quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Petrolândia: Candidato Nona do Icó Mandantes deixa de apoiar o 22 e prefeito declara que "alguns estão à venda e outros não"


Foto: Assis Ramalho

O candidato a vereador Cristiano Antonio da Silva, mais conhecido como Noninha (PRB) ou Nona do Icó-Mandantes, inscrito na coligação "Construindo um novo amanhã" (SD/PRB/PTdoB), de apoio aos candidatos Ricardo e Jane, declarou nesta quarta-feira (21) sua adesão à campanha da coligação "Petrolândia pode mais", dos candidatos Fabiano e Rogério Novaes.

Após saber da dissidência do aliado, o prefeito Lourival Simões emitiu nota à imprensa para comentar o fato. Confira:

"Noninha esteve comigo na última segunda feira (19/10) e terça-feira, onde colocava a dificuldade de sua candidatura, a falta de estrutura para campanha, que sua família estava em sua grande parte com o candidato adversário, o que estava minando sua candidatura. O mesmo informou que recebeu uma proposta não republicana do candidato Fabiano Jaques e impôs que se desse estrutura, principalmente financeira, por parte de Ricardo, para que disputasse a eleição, prova disso foi o discurso que o mesmo fez na Agrovila 10/Bloco 03, no último domingo, elogiando Ricardo, Jane, Marquinhos e a mim. Como não dispomos de recursos para bancar esta imposição de Noninha, diferentemente do candidato que se coloca como a mudança, a renovação, o novo, o diferente, Fabiano Jaques, e tem as piores das atitudes na política, que é justamente o seu perfil e sua forma de trabalhar na política, sempre com dinheiro na frente de qualquer outro tipo de argumentação, informei a Noninha que não havia a possibilidade disso, pois não trabalhamos desta forma, não compramos candidatos, quer sejam aliados ou adversários. A vida segue, desejo sorte a ele, espero que o candidato adversário cumpra o acordado com Noninha. Infelizmente na política existe todo tipo de gente. Alguns estão à venda e outros não. A política que queremos para nossa querida Petrolândia não é essa. Eis aí mais uma clara demonstração de alguém que quer ser Prefeito de Petrolândia a todo custo, sem medir as consequências e sem ter limites para sua ganância. Noninha, organize sua vida com o que recebeu".

Segundo a assessoria da coligação "Construindo um novo amanhã", o cancelamento da candidatura do dissidente poderá ser decidido pela coligação, no entanto, é esperado que ele mesmo apresente sua renúncia ao cargo de vereador.

Notícia relacionada:

Redação do Blog de Assis Ramalho


Temer e Mendonça Filho vão definir MP da reforma do ensino médio nesta madrugada


O ministro da Educação, Mendonça Filho, vai se reunir com o presidente Michel Temer ainda nesta madrugada para concluir o texto da proposta sobre a reforma do ensino médio que será enviada ao Congresso Nacional.

Temer, que estava em Nova York, embarcou para Brasília hoje (20) à tarde e vai apresentar a proposta amanhã (21), às 15h, no Palácio do Planalto. “Ele deve chegar de madrugada. Deveremos ter um despacho para finalizar o texto que será encaminhado ao Congresso Nacional", disse o ministro a jornalistas após evento da Câmara dos Deputados. Nos Estados Unidos, Temer participou da 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A reforma do ensino médio ganhou destaque após a divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no país. Pelo segundo ano consecutivo, a meta estabelecida para o ensino médio não foi cumprida e a etapa está estagnada desde 2011. Uma reforma dessa fase da educação básica já tramita na Câmara dos Deputados, no Projeto de Lei (PL) 6480/2013, mas Mendonça defende que, dada a urgência da questão, é necessário o envio de uma medida provisória, que passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial e tem 120 dias para ser votada pelos parlamentares.


Adagro apreende produtos clandestinos de origem animal próximo à Ceasa


Na semana passada, técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) apreenderam 266 Kg de produtos clandestinos que estavam sendo comercializados nas proximidades do Ceasa, em Recife, de forma inadequada e sem registro.

No local foram recolhidos 192 kg de queijo coalho tipo B, 33,2 kg de queijo provolone, 9,7 kg de salame, 9,8 kg de queijo de manteiga, 7 litros de manteiga de garrafa e 15 kg de carne. Havia produtos sendo comercializados em embalagens falsificadas e sem o acondicionamento necessário.


Fundação Altino Ventura recebe homenagem da Assembleia

Foto: Henrique Genecy/Alepe

O pioneirismo dos oftalmologistas paraibanos Altino Ventura e Inácio Cavalcanti trouxe para o Recife, em 1953, o primeiro hospital de olhos do Norte/Nordeste: a Clínica de Olhos Altino Ventura. A unidade foi o embrião que gerou mais tarde, em 1986, a Fundação Altino Ventura, criada para atender à população mais carente. Os 30 anos de existência da entidade foram celebrados, nesta quarta (21), em uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A homenagem foi solicitada pelo deputado Eduíno Brito (PP).

