sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Petrolândia: Escolas estaduais promovem desfile carnavalesco nas ruas da cidade



Nesta sexta-feira (13), servidores e alunos das escolas da rede estadual de ensino de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, não deixaram o carnaval passar em branco. O desfile teve como roteiro as principais ruas e avenidas da cidade, em comemoração a uma das festas mais apreciadas pelos pernambucanos.

A concentração começou por volta das 8 horas da manhã, na Praça da Matriz, no centro da cidade. Em seguida, o desfile das estaduais passou em frente da Escola Delmiro Gouveia, na Av. Sabino Costa, e seguiu pela Av. Auspício Valgueiro Barros, Av. dos Três Poderes, Av. Manoel Borba, Avenida Dep. Milvernes Cruz de Lima (na Orla Fluvial). De lá, retornou-se à Av. dos Três Poderes, até o Mercado Público, onde aconteceu o encerramento do evento.

Um dos bonecos gigantes de Panta, maior carnavalesco da história de Petrolândia, foi a sensação do desfile. Cristiano, sobrinho do saudoso Pantaleão mantem a tradição de desfilar com os bonecos de Panta, conhecidos em Petrolândia e região.

Ao som de marchinhas de carnaval, não faltou alegria e descontração dos alunos, muitos com máscaras e fantasias. Segundo as professoras com quem conversamos, o sucesso foi tão grande que, para os próximos anos, a festa já está garantida.

Participaram do desfile alunos e professores da Erem Maria Cavalcanti Nunes, Escola de Jatobá, Escola São Francisco, Escola Delmiro Gouveia e Escola Icó-Mandantes.

O evento teve o apoio do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Petrolândia, e da Guarda Municipal.

Para ver fotos, clique>Alunos das Escolas Estaduais brincam o Carnaval nas ruas da cidade

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Polícia Federal investigará origem de boatos sobre confisco da poupança


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou à Polícia Federal a investigação de mensagens que têm circulado nas redes sociais nos últimos dias sobre um suposto confisco dos depósitos da caderneta de poupança e de aplicações financeiras. Em nota, o Mnistério informou que Cardoso pediu a "imediata e rigorosa" apuração da origem dos boatos.

Mais cedo, o Ministério da Fazenda emitiu nota oficial negando a intenção de confiscar qualquer aplicação financeira. Segundo a assessoria da pasta, a detecção de um volume considerável de mensagens sobre o assunto em redes sociais, principalmente no aplicativo Whatsapp, levou a Fazenda a emitir o alerta.

“Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda”, diz o comunicado.

Agência Brasil

Afogados da Ingazeira: tudo pronto para o carnaval da tradição dos tabaqueiros


Já está tudo pronto para a realização de um dos mais animados carnavais do Sertão do Pajeú, o de Afogados da Ingazeira. Enquanto outros municípios de maior porte cancelaram as festividades, Afogados conseguiu, através de um planejamento financeiro que começou quando do término do Carnaval de 2014, realizar uma festa mais econômica, modesta e, no dizer do Prefeito José Patriota, “com os pés no chão.”

O carnaval deste ano promete ser um dos mais animados. O termômetro foi o baile municipal, com a presença do excepcional Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. A abertura acontece, oficialmente, neste sábado, a partir das 19 horas, com um grande cortejo da folia descendo pela Avenida Rio Branco com os Blocos Flor do Mandacaru, Bloco da Melhor Idade, troças, Rei e Rainha 2015, tabaqueiros, virgens, passistas, maracatu, Cavaleiros da Rosa Mística (Tabira), tabaqueiro gigante, Boi de Hermes, Boi de Genésio, orquestras e foliões, todos na direção do Pólo do Frevo, na Praça de Alimentação.

Petrolândia: Em clima de Carnaval, Sandes Modas divulga promoção de até 40%


Mantendo a tradição de longas datas, a loja Sandes Modas está fazendo uma promoção de Carnaval com descontos de até 40%. A divulgação da promoção ocorreu na manhã desta sexta-feira (13), bem no clima do reinado de Momo.

Essa tradição, o empresário José Sandes e sua esposa Neide Espíndola já mantém há mais de 20 anos.

Para este sábado(14), a loja Sandes Modas promove mais uma manhã de folia com música para animar a clientela.

A loja Sandes Modas está localizada na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, 23, no centro de Petrolândia. Telefone: 087-3851-1107. Organização de Neide e José Sandes.

Para ver fotos, clique >Promoção de Carnaval na Sandes Modas

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Petrolândia: Sandes Modas divulga promoção de Carnaval
>Petrolândia: Sandes Modas promove sábado de frevo, folia e promoção

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Folga de carnaval dos deputados federais vai durar 11 dias


Após três dias intensos de votações na semana de pré-carnaval, a Câmara dos Deputados vive um dia de calmaria com apenas 62 parlamentares na Casa se revezando na tribuna da sessão não deliberativa. Os deputados terão pela frente 11 dias de folga e só voltarão a Brasília no dia 24.

Nos primeiros dias da "era" Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o novo presidente impôs um ritmo de votações acelerado e, com pouca tolerância aos deputados faltosos, o quórum vem se mantendo alto. Na segunda-feira (9) dia sem sessões deliberativas, 464 estiveram presentes. O pico do quórum da semana foi na terça-feira (10) com 492 deputados. Ontem, 487 foram ao trabalho.

Cunha elogiou o quórum elevado na última terça-feira. "Isso mostra que a Câmara dos Deputados quer e vai trabalhar nesta Legislatura. Muito obrigado à Casa por todo este esforço", declarou o presidente no final da votação do Orçamento Impositivo.

TCE é a primeira instituição a prestar as contas de 2014 em formato eletrônico em Pernambuco

Valdecir Pascoal, presidente do TCE-PE

O Tribunal de Contas de Pernambuco foi a primeira instituição do estado a prestar contas eletronicamente do exercício 2014. Os documentos foram enviados nesta quinta-feira (12), pela internet, à Assembleia Legislativa, pelo presidente, conselheiro Valdecir Pascoal. "O Tribunal de Contas de Pernambuco sai na frente e dá o exemplo, ao prestar contas eletronicamente, por meio do sistema e-TCEPE. É um passo importante para nossa instituição, uma vez que esse novo formato vai implicar uma forte mudança cultural, com mais agilidade, menos custos e muito mais transparência para a gestão pública e para o cidadão", afirmou o presidente.

Acompanhado do Diretor Geral, Ricardo Martins, e do Diretor Financeiro do TCE, Isaac Seabra, o presidente Valdecir Pascoal, em poucos minutos fez o credenciamento no sistema e-TCEPE, assinou digitalmente termo de adesão e documentos e fez o envio da prestação à Assembleia. A Comissão de Finanças da Assembleia ficará responsável pela elaboração do parecer prévio sobre as contas, nos temos do artigo 28 da Lei Estadual nº 12.600/2004. Dando continuidade ao processo, a prestação de contas será apresentada ao Pleno do Tribunal até o dia 30 de março, junto com o parecer da Alepe. Após o envio eletrônico o presidente do TCE comunicou o fato ao presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa.

Fim do papel - O processo eletrônico de contas foi lançado oficialmente no último dia 04 de fevereiro. Em 2015, todos os documentos de prestação de contas dos órgãos públicos estaduais e municipais terão que ser enviados ao TCE pela internet, e não mais em papel, CDs ou DVDs.

OMS: surtos de sarampo no Brasil e nos EUA mostram problemas na vacinação


Os recentes surtos de sarampo ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil sugerem que as taxas de imunização contra a doença em algumas áreas estão abaixo do necessário para prevenir a propagação de casos importados nas Américas. A conclusão é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reforçou a importância de os países manterem altas taxas de cobertura vacinal no Continente.

O sarampo é considerado erradicado nas Américas desde 2002, uma vez que não há relatos de transmissão endêmica da doença na região desde então. Um comitê internacional de verificação fazia o trabalho de compilar dados e informações com o objetivo de declarar formalmente o Continente livre da doença.

De acordo com a OMS, a eliminação do sarampo nas Américas enfrenta grandes desafios. Até o momento, foram identificados 147 casos confirmados da doença em quatro países do Continente Americano este ano – 121 nos Estados Unidos –, todos ligados a um surto registrado no parque de diversões da Disneylandia, na Califórnia, em dezembro. Também houve um caso no México, ligado ao surto americano, 21 no Brasil e quatro no Canadá.

O valor estratégico da água, artigo de Jorge Abrahão

A crise hídrica que enfrentamos pode ser a grande oportunidade para repensarmos nossos hábitos e construirmos uma nova convivência social.

A região metropolitana de São Paulo terá de enfrentar daqui para a frente, e provavelmente durante alguns anos, mudanças radicais de hábitos em relação ao uso da água. Não é exagero afirmar que nada será como antes: tomar banho, lavar louça, dar descarga, escovar os dentes. Mas não só isso. Indústria, comércio e agricultura – setores que mais consomem esse recurso – também precisam trabalhar contra o desperdício. E governos, preparar-se melhor para enfrentar os desafios da gestão desse recurso estratégico para a própria vida de qualquer lugar.

Já sabemos que toda forma de vida deste planeta precisa de água. Ela é também essencial para o desenvolvimento socioeconômico. Mas é um recurso finito e distribuído de maneira desigual entre países e entre regiões.

A água cobre dois terços da Terra, mas apenas 25% desse volume são de água doce, a maior parte congelada em geleiras. Assim, só 1% da água doce existente é adequado ao consumo humano e está distribuído em rios, lagos e lençóis subterrâneos de difícil acesso.

Ministério da Fazenda nega confisco de poupança e aplicações financeiras


O Ministério da Fazenda descartou hoje (13) qualquer intenção de confiscar a poupança ou outras aplicações financeiras. Em nota, a pasta qualificou de falsas as informações que circulam em redes sociais sobre o assunto.

“Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda”, destacou o comunicado.

De acordo com o ministério, foi detectado um volume expressivo de troca de mensagens, principalmente no aplicativo Whatsapp, dando conta do confisco de aplicações financeiras. Isso motivou a emissão da nota oficial.

Agência Brasil

Orquestra Criança Cidadã abre Garanhuns Jazz Festival neste sábado (14)

Concerto no município faz parte da Turnê Brasil, primeiro evento de circulação nacional do grupo pernambucano

A Orquestra Criança Cidadã vai abrir, neste sábado (14), o Garanhuns Jazz Festival, evento que já se consagrou como opção cultural alternativa no período momesco. A partir das 20h, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, 40 meninos e meninas do Coque apresentam um concerto com referências às tradições carnavalescas, com composições de Ary Barroso e Dominguinhos e medleys em homenagem a Sivuca e a Jackson do Pandeiro. O concerto em Garanhuns faz parte da Turnê Brasil da Orquestra, primeiro evento de circulação nacional do grupo pernambucano.

A turnê passará, ainda, pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Brasília, além das cidades de Caruaru e Gravatá. O próximo espetáculo será promovido na capital carioca, no dia 24 de fevereiro, no Espaço BNDES, com participação do maestro Spok, parceiro da Criança Cidadã. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está patrocinando o projeto de circulação, com apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

Universidades particulares podem reajustar matrículas pelo Fies em até 6,4%


Pressionado pelas instituições de ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) elevou para até 6,4% o reajuste que poderá ser aplicado nas matrículas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Anteriormente, a pasta havia bloqueado o crédito para as instituições que aumentaram as mensalidades acima de 4,5%, que é a meta de inflação fixada pelo governo.

Segundo a assessoria do MEC, a mudança ocorreu depois que equipes técnicas da pasta e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) analisaram as informações prestadas pelas instituições de ensino. Com o novo patamar de reajuste, o ministério anunciou que o sistema para novos contratos do Fies será aberto no dia 23.

As inscrições poderão ser feitas no portal do programa. A novidade é que será estabelecido um prazo para que os estudantes solicitem o Fies. As inscrições estarão abertas até 30 de abril. Antes, a adesão podia ser feita a qualquer momento.

Segundo o MEC, os estudantes que aderirem ao fundo de financiamento até 29 de março não estarão sujeitos às mudanças feitas pela portaria, no final do ano passado.

Mensagem de Carnaval do deputado Rodrigo Novaes


O carnaval é a mais conhecida expressão cultural de nosso país. Vamos aproveitar a diversidade de raças, cores, músicas, e aproveitar com alegria e responsabilidade. Quem quiser arrumar confusão, não sai de casa; quem quiser beber até cair, também não. Quem for beber, vai pra folia de ônibus ou taxi. Tolerância! Peça licença e desculpa na multidão! Dance muito, pule, cante! Se encante com o maracatu, com os bonecos gigantes,; com o caboclinho, com nosso frevo! Vamos celebrar a vida ao lado de nossos amigos! Vamos brincar o carnaval com alegria e em paz. Bom carnaval a todos!

Rodrigo Novaes


Humberto recebe prefeitos da Marta Norte para debater Arco


Dando continuidade ao debate sobre o Arco Metropolitano, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, recebeu, nessa quinta-feira (12), em Recife, prefeitos e empresários da Mata Norte de Pernambuco para debater o tema. O grupo defende a manutenção do traçado original do projeto, que prevê o seu início no município de Igarassu seguindo por São Lourenço da Mata. Na semana passada, o petista já havia se reunido com representantes do Fórum Sócio Ambiental de Aldeia, que defende um novo traçado para o Arco com a finalidade de preservar a Área de Proteção Ambiental (APA) na Mata de Aldeia, onde há mananciais e nascentes de rios, e por dentro de onde passava o roteiro original.

“O que queremos é unir forças e construir um entendimento entre todas as partes para garantir o desenvolvimento sustentável para o nosso Estado. São inegáveis os ganhos que Pernambuco terá com o Arco Metropolitano, que já tem recursos garantidos pelo Governo Federal”, disse Humberto. O líder do PT propôs, no Senado, uma comissão formada por cinco parlamentares para acompanhar o andamento de obras estruturais no Estado, como o Arco Metropolitano e a duplicação das BR 104 e 423.

Delator diz que Pedro Corrêa recebeu R$ 5,3 milhões do esquema na Petrobras


Pedro Corrêa, ex-deputado federal pelo PP condenado no mensalão, recebeu R$ 5,3 milhões de uma só vez por meio do esquema de corrupção na Petrobras. É o que afirma o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, em depoimento prestado aos investigadores da Operação Lava Jato, sob o rito de delação premiada. O depoimento foi prestado no dia 9 de janeiro, mas só foi liberado nesta semana.

"Tratava-se se um repasse extraordinário, pois não era comum que um único parlamentar do PP recebesse uma quantia dessa monta do 'caixa' de propinas do PP", diz a delação. Segundo Costa, o valor foi repassado no primeiro semestre de 2010 e serviria para a campanha eleitoral de Pedro Corrêa naquele ano.

Além do valor -que estava marcado como "5,3 Pe" em uma caderneta apreendida pela Polícia Federal, e que Paulo Roberto Costa afirmou tratar-se do montante e do ex- deputado-, o delator afirma que Pedro Correa recebia "parte dos repasses periódicos destinados ao PP e oriundos das propinas pagas nos contratos firmados no âmbito da Diretoria de Abastecimento".

Trágico acidente mata quatro jovens no Interior de Pernambuco

 

Uma colisão na noite desta última quinta-feira (12), deixou quatro jovens mortos e uma mulher gravemente ferida, na BR-424, nas proximidades da Fundação Bradesco em Garanhuns no Agreste de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Civil, as vítimas eram ocupantes de um veículo Corsa de placa KIU-1454/PE, que possivelmente invadiu a faixa contraria e veio a colidir em dois veículos, um caminhão Cargo de placa NME-3457/AL e uma Palio Weekend com placas AKY-4332/PE. Os ocupantes desses veículo se evadiram do local.

Ainda de acordo com a polícia, as vítimas fatais foram: Jemerson Pimentel da Silva, de 19 anos, era o motorista, Jonathan Felipe Nunes Marcelino, de 18, ambos moradores da Cohab II em Garanhuns e Brendsson Eduardo Cavalcanti de Andrade, também de 18 anos, e residente na Cohab III em Garanhuns. A mulher não foi identificada. No veículo também estava Elizabete da Silva Braz (demais dados não informados) que foi socorrida em estado grave e se encontra internada no Hospital Regional do Moura em Garanhuns. Policiais da PRF (Polícia Rodoviária Federal) estiveram no local e informaram que possivelmente o veículo Corsa chegava a cidade de Garanhuns quando houve a colisão. As vítimas foram encaminhadas ao IML da cidade de Caruaru.

Fonte: Blog  Agreste Violento

Policial Militar à paisana evita assalto e mata três em micro-ônibus em Alagoas

Micro-ônibus seguia pela rodovia quando jovens anunciaram o assalto (Foto: Michelle Farias/G1)
Assaltantes foram mortos por policial (Foto: Michelle Farias/G1)

Três homens foram mortos por um policial militar à paisana que reagiu a um assalto, na manhã desta sexta-feira (13), em um trecho da BR-104, localizado no município de Rio Largo, região Metropolitana deMaceió. A informação foi confirmada pela Polícia Militar.

De acordo com o capitão Damasceno, do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o micro-ônibus, que realizava transporte complementar intermunicipal, da linha Rio Largo-Murici, passava pela BR-104 quando os jovens subiram, próximo à Mata do Rolo.

Em poucos minutos, os jovens anunciaram o assalto. Ainda segundo o militar, um policial que estava dentro do veículo reagiu e atirou contra os três jovens. Os suspeitos foram baleados e não resistiram aos ferimentos.

De acordo com testemunhas, o motorista do veículo, identificado como Pierre Anderson Almeida da Silva, foi atingido por um tiro. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Petrolândia: Arena Society promove campeonato aberto; reunião inicial acontece hoje às 19h30


A direção da Arena Society, de Petrolândia, comunica que está sendo organizado um campeonato aberto a todas as equipes interessadas em participar. A reunião inicial acontecerá hoje, dia 13 de fevereiro, às 19h30, na Arena.

Os interessados em inscrever-se devem comparecer à Arena Society, situada em frente à Escola Municipal 6 de Março, na Av. Auspício Valgueiro Barros, onde serão prestados esclarecimentos sobre o regulamento e será entregue a ficha de inscrição para os atletas.

A Arena Society, administrada pelo jovem Bráulio Oliveira, conta com campo de futebol society, em grama sintética, bar, lanchonete, vestiário, banheiros, e espaço para eventos em geral, como casamentos, aniversários, confraternizações, churrascos e outras reuniões.

Para aluguel do espaço para eventos, agendamento de horários do campo na Arena Society e outras informações, entre em contato com Bráulio Oliveira, no celular (87) 9956-0236.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Bráulio Oliveira/Arena Society

O mau humor da esquerda com Dilma


Pouco antes de chegar ao cargo, o ministro da Educação, Cid Gomes, lançou a ideia de criar-se uma frente de esquerda no País. A intenção era manter vivo o movimento suprapartidário surgido em torno da reeleição de Dilma Rousseff, a juntar sindicalistas, camponeses, intelectuais, militantes gays, congressistas. Sua missão seria ajudar o governo a lidar com um Congresso conservador e uma oposição beligerante. Nem bem Dilma iniciou o novo mandato e o entusiasmo sumiu naquilo que se poderia chamar de “embrião da frente”. E mais: não há disposição para ir às ruas defender o governo mesmo que a oposição lance a campanha do impeachment, uma ideia já namorada.

A reportagem é de André Barrocal, publicada por CartaCapital, 12-02-2015.

O embrião do grupo reúne sindicalistas das centrais CUT e CTB, sem-terra, petroleiros, dirigentes do Movimento Passe Livre e do coletivo Fora do Eixo, parlamentares do PT e do PSOL. Em um encontro no fim de janeiro, em São Paulo, traçou-se um diagnóstico bastante pessimista sobre os rumos do governo.

Segundo um dos participantes, existe um incômodo geral com a guinada ortodoxa de Dilma na economia, simbolizada no pacote de restrição de seguro-desemprego e abono salarial e na escolha do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, um egresso do sistema financeiro que cairia perfeitamente bem em uma administração de Aécio Neves, o adversário de outubro passado.

Setenta planos de saúde têm vendas suspensas a partir da próxima quinta-feira (19)

Medida foi tomada por conta da reclamação de usuários sobre descumprimento do prazo de atendimento e negativa indevida de cobertura

Setenta planos de saúde de 11 operadoras terão a comercialização suspensa, a partir da próxima quinta-feira (19), por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A decisão foi tomada por conta de reclamações de usuários sobre questões como descumprimento do prazo de atendimento e negativa indevida de cobertura.

Em nota, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) disse que o 12º ciclo de monitoramento demonstra os esforços do setor para a correção das falhas, já que houve redução no número de operadoras com planos suspensos em relação a outros ciclos. No texto, a FenaSaúde garante que as 27 operadoras associadas vêm investindo continuamente na qualidade de atendimento aos usuários.

No período entre setembro e dezembro de 2014, quando foi realizada a 12ª etapa do programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, a ANS recebeu mais de 13,9 mil reclamações. A avaliação é feita a cada três meses, desde dezembro de 2011.

Codevasf estuda ampliar experiência com camarão marinho em viveiros de água doce


A experiência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com criação de camarão marinho Litopenaeus vannamei em viveiros de água doce – que já registrou os primeiros resultados, animadores, em Petrolina (PE) – poderá ser estendida para outras unidades geridas pela Companhia nas bacias hidrográficas em que atua. O tema foi discutido pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, durante reunião, em Brasília, com representantes da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), que esclareceram dúvidas e fizeram recomendações sobre a atividade.

“A ideia é diversificar a produção dos agricultores familiares instalados nessas áreas e oferecer novas alternativas de trabalho e renda para as famílias do semiárido”, explica Elmo Vaz. De acordo com os dados da ABCC, o Brasil explora hoje aproximadamente 23 mil hectares com essa espécie de camarão marinho, sendo 2 mil hectares em águas de baixa salinidade (provenientes de rios, açudes ou poços artesianos), e a grande maioria desses produtores interioranos, de acordo com a entidade, é formada por micro e pequenos carnicicultores.

Em Petrolina, a Codevasf realizou neste ano a primeira despesca de camarões produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, vinculado à superintendência da empresa em Pernambuco. A despesca, que consiste na retirada dos camarões de seus tanques, encerra um ciclo de experimentos voltados à aclimatação e à produção em viveiro do camarão marinho Litopenaeus vannamei. Cerca de 100 quilos de camarões foram recolhidos na despesca, realizada em instalações da Embrapa Semiárido, na zona rural de Petrolina.

Governo publica regras para uso de energia e água em prédios públicos

Foto: Agência Brasil

O governo publicou hoje (13) portaria no Diário Oficial da União que estabelece medidas para reduzir o consumo de energia elétrica e água em órgãos da administração pública federal. De acordo com a portaria, as entidades e os órgãos federais devem adotar práticas responsáveis de consumo, como o uso consciente dos aparelhos de ar condicionado, de lâmpadas, além de evitar o desperdício de água.

Na quarta-feira (11), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que o objetivo é diminuir o consumo em cerca de 30%.

Entre as orientações para reduzir o consumo estão, por exemplo, manter as portas e janelas fechadas quando o aparelho de ar condicionado estiver sendo usado, desligar o aparelho quando não houver ninguém no ambiente e evitar usá-lo após as 18h.

Desligar o monitor dos computadores, de impressoras, estabilizadores e caixas de som também são providências que serão incentivadas. No caso de geladeiras e freezers, deve-se evitar que as portas fiquem abertas sem necessidade e regular a temperatura dos equipamentos conforme a estação do ano e a capacidade utilizada.

MPPE recomenda a proteção ao direito à livre expressão afetiva dos casais homossexuais


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Secretaria de Defesa Social, ao Comando de Polícia Militar e à chefia da polícia Civil de Pernambuco que, no exercício das atividades dos policiais militares e civis, abstenham-se de intervir e proibir o direito à expressão de afeto entre casais homossexuais. Também devem garantir a proteção ao direito à livre expressão afetiva dos casais homossexuais, cumprindo assim, o disposto nos artigos 1°, 2°-I e 3° da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A iniciativa do MPPE reforça que a demonstração de afeto com carícias, mãos dadas e beijos, entre pessoas do mesmo sexo não é considerado ato obsceno. E é obrigação do Estado tomar todas as medidas policiais e outras necessárias para prevenir e proteger as pessoas de todas as formas de violência e assédio relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero, conforme princípio número cinco de Yogyakarta, que trata da segurança pessoal.

O MPPE considerou o fato veiculado na imprensa, de que os estudantes Magno da Costa Paim, 21 anos, e o namorado Hector Zapata, 22 anos, terem sido autuados por ato obsceno e agredidos por policiais militares em razão de um beijo, na quarta-feira, 11 de fevereiro, na cidade de Olinda.

A recomendação ressalta ainda que as atuações policiais, ao agirem em nome da defesa da segurança e ordem pública, somente podem exercer o poder de polícia quando pautado pela legalidade, em que a sua extrapolação caracteriza-se abuso de poder.

Spray de espuma e maquiagem excessiva no carnaval podem causar lesões nos olhos

“É preciso cuidado ao usar sombras com purpurina ou glitter, pois caso caia na vista, o material pode arranhar a córnea ou se alojar na pálpebra, causando irritação”, diz oftalmologista.

Produtos comuns no carnaval, o spray de espuma e a maquiagem podem ser um problema para a saúde dos olhos. Conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marcus Sáfady alerta que as lesões causadas por spray de espuma podem comprometer a visão.

“Quando a espuma cai nos olhos, pode causar vermelhidão, sensação de areia nos olhos, dor e todo tipo de reação alérgica”, explica. Caso isso ocorra, o primeiro passo, segundo ele, é lavar a área afetada com água corrente e, se não melhorar, procurar um médico. O oftalmologista desaconselha a automedicação, pois existe o risco de complicar ainda mais a situação.

A carioca Larissa Ribeiro, 28 anos, precisou de atendimento de emergência depois de ser atingida por spray em um bloco de rua, na capital fluminense. “Uso lentes de contato, então foi pior ainda. Minha vista ficou totalmente irritada e não conseguia enxergar direito. Detesto esses sprays, deviam ser proibidos”, comentou.

O Projeto de Lei 4.476/12, que propunha a proibição da venda do produto, foi arquivado no dia 31 de janeiro deste ano, pois o Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados determina que ao fim de cada legislatura sejam arquivadas as propostas que estavam em tramitação.

Carga roubada de 6 toneladas de alimentos é localizada na BR-232 em Caruaru, PE

Assaltantes teriam tentado danificar o rastreador, segundo a polícia (Foto: Divulgação/ PRF-PE)

A Polícia Rodoviária Federal encontrou um caminhão-frigorífico com carga de 6 toneladas de alimentos, aproximadamente, em Caruaru, Agreste pernambucano, nesta quinta-feira (12). O automóvel foi roubado nesta data, e a equipe foi acionada pela empresa de rastreamento, que o localizou no quilômetro 132 da rodovia BR-232.

A polícia comunicou que o caminhão estava com a chave, tinha pertences dos responsáveis revirados e que os assaltantes provavelmente tentaram danificar o rastreador; no entanto, estes só levaram o aparelho de som. O veículo foi encaminhado ao Posto da PRF em São Caetano, na região, para realizar as medidas de rotina. A corporação informou ainda que a placa e a empresa são de Palmares, na Mata Sul do estado. O motorista do veículo foi encontrado na BR-101 em Jaboatão dos Guararapes.

Depois dos procedimentos, a empresa de rastreamento ficou com o automóvel, sob a orientação de levá-lo à delegacia especializada neste tipo de crime, situada na Zona Metropolitana do Recife.

G1 Caruaru

Rodrigo Novaes cobra atenção para a seca no Nordeste


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi ontem (12) à tribuna da Assembleia Legislativa falar da sua preocupação por conta da falta de chuvas no sertão do estado.

Rodrigo iniciou o seu discurso falando que também se solidariza com as famílias que estão sofrendo com a estiagem no Sudeste, porém aqui na região Nordeste a gravidade é maior e lamenta não ter tanto destaque na imprensa.

O parlamentar lembrou que não chove de maneira regular no sertão e no agreste de Pernambuco há quase quatro anos, atingindo de forma dramática a vida das pessoas e prejudicando também a economia de toda a região.

Novaes em sua fala pediu mais atenção e seriedade para tratar do problema que causa tanto sofrimento ao povo sertanejo, afirmando que o assunto deve ser tratado por uma política nacional : "Peço providências ao governo federal, o tema em questão se trata de um problema nacional"

O deputado terminou seu discurso citando o poeta Flávio Leandro, "eu não quero enchentes de caridade..."

Assessoria de imprensa Dep. Rodrigo Novaes

Petrolândia: Plano Assistencial Jubileu de Ouro, 13 anos de tradição em servir bem com respeito e bons produtos

Jubileu de Ouro, sede na rua atrás do Hospital Dr. Francisco Simões em Petrolândia
Charleane
Filipe Campos

O Plano Assistencial Jubileu de Ouro, com sede em Petrolândia, parceria do Blog de Assis Ramalho, tem 13 anos de tradição em servir à população nos momentos mais difíceis, com muito respeito ao descanso eterno de seus entes queridos, com equipe capacitada para a excelência no atendimento.

O Plano Assistencial Jubileu de Ouro, organização de Jubileu e Charleane, oferece os melhores produtos, como urnas e ternos, do mais simples ao sofisticado, e ornamentações com flores naturais.

Na hora em que você mais precisa, o Plano Assistencial Jubileu de Ouro está ao seu lado para cuidar de trâmites como traslados, documentação e outros detalhes, assim como da recepção aos visitantes, oferecida com todo conforto e requinte.

O Plano Assistencial Jubileu de Ouro deseja um ano novo de sucesso, saúde e prosperidade para todos. Feliz 2015!

Ver mais fotos>Sede do Plano Assistencial Jubileu de Ouro

Plano Assistencial Jubileu de Ouro
Tranquilidade para você e sua família há 13 anos
Rua Idelfonso Gomes de Menezes, 117 - Quadra 04
Por trás do Hospital Dr. Francisco Simões de Lima
Petrolândia (PE)
Telefone (87) 3851-2710
Celular (87) 9618-1700 e 9619-0775

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Diego Maradona aparece com fisionomia diferente após plástica

Maradona e a namorada, Rocio

O eterno ídolo do futebol argentino, Diego Maradona, com 54 anos, apareceu com uma fisionomia diferente, chamando a atenção de toda a imprensa dos Hermanos. Segundo jornais argentinos, o ex-jogador realizou uma cirurgia plástica no rosto, mudando seus traços. A foto que deu o que falar foi publicada pela namorada do ex-craque, Rocío Oliva, 30 anos mais nova.

De acordo com o jornal Clarin, o Maradona fez um lifting para remover alguma pele na zona dos olhos e nariz. Dieguito também reforçou o tratamento laser ao qual foi submetido no ano passado, de forma a tornar a sua pele mais macia.

Roberta Jungmann

Confira resultado das loterias da Caixa de quinta-feira (12); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira



Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na quinta-feira (12) e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.