Web Radio Petrolândia

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Petrolândia: ''Estou à disposição para discutir o melhor para o município'', diz Dr. Marcos em entrevista ao Blog e à Web Rádio Petrolândia

Ex-prefeito Dr. Marcos concedeu entrevista após participar de reunião coordenada pelo prefeito Lourival Simões com lideres políticos da região e do Congresso. A entrevista vai ao ar, na íntegra, na manhã desta quinta-feira (04), no programa ''Acordando com as Notícias'', com apresentação e comentários de Assis Ramalho, transmitido pela Web Rádio Petrolândia de segunda a sábado, a partir das 5h30.

Cotado por boa parte da opinião pública do município para ser indicado pelo prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, como seu sucessor na chapa majoritária nas eleições deste ano, o ex-prefeito Dr. Antônio Marcos de Souza (Marquinhos) concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, na última sexta-feira (29). Na ocasião, o médico participou de reunião da agenda do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), com a participação do deputado federal Fernando Filho, líder do PSB na Câmara dos Deputados.

Vice-prefeito eleito com Dr. Francisco Simões de Lima, Dr. Marcos assumiu a prefeitura de Petrolândia no final de 2003, após o falecimento do titular. Dr. Marcos venceu as eleições do ano seguinte e cumpriu mais um mandato. Em 2008, o médico indicou como seu sucessor na prefeitura o então deputado estadual Lourival Simões, filho de Dr. Simões. Vitorioso nas urnas, Lourival foi reeleito em 2012.

Na entrevista Dr. Marcos avalia positivamente a reunião do partido e responde perguntas da nossa reportagem sobre as especulações do seu nome na sucessão do atual gestor.

"Na verdade, eu tenho acompanhado todas essas discussões que estão acontecendo em torno da sucessão nas eleições deste ano no nosso município. Eu recebo esse reconhecimento do público com naturalidade. Eu acho que pelo fato de eu ter sido prefeito por um mandato, ou quase dois mandatos, então, isso de uma certa forma faz com que as pessoas tenham o meu nome como uma referência. Então, não poderemos ficar ausentes deste momento, não necessariamente colocando o nosso nome como candidato, mas participando das escolhas, até mesmo como cidadão. A gente se preocupa com o município, porque a gente quer o melhor para o nosso município, porque é aqui que a gente mora e a gente precisa estar atento para que os destinos da nossa cidade não possam cair em mãos erradas e que a população não possa se arrepender futuramente. Então, a gente tem participado, tem escutado, tem discutido com as pessoas mais próximas, de forma que a gente não vai estar ausente deste processo, mas colocando sempre à disposição o nosso trabalho, a nossa vontade de ajudar e até mesmo a nossa necessidade e obrigação de fazer alguma coisa pelo município.

Perguntado se o seu nome está à disposição do partido, Dr. Marcos diz que está à disposição para discutir com a base o que pode ser o melhor para o município.

Eu não diria que eu estou com o nome à disposição. Eu diria que eu estou à disposição para discutir aquilo que venha ser o melhor para o nosso município. Quer queira, quer não, nós fazemos parte de um grupo que vem já há muito tempo à frente do destino político de Petrolândia. Então, a gente deve uma satisfação, em nome daquelas pessoas que confiam em nós, àquelas pessoas que nos colocam como uma opção. Mas, eu não vejo isso de forma para me envaidecer, de forma alguma. Eu vejo isso como uma forma que a população tem de tentar escolher, ou indicar, aquilo que ela tem como referência. As pessoas têm os meus dois mandatos como referência, porque conviveram o tempo em que eu fui prefeito e, de certa forma, eu tive uma boa avaliação e isso, hoje, repercute nessa intenção que a população tem.

Perguntamos ao médico se fica feliz vendo o seu nome sendo especulado por boa parte do município.

Eu fico feliz, mas não fico envaidecido, porque a função de prefeito, no meu entendimento, é uma função árdua, onde você enfrenta problemas e muitas dificuldades. Quando você é eleito para um cargo público, você passa a ser um servidor da população, e você tem que abrir mão de muitas coisas pessoais, inclusive da convivência familiar, porque você tem que estar à disposição da população em todos os sentidos.

