sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Petrolândia: Em reunião com prefeita, deputado Augusto Coutinho recebe pedido de recursos para construção de museu

Fotos: Paula Oliveira



Nesta sexta-feira (06), o deputado federal Augusto Coutinho visitou a cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, e participou de reunião com a prefeita Janielma Souza, vereadores e membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O ex-prefeito Lourival Simões também esteve presente.

No encontro, realizado no gabinete da prefeita, o deputado recebeu ofício com solicitação de recursos para a construção de um museu em Petrolândia, para preservação do patrimônio histórico do município.

As informações e fotos são de Paula Oliveira, membro do Comtur Petrolândia. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Mutirão de solidariedade entrega casa na Quadra 06, e realiza sonho de filha em ver pai com moradia digna

Antes da entrega oficial das chaves a seu Valdemar, os voluntários se reuniram em corrente de orações para abençoar o novo lar (Fotos: Assis Ramalho/Blog AR)
Chaves oficiais da casa é passada para as mãos de seu Valdemar, ao lado do filho Gilmar Hércules
Momento de reflexão
Seu Valdemar se emociona ao abrir pela primeira vez sua nova moradia
A emoção da filha Thaline em ver o sonho realizado
''É um sonho realizado, saber que o meu pai agora vai morar dentro de uma casa digna"
A empresária Verônica Delgado presenteou o aniversariante do dia, filho de seu Valdemar
Espaço da nova moradia de seu Valdemar
O muito obrigado de seu Valdemar

Foi realizada na noite desta quinta-feira (5), na Rua Manoel Pereira de Lima, na Quadra 06 de Petrolândia, a entrega de uma casa construída com ações de solidariedade, em benefício do Sr. Valdemar Pedro dos Santos, 64 anos. O pedido de ajuda foi feito pela filha de seu Valdemar, Thaline Maria dos Santos, 28 anos, por meio do Portal Jatobá.

A partir daí, um grupo de voluntários de Petrolândia, entre eles alguns comerciantes, decidiram realizar o sonho de Thaline de ver seu pai morando em uma residência digna.

Antes da entrega oficial da chave do imóvel a seu Valdemar, os voluntários se reuniram em corrente de orações para abençoar o novo lar. Em seguida, foi servido um lanche.

Emocionada, Thaline falou ao Blog de Assis Ramalho sobre a solidariedade das pessoas que ajudaram na construção da tão sonhada casa.

''É um sonho realizado saber que o meu pai agora vai morar dentro de uma casa digna. Eu já tenho a minha casa, mas não me conformava em ver meu pai morando em uma casa sem, praticamente, nenhuma estrutura. No início, levei muitos não na cara, mas, graças a Deus, surgiram essas pessoas de bom coração que conseguiram a realização desse sonho. Hoje, eu não sei nem o que dizer, estou muito emocionada, eu só sei chorar'', disse Thaline, enquanto segurava uma criança nos braços.

Em conversa com a nossa reportagem, a empresária Verônica Delgado não escondia sua felicidade em ter contribuído para a obra.

''É um momento de muita felicidade. Lembro que a Thaline me procurou e eu pedi um tempo a ela, disse que ia atrás de parcerias e, graças a Deus, eu encontrei pessoas super empenhadas em querer ajudar, e eu tiro o meu chapéu para seu Euclides, que não mediu sacrifício para que esse sonho fosse realizado. Mas, tiveram várias outras pessoas que também deram sua contribuição, inclusive alguns dos meus fornecedores (da Delgado Construções). O que eu posso dizer é que eu estou muito feliz em ver a conclusão da casa de seu Valdemar'', disse Verônica.

O blog de Assis Ramalho parabeniza todos que diretamente e indiretamente deram sua contribuição para a realização do sonho de Thaline e ajudaram seu Valdemar a ter uma moradia digna.

A solidariedade é um sentimento que leva os homens a se ajudarem mutuamente, sem querer ou pedir nada em troca. Pessoas solidárias expressam mais satisfação pela vida e desenvolvem maior capacidade em lidar com as dificuldades e costumam ser mais felizes, encontrando sentido para suas ações e atitudes.

Ver todas as fotos>Mutirão de solidariedade entrega casa a morador da Quadra 06

Notícias relacionadas 
>Petrolândia: Zé do Picolé agradece às pessoas que ajudaram a realizar seu sonho.''Foi o maior presente de Natal da minha vida".
>Petrolândia: Mutirão de solidariedade entrega casa no Bairro Nova Esperança
>Petrolândia: Após perdas em incêndio, dona Eurides agradece a solidariedade recebida
>Petrolândia: Generosidade popular devolve alegria a família que perdeu tudo em incêndio

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


OAB Pernambuco repudia o vultoso valor destinado ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha


A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco repudia veementemente o vultoso valor destinado ao Fundo Especial de Financiamento Campanha criado pelo Senado Federal por meio da aprovação naquela casa em primeiro turno do Projeto de Lei Nº 8.703/17 e atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados em regime de urgência.

Em momento de grave crise econômica, onde o Governo Federal sequer possui recursos para pagar suas despesas de custeio, e estando em curso a discussão de reformas que, à guisa de diminuir o déficit público, retiram direitos do cidadão, a aprovação do fundo em valores próximos a R$ 2 bilhões de reais representa um verdadeiro despropósito e um acinte à população brasileira.


Estudo realizado pela Codevasf confirma impacto de projetos irrigados para desenvolvimento regional

Foto: Codevasf/Divulgação

Do Vale do São Francisco para diversos lugares do Brasil e do mundo. Esse tem sido o destino de frutas produzidas em projetos públicos de irrigação implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Estudo feito recentemente pela Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf constata o impacto desses empreendimentos na região, traduzido em números que retratam aumento da produção e da produtividade agrícola, maior oferta de alimentos à população, ampliação da oferta de empregos diretos e indiretos e geração de renda estável, seja na zona rural ou na urbana.

Ao longo de 25 anos, de 1975 a 2000, foi verificado que a desenvolvimento econômico daqueles municípios, com agricultura irrigada, apresentou incremento 2,5 vezes superior em relação aos que não apresentaram essa atividade. Considerando somente o segmento rural como elemento comparativo, a taxa de incremento foi 5,3 vezes superior entre os referidos grupos de municípios.


Jiboia criada como animal de estimação é entregue à CPRH em Recife

Foto: Jonathas Brito

Uma jiboia (Boa constrictor), criada como animal de estimação e chamada carinhosamente de Doida, foi entregue à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) pelo seu tutor, o caseiro Cleber Almeida, morador do bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. O caseiro viu, pela televisão, a campanha de entrega voluntária de animais silvestres promovida pela CPRH, e resolveu levar o réptil ao órgão ambiental.

Medindo aproximadamente um metro e meio de comprimento, Doida chegou à CPRH, na Zona Norte, transportada da Imbiribeira em uma bicicleta, pedalada pelo caseiro. Cleber Daniel explicou que encontrou a jiboia ainda filhote, em uma fazenda no município de Limoeiro, Agreste Setentrional do Estado, onde ele trabalhava como caseiro.


Números que incomodam


Fernando Bezerra Coelho*

Na luta política quando faltam argumentos sobram agressões. Essas são como palavras vazias, não colam, o vento se encarrega de levar. Por isso não perco tempo em comentá-las.

Como são irrespondíveis os dados de investimento público disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional, o Vice-Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico Raul Henry tenta, mas não consegue afastar a verdade que cada vez fica mais evidente para os pernambucanos. Nosso estado desacelerou e agora está atrás do Ceará e da Bahia. E os números indicam que a situação vai piorar. Este ano Pernambuco investirá menos que nos dois primeiros anos. E de novo, muito abaixo do Ceará e da Bahia.

O secretário devia ser mais cuidadoso com as informações. A projeção de crescimento do PIB do Brasil para esse ano já ultrapassa 0,7%. Mas infelizmente as projeções para Pernambuco não são animadoras. Segundo o recente estudo “Mapa da Recuperação Econômica” realizado pelo Banco Santander e divulgado pelo Valor Econômico, Pernambuco vai ter crescimento Negativo de -0,6%, a Bahia um pouco melhor com -0,3% e o Ceará deverá ter crescimento positivo de 0,5%.


Jovem é detido com carro clonado no Sertão de Pernambuco

Motorista informou que havia adquirido o veículo em uma feira popular de Petrolina (Foto: divulgação/PRF-PE)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na quinta-feira (05), um jovem, de 26 anos, que estava em um carro clonado, na BR 428, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. O veículo havia sido roubado no dia 13 de setembro deste ano, em Salvador, na Bahia.

Durante a abordagem, os agentes verificaram que as placas eram idênticas a de um carro da mesma marca e modelo. Após uma verificação nos caracteres identificadores do veículo, foi constatado o registro de roubo.

O jovem disse que havia adquirido o carro em uma feira popular de Petrolina, com um homem que informou ser bem conhecido na região pela venda de veículos. O motorista foi detido e encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Santa Maria da Boa Vista, que irá investigar o caso.

Núcleo de Comunicação Integrada PRF-PE


Prefeitura de Araripina e Votorantim Energia realizam atividade de cultura e lazer com alunos da rede municipal

Foto: Bruno Rostand/SECOM PMA

A Prefeitura de Araripina por meio das secretarias de Educação, Cultura, Desenvolvimento Urbano, Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA e apoio do Sesc Ler, realizou na manhã desta quinta-feira (05), na praça do Cavalete I, atividades com alunos das escolas municipais José Ferreira Lopes, Luís Pedro Florêncio, Aplicação, Luzanira Ramos e Eduardo de Souza Carvalho, além da creche Coração de Maria. A ação faz parte do Programa Votorantim pela Educação – PVE.

O PVE está presente em 53 municípios brasileiros auxiliando no desenvolvimento e melhoria da educação municipal, sobretudo no Índice da Educação Básica – IDEB e no envolvimento da comunidade escolar. No Cavalete as crianças participaram de atividades culturais, pintura, música, troca de livros, recital poético, desenho e colagem, plantio de mudas.


Recém-empossado na SARA, Wellington Batista faz série de reuniões com representantes setor agrícola

Encontro com diretoria do Ceasa, incluindo o diretor-presidente Gustavo Melo, serviu para o secretário receber mais detalhes do trabalho exercido no local, que é o maior do Nordeste e o quarto do Brasil (Foto: Edilson Júnior).

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Wellington Batista, recebeu nesta quinta-feira (5) diversas pessoas ligadas ao setor agrícola em seu gabinete. No início da manhã, o gestor se encontrou com o presidente do SindLeite e SindFrutas, Alex Costa, com a diretoria do Centro de Abastecimento Alimentar e Logístico de Pernambuco, Ceasa, e com o superintendente do Ministério da Agricultura no estado, Carlos Antônio Ramalho Júnior.

Os encontros serviram de alinhamento para ações executadas entre as partes. Com o SindFrutas e SindLeite, Wellington adiantou a importância de estar em permanente ligação com as entidades. “Estamos coletando ainda mais informações sobre os setores para avaliarmos quais são as oportunidades de expansão e também identificarmos as dificuldades para a criação de soluções para elas”, disse.


Armando quer preferência às micro e pequenas empresas nas compras de estados e municípios

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

Dar preferências às micro e pequenas empresas (MPEs) nas compras dos governos estaduais e prefeituras, excluí-las do regime de antecipação do recolhimento do ICMS (substituição tributária) e ampliar os fundos de aval: estas foram três das medidas propostas, nesta quinta-feira (5) pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), em pronunciamento na sessão especial do Senado em homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequenas Empresa.

Segundo Armando, os governos estaduais têm usado abusivamente a substituição tributária, o que reduz o capital de giro das MPEs e obriga o repasse dos custos aos preços, anulando, em muitos casos, os efeitos do Simples Nacional, regime tributário dos micro e pequenos empreendimentos que junta num único boleto oito impostos. O senador previu que o aumento dos fundos de avais tornaria o crédito mais acessível aos pequenos negócios, enquanto somente a preferência nas compras das prefeituras injetaria no segmento recursos da ordem de R$ 40 bilhões.


MPF diz que recibos de Lula são "ideologicamente falsos" e pede perícia

"Acreditamos que esses recibos expressam a verdade dos fatos, pois dona Marisa sempre foi uma mulher íntegra e honesta”, afirma defesa do ex-presidente.

Em petição apresentada ao juiz federal Sérgio Moro, a força-tarefa da Operação Lava Jato afirma que os recibos de pagamento de aluguel apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são “ideologicamente falsos” e foram confeccionados após o início das investigações para “dar falso amparo à locação simulada do apartamento” vizinho àquele em que mora o ex-presidente.

No documento, o Ministério Público Federal no Paraná pede que os recibos passem por perícia grafoscópica e que Glaucos da Costamarques, dono do imóvel, e o técnico em contabilidade João Muniz Leite, responsável pelos recibos, prestem depoimento.

“Os supostos 26 recibos referentes à locação do apartamento 121 apresentados pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva têm origem desconhecida, não trazem nenhuma comprovação a respeito da data em que foram produzidos e encontram-se em manifesta contrariedade com todo o acervo probatório, e, destacadamente, com o quanto declarou em interrogatório judicial o próprio Glaucos da Costamarques, apontado como autor daquelas declarações unilaterais de quitação”, diz trecho do pedido.



Tribunal de Contas de Pernambuco alerta prefeituras sobre a nova lei do ISS


O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Carlos Porto, enviou o Ofício Circular nº 15/2017 a todos os prefeitos pernambucanos alertando-os para a obrigatoriedade de enviarem até o final do ano um projeto de lei à Câmara de Vereadores alterando o Código Tributário Municipal, ou a Lei do ISS, a fim de adequá-los à Lei Complementar nº 157 de 30 de dezembro de 2016.

Essas alterações deverão estar aprovadas até o final deste ano para permitir que a prefeitura possa cobrar, a partir de janeiro de 2018, o “Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza” (também conhecido como ISS), nos termos previstos pela nova Lei.

O tributo incidirá sobre atividades de planos de saúde, administradoras de cartões de crédito, serviços de “leasing”, “franchising” e “factoring”, etc. E, pelo “Princípio da Anterioridade”, previsto na Constituição Federal, só poderá ser cobrado em 2018 se estiver aprovado até o final de 2017.


Morrem mais duas crianças vítimas de tragédia em creche de Janaúba-MG


Duas crianças vítimas da tragédia em creche de Janaúba (MG) morreram na tarde de hoje (6). O número de mortos já chega a nove. As duas crianças estavam em estado grave e haviam sido transferidas para Montes Claros. Cecília Davina Gonçalves Dias e Yasmim Medeiros Sabino tinham 4 anos.

Outras 41 pessoas ficaram feridas. Os 13 pacientes mais graves foram todos encaminhados para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, referência em queimaduras no estado.

Tanto Cecília quanto Yasmin estavam internadas na Santa Casa Montes Claros. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, outras 11 vítimas seguem internadas no local, sendo nove crianças, todas em estado grave.

Na manhã de quinta-feira (5), o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, entrou na escola na qual trabalhava e ateou fogo em crianças e em si mesmo. O vigia foi uma das vítimas, além dele, a professora Helley Abreu Batista, de 43 anos, que tentou impedi-lo fisicamente e ajudou no resgate de crianças.


Paulo Afonso (BA): Prepara Cursos, maior e melhor escola profissionalizante do Brasil, será inaugurada neste sábado no centro de Paulo Afonso


Com nova filosofia de ensinar e preparar a pessoa para o mercado de trabalho, a Prepara Cursos será inaugurada em Paulo Afonso (BA) neste sábado (7).

Com uma estrutura invejável, trazendo um método revolucionário de ensino que possibilita ao aluno aprender com aulas individualizadas, em horários diversificados, sem formação de turma,
sala de aula climatizada, um aluno por computador e muito mais.

Prepara Cursos. A maior e melhor escola profissionalizante do Brasil, agora no centro de Paulo Afonso. 

A Prepara Cursos vai funcionar na avenida Landulfo Alves, n° 172, 1º andar da Via Modas, no centro de Paulo Afonso.

Prepara Cursos, prepara como nenhum outro.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Prepara Cursos


Petrolândia: Ginecologista Obstetra Dra. Bruna Bastos atende na MedClinic neste sábado a partir das 14:00 horas


A MedClinic - Clínica Especializada informa que Ginecologista e Obstetra Dra. Bruna Bastos atenderá neste sábado, 06/10/2017, a partir das 14h00 horas. Ligue e agende sua consulta:.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 99638-3333 - (87) 99627-3816 - (87) 99630-2907.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Petrolândia: Familiares e amigos prestam homenagens a Lequinho na missa de um ano

Amanda e Alexya, esposa e filha de Lequinho, compareceram à missa de 1 ano e se emocionaram com as homenagens.

Amigos e familiares participaram, na noite desta quinta-feira (05), na Igreja de São Francisco de Assis, em Petrolândia, da missa de um ano da morte de Alex Souza, mais conhecido como Lequinho.

Após a missa, celebrada pelo pároco Luiz Augusto, familiares e amigos prestaram uma homenagem por meio de um telão montado em frente à Igreja, onde, através de fotografias, foi lembrada um pouco da história de Lequinho.

Mas, foi por meio das palavras do amigo Izaqueu Benevides que as boas lembranças de Lequinho vieram à tona, e emocionaram todos que sentem saudades do jovem que morreu aos 32 anos, em consequência de aneurisma.

''Ele era pra mim mais do que um irmão'', disse Izaqueu Benevides.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Izaqueu Benevides


Petrolândia: CRAS realiza encerramento e entrega de certificado do Curso de Pintura em tecido na Agrovila 01 do Bloco 01


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS ) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu o encerramento e entrega de certificados do curso de pintura em tecido para as famílias da agrovila 01. O curso de pintura em tecido é um importante trabalho que busca o fortalecimento das famílias e a melhoria da qualidade de vida pir meio de geração de renda, além de fazer as alunas saírem do estresse, pois serve também como terapia e fortalecimento da autoestima.

Durante o encerramento todos os participantes receberam certificado e todos falaram sobre a importância do curso para aquela comunidade e agradecidos por 3 meses de aprendizagem e superação.

O curso foi acompanhado pela pedagoga e orientadora social do CRAS e também pela assistente social que coordena o ACESSUAS Trabalho.  Além da entrega de certificados foi entregue um kit de materiais para cada participante dar início aos seus trabalhos de pintura em tecido.

As ações do CRAS, através dos cursos do Projeto GERANDO TRABALHO E RENDA visam proporcionar novos conhecimentos, integração, implementação na formação e geração de renda e o fortalecimento de vínculos entre as participantes.

Ver todas as fotos >> CRAS REALIZA ENTREGA DE CERTIFICADO DO CURSO DE PINTURA EM TECIDO NA AGROVILA 01 DO BLOCO 01

Blog de Assis Ramalho
Informação e Fotos: Centro  de Referência de Assistência Social  (CRAS )