terça-feira, 1 de julho de 2014

Governo manterá criação da política de participação social por decreto


O governo decidiu que não mudará a forma de criação da Política Nacional de Participação Social (PNPS) – instituída por decreto presidencial, em maio. A decisão foi informada hoje (1º) pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que, desde junho, tenta solucionar o impasse criado pela medida entre governo e oposição.

“[Gilberto Carvalho] veio se colocar à disposição para discutir a questão dos conselhos. Eu esperava compreensão [do governo] em relação à retirada [do decreto] e envio sobre a forma de projeto de lei, mas não foi possível”, disse Alves.

O presidente da Casa deve tomar uma posição sobre o assunto antes da reunião de líderes, marcada para as 14h30, quando será definida a pauta de projetos prontos para ser votados ainda esta semana.

TCE referenda Medida Cautelar relativa a contratação de obras em Caruaru

Foi referendada pela unanimidade dos membros da Segunda Câmara do Tribunal de Contas uma Medida Cautelar (Processo TC nº 1404053-0) relativa à Prefeitura de Caruaru. O objeto é a contratação de empresa especializada em engenharia para a canalização dos córregos do Salgado e Mocós situados no município. A Cautelar foi levada para referendo pela conselheira Teresa Duere. O Ministério Público de Contas foi representado na Sessão de julgamento pela procuradora Maria Nilda da Silva.

De acordo com o voto da relatora da Cautelar, a análise prévia do edital constatou que o processo licitatório apresentava cláusulas que restringiam a participação de licitantes, além de falhas no projeto básico que poderiam comprometer a escolha da melhor proposta e acarretar para o Município um prejuízo de R$ 628.185,29.

1° de julho é dia de São Teodorico Endem, santo franciscano

Franciscano perseguido pelos calvinistas, Teodorico Endem foi mártir em Gorcum. Sacerdote da Primeira Ordem (1499-1572). Canonizado por Pio IX no dia 29 de junho de 1867. É comemorado no dia 1° de julho.

Teodorico Endem foi um dos 19 mártires de Gorcum. Nascido em 1499, na cidade de Amersfoot, Holanda, quando jovem era um estudante aplicado e dedicado às obras de caridade e de misericórdia. Possuía um caráter manso e sereno. Em um determinado dia revelou a seus pais: “Já escolhi o meu caminho. Serei religioso franciscano e sacerdote”.

Sua família não aceitou passivamente a decisão dele dedicar-se à vida religiosa, de tudo fazendo para dissuadi-lo, mas sua veemência estava sustentada pela graça divina. Aos familiares respondia sempre que “quando o Senhor chama não se pode dizer não. Deve-se responder a Seu chamado, Ele é nosso Pai e nosso Deus”.

Conseguiu vencer a oposição familiar, que aceitou a sua decisão de ingressar na vida religiosa, mas com uma condição: deveria entrar em uma ordem beneditina. Esta condição deveu-se ao fato dos franciscanos serem muito pobres e conviverem com regras muito rígidas. Quanto aos beneditinos, seriam estes possuidores de dotes intelectuais e nobres de coração, podendo chegar, inclusive, à condição de Abade e levar uma vida de regalias.

Mas Teodorico estava decidido a seguir os passos de São Francisco e, novamente, sua vontade prevaleceu sobre a oposição paterna. A vida de pobreza, orações e penitências era o que o atraia. Ingressou na Ordem dos Irmãos Menores e após cumprir o noviciado e os estudos exigidos foi ordenado sacerdote, em solenidade que contou com a presença dos seus pais.

Eliane Rodrigues é segunda suplente de Fernando Bezerra Coelho

Eliane Rodrigues (Foto: Salatiel Cícero/Amunam)

A presidenta da Associação de Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), Eliane Rodrigues Ferreira, 57 anos, será a segunda suplente de Fernando Bezerra Coelho (PSB) na disputa pelo Senado. Casada, mãe de duas filhas e avó de três netos, Eliane é socialista histórica. Militante dos movimentos sociais há mais de três décadas, é uma das principais ativistas das questões de gênero em Pernambuco. Irmã mais velha de uma família com outras quatro crianças, começou a trabalhar aos sete anos de idade, quando ficou orfã de pai e precisou assumir as tarefas da casa ao lado da mãe. Na adolescência conseguiu uma bolsa de estudos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré da Mata, onde acabou ficando por 16 anos, exercendo diversas funções.

No final dos anos 80 fundou a Amunam, uma das primeiras organizações feministas do interior de Pernambuco. Enfrentando o preconceito e o machismo, Eliane conseguiu articular o movimento, estimulando as mulheres de toda a Zona da Mata a denunciarem casos de violência doméstica e discriminação. A Amunam também passou a atuar na capacitação profissional, oferecendo cursos para centenas de mulheres ao longo de mais de 25 anos de atividades. O esforço rendeu reconhecimento com prêmios importantes, concedidos pelo Unicef e empresas privadas como Telemar e Itaú.