A Fundação Altino Ventura tem como missão promover a saúde ocular e das múltiplas deficiências; contribuir para a inclusão social dos pacientes; além de estimular o ensino e a pesquisa científica. Hoje, possui um hospital com serviços ambulatorial, cirúrgico, urgência, emergência, além do Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento. O desenvolvimento da instituição influenciou no crescimento do pólo médico do Recife, que colocou a cidade em lugar de destaque no cenário nacional.


Machismo leva à culpabilização da vítima de violência sexual, diz especialista


Após pesquisa Datafolha mostrar que mais de 33% da população brasileira considera a mulher culpada pelo estupro, o integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) Rafael Alcadipani destacou a culpabilização da vítima e o grau de proximidade dos agressores entre os dados mais alarmantes.

“A culpabilização da vítima é muito séria. Esse estudo mostra a prevalência da cultura machista na sociedade, de que a mulher tem que andar sempre de determinada forma, quando sabemos que a maior parte da violência acontece por pessoas próximas à vítima, o pai, o marido, o tio, o primo”, disse.

Para o especialista, romper com a cultura machista exige que o respeito à mulher comece dentro de casa. “Aprender que lugar de mulher não é na cozinha, que mulher não é um simples objeto de desejo do homem”, disse. Alcadipani destacou a importância de educar meninos e meninas com os mesmos direitos e deveres em casa e de discutir o tema do machismo e da violência também nas salas de aula.


Petrolândia: Candidato a vereador Moraes será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' desta quinta na Web Rádio Petrolândia

Moraes em frente ao seu restaurante na Av. Djalma Wanderley (Foto: Assis Ramalho)

Na manhã desta quinta-feira (22), o candidato a vereador por Petrolândia, Moraes, será entrevistado, ao vivo, no programa "Acordando com as Notícias" pela Web Rádio Petrolândia, na qual deverá detalhar estratégia de sua tentativa em alcançar uma vaga no legislativo do município.

O Programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. é apresentado por Assis Ramalho de segunda a sexta-feira, das 05h30 às 08h30. Aos sábado, das 05h30 às 09h00.

A entrevista com o candidato deverá ter início a partir das 07 horas.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no sitewww.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)
Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet
Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Homenagem a dona Bertinha e Paula Rubens neste Dia Mundial da Doença de Alzheimer






Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e não poderíamos deixar passar em branco esta data, sem uma menção especial à Paula Rubens, autora do livro "O Jatobá que virou mar". A obra é um passeio lúdico na história de Petrolândia, um aconchego de memórias. Em sua vida pessoal, a escritora tem em sua mãe, dona Bertinha, de 88 anos, um exemplo do valor relativo das memórias. Dona Bertinha sofre da Doença de Alzheimer. 

Como poucos, Paula Rubens coleciona memórias com palavras que encantam os seus seguidores e quem conhece a sua família. Certamente, o lançamento de seu próprio livro, era uma questão de tempo.

Em um belo depoimento, no início do ano passado, a escritora petrolandense escreveu em sua página em rede social, no dia seguinte ao aniversário de sua mãe, sob uma foto de dona Bertinha. "Eu amanhã... se chegar lá! Ontem foi o dia dela. Quando ao acordar lhe dei os parabéns ela espantou-se: 'Oitenta e sete anos? Isso tudo?!' Pronto. Depois desconsiderou que era seu aniversário, apesar do bolo, da vela e dos diversos telefonemas. Mas estava feliz!
Ando cada dia mais convencida de que envelhecer com Alzheimer não é tão mau assim... Os anos não pesam, não se tem saudade e nem decepções... é só o momento presente mais nada."

Após esta postagem, Paula entrou em contato e deixou pertinente comentário, abaixo reproduzido para enriquecer esta matéria.

"Viver sem passado e sem futuro, é morrer em vida. Só quem convive com um doente de Alzheimer tem realmente consciência do tamanho do estrago que a doença pode causar. Porém, cuidar de um doente de Alzheimer nos ensina muito sobre efemeridade da vida, sobre o essencial, sobre a importância da preservação, sobre o amor.
"Foi pensando nisso tudo, inclusive na possibilidade de que um dia também eu não poder contar histórias para os bisnetos que um dia posso vir a ter, que escrevi "O JATOBÁ QUE VIROU MAR", assim garanto que minha memória não sumirá de todo. Afinal não estou condenada, mas tenho consciência de que pertenço ao grupo de risco.
"Obrigada pelo carinho em (me) fazer representante de tantos outros cuidadores que passam por situações idênticas à minha e parabéns pelo artigo esclarecedor sobre a doença."

O que é a Doença de Alzheimer 


Petrolândia: Camisetas da Festa do Padroeiro 2016 já estão à venda na Secretaria Paroquial


Já estão à venda na Secretaria da Paróquia de Petrolândia, situada por trás da Igreja Matriz, as camisetas da Festa em louvor ao Padroeiro São Francisco de Assis.

Este ano a nossa festa vai refletir a temática da Misericórdia. Adquira sua camiseta e também participe das novenas e solenidades católicas em louvor do nosso Padroeiro.