Perguntamos como ficaria o lado profissional, caso voltasse a assumir a prefeitura

Eu teria que me abdicar da minha profissão, à qual eu tenho muito zelo, porque a minha vida toda foi em função de ser médico, desde criança. Eu investi muito na minha profissão e, essa sim, eu realizo com muito prazer e, para você assumir uma cargo como esse, você tem que abdicar de tudo isso, deixar um pouco de lado a sua profissão.

A entrevista completa vai ao ar na manhã desta quinta-feira (04) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 05h30 as 08h30.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Difátima está em clima de carnaval e volta às aulas

Cores e mais cores na vitrine da Difátima (Fotos: Difátima/Divulgação)


Em Petrolândia, a loja Difátima, organização de Fátima Freire e Naldo, está em clima de carnaval e de volta às aulas. Nas seções de confecções femininas, masculinas e infantis, você encontra roupas leves, alegres e coloridas, para curtir o período carnavalesco nos tons da moda.

Para incentivar a garotada a voltar às aulas sem birras, a Difátima tem lindas bolsas e mochilas de variados modelos e cores, e você pagar com os principais cartões de crédito.

Loja Difátima
, onde você encontra tudo em confecções infantis, masculinas e femininas, perfumaria, cosméticos, jóias e bijuterias, acessórios em geral (bolsas, carteiras e cintos), moda praia e moda fitness.

A Difátima também oferece os serviços de Correspondente Bancário Bradesco, com depósitos, saques, abertura de contas e propostas de empréstimos, além de pagamento de contas. A loja também vende recarrega para celulares Tim e Claro.

DIFÁTIMA
Org. Fátima Freire e Naldo
Av. Auspício Valgueiro Barros, 517 - Quadra 12
Petrolândia (PE)
Telefone: (87) 3851-2151
Celular: (87) 9929-7823


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Difátima

Senado aprova ampliação da licença-paternidade para 20 dias


O plenário do Senado aprovou hoje (3) um marco regulatório dos direitos da primeira infância, voltado para as crianças até seis anos de idade. O principal avanço do texto, que segue para sanção presidencial, é a ampliação da licença-paternidade dos atuais cinco dias para 20 dias.

Por enquanto, o aumento da licença não será obrigatório para todos, mas apenas para as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã, que também possibilita o aumento da licença-maternidade para seis meses. A licença-paternidade de 20 dias também valerá para adoção.

O marco legal também prevê identificação e prevenção dos casos de violência contra gestantes ou crianças, em mecanismo semelhante aos já adotados em outros países, por meio do sistema de saúde. A proposta aprovada desonera e facilita o registro de crianças, além de prever o acompanhamento contínuo das políticas públicas, como sugere a Organização das Nações Unidas (ONU).

Estatuto

Nota do Governo em defesa do secretário de Justiça provoca reação dos deputados

Joel da Harpa defendeu afastamento de Pedro Eurico da secretaria. (Foto: Giovanni Costa)

A declaração do titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Pedro Eurico, de que comunica-se por telefone com presidiários para receber denúncias de tortura no sistema prisional voltou a ser assunto no Plenário da Assembleia Legislativa. Nesta quarta (3), deputados foram à tribuna lamentar nota do Governo, publicada na noite de ontem, em que a gestão diz que o secretário foi “mal compreendido” e que o número de telefone do gestor teria sido entregue a familiares de presos, não diretamente aos detentos. A afirmação do gestor havia sido feita durante reunião da Comissão de Cidadania, na terça (2).

“É mesmo de indignar. A nota não condiz com a realidade dos fatos, e o Governo deve achar que nós deputados estaduais e toda a imprensa presente somos qualquer coisa”, protestou o líder da Oposição, Sílvio Costa Filho (PTB). “O secretário falou expressamente que conversa com os presidiários, e inclusive vamos ao Ministério Público para descobrir o teor desses diálogos”, anunciou.

