terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Tacaratu: Prefeito José Gerson diz que Festa da Padroeira foi um sucesso e responde aos críticos ''São pessoas que só sabem criticar''

O áudio da entrevista vai ao ar na manhã desta quarta-feira (03) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 05h30 as 08;30.

Com a participação de uma multidão de fiéis, foi realizada na tarde desta terça-feira (02), na cidade de Tacaratu, Sertão de Itaparica, em Pernambuco, a tradicional procissão de encerramento da festa em louvor de Nossa Senhora da Saúde, padroeira do município. O Blog de Assis Ramalho publica matéria especial sobre o evento nesta quarta-feira (03).

A Festa da Padroeira de Tacaratu é tradicionalmente realizada de 23 de janeiro a 2 de fevereiro, período em que a cidade recebe turistas e romeiros de todo o Nordeste e de outras regiões do país - e até do Exterior -, que vêm prestar homenagens à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde.

Este ano, em virtude da crise que assola o país, o gestor do município, José Gerson (PSB), pré-candidato a reeleição, recebeu críticas por ter investido elevada soma de recursos nos tradicionais festejos da padroeira.

No final da tarde desta terça-feira ( 02), após o encerramento da festa da Padroeira, em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o prefeito José Gerson falou sobre a realização da festa e fez duras criticas aos opositores.

O gestor afirmou que a festa foi um grande sucesso, como a população de Tacaratu e região merecem, e que jamais poderia deixar de realizar o evento, tradição do município.

"Assis, o levantamento que a gente faz é que eu não tenho nem palavras para agradecer a Nossa Senhora e a todo esse povo de Tacaratu, assim com a todos os romeiros que frequentaram a nossa festa, porque são fiéis que têm fé em Nossa Senhora. Assis, essa festa é grande porque o povo tem fé em Nossa Senhora e é por isso que a gente não se cansa de fazer esses esforços, porque o povo de Tacaratu e região merecem, e jamais eu deixaria de fazer essa festa tão bonita."

O prefeito se diz feliz por a festa ter transcorrido em paz, e afirma que Tacaratu está ficando pequeno para a dimensão do evento.

"Assis, com certeza é muita felicidade, porque são mais de dez dias em paz e, com certeza, é Nossa Senhora que abençoa. Essa festa é tão grande que Tacaratu está ficando pequeno, porque os devotos de Nossa Senhora, a cada ano que se passa, crescem mais e eu só tenho a gradecer a Deus, a Nossa Senhora e a esse povo."

O gestor responde às críticas dos opositores sobre os gastos com a realização dos festejos

"Assis, as pessoas que falam isso aí é porque eles não pensam no futuro do nosso município. São pessoas que só sabem mostrar críticas e que não mostram objetivos. Se você fizer uma avaliação, através de uma pesquisa, vai ver que se eu não fizesse essa festa o povo não ia aceitar, porque Tacaratu tem quase 400 anos de comemoração desta festa. Então, por que é que hoje eu ia deixar de fazer a festa? Pelo contrário, a gente vai crescer ainda mais, se Deus quiser. Quero agradecer a você e a todos que compareceram a essa festa, e o meu muito obrigado a todos. Que Deus e Nossa Senhora ilumine o caminho de vocês.

O áudio da entrevista vai ao ar na manhã desta quarta-feira (03) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 05h30 as 08;30.

O programa ''Acordando com as Notícias'' apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Senador Fernando Bezerra Coelho, após encontro com lideranças políticas de Petrolândia e Tacaratu, é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia


O áudio da entrevista vai ao ar na manhã desta quarta-feira (03) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Na sexta-feira passada (29), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) esteve em Petrolândia, município do Sertão de Itaparica, cidade incluída no roteiro de visitas para levantamento de demandas. O deputado federal Fernando Filho (PSB) integrou a comitiva do senador.

Entre as lideranças presentes ao encontro realizado na residência do prefeito e presidente da comissão do PSB em Petrolândia, Lourival Simões, esteve o prefeito de Tacaratu, José Gerson (PSB). Presenças também de vereadores da base governista, vice-prefeita e dos ex-prefeitos de Petrolândia, Amadeu Souza Lima e Antonio Marcos de Souza (Dr. Marquinhos).

Após a reunião, o senador concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Confira a entrevista abaixo, na íntegra.

Assis Ramalho: Gostaria de agradecer sua atenção com nossa reportagem e saber da avaliação do Senador desse encontro de hoje com o prefeito de Petrolândia, junto com lideranças da região.

