sábado, 4 de janeiro de 2020

Petrolândia: Dr. Ítalo Porto, psicólogo da Petroclínica, fala sobre aumento de depressão e suicídio entre os jovens, em entrevista na Web Rádio Petrolândia


A Petroclinica, clínica localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 09 de Petrolândia, conta com renomado psicólogo no seu quadro de profissionais médicos. Trata-se de Dr. Ítalo Porto. O médico foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia. Na conversa, o especialista esclareceu, entre outros temas, a síndrome da depressão. Quando não tratada, a depressão pode trazer riscos capazes de comprometer seriamente a qualidade de vida do indivíduo afetado.

A depressão é um transtorno afetivo que se caracteriza por uma tristeza intensa e de longa duração. Estima-se que aproximadamente 350 milhões de pessoas sejam atingidas por diferentes tipos de depressão em todo o mundo. Por isso, se você apresenta sintomas de síndrome de depressão, procure ajuda profissional. Quanto mais rápido você iniciar um tratamento, menores serão as chances de a doença se agravar e, especialmente, de desenvolver quadros mais complexos.

De acordo com Dr. Ítalo, algumas pessoas talvez ainda não saibam exatamente o que é depressão. Por conta disso, acabam confundindo – ou simplesmente acreditando – que a doença se iguala a outros aspectos da mente humana como tristeza, desânimo e mau humor.

''O que eu acho interessante é que, às vezes, as pessoas já chegam dizendo que é depressiva. Aí eu pergunto: 'quem foi que te disse que você é depressiva?' Ontem, uma pessoa me procurou dizendo que era depressiva, mas quando essa pessoa me passou o que estava sentindo eu disse 'então, você não é depressiva, é ao contrário do que você está dizendo. Isso por que ela ainda não tinha passado por um especialista, ela simplesmente estava no achismo mesmo. Tem pessoas que já nascem doentes. Mas, uma pessoa com depressão, ela não nasceu com depressão. Ela está depressiva, o que é diferente. A depressão vem, mas ela pode passar'', disse o médico para, em seguida, chamar a atenção sobre o aumento da depressão entre os jovens e a busca pelo suicídio, que é a quarta causa de morte entre jovens no país

"Antes, as pessoas que nos procuravam com problema de depressão, eram mais os adultos. Mas, ultimamente, os adolescentes também estão entrando em depressão, e não é à toa que está havendo este surto de suicídios. Antes, começou uma onda de mutilações, o [desafio] "baleia azul" e, depois, a onda de suicídios. Isso são indícios de que o mundo está complicado e os adultos têm que ver onde estão errando com essas crianças e com esses adolescentes. Como é que pode você ouvir uma criança, um adolescente, dizer que não tem mais vontade de viver?'', questiona o psicólogo.

Dr. Ítalo afirma que os pais devem prestar atenção no comportamento dos seus filhos. ''De acordo com pesquisas, na maioria dos suicídios, as pessoas que se suicidam deram indício antes de fazer. Eles pediram ajuda, eles tentaram chamar atenção de várias maneiras e ninguém levou a sério'', diz.

Dr. Ítalo Porto atende na Petroclínica - contato (87 99805-0774 ou 3851-2333).

Assista no vídeo abaixo à íntegra da entrevista.



Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Suspeito de assassinar filho de secretário de educação de Arapiraca é preso

 
Hudson foi morto em uma emboscada após um desentendimento com dois suspeitos

O suspeito de matar o filho do secretário de Educação de Arapiraca, Hudson Marques Melanias, 25, foi preso e confessou o crime para a Polícia Civil. Ele disse ainda que outro homem participou do crime.

O suspeito foi preso em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo juiz Thiago Augusto Lopes Morais, da Vara do único Ofício de São Sebastião, após solicitação da Delegacia de Homicídios.

De acordo com o delegado Everton Gonçalves, Hudson foi morto após um desentendimento entre a vítima e os dois suspeitos.

“Eles fingiram que estava tudo bem e prometeram levar a vítima para a praia. Ao chegar em São Sebastião, levaram Hudson pra uma região de canavial e cometeram o crime”, explicou Everton Gonçalves.

O delegado disse ainda que outro homem, já identificado pela Polícia Civil, também participou do crime, e a equipe da Delegacia de Homicídios tenta localizar e prendê-lo.

O delegado explica que o crime está esclarecido, mas as investigações ainda continuam para se descobrir se apenas os dois participaram do homicídio ou mais alguém está envolvido no brutal assassinato.

Hudson Marques ao lado do pai Janeo Melanias - Secretário de Educação de Arapiraca

Por G1 AL

     

Petrolândia: Nota de falecimento do sr. João Francisco da Silva (João Barbudo)


Faleceu na madrugada deste sábado (04/01/2019), em Caruaru, o sr. João Francisco da Silva, mais conhecido como "João Barbudo", aos 62 anos. A esposa Paula Francinete de Melo informa que o velório vai ser realizado em sua residência, na rua Rubens Rodolfo de Souza Leal, nº 82, na Quadra 04, próximo à praça, em Petrolândia.

O horário do sepultamento ainda não foi definido.

Nossos pêsames à família.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da família

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste sábado, 04 de janeiro de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Sábado 04 de janeiro de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Janaina Santos, Camila Leal Ramos, Leda Araujo, Angela Gomes , Fia Aureliano, Alaide Alves, Nium Campbell, Neto Guedes e Warlen Fernandes

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Picolé de cerveja é criado por empresas pernambucanas e vira aposta para verão e carnaval


Duas opções gastronômicas para refrescar o calor viraram, em 2020, um único produto: picolé de cerveja. Curiosa, a criação pernambucana mistura a textura de um picolé com o aroma e sabor de uma cerveja artesanal. Ela é uma aposta de duas empresas do estado para o verão e as prévias carnavalescas.

Desde a ideia até a criação do primeiro protótipo, as duas companhias levaram sete dias. Depois de quatro meses e outros dois picolés experimentais, a versão final passou pelo crivo de um comitê de inovação, formado por especialistas em sorvete e cerveja, até ser lançada pelas marcas Frisabor e Ekäut.

A escolhida foi uma cerveja American IPA (India Pale Ale), tipo encorpado da bebida, com sabor frutado e amargor alto. “Durante os testes, fizemos experiências com várias cervejas de vários tipos até chegarmos no rótulo atual. Colocamos uma base neutra e deixar o sabor da cerveja mais forte. Chegamos ao resultado de cerveja no palito”, afirmou o gerente industrial da Frisabor, Ricardo Bicalho

Sem leite ou outro produto de origem animal na composição, o picolé também é vegano. “Percebemos que a base de leite mascarava um pouco o sabor da cerveja, então decidimos tirar para preservar o sabor. É uma criação que tem como alvo o público cervejeiro”, afirmou o diretor executivo da Ekäut, Diogo Chiaradia.

Com 3,25% de teor alcoólico, o picolé é liberado apenas para maiores de 18 anos. “O nosso foco grande é no verão e no nosso carnaval, mas no Nordeste, o picolé tem uma sazonalidade muito menor do que no Sudeste, porque a gente tem verão o ano inteiro, praticamente. Então é um produto que vai perdurar o ano inteiro”, afirmou Charadia.

Após a produção do primeiro lote, a expectativa é que o consumidor possa encontrar o produto em sorveterias e na cervejaria a partir do dia 9 de janeiro, pelo preço de R$ 7. "Já estamos pensando nos próximos produtos a partir da parceria", afirmou o diretor geral da Frisabor, Gustavo Neves.

Por G1 PE

Petrolândia: Primeiro sabadão do ano no Maria Fumaça tem Evânio & os Barbosas e Jhenifer Mello a partir das 17h - veja programação de amanhã


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial de Petrolândia, anuncia como atração musical para este sábado (04) Evânio & os Barbosas (17h) e Jhenefer Mello (21h)

Domingo (05/01/2020): Edy Ferreira (13h00) e Pagode Pra Recordar (17h00)

Maria Fumaça, o point da culinária regional e programação musical na Orla Fluvial de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Petrolândia: Dia Mundial do Braile é comemorado neste sábado (4); O Blog presta homenagem à professora Lúcia Barros, fundadora do Centro de Formação Profissional Luiza (Ceforprol- Petrolândia)

Professora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille, Lúcia Barros (In memoriam) criou o Centro de Formação Profissional Luiza (Ceforprol), em Petrolândia

O Dia Mundial do Braile é comemorado neste sábado, 4 de janeiro. A data marca a importância do sistema braile, como meio de comunicação e informação, para promover o desenvolvimento de pessoas com deficiência visual. Por isso, a cada ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) amplia a disponibilização de recursos de acessibilidade para participantes cegos.

Nesta data como não lembrar da professora petrolandense Lúcia Barros, que foi e continua sendo uma pessoa de fundamental importância na construção do desenvolvimento deste conhecimento em Petrolândia. 

Lúcia Barros foi fundadora e idealizadora do Ceforprol e do Grupo Mãos que Encantam, em Petrolândia.