“O São Francisco sofre crise de gestão”, afirma presidente do CBHSF

Anivaldo Miranda participou de reunião com procuradores da República, em Salvador (Foto: Ascom CBHSF)

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, participou nesta segunda-feira (1º), na capital baiana, de uma reunião com procuradores da República em atuação nos municípios do rio São Francisco. O objetivo do encontro foi compartilhar informações e estabelecer estratégias comuns de atuação no contexto da crise hídrica pela qual vem passando a bacia. Na ocasião, estiveram presentes também representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em sua fala, Miranda disse que o São Francisco sofre os reflexos não apenas de uma intensa crise hídrica, mas sobretudo do que ele chamou de ‘crise de gestão’. “Há um enorme descompasso entre a legislação dos recursos hídricos e a sua aplicação prática. Os órgãos insistem em não implementar os instrumentos necessários para a eficácia da gestão”, lembrou. Ele defendeu a instalação de mecanismos prioritários na chamada Lei das Águas (9.433/97), como a universalização da cobrança pelo uso da água, o enquadramento dos mananciais, a execução dos planos de bacias, além da formação e apoio aos comitê de bacias.

Rodrigo Novaes elogia Conab por doação de alimentos em Pernambuco

Deputado Rodrigo Novaes (Foto: Giovanni Costa/Alepe)

Após a notícia de que o Brasil enviou mais de 625 toneladas de feijão a Cuba, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) parabenizou, nesta quarta (3), a inciativa do superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Pernambuco, Antônio Elizaldo de Sá, de destinar 41 mil toneladas de alimentos a três cidades pernambucanas.

Os municípios beneficiados foram Bodocó, Tacaratu e Floresta, no Sertão do Estado. “Estou feliz com essa postura em benefício do povo sertanejo, que tanto necessita de auxílio”, afirmou o parlamentar.

Alepe

Bandeira tarifária de março será amarela com desligamento de termelétricas


O governo decidiu hoje (3) desligar as usinas térmicas com custo de geração acima de R$ 420 por megawatt-hora (MWh).

A decisão vai permitir que, a partir do mês que vem, seja adotada a bandeira amarela no sistema de bandeiras tarifárias, o que significa acréscimo de R$ 1,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Atualmente, a bandeira aplicada é a vermelha, patamar 1, com acréscimo de R$ 3 a cada 100 kWh.

A decisão tomada nesta quarta-feira pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) permite o desligamento de sete usinas térmicas com capacidade de geração de cerca de 2 mil megawatts em geração térmica a partir de março.

MPPE recomenda a mais sete municípios, inclusive Petrolândia, combater propaganda eleitoral extemporânea


Dando continuidade às medidas de combate à propaganda eleitoral extemporânea, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a todos os interessados nos municípios de Vicência, Carpina, Lagoa do Carro, Aliança, Chã Grande, Gravatá, Petrolândia e Olinda que se abstenham de praticar quaisquer condutas que caracterizem propaganda leitoral explícita ou subliminar irregular.

Caracteriza propaganda extemporânea subliminar ou invisível quando se leva ao conhecimento público, de forma dissimulada com uso de subterfúgios, candidatura própria ou de alguém, demonstrando de forma implícita, através de atos positivos do beneficiário ou negativo do opositor, que o beneficiário da publicidade em questão é o mais apto para assumir a função pública pleiteada.

De acordo com os promotores de Justiça Sylvia Câmara de Andrade (Vicência, Aliança, Carpina e Lagoa do Carro), Fernanda Henriques da Nóbrega (Gravatá e Chã Grande), Raphael Guimarães dos Santos (Petrolândia) e Sérgio Souto, Viviane de Menezes e Cristiane Correia (que atuam perante a 10ª, 100ª e 117ª Zonas Eleitorais, todas no município de Olinda) a Lei Federal nº9.504/97 determina o início da propaganda eleitoral a partir de 16 de agosto do ano das eleições. A violação desse prazo sujeitará o responsável pela divulgação e beneficiário da propaganda extemporânea, seja explícita ou subliminar, à multa no valor de R$ 5 mil a R$ 25 mil ou o equivalente ao custo da propaganda, se este for maior.

Técnicos americanos chegam ao Brasil para ajudar no combate ao Zika

Uma vacina pode chegar tarde demais, faça sua parte agora: mantenha sua casa, sua rua, seu bairro e sua cidade livres de focos do Aedes aegypti. 

Técnicos do Centro de Controle e Combate a Doenças dos Estados Unidos chegarão ao Brasil no dia 11 de fevereiro para definir um cronograma para o combate ao vírus Zika, informou hoje (3) o ministro da Saúde, Marcelo Castro, em viagem a Montevidéu.