Arte produzida em presídios de Pernambuco marca presença na Fenearte

Todas as peças que serão expostas foram produzidas por 150 reeducandos das unidades prisionais de Pernambuco (Foto: SEDSDH/Divulgação)

Pelo 7º ano consecutivo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH, por meio de sua executiva de Ressocialização - SERES participa da Fenearte, que faz homenagem aos mamulengos e tem como tema “A Arte da Alegria”. O evento, que está na sua 15ª edição, acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, de amanhã (02) até o dia 12 de julho.

A feira terá um stand, na Rua 18, nº 360, onde serão expostas peças confeccionadas pelos reeducandos das unidades prisionais de Pernambuco. Durante todo o ano essas esses produtos são comercializados em duas lojas que ficam localizadas no Shopping Paço Alfândega e na Casa da Cultura. As peças foram fabricadas por cerca de 150 artistas de diversas unidades prisionais do Estado. Os materiais utilizados na confecção dos produtos são variados, como madeira, papel, palito, tecido, metal e palha de bananeira.

Para Bernardo D'Almeida, secretário da SEDSDH essa iniciativa só fortalece a política de valorização dos reeducandos. “Sempre procuramos valorizar o trabalho que os reeducandos desenvolvem dentro dos presídios. A Fenearte vem durante anos abrindo espaço para as peças confeccionadas pelos reeducandos. Isso faz com que eles se sintam mais estimulados e valorizados na criação de suas peças”, declarou.

Liderança do PR de Ibimirim abre dissidência e declara apoio a Armando

Dr. Sílvio (PR) apresentou a Armando alguns pleitos da população do município, inclusive o asfaltamento do trecho da BR-110, entre Ibimirim e Petrolândia, chamada de Reta do Ibimirim. (Foto: Léo Caldas/Divulgação)

O ex-candidato a prefeito de Ibimirim, no Sertão do Estado, Silvio Eraldo (PR), declarou apoio à candidatura de Armando Monteiro (PTB) ao governo de Pernambuco. A aliança se estende também ao candidato ao Senado da coligação "Pernambuco Vai Mais Longe", João Paulo (PT). O republicano, que teve 46,95% dos votos válidos na eleição de 2012, abriu dissidência em seu partido e trouxe todo o seu grupo político para o palanque do PTB.

"Sou dissidente do meu partido porque quero votar em Armando para o governo. Armando tem sangue de sertanejo, devido ao seu avô Agamenon Magalhães, e sabe as dificuldades do povo, do agricultor ao povo da capital", adiantou Dr. Silvio, como é conhecido em Ibimirim. "Nunca tive contato com o outro candidato, mas sei que ele é uma pessoa de gabinete e que só sabe tributar", acrescentou.

Durante a reunião com Armando Monteiro, nesta terça-feira (1º), o ex-candidato apresentou alguns pleitos da população do município. Entre eles está o asfaltamento do trecho da BR-110, entre Ibimirim e Petrolândia, chamada de Reta do Ibimirim. Armando já tem inclusive trabalhado em Brasília, para viabilizar o projeto, levando o pleito ao Ministério dos Transportes.

Alceu Valença, aniversariante do dia 1º de julho: O varredor da má notícia

Alceu Valença e seu Djalma

O Varredor da Má Notícia

Nesses tempos de Copa, torcida, bolas, bebidas, balões e São João, viajo pelo Brasil na turnê junina. No vai e vem contínuo, cruzo o país de ônibus, carros e aviões. Nos aeroportos pelos quais passei, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, São Luís e Recife, constatei que o temor de nossa equipe de produção sobre o caos anunciado insistentemente pela mídia não passava de uma grande falácia. Tudo correu na mais perfeita ordem e organização. O bom humor tomou conta do país! Gringos de todas as nacionalidades sorridentes e brasileiros, como sempre, receptivos. Tive a oportunidade de conversar com vários deles que agradeciam a hospitalidade de nossa gente. Senti orgulho de ser brasileiro!

Ao chegar, ontem, no aeroporto do Recife, um funcionário da Infraero vem ao meu encontro agradecer um texto que publiquei aqui há alguns dias, quando elogiei o perfeito funcionamento dos aeroportos. “Saí do setor elétrico, onde trabalho, para ajudar no receptivo. Estou dando minha contribuição para que o Brasil seja bem visto lá fora...”. 

Prefeitura de Belém do São Francisco ganha veículo para auxiliar nas atividades do Programa SANAR


A cidade de Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, acaba de ser contemplada com um veículo zero quilômetro, modelo Amarok, através da Secretaria Estadual de Saúde. O anúncio foi feito nesta terça-feira (1°) pelo prefeito do município, Gustavo Caribé (PSB), em sua página na rede social.

A nova aquisição irá auxiliar nas atividades do Programa SANAR, que foi criado em 2011, pelo Governo do Estado, com o objetivo de combater doenças negligenciadas das populações mais desassistidas em Pernambuco.
​​
Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco

IPA entrega 19 mil raquetes de palma forrageira a agricultores de Afogados da Ingazeira

Foto: IPA/Divulgação

A Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Afogados da Ingazeira, distribuiu, na segunda (30/06), 19 mil raquetes de palma forrageira variedade IPA 200016, resistente à Cochonilha do Carmim, para agricultores familiares do município. A iniciativa integra o Programa de Distribuição de Palma, realizado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Entre 2011 e 2014, o IPA atendeu mais de 10 mil produtores do Semiárido com a entrega de 18,950 milhões de mudas de palma forrageira resistentes à Cochonilha do Carmim. De acordo com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, Pernambuco possui a maior área de cultivo de palma do país.