Equipe de Comunicação e Liturgia da Festa do Padroeiro 2016


Propostas de mudança nas leis trabalhistas devem ser feitas só em 2017


O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, informou hoje (21) que o governo só deve enviar a proposta de reforma na legislação trabalhista ao Congresso Nacional no segundo semestre do ano que vem. Segundo o ministro, a prioridade no momento “é resolver a questão do maior déficit fiscal da história do país”.

Em sua justificativa, Nogueira argumentou que o governo não quer elaborar o texto de forma apressada, pois, antes de apresentar qualquer sugestão a respeito, pretende debater a matéria com a sociedade, incluindo os trabalhadores e os empresários. “Nem o trabalhador, nem o empregador serão surpreendidos. Todos serão protagonistas.”

O ministro reafirmou que não existe intenção de mexer em direitos adquiridos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tais como férias, 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e vales-transporte e refeição, nem com o repouso semanal remunerado. ”Nenhum direito do trabalhador sofre ameaça. Os direitos do trabalhador serão aprimorados.”


Prefeito de Petrolândia rebate acusações de não ter feito nada em oito anos e desabafa: "O candidato não sou eu!"


A onze dias das eleições municipais e a pouco mais de três meses do fim do segundo mandato, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, tem sido mais malhado nos palanques da oposição do que Judas em Sábado de Aleluia. Os adversários, inclusive antigos aliados nas eleições do ex-deputado estadual em suas eleições de 2008 e 2012 à prefeitura local, não poupam críticas à gestão de oito anos e ataques ao prefeito, que conclui sua administração no dia 31 de dezembro. 

Sobre o assunto, conversamos com o prefeito, adepto até poucos dias atrás da filosofia de não dar atenção às críticas de adversários e raramente responder aos ataques dirigidos a ele. Em algumas ocasiões, disse que a oposição gostava de 'fazer espuma' e que esse era o papel dela. Segundo o futuro ex-prefeito, ele não é candidato a nada, e as críticas que recebe demonstram falta de propostas por parte dos adversários e, sobre a acusação de nada ter sido feito durante seu governo, afirma que seu maior defeito foi não dar publicidade às suas realizações na prefeitura. O gestor também defende seus candidatos, com ataques diretos a candidatos adversários. Confira abaixo, os tópicos tratados com o gestor de Petrolândia.

O prefeito comentou o fato de seu nome ser mais citado nos palanques dos adversários do que o do candidato que ele apoia e dos demais candidatos a prefeito nessa eleição.

Os ataques que sofro não me perturbam, se a oposição me elogiasse aí estaria preocupado, não espero nada de bom vindo deles. Eu respeito eles, peço a Deus que os proteja e dê sempre saúde, porém esses ataques a mim devem ser a agonia de não ter como atingir Ricardo, então resta apenas bater em quem está saindo. Os adversários estão mais preocupados em bater em mim e não em discutir os problemas de Petrolândia. O candidato não sou eu! Lourival não é candidato nestas eleições de 2016, o candidato é outro, com forma diferente de enxergar o município e o mundo, outras experiências pessoais e de vida. O que os adversários têm de fazer é discutir propostas e não discutir o que não foi feito. Eles olham apenas para trás e têm de se preocupar com o que está à frente, os desafios do governo de Petrolândia a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Já fui julgado pelos eleitores de Petrolândia em 2012, quando fui reeleito.

O prefeito defende sua administração das críticas de não ter feito nada em oito anos de governo. Segundo Lourival, muito foi feito durante os seus dois mandatos, só não foi divulgado, porque não gosta de gastar dinheiro com publicidade.