A cooperação entre os dois países foi acertada entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Houve também entendimentos entre o ministro brasileiro e a secretária de Saúde americana, Sylvia Burbell.

“O Brasil está tomando medidas efetivas em várias frentes. Uma delas, que é a mais importante para o futuro, é uma parceria com vários laboratórios para o desenvolvimento da vacina”, disse Castro.

Hospital beneficente de Petrolândia fecha as portas por atraso nos repasses de verbas do SUS


Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF) - Petrolândia - fechou as portas (Foto: Assis Ramalho).




'
O Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF), sediado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, fechou as portas. A diretoria do IBVASF justifica que, com quatro meses em atraso de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS), a instituição não tem mais condições de funcionar. O pagamento do mês de agosto/2015 foi realizado na última sexta-feira (29/01). Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro/2015 ainda estão em atraso. "Sabe-se que quem trabalha e não recebe, não consegue se manter de pé", afirma Dr. João Lopes, representante do IBVASF. 

Segundo o representante da entidade, único hospital de referência da região, os recursos referentes aos procedimentos realizados pelo IBVASF no âmbito do SUS são pagos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Dr. João Lopes afirma que os recursos são repassados ao Governo do Estado, mas "a SES utiliza dois pesos e duas medidas, paga a uns e outros não!"

O fechamento do IBVASF, segundo levantamento feito pela instituição, prejudica a população mais carente de Petrolândia e vários municípios da região com a não realização de 180 cirurgias/mês, 80 a 100 partos/mês, 100 internamentos clínicos e 20 internamentos pediátricos/mês, exames de mamografia, densitometria, raio X e aproximadamente 6.000 exames bioquímicos/mês. 

Sobre a suspensão dos atendimentos, Dr. João afirma que a instituição fez denúncia a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco no dia 25 de janeiro de 2016.

"Acredito que seja retaliação política a mim, por eu ter sido candidato a deputado estadual, com uma votação de quase 21 mil votos ao total, sendo que, só em Petrolândia, tive mais de 7000 mil votos. Hoje, lidero todas as pesquisas de opinião para Prefeito [de Petrolândia]. O Estado de Pernambuco é um Estado Democrático e igualitário, que não admite retaliação na saúde do seu povo, sobretudo de uma das regiões mais pobres - deixando fechar um hospital por falta de repasse dos recursos do SUS, que se referem ao que o Serviço produziu", declara Dr. João. Pré-candidato declarado à prefeitura de Petrolândia, Dr. João deixou o PSB após a filiação do atual gestor do município, Lourival Simões, ao partido pelo qual o médico foi candidato a deputado estadual em 2014.

A assessoria do IBVASF acrescenta que "a população, lideranças políticas, comunidades (indígenas, sem terra, sem tetos), estão programando um protesto contra essa retaliação na saúde da população da região, por parte do secretário de Saúde do Estado de Pernambuco". 

Ver fotos da estrutura do Hospital e Maternidade IBVASF>Hospítal e Maternidade IBVASF - Petrolândia (PE)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do IBVASF

Consignado com garantia do FGTS pode reduzir juros de empréstimos, diz Fazenda


O Ministério da Fazenda divulgou hoje (3) nota defendendo a viabilidade da proposta que permite o trabalhador usar a multa rescisória do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para empréstimos consignados, que são descontados diretamente no salário.

De acordo com a nota, a medida tem potencial para desenvolver a modalidade no setor privado brasileiro e reduzir as taxas de juros cobradas em empréstimos para os trabalhadores.

Para o Ministério da Fazenda, a proposta de utilizar a multa do FGTS e parte do saldo da conta vinculada tem por objetivo prestar uma garantia de qualidade a esse segmento com vistas à redução do risco da operação e à melhoria das condições de crédito para os empregados da iniciativa privada, que ainda não foi alcançado porque “no Brasil a rotatividade no mercado de trabalho ainda é alta".

Reconduzido por unanimidade, Humberto será líder do PT pela quarta vez

Reunião do PT no Senado (Foto: Assessoria de Imprensa)

A bancada do PT no Senado se reuniu nesta quarta-feira (3) e decidiu, novamente por unanimidade, reconduzir o senador Humberto Costa (PE) ao cargo de líder do partido na Casa. Esta será a quarta vez desde que assumiu o mandato, há cinco anos, que o parlamentar vai liderar a legenda no Senado (2011, 2014, 2015 e 2016).