Fernando Bezerra Coelho: Quero dizer que a alegria é toda minha de poder estar falando para a população de Petrolândia, através da Web [Rádio] Petrolândia e do Blog de Assis [Ramalho]. Nós estivemos, ao longo deste mês de janeiro, fazendo um giro por toda as regiões do Estado de Pernambuco e, na manhã desta sexta-feira, eu tive a alegria de visitar o Sertão de Itaparica, visitando Belém de São Francisco, Itacuruba e a nossa querida Petrolândia, onde fomos recepcionados pelo prefeito Lourival Simões, pelas lideranças políticas locais, pelo prefeito de Tacaratu, Gerson, e pelas lideranças políticas de Tacaratu. Então, tivemos a oportunidade de falar um pouco do quadro político nacional, as expectativas dos trabalhos do Senado Federal e do Congresso Nacional, já que o país está mergulhado em uma profunda crise econômica, crise política, crise social, e que tem repercussões nos municípios pela diminuição de receita do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], e que requer a atenção dos representantes políticos para promover instrumentos de políticas públicas que possam aliviar essa dificuldades. Trouxemos a notícia da sanção da lei que ajudamos aprovar no Senado e na Câmara dos Deputados, que é a lei que regulariza os depósitos de empresas e de pessoas físicas brasileiras no Exterior. Com essa regularização, vai permitir uma receita adicional no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), [algo] que poderá significar uma receita extra de duas cotas, até quatro cotas do FPM, e que vai ajudar os prefeitos a regularizar as suas obrigações com a folha de pessoal e, sobretudo, [com] os fornecedores da prefeitura, em um ano que é de muita importância, que é o ano da eleição municipal, permitindo que os prefeitos possam concluir obras iniciadas e poderem se apresentarem ao julgamento da população. Essa minha vinda, também, foi uma oportunidade para ouvir as críticas, as sugestões e as percepções que essas lideranças têm sobre o atual momento político brasileiro. Portanto, eu encerro as minhas visitas no dia de hoje considerando muita positiva, no sentido de me guiar nos meus posicionamentos que terei de adotar a partir da reabertura dos trabalhos no Congresso Nacional

Assis Ramalho: Por falar em reabertura dos trabalhos no Congresso Nacional, qual a posição do Senador em relação ao impeachment, ou não, da presidente Dilma e também em relação ao afastamento, ou não, do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Qual a posição do Senador, e do PSB, em relação a esses episódios em Brasília?

Senador Fernando Bezerra Coelho: Eu, pessoalmente, defendo o afastamento da presidenta da República através da votação do pedido do impeachment, como também defendo o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. através da votação do parecer da comissão do Comitê de Ética, que já se encontra aprovado. Acho que isso ajudará a diminuir a crise política e contribuir para que o Brasil possa se reencontrar com a sua tragetória de crescimento e desenvolvimento. Mas, o PSB está dividido em relação ao impeachment da presidenta. Os nossos três governadores, Paulo Câmara (PE), Ricardo Coutinho (PB) e Rodrigo Rollemberg (DF) se posicionaram contra. A bancada federal na Câmara dos Deputados, aonde nós temos 34 deputados, 26 estão a favor do impeachment e 8 estão contra. Já no Senado Federal, nós somos sete senadores. Nós temos dois a favor do impeachment e cinco contra. O que se deliberou entre as bancadas, é que a bancada acompanhará a decisão da Executiva Nacional do PSB, que vai se reunir depois do carnaval para poder fazer uma avaliação da conjutura política brasileira e se posicionar em relação ao impeachment da presidenta, em relação ao afastamento do Presidente da Câmara Eduardo Cunha e em relação à votação, ou não, da CPMF [Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras]. Então, são três pontos que serão apreciados na reunião da Executiva Nacional do PSB, que deverá ocorrer após o carnaval.

Assis Ramalho: Qual a posição do PSB em relação às eleições em Petrolina, sua terra. Vai ter candidato próprio?

Fernando Bezerra Coelho: Na realidade, nós estamos acompanhando atentamente o processo eleitoral em Petrolina, que é uma das mais importantes cidades do interior de Pernambuco. Estamos aguardando o resultado da biometria para saber se Petrolina vai ter, ou não, mais de 200 mil eleitores. Se tiver, a eleição vai ser em dois turnos, mas é provável que não tenha. Mas, existe um esforço muito grande de recadastramento e temos que aguardar até o início de abril para poder saber qual o eleitorado de Petrolina. Mas o PSB vai ter candidato, apesar de eventuais divergências que ainda persistem dentro do partido, mas eu acredito que até o final de março essas divergências estarão superadas, e nós temos tido mantido diálogo com outras forças políticas que atuam em Petrolina, e estou animado na construção de uma ampla frente política que vai reunir diversos partidos e que deverá apresentar nomes competitivos, não só na chapa majoritária como também com uma boa chapa para disputa da representação popular na Câmara de Vereadores. Nós temos, hoje, um conjunto de quase dez vereadores que apoiam as articulações políticas do PSB. Temos, já, dezenas de [pré]candidatos que manifestam o desejo de se filiar ao PSB e aos partidos coligados, o que vai animar a campanha que só se iniciará a partir do mês de agosto.

Assis Ramalho: Gostaria que o Senador também opinasse sobre a posição do PSB em relação à eleição de Petrolândia.

Fernando Bezerra Coelho: Eu acho que encontrei aqui uma grande animação em cima do trabalho realizado pelo prefeito Lourival Simões. A cidade de Petrolândia reconhece o grande esforço que ele desenvolveu ao longo desses oitos anos [sete], com obras estruturadoras, obras transformadoras na saúde, na educação, na infraestrutura urbana, e encontrei, portanto, um grupo muito animado na expectativa da confirmação do nome de Marquinhos, o ex-prefeito [Antonio Marcos de Souza, filiado ao PSB], como candidato que venha suceder a Lourival Simões e estarei aqui ao lado destes companheiros para poder dar o meu apoio para que esse trabalho possa prosseguir com mais brilho ainda.

Assis Ramalho: Nesta minha última pergunta, me permita, mas eu vou fugir um pouquinho de assunto político. É o seguinte: o glorioso Santa Cruz [do Recife] está de volta à primeira divisão do futebol brasileiro, mas vale lembrar que naquela fase terrível, em que o "Santinha" estava na quarta divisão, o senhor foi convocado e teve a coragem de assumir a presidência do clube, em um momento em que ninguém estava querendo pegar aquela batata quente. E eu, que sou tricolor, assim como sei que o senhor também é, lembro que você chegou e começou a estruturar o Clube, cuidar do patrimônio, cuidar da sede, das estruturas do Arrudão, ou seja, o senhor começou a juntar os cacos, como se diz na gíria. Hoje, todos falam e elogiam a atual diretoria que levou o Santa Cruz à primeira divisão, [diretores] que merecem todos os elogios, mas poucos se lembram que o senhor teve um importante papel lá atrás. Gostaria que fizesse um resumo sobre a volta, tão sonhada, do "Santinha" à primeira divisão do futebol nacional.

Fernando Bezerra Coelho: Olha, todo tricolor está muito orgulhoso, muito feliz em ver o Santa Cruz de volta à elite do futebol nacional. Esse era o sonho, porque ninguém acreditava que o Santa Cruz pudesse ficar naquela posição, lá na Série D, participando de campeonatos praticamente de amadores pelo Brasil. Então isso mexeu muito com os nossos brios, com o nosso orgulho, com a nossa autoestima. Eu me sinto feliz por ter aceitado a convocação de diversos tricolores, de diversos dirigentes que me convocaram para fazer um trabalho, como você bem colocou, que foi um trabalho de recuperação, de reconstrução e acho que fizemos um grande trabalho na área patrimonial, com a recuperação do nosso Estádio [José do Rego Maciel], da nossa sede administrativa, devolvemos a autoestima a essa grande torcida do Santa Cruz, que é a maior torcida do Norte e Nordeste do Brasil, e criamos as bases para aqueles que nos sucederam pudessem ter feito um belíssimo trabalho na área do futebol. Então, eu acho que os atuais dirigentes desenvolveram um trabalho magnífico e que deu tantos títulos ao Santa Cruz, como o tri-campeonato pernambucano, [acesso a] Série C, Série B e, agora, Série A, com um belo time montado, com uma boa orientação técnica, e eu acho que o Santa Cruz está colhendo tudo aquilo que plantou, e eu me sinto feliz de ter plantado uma parte desta boa colheita que o Santa Cruz está tendo.

Assis Ramalho: Senador, agradeço a atenção do senhor com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, gostaria que deixasse sua mensagem ao povo de Petrolândia, e boa sorte nos seus trabalhos na volta a Brasília.

Fernando Bezerra Coelho: Assis, eu quero dizer da minha alegria de estar aqui em Petrolândia mais uma vez, de rever meus amigos, de poder constatar os avanços que Petrolândia teve nestes últimos anos, mas também de poder ouvir as demandas do que ainda falta, como os serviços de abastecimento d'água que deve ser ampliado, o acesso pavimentado para os projetos. Então, foram aqui discutidos muitos temas que nós vamos levar para Brasília, para poder solicitar o esforço o empenho do governador Pulo Câmara, como também vamos identificar as possibilidades de recursos federais que possam ajudar o prefeito Lourival Simões a coroar a sua administração à frente do município de Petrolândia com mais ações. O meu muito obrigado!

O áudio da entrevista vai ao ar na manhã desta quarta-feira (03) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Redação do Blog de Assis Ramalho

MPPE recomenda a mais 15 municípios priorizar o pagamento da folha em vez do carnaval


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a mais 15 prefeitos que não realizem gastos com o Carnaval, especialmente festas e shows, utilizando recursos públicos municipais enquanto a folha de pessoal do município estiver atrasada, incluindo os casos em que a inadimplência atinge apenas parcela dos servidores municipais, e mesmo que estes sejam ocupantes de cargos comissionados e contratados temporários.

Desta vez as recomendações são direcionadas aos gestores municipais de Mirandiba (Bartolomeu Tiburtino de Carvalho Barros), Itaíba (Juliano Nemésio Martins), Jataúba (Carlos Lucinaldo da Silva), Brejo da Madre de Deus (José Edson de Sousa), Pesqueira (Evandro Mauro Maciel Chacon), Ribeirão (Romeu Jacobina de Figueiredo), Santa Cruz do Capibaribe (Edson Vieira), Palmares (João Bezerra Cavalcante Filho), Paudalho (José Pereira de Araújo), Alagoinha (Maurílio de Almeida Silva), Arcoverde (Madalena Britto), Inajá (Leonardo Xavier Martins), Quipapá (Cristiano Martins), Escada (Lucrécio Jorge Gomes Pereira da Silva) e Poção (José Waldeilson). O município de Ribeirão também não deve realizar gastos com a Festa Municipal da Cana.

MEC quer mobilizar escolas e universidades no combate ao Aedes aegypti


O Ministério da Educação (MEC) quer mobilizar estudantes, professores e servidores da educação para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da Zika, dengue e da febre chikungunya.

Hoje (2), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se reuniu com representantes de entidades ligadas ao ensino da educação básica, tecnológica e superior para apresentar a campanha Zika Zero.

De acordo com o MEC, entre as ações previstas está a distribuição de material educativo para mais de 2,7 milhões de professores e gestores da educação básica. A pasta também pretende assinar o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, no qual secretarias estaduais e municipais de educação se comprometerão com a campanha.

Nilton Mota visita associação referência na produção de sementes


O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, aproveitou a passagem pelo Sertão pernambucano para conhecer o trabalho da Associação dos Produtores de Sementes do Cedro - APROSCEDRO, que é referência na produção de sementes de sorgo, feijão, milho e coentro comercializadas em Pernambuco, Ceará e Alagoas.

A APROSCEDRO é a única associação de Pernambuco que possui o registro nacional de produção emitido pelo Ministério da Agricultura e também está certificada pela Embrapa para multiplicação de sementes das principais variedades de milho adaptadas ao semiárido.

Fundador do Facebook, Zuckerberg divulga campanha contra o vírus Zika


O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, defendeu que os cidadãos de todo o mundo, em especial da América Latina, auxiliem no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Zika e também dos vírus da dengue e da chikungunya.

Por meio de um post no Facebook, Zuckerberg convida os internautas a assistirem ao vídeo de uma campanha promovida pela própria rede social e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

No texto, publicado há pouco, o empresário ressalta a importância de se evitar a disseminação do mosquito, pois não há remédios específicos nem vacinas contra o Zika. Ele disse, então, que o "mais importante" no momento é tentar evitar as picadas do mosquito. "Como uma comunidade, nós podemos ajudar na luta contra o vírus Zika aumentando a sensibilização", afirmou.

Regulamentação de berços é aperfeiçoada pelo Inmetro


Até 2011, o Brasil não tinha regulamentação sobre regras de segurança para berços infantis. A Portaria 269/11 trouxe, à época, uma série de normas técnicas para produção e importação dos produtos.

Ontem (1º), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou nova Portaria (53/16), que visa a aperfeiçoar a regulamentação e ampliar o escopo de produtos, abrangendo berços dobráveis, conversíveis, de balanço (que imita o movimento de ninar) e de movimento pendular (que permite movimento em qualquer direção).

Outra novidade é a proibição de laterais ou extremidades móveis. De acordo com Leonardo Rocha, chefe da divisão de Regulamentação Técnica do Inmetro, todas as regras valem também para berços artesanais e/ou feitos sob medida.

A partir de agora, os fabricantes e importadores têm 18 meses para se adequarem aos novos critérios de produção e importação. Após este prazo, terão mais 6 meses para cessarem a comercialização dos estoques.

Lucas Ramos: “Precisamos de mudanças profundas no sistema prisional”

Deputado estadual Lucas Ramos (Foto: Rinaldo Marques)

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) comentou os acontecimentos no sistema prisional pernambucano. Na Assembleia Legislativa, o parlamentar integra a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular e mostra-se preocupado com a situação carcerária. “Os últimos motins e fugas mostram, mais uma vez, que nossas unidades prisionais precisam ser readequadas para garantirmos a ressocialização efetiva dos reeducandos”, afirma o socialista.

Lucas Ramos se reunirá com o governador Paulo Câmara para apresentar uma proposta para o Complexo Penitenciário do Curado (antigo Presídio Aníbal Bruno), na Zona Oeste do Recife, que transformaria o local em conjunto habitacional ou centro comercial. “O Estado pode fazer uma permuta com empresas do ramo imobiliário, que utilizariam o terreno do complexo em troca da construção de várias unidades de reabilitação com capacidade para receber até 500 pessoas”, sugere o deputado. “É impossível gerenciarmos unidades com até seis mil detentos e conseguirmos a recuperação plena deles”, finaliza.

Vazão mínima defluente de Sobradinho e Xingó permanece em 800m³/s até 31 de março

Hidrelétrica de Xingó (Foto: Zig Koch/Banco de Imagens ANA)

Desde 21 de dezembro de 2015, está autorizada a vazão mínima defluente de 800m³/s nos reservatórios de Sobradinho e Xingó, na bacia do rio São Francisco. Com a publicação da Resolução nº 66/2015, da Agência Nacional de Águas (ANA), nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o patamar está mantido até 31 de março. A redução da defluência mínima foi solicitada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A bacia do rio São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas adversas, com vazões e chuvas abaixo da média, com consequências nos níveis de armazenamento dos reservatórios instalados na bacia. Esta situação tem levado a ações de flexibilização das vazões mínimas defluentes dos reservatórios. Neste contexto, a ANA vem autorizando desde a Resolução ANA nº 442/2013 a redução da vazão mínima defluente abaixo de 1.300 m³/s (patamar mínimo em situações de normalidade) tanto em Sobradinho quanto em Xingó.

Integração capacita representantes de vilas rurais do Projeto São Francisco em Pernambuco

Pasta promoveu oficina sobre sustentabilidade para líderes comunitários das VPRs Uri e Negreiros, em Salgueiro. (Foto: Ascom MI)

O Ministério da Integração Nacional (MI) promoveu, na última semana, curso de capacitação em sustentabilidade para líderes comunitários das famílias assentadas nas Vilas Produtivas Rurais (VPRs) Uri e Negreiros, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no município de Salgueiro (PE). O objetivo é qualificar a participação dos moradores na discussão sobre o plano de sustentabilidade da vila, a partir do conhecimento da própria realidade. Quarenta e cinco pessoas participaram da atividade (21 em Uri e 24 em Negreiros).

A capacitação integra um conjunto de ações que visam fortalecer as inter-relações sociais, econômicas e ambientais das famílias que residem na faixa de obra do empreendimento hídrico.

Programação da semana

Humberto defende união de forças contra o Aedes

Líder do PT no Senado, Humberto Costa é médico (Foto: Divulgação)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, disse que o governo federal tem adotado todas as medidas necessárias para combater o Aedes aegypti. A presidente Dilma Rousseff editou, ontem, a Medida Provisória nº 712/2016 com novas iniciativas de combate ao mosquito, transmissor do Zika vírus, da dengue e chicungunha. Entre as ações, está a que autoriza o ingresso de agentes públicos em imóveis em situação de abandono para que possam descobrir e eliminar focos do Aedes e a realização de campanhas educativas. O tema deve ser, também, alvo do pronunciamento que Dilma fará ao Congresso Nacional na reabertura dos trabalhos legislativos, na tarde desta terça-feira.

Segundo o senador, por causa da situação iminente de perigo à saúde pública, é necessário um esforço conjunto para combater o mosquito. “É preciso uma força-tarefa que envolva o governo federal, os governos estaduais e municipais e a população em geral. O único combate que é eficaz ao mosquito é a prevenção. Ações como a que autoriza a entrada de agentes em locais abandonados são temporárias e de interesse público”, afirmou.

Estrela ensina receita fácil de caldinho de feijão

Informe publicitário
Caldinho de feijão com farofa de biscoito

Ingredientes:
½ kg de feijão cozido e temperado
2 colheres de sopa de bacon, em cubinhos
2 colheres de sopa de linguiça calabresa, em cubinhos
½ embalagem de Argolinha Estrela

Farofa de Biscoito:
½ embalagem de Biscoito Cream Cracker Estrela
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho, picados
sal, pimenta dedo de moça e salsinha a gosto

Modo de Preparo:

- Comece preparando o caldinho de feijão. Bata no liquidificador o feijão já cozido e temperado, passe pela peneira e se necessário acrescente água até obter 2 e ½ litros de caldinho de feijão, reserve.

ProRural participa da 4ª Feira da Agricultura Familiar de Tacaratu




O ProRural, através da Unidade de Gestão Territorial (UGT) de Petrolândia colaborou com a 4ª Feira da Agricultura Familiar de Tacaratu, organizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada no dia 28 de janeiro.

No evento, o ProRural expôs o andamento dos projetos desenvolvidos em Tacaratu e Região, por meio das redes produtivas de Caprinovinocultura de Corte e Piscicultura. 

Esse evento acontece todos os anos, desde 2013, com o objetivo de incentivar e valorizar as atividades desenvolvidas pelos produtores da agricultura familiar.


Informações e fotos: Reprodução Facebook ProRural

Petrolândia: Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde divulga nota sobre a hanseníase

A hanseníase tem cura e o tratamento precoce evita sequelas. Os medicamentos e a assistência médica são fornecidos gratuitamente pelo SUS. (Reprodução Secretaria de Saúde de Petrolândia/Vigilância Epidemiológica)

No dia 25 passado, último domingo de janeiro, comemorou-se o “Dia Mundial de Combate à Hanseníase”, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o objetivo da data é conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença nos países endêmicos. Além de trazer à tona esse tema, muitas vezes negligenciado pela mídia, poder público e população, o fato de se escolher um dia para lembrar a hanseníase é uma forma de mobilizar o compromisso político e social para aumentar a atenção na área de prevenção, educação e controle da doença, enfatiza a SBD.

Nesta terça-feira (02), a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Petrolândia divulgou no nota sobre a campanha de combate à hanseníase. 

Eis a nota, reproduzida na íntegra.

A hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. Por isso fique atento! Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, manchas dormentes, dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos no corpo, pode ser hanseníase.
Em casos suspeitos, procure o Posto de Saúde mais próximo de sua residência ou a Secretaria de Saúde. Procurar Thaisa ou Fabinho.


Hanseníase tem cura e o preconceito também.

Secretaria Municipal de Saúde
Coordenação de Vigilância Epidemiológica

Saiba mais
A hanseníase é doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. Apresenta múltiplas formas, as quais manifestam-se por diferentes tipos de lesões na pele. A característica mais importante dessas lesões é a diminuição da sensibilidade nas mesmas, devido ao acometimento de terminações nervosas livres e/ou troncos nervosos. O diagnóstico da doença é clínico e pode ser complementado pela pesquisa do bacilo na pele. É fundamental que a doença seja reconhecida precocemente e que se institua o tratamento adequado com a poliquimioterapia (PQT), que leva à cura da doença. Caso o tratamento seja tardio, podem ocorrer sequelas e incapacidades físicas. Os medicamentos e a assistência médica são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Thaysa Gabriela/Secretaria Municipal de Saúde - Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Portal SBD

Saúde abre canal de informação para orientar agentes no combate ao Aedes

Mutirão para limpeza e eliminação de focos de Aedes aegypti na Orla de Petrolândia, realizado em abril de 2015 (Foto: Secretaria Municipal de Saúde)

Agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e militares que atuam no combate ao Aedes aegypti contam com um novo canal de informações: o telefone 0800 645 3308. O serviço foi disponibilizado pelo governo federal esta semana e, segundo o Ministério da Saúde, oferece suporte para esclarecimento de dúvidas relacionadas à identificação de focos do mosquito.

A pasta reforçou que a iniciativa visa à expansão dos canais e meios de comunicação entre profissionais e gestores, para oferecer acesso rápido e de qualidade com orientações sobre a assistência à saúde e a adoção de práticas para impedir a proliferação do vetor, ampliando a autonomia das equipes.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Pelo telefone, os profissionais podem também esclarecer dúvidas sobre procedimentos a serem adotados pela população, como o uso de telas em portas e janelas, repelentes, inseticidas e roupas que reduzam a exposição de partes do corpo ao mosquito.

Mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm abonos do PIS/Pasep a receber


Mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm créditos a receber do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep). Os números foram divulgados pela Controladoria-Geral da União (CGU), após uma auditoria que identificou falhas na comunicação a esses trabalhadores.

Quem contribuiu com os programas até o ano de 1988 tem direito ao recebimento anual do rendimento de suas cotas, além de poder sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença ou se tiver mais de 70 anos. No caso de o trabalhador já ter falecido, seus herdeiros diretos podem requerer o benefício. O benefício do PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil.

De acordo com Antônio Carlos Bezerra Leonel, coordenador-geral de auditoria da Área Fazendária da CGU, até o ano de 1988, os programas PIS/Pasep eram geridos por um fundo de participação. A partir de 1988, o fundo parou com a arrecadação para contas individuais e os recursos provenientes das contribuições passaram a ser destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para o custeio do seguro-desemprego, do abono salarial e do financiamento de programas de capacitação.

19ª Romaria Diocesana de N. Srª. da Saúde é realizada de Floresta a Tacaratu


Dezenas de fiéis da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, realizaram nesta segunda-feira (1º) a 19ª Romaria Diocesana com destino a cidade de Tacaratu, onde os devotos fazem um percurso (andando a pé) de aproximadamente 80 km, numa total comunhão com Deus.

Jovens e adultos se preparam ano após ano para a tradicional festa da padroeira de Tacaratu, Nossa Senhora da Saúde, tornando o período do ano onde muitos amigos e familiares se reencontram para confraternizar a paz e a alegria da tão singela cidade.

Devoção a Nossa Senhora da Saúde

A origem da devoção a Nossa Senhora da Saúde tem registro na Idade Média, durante o tempo da peste negra na Europa. Segundo a tradição, em 1599, caiu uma epidemia de peste sobre a população de Sacavém (Portugal) com tamanho impacto, que o número de pessoas mortas foi superior ao espaço disponível junto a Igreja Nossa Senhora da Vitória. Sendo assim, resolveram enterrá-las nas proximidades. Ao abrirem a primeira vala, os coveiros se depararam com uma imagem de Nossa Senhora. O povo logo se reuniu com grande amor e veneração. Aconteceu uma procissão em honra a Mãe de Deus, na intenção de pedir a proteção dela. Ao fim da procissão, a peste cessou. A imagem de Nossa Senhora descoberta na vala passou a ser aclamada Nossa Senhora da Saúde.

Rio São Francisco em Sergipe já recebeu 730 mil alevinos este ano

Foto: Codevasf/divulgação

Mais de 700 mil alevinos de espécies nativas já foram inseridos na bacia do rio São Francisco, em Sergipe, neste ano. A ação realizada pela Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), é chamada de peixamento ou repovoamento. A iniciativa, além de contribuir para a manutenção da pesca artesanal, auxilia no equilíbrio ecológico do Velho Chico.

O primeiro peixamento realizado neste ano, no trecho sergipano do São Francisco, ocorreu durante a realização da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, de Neópolis, onde foram lançados 300 mil juvenis da espécie curimatã-pacu. Além desse, outros dois repovoamentos foram realizados pela empresa no estado: no município de Santana do São Francisco, onde foram lançados 130 mil alevinos e em Propriá, que recebeu 300 mil juvenis.

Saída de Thábata da XCalypso teria sido motivada por tentativa de agressão de Ximbinha, diz jornal

Saída de Thábata da XCalypso teria sido motivada por tentativa de agressão de Ximbinha (Foto: Reprodução/Facebook)

A polêmica saída da cantora Thábata Mendes da banda XCalypso ainda vai dar muito o que falar. De acordo com informações do colunista Léo Dias, do jornal 'O Dia', a confusão que causou o rompimento da parceria da loura com o músico começou nos bastidores de um show na cidade de Tibau, no Rio Grande do Norte.

O motivo? O ex de Joelma teria ficado irritado porque a artista aceitou atender todos os fãs após sua apresentação no local. Ao saber da situação, Ximbinha não aceitou ser contrariado pela cantora e partiu para cima dela em tentativa de agressão, o que não aconteceu por conta de algumas pessoas que separaram.

Após ameaça de greve, governo revê plano de cargos e carreiras da Polícia Civil de PE


Após meses de negociações e promessas, o Governo de Pernambuco finalmente decidiu discutir a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras da Polícia Civil. Na semana passada, o sindicato da categoria, Sinpol-PE, informou que realizaria nesta terça-feira (2) uma assembleia e poderia decretar greve às vésperas do Carnaval. O Governo do Estado agiu rápido e publicou no Diário Oficial a criação de grupos de trabalho para analisar as mudanças do plano que irá beneficiar o efetivo da Polícia Civil.

O acordo entre o Governo do Estado e o Sinpol-PE foi firmado há exatamente dois meses, com a promessa de que o Plano de Cargos e Carreiras seria discutido imediatamente, mas isso não aconteceu. Com a pressão imposta pela categoria justamente no período que antecede o Carnaval, o Governo se viu acuado e atendeu ao pleito. Os integrantes que formam os grupos de trabalho já foram escolhidos e vão trabalhar em um prazo de 90 dias para a elaboração e aprovação do novo plano.

Bolsa Família, Fies e Minha Casa Minha Vida serão preservados de cortes pelo Governo Federal


Bolsa Família será preservado de cortes pelo Governo Federal, juntamente com os programas Fies e Minha Casa Minha Vida. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Mesmo com dificuldades para fechar as contas em 2016, o governo decidiu preservar do contingenciamento a ser anunciado depois do carnaval os orçamentos do programa Bolsa Família, do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo fontes da equipe econômica ouvidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, os três programas não serão atingidos pelo corte, que será anunciado juntamente com a reavaliação de receitas e despesas, até 12 de fevereiro.

A previsão do governo é gastar com os três programas R$ 53,8 bilhões em 2016, segundo dados do Ministério do Planejamento. A decisão de poupar essas despesas reduz ainda mais o espaço para cortes no orçamento federal, já restrito por causa do peso dos gastos obrigatórios com salários, despesas da Previdência Social e mínimos constitucionais. As informações são de que o montante a ser contingenciado no orçamento ainda está sendo discutido.

Secretário Municipal de Obras de Floresta diz que "não tinha fios expostos" na praça onde menino morreu após receber descarga

Criança estava brincando em uma praça da cidade de Floresta (foto) quando se aproximou de um poste. Pai do menino tentou socorrê-lo e recebeu outra descarga, diz polícia

Um menino de 12 anos morreu na noite de segunda-feira (1º) após receber uma descarga elétrica em Floresta, no Sertão de Permabuco. De acordo com a Polícia Civil, ele estava brincando em uma praça no Centro da cidade quando se aproximou de um poste e teria recebido a descarga.

Por e-mail, o secretário Municipal de Obras de Floresta, Antonio Adelmo Nunes, informou ao G1que "não tinha fios expostos" na praça e que "o poste estava em condições normais".

Conselhos municipais devem arregaçar as mangas contra Zika, diz ministro

'Lixão' na Av. N. Sra. Aparecida, entre as Quadras 12 e 13 de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, fez hoje (2) um apelo para que os conselhos municipais de Saúde de todo o país reforcem o combate ao mosquito Aedes aegypti à epidemia do vírus Zika registrada no Brasil.

Durante a primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Saúde, Castro disse ter enviado a todos os conselhos municipais um vídeo que demonstra o "enorme papel" de cada um deles na mobilização da sociedade para combater o inseto.

"Está na hora de os conselhos arregaçarem as mangas", disse. "Estamos do mesmo lado, com a mesma luta", completou, ao pedir um diálogo "franco, aberto, leal, democrático e sincero" entre os membros do conselho e o ministério.

Agência Brasil

Governo do Estado entrega RAG à Assembleia Legislativa de Pernambuco


O Governo do Estado entrega, nesta segunda-feira (1º), à Assembleia Legislativa de Pernambuco o Relatório Anual de Ação de Governo (RAG). O documento é uma obrigação constitucional do governador que, em nome do Poder Executivo, envia uma mensagem aos deputados estaduais, no dia da abertura do ano legislativo, relatando todas as ações e iniciativas realizadas pelo Governo do Estado no exercício anterior.

Até 2007, este relatório era uma peça meramente formal e burocrática. Desde então, o RAG, na forma em que é estruturado, é um documento totalmente ligado ao Modelo Integrado de Gestão Todos por Pernambuco. Desta forma, o RAG se transformou em um importante canal de controle social e transparência na gestão, aperfeiçoando formatos de apresentação que permitam o acesso e compreensão por parte de qualquer cidadão interessado nas informações. O relatório está disponível no site da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Engenheira agrônoma da Codevasf orienta produtores no combate ao Aedes aegypti

A ação, que está sendo chamada de “faxinaço”, vai até o dia 4 de fevereiro (Foto: Divulgação/Codevasf)

Os agricultores familiares também precisam ter cuidados especiais em suas lavouras para impedir o aparecimento de focos de Aedes aegypti. O alerta é da engenheira agrônoma da Codevasf, Luciana Queiroz.

“As orientações que nós passamos para os agricultores são as mesmas que transmitimos para a população das cidades: evitar o acúmulo de água em pneus, baldes, vasos de plantas e uma atenção maior para os agricultores porque na lavoura, o acúmulo de água e matéria orgânica pode contribuir para proliferação do mosquito”, explica.

Luciana Queiroz também explica que a água armazenada nos canais de irrigação dos perímetros irrigados da empresa não representa ameaça para os irrigantes.

Silvio cobra respostas do Governo para problemas de Pernambuco

Sílvio Costa Filho, líder da Bancada de Oposição na Alepe (Foto: Roberto Soares)

O deputado Silvio Costa Filho (PTB), em nome da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), cobrou nesta segunda-feira (1º) que o Governo do Estado apresente respostas para as pendências que ficaram do ano passado. Para o parlamentar, 2015 foi um ano em que as conquistas de Pernambuco começaram a ficar para traz.

Durante o pronunciamento, por ocasião do retorno aos trabalhos do Poder Legislativo, o parlamentar levantou alguns pontos para reflexão dos integrantes da Casa Joaquim Nabuco. O primeiro ponto destacado pelo deputado foi o Pacto pela Vida, que pelo segundo ano consecutivo não conseguiu êxito no combate à escalada da violência no Estado. “Fecharmos 2015 com 3.891 homicídios, o pior resultado desde 2009, mais de 13% a mais que em 2014. Só este ano, até o último dia 24, já foram registrados 273 assassinatos”, destacou.

Prazo para entrega da declaração do IR 2016 começa em 1º de março


O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoas Física 2016 começa no dia 1º de março e termina em 29 de abril. As normas e procedimentos para o preenchimento da declaração estão publicadas hoje (2) no Diário Oficial da União.

Entre os obrigados a apresentar a declaração, está a pessoa física residente no Brasil que, durante todo o ano de 2015, recebeu rendimentos sujeito a imposto cuja soma foi superior a R$ 28.123,91. Está também obrigado a declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil ou obteve, em qualquer mês, ganho de capital na venda de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou, por exemplo, operações em bolsas de valores. Relativamente à atividade rural, está obrigado quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 140.619,55 .

A pessoa física pode optar pelo desconto simplificado, que implica substituição de todas as deduções admitidas, correspondente à dedução de 20% do valor dos rendimentos tributáveis na declaração, limitado a R$ 16.754,34.

Petrolândia: Empresário Armando Rodrigues prestigia Festa da Padroeira de Tacaratu, N. Sra. da Saúde


Acompanhado de sua esposa, Adriana, família e amigos, o empresário petrolandense Armando Rodrigues de Almeida, do Grupo Sanfrancisco, prestigiou mais uma edição da Festa de N. Sra. da Saúde. Não apenas durante os festejos anuais, a devoção da família Rodrigues de Almeida à padroeira do município de Tacaratu é amplamente conhecida.

Armando Rodrigues parabeniza o prefeito de Tacaratu, José Gerson, pela grande festa de tradição realizada no município.

A festa em praça pública terminou nessa segunda-feira (1º), com show da cantora e compositora Marília Mendonça.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Assessoria do Grupo Sanfrancisco

Zika: 3.700 casos levam Honduras a declarar estado de emergência nacional


O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, declarou nessa segunda-feira (1º) estado de emergência nacional devido à propagação do vírus Zika, que afetou 3.700 pessoas no país desde dezembro.

O estado de emergência foi decretado na sessão do Conselho de Ministros, dirigido pelo presidente, informou a ministra adjunta de Estratégia e Comunicação, Hilda Hernández, em sua conta na rede social Twitter.

A ministra da Saúde, Yolany Batres, afirmou que o país contabiliza, apenas este ano, 3.649 casos de infecções pelo vírus Zika, os quais se juntam aos 51 registrados em dezembro último, quando foi detectado o primeiro caso.

Petrolândia: Academia C2 Fitness oferece Super Aulão de Carnaval'' nesta terça e quarta-feira; confira programação


Em ritmo de carnaval a Academia C2 Fitness, localizada no centro de Petrolândia, vai realizar Super Aulão de Carnaval, onde nesta terça-feira (02) será ensinada a coreografia dos principais hits baianos ao som do Swing Baiano. Amanhã (03) será a vez do Zumba Fantazy, uma aula temática, com todos fantasiados, já em clima de Carnaval!

As aulas acontecerão na Academia em três horários: às 08h00, 16h00 e 19h00.
Academia C2 Fitness
Av. Arthur Pereira Lima, s/n, próximo à Agroshop Farmácia e Petshop
Quadra 04 - Petrolândia (PE)
Curta a página da Academia C2 no Facebook: Academia C2 Fitness

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Academia C2 Fitness