sábado, 3 de dezembro de 2016

Petrolândia: Missa de 7° dia de 'Seu Paulo' será realizada neste domingo às 19h30


Familiares de Paulo Osvaldo da Silva, mais conhecido como seu Paulo, convida parentes e amigos para a Missa de Sétimo Dia, a ser realizada neste domingo, 04 de dezembro de 2016, às 19h30, na Igreja de São Francisco de Assis, Matriz da Paróquia de Petrolândia.

Desde já, agradecem a todos que comparecerem ao ato de solidariedade cristã.

Notícia relacionada
>Petrolândia: Morre em Caruaru Paulo Osvaldo da Silva (Seu Paulo) aos 68 anos
>Petrolândia: Familiares e amigos dão último adeus a 'Seu Paulo'

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Família de 'Seu Paulo'


Petrolândia: Gerente de loja sofre calúnia em rede social e desmente notícia falsa

Postagem expondo Jocemi, Elaine e menor de 4 anos foi divulgada em rede social e aplicativos de troca de mensagens

Uma postagem feita em perfil falso na rede social Facebook, no dia 30 de novembro, provocou grande polêmica em Petrolândia. O sr. Jocemi Oliveira, gerente de uma loja de móveis em Petrolândia, teve uma foto sua divulgada em uma postagem que o acusava de abusar sexualmente de enteado de quatro anos, inclusive com nomes completos da mãe e da criança. Como era de se esperar, a calúnia imediatamente viralizou, por meio de compartilhamentos na própria rede social e em aplicativos de troca de mensagens.

Imediatamente, após tomar conhecimento da publicação, um comentário foi publicado abaixo dela, informando que a acusação partiu de um perfil falso, supostamente criado por um ex-companheiro da mãe do garoto, Elaine Rodrigues, residente em Petrolândia. O esclarecimento foi colocado pela mãe de Elaine, porém, não impediu o dano causado pela repercussão da postagem caluniosa.

Segundo informações apuradas pelo Blog de Assis Ramalho, o acusado de provocar o boato, residente em São Paulo, manteve relacionamento com Elaine enquanto ela morou naquela cidade. Ele não teria aceitado o fim da relação, provocando a ela constrangimentos, inclusive através de perfil falso no Facebook. 

Na última sexta (02), procurada pelo sr. Jocemi, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou, com exclusividade, o comerciante e a mãe do menino, para esclarecer todo o boato. Ambos negam a veracidade da informação caluniosa, criada para imputar a uma pessoa um crime que ela não cometeu.

A reportagem completa, com detalhados esclarecimentos, será postada neste blog na segunda-feira (05).

Redação do Blog de Assis Ramalho


Organizações de direitos humanos entregam documento à OEA contra a PEC do Teto


Um grupo de 16 organizações de direitos humanos apresentará à Organização dos Estados Americanos (OEA) um documento com denúncias de ações do governo brasileiro que, segundo as entidades, ferem princípios do setor.

O documento será apresentado na terça-feira (6), em audiência temática da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA, na Cidade do Panamá. Entre outras entidades, assinam o documento a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a Ação Educativa, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, a Artigo 19, o Instituto Alana, a Andi Comunicação e Direitos e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde.

No topo da lista de propostas que serão analisadas pela CIDH, está a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55/16, conhecida como a PEC do Teto, que limita gastos públicos em áreas como saúde e educação por até 20 anos. Para as entidades, medidas como essa "levam o país a um patamar anterior à promulgação da Constituição Federal de 1988 e da assinatura da Convenção Americana de Direitos Humanos".


Petrolândia: Câmara Municipal concede quatro títulos de Cidadão Honorário Petrolandense


Moções de Aplausos a Eliete Maria Campos e ao estudante Max Jockesi (Fotos: Assis Ramalho)

Na penúltima sessão ordinária do ano de 2016 e da legislatura de vereadores não reeleitos ou que abriram mão de tentar a reeleição, a Câmara Municipal de Petrolândia concedeu quatro novos títulos de Cidadão Honorário. Jéssica Daiana de Souza Silva receberá a Cidadania Honorária Petrolandense por indicação do presidente da Casa Legislativa, Fabiano Jaques Marques. Flávia Cristina Mazetti e José Meneses dos Santos, por indicação de Dona Santa, e Emerson Francisco de Assis por indicação de Jorge Lino Viana. 