Professora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille, Maria Lúcia Barros faleceu no dia 20 de janeiro de 2017, aos 44 anos, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Durante passeio de férias àquela cidade, ela foi internada por complicações de infecção respiratória, quadro que evoluiu para infecção generalizada.

No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 2002. E, em 22 de dezembro de 2005, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 5.626 que a regulamentou.


Morte da professora Lúcia Barros chocou o povo de Petrolândia


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

MP-AL abre investigação sobre promotor que atirou em caixa de som de vizinha durante comemoração de réveillon

Caixa de som com marcas de tiros disparados por promotor de Justiça no Aldebaran, em Maceió, AL — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) instaurou um procedimento investigativo criminal para apurar o caso do promotor Adriano Jorge Correia de Barros Lima, que atirou em uma caixa de som durante o réveillon no condomínio Aldebaran Beta, em Maceió. A informação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (3).

A publicação foi assinada pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

De acordo com o boletim de ocorrência, o promotor Adriano Jorge confessou para a polícia que atirou em uma caixa de som de uma casa próxima a dele. Ele disse que, antes de atirar, pediu várias vezes para que o volume do som fosse baixado e que ligou para a polícia.

Na delegacia, a dona do som contou que estava comemorando o réveillon em casa com duas amigas quando foi surpreendida pelo promotor, que é morador do condomínio, atirando oito vezes na caixa de som.

O promotor prestou depoimento e foi liberado. A arma dele foi apreendida.

Por G1 AL


Milhares acompanham funeral de general iraniano morto em ataque dos EUA '' multidão grita "morte à América!"


Milhares de iraquianos acompanham o funeral e velório do general Qassem Soleiman neste sábado (4) em Bagdá, no Iraque. O militar, chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã, foi morto na quinta-feira (2), após um ataque aéreo dos Estados Unidos, ação que aumentou a tensão no Oriente Médio.

Durante a procissão, que também carrega o caixão do líder da milícia Abu Mehdi Al Muhandis, morto na mesma operação norte-americana, a multidão gritou "morte à América!".

A procissão deixou Kadhimiya, um distrito xiita de Bagdá, em direção à Zona Verde, onde há prédios e embaixadas do governo e onde o funeral oficial será realizado.

O primeiro-ministro iraquiano Adel Abdul Mahdi participou do funeral. Também estiveram presentes Hadi Al Ameri, chefe das forças pró-Irã no parlamento iraquiano; o ex-primeiro-ministro Nuri Al Maliki e vários chefes de facções xiitas.

Na manhã de sábado, noite de sexta-feira (3) no Brasil, as Forças de Mobilização Popular disseram que um novo ataque havia atingido um comboio de médicos da organização. Mais tarde, porém, negou que isso tivesse ocorrido.

Novo chefe militar

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, nomeou um novo comandante da Guarda Revolucionária após a morte de Qassem Soleimani. O chefe da unidade especial agora é o major-general Esmail Qaani.

“Após o martírio do glorioso general Qassem Soleimani, nomeio o brigadeiro-general Esmail Qaani comandante da força Al-Qods", declarou Khamenei em comunicado publicado em seu site oficial. “Qaani serviu por anos ao lado de Soleimani. Tem sido um dos comandantes mais importantes da Defesa Sagrada e serviu com o comandante mártir por muitos anos”, acrescentou.

A unidade militar de elite - considerada uma organização terrorista pelos EUIA - administra as operações do Irã no exterior.

A nomeação de Qaani ocorre enquanto os líderes iranianos prometem vingança.

Por G1

Novas regras: TSE aprova todas as resoluções das eleições municipais de 2020


Todas as resoluções que disciplinarão as eleições municipais de 2020 já foram aprovadas pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral. Os textos sinalizam a candidatos, partidos e cidadãos às condutas permitidas e vedadas durante o processo eleitoral.

Escolha e registro de candidatura: Prevê, a adoção de medidas preventivas contra fraudes relacionadas à cota de gênero dos candidatos. A norma destaca que só após o julgamento por parte do colegiado do TSE é que poderá ser considerada finalizada a candidatura que estiver sub judice. A regra vale para os todos os cargos em disputa.

Representações e direito de resposta: Entre as novidades da resolução, está a possibilidade de citação e intimação das partes por meio de mensagens instantâneas (via SMS ou WhatsApp) e por e-mail. O padrão, no entanto, continua a ser a utilização do mural eletrônico.

Propaganda eleitoral: Estabelece a criação de uma seção para tratar do poder de polícia do juiz eleitoral quanto à remoção de propaganda irregular na internet, podendo a autoridade judicial determinar de ofício a remoção de conteúdo irregular, sem a necessidade de ser demandado para tanto. Alem da reserva do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão às candidatas.

Pesquisas eleitorais: Entre as novidades está a fixação de um marco a partir do qual será admitida a retirada de um candidato da pesquisa.O texto passa a determinar que o candidato cujo registro seja indeferido, cancelado ou não conhecido somente poderá ser excluído da pesquisa quando cessada a condição sub judice, ou seja, quando houver julgamento definitivo sobre o seu pedido de registro.

Auditoria do sistema eletrônico de votação: Entre as novidades para 2020 está a ampliação do número de entidades fiscalizadoras, para permitir a participação do Conselho Nacional de Justiça, do Tribunal de Contas da União, das Forças Armadas, de Institutos Estaduais de Criminalística, de entidades privadas sem fins lucrativos.

Calendário Eleitoral: As próximas eleições municipais estão marcadas para os dias 4 e 25 de outubro de 2020.

Fundo Especial de Financiamento de Campanha: Entre as principais novidades está a destinação mínima de 30% do montante do fundo para campanhas de mulheres, bem como da fixação de critérios de distribuição dos valores aos partidos.

Prestação de contas: Foram incluídas exclusão do limite de gastos com contratação de advogados e contadores nas campanhas eleitorais; fixação do limite de gastos para as campanhas das eleições de 2020; limite para o autofinanciamento da campanha eleitoral; e transferência de recursos de campanha entre partidos e candidatos.

Finanças e contabilidade dos partidos: prestação de contas online; contas não prestadas e penalização dos diretórios; e novo rito de prestação de contas das fundações partidárias e dos institutos e da destinação dos recursos recebidos.

Atos Gerais do Processo Eleitoral: A partir de agora, a divulgação dos resultados e dos percentuais de votação passa a considerar o universo de votos atribuídos aos candidatos e legendas, estejam válidos, anulados sub judice ou anulados em caráter definitivo.

Com informações da assessoria de imprensa do TSE.

Prefeitura de Araripina investe todo recurso do pré-sal no Fundo Municipal de Previdência


A Prefeitura de Araripina destinou todos os recursos recebidos do leilão da cessão onerosa do pré-sal para o Fundo de Previdência dos Servidores Públicos de Araripina – ArariPrev. No dia 31 de dezembro, a Prefeitura recebeu R$ 2,2 milhões e já efetuou o depósito na conta do ArariPrev.

Pela primeira vez na história do Fundo, um aporte é feito para minimizar os prejuízos deixados por gestões passadas. Somente a gestão anterior deixou de recolher entre os anos de 2012 e 2016 cerca de R$ 13 milhões, segundo relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE. Já em 2004, por exemplo, o prefeito de então fez um saque milionário para pagar outras despesas.

Com o aporte de R$2,2 milhões, o ArariPrev inicia o ano com todos os salários dos aposentados em dia além do pagamento integral do 13º salário. O uso dos recursos do pré-sal poderiam ser usados em diversas áreas, entretanto, o prefeito Raimundo Pimentel fez questão de direcionar para o ArariPrev como forma de respeito aos servidores aposentados que tanto já fizeram pela cidade.

“Todo o recurso recebido foi enviado imediatamente para o ArariPrev para que fossem pagos os salários e 13º dos nossos aposentados. Infelizmente prefeitos que nos antecederam fizeram um verdadeiro rombo nas cofres da previdência e até hoje estamos pagando, mensalmente, cerca de R$ 600 mil somente para completar a folha salarial, sem falar nos parcelamentos. Mas nem por isso deixamos de cumprir com os pagamentos dos aposentados, pois temos um grande respeito a cada um deles”, disse Pimentel.

Paulo Afonso (BA): Cirurgias ortopédicas serão retomadas a partir deste sábado, dia 4 de janeiro, no Hospital Nair Alves de Souza


O processo de transição da gestão do Hospital Nair Alves de Souza foi iniciado nesta quarta-feira, 1º de janeiro. A partir dessa data, a Prefeitura de Paulo Afonso assumiu 25% das atividades da unidade, atualmente administrada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

O secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde explica o processo de transição e reafirma que, por determinação do prefeito Luiz de Deus, não haverá demissão de funcionários. “Nós iniciamos essa transição no dia 12 de dezembro, para que no início de 2020, o município assumisse sua parte do HNAS. Primeiramente entramos na coordenação organizando o fluxo administrativo. Depois, adentraremos no setor de recursos humanos, e reafirmamos que não haverá demissões. Foi uma determinação do prefeito Luiz de Deus para não causar danos aos funcionários e aos seus familiares”, garante o secretário.

CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

Ghiarone adianta a retomada das cirurgias eletivas ortopédicas e afirma que os procedimentos considerados mais simples serão realizados no centro cirúrgico do HNAS. Os casos mais complexos serão encaminhados para outras unidades fora do município. Os custos com a ortopedia, de acordo com o secretário, vão contar com a contrapartida do Governo do Estado.

“No dia 4 de janeiro serão retomadas as cirurgias ortopédicas. Já está tudo acertado e os pacientes que estão aguardando já foram chamados para passar pelo procedimento cirúrgico. Serão feitas todas as cirurgias que estão dentro das nossas condições técnicas, e as que não têm condições de serem feitas no HNAS serão reguladas para outros municípios”, disse.

A transição do Hospital Nair Alves de Souza faz parte de um acordo realizado por vários órgãos, que inclui entes da esfera municipal, estadual e Federal.

Por PA4.COM.BR

Festa em motel termina de maneira trágica em Petrolina, PE

Uma festa num motel de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na noite de quarta-feira (2), terminou de forma trágica. Um dos participantes, Carlos William Coelho Santos Júnior, 32 anos, acabou falecendo.

Informações dão conta de que ele teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. No grupo, pelo que se sabe até agora, havia mais gente – empresários e mulheres, os quais estariam consumindo bebidas alcoólicas e drogas ilícitas.

Carlos teria ido ao motel, segundo informações do Blog Preto no Branco, de táxi, a convite de um dos amigos. Mas ligou pouco tempo depois para o mesmo taxista dizendo que queria ir embora porque estava passando mal. No entanto, ele morreu antes disso. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina.

Por Blog do Carlos Britto

Ataque aéreo atinge milícia iraquiana em Bagdá e mata seis pessoas, diz agência


Ataques aéreos que miravam as "Forças de Mobilização Popular", um grupo de milícias xiitas iraquianas apoiadas pelo Irã, mataram seis pessoas em Bagdá. Segundo afirmou uma fonte do exército do Iraque na noite desta sexta-feira (3) à agência Reuters, o ataque foi na estrada de Taji, ao Norte da capital do Iraque.

Outras três pessoas teriam ficado gravemente feridas. A TV estatal iraquiana atribuiu o ataque aos Estados Unidos, mas não mencionou o nome da milícia nem ofereceu mais detalhes.

Dois de três veículos que eram parte de um comboio foram encontrados queimados, disse essa fonte. Também foram encontrados três corpos. Os ataques teriam ocorrido à 1h12 do sábado, no horário local.

Os mortos ainda não foram identificados, segundo a agência Associated Press, que confirmou a notícia com uma fonte, mas fala em cinco mortes. O ataque aéreo aos dois carros ocorre um dia depois da morte do general Qassem Soleimani, que escalou as tensões entre Estados Unidos e Irã (leia mais abaixo).

Cronologia: bombardeio ocorre após série de ataques mútuos
O que se sabe sobre o bombardeio ordenado por Trump e a morte do principal general iraniano

Em comunicado divulgado nesta sexta (sábado no Iraque), as Forças de Mobilização Popular também confirmam o ataque aéreo e dizem que, embora tivesse como alvo seus milicianos, acabou atingindo um comboio de médicos ligado à organização.

"Fontes iniciais confirmam que o ataque mirou um comboio de médicos das Forças de Mobilização Popular próximo ao estádio de Taji, em Bagdá", diz o texto. O grupo afirma que nenhum de seus líderes foi morto no ataque.

Escalada de tensão após morte de Soleimani

Os Estados Unidos estão enviando quase 3 mil soldados adicionais para o Oriente Médio, como medida de precaução após ameaças às forças americanas na região, de acordo com anúncio do Pentágono nesta sexta-feira (3). Os militares são da unidade da 82ª Divisão Aerotransportada (Carolina do Norte).

A recente morte do general Qassem Soleimani, um dos homens mais poderosos do Irã, aumentou a tensão entre os governos iraniano e norte-americano. O líder da Força Al Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária, foi atingido na quinta-feira (2) em um bombardeio ordenado por Donald Trump, em Bagdá, no Iraque.

Enquanto líderes iranianos falam em "vingança", a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá pede aos cidadãos norte-americanos que estão no Iraque que deixem o país o mais rápido possível, por via aérea ou terrestre.

Desde o fim de outubro, militares e diplomatas americanos foram alvo de ataques, e em dezembro passado, um funcionário dos EUA morreu em um bombardeio com foguetes.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na tarde desta sexta-feira (3) que morte do general iraniano Qassem Soleimani foi ação necessária para "conter o terror", e que a intenção do país norte-americano não é a de começar uma nova guerra no Oriente Médio.

Por G1