sábado, 20 de junho de 2020

Petrolândia chega a 32 casos confirmados de Covid-19; Número de recuperados sobe para 13

Prefeitura de Petrolândia

Aumenta procura por divórcio durante a pandemia

Cerca de 70% dos pedidos de divórcio são iniciados pelas mulheres

A procura por divórcio tem aumentado durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da covid-19. Segundo a advogada da área de Família e Sucessões, Débora Guelman, o convívio intenso em virtude da quarentena tem sobrecarregado física e emocionalmente as famílias brasileiras.

“Esse isolamento social forçado pela pandemia aumenta o convívio entre os casais e justamente esse aumento do convívio gera conflitos. Por conta disso, a probabilidade de haver mais divórcios é muito maior”, disse Débora Guelman, em entrevista à Rádio Nacional.

A advogada afirma que cerca de 70% dos pedidos de divórcio são iniciados pelas mulheres, e a reclamação mais frequente é a tripla jornada. “Essas mulheres trabalham, cuidam dos filhos e cuidam da casa. Então, elas não aguentam relacionamentos machistas”, afirmou.

Petrolândia: PROCURA-SE carteira de identidade de Maria da Saúde Menezes Resende

Petrolândia: Procuram-se documentos perdidos de ROMILDA FREIRE DA ...

Foi extraviada, no início desta semana, em Petrolândia, uma bolsinha com a Carteira de Identidade (RG) de Maria da Saúde Menezes Resende.

Ela pede a quem encontrou ou encontrar, por favor, devolver no Comercial Rocha. 

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Maria da Saúde

Socialites de Brasília fazem festas com teste de Covid-19 e web detona


Nessa sexta-feira (19/06), dia em que o Brasil registrou 1 milhão de casos de coronavírus, duas festas para comemorar o aniversário de socialites viraram alvo nas redes sociais. No Twitter e no Instagram, circulam vídeos dos convidados se aglomerando, fazendo teste de Covid-19 antes de entrar no evento e se divertindo sem máscara.

Na postagem mais polêmica, uma usuária do Instagram filma duas enfermeiras usando equipamentos de proteção individual (EPI) na porta da festa. As duas profissionais de saúde realizam testes para detectar coronavírus nos convidados do aniversário da moradora de Brasília Fabianne Fonseca. No vídeo, ainda é possível ouvir música alta ao fundo, enquanto uma usuária do Instagram fala: “Só entra com teste negativo de Covid”.

Em outro registro, do mesmo momento, uma convidada narra todo o processo de testagem e comenta: “Vamos curtir com segurança”.

MPPE comenta fechamento do comércio e toque de recolher em Juazeiro-BA, vizinha a Petrolina


Cidade vizinha de Petrolina decreta o fechamento do comércio e toque de recolher

No último 19 de junho, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deferiu o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e determinou a suspensão do Decreto Municipal n.º 37/2020, que estabelecia a retomada das atividades econômicas na cidade de Petrolina. A medida do MPPE visa proteger a vida, salvaguardar o atendimento nos hospitais e salvar pessoas.

"Sabíamos que a medida adotada pelo Ministério Público era extremamente impopular, mas nosso objetivo é preservas vidas. Hoje, na cidade vizinha, Juazeiro da Bahia, a gestão municipal decretou 'às pressas' o fechamento do comércio, instituindo até mesmo toque de recolher. Entre a popularidade e a vida, a história irá cobrar a fatura das nossas escolhas. Não importa se preço do acerto causa impopularidade, vamos continuar atentos cobrando medidas para proteger a vida dos pernambucanos.", disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, que foi autor da ADI.

Toffoli diz que Forças Armadas não podem ser poder moderador


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse hoje (20) que, de acordo com a Constituição de 1988, não é mais possível às Forças Armadas agir como um poder moderador sobre os demais poderes da República.

Após citar o Artigo 142 da Constituição, que trata das atribuições das Forças Armadas, Toffoli disse que a Carta de 1988 “afirmou que quem é o guardião da Constituição é o Supremo Tribunal Federal. Não é mais possível Forças Armadas como poder moderador”.

A declaração foi dada durante uma videoconferência com o tema O Papel do STF em Tempos de Crise, organizada pelo grupo Prerrogativas, de defesa das prerrogativas profissionais dos advogados. Toffoli respondeu a uma pergunta gravada pelo ex-presidente José Sarney, que o questionou sobre os desafios atuais de exercer a presidência do Supremo.

Petrolândia: Promoção Sábadouuu!!! na Ket's Buffet e Restaurante; aproveite!


