17 setembro 2024

Petrolândia: ONG Salve Animal inicia construção do Santuário São Francisco de Assis para proteção de animais, em parceria com a Abrasfa, e pede engajamento da sociedade

 
Fotos e vídeo: Assis Ramalho






O município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, à semelhança da quase totalidade das cidades brasileiras, tem entre seus problemas a superpopulação de animais abandonados, com grande número de animais vítimas de maus-tratos ou mortos por envenamento. Há cerca de 10 anos, defensores da causa animal e do meio ambiente uniram-se para criar a Abrasfa, posteriormente declarada Instituição de Utilidade Pública. Hoje, temos uma nova iniciativa para somar forças na hercúlea missão de resgatar e tratar animais, especificamente voltado para a população de gatos. O petrolandense Anderson Marques, há 20 anos residente no Havaí, Estados Unidos, juntou-se a protetores dos direitos dos animais em Petrolândia para criar a ONG Salve e deu início a vários projetos.  

A iniciativa de destaque é a construção do Santuário São Francisco de Assis, um grande abrigo para animais, localizado na estrada para o Mata Cabra. A obra está iniciada. Também estão em andamento, em parceria com a Abrasfa (Abrigo de Animais São Francisco de Assis), ações de resgate, castrações, tratamento veterinário e abrigo temporário de gatos. 

Anderson conheceu a situação da cidade, através de diversas reportagens sobre o assunto publicadas no Blog de Assis Ramalho, comprovadas em visita à sua terra natal. A construção do Santuário foi iniciada durante sua mais recente visita à família. 

Pioneira, a iniciativa da Salve Animal é também grandiosa e como tal, exige grandes esforços. O projeto da Salve, em parceria com a Abrasfa, pretende desenvolver ações conjuntas com a Prefeitura de Petrolândia. Mas, além dos recursos próprios investidos pela ONG, o engajamento da sociedade é fundamental para o sucesso da iniciativa. Serão necessárias doações financeiras para a construção e manutenção do Santuário. 

O sucesso do projeto depende, ainda, da disponibilidade de voluntários, atualmente em número insuficiente para atender à demanda exigida pelas ações do projeto.

O abandono de animais e maus-tratos aos gatos, em especial, com repetitivos casos relatados de envenamento, em todas as partes da cidade, decorre da falta de políticas e de educação para o bem-estar animal, culminando na superpopulação de animais abandonados, em diversos pontos da cidade. Existe ação ainda tímida da prefeitura para castração dos felinos, que são castrados às dezenas, periodicamente, e nascem às centenas, todos os dias. Existem os raros tutores e "donos" de animais de estimação com consciência da importância da castração para a saúde dos seus bichinhos de estimação. Existem os que criam animais como se fossem plantas. E, em grande número, existem os incomodados pela presença e grande quantidade de animais com ou sem dono que invadem quintais, enterram "tesouros", marcam território, correm, fazem barulho e brigam sobre muros e telhados, caçam pássaros criados ilegalmente em gaiolas e outros pequenos animais, assaltam cozinhas, entre outras coisas próprias da natureza felina. 

Inquérito Civil e Ações do MPPE em Petrolândia

O abandono e maus-tratos a animais em Petrolândia não são recentes e a urgência de resolução tais problemas foi sinalizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em várias oportunidades. Em julho de 2017, o então Promotor de Justiça da Comarca de Petrolândia, Dr. Rodrigo Altobello Angelo Abatayguara, instaurou Inquérito Civil, com o objetivo de melhor apurar os fatos e colher provas, informações e demais diligências sobre a falta de políticas públicas municipais voltadas para o controle populacional de cães, gatos caninos e demais animais caprinos, suínos e bovinos no Município de Petrolândia, bem como para apurar a falta de um Centro de Controle de Zoonoses para os fins de manutenção, cuidados e exposição de animais para a adoção. 

Anos antes, em abril de 2013, o Promotor Daniel Gustavo Meneguz Moreno expediu Recomendação que determinava a apreensão de animais soltos nas rodovias e nas ruas da cidade de Petrolândia. Houve, inclusive, uma audiência pública sobre o assunto, realizada na Câmara Municipal de Petrolândia, no dia 15 de maio daquele ano. 

A medida mais recente do MPPE, representado pela Promotora de Justiça Nycole Sofia Teixeira Rego, é datada de 3 de julho de 2024, com prazo de três meses para adoção de ações pela Prefeitura de Petrolândia. O prazo terminará no início de outubro, próximo do dia 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, padroeiro de Petrolândia e da causa de proteção aos animais. Antes, porém, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, já esgotados, o MPPE solicitou a estruturação dos serviços municipais, com a destinação de recursos orçamentários para políticas públicas de Bem-Estar Animal, criação de canil, gatil e espaços semelhantes. 

Em julho passado, o MPPE recomendou à Prefeitura de Petrolândia, à Câmara Municipal e à Vigilância Sanitária da cidade a implantação de políticas públicas com a finalidade de promover a proteção aos animais vítimas de maus-tratos e acidentes, aos animais de rua ou abandonados dentro dos próximos três meses.

A primeira providência recomendada é aprovar mudanças legislativas como a aprovação de projeto de lei para criar a Política de Bem-Estar Animal; a implementação de norma específica sobre a guarda responsável de animais; e, por fim, a atualização da Lei Municipal nº 1.268/2019 a fim de dar efetividade a esse instrumento legal.

O MPPE também recomendou que o município de Petrolândia realize campanhas educativas sobre a temática, inclusive com a institucionalização do Dezembro Verde, iniciativa de conscientização ambiental e prevenção de zoonoses (doenças transmitidas ao ser humano por animais).

Nessa iniciativa, a Promotora de Justiça Nycole Sofia Teixeira Rego sugere ao poder público realizar campanhas em escolas públicas, ações de esclarecimento sobre maus-tratos e abandono de animais, bem como promoção de ações de adoção responsável e orientação aos motoristas sobre o risco de atropelamento de animais em vias públicas.

Já o terceiro aspecto da recomendação do MPPE é voltado para a estruturação dos serviços municipais, com a destinação de recursos orçamentários para essas políticas públicas, criação de canil, gatil e espaços semelhantes no prazo de 45 dias. Além disso, o município de Petrolândia deve prover a estrutura necessária para a fiscalização de infrações aos direitos dos animais, inclusive estimulando a criação do Conselho Municipal de Defesa/Proteção Animal.

O último ponto recomendado pelo MPPE é que o município realize a captura de cães, gatos e animais de tração abandonados em vias públicas. Eles devem ser recolhidos e encaminhados para abrigos públicos ou adoção, com a garantia de acompanhamento por médico veterinário para castração ou verificação de possíveis enfermidades.

Confira vídeo abaixo



Doações  ração, material  de limpeza 
CNPJ 26111768000126

Material de construção 
Galega +55 (87) 9951-7761

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho

Atenção Petrolândia e região! Vagas de emprego com disponibilidade para viagens para Motorista de caminhão basculante, Operador de rolo compactador e Operador de escavadeira, com disponibilidade para viajar ao Mato Grosso do Sul

 

Vagas de emprego com disponibilidade para viajar para Mato Grosso do Sul.

Precisa-se de

* Motorista de caminhão basculante,

* Operador de rolo compactador,

* e Operador de escavadeira.

Falar com o Thiago.

(47) 9. 9728-2913

Petrolândia: Com a perna quebrada, Silvano diz que perdoa jogador adversário responsável pela fratura

 


Cinco dias após ser operado na perna esquerda, o atacante Silvano disse que perdoa o jogador Fábio,, responsável pela fratura dupla em sua perna. O lance aconteceu no domingo (8/09/2024) em jogo  envolvendo a equipe do Vasco de Petrolândia, time pelo qual Silvano jogava, e Associação Pó de Serra de Itaparica.

A competição denominada Copa João Rodrigues, que chegou ao final no domingo (15), aconteceu no Estádio Arena ''O Ferreirão'', na Vila dos Pescadores em Petrolândia.

"Eu perdôo, faz parte do futebol, eu amo o Fábio que é uma pessoa que mora no meu coração. Jamais eu vou deixar maldade entrar no meu coração, por que eu amo ele. Não só a ele, mais a todos'' 

VEJA ABAIXO A INTEGRA DA ENTREVISTA E VEJA COMO FOI A DECISÃO DA COPA JOÃO RODRIGUES DE ALMEIDA, ONDE O TIME DA SELEÇÃO DE ITAPARICA VENCEU O VASCO DE PETROLÂNDIA E SAGROU-SE CAMPEÃO DA COMPETIÇÃO

 


TIME DA SELEÇÃO DE ITAPARICA - CAMPEÃO DA COPA JOÃO RODRIGUES DE ALMEIDA SUB 40


Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho 

Codevasf participa do I Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura e IX Seminário Territorial do Velho Chico de Apicultura e Meliponicultura, em Ibotirama-BA


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou com um “stand” no I Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura e IX Seminário Territorial do Velho Chico de Apicultura e Meliponicultura, na semana passada, em Ibotirama (BA).

O evento foi realizado pela Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf). A Companhia também ofereceu um curso para produção e manipulação de cosméticos com produtos das abelhas e realizou um painel sobre mercado e comercialização em parceria com a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi).

Com carga horária de 20 horas, esse curso faz parte do Projeto Amanhã e capacitou 26 alunos que desejam ser inseridos no mercado de trabalho. Foram realizadas aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos produziram diversos produtos, dentre eles sabonetes, shampoos, condicionador, creme corporal, bálsamo labial, sérum facial, vela de massagem, além de receberem dicas de venda e marketing.

Na ocasião, também foram entregues quatro kits completos de apicultura para cooperativas em Ibotirama.

Codevasf

Morre, aos 63 anos, o deputado estadual José Patriota

 

Morreu, na manhã desta terça-feira (17), o deputado estadual José Patriota (PSB). Ele estava internado no Recife em tratamento contra um câncer no fígado.

José Patriota tinha 63 anos e fazia tratamento desde 2018. Durante esse período, presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), cargo que ocupou por cinco mandatos no período de 10 anos.

O corpo do deputado estadual será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), das 11h às 13h, e depois seguirá para ser cortejado e sepultado em Afogados da Ingazeira, no Sertão, cidade onde construiu sua trajetória política. No município, exerceu mandatos como vereador, vice-prefeito e prefeito.

José Patriota deixa esposa, quatro filhos e duas netas.

Perfil

José Coimbra Patriota Filho nasceu em 9 de outubro de 1960, em Tabira, no Sertão do Pajeú, mas cresceu no Sítio Carnaúba, em Afogados da Ingazeira. De origem rural, desde cedo se envolveu com a luta dos trabalhadores da região e foi assessor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetape).

Eleito deputado estadual em 2022, Patriota dedicou mais de 40 anos à militância e à gestão pública. Além dos cargos para os quais foi eleito em Afogados da Ingazeira e da gestão da Amupe, ele ocupou funções como a presidência do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural) e suas versões para a Zona da Mata e Grande Recife -- o ProMata e o ProMetrópole.

Repercussão

A governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou luto oficial de três dias no estado em razão da morte do político. Em nota, prestou solidariedade aos familiares e amigos, e disse que recebeu "com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos".

Também em nota, o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Sileno Guedes, disse que Patriota defendia com vigor os interesses do povo pernambucano.

"Registramos também o nosso desejo de que, da saudade que fica e da tristeza que agora sentimos, tiremos forças para levar adiante o seu legado em defesa de tempos melhores para nossas cidades e comunidades rurais, que é onde as pessoas vivem e onde precisam que as políticas públicas cheguem cada vez mais fortalecidas, como ele tanto defendia", disse o texto.

A Alepe decretou luto oficial e suspendeu todas as atividades legislativas desta terça-feira em homenagem ao parlamentar.

Petrolândia: Produtora cultural Necy Nascimento é entrevistada pelo canal ''EMOLDURANDO HISTÓRIAS''


O nosso Quadro EMOLDURANDO HISTÓRIAS apresenta mais uma linda história de vida.

A nossa homenageada de hoje é Necy Nascimento, a Mãe da Mata da cidade de Petrolândia-PE. Presidente do Instituto de Arte e Cultura João Pernambuco e do Café Cultural João e José.

Vamos assistir, curtir, comentar, compartilhar e se inscrever no canal.

Click abaixo para assistir:


Blog de Assis Ramalho
Por: Canal YouTube ''EMOLDURANDO HISTÓRIAS'' de Nestor Soares