Tenho um problema sério que é não divulgar, pois pensei que a população entenderia que é mais importante fazer do que propagar o que se fez. Não gosto de gastar dinheiro com isso, acho que o povo tem de ter consciência dos fatos. Agora, os adversários, que não têm ideias nem propostas, só fazem bater no que não foi feito e esconder do povo o que foi feito. Por exemplo, não vão dizer que o resultado do IDEB sempre vem crescente, não falarão do número de escolas que foram construídas, ampliadas e reformadas, não vão falar dos equipamentos que foram comprados para o Hospital Municipal, ultra-som, raio X, ambulâncias e a Semi-UTI, a distribuição de medicações especiais que é feita pelo município, os mutirões de saúde que foram realizados e que ainda estão sendo realizados, a construção de PSF's e instalações dos demais (Antonio Firmino, Dr. Hermínio, Renascer, reforma e ampliação do Projeto Apolonio Sales e do Renascer). Também oferecemos exames diversos, cirurgias realizadas ao longo dos anos em ortopedia, otorrinolaringologia, urologia. Enfim, vários e vários procedimentos realizados aqui em Petrolândia. Não falam da casa de apoio para pacientes de Petrolândia na cidade do Recife, do deslocamento no ônibus da Progresso, do serviço de triagem na emergência, das salas de reanimação no Pronto Socorro, da Sala Rosa para atender às mulheres afetadas pelo câncer de mama, dentre outros somente na Saúde. Na Educação, foram 45 novas salas de aula entregues aos alunos, o IDEB sempre crescente, a primeira escola climatizada e de Ensino Integral no Município, 07 novas quadras poliesportivas, a serem entregues em breve. Repito: construção de 04 escolas (Escola Agrícola, Escola João Rodrigues, Escola Pedro Cavalcante e Escola Itamar Leite, a primeira do Bairro Nova Esperança), além da ampliação de mais de 15 escolas, construção de 08 salas de informáticas para os alunos da rede pública. Se for na agricultura, foram 07 tratores de grande porte, com todos os implementos para atender os agricultores, campanhas de vermifugação de caprinos e ovinos. Também adquirimos equipamentos pesados para a frota da prefeitura, foram 03 caçambas de 14 m³, trator de esteira, retroescavadeira, enchedeira, patrol, escavadeira hidráulica, 02 caminhões prensas, que fazem a coleta não só na cidade, como na Zona Rural de Petrolândia. Fizemos a pavimentação de ruas em várias comunidades: Brejinho de Fora, Agrovilas 01 e 02 do Bloco 01, Agrovilas 1, 2, 3 e 4 Bloco 04, Agrovilas 2, 4, 9 e 10 Bloco 03. Fizemos tudo isso em 8 anos e eles vão falar das que não foram feitas. Cadê que dizem as que foram realizadas? O Icó-Mandantes foi transformado em Distrito e ganhou a instalação do Centro Administrativo, com atendimentos de diversos órgãos, como Sebrae, Sesc, Senat, Banco do Nordeste, Sindicado do Trabalhadores Rurais, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, IPA, Prorural. Mais de 5.000 pessoas do município foram beneficiadas com cursos profissionalizantes no meu governo e conseguimos instalar o Centro de Referência do IFPE-Sertão aqui em Petrolândia. Oferemos apoio à Aquicultura na instalação de novas associações, que estão em atividade no município. Contribuímos para a instalação do PROCON, Corpo de Bombeiros, Junta Comercial e PRORURAL no município, através da parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, além da Rocam, Serviço Reservado e GATI, todos com a Polícia Militar de Pernambuco. Entregamos o Mercado Público aos feirantes do município e fizemos o asfaltamento de diversos quilômetros de avenidas e ruas na nossa cidade. E agora, mais recente, com a instalação da encanação de água para abastecimento humano do Bairro Nova Esperança, onde a gente tinha duas opções do Governo do Estado: a água ou a Orla. Preferi me preocupar com as pessoas mais carentes e optei pela água. A readequação da Orla vai ser tarefa do próximo prefeito, vai exigir investimentos altos. Por enquanto, os recursos são escassos e estão rareando, até os governadores reclamam da falta de recursos do Governo Federal e já ameaçam decretar calamidade financeira, quanto mais municípios pequenos, que dependem só do ICMS e Fundo de Participação nos Municípios. Tenho preocupação com o futuro de Petrolândia, se cair em mãos erradas e forem mal administrados os recursos que a prefeitura recebe. Durante minha gestão, nos precavemos para manter os salários dos servidores em dia, mesmo com essa crise galopante. O bom gestor tem que eleger prioridades e aplicar o dinheiro em obras e serviços que beneficiem diretamente o povo. Obras de pedra e cal, só fizemos as extremamente urgentes e necessárias. Nunca queimei o dinheiro da prefeitura em fogueira de vaidade. Mas nada disso nossos adversários reconhecem. 

Lourival defende o candidato indicado pela base do governo e critica as principais candidaturas adversárias. 

Não sou candidato a nada este ano, ou seja, a eleição é entre Ricardo e os outros quatro candidatos a prefeito. Os eleitores têm de enxergar isso, não será Lourival Simões quem irá administrar a prefeitura a partir de 2017 e sim Ricardo. Não há trieleição (três eleições consecutivas), o candidato é outro, mas os adversários teimam em querer fazer a campanha da eleição contra mim. É querer apequenar os desafios para a frente, é querer fazer o eleitor de bobo. Mas eu entendo o desespero deles, até por que, sinceramente, o que vão falar de Ricardo? Não há o que se atacar na pessoa dele, então é mais fácil eles atacarem a mim. Porém repito, NÃO SEREI O PRÓXIMO PREFEITO. Ricardo e eu somos pessoas diferentes, o que nos une é o amor a esta terra e a este povo desta terra hospitaleira que se chama Petrolândia. Espero que as pessoas percebam as diferenças entre as cinco candidaturas a prefeito e percebam que o melhor nome é o de Ricardo. Que ele, de verdade, é a renovação, a mudança, o novo, de todos os outros não se pode dizer isso, pois os candidatos que se apresentam são mais do mesmo. Com o presidente da Câmara mesmo, por exemplo, provavelmente retornam aqueles que já foram, não muda absolutamente nada. Ele representa um caminho de retrocesso, vem com os vícios políticos que, no meu ponto de vista, é o que afundou a política nacional, além disso, não tem a envergadura para ocupar o cargo, porque se tivesse, com certeza, teria assumido cargos maiores, com apoio de nosso grupo. O médico não consegue administrar a própria empresa, nunca ganhou uma eleição, nem em sua terra natal, nem aqui. É limitadíssimo do ponto de vista administrativo. 