Na mesma sessão foram apresentadas Moções de Aplausos a Sra. Eliete Maria Campos, pela excelente Administração, junto ao Espaço de Lazer Natural, denominado Ilha de Rarrá, e ao estudante Max Jockesi, aluno da Escola Agrícola Municipal José Carvalho Alcântara, que recebeu, no dia 07/11/2016, medalha de ouro pela excelente classificação na Olimpíada Brasileira de Matemática, em evento no RJ. 

Moções de Pesar foram apresentadas às famílias do jovem Petrônio Francisco, conhecido por Pepê, falecido em Petrolândia no dia 24/11/2016, do senhor Paulo Osvaldo da Silva, conhecido por “Seu Paulo”, falecido em Caruaru no dia 28/11/2016, e do sr. José Alfredo da Silva, conhecido por “Zé Courinho”, falecido em Petrolândia no dia 29/11/2016.

Redação do Blog de Assis Ramalho


PMPE promove ciclo de palestras sobre preparação para a aposentadoria

Foto: Cabo Leandro Braynner/5ª EMG-PMPE

A Polícia Militar de Pernambuco, por meio do Centro de Assistência Social (CAS), realizou na semana passada um ciclo de palestras, com a temática voltada para o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), destinadas para os servidores da Corporação. O evento foi realizado no auditório do Banco Central, rua da Aurora, Santo Amaro, Recife, e contou com a presença do comandante geral, coronel Carlos D'Albuquerque.

Na terça (29), as palestras foram sobre Aposentadoria com Equilíbrio, ministrada pela psicóloga do CAS, Cintia Catarina; Processo de Transferência para a Inatividade na PMPE e Principais Direitos Após a Inatividade, apresentadas pela capitã Rita de Cássia e o major Marcelo Andrade, respectivamente.


Médico do IMIP alerta para os riscos do câncer de pele, sobretudo no verão


Com a chegada oficial do verão em Pernambuco, os cuidados com a pele devem ser redobrados, e não apenas quando estiver na praia. Muitas pessoas andam diariamente pelas ruas, sob o sol forte, sem nenhum cuidado, não percebendo os riscos disso. A exposição constante ao sol pode causar sérios problemas à saúde, principalmente câncer de pele.

De acordo com o dermatologista do IMIP, Valter Kozmhinsky, não é possível determinar um horário certo para se expor ao sol, “quanto mais perto das seis da manhã, melhor e quanto mais perto do meio dia, pior. Mas isso depende também da cor da pele da pessoa e da região onde vive”, comenta. Evitar o sol em horários mais quentes e usar protetor solar são medidas fundamentais.

As pessoas de pele branca e olhos claros estão mais suscetíveis ao câncer de pele, por isso precisam ter mais cuidado. Agricultores, pescadores e marinheiros também estão neste grupo de maior risco, devendo redobrar os cuidados.


Petrolândia: XXIII Ciclo Cultural do Projeto Icó-Mandantes é realizado de 9 a 11 de dezembro

Festa em 2013 

No período de 9 a 12 deste mês, a Agrovila 01 do Bloco 04 do Icó-Mandantes sedia a 23ª edição do Ciclo Cultural do Projeto Icó-Mandantes, com a seguinte programação:

Notícia relacionada:

Redação do Blog de Assis Ramalho



Detran-PE: Inscrições para a CNH Popular terminam neste domingo (04)


Está acabando o prazo de inscrições para a temporada de 2016 da CNH Popular. O programa promovido pela Secretaria Das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, foi aberto no dia 16 de novembro e irá até o próximo dia 4 (domingo). Mais de 100 mil pessoas, da Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior do Estado, estão inscritas. O cidadão pode se inscrever no site www.detran.pe.gov.br.

