12 abril 2025

Policial militar é preso em flagrante por assassinato da companheira no Grande Recife

Agentes das polícias Científica e Militar acompanharam a ocorrência de feminicídio em Peidade — Foto: WhatsApp/Reprodução

Por g1 PE e TV Globo

Um policial militar de 40 anos foi preso em flagrante, na manhã deste sábado (12), após assassinar a companheira, de 34, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Imagens encaminhadas ao Canal Globo mostram a movimentação de policiais militares e da equipe de perícia no local do crime. 

Segundo documentos aos quais o g1 teve acesso, a vítima se chamava Amanda Carolina Pacheco Pereira. Ela estava no apartamento da madrinha, que estava dormindo. Amanda bebia com o suspeito.

A madrinha de Amanda teria ouvido um disparo da arma de fogo e, quando se levantou, encontrou a afilhada deitada com a arma na mão, enquanto o homem havia fugido do local.

Procurada pela TV Globo, a Polícia Militar informou que foi acionada por meio do 6º Batalhão para uma ocorrência de homicídio consumado de uma mulher, em Piedade.

Ainda segundo a PM, um policial militar se apresentou na Delegacia de Prazeres, também em Jaboatão, onde foi preso em flagrante pelo feminicídio. O nome dele não foi divulgado.

Ainda de acordo com a corporação, a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social irá instaurar uma Investigação Preliminar ( IP) para acompanhar o inquérito.

O crime está sendo investigado pela Polícia Civil através da pela 12ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH).

Petrolândia: Nota de falecimento de Adelmo Rodrigues de Sá (Adelmo do Espetinho)

 

Divulgação/Rede social

Lembrança do amigo Adelmo, conheça um pouco de sua história - Por: Assis Ramalho


Na foto acima, lembranças do 'campinho' do Bairro São José, na nossa inesquecível 'velha' Petrolândia - hoje submersas nas águas do rio São Francisco.Em pé: Bafa, Assis Ramalho, João Siqueira, Ailton e Evilásio

Agachados: Gildo Xavier (In Memorian ), Adelmo do espetinho, Ednaldo Buzú e Edson Madera
Local: Campo do Bairro São José

Amigo de adolescência e juventude deste blogueiro e radialista (Assis Ramalho), Adelmo nasceu em Tacaratu, logo na sua infância com 6 anos de idade mudou-se com a família para Barreiras velha. Em 1966 iniciou seus estudos na Escola São Francisco. Em 1972 mudou-se para antiga Petrolândia, com 12 anos quando deu início aos seus primeiros trabalhos pra ajudar sua mãe. vendeu picolé, pão, cocada, pegou frete na feira com carrinho de mão e outros tantos trabalhos pra ganhar algum dinheiro. Com 16 anos começou  a trabalhar com seu tio em uma lanchonete (João da lanchonete), vizinho ao açougue público. Mesmo com toda dificuldade não deixou de estudar, estudou  a noite e com muito esforço conseguiu terminar o seu primeiro curso de técnico em contabilidade.

Sempre trabalhou com honestidade, pois fui criado sem pai, mas teve sempre sua mãe como referência.  Em 1987 mudou-se para Petrolândia nova, se casou em 1988, tendo quatro filhos, dois homens e duas mulheres. Trabalhou como pedreiro, depois resolveu ser feirante, e nessa atividades criou todos os seus quatro filhos, sempre procurando dar bons exemplos. 
Em 2007 entrou para a Reforma Agrária, sendo líder de uma associação de trabalhadores rurais e foi alí, que seundo ele, começou a se indignar com todas as injustiças cometidas com as populações do campo, se engajei, e desde então procurou lutar pra representar e conseguir melhorias para os trabalhadores que representou. Junto com os amigos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) conseguiu articular junto a CODEVASF um poço artesiano pra agrovila Boi Cajú do Assentamento Abreu e Lima da qual foi presidente.

Blog de Assis Ramalho



Apagão atinge 11 municípios pernambucanos na noite desta sexta (11)


Reprodução/Rede social

Por Diário de Pernambuco

Houve um apagão na noite da sexta-feira (11) em 11 municípios do Agreste pernambucano. Por cerca de 50 minutos, a partir das 22h21, Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes, São Caetano, Brejo da Madre de Deus, Riacho das Almas, Cupira, Agrestina, Belo Jardim e São Bento do Una ficaram sem energia elétrica.

A Neoenergia lançou uma nota oficial esclarecendo que o apagão não teve nada a ver com a sua rede de distribuição e que qualquer esclarecimento deveria ser solicitada à Chesf.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco, no entanto, não informou o motivo da falta de energia elétrica na região.

Confira a nota oficial da Neoenergia na íntegra:

A Neoenergia Pernambuco informa que a interrupção no fornecimento de energia elétrica nos municípios de Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes, São Caetano, Brejo da Madre de Deus, Riacho das Almas, Cupira, Agrestina, Belo Jardim e São Bento do Una, iniciada às 22h21 desta sexta-feira (11), não tem relação com a rede de distribuição da empresa. Maiores informações sobre a ocorrência devem ser solicitadas à Chesf. A Neoenergia aguarda a liberação do sistema para normalizar o serviço.

Pernambuco inicia pagamento de bolsas do maior programa de incentivo esportivo da história do Estado



Imprensa PE <imprensa.pe@secom.pe.gov.br>

O Governo de Pernambuco iniciou, nesta sexta-feira (11), o pagamento das bolsas dos programas Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Time PE, beneficiando um total de 1.241 atletas e técnicos em todo o Estado. O início dos repasses marca mais um avanço do maior programa de incentivo ao esporte já realizado em Pernambuco, com investimento recorde de aproximadamente R$ 13 milhões ao longo de 2025. Nesta primeira etapa, serão creditadas quatro parcelas retroativas, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Os beneficiários receberão um total de 12 parcelas, assegurando o suporte financeiro contínuo durante todo o ano. O objetivo é estimular o desenvolvimento do esporte pernambucano, fortalecer a base, e valorizar atletas e treinadores que representam o Estado nos cenários nacional e internacional.

"Investir no esporte é assegurar um futuro promissor para nossos jovens porque o esporte transforma vidas. É sinônimo de uma vida mais saudável, faz bem para mente e o corpo. Esse investimento recorde de cerca de R$ 13 milhões que fazemos nos programas Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Time PE é apenas mais um exemplo da nossa atenção com o setor. Também estamos investindo na construção e revitalização de quadras poliesportivas nas escolas da rede estadual. Trabalhamos para que Pernambuco ocupe sempre o primeiro lugar no pódio do desenvolvimento", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Desde o início da atual gestão, o número de beneficiários praticamente dobrou, passando de 720 para 1.241. Os programas atendem atletas e técnicos de modalidades olímpicas e não olímpicas, desde a base até o alto rendimento.

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques faz balanço positivo dos 100 primeiros dias de seu segundo mandato: “O melhor ainda está por vir”


Por: Folha das Cidades


O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), avaliou como bastante positivo o saldo dos primeiros 100 dias de seu segundo mandato à frente do município. Reeleito em 2024 com 70,91% dos votos válidos, Fabiano obteve uma vitória expressiva, com uma frente de mais de 8 mil votos sobre o segundo colocado, consolidando a confiança da população em sua gestão.

Em entrevista exclusiva à Folha das Cidades, Fabiano destacou a importância da continuidade e do avanço das ações administrativas para manter Petrolândia em destaque no cenário estadual.

“Estamos focados em consolidar conquistas e acelerar ainda mais o desenvolvimento. Petrolândia voltou ao centro das atenções de Pernambuco e continuará avançando com muito trabalho e compromisso com a nossa gente”, afirmou o prefeito.

Durante a conversa, Fabiano apresentou obras e ações marcantes realizadas nos primeiros 100 dias, demonstrando dinamismo na condução da prefeitura e não esqueceu de lembrar dos avanços na maior obra da história de Petrolândia, o Cinturão Verde. Entre os principais destaques, estão:

* Inclusão de Petrolândia no Mapa do Turismo do Brasil, valorizando o potencial turístico local;

* Início da troca do gramado do Estádio Municipal, atendendo a demandas do esporte amador;

* Programa "Petrolândia Mais Perto", levando atendimentos de saúde para mais perto das comunidades;

* Cinema ao ar livre, ampliando o acesso à cultura e lazer;

* Entrega de importantes equipamentos como máquinas de arado, um ônibus escolar, uma Van para a Educação e refrigeradores de vacinas para todas as UBSF;

* Asfaltamento da Quadra 6 e execução do Programa Calçada Legal, garantindo mais mobilidade urbana;

* Construção da Balança Rodoviária, fortalecendo a logística e o escoamento da produção local;

* Projeto Domingo na Orla e a reconstrução da pista de cooper, incentivando o lazer e a prática esportiva;

* Cursos de qualificação profissional voltados ao turismo, preparando o município para acolher melhor seus visitantes.

Com um início de gestão marcado por entregas e planejamento estratégico, Fabiano reforçou seu compromisso com o futuro da cidade:

“Estes são apenas os primeiros passos de uma jornada que continua focada em construir uma cidade cada vez melhor para todos. Acreditamos no potencial da nossa gente e seguimos trabalhando incansavelmente para transformar cada desafio em oportunidade. O melhor ainda está por vir!”, concluiu o prefeito.


Compesa avisa falta de água neste domingo (13) em Jatobá, Tacaratu e Caraibeiras

 

Por: Assessoria de imprensa da Compesa

NOTA 

A Compesa informa que será realizada neste domingo (13), a partir das 8h, uma parada  para a realização de serviços de manutenção em equipamentos da Estação Elevatória de Jatobá  (sistema de bombeamento).  Devido à necessidade das intervenções, os municípios de Jatobá, Tacaratu e Caraibeiras ficarão com abastecimento de água suspenso.  O objetivo da iniciativa é garantir maior confiabilidade e regularidade ao  funcionamento do sistema.

O abastecimento será retomado de forma gradual, partir das 12h do mesmo dia ( domingo), após a finalização dos serviços.

Assessoria de imprensa da Compesa


INAJÁ (PE): Justiça decide a favor de ação civil do MPPE e determina suspensão de contratos temporários para professor


Ajuizamento da ação foi a inércia do município em realizar concurso público para provimento do cargo de professor da rede municipal

Por:  Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça local, conseguiu decisão favorável na Vara Única da Comarca de Inajá para ação civil pública com pedido de tutela antecipada, para suspensão de contratações sem a realização de concurso público. O juiz Lucca Saporito de Souza Pimentel deferiu parcialmente o pedido liminar e determinou ao município se abster, até o julgamento do mérito, de celebrar novos contratos temporários para o cargo de professor.

O município deverá, ainda, no prazo de 30 dias, apresentar a relação dos servidores temporários contratados pelo município (contendo nome completo, CPF, e cargo ocupado), cópia do procedimento administrativo que teria realizado a seleção dos servidores para contratos temporários, e o plano estratégico de três meses, para a realização de concurso público no Poder Executivo, onde constem todas as medidas administrativas necessárias à satisfação do pedido.

No texto da ação civil pública, o Promotor de Justiça Paulo Fernandes Medeiros Junior informou que a Prefeitura confirmou que a realização do último concurso público para o provimento de cargos de professores foi realizado no ano de 2011, provocando a existência de um déficit atual de 81 servidores efetivos, e que essa carência vem sendo suprida unicamente por contratações temporárias.

Na sua decisão (Processo nº 0000137-48.2025.8.17.2720), o juiz Lucca Saporito de Souza Pimentel relata que a razão que ensejou o ajuizamento da ação foi a inércia do município em realizar concurso público para provimento do cargo de professor da rede municipal, em detrimento de contratações temporárias.

O município tem prazo de 30 dias para apresentar contestação, sob pena de serem considerados verdadeiros os fatos narrados. Foi fixada multa no valor de R$ 5 mil, limitada a R$ 250 mil, em caso de descumprimento injustificado da decisão liminar.

Advogado e professor de Direito morre após sofrer convulsão em academia no Recife


Fábio Milhomens morreu dentro de academia após sofrer convulsão, no Recife — Foto: Reprodução/Instagram

Por: Diario de Pernambuco

O advogado e professor de Direito Fábio Milhomens morreu na tarde desta sexta-feira (11) após sofrer uma convulsão enquanto se exercitava em uma academia da rede Selfit, localizada na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A idade da vítima não foi informada.

Segundo nota divulgada pela própria academia, o episódio aconteceu por volta das 13h30, durante a rotina de exercícios do advogado. “O cliente sofreu uma convulsão durante sua rotina de exercícios e, imediatamente, nossa equipe acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [Samu] e iniciou os procedimentos de primeiros socorros”, informou a Selfit. Apesar dos esforços realizados pelos funcionários e pela equipe médica do Samu, Fábio não resistiu e teve o óbito confirmado ainda no local.

Em respeito ao luto, a unidade da academia na Domingos Ferreira permanecerá fechada até este sábado (12), com retorno das atividades previsto para o domingo (13). A Selfit também se solidarizou com a família da vítima e afirmou que está à disposição para prestar apoio.

Fábio Milhomens era mestre em direitos fundamentais e tinha décadas de atuação na advocacia. Reconhecido no meio jurídico de Pernambuco, ele também foi conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) e lecionava na Uninassau, instituição que emitiu nota lamentando a perda. “Prestamos à família enlutada os nossos sentimentos e expressamos sinceras condolências”, destacou a faculdade.

A OAB-PE também divulgou uma nota de pesar. “A diretoria da Ordem se solidariza com os familiares, amigos, colegas de profissão e alunos neste momento de dor, externando sentimentos de respeito e admiração por sua trajetória na advocacia e relevante contribuição à classe.”

Nas redes sociais, Fábio mantinha o perfil “Doutor Direito”, seguido por mais de 57 mil pessoas, onde compartilhava conteúdos voltados à área jurídica. A morte inesperada gerou comoção entre amigos, alunos e colegas de profissão.