Lourival faz duras críticas aos a
ntigos aliados, atualmente em palanques adversários, por criticar a administração da qual eles fizeram parte e renegar o passado na base do governo.

Esses candidatos têm de dizer é a verdade do por que saíram do grupo do governo, confessar o dinheiro que foi dado para que eles saíssem do nosso lado. Foram comprados pelo candidato hoje da oposição que, diga-se de passagem, nunca se preocupou com o povo, apenas com ele e sua família, sempre foi assim, com pedidos de acessos apenas para familiares, de colocação de energia sempre para os familiares, empregos apenas para familiares. Sempre foi assim, individualista, nunca pensando no coletivo. Basta ver o patrimônio que foi construído e que, por sinal, na sua declaração de renda entregue à Justiça Eleitoral, não constam a propriedade rural que ele tem, nem muito menos as casas e os prédios que ele tem, por exemplo, na Avenida Barreiras. Talvez porque ele não tenha como comprovar de onde veio o dinheiro para comprar elas, ou até mesmo a casa que foi comprada do vereador Jorge Viana, que não aparece em absolutamente nada na Declaração de Bens dele. Não sei porque ele esconde o que tem, deve ser porque não tem como comprovar a compra com o dinheiro do tempero.

Como a política costuma produzir reviravoltas em palanques, de uma eleição para outra, o prefeito fala sobre a possibilidade de, em futuro próximo ou distante, fazer alianças com os atuais adversários políticos. 


Seria mais fácil construir uma unidade com a oposição autêntica de Petrolândia, do que com esses que saíram do grupo, pelo simples fato de que nossos adversários legítimos sempre foram oposição e nós sempre respeitamos a oposição. Mas esses que saíram, se voltarem jamais terão nossa confiança, e a máxima da política é "não precisa temer seus inimigos e sim os seus aliados", porque dos adversários você já sabe o que vem. Esta oposição hoje de araque não representa nada de bom. São pessoas que se aproveitaram o tempo todo das benesses do governo, até assumir a Presidência da Câmara e não depender mais do Executivo, em absoluto. Aliás, por sinal, solicitei alguns documentos para poder acompanhar os gastos da Câmara de Vereadores e não foram entregues, o que fizeram foi ameacar aqueles que estão e estiveram no poder em Petrolândia. Minha resposta foi curta e grossa: vou seguir em frente e que se enviem as informações, porque quem não deve não teme. O gasto excessivo com diárias, material gráfico, material de limpeza, por exemplo, superam os gastos de setores importantes do município, como Saúde, por exemplo, e o interessante é que ninguém fala nada. A Câmara tem contrato com terceirizados que cobrem a campanha eleitoral do presidente e fazem todo seu marketing de campanha. Compras de materiais foram feitas através de Cartas Convites a familiares do próprio presidente, sendo um procedimento totalmente imoral, para quem agora quer passar a imagem de homem íntegro e correto. Qualquer cidadão pode verificar o que eu digo aqui, basta entrar no site da Câmara de Vereadores [http://www.camarapetrolandia.pe.gov.br/portal-da-transparencia.html] e observar o que eu digo. O crescimento do patrimônio do Presidente da Câmara é nítido, porém haja tempero!

Sobre o futuro, após as eleições e o encerramento de seu mandato, Lourival diz querer dedicar-se mais à família. 

São quase duas décadas que tenho de mandatos na política. Preciso de uma pausa para cuidar da minha família, da educação dos meus filhos. Mas vou deixar o cargo de prefeito, no final deste ano, com a consciência limpa e o coração leve. Tenho certeza que cumpri bem a missão que eu recebi do meu pai e do grupo que me apoiou. Onde Dr. Simões estiver, do outro lado, sei que está orgulhoso do seu filho não ter fugido à luta, ter continuado bem o seu trabalho, apesar das más línguas rancorosas e recalcadas tentarem dizer o contrário, com acusações vazias de verdade. Eu tenho convicção que fiz muito pela cidade que meu pai escolheu para criar sua família e onde nossa família escolheu permanecer após a morte dele, onde eu escolhi viver quando tinha outras opções, onde eu escolhi constituir minha própria família, que é o meu maior patrimônio dentro de Petrolândia. Não me considero, nem minha mãe e minhas irmãs se consideram forasteiros, como somos acusados de ser. Nós nos consideramos filhos de Petrolândia, por isso defendemos esta cidade como quem defende uma mãe, porque é isso que Petrolândia é para nós. Esta cidade nos acolheu e nunca nos diferenciou dos seus filhos naturais, até porque Petrolândia é uma cidade que cresceu e ainda cresce com o trabalho de muitos filhos, que aqui chegaram com a construção da Barragem e da Nova Petrolândia. A maioria desses forasteiros são pessoas que amam esta terra até mais do que alguns que dizem ter nascido aqui e amar este lugar, mas que só querem tirar proveito do seu povo e da tesouraria do município. Digo mais: doa a quem doer, vou ficar na história de Petrolândia como um bom prefeito, ponderado e responsável nos gastos públicos. Vou ter o que contar aos meus filhos e aos meus netos, ao contrário de certos vereadores que hoje se acham os salvadores do município, mas depois de repetir mandatos na Câmara, não têm uma história de lealdade e não querem prestar contas à população pelos seus atos no Legislativo.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Web Rádio Petrolândia felicita os profissionais apaixonados por radialismo no Dia do Rádio

Resultado de imagem para web radio petrolandense um ano parabens
Radialista Assis Ramalho, apresentador do programa "Acordando com as Notícias" na Web Rádio Petrolândia, de segunda a sábado, das 5h30 às 8h30.

