sexta-feira, 18 de maio de 2018

Petrolândia: Prefeitura promove caminhada da campanha Faça Bonito contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes





O evento teve o apoio da Guarda Municipal, que orientou o trânsito durante o percurso



A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, através do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Cadastro Único, Conselho Tutelar, Coordenadoria Municipal da Mulher, Casa das Juventudes, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com a participação dos Desbravadores, grupo de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia, realizou grande caminhada na manhã desta sexta-feira (18) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, comemorado na mesma data.

A mobilização, que também teve apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Segurança Cidadã (Guarda Municipal), com o objetivo de alertar as pessoas, incentivar denúncias.

O tema da campanha 18 de Maio - Faça Bonito este ano foi "O Silêncio Protege o Agressor". Durante a caminhada, da qual participaram representantes de entidades que defendem os direitos da Criança e do Adolescente, foram expostos cartazes com frases e mensagens contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Também foi distribuído material informativo e de orientação sobre o tema, com apoio de carro de som.

A concentração aconteceu em frente à Escola Municipal José Araújo, na Quadra 09, de onde seguiu pela Avenida Auspício Valgueiro de Barros, até a Avenida dos Três Poderes, onde foi finalizada com apresentações culturais, em frente ao Centro Comercial Abel Henrique de Souza (Mercado Público), em dia de feira livre.

Vídeo

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR


Jogador Marcelinho Paraíba tem prisão decretada


A Justiça determinou a prisão do jogador de futebol Marcelinho Paraíba, que atualmente defende o time do Treze, em Campina Grande, por atraso no pagamento de pensão alimentícia. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Cláudio Pinto Lopes, da Vara da Família de Campina Grande, no dia 11 de maio, mas só foi tornado público nesta sexta-feira (18).

Marcelinho tem 43 anos de idade e foi destaque defendendo a Seleção Brasileira e equipes como o São Paulo, o Grêmio e o Herta Berlim, da Alemanha.

O juiz determina que Marcelinho seja recolhido por 30 dias ao Presídio Agnelo Amorim, conhecido como Presídio do Monte Santo, em Campina Grande, e ainda intima o Treze a descontar o valor devido diretamente no salário do atleta.

O G1 tentou contato com o advogado Afonso Vilar, que representa o jogador, mas a secretária dele afirmou que ele só iria se pronunciar no fim da tarde.


Governadores do Nordeste e de Minas Gerais divulgam carta contra privatização da Eletrobras

Encontro dos governadores do Nordeste ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Governadores de estados do Nordeste e de Minas Gerais assinaram, nesta sexta-feira (18), uma carta em que se posicionam contra a privatização da Eletrobras e suas subsidiárias. Os gestores estaduais se reuniram no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, na área central do Recife.

"Toda a região do Nordeste está unida, o estado de Minas Gerais está solidário a nós contra a privatização do sistema Eletrobras, da Chesf, que, no nosso entender, na verdade, caso ocorra, é a privatização do Rio São Francisco, da vazão da água. Isso vai afetar milhares de famílias nordestinas que têm hoje, com a conclusão do canal de transposição do Rio São Francisco, um ativo importante para o abastecimento de água e ao mesmo tempo para a produção dos projetos irrigados. E tudo isso é motivo de preocupação", disse o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Além do anfitrião, estiveram presentes os governadores da Paraíba (Ricardo Coutinho - PSB), Rio Grande do Norte (Robinson Faria - PSD), Ceará (Camilo Santana - PT), Piauí (Wellington Dias - PT), Bahia (Rui Costa - PT) e Minas Gerais (Fernando Pimentel - PT).


Oito suspeitos de envolvimento na morte do Capitão Oliveira são mortos em confronto com a polícia de Sergipe

Capitão Manoel Oliveira, foi executado a tiros na noite do dia 04 de abril de 2018, dentro de um veículo em uma estrada do município de Porto da Folha (SE), Alto Sertão do Estado.

Na madrugada desta sexta-feira (18), três pessoas foram presas e outras oito morreram em confronto com a Polícia Civil de Sergipe na Operação Rubicão deflagrada para prender os suspeitos de envolvimento na morte do Capitão Manoel Oliveira, executado a tiros dentro de um veículo em uma estrada do município de Porto da Folha (SE) no dia 4 de abril. A operação ocorre nos estados de Sergipe e Bahia.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a ação foi coordenada pelo Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), que se baseou nas informações checadas através do número 181 e investigação policial. Dos oito mortos, que segundo a polícia reagiram a prisão, dois foram no Bairro Santa Maria, em Aracaju (SE), dois em Poço Redondo (SE), um em Paulo Afonso (BA), dois em Barreiras (BA) e mais um no município de Luíz Eduardo Magalhães (BA).