Desse total, foram beneficiados 1,4 mil produtores do Sertão do Pajeú com a entrega de 1,388 milhão de mudas, sendo 130 mil mudas para Afogados da Ingazeira e 100 mil para São José do Egito. “Nossa prioridade é atender os agricultores com plantações atingidas pela Cochinilha do Carmim”, destacou Santos.

PHS declara apoio à candidatura de Eduardo Campos


Em nota divulgada hoje (1º), o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) oficializou o apoio à candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República. O PHS confirmou o apoio ao candidato do PSB após reunião da Comissão Executiva Nacional.

O partido diz que optou por não lançar candidatura própria por ter um projeto para a eleição de deputados federais. O PHS considera ser visto "com importância e destaque" e acredita que a campanha para deputado federal dará o espaço de que o partido precisa "para trabalhar ainda mais”.

Além disso, o partido trabalha para aumentar o número de filiados em todo o país e diz que cada dirigente estadual se esforça para promover a campanha de candidatos a deputado federal.

Na última sexta-feira (27), o partido organizou a Convenção Eleitoral Nacional, em Brasília. Durante os debates e as deliberações, os convencionais com direito a voto delegaram à Comissão Executiva Nacional a decisão sobre quem seria o candidato apoiado pelos solidaristas. A decisão foi tomada ontem (30).

Agência Brasil

Na prorrogação, Bélgica faz 2 x 1 nos EUA e vai enfrentar Argentina nas quartas de final da Copa


A Bélgica venceu os Estados Unidos por 2 x 1 na prorrogação e avançou para as quartas de final da Copa do Mundo da FIFA 2014. A partida foi disputada nesta terça-feira (01.07), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e contou com a presença de 51.227, recorde do estádio no Mundial.

Emocionante até o último segundo, o jogo teve como principais personagens o goleiro Howard, que teve uma partida brilhante e foi eleito o melhor em campo, e o atacante Lukaku, que saiu do banco de reservas para ser decisivo.

Os belgas pressionaram muito durante os 90 minutos iniciais, mas a atuação do camisa 1 norte-americano levou o duelo para a prorrogação. No total, foram 38 chutes a gol dos europeus, contra 14 dos ianques. Quando finalmente conseguiram vencer Howard e abrir 2 x 0, os Diabos Vermelhos viram uma reação incrível dos norte-americanos, que diminuíram já no segundo tempo da prorrogação e exerceram grande pressão até os últimos segundos do confronto. No fim, as duas seleções saíram muito aplaudidas pelos torcedores.

Saber mais no Portal da Copa

Fonte: Portal da Copa 
Foto: Getty Images

Paulo defende incentivo a inovação e tecnologia

Fotos: Wagner Ramos
Socialista reuniu-se, na manhã desta terça (1º),​ ​com diretores de empresas ligadas ao C.E.S.A.R.

Em reunião com diretores de empresas ligadas ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), o pré-candidato ao Governo pela Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), defendeu o papel do Estado como incentivador da inovação, do desenvolvimento tecnológico e da produção de conhecimento. "Inovação e tecnologia são fundamentais. Precisamos acompanhar a agenda do século XXI, que é a da economia criativa e da valorização do conhecimento; para que ela não fique para o século XXII", afirmou.

​ ​O socialista declarou que o Governo Estadual tem trabalhado nos últimos sete anos e meio para conquistar avanços em todas as áreas, buscando soluções inovadoras no intuito de facilitar a vida do pernambucano. Segundo o pré-candidato, essa postura será mantida em sua gestão. "Não podemos voltar atrás. Temos feito um trabalho de recuperação do Estado ao qual é preciso dar continuidade e avançar, desburocratizando-o, tornando-o mais ágil e criativo, em parceria com todos os setores e olhando para o futuro", explicou.

​ ​"Entre as propostas que já formulamos para o nosso Programa de Governo, temos a preocupação de continuar destravando essa nova agenda. Na Educação, vamos universalizar o acesso às escolas de tempo integral e instituir uma rede de ensino e qualificação profissional. A partir de 2015, serão 50 mil alunos estudando em escolas técnicas em todas as regiões de Pernambuco, e nossa proposta é conectar os cursos não apenas com os arranjos produtivos locais, mas com as oportunidades de empreendimentos que deverão ser instalados nos municípios", exemplificou Câmara.

Petrolândia: Homenagem de Zeca Cavalcanti ao aniversário da cidade



BNDES torna permanente apoio ao microcrédito


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) decidiu incluir em caráter permanente o apoio ao microcrédito em suas políticas operacionais. Comunicado nesse sentido foi feito hoje (1º) pela instituição. Isso significa que a partir de agora, o programa deixa de ter prazo de encerramento ou limite orçamentário.