O dia do radialista é celebrado em duas datas e muitos radialistas comemoram hoje o dia da sua profissão. O dia 21 de setembro já era conhecida como Dia do Radialista até a data de comemoração oficial da categoria ser regulamentada e definida como 7 de novembro.

A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas, quando o então presidente sancionou lei para fixar piso salarial ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. A mudança ocorreu através de lei promulgada em 2006, no governo de Lula, em homenagem ao dia de nascimento do músico e radialista Ary Barroso.

A Web Rádio Petrolândia felicita os radialistas de Petrolândia e de todo o país pela comemoração da data histórica para a categoria.

Redação do Blog de Assis Ramalho


PL sobre descarte de radiografias é aprovado em comissão da Alepe

Zé Maurício é autor do projeto de lei que regulamenta descarte de radiografias em Pernambuco (Foto: Alepe/Divulgação)

A Comissão de Meio Ambiente da Alepe deu parecer favorável, ​na última semana, ao PL 886/2016, de autoria do deputado Zé Maurício, que prevê a instalação de recipientes específicos ​para coleta de radiografias em instituições privadas de PE, que realizem exames de raio x. A medida prevê ainda punições para esses estabelecimentos, por meio de advertências e multas, em caso de descumprimento dessa obrigação, no sentido de evitar o descarte indevido daqueles materiais para diagnósticos, que podem levar até 200 anos para se decompor no meio ambiente e trazem danos à natureza e à saúde humana. 

A proposta será avaliada ainda pelas Comissões de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, antes de chegar ao Executivo Estadual.

Assessoria de Comunicação do Deputado Zé Maurício


Roma desiste de sediar Jogos Olímpicos de 2024

"É irresponsável dizer sim a essa candidatura", diz prefeita Virginia Raggi anuncia saída de Roma da disputa em entrevista coletiva (Foto: Alessandro di Meo/EPA/Lusa)

Um ano depois de ter oficializado a candidatura a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, Roma voltou atrás. Nesta quarta-feira (21), a prefeita Virginia Raggi anunciou a retirada da capital italiana da disputa. O abandono do projeto olímpico foi comunicado em entrevista no Campidoglio, sede da prefeitura, depois de Raggi ter faltado a uma reunião com o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò.

Segundo a Ansa Brasil, seria a última tentativa de Malagòi de reverter a decisão da prefeita, que já era prevista desde que ela foi eleita, em junho passado, apesar dos apelos de cartolas, atletas e do primeiro-ministro Matteo Renzi. O encontro estava marcado para 14h30 (horário local), mas, depois de uma espera de 35 minutos, a delegação do Coni deixou Campidoglio em protesto contra a atitude da prefeita.


Remanso-BA: Cresce apoio à candidatura de Marcos

Marcos e direção do PEN Remanso

Desta feita foram os candidatos a vereador do PEN – Partido Ecológico Nacional em Remanso que se decidiram pela candidatura a prefeito de Marcos Palmeira (PC do B).

Na tarde desta terça-feira (20/09), os três candidatos a vereador, a Direção Municipal do PEN e Marcos Palmeira, discutiram propostas e alternativas e oficializaram o apoio ao candidato do PC do B. Para Uanderson Batista, candidato a vereador do PEN e liderança da Juventude Evangélica, reforçou a disposição do partido: “Resolvemos escolher o melhor para Remanso. Esta é uma aliança que passa por longe de acordos financeiros ou de interesses pessoais. Sabemos que Marcos Palmeira será prefeito de Remanso e nosso partido, nossos amigos, os jovens evangélicos, terão participação efetiva nesse governo que começa dia primeiro de janeiro de 2017. É uma aliança para o bem de Remanso”.


Petrolândia: Candidato a prefeito Dr. João e vice Antônio Bila visitam moradores da Quadra 08; Hoje é dia da Quadras 05 receber Agenda 11

  

Faltando doze dias para as eleiões municipais, o candidato João Lopes (PP), candidato a prefeito de Petrolândia pela Coligação Muda Petrolândia, junto com o vice Antônio Bila continuam intensificando a agenda de visitas às comunidades do município.

Nesta terça-feira (20) os candidatos, acompanhados de militantes, realizaram visitas a moradores da Quadra 08, na zona urbana do município.

Nesta quarta-feira (21) o exército do 11 estará na Quadra 05, a partir das 19h00.

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Assessoria da Colidação Muda Petrolândia


Cultura do estupro: um terço da população brasileira responsabiliza a mulher pelo ataque do estuprador, aponta pesquisa

Mulheres de burca também são estupradas. A culpa não é da vítima, é do estuprador.