Este ano, o programa irá beneficiar 4.504 cidadãos do Estado. Tendo eles, oportunidade para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH de forma gratuita. O Programa CNH Popular atende, também, renovação, adição e mudança de categoria. Esta rodada beneficia, exclusivamente, candidatos à CNH para conduzir veículos de duas rodas (categoria A) e automóvel (categoria B). O resultado da classificação estará disponível no site www.detran.pe.gov.br, a partir do dia 14 de dezembro.


Aniversariante do dia, Assis Ramalho agradece felicitações pela data especial


Neste sábado, 3 de dezembro, o blogueiro e radialista Assis Ramalho comemora mais um aniversário e agradece as demonstrações de carinho, recebidas em felicitações ao longo deste dia.

Na pessoa do deputado estadual Everaldo Cabral, que em seu cartão explicitou tão bem a data especial, Assis Ramalho agradece a todos que o felicitam pelo seu aniversário.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: PNI Municipal realiza atualização vacinal de funcionários da Plena Consultoria

Nessa sexta-feira (02), a equipe do Programa Nacional de Imunização (PIN) do município de Petrolândia, realizou atendimento itinerante na Plena Consultoria e Projetos, com sede no Projeto Apolônio Sales, para atualização de cartões de vacinas dos servidores da empresa.

As informações são de Silvania Silva, coordenaddora do PNI Municipal de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Silvania Silva


PE no Batente realiza formatura de 140 microempreendedores na terça (06)

Programa contabiliza mais de 8 mil beneficiários em todo o Estado, desde 2010 (Foto: Alexandre Acioli)

Na próxima terça-feira (06), 140 novos empreendedores estarão aptos a disputar as oportunidades do mercado de trabalho e de serviços. Eles são concluintes dos cursos promovidos pelo Programa de Inclusão Produtiva (PE no Batente), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Isaltino Nascimento, por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS), dirigida por Joelson Rodrigues.

Durante três meses e meio eles participaram das aulas (200 horas/aula) dos cursos de Refrigeração, Bordado manual e customização, Beleza estética, Corte e costura, Pastelaria e Serigrafia, realizados nos turnos da tarde e noite, no Centro Social Urbano Afrânio Godoy, na Imbiribeira. O encerramento oficial dos cursos acontecerá às 19h da próxima terça-feira (06), com uma festa de formatura e a certificação dos novos profissionais.



Ministério da Integração participa de mobilização nacional no combate ao Aedes aegypti

As ações, que integram o Dia Nacional de Combate ao Mosquito, contaram com palestras do ministro Helder Barbalho em escolas do norte do país e vistoria nas instalações do Ministério (Foto: Adalberto Marques/MI)

Engajado na campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, o Ministério da Integração Nacional vistoriou nesta sexta-feira (2) todas as instalações da Pasta e suas vinculadas. Com o objetivo de conscientizar a população e reduzir os focos do mosquito, a ação contou com a participação de agentes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O dia de mobilização nacional também foi marcado pela presença do ministro Helder Barbalho em Belém (PA) e em Manaus (AM), onde falou com estudantes e professores sobre a importância de adotar medidas simples e de rotina para evitar a reprodução do Aedes. Em apoio às ações, o presidente da República, Michel Temer, participou de videoconferência com cinco estados no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Sedec.

“O Brasil se mobiliza hoje como fez em 2015, por constatar que nós estamos diante de um problema gravíssimo, que não é de uma região, nem de um estado ou município, mas de uma nação inteira. O combate ao Aedes precisa ser uma causa pessoal para cada um de nós. Os governos federal, estadual e municipal estão fazendo sua parte, mas precisamos contar com o engajamento de todos os cidadãos para eliminar os criadouros e evitar que o mosquito se reproduza. Precisamos vencer essa guerra”, destacou Helder Barbalho durante a iniciativa realizada em Belém.


Petrolina: Encontro de Guilherme Coelho com lideranças dos bairros supera expectativas

Foto: Gláucia Andrade

Na manhã deste sábado (03/12), Guilherme Coelho iniciou a série de confraternizações que promoverá em Petrolina. Hoje, o encontro foi destinado às lideranças dos bairros e articuladores políticos da cidade, e superou a expectativa de público estimado, chegando a 280 pessoas.

