Web Radio Petrolândia

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Petrolândia: Secretária da Mulher de PE, Cristina Buarque, participa de encontro com gestoras de políticas para mulheres do Sertão de Itaparica



Cristina Buarque, Secretária da Mulher de Pernambuco - fotos: Assis Ramalho
Rejane Neiva, Coordenadora da Saúde da Mulher do Estado de Pernambuco
A Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, está cumprindo agenda de visitas a vários municípios do Sertão pernambucano. O objetivo é discutir a situação dos organismos e sobre questões ligadas ao fortalecimento das políticas públicas para mulheres no interior do estado.

Nesta quinta-feira(06), Cristina participou de reunião com o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, com a vice-prefeita, Janielma Souza, com a primeira dama Ana Tereza e com a gestora municipal Paula Francinete.

O encontro que foi realizado na sala de reuniões da prefeitura de Petrolândia, também contou com as presenças da Coordenadora da Saúde da Mulher do Estado, Rejane Neiva, a Coordenadora da Mulher na região do Sertão de Itaparica, Ivete Venâncio, além das gestoras Municipais Ivete Cardoso (Belém de São Francisco), Camila de Souza (Jatobá), Fernanda Freire (Itacuruba) e  Maria da Penha Nunes Pereira (Carnaubeira da Penha).

Em pauta, que teve duração de aproximadamente duas horas, foram discutida as importância da política de gênero para as mulheres do Sertão de Itaparica.

O Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com Secretária estadual de Políticas para a Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, que será postada em breve.

Perseguida pela ditadura durante o regime militar e militante da causa feminista, Cristina Buarque foi convidada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no seu primeiro mandato, para comandar a então secretaria especial de Mulheres.

Hoje transformada em secretaria estadual de Políticas para a Mulher, a pasta tem ações intensas em todo o estado pernambucano e conquistou o respeito das demais secretarias estaduais. Cristina defende que as políticas públicas devem ser destinadas a todas as mulheres, pois o machismo e a violência doméstica atingem todas as classes sociais.

Um dos programas dos quais Cristina tem muito orgulho é o “Nenhuma pernambucana sem documento”, que inclui uma publicação com toda a documentação que uma pessoas pode ter e indica como encaminhar sua confecção, desde carteira de identidade até passaporte. Por fim, a secretária destacou a importância das diferentes militâncias das mulheres – feminista, partidária e dos movimentos de base – afirmando que é necessária maior presença feminina nas instâncias decisórias de poder. “Precisamos nos organizar e garantir nosso espaço”, afirmou a palestrante.

Para ver mais fotos, clique aqui>Cristina Buarque em Petrolândia

Paula Francinete, gestora do município de Petrolândia, e
 Ivete Venâncio,Coordenadora da Mulher na região do Sertão de Itaparica
 
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Vestibular da Funeso/Unesf será realizado no dia 17 de fevereiro, às 19 horas. Inscrições abertas.


A comissão organizadora do vestibular da Funeso/Unesf em Petrolândia comunica aos candidatos que a prova de seleção será realizada no dia 17 de fevereiro, segunda-feira, na Escola Municipal José Araújo, às 19 horas. Os candidatos devem chegar com, pelo menos, 15 minutos de antecedência.

As inscrições ainda estão abertas. Mais informações e inscrições com Magda Barros: (87) 9996-7683.

A Funeso/Unesf, por meio da Faexpe, oferece os cursos de Bacharelado em Administração e Licenciatura em Letras, Biologia, Matemática e Pedagogia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Magda Barros
Foto: Lúcia Xavier

Com o Fluminense e sem a Portuguesa, CBF lança tabela do Campeonato Brasileiro; confira jogos da 1º rodada

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta quinta-feira (6) a tabela para do Campeonato Brasileiro de 2014. Ela conseguiu superar as liminares que exigiam que os pontos da Portuguesa fossem devolvidos após o julgamento do caso Héverton e colocou o Fluminense no lugar da Lusa entre os 20 participantes da competição.