Mais de 33% da população brasileira consideram a vítima culpada pelo estupro. O dado consta de pesquisa feita pela Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Divulgado hoje (21), o levantamento mostra ainda que 42% dos homens e 32% das mulheres entrevistados concordam com a afirmação: “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”, enquanto 63% das mulheres discordam.


“O percentual dos que concordam não varia entre homens e mulheres (30%), o que significa que, para um terço dos brasileiros, a mulher que é agredida sexualmente é, de alguma forma, culpada pela agressão sofrida se opta por usar certas peças de roupa”, diz o levantamento.


Participação microempreendedores no total de empresas cresce de 24% para 40% em PE


A participação Microempreendedores Individuais (MEIs) tem crescido dentro do universo de novas empresas que são constituídas ano a ano em Pernambuco. Em 31 dezembro de 2012, quando haviam 312 mil empresas ativas no Estado, o percentual de MEIs era de 24,3%. Em dezembro de 2015, essa participação de Microempreenderes cresceu para 40,9% de uma total de 440 mil empresas ativas, segundo dados divulgados pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe). Os números deste ano mostram que o percentual de MEIs no universo de empresas abertas deve continuar crescendo. No primeiro semestre, foram registradas 31.140 empresas, das quais, 22.728, ou 70%, eram microempreendedores.

Para a presidente da Jucepe, Taciana Bravo, o número crescente de MEIs se deve ao fato de que um número cada vez maior de trabalhadores autônomos está descobrindo as vantagens de formalizar o seu negócio. “Como MEIs, essas pessoas passam a ter direito a benefícios previdenciários como salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros. Além disso, passam a ter CNPJ, podem emitir nota fiscal e participar de licitações e, assim, ampliar os seus negócios”, explica. Ela destaca também que o crescimento do desemprego, motivado pela crise econômica que se instalou em todo o País nos últimos anos, estimulou muitas pessoas a utilizar os recursos da indenização trabalhista para abrir um pequeno negócio.


Mototaxista é morto a tiros por dupla em moto em Águas Belas, no Agreste de PE


No início da tarde desta terça-feira (20), um homem foi assassinado com tiros na cabeça em Águas Belas, de acordo com a polícia, a vítima foi o mototaxista, Antônio Alves Bezerra, de 29 anos, estava nas imediações da CEAGEPE, quando dois pistoleiros em uma moto vermelha se aproximaram, ao perceber a chegada da dupla a vítima tentou correr sendo alvejado por pelo com três disparos de arma de fogo.

Ainda de acordo com informações após o crime os assassinos teriam fugido pela aldeia indígena Fulni-ô, até o momento não existem pistas dos pistoleiros e a motivação é desconhecida, até o momento 15 pessoas foram assassinadas este ano no município, o caso segue sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil.

Agreste Violento


SulAmérica promove 18ª edição do Dia da Cidadania no RJ neste sábado (24)


Com foco em empregabilidade e serviços gratuitos de saúde para a população, evento ocorre neste sábado (24), no bairro Cidade Nova


A SulAmérica realiza neste sábado (24) a 18ª edição do Dia da Cidadania, evento social gratuito de promoção à saúde e ao bem-estar, na praça da estação do metrô Estácio, no bairro Cidade Nova. A ação será realizada de 9h às 15h em parceria com a ONG Aliança Resgate (ARONG) e com apoio de mais de 40 organizações locais, além de contar com a participação de 200 voluntários da seguradora. Realizado desde 2009, o evento tem como objetivo levar serviços de saúde, lazer e cultura e esporte para os moradores das comunidades da região. Nesta edição, a expectativa é promover mais de 10 mil atendimentos à população.

O grande destaque do evento será o foco em empregabilidade. Haverá atendimento ao público para orientação profissional, preparação para o mercado de trabalho, dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego e apoio na produção de currículo. Os interessados poderão, durante o próprio evento, efetuar inscrição em cursos profissionalizantes de instituições parceiras, além de cadastro em diversos bancos de currículos.


Seminário aponta prioridades para a gestão das águas no país

Diretrizes vão nortear o Plano Nacional de Recursos Hídricos no período 2016-2020. Sugestões ainda serão submetidas ao Conselho Nacional (Foto: Assis Ramalho)

Reunidos nos dias 13 e 14 de setembro em Brasília, 120 representantes de diversos órgãos do governo federal, dos estados e do Distrito Federal, setores usuários de recursos hídricos e sociedade civil apresentaram as prioridades para o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), no período 2016-2020.

Entre as 15 diretrizes listadas (veja abaixo), que ainda serão submetidas ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), destacam-se a proposta de um plano de gerenciamento de riscos com ações preventivas e de contingência e atendimento a emergências para eventos extremos (secas e inundações) e o apoio à elaboração de leis estaduais sobre o reuso da água.


21 de setembro é Dia Mundial da Doença de Alzheimer



Setembro é o Mês Mundial da Doença de Alzheimer e, nesta quarta (21), é comemorado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), a Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.

A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento de Auguste, aos 55 anos, o Dr. Alzheimer examinou seu cérebro e descreveu as alterações que hoje são conhecidas como características da doença.