Além das lideranças, também estiveram presentes a vice-prefeita eleita, Luska Portela, o articulador político Ronaldo Rozendo, representando o deputado estadual e prefeito eleito, Miguel Coelho, além de amigos vereadores.

Em sua fala, Guilherme Coelho destacou que o seu principal intuito é reunir os amigos. “Tenho uma história com cada um dos presentes aqui. Seja no período em que fui prefeito, ou mesmo nas últimas campanhas, estamos todos unidos pelo desejo de fazer Petrolina crescer”, argumentou.


Petrolândia: Professora e estudantes petrolandenses têm destaque no 9º Prêmio Naíde Teodósio


Suemys Pansani, professora da Escola de Jatobá, em Petrolândia, foi uma das vencedoras na categoria Relatos de Experiência/Professoras/es do Ensino Médio (Foto: Assis Ramalho)

Uma plateia alegre, irreverente e reflexiva lotou o Teatro Santa Isabel, na tarde da última terça-feira (29), para a cerimônia de entrega do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Na 9ª edição do prêmio, pela primeira vez, a mesa foi composta só por mulheres, 13 ao todo. A juiza Ana Luiza Câmara, representou o governador Paulo Câmara ao lado da secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro e representantes de instituições parceiras.

A professora Laura Reis abriu a cerimônia falando da necessidade de todas e todos terem relações justas e democráticas com as questões de gênero, crença, raça e etnia onde cada pessoa colabore com competência e adoção de mais políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher e de todas as formas de desigualdades.


CRPAM debate plano para diminuição de acidentes nos municípios da V GERES


O CRPAM (Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos) da V GERES, em parceria com a Operação Lei Seca (OLS/PE), realizou nos dias 28, 29 e 30 de novembro, ações educativas de prevenção aos acidentes terrestres, nos municípios de Bom Conselho, Lajedo e Garanhuns, marcando o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito (20/11).

As ações merecem destaque pela criação do GT do Trânsito (Grupo de Trabalho) para elaborar Planos Municipais de Redução de Acidentes de Transporte Terrestre para 2017, formados por Conselheiros Municipais de Saúde e Educação, para formar multiplicadores de atividades de educação para um trânsito mais seguro na região.

A ação também foi apresentada na Construtora Viana e Moura, em Garanhuns, com a participação de mais de 150 trabalhadores, além das palestras realizadas nas escolas estaduais dos municípios.


Estrela ensina a preparar alfajores com biscoito Maria

Informe publicitário
Deliciosa e prática, a receita é uma ótima opção para presentear quem a gente mais gosta neste fim de ano

O Natal está chegando e não há nada melhor do que presentear quem a gente mais gosta, não é mesmo? Porém, não precisamos dar um presente caro para evidenciar o nosso amor por elas. Assim, a Estrela, marca da M.Dias Branco, ensina a preparar uma lembrança exclusiva: deliciosos alfajores com biscoito Maria.

Rápida e fácil de preparar, a receita rende 20 unidades e leva ingredientes que são encontrados em qualquer supermercado ou que você já tem em casa, como leite, ovo, açúcar, maisena e Biscoito Maria Estrela (400g). A dica da Estrela é embalar os alfajores individualmente em papéis celofane coloridos, acomodá-los em uma cesta e preparar um lindo presente. Outra opção é vendê-los para os colegas, auxiliando na renda familiar de fim do ano.

Para descobrir por quanto você pode vender o quitute, siga os três passos abaixo:


Verdes e brancos - Homenagem à Chapecoense


Por Carlos Laerte

Dois estádios cheios e nenhum jogador em campo. Chora o futebol e quem enxuga as lágrimas nesta noite de 30 de novembro de 2016? Quem haverá de vibrar com as jogadas espetaculares, dribles e entortadas e ainda receber no peito a bola que nem saiu do pontapé inicial? O drible, a finta e o chute de efeito. A Chaleira, o Caneco, a Bicicleta, o Chapéu e a Trivela. Cadê o Gol de Letra e os craques que levam o time às alturas como se fossem Folhas Secas no ar? Agora, lá do alto ouvimos apenas a pane seca e um rastro tremendo de dor a devorar com fúria a surpresa da última temporada do futebol latino-americano. Perdemos numa única partida, jogadores, membros da delegação, jornalistas e tripulação. Um jogo cruel onde a bola inglesa deu lugar a caixas pretas, velas, cruzes e lágrimas. Nossa porção mais risonha e límpida agora beira a incredulidade face ao imponderável. Da Arena Condá ao Estádio Atanásio Giradot “Somos todos chape”, Chapecoenses, verdes e brancos como o Atlético Nacional, a esperança e a paz. E embora tocando a pelota de lado na política ou mesmo pisando literalmente na bola nas pelejas do Congresso Nacional, seguimos nessa paixão excepcional e obsessiva. O coro das arquibancadas e a velha história da caixinha de surpresas dão o tom transitório deste mundo contraditório caminho até Deus. Bola com Cleber Santana que passou para Josimar, que passou pra Gil, que rolou para Sérgio Manoel que rolou para Ananias, que cruzou para Kempes e é goooooool. “Estamos sonhando, torcida brasileira!”.


Criadores de Caprinos conhecem o Manejo da Caatinga em Afogados da Ingazeira


Entre as atividades da II Feira do Empreendedor de Afogados da Ingazeira os criadores de caprinos puderam conhecer de perto o Manejo da Caatinga realizado pelo agricultor José Carlos, do sítio Riacho da Onça, zona rural do município. O Manejo é feito para o melhoramento da terra e para que os animais possam ter um pasto de melhor qualidade quando o inverno voltar.

Em uma área de nove hectares, Zé Carlos vem realizando experimentos com espécies nativas como baraúna e jurema. Além de ajudar na preservação do solo, as espécies ajudam na alimentação de bodes e cabras. Esse trabalho teve início em 2009, com a supervisão e apoio técnico da Coopagel e do Projeto Dom Hélder.


Adagro apreende quase uma tonelada de produtos alimentícios irregulares


Em uma ação conjunta de combate a clandestinidade de produtos de origem animal, fiscais da Adagro, da Vigilância Sanitária do Recife em parceria com a Delegacia do Consumidor, a Policia Militar e o Ministério Público apreenderam na manhã da última quarta (30), quase uma tonelada de produtos irregulares que estavam sendo comercializados no Mercado Público de Afogados, zona oeste da cidade do Recife.

A ação durou cerca de três horas e não teve resistência dos comerciantes, o que facilitou a autuação dos fiscais. Foram apreendidos mais de 30Kg de manteiga de garrafa, mais de 41kg de manteiga comum, 31kg de linguiça calabresa, cerca de 10Kg de Linguiça mista, 2.200Kg de linguiça defumada, 7.300Kg de paio, 6.500Kg de bacon, mais de 680kg queijo coalho (tipo B), 26.890Kg salsicha popular e 53.051Kg de queijo manteiga. Totalizando 892.409 kg de produtos que estavam sendo comercializados clandestinamente.


Parto Prematuro: confira cuidados para prevenir a chegada do bebê antes da hora

Ginecologista e Obstetra Élvio Floresti Junior alerta sobre a importância do pré-natal

Todo obstetra e gestante sabem que o ideal é que o parto ocorra após a 37ª semana de gravidez. É neste período que o bebê está com todos os órgãos formados e pronto para chegar ao mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% dos bebês não conseguem esperar a hora certa e nascem prematuramente. As estatísticas fazem com que as futuras mamães busquem alternativas para prevenir a chegada da cegonha antes da hora.

“As causas da gravidez prematura são diversas, por isso é de grande importância iniciar um acompanhamento de pré-natal logo no primeiro mês. Só assim é possível identificar se há fatores de risco e também prevenir qualquer problema”, explica do ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior.

O histórico de parto prematuro, a idade da gestante, problemas com o controle da pressão arterial, eclampsia e malformação do feto, são alguns dos fatores que também interferem e facilitam a antecipação do parto. “Toda grávida deve se preocupar com o desenvolvimento do seu bebê e pode adotar hábitos que ajudam na prevenção de um parto prematuro”, afirma o especialista.