A CBF conseguiu cassar hoje todas as liminares que eram contrárias à decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). A última a favor da Portuguesa foi cassada hoje, às 14h. Os autores das ações contrárias à CBF devem entrar com recurso pedindo a reversão da cassação.

O Bahia estreia na competição contra o atual campeão nacional, o Cruzeiro, em Salvador. O Vitória, por sua vez, viaja para o Rio Grande do Sul para enfrentar o Internacional. As datas de cada jogo ainda não foram definidas, mas a primeira rodada vai acontecer no fim de semana dos dias 19 e 20 de abril.

Como no último Campeonato Brasileiro, os clássicos regionais não acontecerão na última rodada. A dupla Ba-Vi se enfrenta pela primeira vez logo na quarta rodada, no fim de semana dos dias 10 e 11 de maio, com mando de campo do Tricolor. No segundo turno os rivais entram em campo entre 20 e 21 de setembro.

A Copa do Mundo no meio do ano vai provocar uma pausa de mais de um mês na competição. O campeonato será paralisado na nona rodada, que acontece no dia 1º de junho, e retorna em 16 de julho. Veja abaixo todos os jogos da primeira rodada e clique aqui para ver a tabela completa do Campeonato Brasileiro.

Primeira rodada: Jogos entre os dias 19 e 20 de abril:
Flamengo x Goiás
Fluminense x Figueirense
São Paulo x Botafogo
Santos x Sport
Atlético-PR x Grêmio
Atlético-MG x Corinthians
Bahia x Cruzeiro
Inter x Vitória
Criciúma x Palmeiras
Chapecoense x Coritiba

A Tarde On Line

Petrolândia: Diretoria do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar denuncia falta de continuidade da implantação do assentamento

Situação atual do Projeto Miguel Arraes de Alencar em implantação
no Sítio Sobrado, na zona rural de Petrolândia, Sertão de Pernambuco.
  Fotos: Assis Ramalho

A Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar (ABAMA), do município de Petrolândia, em Pernambuco, divulga carta denúncia sobre a situação do assentamento que está em em implantação há mais de cinco anos, sem que a infraestrutura do assentamento e nenhuma casa tenha sido construída até o momento. Os beneficiários do projeto do INCRA são famílias removidas de sítios considerados como terras pertencentes a aldeia indígena, em processo de desintrusão.

"As autoridades competentes e instituições constituídas precisam ter mais respeito pela população brasileira, de um modo geral. As propagandas políticas e as promessas do INCRA deixam bastante a desejar, principalmente quando se trata de reforma agrária.

Um caso alarmante é o que estão passando as comunidades dos Sítios Mundo Novo, Lagoinha, Barrocão, Piancó e Barriguda, pertencentes ao município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. As famílias tiveram suas terras desapropriadas por Decreto que “devolveu” áreas aos indígenas da etnia Pankararu, da aldeia Entre Serras, localizada entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia.

As famílias que ficaram sem suas terras de origem solicitam que as autoridades competentes se sensibilizem para agilizar o andamento da implantação do Projeto Miguel Arraes de Alencar. Cinco anos já se passaram e nada tem avançado, pois nem a RB (Registro de Beneficiários) foi concluída. Questionados, alguns funcionários do INCRA apresentam justificativas não coerentes, transferindo a responsabilidade de uns para outros.

Materiais disponíveis para a construção da adutora estão no local do assentamento, no Sítio Sobrado, zona rural de Petrolândia. Canos, caixa d’água, bomba e gerador estão sendo deteriorados pela ação do sol. Falta mão de obra de responsabilidade da empresa para conclusão e não é justo o assentamento estar situado a apenas 3 km de distancia do rio e ficarmos olhando para a terra e para a água, com desejo e força de vontade para produzir alimentos, e não termos casas construídas e condições básicas para nos instalarmos na área que, por direito, é nossa. Esperamos que 2014 não seja apenas mais um ano de enganações e sim de ações concretas.

