04 janeiro 2020

Petrolândia: Nota de falecimento do sr. João Francisco da Silva (João Barbudo)


Faleceu na madrugada deste sábado (04/01/2019), em Caruaru, o sr. João Francisco da Silva, mais conhecido como "João Barbudo", aos 62 anos. A esposa Paula Francinete de Melo informa que o velório vai ser realizado em sua residência, na rua Rubens Rodolfo de Souza Leal, nº 82, na Quadra 04, próximo à praça, em Petrolândia.

O horário do sepultamento ainda não foi definido.

Nossos pêsames à família.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da família

Picolé de cerveja é criado por empresas pernambucanas e vira aposta para verão e carnaval


Duas opções gastronômicas para refrescar o calor viraram, em 2020, um único produto: picolé de cerveja. Curiosa, a criação pernambucana mistura a textura de um picolé com o aroma e sabor de uma cerveja artesanal. Ela é uma aposta de duas empresas do estado para o verão e as prévias carnavalescas.

Desde a ideia até a criação do primeiro protótipo, as duas companhias levaram sete dias. Depois de quatro meses e outros dois picolés experimentais, a versão final passou pelo crivo de um comitê de inovação, formado por especialistas em sorvete e cerveja, até ser lançada pelas marcas Frisabor e Ekäut.

A escolhida foi uma cerveja American IPA (India Pale Ale), tipo encorpado da bebida, com sabor frutado e amargor alto. “Durante os testes, fizemos experiências com várias cervejas de vários tipos até chegarmos no rótulo atual. Colocamos uma base neutra e deixar o sabor da cerveja mais forte. Chegamos ao resultado de cerveja no palito”, afirmou o gerente industrial da Frisabor, Ricardo Bicalho

Sem leite ou outro produto de origem animal na composição, o picolé também é vegano. “Percebemos que a base de leite mascarava um pouco o sabor da cerveja, então decidimos tirar para preservar o sabor. É uma criação que tem como alvo o público cervejeiro”, afirmou o diretor executivo da Ekäut, Diogo Chiaradia.

Com 3,25% de teor alcoólico, o picolé é liberado apenas para maiores de 18 anos. “O nosso foco grande é no verão e no nosso carnaval, mas no Nordeste, o picolé tem uma sazonalidade muito menor do que no Sudeste, porque a gente tem verão o ano inteiro, praticamente. Então é um produto que vai perdurar o ano inteiro”, afirmou Charadia.

Após a produção do primeiro lote, a expectativa é que o consumidor possa encontrar o produto em sorveterias e na cervejaria a partir do dia 9 de janeiro, pelo preço de R$ 7. "Já estamos pensando nos próximos produtos a partir da parceria", afirmou o diretor geral da Frisabor, Gustavo Neves.

Por G1 PE

Petrolândia: Primeiro sabadão do ano no Maria Fumaça tem Evânio & os Barbosas e Jhenifer Mello a partir das 17h - veja programação de amanhã


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial de Petrolândia, anuncia como atração musical para este sábado (04) Evânio & os Barbosas (17h) e Jhenefer Mello (21h)

Domingo (05/01/2020): Edy Ferreira (13h00) e Pagode Pra Recordar (17h00)

Maria Fumaça, o point da culinária regional e programação musical na Orla Fluvial de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Petrolândia: Dia Mundial do Braile é comemorado neste sábado (4); O Blog presta homenagem à professora Lúcia Barros, fundadora do Centro de Formação Profissional Luiza (Ceforprol- Petrolândia)

Professora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille, Lúcia Barros (In memoriam) criou o Centro de Formação Profissional Luiza (Ceforprol), em Petrolândia

O Dia Mundial do Braile é comemorado neste sábado, 4 de janeiro. A data marca a importância do sistema braile, como meio de comunicação e informação, para promover o desenvolvimento de pessoas com deficiência visual. Por isso, a cada ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) amplia a disponibilização de recursos de acessibilidade para participantes cegos.

Nesta data como não lembrar da professora petrolandense Lúcia Barros, que foi e continua sendo uma pessoa de fundamental importância na construção do desenvolvimento deste conhecimento em Petrolândia. 

Lúcia Barros foi fundadora e idealizadora do Ceforprol e do Grupo Mãos que Encantam, em Petrolândia.

Professora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille, Maria Lúcia Barros faleceu no dia 20 de janeiro de 2017, aos 44 anos, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Durante passeio de férias àquela cidade, ela foi internada por complicações de infecção respiratória, quadro que evoluiu para infecção generalizada.

No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 2002. E, em 22 de dezembro de 2005, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 5.626 que a regulamentou.


Morte da professora Lúcia Barros chocou o povo de Petrolândia


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo Afonso (BA): Cirurgias ortopédicas serão retomadas a partir deste sábado, dia 4 de janeiro, no Hospital Nair Alves de Souza


O processo de transição da gestão do Hospital Nair Alves de Souza foi iniciado nesta quarta-feira, 1º de janeiro. A partir dessa data, a Prefeitura de Paulo Afonso assumiu 25% das atividades da unidade, atualmente administrada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

O secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde explica o processo de transição e reafirma que, por determinação do prefeito Luiz de Deus, não haverá demissão de funcionários. “Nós iniciamos essa transição no dia 12 de dezembro, para que no início de 2020, o município assumisse sua parte do HNAS. Primeiramente entramos na coordenação organizando o fluxo administrativo. Depois, adentraremos no setor de recursos humanos, e reafirmamos que não haverá demissões. Foi uma determinação do prefeito Luiz de Deus para não causar danos aos funcionários e aos seus familiares”, garante o secretário.

CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

Ghiarone adianta a retomada das cirurgias eletivas ortopédicas e afirma que os procedimentos considerados mais simples serão realizados no centro cirúrgico do HNAS. Os casos mais complexos serão encaminhados para outras unidades fora do município. Os custos com a ortopedia, de acordo com o secretário, vão contar com a contrapartida do Governo do Estado.

“No dia 4 de janeiro serão retomadas as cirurgias ortopédicas. Já está tudo acertado e os pacientes que estão aguardando já foram chamados para passar pelo procedimento cirúrgico. Serão feitas todas as cirurgias que estão dentro das nossas condições técnicas, e as que não têm condições de serem feitas no HNAS serão reguladas para outros municípios”, disse.

A transição do Hospital Nair Alves de Souza faz parte de um acordo realizado por vários órgãos, que inclui entes da esfera municipal, estadual e Federal.

Por PA4.COM.BR