Cinco passos para fazer uma festa de sucesso na sua empresa

Já estamos em dezembro: mês das confraternizações

É fato que o mês de dezembro traz reflexões e planos para milhares de pessoas, devido ao ano novo que se aproxima. Todavia, além do momento de introspecção, o período concentra muitas festas, amigos secretos e trocas de experiências. As empresas, na sua maioria, organizam eventos para os seus colaboradores como forma de agradecimento pelas contribuições ao longo do ano.

Pensando nisso, as especialistas Lívia Mangini e Ana Gomes, CEOs da Magnólia Comunicação, e com experiência de mais de 10 anos no mercado de eventos corporativos, elencaram cinco dicas para facilitar a criação de um evento diferente e harmonioso.

“O ideal é que o colaborador queira comparecer ao evento não por obrigação, mas sim porque acredita na empresa e sabe que receberá uma festa realmente surpreendente”, frisa Lívia Mangini, da Magnólia Comunicação. Seguem os cinco passos para uma festa de sucesso:

1. Tamanho da empresa não é documento (ouça o colaborador)


Semana da Juventude é encerrada com recital no Forte das Cinco Pontas, em Recife

Jovens das escolas públicas e em situação de vulnerabilidade participaram de palestras e passeios culturais durante a Semana da Juventude (Foto: J. Damião)

Com uma programação de cultura e lazer para mais de 900 jovens, a Semana da Juventude foi encerrada, na última terça-feira (29), com o Recital da Juventude. As apresentações de artes plásticas, música e poesia foram feitas por jovens de diversos municípios regiões de Pernambuco numa tarde agradável, no jardim do Forte das Cinco Pontas.

Na abertura do recital, João Suassuna, secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude, disse que a festa só se realizou graças à vocação dos jovens artistas. “O recital é feito por talentosos jovens pernambucanos e encerra nossa Semana da Juventude. Como tivemos a parceria com secretarias estaduais e municipais, adequamos o calendário e ampliamos a programação para quinze dias, contemplando todas as regiões do Estado”, disse João. 



Recife sediará próxima plenária do CBHSF em maio de 2017

Veneza brasileira (Foto: Divulgação)

Foi decidido com base em votação realizada na manhã desta sexta-feira (02.12), durante a XXXI Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, sediada no município de Penedo (AL), que a próxima plenária do colegiado será realizada na cidade do Recife (PE). O encontro vai acontecer entre os dias 18 e 19 de maio de 2017. As cidades de Barreiras (BA) e Montes Claros (MG) também foram sugeridas durante a votação.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF


15º Feirão de Artesanato do Baixo São Francisco é realizado em Aracaju

Cerâmica, bordados, artesanato em palha e culinária regional marcam o evento, que vai até domingo e é boa opção para compras de Natal (Foto: Codevasf/Divulgação)

Começou nessa sexta-feira, 2, em Aracaju (SE), a 15ª edição do Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco. A feira promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) reúne mais de 60 artesãos e produtores familiares. Durante o evento, que se estende até o dia 4 de dezembro, serão comercializados produtos típicos como peças em cerâmica, bordados, artesanato em palha, além de exemplos da culinária regional.

Durante a sua realização, a feira ficará aberta ao público das 8h às 19h, com acesso gratuito aos visitantes e estacionamento nas dependências da Codevasf. Uma novidade da edição deste ano será a doação de mudas de plantas às pessoas que visitarem o feirão. As mudas são oriundas do Viveiro de Mudas de Betume, unidade de produção mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis.


Academia Pernambucana de Ciências Agronômicas empossa novos imortais


Em solenidade realizada, na manhã dessa sexta-feira (02), no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), tomaram posse quatro novos imortais da Academia Pernambucana de Ciências Agronômicas (APCA), entre eles, dois membros são engenheiros agronômicos do IPA, o presidente, Gabriel Alves Maciel, e o pesquisador Antonio Félix da Costa. O evento, que foi coordenado pelo presidente da APCA, Leonardo Sampaio, também empossou José Roberto Tavares de Lima e Roberto Gilson.