Ainda segundo a SSP, a ação contra o comandante da Caatinga mantém relação com um trabalho contra a pistolagem na Região Norte da Bahia e Alto Sertão de Sergipe. “A operação aconteceu em setembro de 2017 e prendeu um trio relacionado com o crime de pistolagem na Bahia, Sergipe e Alagoas e tinha como foco em Pedro Alexandre, na Bahia”, diz a nota.


Avião com 113 a bordo cai logo após decolar do aeroporto de Havana

Avião cai logo após decolar de Havana nesta sexta (18). (Foto: Adalberto ROQUE / AFP)
Equipes de resgate estão no local que o avião caiu em Havana. (Foto: Yamil LAGE / AFP)

Um Boeing 737 caiu logo após decolar do Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, informou a imprensa cubana nesta sexta-feira (18). Os bombeiros estão no local. O presidente Miguel Díaz-Canel disse que havia 113 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação.

A emissora CubaTV aponta que o voo, que ia para Holguín, no leste do país, era da companhia Cubana de Aviación, mas a aeronave era arrendada da empresa italiana Blue Panorama.

A rede americana CNN afirma que uma enorme bola de fogo foi vista depois que o avião caiu. Relatos citados pela emissora também indicam que há uma espessa nuvem de fumaça visível ao redor do aeroporto, o principal do país.

Por G1


Tacaratu comemora 64º ano de Emancipação Política com shows e grande participação de público

 
 

No Sertão de Pernambuco, a população de Tacaratu comemorou, no último domingo (13), a emancipação política dos 64 anos do município . Durante todo o dia houve shows - com atrações musicais e culturais.

Parabéns ao povo de Tacaratu!

História de Tacaratu

A história registra que em 1652, existia um curato( termo religioso, derivado de cura, ou padre, que era usado para designar aldeias e povoados com as condições necessárias para se tornar uma freguesia) e Tacaratu era considerada uma maloca ou ajuntamento de índios das tribos Pankararus, Umaús, Vouvêa e Geriticó, todos do grupo linguistíco Kariri. A maloca dominava-se "Cana-Brava". Depois, foram os índios aldeados no lugar chamado "Brejo dos Padres" (onde deu origem à freguesia de Tacaratu), pois ali foi organizada uma missão dirigida por padres da congregação de São Felipe Nery. Com esses elementos se iniciou o povoamento da antiga Vila de Tacaratu, primitiva área do município.


Preso terá que trabalhar para cobrir suas despesas e ressarcir o estado


Por: Jailson da Paz - Diário de Pernambuco

Fico imaginando o que ocorrerá em Pernambuco se aprovado o projeto de lei, em tramitação no Senado, determinando ao preso ressarcir ao estado as despesas com sua manutenção na unidade prisional. E não tendo como fazer o ressarcimento, o preso, segundo a proposta (PLS 580/2015), deverá trabalhar para cobrir as despesas. A proposta parece justa quando se olha o perfil econômico de parcela dos detentos. Mas em sua maioria, eles vêm das camadas pobres. Então quem cobriria as despesas? Exigir dinheiro de famílias desmanteladas por crimes cometidos por alguns de seus integrantes seria jogar a culpa sobre quem geralmente já sofre, social e financeiramente, por algo que não teve sua aprovação. Na dúvida disso, basta conversar por uns minutos nas filas de visitas do Complexo do Curado, no Recife, ou no Cotel, em Abreu e Lima. Daí, o projeto sugerir a compensação das despesas com o trabalho do detento. Aqui entra a importância do poder público, ao qual recai, com o estado moderno, a tarefa de criar condições para ressocializar os presos. Qualquer um, neste país, sabe o quanto o Estado tem fracassado no propósito. Culpar os presos por não trabalharem é tapar o sol com a peneira, é jogar a responsabilidade sobre parcela sem poder de legislar, definir orçamentos e prioridades.

