03 junho 2021

Lei determina celebração anual a Paulo Freire nas escolas públicas de Pernambuco



Foi publicada no Diário Oficial, após sanção do governador Paulo Câmara, a lei estadual nº 17.284/21 que estabelece a realização de ações anuais nas escolas públicas de Pernambuco em celebração ao legado do patrono da educação do estado, Paulo Freire. A lei, originada de um projeto do deputado Professor Paulo Dutra (PSB) (foto acima), determina que na semana do aniversário de Freire (19 de setembro), sejam realizadas aulas temáticas, ações culturais, eventos ou outros meios que exaltem a vida e a obra do educador e filósofo que, se estivesse vivo, faria 100 anos em 2021.

Para o autor do projeto, que também criou a lei que institui Paulo Freire como patrono da educação de Pernambuco, a lei é, mais do que uma homenagem, uma reafirmação da importância do brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo: “As recentes tentativas de desconstrução da importância de Paulo Freire para a nossa educação são inadmissíveis. Subestimar alguém que recebeu 35 títulos honoris causa em universidades de fora do país, que tem sua obra estudada no mundo todo e que já é reconhecido como o patrono da educação Brasileira por toda contribuição para a formação de centenas de milhares de pessoas é algo que precisa ser combatido a todo custo. A criação desse projeto é, além de uma justa homenagem, um grito de reafirmação da relevância da pedagogia freireana para a educação de Pernambuco e do Brasil”, declarou o deputado Professor Paulo Dutra.

“Governo tem que agir para reduzir custo de produção do ovo, principal proteína consumida pelo brasileiro”, diz Eduardo da Fonte


O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) saiu em defesa dos produtores de ovos e frangos e afirmou que o governo precisa de uma política para segurar a alta no custo dos produtos. O parlamentar destacou a importância de São Bento do Una, um dos principais polos de produção de ovos do país, e citou um estudo da Universidade Livre de Berlim que apontou que o produto se tornou a principal fonte de proteína do brasileiro durante a pandemia.

“A avicultura reforçou sua importância durante essa crise sanitária, fornecendo proteína de qualidade e com preço acessível. Mas a alta no custo, especialmente na alimentação das aves, torna o produto mais caro. Já estive no Ministério da Agricultura, acompanhado da drª Débora Almeida, representante da Associação Avícola de Pernambuco, e recebemos uma sinalização que o ovo pode ser inserido como item da cesta básica, o que reduziria ou até zeraria a cobrança dos impostos PIS/Cofins. O nosso trabalho é para estimular e garantir o trabalho do produtor que nos fornece essa proteína tão importante”, afirmou Eduardo da Fonte.

Lesões na pele podem ser indicativo de covid-19

Erupções cutâneas, urticárias e manchas devem ser analisadas

Lesões na pele como púrpura, necrose e lesões vasculares podem ser indicativo de covid-19. É o que aponta a revisão sistemática de estudos científicos feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O estudo mostra que manifestações cutâneas podem ser tanto indicativos como consequências da doença. “Algumas são como se fossem manifestações do vírus, com os outros sintomas gerais, como febre, por exemplo, e outras, principalmente as mais tardias, são consequência. São problemas da vascularização, da coagulação, e acabam acarretando sequelas na pele”, disse à Agência Brasil a assessora do Departamento de Medicina Interna da SBD, Camila Seque, responsável pela pesquisa.

Segundo os estudos, esses sintomas aparecem em 6% a 10% dos casos. De acordo com o documento, as lesões de pele podem surgir em até quatro semanas após o início dos sintomas gerais da doença mas, principalmente, no primeiros 15 dias. Os quadros de exantema (manchas vermelhas) e urticária costumam ser mais precoces, com início concomitante aos sintomas gerais ou nos dois primeiros dias. As manifestações vasculares, como pseudo-eritema pérnio (manchas roxas nas extremidades de mãos e pés), púrpura e necrose são tardias, ocorrendo em geral após a segunda semana de infecção.

Boletim desta quinta (03/06): Pernambuco registra 3.649 casos e 84 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24h


Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 3.649 novos casos -terceira maior notificação de novas infecções- e 84 óbitos pela Covid-19. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgado nesta quinta-feira (3).
 
Entre os confirmados hoje, 245 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.404 (93%) são leves.

Os óbitos da atualização ocorreram entre 28/12/2020 e essa quarta-feira, 2 de junho de 2021.

Com isso, o Estado totaliza 492.794 casos confirmados da doença, sendo 45.420 graves e 447.374 leves, e 16.097 mortes pela Covid-19.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.

Total de casos confirmados em 24h em 2021:

Petrolândia: Secretaria de Saúde avisa que vacina contra a gripe está disponível em todos os postos para os grupos de: Gestantes, Puérperas, Profissionais de Saúde, Professores, Idosos e Crianças

 

Já se vacinou contra a gripe?

Cuida! A vacina está disponível em todos os postos de saúde para os grupos: Gestantes, Puérperas, Profissionais de Saúde, Professores, Idosos e Crianças.

Confira o informativo e vacine já!

#Prefeitura #Petrolândia #UmaNovaHistória #Pernambuco


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia recebe mais 940 doses da vacina contra a Covid-19; veja o que cada cidade de Pernambuco vai receber

Petrolândia recebe mais 940 doses da vacina contra a Covid-19

Pernambuco recebeu, na quarta-feira (2), mais 244 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz e anunciou, também, a distribuição de 3.950 unidades de CoronaVac/Butantan para auxiliar a suprir o déficit desse tipo de vacina para segunda aplicação. Todas as cidades recebem AstraZeneca, enquanto as unidades de CoronaVac são destinadas a 82 municípios (confira mais abaixo).

As unidades de AstraZeneca que chegaram são voltadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades e deficiências, além dos trabalhadores da área de educação, de ensino básico e superior.

Os imunizantes foram levados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), localizado na Zona Norte do Recife, para separação por município e envio para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde os gestores municipais fazem a retirada.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até a quarta-feira (2), Pernambuco já aplicou 2.814.464 doses de vacina contra a Covid-19, das quais 1.879.105 foram primeiras imunizações. Ao todo, 935.359 pessoas já finalizaram o esquema de vacinação.

Confira quantas doses cada cidade vai receber

Distribuição de doses de AstraZeneca por município