Ket's Buffet e Restaurante

Especialistas alertam para impactos de pagamento pelo WhatsApp


O Whatsapp anunciou que passará a permitir transações financeiras entre os usuários, utilizando a plataforma de finança digital da empresa controladora do app, o serviço Facebook pay. O serviço, com grande potencial de se tornar popular em um país com mais de 130 milhões de usuários do app, traz impactos e cuidados, segundo especialistas e pesquisadores ouvidos pela Agência Brasil.

Na avaliação da especialista em direitos digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Juliana Oms, o novo serviço pode facilitar atividades como compras online, pagamentos e transferência de recursos para muitas pessoas. Mas a novidade também pode provocar prejuízos aos consumidores.

“O Facebook, embora seja uma rede social, tem seu negócio centrado na publicidade. Lucra a partir da exploração dos dados de seus usuários, que são utilizados para permitir envio de publicidades direcionadas aos consumidores. Esta nova funcionalidade permite ao Facebook adentrar em um novo meio de informações, ou seja, saber com quem você realiza transações financeiras, o que você compra, com qual frequência etc. Tudo isso pode ser integrado às demais informações que o Facebook possui sobre cada consumidor”, analisa a especialista do Idec.

"Isso é preocupante", continua Juliana Oms, "se considerado que o Facebook tem um histórico de uso abusivo e vazamento de dados dos usuários. Por isso é importante tomar cuidado quanto à segurança das informações. O controle de uma grande base de dados reforça também, completa a representante do Idec, o domínio de mercado da empresa, dificultando a entrada de novos competidores".
Mercado

O professor de sociologia econômica da Universidade Federal do Ceará e autor de livros sobre finanças digitalizadas, Edemilson Paraná prevê um impacto no mercado de carteiras digitais brasileiro, que já conta com serviços semelhantes de grandes empresas de tecnologia, como o Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay.

“Certamente, devido a sua dimensão, escala e capilaridade há um potencial para causar um enorme impacto nesse mercado, reconfigurando-o por completo. A enorme base de usuários previamente cadastrados e utilizando ativamente a plataforma dá, sem dúvida alguma, uma posição privilegiada e desigual ao Facebook na concorrência com outros serviços de pagamento digital”, disse.

A capacidade de integração dos serviços informacionais e agora financeiros do Facebook e de suas aplicações, acrescenta Paraná, abre novas possibilidades à empresa “para a customização na divulgação e venda de produtos, tornando esse um espaço em que estar de fora - tanto para consumidores, mas sobretudo para as empresas - será cada vez mais difícil e custoso”.
Segurança

Em termos de segurança, o Whatsapp tem se tornado foco de golpes que clonam o app do usuário para pedir dinheiro a amigos. Com a possibilidade de fazer transações, esse tipo de procedimento abre espaço para acesso indevido aos recursos movimentados pela pessoa pelo aplicativo. Por isso, cuidados com a segurança envolvendo seus smartphones e programas são fundamentais, como a Agência Brasil mostrou na reportagem Covid-19: uso maior da internet requer mais cuidado com segurança, publicado em 27 de março deste ano.

Por Agência Brasil

Prefeitura de Petrolândia proíbe comercialização e uso de fogos de artifício e fogueiras no período junino


Na última quarta-feira, 17/06, a Prefeitura de Petrolândia editou o Decreto nº 1093/2020, com novas medidas temporárias para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Em atendimento a recomendações do Ministério Público de Pernambuco-MPPE, está proibido comercializar e acender fogueiras e fogos de artifício no município, durante todo o mês de junho. 


A proibição de fogos de artifíco e fogueiras foi recomendada a todos os municípios de Pernambuco. Floresta e Tacaratu, cidades vizinhas a Petrolândia, também já decretaram a proibição. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Vereador Louro do Vidro parabeniza todos vigilantes pelo seu dia. ''Profissão ainda não recebe a valorização necessária''


Neste sábado (20/06/2020), é celebrado o Dia Nacional do Vigilante. A data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a proteger e vigiar propriedades públicas e privadas, com o intuito de evitar vandalizações e garantir a segurança do ambiente.
A regularização da profissão no Brasil aconteceu por meio da Lei nº 7.102, sancionada em de 20 de junho de 1983. Em Petrolândia (PE), dezenas de profissionais deixam o conforto de suas casas e a companhia de suas famílias para garantir a segurança e a ordem em diversas repartições públicas e estabelecimentos privados.

Nesta data especial para a categoria, o vereador Louro do Vidro, parabeniza a todos os profissionais de vigilância das esferas pública e privada pela dedicação a esta árdua profissão.

“Quero parabenizar a todos os vigilantes da minha cidade que deixam suas famílias em casa para exercer com louvor seu ofício”, destaca o vereador, que acrescenta que a profissão ainda não recebe a valorização necessária.


Louro do Vidro
Vereador de Petrolândia

Tacaratu: Fogueiras e fogos de artifício estão proibidos no mês do São João deste ano


Nota: Prefeitura de Tacaratu-PE

A medida de proibição, prevê a conscientização da população durante o período de combate ao CoronaVírus. A decisão foi tomada, para resguardar a saúde da população, tendo em vista que a fumaça emitida por fogueiras e fogos de artifício podem provocar a saúde de pessoas com doenças respiratórias, como a COVID-19.

Neste momento, apesar da forte cultura e tradição das fogueiras juninas, é um momento de cuidar das pessoas para que todos possam aproveitar outras festas juninas. Essa medida será válida enquanto perdurar a situação da pandemia.



Prefeitura Municipal de Tacaratu-PE

“Se não foi em missão oficial, podemos trabalhar com a suposição de que foi fuga”, afirma senador sobre viagem de Weintraub aos EUA


O senador Fabiano Contarato, da Rede do Espírito Santo, cobrou o Ministério da Educação sobre o caráter da viagem de Abraham Weintraub aos Estados Unidos — o MEC confirmou há pouco que o ministro está naquele país.

Segundo Contarato, Weintraub deve explicar se foi em missão oficial. Se foi, deve comprovar para que, uma vez que há restrição de entrada de brasileiros nos Estados Unidos, imposta por Donald Trump.

“Se não foi em missão oficial, podemos trabalhar com a suposição de que foi fuga”, afirmou Contarato.

Ontem, o senador divulgou ter oficiado Alexandre de Moraes, relator no STF do inquérito das fake news, que investiga Weintraub, pedindo a proibição de o ministro deixar o país e a retenção de seu passaporte.

Revista Época

Decisão do STF deve tirar foro especial de Carlos Bolsonaro, alvo de investigação criminal

Enquanto Carlos pode perder o foro especial, Flávio ainda briga para garanti-lo. 

Uma decisão tomada nesta sexta-feira (19) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve retirar o foro especial do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). O filho do presidente é alvo de uma investigação criminal que, em razão da regra atual, atualmente é conduzida pelo gabinete do procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem.

Por unanimidade, os cinco ministros da turma do Supremo entenderam estar suspenso artigo da Constituição do Rio de Janeiro que estende aos vereadores no estado a prerrogativa dos deputados estaduais de serem julgados por desembargadores, e não por um juiz de primeira instância.

O relator do caso no STF foi o ministro Alexandre de Moraes, cujo voto foi referendado pelos ministros Luiz Fux, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. O julgamento ocorreu no plenário virtual, no qual os ministros da turma podem se manifestar ao longo de uma semana após a apresentação do voto do relator. A sessão foi encerrada nesta sexta-feira.

Rodrigo Novaes parabeniza Floresta pelos 113 anos de emancipação política "muito orgulho de dizer que sou desse lugar''



Muito orgulho de dizer que sou desse lugar.

Mesmo com todos os problemas, a gente não deixa de amar. E por amar tanto é que queremos transformá-la.

O município não tem sido justo com seu povo. Muita desigualdade, muita pobreza, problemas sociais que se arrastam há vários anos.

Falta oportunidades. As pessoas acabam tendo que sair para viver em outro lugar. E quem fica vive na insegurança de como serão seus dias

Floresta completa hoje 113 anos. Impossível não lembrar do passado, de personagens que já não estão mais aqui. Mas também é dia de pararmos para refletir sobre o que queremos para seu futuro. Falta responsabilidade, sensibilidade, competência mesmo. É preciso vontade, garra para superar desafios e corrigir injustiças.

Abraço todo o povo de floresta e reafirmo meu compromisso com dias melhores. Vamos trabalhar muito para que as coisas avancem. Vamos unir o povo de bem deste lugar e mudar seu rumo. Passou da hora. Vai ser agora.

Que o Bom Jesus do Aflitos abençoe a todos e a Gustavo Novaes, pré-candidato a prefeito. Que ele tenha sabedoria e que consiga transmitir todo seu amor por floresta em suas ações, seus gestos.

Parabéns, Floresta!

Rodrigo Novaes

Em primeiro dia de reabertura, Recife começa a retomar cenário pré-pandemia em praças, calçadões e parques

A prática de exercícios físicos é restrita ao calçadão - FOTO: WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

Após mais de dois meses, a população pôde retornar aos parques, praias e calçadões do Recife, que estavam fechados por determinação do governo de Pernambuco por causa da pandemia do novo coronavírus. Com a reabertura desses locais para a prática de atividades físicas individuais, a capital pernambucana começa a dar sinais de "normalidade" e a se parecer com o cenário da pré-pandemia, mas ainda bem longe do ideal. No calçadão da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, local bastante procurado para caminhadas, corridas e outros esportes ao ar livre, o movimento era bastante intenso na manhã deste sábado (20). Apesar da flexibilização, a secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, ressalta que é preciso manter o bom senso para que a reabertura possa dar os próximos passos e lembra que o uso de máscaras continua obrigatório.

É natural que agora se exija um pouco mais de dedicação, de disciplina, porque já já a gente vai poder fazer o que a gente quer fazer, que é estar junto, abraçar. É preciso ter muita cautela agora para a gente poder dá passos para frente", comentou a secretária-executiva, que acompanhou a volta da prática de exercícios no calçadão da praia de Boa Viagem. Segundo ela, caso necessário, medidas mais restritivas poderão ser novamente determinadas.

Em Boa Viagem, havia bastante movimentação de pessoas caminhando, correndo e com bicicletas. O banho de mar ainda não está autorizado e a prática das atividades é restrita ao calçadão. A reportagem da TV Jornal esteve no local e não flagrou ninguém descumprindo a determinação da Prefeitura do Recife. No entanto, equipes da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco continuará a fiscalizar. Segundo a SDS, "quem descumprir as recomendações será orientado a cumprir ou deixar a praia/parque. Se ainda assim mantiver o descumprimento, poderá ser levado para a Delegacia de Polícia".

O que está permitido a partir deste sábado


Atividades individuais apenas no calçadão

Apesar da liberação, atividades coletivas ainda estão proibidas. Caminhar e/ou correr está permitido apenas de forma individual e somente no calçadão. Atividades físicas na faixa de areia continuam proibidas. Segundo explicou a secretária-executiva de Esportes do Recife, também não estão autorizados grupos de corrida. “Por mais que seja uma atividade individual, se você junta um número X de pessoas e isso configura uma aglomeração, é proibido”, comentou.

Sem restrição de horários

Com a reabertura, não haverá restrição de horários para as atividades físicas.

Animais permitidos apenas nos calçadões

Só está permitido levar animais de estimação para os calçadões se o pet for caminhar ou correr com o dono. Não há permissão para levá-los aos parques.

Sem cadeiras, barracas ou cooler

A secretária-executiva explicou também que a população não poderá levar cadeiras ou cooler para esses locais e informou que os quiosques estarão fechados.

Pessoas que moram na mesma casa podem realizar as atividades no mesmo horário

Quem mora na mesma casa/apartamento está autorizado a realizar as atividades no mesmo horário e não precisa, necessariamente, manter o distanciamento social. "São pessoas que estão convivendo juntas diariamente, então não tem porque chegar na hora da atividade física e se distanciar. Esse distanciamento são para os outros casos. Agora, para quem faz a fiscalização, é muito delicado você chegar e saber se aquela pessoa é da mesma família, se mora junto. Então é bom ter esse cuidado e bom senso”, pontuou Yane.

Equipamentos estão proibidos

Segundo Yane, equipamentos como halteres, colchonetes, cordas e anilhas não estão permitidos nos calçadões e nos parques. Os equipamentos de musculação no calçadão permanecerão fechados.

Máscara de uso obrigatório

O uso de máscara, que foi determinado pelo governo de Pernambuco em maio de 2020, continua sendo obrigatório. No entanto, é possível tirá-la para correr. "Nós entendemos que se você vai para um parque para fazer uma atividade de alta intensidade, é humanamente impossível você correr muito forte com a máscara no rosto, até porque vai suar. Então nós orientamos que as pessoas tenham uma máscara sobressalente para, após o exercício, usarem essa máscara nova. Você começa a treinar, fica impossibilitada a questão da respiração, você tira a máscara, guarda e depois você coloca uma limpa para voltar ao seu destino”, explicou a secretária-executiva.

Por Jornal do Commercio

Após usar cargo para deixar o país, Weintraub é exonerado por Bolsonaro

Antes de ser exonerado oficialmente, o então ministro da Educação usou o passaporte diplomático, que tinha pelo cargo que ocupava, para entrar nos Estados Unidos

Após entrar nos Estados Unidos usando o passaporte diplomático, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi exonerado do cargo na manhã deste sábado (20/6). O presidente Jair Bolsonaro assinou o ato que foi publicado em edição extra no Diário Oficial da União (DOU).

Antes de ser exonerado oficialmente, Weintraub usou o passaporte diplomático, que tinha pelo cargo que ocupava, para entrar nos Estados Unidos. O ex-ministro desembarcou na manhã deste sábado em Miami. O irmão do ex-ministro, Arthur Weintraub, confirmou a viagem do irmão pelo Twitter. "Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos EUA", disse.

Boletim deste sábado [20/06]: Com 1.398 confirmações e 46 mortes, Pernambuco soma 4.148 óbitos pela Covid-19


Foram confirmados, neste sábado (20), 1.398 casos da Covid-19 em Pernambuco, além de 46 óbitos. Com isso, Pernambuco passa a ter 51.118 pacientes confirmados, além de 4.148 mortes de pessoas que estavam com a doença provocada pelo novo coronavírus.

Entre as 1.398 confirmações, 1.259 são de casos considerados leves e outras 139 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Com o acréscimo, Pernambuco passa a ter 17.976 casos graves e 33.142 leves.

Ainda de acordo com a SES, os óbitos contabilizados neste sábado (20) ocorreram desde o dia 28 de abril. Outros detalhes epidemiológicos devem ser fornecidos ao longo do dia.

Por G1 PE
Imagem: JC

Floresta, no Sertão de Itaparica, completa hoje 113 anos de emancipação política e recebe os parabéns do Blog de Assis Ramalho



Floresta hoje

Floresta ontem (1925)

Catedral - Cartão postal da cidade

O município de Floresta, no sertão de Itaparica - comemora neste sábado (20/06/2020), aniversário de 113 anos de emancipação política. Na oportunidade o Blog de Assis Ramalho parabeniza aqueles que fizeram, e que fazem, a história desta bonita cidade, de tamanha importãncia para o Sertão pernambucano.

PARABÉNS, FLORESTA!!!

História da cidade de Floresta

Floresta é um município localizado no Sertão, distante 433 km da Capital Pernambucana, Recife. A cidade é o ponto de partida do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. A região era primitivamente ocupada por uma aldeia indígena, catequizada pelas primeiras missões dos jesuítas e capuchinhos franceses. Floresta teve início no século XVIII nas fazendas Curralinho e Paus Pretos, mas foi na Fazenda Grande, à margem direita do Rio Pajeú, que teve início a povoação de Floresta. Na segunda metade do século XVIII, a fazenda servia de curral temporário para o gado que vinha da Bahia abastecer os engenhos de açúcar pernambucanos.

Em torno do oratório particular, erguido em 1777, que viria a ser depois a Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, surgiu o povoado de Fazenda Grande. Os proprietários da Fazenda Grande, e sua esposa D. Joana de Souza Silveira, doaram suas terras ao Bom Jesus dos Aflitos, em 1778, no cartório de notas da Fazenda Riacho do Navio. A proximidade com os Rios Pajeú, São Francisco e o Riacho do Navio aliada ao espírito de cristandade atraíram o povo para o local. Em poucos anos, o povoado de Fazenda Grande foi elevado à categoria de Vila em 31 de março de 1846, por meio de projeto que se tornou Lei Provincial n° 153, apresentado pelo representante de Flores, município também banhado pelo Rio Pajeú, do qual foi desmembrado.

Em 1849, como sanção por sua participação ativa na Revolução Praieira, a Vila da Floresta foi incorporada ao povoado de Tacaratu, contudo, em 1864, o Termo da Comarca foi restaurado.

Ainda como vila, e com o advento de República, Floresta teve como o primeiro prefeito o Tenente-coronel Fausto Serafim de Souza Ferraz, que assumiu em 1892. Em 20 de junho de 1907, através de Lei estadual n°867, foi elevada à categoria de cidade. Após quatro dias foi criada a "Sociedade Progressista Arborizadora" pelos florestanos João Gomes Barbosa e Alfredo Barros, tendo sido Joao Gomes Barbosa identificado por Álvaro Ferraz em seu livro comemorativo do cinquentenario da cidade como o Pai dos Tamarindos.

Em 1897 foi construída a Igreja Matriz, onde hoje é a Catedral do Bom Jesus, e para lá foi transferida a imagem do Padroeiro, ficando a igreja primitiva, monumento de História e de Fé, sob o patrocínio de Nª Srª do Rosário. Floresta foi sede da Primeira Diocese do Sertão Nordestino, criada em 1910 compunha-se de 18 paróquias: Exu, Ouricuri, Petrolina, Granito, Leopoldina (atual Parnamirim), Salgueiro, Boa Vista, Cabrobó, Belém do São Francisco, Floresta, Vila Bela (atual Serra Talhada), Belmonte, São José do Egito, Triunfo, Flores, Afogados da Ingazeira, Alagoa de Baixo (atual Sertânia) e Tacaratu. o 1° bispado sertanejo, foi exercido por D. Augusto Álvaro da Silva (Cardeal Primaz da Bahia) de 29 de novembro de 1911 a 8 de setembro de 1915.

O município de Floresta figura prominentemente no Estado de Pernambuco pela sua lideranca no tamanho de seu rebanho de caprinos e ovinos (um dos maiores do País), e também tem artesanato baseado na produção de peças de couro, renda, crochê, bordados e atividades como a agricultura que também incrementam a economia local.

Veja abaixo imagens de Floresta:



Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte; Wikipédia
Vídeo You Tub - Álvaro Vilarim

Covid-19: Boletim do estado de Pernambuco aponta que 89% dos novos casos são leves


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta sexta feira (19), 1.094 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 975 (89%) são casos leves e 119 (11%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 49.720 casos já confirmados, sendo 17.837 graves e 31.883 leves. No Recife, nas últimas 24 horas, 201 novos casos foram confirmados, sendo 187 casos leves e 14 formas graves da doença. A capital pernambucana tem um total de 19.192 casos da Covid-19 e 1.608 óbitos.

O boletim do estado desta sexta registra 32.008 pessoas curadas da Covid-19. Desse total, 7.836 são de casos graves e 24.172 casos leves. Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 173 municípios pernambucanos, além de Fernando de Noronha e de ocorrências de pacientes de outros estados e países.

Foram confirmados laboratorialmente 45 óbitos, sendo 30 pacientes do sexo masculino e 15 do sexo feminino. Com isso, o estado totaliza 4.102 mortes pela doença. Os óbitos aconteceram entre os dias 28 de abril e 18 de junho, e os pacientes tinham idades entre 19 e 91 anos. As faixas etárias eram: 10 a 19 (1), 30 a 39 (1), 40 a 49 (3), 50 a 59 (3), 60 a 69 (10), 70 a 79 (16), 80 ou mais (11).

As mortes foram de pessoas residentes nos municípios do Recife (14), Jaboatão dos Guararapes (4), Ipojuca (3), João Alfredo (2), Afogados da Ingazeira (1), Agrestina (1), Bom Conselho (1), Bonito (1), Brejo da Madre de Deus (1), Camocim de São Félix (1), Caruaru (1), Cedro (1), Ipubi (1), Itaquitinga (1), Jupi (1), Limoeiro (1), Maraial (1), Olinda (1), Palmares (1), Panelas (1), Paulista (1), Petrolândia (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), São José da Coroa Grande (1), Vitória de Santo Antão (1) e Xexéu (1).

Dos 45 pacientes que vieram a óbito, 36 apresentavam comorbidades confirmadas, como hipertensão (20), diabetes (18), doença cardiovascular (13), doença renal (4), tabagismo/histórico de tabagismo (4), doença pulmonar (3), síndrome de Down (1), etilismo (1), histórico de AVC (1), histórico de AVE (1), doença de Alzheimer (1), doença vascular (1), tireoidite (1), obesidade (1), doença neurológica (1), doença respiratória (1). A SES-PE esclarece que um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um não possuía doenças pré-existentes, e os demais casos ainda estão em investigação pelos municípios.

Quanto à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, até agora, 14.370 casos foram confirmados e 16.576 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública - estadual e municipal -ou privada. Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

Por Diário de Pernambuco

Floresta-PE: Com mais três novos resultados positivos número de casos confirmados de covid-19 no município chega a 38, 19 estão curados


Com três novos resultados positivos, o município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, chegou nessa sexta-feira (19) ao total de 38 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada através de um boletim na página oficial da Prefeitura Municipal no Facebook.

De acordo com a Secretaria de Saúde da “Terra dos Tamarindos”, os três novos casos foram confirmados por meio de testes rápidos e estão em tratamento domiciliar. Ainda no boletim, também foi informado que mais um paciente já está recuperado da doença.

Com isso o Boletim de Covid-19 atualizado do município de Floresta conta agora com 86 casos notificados, 46 descartados, 2 em investigação, 38 casos confirmados, 2 óbitos, 19 pacientes recuperados e outros 17 em tratamento domiciliar.

Veja abaixo boletim atualizado:


Via Blog do Elvis/NE10

Petrolândia: 'Eles estão aí por que o povo ajuda!" O povo tem que agir como caçador e não como caça - Por: João Batista (Jota)


PREFEIRURA DE MEL.

A cada dia fica mais evidentes da necessidade de uma limpeza na política de Petrolândia.
Nunca esteve tão favorável para o surgimento de uma nova estrutura política.Os sinais apontam para um movimento de reposicionamento mais estruturalista e menos psicologista. Nos últimos dias temos acompanhado pelas mídias, alguns episódios de confusões mentais daqueles que estão tentando se passar por novos e como salvadores político de Petrolândia.Quando na verdade, não estão conseguindo ném mesmo mudar os seus discursos e o uso dos modos operantes da velha política.
Se fizermos a mínima relação com a realidade - A disputa entre os ( 3 ) três nomes mais badalados pelo protagonismo político de Petrolândia. É quase uma " UNIÃO " dos interesses individuais em debutar com o poder.

ELES SÓ ESTÃO AÍ PORQUÊ O POVO AJUDA !

Quando eleito perde a memória no exato momento que está frente a frente com os problemas estruturais do município e principalmente com as demandas a favor do povo.
Digo isso com bases do que foi no passado e o que é no presente, de um modelo político que o poder financeiro de candidaturas, ainda cega os olhos do eleitor.
Esse comportamento tem sido o principal fator para o desequilíbrio entre uma boa gestão e a relação de fidelidade com o povo.

O voto trocado, comprado, tira a legitimidade do compromisso de se fazer o que o povo cobra.
( 1 ) um voto pode não mudar a vida de uma pessoas mais com certeza muda a vida de muitas pessoas. ( Para cima ou para baixo ).

Estamos dentro do olho de um furacão e a coisa já não era boa antes e o Pós Pandemia vai exigir dos governantes mais que ser um queridinho, um popular e do quem eu sou...
Será necessário um vocacionado político comprometido com o bem estar das pessoas e que tenha o caráter de lisura para com a coisa pública para buscar as novas alternativas de reequilibrar a economia do município.

Petrolândia terá que ser discutida por um novo olhar " participativo e criativo " onde o desenvolvimento do município seja a prioridade.
Resgatar os nossos valores, as nossas riquesas e o prestígio político de Petrolândia é fundamental para os novos tempo.

Precisamos preparar Petrolândia para os jovens e para os novos sonhos e em breve caberá a eles, cuidar dos rumos de um lugar geograficamente privilegiado e vocacionado a ser referência.
O povo tem que agir como caçador e não como a caça.

O PODER EMANA DO POVO.

Agora é com vocês.

Por Divulgação /Assessoria de
João Batista JOTA.

Covid-19: Prefeitura de Inajá divulga boletim Epidemiológico de sexta-feira (19/06/); confira os dados oficiais

Área central da cidade de Inajá-PE
A prefeitura de Inajá-PE, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o Boletim Epidemiológico de sexta-feira, 19 de junho de 2020.

De acordo com os dados oficiais, o município tem 03 casos confirmados [01 recuperado], 07 descartados, 01 suspeito e 01 óbito.

Veja abaixo o boletim oficial desta sexta-feira (19/06/2020)




Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Aniversariante, Adriane Nayelle Belém de Souza completa 18 anos e recebe mensagem da mãe Luciana de Auspício


A aniversariante Adriane Nayelle Belém de Souza comemora seus 18 anos de idade e recebe neste sábado (20) mensagem de parabéns da mãe Luciana, popularmente conhecida por Luciana de Auspício.

Feliz Aniversário, minha filha! Hoje você completa mais um ano de vida; mais um ano de existência junto de todos nós. Mas hoje estamos celebrando também sua maioridade. Completar dezoito anos é dar início a uma nova e desafiante etapa da vida.

Mais responsabilidades, maior autonomia. Você sabe que vou estar sempre do seu lado, meu amor! Tenha um dia memorável, minha querida! Desfrute.

Sua mãe, Luciana
Petrolândia-PE

Paróquia de Petrolândia lança Campanha do Agasalho "Trate o semelhante com o mesmo amor que gostaria de receber''


PARÓQUIA DE PETROLÂNDIA

Estamos entrando no inverno e nossos irmãos estão precisando de nossa ajuda.
Aquele casaquinho de frio que você não usa mais já cumpriu sua função para você, agora ele pode aquecer outra pessoa.


É só deixar na secretaria da Paróquia [de trás da Igreja] que a gente dá um jeito de fazer chegar em quem precisa.

Mas tem que ser logo. O frio já chegou.


Que Deus abençoe você que da sua cama quentinha se solidariza com os que não tem esse privilégio.

O atendimento da secretaria para receber as doações está em horário reduzido de 7h30min as 11h30min.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
A “Campanha do agasalho” é uma iniciativa da Paróquia de Petrolândia.


Prefeitura de Paulo Afonso autoriza abertura do comércio das 8h às 18h até dia 24, e das 8h às 17h de 25/6 a 4/7


A edição do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (19), traz o decreto número 5. 798, assinado pelo prefeito de Paulo Afonso (BA) Luiz de Deus, com novas medidas preventivas que inclui a suspensão de atividades turísticas, religiosas e de lazer, entre os dias 20 de junho e 4 de julho de 2020.

No período de 20 a 24 de junho, semana que antecede a comemoração do São João, as atividades comerciais e afins ficam autorizadas a funcionar das 8h às 18h, e, de 25 de junho a 4 de julho, o funcionamento será das 8h às 17h. A limitação de horário não se aplica a postos de combustíveis; feiras livres, desde que respeitem o espaçamento mínimo de dois metros entre as bancas; distribuidoras de gás e água; casas funerárias; indústrias relacionadas a serviços essenciais; transportadoras; supermercados; lojas veterinárias e empresas de construção civil.

Nos supermercados, mercadinhos, mercearias, frigoríficos, hortifrutis e padarias, não será permitido o ingresso de mais de um membro por família, como também, de crianças menores de 12 anos, mesmo que acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

A disciplina sobre o horário de funcionamento de agências bancárias, casas lotéricas e outras instituições financeiras fica a critério desses estabelecimentos, desde que sejam feitas a higienização e desinfecção em todo o ambiente. Além disso, todos os caixas devem atender de forma ininterrupta e com número suficiente de cédulas para evitar transtornos aos clientes. Nas filas, deve ser respeitado distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas e fornecimento de álcool em gel na entrada do estabelecimento, para higienização das mãos.

Centros de estética, barbearias e salões de beleza funcionarão de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, atendendo clientes previamente agendados e com intervalo de 25 minutos entre cada atendimento.

O atendimento ao público na Prefeitura fica suspenso durante o período em que vigorar o decreto, permanecendo apenas o funcionamento das secretarias, no horário das 8h às 13h. O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) atenderá das 9h às 12h, sendo obrigatório o uso de máscara.

A administração municipal reforça a importância do uso de máscara para evitar o avanço da contaminação e adverte que a inobservância do presente decreto sujeitará o infrator às sanções previstas no Código Penal Brasileiro.

Clique AQUI para ver a íntegra do novo decreto.

Por Portal PA4 - Blog de Ozildo Alves

Jatobá: Prefeita Goreti Varjão antecipa a primeira parcela do décimo terceiro salário/2020


A Prefeitura Municipal de Jatobá -  no Sertão de Pernambuco,  numa ação de prestígio ao servidor e incentivo a economia local pagou nessa sexta-feira (19), a primeira parcela do décimo terceiro salário.

“A injeção desse recurso em tempos de crise, onde a maioria das prefeituras estão sem condições, nós estamos honrando nosso compromisso e ajudando a fomentar o comércio local.” Disse a prefeita Goreti Varjão.

ASCOM PMJ

Tacaratu: Covid-19 - Boletim epidemiológico com dados oficiais desta sexta (19/06) mostra 32 casos confirmados, 8 recuperados, 7 suspeitos, 40 descartados e 1 óbito; confira

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Covid-19: Prefeitura de Petrolândia divulga novo boletim Epidemiológico que registra 29 casos confirmados, 13 recuperados, 28 descartados, 21 suspeitos e 2 óbitos; confira os dados oficiais


A prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o Boletim Epidemiológico de sexta-feira, 19 de junho de 2020.

De acordo com os dados oficiais, o município tem 29 casos confirmados [13 recuperados], 28 descartados e 21 suspeitos.

Veja acima o boletim oficial desta sexta-feira (19/06/2020)

COMPARATIVO

Veja abaixo os dado oficiais do município de quinta-feira(18/06/2020)


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria de Comunicação da prefeitura de Petrolândia
Foto/cidade de Petrolândia: Dufilmes