Metade da calçada


Processo Seletivo: Prefeitura de Floresta prorroga prazo de inscrição e promete republicar edital

Prefeitura de Floresta-PE

A Prefeitura Municipal de Floresta, no Sertão de Pernambuco, divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira (18) sobre o Processo Seletivo Simplificado de Professores. De acordo com o texto, as inscrições foram prorrogadas para o período de 21 a 24 de maio do ano em curso, realizada através do site www.floresta.pe.gov.br e complementada na Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, por meio da entrega da documentação comprobatória.

A prova escrita agendada para o próximo domingo (20), será adiada para uma data posterior. “Informamos ainda aos candidatos que já realizaram suas inscrições até o dia 16 de maio, que estes não necessitam efetivar nova inscrição por meio do site. Para melhor atender as necessidades legais e no resguardo do interesse público, será republicado o edital na próxima segunda-feira (21)”, explicou a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes e a Comissão Organizadora do Processo Seletivo nº 001/2018.


Em Minas, PT decide lançar Dilma Rousseff para o Senado


Enquanto o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), trabalha para ter o apoio do PSB à sua reeleição, o que pode garantir a presença do ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, na chapa majoritária, os petistas decidiram entregar a outra vaga ao Senado para a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Por lá, o partido teria desistido de manter a negociação com o MDB em torno da retirada do processo de impeachment do governador, em troca de uma aliança eleitoral, e por isso resolveu antecipar sua decisão.

A candidatura de Dilma era considerada praticamente abortada. Mas os ventos mudaram em razão do desgaste com o MDB e, nesta quinta-feira (17), os petistas aproveitaram o lançamento do filme ‘O processo’ para fazer um ato em defesa da ex-presidente. Cartazes com a frase “Dilma Senadora” foram espalhados na sessão de estreia do longa metragem, que conta os bastidores do processo de impeachment da petista.


Tacaratu: Prefeito Gerson busca em Recife apoio na aprovação de projetos para o município


Na incansável luta em adquirir a aprovação de projetos para o desenvolvimento de Tacaratu junto ao Governo do Estado, novamente o prefeito Gerson esteve ao lado do Deputado Rodrigo Novaes e o Secretário Sidney, visitando a secretaria da Casa Civil e mais uma vez as ações foram promissoras. Com esse objetivo o prefeito Gerson mostra seu papel de gestor competente e responsável com seu povo.

Assessoria da Prefeitura de Tacaratu


Ecolume/IPA investirá em agricultura de baixa carbono no Sertão


Projeto de pesquisadores nacional sobre plantar água, comer Caatinga e irrigá-la com o sol será aplicado na agricultura do Moxotó e do Araripe (Foto: IPA/Divulgação)

Depois de iniciar o projeto pioneiro para produção de alimentos através de um sistema de energia solar em Ibimirim, estimulando o consumo de plantas nativas da Caatinga, com alto valor nutricional e já adaptadas ao clima seco desta região, a rede de pesquisadores nacional (Ecolume), liderada pelo Laboratório de Mudança Climática do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), ampliará o número de comunidades e de cidades atendidas no Sertão de PE. E para isso, além de já contar com recursos financeiros do CNPq (R$ 420 mil), poderá receber investimentos do Instituto socioambiental Ekos Brasil. O projeto foi pré-selecionado na última semana. Com o recurso, serão instalados painéis fotovoltaicos voltado para Agricultura de Baixo Carbono (ABC) em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), já atendidas pelo IPA.

"Os projetos e serviços socioambientais em sintonia com as mudanças climáticas precisam ser ampliados no Semiárido, região de clima seco e que já se verifica o aumento da temperatura em várias cidades", revela a climatologista e doutora em Recursos Hídricos Francis Lacerda, que é pesquisadora do IPA e coordenadora da Rede Ecolume. Ela realça que no semiárido pernambucano e do NE está o bioma Caatinga - único no mundo e com uma das maiores biodiversidade e com a maior população vivendo dentro dele em comparação a outros biomas. Uma agricultura eficiente e sustentável, portanto, é vital para preservação da população, fauna e flora, dependendo de ações dentro do novo paradigma do clima.


Cantora Vanusa é internada em clínica de reabilitação em São Paulo


A cantora Vanusa está internada desde a última quarta-feira (16) na Clínica Grand House, em São Paulo, para tratamento de depressão e dependência química.

A notícia foi divulgada pelo filho da cantora, o produtor musical Rafael Vannucci, em sua página no Instagram. No comunicado, o produtor faz um apelo para que amigos e fãs rezem pelo pronto restabelecimento da cantora.


Petrolândia: Fisioterapeuta Dermato Funcional Michele Araújo atende na MEDCLINIC neste sábado (19)


Amanhã a Fisioterapeuta Dermatofuncial, Michele Araújo estará aqui em Petrolândia na MedClinic fazendo uma técnica chamada Criolipólise. Esse tratamento hoje é o mais moderno que existe para gordura localizada, sem cirurgia. Ele age congelando e eliminando até 55% das células de gordura da região que for feita o tratamento. E o melhor de tudo é que em comemoração ao Mês das Mães, esse tratamento está com uma promoção de R$450,00 por R$250,00(a área a ser tratada) só amanhã e as vagas são limitadas. (82) 99903-9157).

Mais informações/agendamentos pelos números 87 99627-3816, 99630-2907 ou 996497441. A MedClinic Clínica Especializada, localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Acompanhe o trabalho da Dra Michele no Instagram: @dramichelearaujo


SJDH e Procon/PE abrem investigação para apurar conduta da Celpe por fim de convênio com lotéricas

O órgão de defesa do consumidor recebeu inúmeras queixas nos últimos dias com relação ao término do convênio da Companhia com as agências lotéricas

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Procon/PE, em razão do alto número de queixas recebidas pelo órgão de defesa do consumidor nos últimos dias relacionadas ao término do convênio da Celpe com as agências lotéricas da Caixa Econômica Federal (CEF), instaurou nesta quinta-feira (17/05) uma investigação para apurar a situação junto à empresa que terá 10 dias para apresentar esclarecimentos.

A SJDH constatou que os pontos de recebimento disponíveis atualmente não são suficientes para o atendimento da gama considerável de consumidores da Companhia Energética e que a atual situação acarretará, fatalmente, em um alto nível de inadimplemento dos usuários e, consequentemente, a incidência de penalidades à população, como a aplicação de juros e a interrupção da prestação dos serviços.


TCM-BA aprova com ressalvas contas de ex-prefeito de Abaré

Foto: CariraCross

Na sessão desta quinta-feira (17/05), o Tribunal de Contas dos Municípios acatou o pedido de reconsideração formulado pelo ex-prefeito de Abaré, Cícero Rumão Marinheiro, e emitiu nova decisão, agora pela aprovação das contas relativas ao período de sua responsabilidade – 19/08 a 31/12 – no exercício de 2016. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, manteve, contudo, a rejeição das contas no período de responsabilidade do ex-prefeito Benedito Pedro da Cruz.

A relatoria reduziu a multa aplicada a Cícero Marinheiro para R$5 mil. Por três votos a dois, foi reduzida para 12% dos seus vencimentos anuais a multa imputada a Benedito Pedro Cruz, em razão da não redução da despesa total com pessoal. O voto divergente foi apresentado pelo conselheiro José Alfredo Dias e acompanhado pelo conselheiro Plínio Carneiro Filho e Antônio Carlos da Silva. Foi mantida, para esse gestor, a multa de R$6 mil, e a determinação de formulação de denúncia ao Ministério Público Estadual pelo descumprimento do disposto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.


Dia internacional da reciclagem: como empresas de pequeno porte podem aplicar a logística reversa

Especialista dá dicas de como desenvolver e adotar práticas sustentáveis de reutilização e descarte correto dos bens de consumo

Nessa quinta-feira, dia 17 de maio, foi celebrado o Dia Internacional da Reciclagem. Instituído pela UNESCO, a data lembra a importância social e ambiental de desenvolver ações que viabilizem a restituição dos resíduos sólidos, tornando-os matéria-prima novamente. No âmbito empresarial, o processo de reciclagem é incentivado e garantido pelas práticas de logística reversa que promovem a redução, reutilização, reciclagem ou descarte adequado na geração de resíduos, por parte dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

Imprescindível para a estruturação de uma sociedade sustentável, o processo de logística reversa consiste em duas etapas básicas: coleta + reciclagem e reutilização. O conceito já é obrigatório em vários países e têm se difundido gradativamente entre as grandes indústrias dos mais diversos segmentos no mundo todo, mas pode ser aplicado também no dia a dia de empresas e instituições de pequeno porte. “O ser humano está cada vez mais consciente da necessidade de preservar recursos naturais e tem buscado consumir produtos de empresas preocupadas com a sustentabilidade e pós-consumo. É iminente que as empresas que não se tornarem responsáveis por todo o ciclo de vida útil de um produto, vão ficar para trás”, garante Nilo Cini Junior, presidente do Instituto de Logística Reversa – ILOG do Paraná, que atua desde 2016 auxiliando instituições de todos os portes a adotarem e desenvolverem práticas sustentáveis de produção.


Prêmio Vasconcelos Sobrinho com inscrições abertas até esta sexta-feira (18)

No Mês do Meio Ambiente, CPRH premiará projetos e iniciativas nas áreas de Educação, comunitária, saúde, empresarial, Imprensa, tecnologia e de gestão municipal.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) está com inscrições abertas, até esta sexta-feira (18), para a edição 2018 do Prêmio Vasconcelos Sobrinho. Com a importância do meio ambiente no foco, a premiação contempla, em doze categorias, iniciativas pessoais e/ou de empresas públicas e privadas, de associações comunitárias, gestões municipais, projetos desenvolvidos em escolas de Ensino Fundamental e Médio, de instituições de ensino superior, de inovação tecnológica, além de reportagens e fotografias. As inscrições são feitas por meio do portal da Agência (www.cprh.pe.gov.br), onde também pode ser acessado o regulamento.

O Prêmio Vasconcelos Sobrinho foi lançado em 1990 e é um reconhecimento do Governo de Pernambuco, por meio da CPRH, a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam ações de destaque na defesa do meio ambiente. É também uma forma de lembrar e homenagear o engenheiro agrônomo e ambientalista pernambucano João de Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), um dos pioneiros na área de estudos ambientais no Brasil, com reconhecimento fora das fronteiras nacionais.


Corte de energia sem aviso prévio gera danos morais - Artigo de José Luiz Neto


1 – INTRODUÇÃO: OS PRINCIPAIS ABUSOS DA COELBA

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) é uma das empresas mais acionadas na justiça, com mais de 13 mil ações, entre as quais predominam as reclamações sobre o corte no fornecimento de energia e a negativação indevida nos órgãos de proteção ao crédito.

No entanto, estima-se que a maioria dos prejudicados ainda não sabe ou não está atenta a alguns atos abusivos frequentes da Companhia de Energia, a exemplos de:

a) corte de energia sem aviso prévio de 15 dias;

b) corte de energia com base em faturas antigas ou com mais de 90 dias de vencidas, mesmo que preceda de aviso prévio;

c) bem como, corte motivado por débitos estranhos ao consumo de energia, como é o caso de multas aplicadas ou de outros procedimentos, inclusive condenação judicial.


Juntas Comerciais querem padronizar processo de abertura de empresas em todo o Brasil



Como forma de buscar melhorias para o ambiente empresarial brasileiro, as Juntas Comerciais estão trabalhando para padronizar em todo o País o sistema de tramitação dos processos de registro comercial, como abertura e fechamento de empresas.

O assunto foi um dos temas discutidos no encontro promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), realizado na sede da Junta Comercial de Pernambuco, no Recife, na terça-feira (15).

Segundo Sâmya Bastos, presidente da Fenaju e presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), a ideia é padronizar as exigências referentes a documentação apresentada, unificando entendimentos entre Juntas Comerciais para que o empresário possa transitar de um estado a outro sem ter divergências de procedimentos.


Arcoverde/Petrolândia: Adeilda, aniversariante do dia, recebe mensagem especial do esposo Flávio


Adeilda, aniversariante desta sexta-feira, 18 de maio de 2018, recebe carinhosos parabéns do esposo - Flávio. 

''Hoje o dia está mais alegre pois é o aniversário da minha esposa Adeilda,uma pessoa sem comparação. Apesar de todas as dificuldades que a vida nos impõe, ela continua sempre firme nos seus propósitos'. 

Parabéns minha querida!! 

Flávio
Arcoverde-PE


Prefeitura de Petrolândia promove abertura dos Jogos Escolares 2018 no Ginásio de Esportes

 
 
 
 
 
 

A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu na última sexta-feira (11) a abertura da Fase Municipal dos Jogos Escolares 2018. Com o tema “Petrolândia: 30 Anos de uma Nova História, Superação e Vitória”, homenageou alguns atletas veteranos de Petrolândia, com citação especial ao Sr. Amaro Ferreira de Souza, ex-diretor de Esporte do Município, representado no evento pelo seu filho, vereador Delano Souza.

O evento foi abrilhantado por apresentações da Filarmônica Som do Velho Chico.

A prefeita Janielma Souza, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas e grande público prestigiaram a cerimônia de abertura dos jogos escolares.

Por Assessoria da Prefeitura de Petrolândia


Petrolândia: Familiares e amigos do Grupo Sanfrancisco felicitam Armando Rodrigues, aniversariante do dia



O empresário Armando Rodrigues de Almeida, a força da Região, comemora nesta sexta-feira (18) mais um ano de vida e recebe carinhosas felicitações de seus filhos, esposa, familiares e amigos do Grupo Sanfrancisco, desejando-lhe muita saúde, paz e harmonia e ainda mais sucesso em sua disposição para grandes realizações profissionais.

Feliz Aniversário, Armando Rodrigues!

Assessoria do Grupo Sanfrancisco


Petrolândia: No Dia do Gari, prefeita Jane reúne-se com servidores da limpeza urbana para debater melhorias na prestação do serviço


A Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, promoveu na tarde de quarta-feira, 16 de maio, data de comemoração do Dia do Gari, uma reunião com os servidores da limpeza pública do município. 

No encontro realizado no Auditório Cecídio Rubens, no Centro Cultural Hildebrando Menezes, foram debatidos temas relevantes à prestação do serviço ofertado à comunidade, ocasião em que também foi solicitada dos funcionários a participação dinâmica e eficiente no desempenho das atividades da Sesurb. 

Presente à reunião, a prefeita Janielma Souza comentou as propostas apresentadas para melhoria dos serviços de limpeza urbana. 

O encontro foi finalizado com felicitações aos profissionais da Sesurb e em clima de confraternização. 

Assessoria da Prefeitura de Petrolândia


Secretário de agricultura participa da entrega de certificados de conclusão da sexta turma do Horta em Todo Canto, em 2018


Fotos: Edilson Júnior

Cinquenta e três participantes receberam na tarde de terça-feira (15), os certificados de conclusão da sexta turma do curso de agroecologia do projeto Horta em Todo Canto. A formação tem como foco disseminar com entidades públicas, civis e pessoas físicas técnicas de trato de hortas orgânicas nos espaços privados e públicos.

A formação acontece na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), vinculada a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), e é dividida em quatro módulos. São aulas práticas e teóricas sobre: modelos para uma horta, preparação de solo, preparo de canteiro, tipos de pragas e como evitá-las, variedades de hortaliças, adubação, ferramentas necessárias para o manuseio, orientação nutricional dos alimentos cultivados e irrigação.


Mãe e padrasto são presos por abuso sexual de garota de 6 anos em Paulo Afonso; abusos teriam acontecido em Petrolândia


DEAM – Delegacia da Mulher de Paulo Afonso-BA. Foto: Arquivo/Publicação


Um casal foi presa pela polícia civil de Paulo Afonso por abuso sexual infantil, nesta quinta-feira (17), acusado de abuso sexual de uma menina de 6 anos. Foram presos a mãe e o padrasto da vítima.

Segundo a polícia, em depoimento, a mãe afirmou que não sabia que o companheiro mantinha relações sexuais com a sua filha.

As investigações da delegada Juliana Fontes (DEAM – Delegacia da Mulher) apontaram que os abusos aconteceram no município de Petrolândia-PE, onde o casal ficou por algum tempo, por esse motivo os acusados foram levados para a delegacia daquela cidade. Com base nas provas, a delegada requereu as prisões preventivas que foram cumpridas.


Banco Central define regras para portabilidade de conta-salário



O Banco Central (BC) definiu, em circular publicada nesta quinta-feira (17), os procedimentos necessários para a realização da portabilidade salarial, que é quando um beneficiário de conta-salário pede transferência de recursos para outra conta bancária ou de serviços financeiros. A medida já havia sido aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CNM) em fevereiro, e entra em vigor a partir de julho. Antes, a transferência de recursos da conta-salário só poderia ser solicitada ao banco contratado pelo empregador para depósito do salário. Agora, a transferência pode ser realizada também pela instituição que vai receber o recurso, como no modelo de portabilidade telefônica.

Nas regras definidas pelo BC, a instituição financeira ou instituição de pagamento que irá receber os recursos transferidos da conta-salário precisará, além de obter manifestação da vontade do cliente, confirmar e garantir a sua identidade, a legitimidade da solicitação, bem como a autenticidade das informações exigidas.