Os beneficiários do Projeto Miguel Arraes de Alencar pretendem divulgar esta realidade para todas as redes sociais e imprensa. Portanto, estamos disponíveis para entrevistas, depoimentos, exposições de fotos (situação anterior e atual), além de visitas ao local do assentamento para realização de reportagem.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar (ABAMA)
Fotos: Assis Ramalho
Notícias relacionadas (clique para ler):
>Petrolândia: Segunda etapa de capacitação da ABAMA é realizada na sede do STR
>Petrolândia: ABAMA convoca associados para 2ª etapa do curso de Associativismo
>Petrolândia: Associados da ABAMA participam de curso de associativismo
>Petrolândia: Vereador Rogério Novaes continua preocupado com situação dos beneficiários do Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar
>Diretoria da ABAMA, junto com representantes do INCRA, se reúne com membros da Associação dos Beneficiários do Projeto Dr. Miguel Arraes de Alencar
>Petrolândia: Famílias desesperadas. Após terem as terras desapropriadas pela Funai, há anos enfrentam descaso do Incra para reassentamento
>Petrolândia: Superintendente do Incra estará no município nesta segunda-feira para reunião com Associados da ABAMA


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar (ABAMA)
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Leitora alerta clientes do Banco do Brasil sobre golpes bancários


Assis Ramalho, é o seguinte: gostaria de fazer alerta a população petrolandense a respeito de golpes que esta acontecendo aqui(em Petrolândia) no Banco do Brasil. No dia 31 do mes passado, minha mae foi sacar o dinheiro sozinha, e acabou não conseguindo. Isso, por que, um cara de aparência de uns 35 anos ofereceu ajuda, ajudou ela a sacar o dinheiro, porém trocou o cartão dela, e hoje quando fomos olhar a conta, o cartão que ele tinha entregue não era o dela. Então, fomos conversar com uma funcionária do banco, e ela olhou o histórico da conta, e constatou que houve várias transferência da conta dela para outras agências. Fizeram 2 empréstimos de valores altos, vários saques, compras com o cartão, enfim, fizeram tudo o que queria, e a gente só notou hoje. O cartão já estava na Bahia, e outra pessoa sacou com ele também. Pelas imagens, sabemos que ao menos duas pessoas utilizaram o cartão em agências diferentes. Fomos na delegacia fazer o BO, e lá tinha vários BO para o Banco do Brasil, inclusive de clonagens de cartão.

Peço que alerte a população para não aceitarem de forma alguma, ajuda de pessoas desconhecidas, e nem ajudem pessoas estranhas, pois o cartão também pode ser roubado e a imagem que aparece sacando o dinheiro, geralmente é de quem ta ajudando. Procurem sempre um funcionário do banco, ou alguém de sua total confiança.

Midian.
Moradora de Petrolândia


Aos 82 anos, Fernando Henrique Cardoso casa com ex-funcionária de 36 anos

Ex-presidente assina contrato em cartório oficializando relação
 com Patrícia Kundrat, 46 anos mais nova 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 82 anos, oficializou a união estável com a sua companheira, Patrícia Kundrát, de 36 anos. A informação foi confirmada, na tarde de ontem, pela assessoria de imprensa do Instituto Fernando Henrique Cardoso. De maneira bastante discreta, o tucano assinou o contrato em 29 de janeiro, em um cartório de São Paulo. Apenas advogados estavam presentes na ocasião. O ex-presidente havia comunicado a parentes que pretendia formalizar a união estável, mas não tinha informado a data. A notícia pegou todo mundo de surpresa, até amigos mais próximos.

Patrícia é ex-funcionária do Instituto Fernando Henrique Cardoso. Ela era a administradora da entidade e exercia o cargo de secretária executiva. Os dois foram vistos juntos pela primeira vez em dezembro de 2010, em Miami (Estados Unidos). O casal passeava de mãos dadas no Shopping Aventura Mall, muito frequentado por brasileiros. Na época, o namoro não foi confirmado publicamente. De maneira bem-humorada, FHC chegou a brincar com a situação em uma entrevista sobre o assunto. “Um senhor de 81 anos precisa de alguém para dar a mão na hora de atravessar a rua”.

Só em 2012, quando o assunto já estava em todos os jornais, o ex-presidente confirmou a relação amorosa. “É meio ridículo dizer que eu estou namorando aos 81 anos? Mas todo mundo tem falado e escrito tanto no assunto que eu resolvi deixar as coisas acontecerem normalmente. E aconteceram”, afirmou à TV UOL. Após o início do namoro, o ex-presidente tem passado bastante tempo no Rio de Janeiro, onde tem uma apartamento em São Conrado, na Zona Sul carioca. Frequentemente, os dois são vistos passeando pelas ruas do bairro. A assinatura do contrato foi divulgada na edição de ontem do jornal O Estado de S. Paulo.

Diário de Pernambuco

Policial reage a assalto, atira três vezes e mata criminoso em SE

Dois criminosos em uma moto abordaram um homem que trafegava em uma motoneta pela Rua B, no bairro Jabotiana, em Aracaju (SE). Eles queriam roubar o veículo, mas não contavam que a vítima escolhida seria um policial que reagiu e acabou matando um dos suspeitos. O fato aconteceu por volta da 17h30 de quarta-feira (5).

O policial estava de folga e indo para casa quando a dupla o abordou e mandou que ele descesse da motoneta. Segundo informações da Delegacia Plantonista, o oficial desceu do veículo, deu dois passos para trás, sacou a própria arma, um revólver Ponto 40, se identificou como policial e mandou o criminoso entregar a arma.

“O criminoso acionou o gatilho, mas felizmente a munição não foi deflagrada. Em minha própria defesa disparei três vezes. O garupa foi atingido e o comparsa dele, que pilotava a moto, fugiu em disparada. O que foi atingido ainda correu, mas acabou caindo na Rua Acre. Com ele, estavam um revólver calibre 38 e seis munições”, relata o policial.

O oficial disse ainda que telefonou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e que se apresentou na Delegacia Plantonista para registrar o caso e entregar a arma apreendida com o criminoso. Outro policial que passava com uma viatura descaracterizada pela Rua Acre testemunhou o fato.

G1 SE

Para evitar crise, Brasil precisa diversificar matriz energética


País é hoje dependente de hidro e termoelétricas. Para especialistas, modelo é arriscado e caro. E saída passa por explorar fontes renováveis e potencial das regiões. Solução a curto prazo, porém, é vista com ceticismo.

A reportagem é da agência de notícias Deutsche Welle, 05-02-2014.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão de terça-feira (05/02), que atingiu partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, não foi causado, em princípio, por excesso de consumo. Mas de acordo com especialistas ouvidos pela DW, o Brasil precisa diversificar urgentemente sua matriz energética – hoje altamente dependente das hidroelétricas e, em casos de emergência, das termoelétricas.

As termoelétricas são acionadas sempre que o setor hidroelétrico – responsável por 63% da energia gerada no país – ameaça não dar conta da demanda de consumo. Segundo especialistas, a curto prazo, nenhuma outra fonte de energia renovável será capaz de suprir as atuais necessidades do sistema, mas, para os próximos anos, é preciso investir em alternativas.

Audiências públicas fortalecem debates sociais no âmbito do Legislativo em Pernambuco


A Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco, da qual o deputado estadual Manoel Santos faz, parte realizou 20 audiências públicas ao longo de 2013. Grande parte desses debates contou com a participação de organizações da sociedade e de representantes do Governo. No mesmo período, foram contabilizadas 19 reuniões ordinárias que contaram com a distribuição, discussão e votação dos projetos de lei.

Para Manoel Santos, o saldo é extremamente positivo e reflete ganhos importantes para a sociedade. “A Comissão é um importante instrumento para buscarmos avançar na luta por uma sociedade mais justa e com menos desigualdades. Chegarmos em números tão expressivos é sinal de que o trabalho está seguindo um bom caminho na luta por direitos, afinal de contas, não há desenvolvimento, sem justiça social”, avaliou.

UPE Garanhuns terá curso de língua chinesa


A UPE-Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, está agendando para o mês de março um curso em língua chinesa, em parceria com o Instituto Confúcio, fruto de um convênio entre a Universidade Estadual com a Sede Central do Instituto (Hanban) e a Universidade Central de Finanças e Economia, em Beijing. O Instituto Confúncio tem como objetivo apoiar e promover o ensino da língua e cultura chinesas, assim como melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos, intensificar a cooperação e intercâmbio na área educacional e cultural, desenvolver as relações amigáveis entre a China e os países estrangeiros e estimular a multipolarização e a multiculturalidade a fim de construir um mundo mais harmonioso. Além dos cursos oferecidos, no convênio com a UPE, existe também a possibilidade de intercâmbio, e o curso oferecido em Garanhuns será ministrado por jovens do país asiático.

Saco de bondades para as empresas elétricas

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

O que o cidadão brasileiro não aceita mais é a benevolência, para se dizer o mínimo, com que as empresas elétricas são tratadas pelo Governo Federal.

Dois pesos e duas medidas. Enquanto a população brasileira, e ai não somente o consumidor sofre e é prejudicado com a queda vertiginosa da qualidade do serviço elétrico oferecido e com as altas tarifas, muito pouco é feito para reverter essa situação; já que sistematicamente as empresas elétricas de geração, transmissão e distribuição são “aliviadas” dos compromissos, inclusive contratuais, por quem devia regulá-las fiscalizar.

Os “apagões” e “apaguinhos” já são constantes na vida das pessoas, que sofrem as consequências de um péssimo serviço prestado. Carente de manutenção, de investimentos de modernização, de qualificação da mão de obra, de incompetência gerencial e com lucros cada vez maiores (basta acompanhar a evolução dos balanços contábeis anuais), essas empresas ainda pressionam, e conseguem com os gestores de plantão, mais e mais benefícios. O que se resume a um “capitalismo sem risco” para quem está, ou aventurou-se, nesse negocio. E não são poucos os aventureiros de primeira viagem.

A população sofre as mazelas de ter as frequentes interrupções de energia já incorporadas a seu cotidiano e tudo o que isso acarreta; e mesmo assim ter que pagar tarifas caras (ai de quem não pagar ou atrasar o pagamento).

Vejamos então mais recentemente algumas medidas que constituem verdadeiro “saco de bondades” oferecidas àquelas empresas.

Petrolândia: Prof. Roberto Oliveira convida escolas a participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2014


Olá, Assis Ramalho, como professor de Física, venho convidar todas as escolas públicas e particulares para participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica que já está com inscrições abertas. Ano passado, tivemos 775 mil estudantes participando do evento no Brasil inteiro.

Esta olimpíada premia os estudantes com medalhas e certificados e sempre leva um tema transversal (Astronomia) para dentro da escola, através de propostas inovadoras fornecidas pela própria OBA. A escola também pode participar concomitantemente com a Mostra Nacional de Foguetes de água, despertando o interesse no desenvolvimento científico.
O Brasil é um país de grandes cientistas, mas não tem o merecido Prêmio Nobel, e propostas pedagógicas como estas favorecem a geração de indivíduos capazes, com interesse no mundo da pesquisa científica.

Para participar, basta a escola se cadastrar no site http://www.oba.org.br/site/index.php

Ano passado participamos tanto da OBA como da MOBFOG e os estudantes adoraram.
http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=12&pag=conteudo&m=s&acao=ver&idescola=56644

Professor Roberto Oliveira à Redação do Blog de Assis Ramalho

Negócio fechado: São Paulo e Corinthians trocam Jadson por Pato


Após uma reunião entre os departamentos jurídicos, São Paulo e Corinthians entraram em acordo nesta quarta-feira sobre a troca envolvendo o meia Jadson e o atacante Alexandre Pato. O acordo, apalavrado no período da tarde, foi concretizado à noite após as assinaturas dos presidentes Juvenal Juvêncio e Mário Gobbi Filho. As assinaturas dos dois jogadores serão coletadas nesta quinta-feira pela manhã.O mandatário corintiano avalizou a transação enquanto assistia à derrota da equipe para o Bragantino, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. Já o dirigente são-paulino recebeu os termos em casa e prontamente os aceitou.

Alexandre Pato ficará emprestado por dois anos ao São Paulo. O Corinthians, que investiu mais de R$ 40 milhões para tirá-lo do Milan no início do ano passado, pagará metade dos salários, cerca de R$ 350 mil – a outra parte ficará sob a responsabilidade do clube do Morumbi. Pato tem contrato com o Corinthians até o fim de 2016. Ou seja, quando voltar de empréstimo, terá só mais seis meses antes de poder assinar um pré-contrato com qualquer outro clube.

Morte desvendada: Empresário cearense foi assassinado a mando da viúva e do sócio amante

 
Francisco Fábio foi morto com três tiros na cabeça, 
em sua empresa. Pistoleiros simularam assalto
Erivaldo de Oliveira, o então sócio da vítima; e a viúva, Antônia Neuda Cândido de Oliveira Vasconcelos, mantinham um romance às escondidas e assumiram o relacionamento meses após o crime. Para a Polícia Civil, eles são os mandantes

Como enredo de uma telenovela, a Polícia esclareceu, depois de um ano e sete meses de investigação, a trama que resultou no assassinato de um empresário paraibano no Ceará. O crime ocorreu na noite de 20 de julho de 2012 na fábrica de salgados da vítima, localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ontem, quatro dos seis envolvidos no caso foram, finalmente, presos, entre eles, a viúva da vítima e seu amante, o ex-sócio do morto.

O paraibano Francisco Fábio de Vasconcelos tinha 49 anos de idade quando foi assassinado com três tiros na cabeça dentro de sua empresa, a 'Bizu Salgados',uma fábrica de xilitos localizada na rodovia CE-090.

O prédio foi invadido por três homens armados que, aparentemente, entraram ali para praticar um assalto. O empresário foi executado sumariamente, sem oferecer nenhuma resistência. Para aparentar a ideia de um crime de latrocínio (roubo seguido de morte), os assassinos roubaram cerca de R$ 7 mil.

Ladrões roubam R$ 13 mil de igreja católica no interior de PE

Em Agrestina, no Agreste pernambucano, moradores receberam uma notícia que os deixaram espantados. O valor de R$ 13 mil que estaria dentro de uma gaveta no escritório do padre, na Igreja de Santo Antônio, desapareceu.

De acordo com o comissário da Polícia Civil, Augusto Torreão, as investigações foram iniciadas. “Já começamos a ouvir as testemunhas. Uma perícia ainda será realizada", disse. A polícia trabalha inicialmente com hipótese de arrombamento, mas nāo descarta outras linhas de investigações por causa do modo como estava o local de onde o dinheiro foi retirado. "A priori, suspeitamos que tenham entrado pela janela. Temos outras linhas, mas não podemos divulgar detalhes para não atrapalhar as investigações", completou o comissário.

O dinheiro foi arrecadado em doações dos fiéis e com a venda de camisas e brindes feitas durante a Festa de Nossa Senhora do Desterro. O furto teria ocorrido na madrugada do domingo (2) para a segunda-feira (3).

G1 PE

Confira resultados desta quarta-feira na Libertadores, Copa do Nordeste, estaduais com crônicas e lances em vídeo

  
Wallyson marca três gols na goleada por 4 a 0 sobre o Deportivo Quito, diante de 50 mil torcedores no Maracanã


Botafogo e Atlético-PR se classificam para fase de grupos da Libertadores; Corinthians perde, Palmeiras segue 100%, Flamengo e Vasco vencem pelo Carioca, e o Santa Cruz se classifica na Copa do Nordeste.

Por Rio de Janeiro