Com a mudança, o valor máximo de financiamento por beneficiário sobe de R$ 15 mil para R$ 20 mil, enquanto a participação do BNDES nas operações com agentes financeiros será reduzida de 85% para 70%, subindo para 90% nas operações com agentes repassadores dos recursos do banco.

A assessoria de imprensa do BNDES informou ter sido simplificado o processo de concessão de crédito para o agente financeiro, que será liberado de enquadramento nas operações até R$ 20 milhões.

Recordações da Velha Petrolândia e de Ruy Sá em comemoração aos 105 anos de Emancipação Política


Ruy Sá é nome e voz indissociável da história de Petrolândia. Muitas músicas cantaram Petrolândia, mas nenhuma delas comparável ao eterno hit "Recordações", canção que Ruy imortalizou porque a cantou de alma e coração. Com sua sensibilidade de poeta e filho desta terra, Ruy provavelmente não sabia que esta música se tornaria um hino à saudade que acompanha os petrolandenses, estejam onde estiverem.

Desde o dia 15 de junho de 2014, data de sua partida, Ruy Sá também reside nas nossas recordações, assim como a velha Petrolândia, submersa pelo progresso. Aquele torrão não era desenvolvido e atraente como a  nova cidade, mas - por razões que talvez só Deus pode explicar - deixamos nossos umbigos e uma parte imensa de nossos corações na amada terra natal.  

Enquanto houver um filho ou amigo da Velha Petrolândia, ou um jovem orgulhoso de suas raízes, residente na nova cidade ou não, "Recordações" será inesquecível e insubstituível em nossos corações.  

Parabéns, Petrolândia! Que o seu nome seja engrandecido por muitas vozes com o mesmo amor que Ruy Sá a cantou. 

Homenagem do Blog de Assis Ramalho, parceiros e anunciantes a Petrolândia, Princesa do Sertão de Itaparica, pelo seu passado, pelo seu presente, pelo seu futuro.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotomontagem: Lúcia Xavier
Vídeo: Lúcia Xavier com fotos Cézar Cavalcante Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
Música: 'Recordações' (Cantor e compositor: Ruy Sá)

Serra Talhada: TCE determina rescisão de Termo de Adesão para contratação de advogados


A Primeira Câmara do Tribunal de Contas julgou, nesta terça-feira (1º), procedente uma denúncia (TC n° 1306068-5) protocolada por um grupo de vereadores de Serra Talhada, no Sertão do Estado, contra o ex-prefeito da cidade, Carlos Evandro Pereira, relativo à ilegalidade na celebração, pela Prefeitura Municipal, de Termo de Adesão ao contrato de prestação de serviços advocatícios, firmado entre a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e o escritório de advocacia Monteiro e Monteiro Advogados Associados, objetivando o recebimento de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), não repassados pela União.

Para acatar a denúncia o relator, conselheiro Carlos Porto, considerou pontos como, a celebração irregular do Termo de Adesão devido a falta de licitação no processo; a contratação em duplicidade de serviços advocatícios para o mesmo objeto: recuperação de valores relativos ao FUNDEF; e a existência de antieconomicidade em cláusula de pagamento do mencionado Termo de Adesão, tendo em vista que ele projeta gastos indevidos com honorários advocatícios para o Município, na medida em que lhe atribui o pagamento de nova verba honorária, pela obtenção de decisão de que o município já dispõe desde 2006. Devido às irregularidades, o conselheiro aplicou uma multa no valor de R$ 5.000,00 ao ex-prefeito.

Isabel Cristina e Flávio Nóbrega confirmados na suplência de João Paulo

 Armando com Isabel Cristina e Flávio Nóbrega (Fotos: Léo Caldas/Divulgação)
Chapa "Pernambuco Vai Mais Longe" tem representantes do Litoral ao Sertão 

O compromisso da coligação "Pernambuco Vai Mais Longe" com a interiorização do desenvolvimento do Estado se faz presente na chapa majoritária, que é encabeçada por Armando Monteiro (PTB) a governador, Paulo Rubem Santiago (PDT) na vice e João Paulo (PT) como candidato ao Senado.

O Partido dos Trabalhadores confirmou, respectivamente, a ex-deputada estadual Isabel Cristina (PT), com forte atuação no Sertão do São Francisco e o ex-prefeito do município de Surubim, no Agreste, Flávio Nóbrega (PT), como 1º e 2º suplentes de João Paulo. A decisão foi oficializada nesta segunda-feira (30). Desta forma, o Interior de Pernambuco está representado na chapa majoritária.

Isabel Cristina foi duas vezes vereadora de Petrolina. Em 2000, foi eleita vice-prefeita daquele município sertanejo, função que cumpriu por dois anos. No primeiro governo Lula (PT) na Presidência da República, a petista assumiu a superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), uma das principais autarquias federais no Nordeste. Após o trabalho na Codevasf, Isabel exerceu dois mandatos na Assembleia Legislativa.