Para Sampaio, a primeira grande contribuição dos novos integrantes é a renovação da Academia. Além disso, a nossa maior responsabilidade é preservar a memória agronômica e contribuir para a ciência mundial, destacou. De acordo com o presidente, não se pode esquecer que uma das conquistas do homem foi sua capacidade de melhorar a alimentação.


Seminário Nacional de Saneamento Básico discute os rumos, desafios e estratégias de enfrentamento do setor

Ministro Helder Barbalho e Roberto Tavares, presidente da Aesbe e da Compesa

Companhias de saneamento de todo país estiveram reunidas no Seminário Nacional de Saneamento Básico, que aconteceu em Brasília, para debater os rumos, desafios e estratégias de enfrentamento do setor. O evento, que contou com a participação de 150 profissionais de todo o Brasil, foi promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), foi iniciado na segunda-feira (28) e encerrado na quarta-feira (30) e contou com as presenças dos ministros das Cidades, Bruno Araújo e da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Alguns dos temas discutidos no seminário foram: Sustentabilidade Econômico-Financeira dos Serviços de Saneamento Ambiental”; Tendências do Setor de Esgotamento Sanitário no Brasil, Gestão Compartilhada de Saneamento, Eficiência Energética e Operacional no Setor de Saneamento e o papel das Agências Reguladoras.


Nota de apoio ao Dr. Jorge Darze e ao Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro


Reunido em Natal, nos dias 24 e 25 de novembro, o Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Médicos, composto por sua diretoria e sindicatos médicos do Brasil, manifestaram apoio ao Dr. Jorge Darze, presidente do SinMed/RJ, em razão de sua luta e trabalho na defesa dos interesses da categoria médica do Rio de Janeiro, e estenderam esta manifestação ao Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, face ao enfrentamento da grave crise que atinge o estado do Rio de Janeiro, com repercussões na assistência à população e no trabalho médico. Além do apoio, a Fenam e os sindicatos se colocaram à disposição e decidiram por dar publicidade a esta nota para marcar firmemente o seu apoio ao doutor Jorge Darze e ao Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro - SinMed/RJ.

Natal, 25 de novembro de 2016.

Federação Nacional dos Médicos - FENAM


Prevenção de HIV/Aids precisa dialogar com a juventude, dizem especialistas


As campanhas de conscientização e prevenção de HIV/Aids precisam ser renovadas constantemente para dialogar com a juventude. O tema foi debatido nessa sexta (2) no I Encontro Carioca de Discussão das Políticas Públicas sobre Prevenção de HIV/Aids para a Juventude, organizado pela organização não governamental (ONG) Centro Integrado de Estudo e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.

A gerente de Inclusão e Bem-Estar do Cieds, Aldeli Carmo, explica que, segundo dados do Ministério da Saúde, a infecção entre jovens de 15 a 24 anos aumentou 40% de 2002 a 2014, principalmente no segmento de homens que fazem sexo com homens (HSH). De acordo com ela, houve uma banalização do HIV/Aids, que agora é vista como doença crônica.


Cartazes de familiares feitos para jogadores são encontrados

Entre os muitos objetos entre os destroços do avião da Chapecoense, chamaram atenção alguns cartazes de jogadores com fotos com os familiares.

Provavelmente seriam usados na preleção antes da final da Copa Sul-Americana, quarta-feira, em Medellín. Com a frase "Seja campeão por eles", as imagens se espalharam juntos com os restos da aeronave. Confira abaixo:

Por GloboEsporte.com
Medellín, Colômbia


Adagro realiza apreensão de agrotóxicos em Petrolina


Na semana passada, fiscais da Adagro realizaram uma fiscalização em um estabelecimento comercial no perímetro irrigado Nilo Coelho em Petrolina. No local foram apreendidos cerca de 680 kg agrotóxicos irregulares.

O proprietário do local foi autuado por armazenar agrotóxico sem respeitar as condições de segurança, por fracionamento do produto e por comercializar agrotóxicos sem o receituário agronômico. Mais de 52 produtos diferentes foram encontrados em local impróprio para armazenamento.

Adagro


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 03 de dezembro de 2016


Por Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada