve 35 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 51.216,97. A quadra teve 2.890 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 886,10.

O próximo concurso (2.378) será no sábado (5). O prêmio é estimado em R$ 7,2 milhões.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.