"Essa decisão demonstra a dimensão da importância que a coligação 'Pernambuco Vai Mais Longe' dá para a questão da interiorização do desenvolvimento. Com a indicação de pessoas do Sertão e do Agreste para as suplências do Senado, a população do Interior do Estado vai se ver presente na chapa", declarou Isabel Cristina.

Gol a três minutos do fim da prorrogação leva Argentina às quartas de final


Foi sofrido, mas, com um gol marcado por Di María aos 12 minutos da segunda etapa da prorrogação, a Argentina conseguiu se classificar para as quartas de final da Copa do Mundo, eliminando a Suíça. Agora, a Argentina espera o vencedor do jogo entre a Bélgica e os Estados Unidos, que jogam ainda hoje (1º), às 17h, em Salvador, para conhecer seu adversário na próxima etapa do Mundial.

Argentinos e brasileiros constituíam a maior parte dos torcedores no Itaquerão, palco da partida, mas havia também um bom número de suíços no estádio.

A festa no primeiro tempo foi dominada pelos argentinos, que cantavam, gritavam e pulavam nas arquibancadas. Para provocar os argentinos e acirrar a rivalidade futebolística, em duas oportunidades, os brasileiros arriscaram um coro de “pentacampeão” no estádio: no primeiro e no segundo tempos. Também houve provocações de brasileiros enaltecendo Pelé e criticando Maradona, maior ídolo do futebol argentino. Na segunda etapa, a torcida argentina calou-se, voltando a se manifestar apeas na prorrogação.

O jogo começou com muita disputa no meio de campo. Só aos 7 minutos é que surgiu uma bela jogada, com o suíço Mehmedi arrancando os primeiros gritos e aplausos da torcida no estádio. A defesa argentina afastou o perigo. A Argentina, por sua vez, só conseguiu dar o primeiro chute a gol aos 12 minutos, com Messi, para defesa fácil do goleiro Benaglio.

Paulo: Modelo de Gestão implantado por Eduardo garantiu avanços em Pernambuco

Fotos: Aluísio Moreira
Pré-candidato apresentou suas propostas para o Estado em encontro com empresários da construção civil

Em um almoço promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE), nesta segunda-feira (30), o pré-candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), afirmou que, apesar do mau momento que o Brasil atravessa, Pernambuco terá condições de continuar avançando em 2015, porque fez o seu dever de casa nos últimos sete anos e meio. O socialista atribuiu a boa situação ao modelo de gestão que ajudou a implantar durante o governo Eduardo Campos (PSB) e enumerou as qualidades essenciais que o Estado tem buscado e continuará perseguindo na sua administração: dinamismo, inovação, competitividade, criatividade, sustentabilidade, conectividade e agilidade.

"O Brasil não está bem. A economia está parada, a inflação está voltando, os empresários estão temerosos de investir. Mas, em Pernambuco, nossa situação é diferenciada. Temos condições de continuar com esse patamar de crescimento e ampliá-lo nos próximos anos porque soubemos manter o equilíbrio fiscal e cumprir nossas obrigações. Fizemos o nosso dever de casa. Temos serenidade diante do desafio de suceder Eduardo porque participamos da criação desse modelo de gestão, de sua implantação, e sabemos que vamos encontrar um Estado sanado, com capacidade de investimento e que nos dará condições de cumprir com todos os compromissos assumidos na campanha", explicou o socialista, acompanhado no evento de seu pré-candidato a vice, Raul Henry (PMDB), e ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Câmara fez uma apresentação dos números obtidos pela gestão estadual em todas as áreas e pontuou que a máquina pública está equilibrada, cumpridora de seus superávits e de suas obrigações com a União e com uma poupança corrente anual de mais de R$ 1 bilhão. O que permite um patamar de investimento que hoje chega a R$ 3,7 bilhões. "Graças aos investimentos feitos em Educação e Infraestrutura, aliados a uma política de incentivo fiscal, as indústrias estão voltando e estamos reassumindo nossa posição de liderança no Nordeste. A participação industrial no PIB de Pernambuco, que tinha caído ao patamar de 21,9%, já estava no ano passado em 24% e deverá chegar a 30% em 2020", ressaltou.

Saúde incorpora Fingolimode para tratamento da esclerose múltipla no SUS


Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (1º) no Diário Oficial da União incorpora o fingolimode no tratamento para esclerose múltipla oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, a rede pública oferecia apenas três medicamentos para a doença (betainterferonas, glatirâmer e natalizumabe).

O fingolimode já tem a comercialização autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em maio, entidades que defendem pacientes com esclerose múltipla cobraram do governo a incorporação do tratamento no rol de serviços oferecidos pela rede pública.

"Petrolândia, Eu Te Amo": Poema de Tony Xavier

PETROLÂNDIA, EU TE AMO

Por ser bom o Nordeste ganhou fama,
Onde tudo é sempre tão bonito.
A beleza do rio São Francisco
E toda região pernambucana.
A alegria nos finais de semana
Deixa todos felizes com razão.
É difícil conter a emoção,
De sentir bem de perto a liberdade,
PETROLÂNDIA a mais bela cidade,
Que existe aqui nesse Sertão...

Hoje é dia do seu aniversário,
Somos nós que ganhamos o presente.
Pois essa maravilha é da gente,
Tá marcado em nosso calendário.
Cinco anos após o centenário
Os aplausos dessa população.
É gostoso sentir a emoção,
Desse povo que tem dignidade,
PETROLÂNDIA a mais bela cidade,
Que existe aqui nesse Sertão...

Eu jamais trocaria essa cidade,
Pela maior riqueza deste mundo;
Pois os meus sentimentos são profundos
Ela é minha cidade preferida.
Aqui eu, vou viver por toda vida,
Ela faz parte do meu coração.
Ela é a mãe da população
E seus filhos lhe amam de verdade.
PETROLÂNDIA a mais bela cidade,
Que existe aqui nesse Sertão!

Tony Xavier
Poeta, compositor e cantor Tony Xavier

Reprodução Facebook Tony Xavier
Fotos: Tony Xavier

Armando fortalece seu palanque em Brejão, no Agreste

Foto: Léo Caldas/Divulgação

O vice-prefeito de Brejão, Erivan Lopes (PTB), renovou o apoio à candidatura de Armando Monteiro ao governo de Pernambuco e à toda chapa majoritária da coligação “Pernambuco Vai Mais Longe” que também tem Paulo Rubem Santiago (PDT) como candidato a vice-governador e João Paulo (PT) como postulante ao Senado. Além do vice, o vereador Luciano Tenório (PMN), a suplente Cida Moreira (PTB) e a ex-vereadora Daniele Costa (PMN) também reforçaram a aliança com o líder petebista. O prefeito de Brejão, Ronaldo Ferreira (PTB), já declarou que vai votar em Armando em outubro próximo.

Para Erivan Lopes, a candidatura de Armando Monteiro é a melhor opção para Pernambuco. “Armando conhece a realidade da população pernambucana. Ele tem o pé no chão e fala a língua tanto do povo quanto dos gestores públicos. Ele tem bagagem para governar o Estado e fazê-lo crescer”, argumentou o petebista.

Petrolândia: Homenagem de Alberto Feitosa ao aniversário de Emancipação da cidade


Parabenizo o município de Petrolândia pelos seus 105 anos de emancipação política. Às margens do Rio São Francisco, Petrolândia é um dos encantos pernambucanos com belezas naturais, forte influência na agricultura e em contínuo crescimento. Parabéns, petrolandenses, pelos 105 anos de história!

Alberto Feitosa

Plano Real, que acabou com hiperinflação, completa duas décadas

1° de julho de 1994: Lançamento do Real 

Em meio a um misto de expectativa e de desconfiança, a economia brasileira experimentava uma revolução há exatamente 20 anos. Em 1º de julho de 1994, entrava em vigor o real, moeda que pôs fim à hiperinflação que assolou a população brasileira nos 15 anos anteriores.

Apenas no primeiro semestre daquele ano, a inflação totalizou 757%, média de 43% ao mês de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nos seis meses seguintes, o índice desabou para 18,6%, média de 2,9% ao mês.

Em vez de cortes de zeros na troca de moedas, o caminho para domar a inflação passou pela Unidade Real de Valor (URV). Cada real equivalia a uma URV, que, por sua vez, valia 2.750 cruzeiros reais, moeda em vigor até o dia anterior. Definida como uma quase-moeda, a URV funcionava como uma unidade de troca, que alinhava os preços seguidos de vários zeros em cruzeiros reais a uma média de índices de inflação da época.

Em vigor por quatro meses, de março a junho de 1994, a URV, na prática, promoveu a dolarização da economia sem, de fato, abrir mão da moeda nacional. Como cada URV valia US$ 1, o real iniciou sua trajetória também cotado a um dólar. O mecanismo uniformizou todos os reajustes de preços, de câmbio e dos salários de maneira desvinculada da moeda vigente, o cruzeiro real, sem a necessidade de congelamentos e de tabelamentos, como nos planos econômicos anteriores.

Petrolândia: Homenagem de Paula Francinete ao aniversário do município

Orla de Petrolândia (Reprodução Facebook Paula Francinete Ramalho Leal)

Parabéns, Petrolândia, pelos seus 105 anos de existência, cidade linda e maravilhosa de se viver.

Paula Francinete Ramalho Leal

Desempregado, Adriano põe sua mansão à venda no RJ


Adriano, sem clube no momento, está se desfazendo de um dos seus mais valiosos bens. O Imperador colocou à venda sua residência no Mansões, na Barra. As casas no condomínio custam a partir de R$ 4 milhões. No momento, o jogador procura um imóvel menor, no mesmo bairro, para comprar. No fim de semana, ele reuniu alguns amigos, já em clima de despedida. Foi no mesmo condomínio que a atriz Juliana Paes comprou uma casa, há dois anos. Otaviano Costa e Flávia Alessandra também compraram um imóvel por lá, no valor de R$ 7,5 milhões, em 2013.

A mansão de Adriano tem sido palco, nos últimos anos, das famosas festinhas do jogador, que sempre foram motivo de reclamação dos vizinhos, em especial por causa do barulho até tarde da noite. O imóvel conta com uma ampla área externa, que inclui piscina, cozinha e churrasqueira.

Extra-RJ

Greenpeace perde quase 500.000 doadores em duas semanas


A caminho de converter-se em uma rede ecologista global, as duas últimas semanas foram um teste para oGreenpeace. A ONG mais famosa do ramo, com escritórios em 41 países e quase 3 milhões de doadores, sofreu dois golpes tão fortes que forçaram seus membros, especializados em colocar Governos e multinacionais em situações embaraçosas, a pedir desculpas públicas. Causado por um erro humano, o primeiro tropeço parece fácil de explicar: sem pedir permissão, um de seus funcionários comprou divisas estrangeiras para financiar os trabalhos das sedes abertas fora do âmbito da União Europeia.

A reportagem é de Isabel Ferrer Haia, publicada pelo jornal El País, 28-06-2014.

A operação não é ilegal, e o Greenpeace centraliza sua gestão financeira em sua central em Amsterdã (Greenpeace International) para proteger-se das flutuações do mercado de valores. O problema é que o funcionário calculou mal a cotação do euro e perdeu 3,8 milhões de euros (11,4 milhões de reais) de doações particulares. Tendo em conta que a própria organização cifrava em 2013 em 300 milhões de euros (900 milhões de reais) seu orçamento geral, dos quais 72,9 milhões de euros eram donativos, a falta de controle interno vai custar caro, literalmente.

O outro golpe recebido talvez chame menos a atenção, mas suas repercussões podem ser ainda maiores. Pascal Husting, seu chefe de campanhas, voou semanalmente de Luxemburgo, onde reside com sua família, à capital holandesa, onde trabalha. Em seu caso, a desejada conciliação trabalhista incorreu durante dois anos e meio no mesmo erro de qualquer executivo comum. Ou seja, contribuiu para uma emissão excessiva de gases do efeito estufa, um de seus piores vilões. Para cobrir uma distância de 359 quilômetros por rodovia, teriam sido gerados 142 quilos de CO2 em cada viagem. Em dois anos, é como se tivessem sido gastos sete barris de petróleo, segundo o serviço americano de proteção ambiental. Uma vergonha para um grupo que exige que os capitães da indústria mundial evitem os aviões para distâncias de menos de 1.000 quilômetros. E que, em 2010, foi ao Ártico para investigar a acidificação dos oceanos associada ao dióxido de carbono.

Petrolândia: Homenagem de Rodrigo Novaes ao aniversário da cidade



Hoje é aniversário de Petrolândia!
Admiro esta terra, sua beleza e seu povo. Tenho muito respeito por sua história e muito orgulho em dedicar meus dias, com todas as minhas forças, para representar essa gente com coragem e determinação.
Parabéns, Petrolândia!

Rodrigo Novaes

Frases do dia 1°/07/2014: Coletânea IHU On-Line

Eliminado?!

“Se a Copa não fosse no Brasil, se fosse disputada na Europa, a seleção provavelmente já estaria eliminada. O fato de ser disputada aqui aumenta suas chances” – Tostão, ex-jogador da Seleção Brasileira – El País, 30-06-2014.

Colômbia e James Rodríguez

"O Brasil tem que melhorar ou a Colômbia e James Rodríguez vão provocar uma derrota" - Zico, ex-jogador, no título de sua coluna no "Guardian", desde domingo na home page do jornal inglês - Folha de S. Paulo, 01-07-2014.

'Operação Classe A' prende Policial e advogado em operação da Polícia Civil em Caruaru

Foram apreendidas armas, grande quantidade de dinheiro, veículos e droga

A Polícia Civil cumpriu na manhã dessa terça-feira (1º) em Caruaru, no Agreste do estado, 12 mandatos de prisão e oito de busca e apreensão. A ação faz parte da Operação Classe A, que recebeu essa denominação por contar com pessoas da alta sociedade que estavam envolvidas com o uso e tráfico de cocaína. Ainda de acordo com a Polícia foram apreendidas armas, grande quantidade de dinheiro, veículos e droga. Os detalhes completos da operação serão apresentados numa coletiva de imprensa nesta quarta-feira (02), na sede da Polícia Civil, no Recife.

A Operação envolveu 95 policiais e 15 delegados, sendo comandada pelo delegado Frederico Marcelo. Entre os presos o advogado Elton Tabosa e o policial civil José Renato. O primeiro morava em Caruaru e o segundo na cidade de São Bento do Una. Mandados de prisão também foram expedidos contra duas pessoas que estavam presas na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, e provavelmente comandavam o tráfico de dentro da unidade prisional, como explicou o Diretor Integrado do Interior 1, delegado Salustiano Albuquerque.

Petrolândia: Homenagem do deputado Everaldo Cabral ao aniversário da cidade



Minha homenagem à bela cidade de Petrolândia, neste dia tão importante que marca os seus 105 anos de Emancipação Política.

Everaldo Cabral

Governo mantém redução de IPI para veículos até dezembro


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira, 30, a manutenção da alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Com isso, a alíquota para carros com motor 1.0, que deveria voltar a 7%, vai continuar em 3%. Para veículos como motor flex até 2.0, a alíquota retornaria para 11%, mas será mantida em 9%. As alíquotas deveriam voltar ao normal amanhã, 1º de julho. A manutenção das atuais tarifas foi prorrogada até dezembro.

A continuidade da tarifa menor foi anunciada após o ministro se reunir com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As montadoras têm sofrido com alto nível de estoques e reduziram em 18% a produção de veículos nas linhas de montagem em maio, na comparação com o mesmo mês de 2013.

Dupla assalta funcionário de posto de combustíveis e leva R$ 150 mil em Pesqueira, no Agreste do Estado

Ilustrativa

Permanecem foragidos os dois bandidos que roubaram a quantia de R$ 150 mil durante assalto a um funcionário de um posto de combustíveis em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. A investida criminosa ocorreu na tarde dessa segunda-feira (30), no estabelecimento localizado na Praça da Rosa, no centro.

Segundo a polícia, um auxiliar do escritório do posto, de 36 anos e nome não revelado, saía do local com R$ 60 mil em dinheiro e R$ 90 mil em folhas de cheque. Ele foi abordado pela dupla armada que anunciou assalto e levou a quantia proveniente do caixa do estabelecimento.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil da cidade, a qual não tem pistas dos assaltantes.

NE 10 Interior

Petrolândia: Parabéns a Hiltinho e seu filho Geison, aniversariantes desta terça, 1° de julho

Hiltinho e seu filho Geison aniversariam em 1° de julho

A artesã Ilga Carvalho comemora o 1° de julho, aniversário de Emancipação Política de Petrolândia, em dose tripla: seu marido, Hilton Filho (Hiltinho) e seu filho Geison Illgner fazem aniversário na mesma data. 

Parabéns à família Artes do Sertão pela passagem de mais um aniversário! Saúde, sucesso e muitas realizações. Sucesso a Ilga Carvalho em sua participação na Feneart que acontece a partir desta quarta-feira (02) e vai até o dia 15 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda.

 Geison: slackline na Praça da Matriz (acima) e Orla Fluvial (abaixo)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Reprodução Facebook Geilson Illgner

Petrolândia: Aniversariante do dia, Hislaine Menezes recebe felicitações pela data especial

Hislaine Menezes, Diretora de Turismo da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer

Hislaine Menezes (Florinda Flores) é aniversariante desta terça-feira (1º), data especial de comemoração da Emancipação Política de Petrolândia, e recebe o carinho de seus amigos por mais um ano de vida.

Hislaine, no seu aniversário desejamos que Deus lhe conceda saúde, amor, esperança, sucesso e muitos, muitos anos de vida e todos os dias de realizações. Parabéns!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier

Cidades enfrentam desafio de aproveitar estádios após Copa

Arena Pantanal em Cuiabá (Foto: José Medeiros)

Os estádios de Cuiabá, Curitiba, Manaus e Natal, cidades que sediaram jogos apenas na primeira fase da Copa do Mundo, não receberão mais seleções. As estruturas terão de sobreviver de jogos de campeonatos locais e nacionais, além de eventos culturais. No caso de Cuiabá e Manaus, onde os governos administram as arenas Pantanal e Amazônia, a intenção é terceirizá-las. Em Curitiba, o Clube Atlético Paranaense administra a Arena da Baixada e pretende hospedar partidas entre grandes times. Em Natal, a Arena das Dunas continuará a ser administrada por meio de parceria público-privada.

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Mato Grosso (Secopa-MT) informou que já foram nomeados gestores governamentais para conduzir a terceirização da Arena Pantanal, mas não há data definida para a conclusão do processo. Enquanto ele não ocorre, o governo estadual continua comandando o estádio e negocia a realização de partidas de futebol. A próxima está agendada para 20 de julho, entre Paysandu e Cuiabá, da Série C do Campeonato Brasileiro. Segundo Cristiano Dresch, vice-presidente do Cuiabá, a expectativa é que o público fique entre 4 mil e 5 mil pessoas.

O número é bastante inferior à capacidade do estádio, que chegará a 44 mil pessoas após a conversão da área de imprensa em espaço para receber torcedores. Mesmo assim, Dresch se empolga com a perspectiva da partida no estádio novo e evita comentar sobre custos. “A gente espera que, com esse estádio, o público possa comparecer. O nosso estádio antigo era muito ruim, não tinha a mínima condição de conforto e acessibilidade. Vamos ver no dia [se o público da partida cobrirá os custos de utilização do estádio]. Não sabemos ainda quanto vai ser cobrado”, disse. Mato Grosso tem também um time na Série B do Campeonato Brasileiro, o Luverdense.

Petrolândia: Homenagem de Fabiano Marques, presidente da Câmara Municipal, ao 105º aniversário da cidade



Quero deixar registrado meus parabéns a todo o povo petrolandense pela passagem dos 105 anos de emancipação política do nosso município, e destacar o meu orgulho em fazer parte da história de luta desse povo forte e daqueles que ainda acreditam num futuro ainda melhor para essa nossa terra que tanto amamos.

Fabiano Marques