Fortaleza ensina como fazer biscoitos delicados com recheio Romeu e Julieta

Informe publicitário
Ideal para festas ou ocasiões especiais, o recheio é uma combinação brasileiríssima de goiabada com queijo cremoso

Festas são perfeitas para juntar as pessoas que realmente amamos. Mas, na correria do dia a dia, dar conta das comidinhas da comemoração exige praticidade. E ninguém quer fazer feio, não é mesmo? A Marca Fortaleza, da M. Dias Branco, dá uma dica bem legal para te ajudar na ocasião: que tal fazer sanduíches doces com o recheio tipicamente brasileiro que une a goiaba e o queijo?

Prática de fazer, esta é uma sobremesa delicada e especial! Para começar, use o biscoito Amanteigado Fortaleza de sua preferência, disponível nos sabores Tradicional, Chocolate, Coco, Leite e Nata. Depois intercale uma camada de goiabada caseira deliciosa, com outra de queijo cremoso! O resultado só pode ser delicioso.


Petrolândia: 2ª Trilha Corta Barro será realizada no próximo domingo (25); inscrições estão abertas

Blog de Assis Ramalho
Informação: Organização do evento (Luizinho Cross e Jackson Cross)


SES realiza I Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde


Profissionais de saúde dos municípios que compõem a VIII e IX Gerências Regionais de Saúde participaram, na última quinta-feira (15/09), da I Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Dessa vez, a ação englobou as Regionais da IV Macro, com sede em Petrolina. A Mostra, que já ocorreu no Recife, ainda terá continuidade nas demais Macrorregiões do Estado (20/9 - III Macro; e 23/9 - II Macro).

A Mostra tem como objetivo compartilhar experiências exitosas na área de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e Promoção da Saúde, realizadas pelos municípios. Ao todo, foram 25 participantes inscritos. Cinco municípios inscreveram trabalhos para apresentação. Como forma de motivação e de reconhecimento, foram premiadas três experiências, selecionadas por meio de votação por todos participantes.


Petrolândia: CEPRO realiza curso de capacitação profissional de auxiliar em saúde bucal; faça sua inscrição


O Centro de Educação Prifssional (CEPRO) realiza em Petrolândia o Curso de Capacitação Profissional de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), destinado a formar profissionais para auxiliar em consultórios odontológicos, hospitais (área odontológica), PSF (Programa de Saúde da Família) e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). A capacitação terá início no dia 19 de junho.

O curso, sob a coordenação de Robson Viana (CRO 4140-PE), será ministrado por professores de Recife na Escola Municipal José Araújo, com uma aula por mês, em dia de domingo, das 8h às 15h00, com intervalo para almoço. A matrícula é R$ 70,00 (setenta reais) e a mensalidade R$ 90,00 (noventa reais).

Aula inaugural dia 23 de outubro.
As vagas são limitadas. Inscrições na Florena, situada por trás da Eletroléo, no centro de Petrolândia. Mais informações com Lívia Leite, na Florena, ou pelo celular (87) 9 9633-1294.

Tenha uma capacitação na área odontológica. Inscreva-se já!


Petrolândia: Caixão encontrado próximo ao Aterro Sanitário ainda repercute na cidade



Ainda repercute na cidade o mistério que está intrigando a população de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Na manhã de terça-feira (20), moradores da Associação Cássio Alves, situada nas proximidades do Aterro Sanitário de Petrolândia, foram surpreendidos pela inusitada descoberta de um caixão de defunto vazio, aparentemente sem uso, abandonado nas imediações da BR-316.

Ao ser acionada a 4ª CIPM, policiais militares dirigiram-se ao local para averiguar o fato. Foi realizada inspeção nas imediações, mas nada suspeito foi encontrado. A tampa do caixão também não foi achada.

De acordo com a PM, o caixão abandonado não aparentava ter sido usado, pois não existiam manchas de sangue nem vestígios de areia.

Ver mais fotos>Caixão abandonado próximo ao Aterro Sanitário

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


MPPE participa de capacitação em educação fiscal para professores da rede pública


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) participou de um seminário voltado para preparar a nova geração de pernambucanos para o exercício da cidadania. O evento reuniu mais de 100 docentes da rede estadual de ensino na Escola Técnica Estadual José David Gil Rodrigues, em Jaboatão dos Guararapes.

Além do MPPE, o seminário realizado no dia 15 de setembro, também contou com palestras de integrantes da Receita Federal e da Controladoria Geral da União com foco na sensibilização e capacitação dos professores que ensinam a temática de educação fiscal dentro da disciplina de Empreendedorismo nas turmas de ensino médio das escolas integrais do Estado.


Petrolândia: Ricardo e Jane 22 visitam Quadra 12; Hoje é dia das Quadras 15 e 16 receberem Agenda 22









A Quadra 12 recebeu na noite desta terça-feira (20), a militância dos candidatos Ricardo e Jane, da Coligação A Esperança se renova. Os candidatos foram acompanhados por militantes que animaram a visitação casa a casa na comunidade localizada na zona urbana de Petrolândia.

Hoje (21), o Azulão visita as Quadras 15 e 16.

Ver fotos > Ricardo e militância na Quadra 12

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho