segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Prefeito José Gerson oficializa candidatura a reeleição em Tacaratu com participação de grande público

Nomes de José Gerson e Washington são referendados em convenção com a presença do deputado Rodrigo Novaes (Fotos: Assis Ramalho)

Na tarde deste domingo (31) centenas de pessoas lotaram a Escola Estadual Sérgio Magalhães, no município de Tacaratu, para prestigiar a Convenção Municipal que lançou a coligação de apoio à reeleição do prefeito José Gerson da Silva (PSB). Além dos pré-candidatos à majoritária, foram apresentados os pré-candidatos a vereadores pela coligação "É a vontade do povo'', composta por PSB, DEM, PV, Solidariedade, PSD, PROS e PT.

O evento, que contou com a presença do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), além de oficializar a pré-candidatura de José Gerson à reeleição, definiu o nome de Washington Ângelo de Araújo (PSB) como pré-candidato a vice-prefeito.

Lideranças de diversas localidades do município começaram a chegar desde as primeiras horas da tarde, quando a movimentação já era grande nas imediações do espaço onde foi realizada a convenção partidária.

Vários pré-candidatos a vereadores discursaram pregando a continuidade do governo, e teceram críticas aos vereadores da oposição.

O deputado Rodrigo Novaes destacou os avanços obtidos por José Gerson e também defendeu a continuidade do trabalho desempenhado pelo prefeito no município. “Tacaratu deve se orgulhar muito pelo prefeito que tem, um homem sério e comprometido justamente em um momento em que a política está tão desmoralizada e tão desacreditada. E se não bastasse as dificuldades de tudo que você enfrentou nesse momento de crise, você enfrentou a deslealdade do seu então, vice-prefeito que não é merecedor do nosso respeito''.

Confiante na vitória, o deputado falou dos desafios de um possível segundo mandato.

''É evidente que a gente não fez tudo que tinha para ser feito, mas são grandes e enormes os desafios que a gente olha, enxergando a solução e vamos continuar trabalhando, por que temos mais quatro anos pela frente, por que esse povo de Tacaratu e Caraibeiras irá confirmar no dia 02 de outubro'', disse o deputado que também pediu a compreensão ''a aquelas pessoas que, por ventura, Gerson veio a faltar em algum momento''

A exemplo da eleição passada, Rodrigo prometeu participar da carreata da vitória.

''Eu quero andar de casa em casa, eu quero visitar todas as ruas e quero visitar toda a zona rural de Tacaratu para levar a nossa mensagem de esperança e de trabalho. Lembro daquela carreata que fizemos na eleição passada, quando vim participar da carreata da vitória, e este ano eu venho de novo'', disse Rodrigo sob aplausos.

O pré-candidato a vice, Washington, elogiou os trabalhos do governo Gerson e lembrou que na eleição passada já tinha recebido o convite para ser vice na chapa de Gerson, mas, por consenso do grupo, a vaga foi cedida ao Dr. Jeovane Carvalho.

''Eu quero dizer ao povo de Tacaratu que na (eleição) passada eu fui (convidado a ser candidato a) vice-prefeito de Gerson. Combinamos e sempre dizendo a ele: ''Gerson, vamos trabalhar e confie que você tem um (candidato a) vice-prefeito ao seu lado. Mas, se tiver alguém que venha para somar, esse homem que é de qualidade cede o espaço. E hoje, Gerson, 'estou ao seu lado aqui para o que der e vier, e posso lhe garantir que você tem um homem de qualidade e de passagem limpa e que foi vereador por dois mandatos e por toda a região eu tenho os meus serviços prestados''

O prefeito José Gerson destacou e agradeceu a calorosa recepção popular em apoio à sua pré-candidatura, destacou as ações do seu governo, disse ter obras para inaugurar ainda este ano, pediu ao povo mais uma oportunidade para concluir obras que não foram possíveis em seu primeiro mandato.

''Se Deus quiser, vamos à vitória no dia 02 de outubro, por que eu tenho certeza que vai ser muito mais esmagadora do que foi a passada. A vitória não vai ser minha, não vai ser desse palanque. A vitória vai ser de todo o povo tacaratuense'', disse Gerson no encerramento do discurso, sob fortes aplausos.

O cerimonial da Convenção foi conduzido por Jean Locutor, Ana Deise e Carlos Alberto (Carlão), da Rádio Delmiro AM e FM.

Abaixo a relação dos pré-candidatos a vereador:

PSB
Aloísio, Beto do Altinho, Caique, Chico de Carrinho, Givaldo 'Crente', Júnior do Barrocão, Mazinho do Agreste, Rosa de Saturnino, Ní da Lagoa, e José Nelson,

Solariedade
Demir da Agrovila, Gileno da Ambulância, Julinho de Bira, Orlando de Zé Inácio, e Zé dos Pingos

Partido Verde (PV)
Celo do Brejo

PSD
Toinho de Bastinho

O PV entrou na coligação para reeleição de José Gerson, embora tenha anunciado, em diversas oportunidades, a intenção de lançar candidatura própria na cidade, com o cantor Josildo Sá na cabeça de chapa.

Ver mais fotos>Prefeito José Gerson oficializa candidatura a reeleição em Tacaratu

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Jatobá: Associação Pó de Serra realiza sua tradicional pelada; confira resultado


Neste domingo (31), os sócios da Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, Jatobá, realizaram o "baba" matinal, seguido pela tradicional confraternização, com partidas de dominó e comes e bebes. Confira o resultado da pelada, enviado por Jair Souza, o Jair do Picolé.

Primeiro tempo de 7h20 às 820
Placar: Camisa verde 2 x 1 Camisa amarela
Gols do camisa verde: Reinaldo e Erenilson
Gols do camisa amarela: Flávio


Segundo tempo de 8h20 às 9h20
Placar: camisa amarela 2 x 0 camisa verde
Gols do camisa amarela: Tales (2)

Ver fotos, clique > Pelada da Associação Pó de Serra 31/07/2016


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Jair Souza


Juazeiro-BA: PSDB e PPS marcham juntos nas eleições 2016


O pré-candidato a prefeito de Juazeiro Charles Leão (PPS) e a vereadora Suzana Ramos (PSDB) vão caminhar juntos nas eleições de 2016. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (01/08), durante coletiva de imprensa no Auditório do Rio Center em Juazeiro, com a bênção dos presidentes dos diretórios municipais Luciano Oliveira (PPS), Dr. Salles (PSDB), e Márcio Jandir (Vice-presidente DEM), dos membros dos partidos e de correligionários.

“Essa chapa consolida a chegada de uma mulher guerreira, uma mulher valente que vem somar a esse projeto.A mudança de verdade começa agora. Vamos trabalhar rumo ao futuro, restabelecendo a esperança das pessoas. Estamos muito felizes com esta união, e vamos trabalhar juntos para o melhor para Juazeiro”, declarou Charles Leão.

A vereadora e pré-candidata a vice-prefeita, Suzana Ramos, ressalta que essa chapa será marcada por muito trabalho e união, pensando no melhor projeto para Juazeiro.


Petrolândia: Ganhador de S-10 da Central de Adubos é de Petrolina


Cantor Buscapé e Cézar Cavalcante, sócio da filial Petrolândia, durante sorteio em Petrolina
Cupons do sorteio

Felizardo Paulo Sérgio Pires (camisa cinza) recebe a chave das mãos do sócio Diretor da Central de Adubos, Aurélio (camisa listrada)
Central de Adubos em Petrolândia

O prêmio não veio para Petrolândia, mas a animação foi completa.

Torcida e animação não faltaram no último sábado (30) nas dependências da matriz e filiais da Central de Adubos, a loja agropecuária mais completa do Vale do São Francisco. Com transmissão da Tropical Sat, de Juazeiro-BA, e retransmissão em Petrolândia pela Web Rádio Petrolândia, o sorteio da S-10 aconteceu ao meio dia. A esperança de um ganhador durou até o anúncio de que a cidade era "petro..." e acabou com o "lina". O felizardo foi Paulo Sérgio Pires de Sá Júnior, residente no bairro Cohab 4, em Petrolina.

Ainda no clima de comemoração ao dia do Agricultor, celebrado em 29 de julho, as lojas receberam os clientes com brindes e lanches. O sorteio foi realizado na matriz, em Juazeiro, com a presença do garoto propaganda da Promoção Tchê Tchê Tchê de Prêmios (Certificado de Autorização Caixa: 6-0143/2016), o cantor Buscapé. O sócio da filial Petrolândia, Cézar Cavalcante também compareceu ao evento.

Parabéns aos clientes que participaram da promoção da Central de Adubos que, se não ganharam em prêmios, ganharam em vantagens e bons preços.

Ver mais fotos>Central de Adubos sorteia S-10 em 30/07/2016

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Dr. Cleobenisson Cruz (Cardiologista) e Dr. Paulo Elísio (Dermatologista ) atendem na MedClinic nesta terça (2)

Cardiologista e Clinico Geral Dr. Cleobenisson Cruz

A MedClinic Clínica Especializada informa que o Cardiologista e Clinico Geral Dr. Cleobenisson Cruz e o Dermatologista Dr. Paulo Elísio atendem nesta terça -feira (02), a partir das 08:30 da manhã.

Para marcações, o telefone é (87) 3851-1879. Celular (87) 9-9666-2380

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Ministro da Educação anuncia recursos para municípios e contempla Rede Estadual de PE

Foi anunciada a liberação de recursos para obras em escolas da Rede Estadual e programas de educação de municípios do Estado

Nesta segunda-feira (01), o secretário de Educação, Fred Amancio, participou do evento FNDE Soluções Locais, na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), onde o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou a liberação de R$ 171,2 milhões para programas e obras de escolas e creches de prefeituras de 27 estados de todo o país. Para Pernambuco, foram liberados R$ 7,16 milhões para 46 cidades.

Para Amancio, a liberação dos recursos vai acelerar as obras as das escolas municipais de diversas regiões do Estado e estreitar o vínculo do Governo Federal com os municípios. “É de extrema importância esse anúncio, pois mostra que o ministro está apoiando a educação de Pernambuco. A visita dele fortalece o diálogo com a Secretaria Estadual de Educação e com as secretarias municipais, e nos possibilita discutir novos pleitos na área. Sem dúvidas, é um apoio muito grande aos nossos municípios”, disse.



Empresa têxtil de Pernambuco assina acordo com MPT por terceirização indevida


Uma das principais empresas do Polo de Confecção do Agreste de Pernambuco – o segundo maior do país, a Scaven, firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para acabar com a terceirização da atividade-fim do negócio. O documento foi assinado em 19 de julho, mas o caso só foi divulgado hoje (1º) pelo MPT. A ilegalidade foi flagrada em uma fiscalização do órgão.

A terceirização da atividade-fim é proibida por lei. Na prática, não podem ser contratadas outras empresas para realizar o serviço ou produzir mercadorias que configurem a razão de ser do estabelecimento. Nesse caso, as roupas.

O contrato identificado pelo MPT envolvia uma empresa que atende exclusivamente a Scaven, com cerca de 25 funcionários. A terceirizada recebia todo o material e o desenho da peça do contratante, e realizava a produção. Segundo o procurador José Adílson Pereira da Costa, responsável pelo caso, não foram encontradas condições degradantes de trabalho, mas havia desrespeito aos direitos trabalhistas.


Médico otorrinolaringologista explica como reconhecer quando a tosse é um sintoma da gripe

Informe publicitário
A tosse é um mecanismo de defesa e de limpeza do organismo. Quando o problema persiste, no entanto, é sinal de que há algo mais grave.

Nem sempre é fácil identificar qual é a origem da tosse – que pode ser alérgica ou infecciosa –, mas isso é fundamental para escolher o tratamento mais adequado. Para ajudar a entender a diferença entre os sintomas, uma dica do Dr. Levon Mekhitarian Neto, médico otorrinolaringologista e Mestre em Ciências da Saúde, pode ajudar: “A tosse se torna um sintoma da gripe quando aparece junto a um quadro nasal de obstrução, coriza e espirros, associada ou não a febre e dor de garganta”.

“Os sintomas da gripe são mais intensos nos três primeiros dias da infecção e acabam se atenuando depois de uma semana. Já a tosse e o cansaço podem se estender entre duas e três semanas”, esclarece. No entanto, quando o problema persiste, algo ainda mais grave pode estar acontecendo. Poucas pessoas relacionam a tosse a problemas de refluxo gastresofágico, por exemplo. Além disso, se ela for ‘seca’ e piorar sempre ao deitar ou se vier acompanhada de falta de ar e chiado no peito, pode ser sintoma de uma crise de asma ou bronquite.


Governo Federal autoriza o aporte de R$ 789,9 milhões para ações emergenciais

Investimentos contemplam projetos e medidas para reduzir os efeitos da seca na região do semiárido

Brasília-DF, 1/8/2016 - O Governo Federal autorizou, por meio de Medida Provisória, a abertura de crédito extraordinário no valor de R$ 789.947.044,00 para as ações emergenciais coordenadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional. Os recursos vão garantir o atendimento às demandas de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas por desastres. A MP foi publicada na edição desta segunda-feira (1º) do Diário Oficial da União.

Mais de R$ 260 milhões serão alocados em ações para mitigar os efeitos da estiagem na região semiárida e garantir o abastecimento de água à população. Os aportes irão contemplar a construção de adutoras, perfuração e instalação de poços e o fornecimento de água por carro-pipa. Também serão destinados recursos à aquisição de equipamentos, a exemplo de dessalinizadores e bombas hidráulicas. Os projetos foram definidos como prioridade pelos governos dos estados beneficiados, dentre eles, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


Incor festeja marca de 1.000 transplantes de coração e pulmão


O Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, comemorou hoje (1º) a marca dos mil transplantes de coração e pulmão desde o início desse tipo de procedimento, em 1985. No período, foram realizados 563 transplantes de coração em adultos, 230 de coração infantil e 286 de pulmão, chegando a 1.080 cirurgias até 30 de julho deste ano.

O Incor é responsável por mais de 40% do total de transplantes de coração feitos no estado de São Paulo . Em 2015, foram 59 cirurgias de um total de 141. O Incor também respondeu por 38% dos transplantes de pulmão, com 24 procedimentos, de um total de 63 em todo estado. Neste ano, já foram feitos no Incor 22 transplantes de coração, 21 de pulmão e seis de coração infantil.

Apoio do governo


Zeca e Nerianny superlotam colégio Cardeal durante convenção em Arcoverde


Nem mesmo a chuva conseguiu afastar a militância e correligionários do grupo comandado pelo deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), da convenção que homologou na noite deste domingo o nome da sua esposa e ex-secretária de Ação Social, Nerianny Cavalcanti, popularmente chamada de Nerianny de Zeca. Mais de 8 mil pessoas tomou de conta da quadra e do pátio do Colégio Cardeal para assistir ao lançamento da chapa Nerianny e Erb do Pague Menos.

Presentes ao evento o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), o deputado federal Silvio Costa (PTdoB), o senador Armando Monteiro, lideranças regionais, além dos 40 candidatos a vereadores dos partidos PTB, PT, PRB, PSC, PTN, PTdoB, PSL e PMN que formaram duas coligações. Para Erb Lins, o respeito às pessoas, a melhoria da saúde e a geração de empregos serão questões centrais do governo trabalhista na terra do Cardeal.

No seu discurso contundente, o deputado Silvio Costa lembrou que o PSB “partido do qual essa prefeita daqui faz parte” está sendo investigado pelo recebimento de mais de R$ 600 milhões em propinas e finalizou dizendo que “ao invés de cuidar das pessoas, o filho da prefeita prefere cuidar de cavalos”.


Petrolândia: Hospital Municipal realiza ações na Semana Mundial de Aleitamento Materno



Em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima convida as gestantes e puérperas do município para participarem da Semana Municipal de Amamentação 2016, que acontecerá desta segunda (1º ) até sexta-feira (05) em todas as unidades básicas de saúde (PSFs) de Petrolândia.

A semana mundial do aleitamento materno é celebrada todos os anos, de 1º a 7 de agosto, em mais de 170 países para estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo. A OPAS/OMS ativamente promove o aleitamento materno como a melhor fonte de nutrição infantil. "Amamentar e trabalhar: Para dar certo o compromisso é de todos" é o tema de 2015.

A data comemora a Declaração de Innocenti, assinada em agosto de 1990 por tomadores de decisão de governos dos países, a Organização Mundial da Saúde, Unicef e outras organizações para proteger e estimular a amamentação.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima


ABRAFIN realiza capacitação gratuita em microcefalia para fisioterapeutas em Recife

Minicurso faz parte da programação de abertura do Cobrafin, no dia 7 de setembro

A Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) realizará no dia 7 de setembro, das 13h às 17h, uma capacitação gratuita sobre microcefalia para fisioterapeutas em Recife. Com o tema Microcefalia: Cuidado fisioterapêutico em evidência, o minicurso visa auxiliar os profissionais no cuidado dos pacientes com microcefalia e as consequências neurofuncionais. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco apresentou 1.846 casos notificados de bebês com microcefalia, dos quais 303 foram confirmados.

A programação consistirá em palestras sobre protocolos de avaliação utilizados em fisioterapia neuropediátrica com suas indicações e faixas etárias apropriadas; abordagem fisioterapêutica baseada em evidências para as alterações do desenvolvimento neurossensorial motor de crianças com encefalopatias; apresentação de vídeos; e discussões. Os interessados poderão se inscrever pelo email microcefalia@metaeventos.net e serão ofertadas 200 vagas.


Deu no Blog do Magno: o "caloteiro" de Paulo Câmara

Isaltino Nascimento (crédito: Blog de Assis Ramalho)

Na gestão de Eduardo Campos, tocando a pasta de Transportes, Isaltino Nascimento ficou conhecido por “Isaltino Buracão”, pelo descaso com as estradas. Agora, como titular da pasta de  Secretário de Desenvolvimento, Criança e Juventude, no Governo Paulo Câmara, ganhou a alcunha de caloteiro. Fechou 13 unidades dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), deixando todos os servidores na mão. São quatro meses de salários atrasados, sem pagar também os direitos trabalhistas que a legislação obriga.

Fonte: Blog do Magno


Pessoas com deficiência, negras, homossexuais e seniores ainda são minoria no mundo corporativo, aponta ABRH-SP

Segundo entidade, 81% dos recrutadores contratam pessoas com deficiência “para cumprir a lei”. Apenas 4% declararam fazê-lo por "acreditar no potencial" e 12% o fazem "independente de cota”.

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais criterioso e exigente na hora de selecionar seus candidatos. A qualificação profissional, experiências anteriores e qualidades são diferenciais na hora da contratação. Porém, muitos candidatos ainda esbarram em “ser diferente dos padrões” e enfrentam o preconceito. Pessoas com deficiência, negras, homossexuais e seniores ainda são minoria no universo corporativo e é tema de discussão em vários setores. “A importância da diversidade e inclusão nas empresas” foi o tema de um evento que aconteceu no mês de julho, em São Paulo, promovido pela Talento Incluir, empresa de recrutamento de profissionais deficientes, que contou com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP).

É importante que as empresas se conscientizem que não é a cor, a idade, a deficiência ou a orientação sexual que qualifica um profissional e sim, a sua capacidade, que muitas vezes são contratados apenas para preencher cotas. É o caso, por exemplo, da lei de cotas para profissionais com deficiência, que determina a contratação de 2% a 5% de pessoas com deficiência, a cada 100 funcionários.


CNJ: mediação de conflitos com bancos já pode ser feita pela internet

A partir desta segunda-feira (1º), casos envolvendo bancos públicos e privados poderão ser incluídos no Sistema de Mediação Digital. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as instituições bancárias já aderiram ao sistema, criado em maio deste ano. A ferramenta tem o objetivo permitir que sejam feitos acordos entre consumidores, instituições e empresas que estão distantes fisicamente, de maneira virtual.

Segundo informações do CNJ o sistema é público e gratuito. Para ter acesso, basta entrar no site do próprio CNJ. Com o Sistema de Mediação, a pessoa que teve algum problema e que ainda não levou o caso para a Justiça pode tentar um acordo com o banco para solucionar o conflito existente.


Petrolândia: Equipe da Nova União conquista 14 medalhas no III Open PA de Jiu Jitsu, em Paulo Afonso-BA


Nos dias 30 e 31 de julho de 2016 aconteceu o III Open PA de Jiu Jitsu, na cidade de Paulo Afonso/BA, onde Petrolândia foi representada pela equipe NOVA UNIÃO obtendo conquistas em diversas categorias, com 21 escritos e 14 medalhas. 

Quero parabenizar todos atletas que deram seu máximo a cada luta mostrando garra, respeito e humildade aos seus adversários. Agradecer a todos os patrocinadores que nos ajudaram em nossa viagem (advogado Victor Hugo, empresário Jr. Bil, Dr. Jefferson Técio, Tatiane Mendes/Nutrimix), a todos os pais, alunos e amigos que admiram esse trabalho feito com muito comprometimento, amor e carinho. 

Reprodução Facebook Maurício Alexandre

Conquistas de nossos atletas em suas categorias:
GABRIEL CRUZ 2° lugar
VALFREDO JÚNIOR 1° lugar
DGHEYDSON GOMES 2° lugar
JOSÉ RICARDO 1° lugar
MARCOS TADEU 3° lugar
HICK BRHENO 2° lugar
SUYANNE VITORIA 1° lugar
DOMARK DOS SANTOS 2° lugar
ANDERSON JOSÉ 3° lugar
WELLYSON ALMEIDA 2° lugar
JOÃO PEDRO 2° lugar
THIAGO VINICIUS 2° lugar
MAURICIO ALEXANDRE 1° lugar
EMERSON SILVA 2° lugar

Thiago Ebbers/Academia Nova União


Seminário em Trindade-PE discutirá violência e HIV em mulheres nesta quinta (04)


Em Pernambuco, quase metade das mulheres assassinadas no estado em 2013 foi vítima de violência doméstica. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), das 251 mortes, 108 casos (43%), tiveram como motivação os conflitos afetivos ou familiares. A partir desses dados, resulta imprescindível falar de violência doméstica. E por isso que o Centro Nordestino de Medicina Popular realiza, na próxima quinta-feira 4 as 8h em Trindade, o seminário municipal “Violência contra as mulheres e HIV/Aids: uma questão pública!”. Estão convidadas as secretarias de saúde e uma representante do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da região, assim como a coordenadoria da mulher do município. Do encontro também participarão mulheres e homens da sociedade civil, sindicatos, dentre outros.


Petrolina: “É preciso inverter as prioridades e investir também na periferia”, afirma Miguel Coelho

Miguel Coelho e Luska Portela cumprem agenda de visitas no município (​Foto: Jonas Santos​)

Após a oficialização de suas candidaturas, Miguel Coelho (PSB) e Luska Portela (DEM) tiveram uma agenda cheia de visitas, nesse domingo (31). O socialista e a democrata conversaram com moradores em quatro encontros nos perímetros irrigados de Petrolina e nos bairros João de Deus e Vila Vitória. Em todas as reuniões um ponto em comum, a necessidade de maior investimento nas áreas periféricas da capital do São Francisco, que tem sofrido nos últimos anos com a falta de serviços públicos.

Após ouvir várias reclamações tanto dos moradores dos perímetros irrigados quanto da Vila Vitória e João de Deus, Miguel assegurou que seu futuro programa de Governo dará prioridade para regiões com alta demanda de infraestrutura e de atendimento médico. “É preciso inverter as prioridades e investir também na periferia. Estive em todos os bairros da cidade e a reclamação é sempre do abandono na saúde, a falta de pavimentação, o esgoto a céu aberto e a segurança. A prefeitura precisa estar perto dessas áreas que sofrem mais e cumprir com sua obrigação, que é garantir o acesso aos serviços públicos”, destacou Miguel, em reunião na Vila Vitória.


Sedentarismo custa US$ 67,5 bi todo ano à economia global, diz pesquisa

Os cientistas ressaltam que passar mais de oito horas por dia trabalhando sentado aumenta as chances de morte prematura em 60%.

O sedentarismo custa à economia global US$ 67,5 bilhões (R$ 220 bilhões) todo os anos, mais do que o PIB do Paraguai. Desse total, US$ 58,8 bi são gastos anualmente em cuidados médicos decorrentes da inércia prolongada, além de US$ 13,7 bi que são perdidos todos os anos em produtividade.

A reportagem foi publicada por BBC Brasil, 28-07-2016.

As estimativas são parte de uma série de estudos publicada na revista científica Lancet, que revela ainda que a falta de atividades físicas mata todos os anos cerca de 5 milhões de pessoas ─ um número de mortes equivalente ao do tabagismo e maior do que o da obesidade.

A pesquisa chama atenção para os malefícios do sedentarismo e o perigo de morte associado a esse estilo de vida. Os cientistas ressaltam que passar mais de oito horas por dia trabalhando sentado aumenta as chances de morte prematura em 60%.

Mas o artigo da Lancet revela que exercitar-se durante uma hora por dia pode contrabalançar os efeitos nocivos de trabalhar sentado por longos períodos.


Nunca se viu tamanho retrocesso na educação deste país, afirma Humberto

"Estão acabando com a oportunidade de milhares de jovens que planejavam estudar em outro país e voltar ao Brasil com ainda mais bagagem para se inserir no mercado de trabalho ou desenvolver projetos de pesquisa", diz o senador (Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que o governo interino do presidente Michel Temer (PMDB) está atuando para “desmontar” o ensino público no país. A declaração tem como base a decisão recente do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), de cancelar bolsas do programa Ciência Sem Fronteiras e atrasar repasse de recursos para a Rede Nacional de Pesquisas.

“Nunca houve, em tão pouco tempo, tanto retrocesso na educação nacional. O governo golpista está acabando com programas, como o Ciência sem Fronteiras, que é referência no mundo todo e que é aprovado pela população. Fora isso, Temer e Mendoncinha estão deixando universidades e milhões de estudantes à míngua”, alertou o senador.

Criado na primeira gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), o programa Ciência sem Fronteiras enviou mais de 100 mil estudantes do ensino superior a universidades de 54 países. Segundo dados do programa, 26,4% dos intercambistas são negros e mais da metade é de famílias com renda de até seis salários mínimos.


Inscrições para Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade terminam quinta-feira (04)

Aprovação é indispensável para atuar na área contábil

Terminam nesta quinta-feira (4/8) as inscrições para a 2.ª Edição do Exame de Suficiência de 2016, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O exame é realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e destinado aos bacharéis e estudantes do último ano do curso de ciências contábeis. A aprovação é indispensável para obtenção do registro profissional. Até o momento, estão inscritos 37.840 candidatos. Da última edição, realizada em abril, participaram 47.869.

A prova busca aferir o conhecimento mínimo necessário para o pleno exercício da atividade profissional. São abordados temas como contabilidade geral, contabilidade de custos, contabilidade aplicada ao setor público, contabilidade gerencial, controladoria, noções de direito e legislação aplicada, matemática financeira e estatística, teoria da contabilidade, princípios da contabilidade e normas brasileiras de contabilidade, auditoria contábil, perícia contábil, português e legislação e ética profissional. A área com maior peso é contabilidade geral, que desde a última edição do exame passou a ter 21 questões.


Pelaggio ensina receita de Torrone feito com biscoito Cream Cracker

Informe publicitário
Fácil de preparar, a sobremesa fica crocante e rende 12 porções

A Pelaggio, marca da M.Dias Branco, ensina uma saborosa e exclusiva receita inspirada no tradicional Torrone, doce muito apreciado no Brasil e no mundo. A versão do prato fica ainda mais crocante com o biscoito Cream Cracker Pelaggio.

O Torrone leva ingredientes que podem ser comprados em qualquer supermercado, como aveia em flocos, açúcar, chocolate em pó, margarina, leite, uvas passas, nozes e o próprio biscoito. Depois de pronto, basta deixar duas horas descansando na geladeira e cortar em pedaços.

Além de ser prática, a receita rende 12 porções. Ideal para servir em festas e comemorações. Veja a receita completa abaixo e surpreenda seus amigos e familiares.


Inscrições para cursos técnicos e superiores do IFPE-Campus Barreiros começam hoje

Seleção visa preencher 104 vagas remanescentes do Vestibular e SiSU 2016. Inscrições seguem até o dia 9 de agosto.

Estão abertas, até o dia 9 de agosto, as inscrições do processo seletivo do IFPE-Campus Barreiros, na zona da Mata Sul, que visa preencher 104 vagas restantes do Vestibular Unificado IFPE e SISU 2016. As oportunidades são para os cursos Técnico em Instrumento Musical, Técnico em Hospedagem, Licenciatura em Química e Tecnologia em Agroecologia.

Os interessados devem se inscrever presencialmente, na Biblioteca Central do Campus Barreiros, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, apresentando a seguinte documentação: cópia da Ficha Modelo 19 (Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio) e o Formulário de Inscrição devidamente preenchido.

A seleção será feita a partir da análise do coeficiente de rendimento escolar do candidato. Do total de vagas, 50% é reservado para o Sistema de Cotas, que contempla estudantes oriundos da rede pública de ensino. No ato da inscrição, esses estudantes ainda poderão optar pela subcotas de renda (para aqueles com renda familiar percapita de até um salário mínimo e meio) e de etnia (para negros, pardos e índios).


Crédito no Brasil não é estímulo, é extorsão, afirma Ladislau Dowbor


“Hoje a crise civilizatória não se dá por falta de recursos. Se se dividir o PIB do planeta, de US$ 80 trilhões, pelos 7 bilhões de habitantes do mundo, chegaríamos a uma média mensal de R$ 9 mil reais para cada família de quatro pessoas. Ou seja, o que se produz hoje no mundo daria para todo mundo”, destaca o economista Ladislau Dowbor.

A reportagem é de Paulo Donizetti e publicada por Rede Brasil Atual - RBA, 30-07-2016.

O mundo passa por uma crise civilizatória e já se fala em novo Bretton Woods. A afirmação, do economista Ladislau Dowbor, remete ao tratado firmado um ano antes do fim da Segunda Guerra Mundial, na cidade norte-americana de mesmo nome (estado de New Hampshire), por 44 países. Na ocasião, as maiores economias do mundo estavam destroçadas pela guerra e buscavam mecanismos de recuperação por meio de uma nova ordem monetária que regulasse as relações comerciais entre as nações-membro. O desafio era reconstruir o bombardeado capitalismo.

A diferença, na análise de Dowbor, professor da PUC-SP, é que hoje o próprio capitalismo se põe em situação de derrocada por meio da financeirização das economias – um sistema que promove a riqueza de uma minoria.


COM ERRATA: Petrolândia deve ter novo recorde na concorrência pelo cargo de vereador


Atualizada às 12h10 - 01/08/2016

Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a pré-campanha - o "esquenta" da campanha eleitoral - movimenta a cidade e as redes sociais. A maior expectativa é nos nomes dos pré-candidatos a vice-prefeito, mas como nunca antes na história deste município houve quatro chapas na majoritária, o número de candidatos a vereadores também deverá superar os 84 registrados nas urnas em 2012.

Na primeira convenção partidária do município, acontecida nesse sábado (30) na Câmara Municipal, a coligação "Petrolândia pode mais" uniu PTB, PSD, PTN, PSDC e PSL no apoio a Fabiano Marques e Rogério Novaes. Na ocasião, foram apresentados nada menos que 44 candidatos a uma das 11 cadeiras na Casa Legislativa Aureliano de Menezes.

Nem todos os partidos terão candidatos a vereador, mas ainda faltam três convenções para definir os palanques de 2016. As pré-candidaturas do PT (Adriana), do PP (Dr. João Lopes) e do PR (Pr. Ricardo Rodolfo) serão oficializadas no último dia permitido para realização das convenções partidárias, na próxima sexta-feira, 05 de agosto. Os candidatos a vereadores serão obrigados a fazer campanhas exemplares, sob os rigores da lei e, em pouquíssimo tempo, conquistar eleitores e enfrentar a grande concorrência. Em 2012, o TSE registrou 94 candidaturas a vereador de Petrolândia. Descontados dois indeferimentos e 10 renúncias, 84 candidatos participaram da eleição. Em 2008, foram 73 candidaturas, com 01 registro indeferido.

A campanha vai ser corrida e trabalhosa. Além de tentar convencer os eleitores de serem as melhores opções para o Legislativo municipal, os candidatos deverão provar a arrecadação dos fundos de campanha, gastar e comprovar quanto e em que foi gasto o dinheiro e, por último, ser bem votado. Candidato sem nenhum voto ou com votação ínfima não será visto com bons olhos pela Justiça Eleitoral. No TSE consta que, em 2012, partidos de Petrolândia fizeram suplentes de vereador com menos de 10 votos. 

A participação de mulheres como candidatas é obrigatória, mas chama a atenção a votação irrisória obtida pela mulheres nos pleitos passados. Em 2012, por exemplo, dos 84 candidatos de Petrolândia, 26 eram mulheres. Com exceção da vereadora Dona Santa, eleita em quarto lugar com 1.016 votos, nenhuma candidata conquistou 200 votos. Incluindo a eleita, apenas 04 (quatro) tiveram mais de 100 votos e somente 06 (seis) mais de 50 votos. Na parte de baixo da tabela elas são maioria: 20 mulheres e 13 homens receberam menos de 50 ou nenhum voto.

ERRATA

EXCLUSÃO DO PARÁGRAFO: "Além de cinco dos 22 partidos existentes no município, a chapa Fabiano/Rogério Novaes conta também o apoio do vereador José Luiz dos Santos (Zé Pezão), presidente do PSC local, apesar de o partido não ser citado no banner da coligação à majoritária. Ou esqueceram de incluir o partido no material da campanha ou Zé Pezão vai tentar a reeleição sem coligação, uma manobra bem arriscada. Em 2012, com um dos candidatos mais bens votados (11º lugar), o PSB não elegeu vereador ao não atingir o quociente eleitoral de 1.763 votos (19.396 votos válidos divididos por 11 vagas). Com 08 candidatos, o partido obteve 1.068 votos, dos quais apenas 09 (nove) para a representatividade feminina feita por três candidatas". 

JUSTIFICATIVA: A assessoria do vereador informa que José Luiz da Silva (Zé Pezão) filiou-se ao PTB, do qual é secretário em Petrolândia. Informa também que o PSC está sem filiados nesta cidade, embora permanece ativo no sistema do TSE.

Redação do Blog de Assis Ramalho