Web Radio Petrolândia

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Petrolândia: Aniversariante do dia, Rananda recebe felicitações de sua família

 Rananda, aniversariante desta sexta-feira, 29 de maio
Rananda e sua mãe, Thaís

Hoje, 29 de maio, a garotinha Rananda vai apagar as velinhas na comemoração de mais um aniversário, e recebe o carinho de sua mãe Thays Bruna e do pai Rafael Romão, da irmã Giordanna, sua tia Thamara, do tio Tales Bruno, da avó Giodanete,  e de Josimar, que tem grande carinho por ela.

"A data que comemoro o dia mais feliz da minha vida e celebro sempre com a mesma alegria e amor.💕 Te amooo muitoooo e desejo muitas felicidades, saúde e muito amor na sua vidinha, Que Papai do Céu te abençoe e te proteja sempre. Receba os parabéns de sua família e de sua mãe!"

Informações/fotos: Solange Araújo

Petrolândia: Sandro Ramos leva música ao vivo à Praça de Alimentação às sextas-feiras

Sandro Ramos em apresentação na Praça de Alimentação (Foto: Assis Ramalho)

O músico Sandro Ramos informa que, por motivo de força maior, não haverá apresentação na Praça de Alimentação hoje (29). 

O músico leva aos frequentadores da Praça de Alimentação músicas instrumentais, executadas em piano eletrônico. No repertório, músicas clássicas, nacionais, internacionais e gospel. As apresentações acontecem às sexta-feiras, das 19h30 às 21h30.

 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia; Prefeito Lourival Simões é o entrevistado do ''Acordando com as Notícias'' deste sábado (30) na Web Rádio Petrolândia


A Prefeitura de Petrolândia promoveu, na manhã desta sexta-feira (29), no auditório da Câmara de Vereadores, audiência pública para prestação de contas da Execução Orçamentária do 1º Quadrimestre do Exercício de 2015.

O 1º quadrimestre compõe as receitas e despesas realizadas pela Administração Municipal nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano. A apresentação do relatório é determinada pela Lei Complementar 101/2000, capítulo IX, com objetivo de conferir mais transparência aos gastos públicos em todos os setores. A reportagem completa sobre a audiência pública será postada neste site.

Após a Audiência Pública, nossa reportagem entrevistou o prefeito Lourival Simôes. A entrevista completa vai ao ar na manhã deste sábado (30), pela Web Rádio Petrolândia, no programa "Acordando com as Notícias".

Na entrevista, o prefeito fala sobre a importância da Audiência Pública e faz duras criticas àqueles que, segundo ele, só fazem fumaça e que têm apontado questões de maneiras ilusórias e fantasiosas, possivelmente referindo-se aos vereadores de oposição. Apenas o vereador Juarez Patriota esteve presente à Audiência.

"Isso (a Audiência)) é muito bom e muito salutar para a democracia, porque muitas vezes as pessoas fazem alguns tipos de julgamentos em relação ao que está sendo feito e o que está deixando de fazer. e quando tem um momento adequado como esse, esquecem de comparecer a uma reunião como essa. Hoje nós fizemos aqui uma apresentação formal de tudo o que foi feito neste quadrimestre, e até as pessoas que estavam presentes aqui ficaram surpresos. Então, essas audiências públicas servem exatamente para isso, para que as pessoas acompanhem o que o município está fazendo, para que eles possam entender e analisar de uma maneira mais correta, e não simplesmente fazer fumaça, como a gente tem visto através de algumas pessoas, que têm apontado algumas questões de maneira ilusórias e fantasiosas."

Também na entrevista o prefeito afirma que o presidente da Câmara tem atuado de maneira autoritária e tem demostrado total despreparo para conduzir os trabalhos da Casa Legislativa.

''A falta de respeito, o descumprimento (do regimento) interno, demonstrando na verdade todo um autoritarismo, onde já encerrou sessões aos murros (no birô), é uma conduta que não condiz com o Poder (Legislativo). No meu ponto de vista, ele perdeu o controle e demonstra um total despreparo para conduzir os trabalhos da Câmara de Vereadores."

O programa "Acordando com as Notícias" é apresentado de segunda a sábado das 05h10 às 08h10, com Assis Ramalho.

O programa ''Acordando com as Notícias'' apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Linnu's Lanches funciona provisoriamente em endereço próximo ao prédio em reforma

 
 

Enquanto o prédio próprio da Linnu's Lanches passa por reforma para atender melhor os clientes, a lanchonete está funcionando provisoriamente na Av. Nossa Senhora Aparecida, em ponto vizinho ao Salão Três Irmãos, na Quadra 12, a aproximadamente 50 metros do endereço tradicional.

A Linnu's Lanches, organização de Marcelo e Vanuza, oferecendo os lanches e refeições rápidas mais gostosos da Quadra 12 e 14. Sanduíches, doces e salgados, pastel e xerém com galinha durante a semana e, nos finais de semana, o delicioso munguzá que só a Linnu's Lanches tem.

A Linnu's Lanches abre às 16 horas e funciona de quarta a segunda-feira, folga às terças.

Em breve, a melhor lanchonete da Quadra 14 voltará ao seu antigo prédio, com Os empresários agradecem a compreensão de seus clientes a quem agradecem a preferência.

Para mais informações: (87) 9909-6659/9203-4513/9914-1910

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Linnu's Lanches

Chegou a vez do trade turístico do Agreste de PE receber os representantes do Estado

“Seminário Destino PE” vai percorrer Gravatá (1°), Pesqueira (02) e Garanhuns (03) para mapear ações de turismo pelo interior do Estado

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), está percorrendo o Estado, do Sertão ao Litoral, para conhecer as demandas do setor, os atrativos turísticos e analisar as dificuldades enfrentadas por cada município no desenvolvimento do Turismo. A segunda etapa do “Seminário Destino PE” acontece nesta segunda-feira (1°/6), em Gravatá, segue para Pesqueira (2/6) e finaliza em Garanhuns (3/6).

O seminário é voltado para secretários municipais de turismo e cultura, associações ligadas ao turismo, ao artesanato e à cultura popular, e empresas do setor (meios de hospedagem, agências, bares e restaurantes, locadoras de carro, organizadores de eventos e guias de turismo). A primeira etapa aconteceu no Sertão de Pernambuco, entre os dias 19 e 21 de maio, e reuniu mais de 400 representantes de turismo das cidades de Petrolina, Ouricuri e Floresta (cidades-sede) e das cidades do entorno. Desta vez, estão sendo convidados representantes de mais de 70 municípios do Agreste pernambucano.

Humberto resolve impasse de povos indígenas pernambucanos

Humberto Costa assinou, nesta semana, manifesto pela rejeição da PEC n° 215/2000 (Foto: Assessoria de Comunicação)

O líder do PT do Senado, Humberto Costa (PT), se reuniu nesta manhã com representantes de todos os povos indígenas de Pernambuco. O senador se colocou à disposição para intermediar definição do nome do coordenador de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Parte dos povos defendia a saída do atual coordenador, Antônio Fernando Silva, enquanto outro grupo reivindicava a sua permanência.

“O importante é ouvir a vontade da maioria e garantir que todos possam ser ouvidos. Acho que é fundamental reunir todo mundo, ouvir todos os lados para que a gente possa sempre encontrar soluções. Quero, inclusive, estreitar mais estes laços com os povos indígenas de Pernambuco”, afirmou o senador.

Na reunião, ficou definido que Antônio Fernando Silva deve permanecer no cargo. O senador, inclusive, planeja debater novas políticas públicas para os povos indígenas em Pernambuco. Humberto também planeja realizar viagens às aldeias indígenas nas próximas semanas.

Petrolândia: Mobilização da campanha Maio Amarelo é realizada no centro da cidade


No começo da manhã desta sexta-feira (29), as principais avenidas de Petrolândia, no centro da cidade, receberam mobilização do Movimento Maio Amarelo: Atenção pela Vida, promovida pela Prefeitura do município, com a participação de Servidores do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, por meio do Grupo HumanizAção, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Casa das Juventudes e Clube Lions de Petrolândia.

De acordo com a organização do movimento, a abordagem foi positiva, pois conseguiu conscientizar vários pedestres e motoristas. No entanto, ainda existem muitas pessoas que não permitem nenhum tipo de contato.

Com apoio da Polícia Militar, a mobilização foi concentrada em dois pontos da cidade, em frente à Câmara de Vereadores, na Avenidas dos Três Poderes, e em frente ao Banco do Brasil, na Avenida Manoel Borba.

"Foi super divertido e gratificante. Mesmo diante daquele sol sobre nós, as pessoas ficaram satisfeitas com nosso trabalho", afirmo uma das participantes da ação.

Ver mais fotos>Maio Amarelo em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Assessoria Secretaria Municipal de Saúde

MPPE recomenda aos Conselhos Tutelares de Bom Jardim e Machados que informem as providências adotadas


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos Conselhos Tutelares de Bom Jardim e Machados a proceder da forma adequada ao verificar a condição de crianças ou adolescentes em situação de risco. A recomendação deve-se à grande quantidade de Ofícios remetidos à Promotoria de Justiça de Bom Jardim, indicando menores de 18 anos em situação de vulnerabilidade, sem a indicação de qual medida de proteção ou outra providência fora adotada pelo Conselho Tutelar.

Também foi recomendado que, para a execução e cumprimento da medida de proteção adequada ao caso, requisite, caso necessário, o auxílio de outros serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, conforme o art. 136, III, alínea a, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E, após a aplicação da medida, encaminhar relatório de caso para o conhecimento da Promotoria de Justiça de Bom Jardim, qualificando o menor, seus pais ou responsáveis, e indicando sua situação atual.

De acordo com o promotor de Justiça Mário Gomes de Barros, no caso de descumprimento de medida de proteção, a Promotoria de Justiça e o Judiciário da comarca deverão ser informados, sendo indicados os motivos e responsáveis pelo não cumprimento.

Encontro da Juventude PSDB acontece neste sábado em Petrolina


Assessoria PSDB Petrolina

Petrolândia: Câmara Municipal participa de Audiência Pública da Alepe no Icó Mandantes

Audiência Pública de Comissão da Alepe no Projeto Icó Mandantes (Fotos: Assessoria CMP)

Na tarde desta quinta-feira 28/05 o presidente da câmara de Petrolândia, Fabiano Marques, junto com os vereadores Rogério Novaes, Noca, Zé Pezão, Jorge Viana e Sílvio compareceram à audiência pública realizada na Escola Estadual Icó Mandantes. A audiência foi realizada pela ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco) e teve como tema principal os problemas dos perímetros irrigados do projeto Apolônio Sales, Projeto Icó Mandantes e Projeto Barreiras. Estiveram presentes os Deputados Rodrigo Novaes e Miguel Coelho, lideranças sindicais e representantes dos projetos acima citados. representantes da CODEVASF, IPA e PLENA.

Foi discutido o atraso nos repasses da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a empresa Plena, que presta assistência técnica aos produtores, e à Celpe, que ameaçam a continuidade do funcionamento dos perímetros irrigados. O gerente-executivo da Plena, Sérgio Carvalho informou que a empresa não recebe da Codevasf desde novembro de 2014. “Mesmo sem receber, não paramos, pois temos o compromisso de atender os produtores. Estamos buscando honrar os salários com recursos próprios, mas já estamos sofrendo restrições materiais. E que o prazo para a paralisação dos serviços foi prorrogado para o mês de agosto”, disse.

O chefe do escritório da Codevasf em Itaparica, Alessandro Xavier, atribuiu ao ajuste fiscal do Governo Federal a dificuldade para honrar os compromissos. “Até 2013, o orçamento da estatal era de mais de R$ 60 milhões, hoje é pouco maior do que R$ 20 milhões. Houve uma diminuição drástica”, justificou.

Miguel Coelho anunciou medidas no âmbito federal para se chegar a um acordo entre as partes a fim de que não ocorra corte na energia dos perímetros e a Plena possa manter sua operação. Rodrigo Novaes disse que a comissão e o movimento União Pelo Nordeste encaminharão medidas à Celpe e buscarão garantir recursos em encontro com os ministérios das Cidades e da Integração Nacional.

Vejas as fotos no Facebook CMP>Audiência Pública Alepe no Icó Mandantes

Assessoria Câmara Municipal de Petrolândia

Mais de 10 mil pescadores se cadastram no Chapéu de Palha da Pesca

Foto: Roberto Pereira/SEI

O número de pescadores cadastrados, neste ano, no Chapéu de Palha da Pesca teve um acréscimo de 7% em relação ao de 2014. No total, 10.417 pessoas se inscreveram no programa coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, que atende 57 municípios do Sertão, do Agreste e do Litoral. A última etapa do cadastramento foi encerrada nesta quinta-feira (28).

O Chapéu de Palha da Pesca beneficia os pescadores artesanais e marisqueiros do todo o Estado. Por pesca artesanal entende-se a atividade que envolve a mão de obra familiar sem vínculo com empresas pesqueiras e que faz uso de pequenas embarcações. Salvo a pesca da lagosta, que acontece de junho a dezembro no litoral pernambucano, outros tipos de cultura como, caranguejo, siri, marisco, guaiamum e camarão fazem parte da pesca artesanal e estão inclusos no programa.

O cadastro dos pescadores no programa ocorreu em duas fases. Em abril, 1.083 pescadores artesanais do Agreste e 1.632 do Sertão se inscreveram na iniciativa. Os do Litoral, inscritos nesta semana, somam 7.702. Os beneficiários vão receber, a partir de junho, quatro parcelas de até R$ 256,52 complementares ao valor recebido pelo programa Bolsa Família.

Cepe Volante: livros aonde o povo está


Cepe Volante: Com descontos que chegam até 30%, loja itinerante da editora chegará a regiões do Estado onde a leitura é dificultada pela inexistência de livrarias (Foto: Cepe/Divulgação)

“Todo artista tem de ir aonde o povo está”. Como a parodiar os versos da música Nos bailes da vida, de Milton Nascimento e Fernando Brant, a Companhia Editora de Pernambuco, consciente da importância da leitura na formação humana e profissional, criou a Cepe Volante, loja itinerante que divulgará e venderá os livros da empresa em todo o Estado, marcando presença em regiões onde sequer existem livrarias e as bibliotecas, quando existem, não dispõem de acervos que atendam às demandas e necessidades da população.

A Cepe Volante começa a funcionar neste domingo (31.05), das 8h às 18h, no evento denominado Recife Antigo de Coração, realizado pela Prefeitura do Recife, na avenida Rio Branco, Bairro do Recife. Atuando inicialmente apenas na capital pernambucana, a loja, no entanto, deve, dentro em breve, percorrer todo o Estado, seguindo uma programação que está sendo elaborada e inclui visitas às escolas, além de participação nos mais variados eventos. 

Os convites podem ser feitos através dos números (81) 3183.2756 e 3183.2752 ou, ainda, pelo endereço de e-mail marketing@cepe.com.br.

Iniciativa vinculada às comemorações dos 100 anos da Imprensa Oficial de Pernambuco, a Cepe Volante oferecerá descontos nos livros de até 30%, abrangendo diversas áreas e gêneros, como história, poesia, romance e literatura infantil e juvenil.

Assessoria Cepe

Secretaria de Educação de Pernambuco abre inscrições para Concurso Professor Autor

Os premiados terão seus conteúdos disponibilizados no banco de dados virtual

Com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento profissional dos professores da Rede Estadual, através do estímulo à produção de material didático, a Secretaria Estadual de Educação lança mais uma edição do Concurso Professor Autor. O concurso visa a seleção de materiais de apoio multimídia produzidos por professores, para o ensino médio (1º ao 3º anos) e fundamental II (6º ao 9º anos). Os conteúdos selecionados serão disponibilizados em banco de dados virtual para acesso por docentes e estudantes da Rede Estadual de Ensino.

As inscrições eletrônicas serão realizadas pelo portal da Secretaria de Educação www.educacao.pe.gov.br, do dia 29 de maio a 28 de junho. O resultado preliminar será divulgado no dia 18 de agosto e o resultado definitivo, após recursos, no dia 1º de setembro.

A produção de materiais de apoio multimídia estará divida por tópicos inseridos nos componentes curriculares do ensino médio: Biologia, Educação Física, Língua Espanhola, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia; e fundamental II: Arte, Ciências, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, Matemática, Educação Física e História, somando 656 tópicos de todas as disciplinas.

Câmara Municipal de Petrolândia divulga resumo da Sessão dessa quarta-feira (27)

Foto: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

A Câmara Municipal de Petrolândia divulgou, em sua página institucional, o resumo da Sessão Ordinária da Casa Legislativa, realizada na quarta-feira passada (27), com a participação da Secretária de Saúde do município, Dra. Andreza Carvalho.

Para o resumo na íntegra clique>aqui

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Petrolândia

Reformar para deixar tudo como está: Cunha diz que parlamentares têm receio de mudar sistema político


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reconheceu hoje (29) que os parlamentares da Casa têm medo de mudar o sistema político. Ao reconhecer que a proposta de reforma política, em análise no Congresso, desagradou setores da sociedade, ele afirmou que os parlamentares preferem que fique como está.

"Se algumas decisões do Congresso não são as decisões que a sociedade esperava obter, se as decisões podem frustar alguém, até a mim, pessoalmente, é porque o Congresso decidiu ficar como está", afirmou, em entrevista, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, por terem medo de aprovar regras que inviabilizem futuras reeleições, os deputados preferem não fazer mudanças nas leis. "Na prática, fazer reforma política esbarra na dificuldade de mudar o sistema de eleição daquele que se elegeu por esse sistema", explicou o presidente da Câmara. "Ele [o parlamentar] sempre fica com receio que uma alteração dificultará sua futura eleição. Essa é a realidade", admitiu.

Professores da rede estadual de ensino em PE retomam greve nesta sexta-feira


Após trégua de 24 dias, os professores estaduais voltam a fazer greve a partir de hoje. A categoria pede que o reajuste de 13,01% seja garantido a todos os profissionais. O governo do estado deu o aumento para docentes de nível médio (antigo magistério). Os demais receberam reajuste de 7,01%. Técnicos administrativo receberam 6,12%.

Uma assembleia acontece às 14h em frente à Assembleia Legislativa. A categoria também vai participar do ato convocado pelas centrais sindicais, com caminhada saindo da Avenida Cruz Cabugá. Durante a semana, a categoria foi mobilizada para participar da mobilização. Na quarta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizou ato para convocar os professores para a greve, em Nazaré da Mata. Na quinta-feira, o mesmo aconteceu em Carpina.

Reposição das aulas
Em nota técnica enviada pelo governo às gerências regionais de ensino, o estado garante que o calendário de reposição das aulas será mantido. "Está mantido o cronograma pactuado nas escolas com os professores para reposição de aulas e as referidas reposições serão pagas na medida em que ocorrerem as aulas já a partir da folha de junho.O pagamento antecipado das reposições na folha de maio, decorrente dos dias de greve já descontados, foi cancelado, ou seja, a reposição será conforme ocorrerem as aulas. Os trabalhadores que faltarem as reposições não terão o referido pagamento, e com relação as faltas ainda não descontadas (a partir de 20/04), serão feitos os descontos na folha de pagamento", informa o documento.

Concurso

Marcação de exames e consultas de 1º a 05 de junho de 2015 na Secretaria de Saúde


O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 1º a 05 de junho de 2015, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade. Confira:

Segunda-feira (1º): Nutricionista, Neurologista, Pediatra, Preventivo, Canal dentário, Raio-X, Exames Laboratoriais;
Terça-feira (02): Nutricionista, Cirurgião Geral, Pediatra, Dentista, Canal dentário, Raio X, Exames Laboratoriais;
Quarta-feira (03): Nutricionista, Clínico Geral, Pediatra, Canal dentário, Raio X, Exames Laboratoriais;
Quinta-feira(04): Feriado (não haverá atendimento);
Sexta-feira (05): Ponto facultativo (não haverá atendimento).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Paulo Jr/Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: Compesa avisa falta de água neste domingo (31)


A Compesa comunica aos seus clientes em Petrolândia que o fornecimento de água será suspenso neste domingo (31), das 10 da manhã às 22 horas, para manutenção no sistema. 

Desde já agradece a compreensão de todos.

Maria Aparecida B. de Lucena
Compesa Petrolândia

MPPE disciplina sobre atos infracionais e indisciplinares nas dependências das escolas de Alagoinha


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos professores, diretores e responsáveis por estabelecimentos de ensino públicos ou privados do município de Alagoinha sobre os procedimentos adequados a serem tomados quando os alunos dessas instituições cometerem atos infracionais ou de indisciplina nas dependências escolares.

De acordo com a promotora de Justiça Andréa Magalhães Porto Oliveira houve um aumento na prática de atos infracionais e de indisciplina nas dependências das escolas da cidade. Por esse motivo, vários diretores e professores enviaram pedidos de informação à promotoria de Justiça no município sobre como deveriam proceder contra os atos infracionais e de indisciplina cometidos dentro dos estabelecimentos.

“Nem todo ato de indisciplina corresponde a um ato infracional, que é uma conduta descrita na legislação como crime ou contravenção penal praticado por indivíduos entre 12 e 18 anos. No caso dos atos infracionais, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a adoção de procedimentos para apurar o caso e medidas socioeducativas”, destacou a promotora.

Segundo o texto da recomendação, em casos de atos infracionais praticados por adolescentes no interior da instituição de ensino, a direção deverá analisar o ocorrido, com base em sua gravidade, e realizar o encaminhamento adequado. Para os casos de maior gravidade, os autores dos atos infracionais devem ser levados à autoridade policial para confecção de boletim de ocorrência.

Anvisa suspende lotes de anti-inflamatório e suspende publicidade de produtos supostamente terapêuticos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (29) a suspensão da comercialização e do uso dos lotes nº 28293, 28294 e 28295 do medicamento Ibuprotrat (Ibuprofeno), 50 mg/ml produzido pela empresa Natulab Laboratório S/A. O produto é utilizado como anti-inflamatório.

Segundo a Anvisa, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz revelou resultados insatisfatórios no ensaio de aspecto dos três lotes do medicamento. A Agência Brasil não conseguiu contato com a Natulab Laboratório S/A.

Também foram suspensas todas as publicidades dos produtos da linha Glukderm que contenham qualquer tipo de expressão que atribua propriedades terapêuticas não estabelecidas na legislação sanitária vigente para esse tipo de produto.

Parceria entre Codevasf e prefeitura beneficiará agricultores familiares de perímetro sergipano

Foto: Cássio Moreira/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a prefeitura de Ilha das Flores vão desenvolver ações conjuntas para melhorias na infraestrutura de uso comum do perímetro irrigado Betume. Esse é o objetivo do termo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf e o município, publicado nesta semana e com vigência até maio de 2017. O acordo prevê uma série de ações em benefício dos irrigantes e de seus familiares.

O termo de cooperação técnica prevê ações como recuperação e manutenção de estradas vicinais que interligam os perímetros irrigados às comunidades locais, limpeza das redes de drenagem e execução de pequenas obras e serviços de contenção, limpeza e transporte de materiais. As ações deverão se restringir às áreas do perímetro irrigado Betume localizadas nos limites geográficos do município de Ilha das Flores.

A parceria estabelece que a Codevasf ficará responsável por ceder as máquinas e equipamentos necessários para a execução dos serviços. O município, por sua vez, deverá fornecer mão de obra qualificada para a operação do maquinário. O termo de cooperação técnica tem vigência inicial de dois anos, com possibilidade de ser prorrogado pelo período de um ano, sucessivamente, até completar cinco anos.

Frases do dia 29/05/2015: Coletânea IHU Online


Transparência

"Em nome da transparência, quero ver os partidos divulgando nas bandeiras, sedes e sites o nome das empresas que os financiam" - Chico Alencar, deputado federal - PSOL-RJ, sobre aprovação de emenda que inclui na Constituição autorização para doações eleitorais feitas por empresas - Folha de São Paulo, 29-05-2015.

Afeganistão

"Enquanto petistas e antipetistas se digladiam para ver quem roubou menos, a milícia comandada por Eduardo Cunha vai desmontando a nossa já precária estrutura democrática. Por pouco, não impôs aqui o mesmo modelo eleitoral do Afeganistão "" e só não conseguiu graças à união entre PT e PSDB, algo que deveria acontecer mais" - Luiz Fernando Vianna, jornalista - Folha de São Paulo, 29-05-2015.

Movimento sem teto cobra da prefeita de Arcoverde promessas não cumpridas



Na última segunda-feira (25), sem muito alarde, mas com determinação e frustração pelas promessas não cumpridas por parte da prefeita do município de Arcoverde, o Movimento dos Sem Teto de Arcoverde e Região, fez um protesto inovador na sede da prefeitura municipal.

Colaram vários cartazes cobrando os acordos sobre as moradias prometidas e os auxílios moradias para algumas das 850 famílias do MSTSD Arcoverde que foram retiradas do terreno do IPA, próximo ao viaduto. Segundo a presidente do movimento, Silvanete Pereira, um acordo foi feito com a prefeita e o então governador Eduardo Campos para que fossem repassados R$ 350 de auxílio moradia, valor reduzido para R$ 150 e mesmo assim algumas famílias não estão recebendo.

Nos cartazes pregados nos vidros da sede da prefeitura, frases como: “queremos nosso auxílio moradia de 200 reais”, “Prefeita estou desempregada, tire o britto e bote eu. Diga não ao nepotismo”, “prefeita nota 10 em nepotismo em enganar o povo”, “prefeitura nota 10 em desfazer o que esta feito”, entre outras que podem ser conferidas nas fotos abaixo.

Encontro de agronegócios movimenta economia no Araripe

Segunda edição do Enagro ocorre hoje e amanhã (dias 29 e 30) e possui programação formada por palestras, oficinas e encontro de oportunidades

Nesta sexta-feira e sábado (dias 29 e 30), a Unidade Sertão do Araripe do Sebrae em Pernambuco promove o 2º Enagro - Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe. O evento ocorre na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra) e tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio do Sertão do Araripe. A saber: apicultura, pecuária leiteira, horticultura, caprinocultura, artesanato, cultura e gastronomia.

Este ano, o Enagro vem com o tema “Desenvolvimento sustentável: diferencial para os produtores rurais” e possui uma programação formada por palestras magnas e oficinas sobre assuntos como a apicultura como atividade estratégica, linhas de crédito para produtores rurais, produção de alimentos orgânicos e gestão eficiente em laticínio, entre outros. Também vão ser promovidos atendimentos especializados e encontros de oportunidades.

A segunda edição do evento inclui a realização do 11º Encontro Estadual da Apicultura e da 2ª Mostra de Caprinos de Araripina. Outra atração é a Unidade Móvel de Laticínios do Senai, que vai realizar oficinas práticas de lácteos para os participantes.

Pernambuco receberá R$ 15 milhões contra seca, garante Humberto

Occhi e Humberto Costa (Foto: Adalberto Marques/Ministério da Integração)

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, anunciou, em reunião com o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e prefeitos pernambucanos de municípios da região do Moxotó e do Pajeú, no sertão de Pernambuco, a liberação de R$ 15 milhões em caráter emergencial para minimizar os efeitos da seca no semiárido.

De acordo com Humberto, os recursos serão destinados à ampliação da Operação Carro-Pipa e à construção de adutoras de engate rápido nos próximos seis meses. “Essa verba é muito importante para o auxílio dos municípios que sofrem com a estiagem de forma prolongada há cinco anos. A região está há cinco meses em situação de seca", afirmou Humberto. Atualmente, segundo ele, 1.246 carros-pipa estão em operação em 98 cidades pernambucanas.

Na reunião, o ministro informou que o Governo do Estado também é responsável por destinar recursos para atender outra parcela de municípios com o abastecimento de água por meio de carros-pipa. O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, porém, ressaltou que ainda existem cidades sem atendimento.

“Atendemos ao apelo dos torcedores”, diz Beto Accioly sobre proposta que limita horário do jogos de futebol

Deputado estadual Beto Accioly

O deputado estadual Beto Accioly (SD) apresentou Projeto de Lei (234/2015) que limita o horário de encerramento de competições esportivas em Pernambuco. A proposta visa atender especialmente as questões de segurança e mobilidade por meio de transporte público dos torcedores que vão ao estádio.

A mudança proposta estabelece o limite de horário dos jogos noturnos com encerramento até às 22h45. De acordo com o texto, a continuidade do evento após esse horário se dará apenas em três hipóteses: caso fortuito ou de força maior; análise de arbitragem; ou quando o regulamento dispor de eventual prorrogação e/ou disputa por pênaltis.

“O torcedor que opta por uma maior proximidade com clube acaba sendo penalizado por uma série de inconvenientes provocados pelo exagero no horário. Algumas partidas no meio de semana iniciam às 22h, com encerramento previsto para 23h45min. Considerando que, por medida de segurança, as torcidas sejam liberadas meia hora após a outra, a dispersão total entraria pela madrugada sem a garantia do funcionamento dos serviços públicos de transportes, dificultando ainda mais o combate à violência no futebol. Cabe-nos, como legisladores, desempenhar um papel que garanta os direitos inerentes a população”, justifica Beto Accioly.

Assessoria de Imprensa Beto Accioly

Guilherme Coelho expõe ameaça de crise hídrica no Vale ao novo presidente da Codevasf

Felipe Mendes, presidente da Codevasf, e Guilherme Coelho, vice-prefeito de Petrolina

Os indicativos alarmantes sobre a captação de água para a fruticultura irrigada no Vale do São Francisco tem gerado grande preocupação da sociedade local e do poder público. Em Brasília esta semana, o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, foi pessoalmente falar com o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, sobre a iminente crise hídrica que ameaça a produtividade agrícola na região.

Mendes tomou posse na última semana e, na avaliação de Guilherme, já tem grandes desafios para administrar. “O presidente me causou a melhor impressão. Com uma vasta experiência em cargos públicos notórios, ele mostra muita competência parar estar no comando da Codevasf e, o mais importante, é um cidadão preocupado e com muita sensibilidade aos problemas da região”, destacou.

Na conversa, o vice-prefeito ressaltou o importante papel da Codevasf – como uma empresa séria, descente, com técnicos do mais alto gabarito –, mas não deixou de responsabilizar o Governo Federal pela crise hídrica que ameaça o Vale.

Complexo Industrial Portuário de Suape PE é denunciado por corrupção e violações de direitos humanos


O território de 13.500 hectares onde se localiza o Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS), situado a apenas 40 km da capital Recife, no litoral pernambucano é uma das áreas mais valorizadas no Estado, e onde ocorrem violentos atentados aos direitos fundamentais das populações que ali vivem, submetidas a constantes e graves injustiças sociais e ambientais.

Pescadores, agricultores familiares, trabalhadores, mais de 25 mil pessoas, são submetidas a toda ordem de violência, de expulsões truculentas comandadas pela empresa Suape do governo do Estado que administra o CIPS.

Têm sido em vão as várias denúncias efetuadas pela sociedade civil, cidadãos afetados, comunidades locais e organizações não governamentais encaminhadas às instituições governamentais e órgãos públicos, que, em tese, deveriam proteger os interesses e bem estar das populações violentadas em seus direitos fundamentais, garantidos constitucionalmente.

Mais recentemente, em 10 de novembro de 2014 uma centena de moradores, juntamente com as entidades que fazem parte do Fórum Suape-Espaço Socioambiental (Action Aid, Centro de Mulheres do Cabo, Comissão Pastoral da Terra-CPT, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST) estiveram com o DR. Pedro Henrique Reynaldo Alves, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Pernambuco requerendo providências da OAB diante da natureza e da gravidade dos fatos denunciados.

Pernambuco vai sediar encontro nordestino de prefeitos


A decisão foi tomada pela CNM na manhã de ontem (28), em reunião com representantes de todas as regiões, e é mais uma demonstração de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela AMUPE. Pernambuco já havia sido reconhecido com a eleição do atual tesoureiro da entidade e Prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa, como o novo Secretário Geral da Confederação Nacional dos Municípios.

Ao todo serão realizados cinco grandes encontros regionais este ano, com o objetivo de aproximar a CNM das realidades regionais. O Prefeito José Patriota, Presidente da AMUPE, participou da reunião que definiu os temas, calendários e locais dos encontros. “Será muito importante pois será o primeiro encontro nordestino de prefeitos e teremos a honra de receber, em Recife, os Prefeitos do Nordeste para debatermos os graves problemas que afetam a nossa região,” avaliou José Patriota.

Cada encontro regional irá abordar todos os temas relevantes do municipalismo, mas terá um eixo temático principal, transversal, que norteará os debates. Confira o calendário dos encontros:

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira (29)


O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira, 29 de maio de 2015 ; Confira

Folha de Pernambuco; Paralisação geral afeta serviços de metrô e ônibus na Região Metropolitana do Recife
Diário de Pernambuco; Metroviários e rodoviários cruzam braços nesta sexta, no Recife
Diário do Nordeste-CE; Dia de Paralisação terá passeatas por toda a Capital na manhã desta sexta-feira (29)
Gazeta de Alagoas: Mulher é presa ao fingir ser médica
Correio da Paraiba; Servidores dos Correios param nesta 6ª; bancários trabalham, mas apoiam ato
A Tarde; Justiça Eleitoral cancela 1,71 mi de títulos
Correio da Bahia; Professores da Ufba deflagram greve em assembleia
Tribuna da Bahia: Salvador é a capital com o menor número de fumantes
O Globo: Governo altera regras para injetar R$ 22,5 bilhões na habitação
O Dia-RJ: Mulher sofre abuso em vagão lotado do metrô
Extra-RJ: Governo venezuelano derruba avião com dois brasileiros a bordo e alega tráfico de drogas
Folha de São Paulo: Em meio a investigação, presidente da CBF abandona evento da Fifa na Suíça
O Estado de São Paulo: PF vai investigar corrupção no futebol brasileiro
Correio Braziliense: Câmara rejeita fim das coligações proporcionais e adia outros temas
Valor Econômico: CMN muda regras do compulsório de poupança imobiliária e rural
Estado de Minas: TRT determina que metrô mantenha escala mínima durante paralisação
Zero Hora; STF nega pedido para parcelar salários de servidores públicos
Brasil Econômico: Senado aprova MP que eleva impostos sobre importados

Fonte; Rede Brasil de Noticias e Blog de Assis Ramalho