Os senadores petistas também indicaram a colega Gleisi Hoffmann (PR) para ser a presidenta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado até o fim deste ano.

Após a recondução de Humberto ao cargo de líder, o pernambucano seguiu ao Palácio do Planalto, a convite do ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, para tratar das prioridades do Governo e do partido na pauta legislativa do Senado neste ano.

Centro tecnológico da Codevasf em Alagoas produz cerca de 7 milhões de alevinos em 2015

Peixamento em Piaçabuçu-AL (Foto: Codevasf/Divulgação)

Cerca de 7 milhões de alevinos foram produzidos em 2015 no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, unidade científica e tecnológica da Codevasf, em Alagoas. Do total de juvenis produzidos no local, 1,9 milhão foram de espécies nativas da bacia do rio São Francisco, destinados à recomposição da ictiofauna de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos da região.

A Codevasf, em suas ações de peixamentos, utiliza apenas espécies nativas da bacia hidrográfica, como o pacamã, curimatã, matrinxã, cari, cascudo, piau, piaba e surubim. De acordo com o chefe do centro, Álvaro Albuquerque, as ações de peixamento são importantes do ponto de vista ambiental, econômico e cultural.

“O peixamento é uma ação de revitalização continuada que representa muito para o rio São Francisco e outros reservatórios do estado. No aspecto ambiental, ele proporciona a recomposição da ictiofauna do rio, com espécies que, em sua maioria, estão ameaçadas de extinção. Também possui uma importância econômica, uma vez que proporciona o aumento do pescado e ainda possui uma importância sócio-cultural, uma vez que contribui para a manutenção da pesca artesanal e do valor cultural das espécies nativas do rio”, ressalta.

Araripina: Vereador Tião do Gesso visita o Distrito do Gergelim e reúne-se com lideranças da comunidade

Tião do Gesso é pré-candidato declarado à prefeitura de Araripina

O vereador Tião do Gesso vem, ao longo da sua trajetória na Câmara, visitando as comunidades e sempre em contato direto com o povo, tem sentido na pele as solicitações de cada comunidade.

Ontem à noite (02/02), o vereador esteve no Distrito de Gergelim, na residência do senhor Dimar, pai do suplente de vereador Edsávio Coelho e do comerciante Edsandro Coelho. Estiveram presentes ao encontro também o senhor Miro Delmondes e o empresário Geraldo Nascimento. Na ocasião, o grupo conversou sobre o cenário atual, sobretudo sobre a situação que o país atravessa e também debateram sobre o potencial que o Distrito de Gergelim representa atualmente, desenvolvendo-se no setor comercial.

De acordo com o empresário Geraldo Nascimento, o comércio de Gergelim já contribui e muito para a região, “muitas coisas que precisamos comprar para suprir as nossas fábricas encontramos em Gergelim, seja para carros, máquinas e suprimentos de uma forma em geral, sendo o preço bastante atrativo”, disse Geraldo.

Ex-presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra destaca 102 anos do clube: "Somos a torcida mais apaixonada do Brasil"


Um dos clubes mais populares do país, o Santa Cruz comemora nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, 102 anos de fundação. Ex-presidente coral e tricolor convicto, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez questão de registrar a data.

"Hoje é um dia de festa para todos nós, torcedores do ‘Mais Querido’. A nossa torcida, que é a mais apaixonada do país, vem dando, ao longo de mais de um século, sucessivas provas de amor e devoção pelo Santinha", comemora Fernando Bezerra, que está em Brasília, em plenas atividades parlamentares no Senado Federal.

Assessoria de Imprensa - Senador Fernando Bezerra Coelho

Tacaratu: Com muita fé e emoção é encerrada a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde

Uma multidão de fiéis participou da tradicional procissão de encerramento da festa em louvor de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Tacaratu (Fotos: Assis Ramalho)

No final da tarde desta terça-feira, 02 de fevereiro de 2016, foi ralizada na cidade de Tacaratu, Sertão de Itaparica, em Pernambuco, a tradicional procissão de encerramento da festa em louvor de Nossa Senhora da Saúde, padroeira do município. Dom Gabriel, bispo da Diocese de Floresta compareceu à cerimônia, juntamente com os párocos Luciano (Paróquia de Inajá) e Geovane (Floresta).

Saindo da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, entre fogos de artifício e cânticos, com acompanhamento da Filarmônica Santa Cecília, da cidade alagoana de Água Branca, o cortejo com a imagem da Padroeira de Tacaratu percorreu ruas e avenidas da cidade, retornando ao pátio de eventos, ao lado da Igreja, onde o pároco local, Domingos e Dom Gabriel deram bençãos aos fiéis. e oficialmente foi encerrada, com muita fé e emoção, a Festa de Nossa Senhora da Saúde 2016.

A Festa da Padroeira de Tacaratu é tradicionalmente realizada de 23 de janeiro a 2 de fevereiro, período em que a cidade recebe turistas e romeiros de todo o Nordeste e de outras regiões do país - e até do Exterior -, que vêm prestar homenagens à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde.

Este ano, em virtude da crise que assola o país, o gestor do município, José Gerson (PSB), pré-candidato a reeleição, recebeu críticas por ter investido elevada soma de recursos nos tradicionais festejos da padroeira.

No final da tarde desta terça-feira ( 02), após o encerramento da festa da Padroeira, em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o prefeito José Gerson falou sobre a realização da festa.

O gestor afirmou que a festa foi um grande sucesso, como a população de Tacaratu e região merecem, e que jamais poderia deixar de realizar o evento, tradição do município.


"Assis, o levantamento que a gente faz é que eu não tenho nem palavras para agradecer a Nossa Senhora e a todo esse povo de Tacaratu, assim com a todos os romeiros que frequentaram a nossa festa, porque são fiéis que têm fé em Nossa Senhora. Assis, essa festa é grande porque o povo tem fé em Nossa Senhora e é por isso que a gente não se cansa de fazer esses esforços, porque o povo de Tacaratu e região merecem, e jamais eu deixaria de fazer essa festa tão bonita."

O prefeito se diz feliz por a festa ter transcorrido em paz, e afirma que Tacaratu está ficando pequeno para a dimensão do evento.

"Assis, com certeza é muita felicidade, porque são mais de dez dias em paz e, com certeza, é Nossa Senhora que abençoa. Essa festa é tão grande que Tacaratu está ficando pequeno, porque os devotos de Nossa Senhora, a cada ano que se passa, crescem mais e eu só tenho a gradecer a Deus, a Nossa Senhora e a esse povo."
O gestor responde às críticas dos opositores sobre os gastos com a realização dos festejos

"Assis, as pessoas que falam isso aí é porque eles não pensam no futuro do nosso município. São pessoas que só sabem mostrar críticas e que não mostram objetivos. Se você fizer uma avaliação, através de uma pesquisa, vai ver que se eu não fizesse essa festa o povo não ia aceitar, porque Tacaratu tem quase 400 anos de comemoração desta festa. Então, por que é que hoje eu ia deixar de fazer a festa? Pelo contrário, a gente vai crescer ainda mais, se Deus quiser. Quero agradecer a você e a todos que compareceram a essa festa, e o meu muito obrigado a todos. Que Deus e Nossa Senhora ilumine o caminho de vocês.

O áudio da entrevista, que foi ao ar na manhã desta quarta-feira (03) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, a partir das 05h30, será reprisado neste sábado (06).

Ver fotos, clique>Procissão encerra festejos da Padroeira Nossa Senhora da Saúde com a participação de centenas de fiéis

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Prefeitrua de Afogados da Ingazeira divulga programação do Carnaval 2016


O Secretário de Cultura e Esportes de Afogados, Alessandro Palmeira, divulgou na manhã desta quarta (03), a programação completa do carnaval no município. “Apesar da crise e das dificuldades já do conhecimento de todos, nos planejamos com bastante antecedência para garantir a realização de um dos melhores e mais tradicionais carnavais do Pajeú,” garantiu Alessandro Palmeira.

A novidade este ano é o reconhecimento da Prefeitura do animado carnaval realizado no bairro sobreira e no espaço em frente ao ateliê do artista Luciano Pires, incorporando os dois espaços como Polos oficiais do Carnaval Afogadense. No Sobreira, o polo será no campo de futebol Cohabão. Com o reconhecimento como polos oficiais, os dois espaços ganharão da Prefeitura apoio logístico e de infraestrutura, com a instalação de banheiros químicos, tendas, som e atrações musicais.

Prazo para convocação das conferências municipais das Cidades termina em fevereiro

Criança e cachorro brincam em terreno usado com lixão (Foto: Lúcia Xavier)

Está terminando o prazo para a convocação das conferências municipais preparatórias para a 6ª Conferência Estadual das Cidades. A data limite para a chamada via Conselho Municipal das Cidades ou outro correlato à Política de Desenvolvimento Urbano é até o dia 22 de fevereiro, assim como o chamamento pelo Poder Executivo Municipal (se não houver conselho municipal). Já a convocação pela sociedade civil com representação de três segmentos ocorre de 23 de fevereiro a 30 de março.

Uma vez convocada a conferência municipal, deve-se divulgá-la por um jornal ou periódico. Caso o município não os possua, podem ser afixados em locais com grande circulação cópias do instrumento legal de convocação, cartazes e folhetos, além da utilização de espaço em rádios locais e comunitárias.

“Não se pode esquecer que uma cópia de cada documento de divulgação deve ser enviada para o Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/PE), que o encaminhará para a Comissão Preparatória Estadual, para registro, análise e arquivo”, informa o coordenador do ConCidades de Pernambuco, Fernando Montenegro.

Inajá, Belém do São Francisco e Petrolândia entre as 10 cidades de Pernambuco que mais empregaram em 2015; confira lista

1 (1)
A alta do desemprego foi uma das más notícias mais recorrentes ao longo de 2015. No ano passado, cerca de 1,5 milhão de vagas de trabalho foram fechadas em todo o País, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Apesar de o número ser o pior da série histórica, iniciada em 1992, algumas cidades de Pernambuco e do Brasil caminharam no sentido contrário, abrindo milhares de vagas de trabalho. Veja onde ficou mais fácil conseguir emprego:

Jornal do Commercio

Governo deve acionar TJPE para decretar ilegalidade da greve da Polícia Civil


Numa tentativa de barrar a greve da Polícia Civil, o Governo do Estado se articula para acionar o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A gestão pretende solicitar que a decretação de ilegalidade da greve. A paralisão, por tempo indeterminado a partir do sábado de carnaval, foi deflagrada em assembleia na noite desta terça-feira.

A categoria continua em mobilização e, às 15h desta quinta-feira, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), fará uma passeata da sede no bairro de Santo Amaro, até o Palácio do Campo das Princesas.

Prefeito é vítima de sequestro relâmpago na Bahia

Prefeito Valter Andrade foi liberado na madrugada desta quarta-feira (03)

Valter Andrade Júnior, prefeito de Itamari (a 318 km de Salvador), foi vítima de um sequestro relâmpago na noite desta terça-feira, 2, quando ia abastecer o carro em um posto de gasolina no município de Apuarema. Ele foi liberado pelos sequestradores horas depois e passa bem.

Segundo informações da polícia, o político estava acompanhado do irmão quando os dois foram abordados pelos bandidos. O irmão do prefeito foi deixado no local e acionou a polícia, que iniciou as buscas.

EUA preparam medidas para conter transmissão do vírus Zika por relação sexual


Depois de confirmar a ocorrência, no estado do Texas, de um caso de paciente infectado pelo vírus Zika transmitido por relação sexual, e não pelo mosquito Aedes aegypti, as autoridades norte-americanas de saúde anunciaram que vão adotar novas medidas para evitar novos casos. Já anteciparam que o uso de preservativos para homens será uma das recomendações a serem adotadas.

Conter novos casos de transmissão de Zika por relação sexual entra no rol dos dos esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos governos de todo o mundo para conter a epidemia da doença.

Finna ensina receita de refeição leve para o carnaval: Quiche de Brócolis e Peito de Peru


Em dias de carnaval, o que a gente precisa mesmo é de uma alimentação leve, saudável e nutritiva. Ah, tem que ser prática tanto para fazer, como para servir e comer. Nossa sugestão deliciosa é esta quiche de brócolis e peito de peru.

Dica: Para aproveitar o Carnaval, faça e pré-asse a quiche (deixe no forno até antes dela dourar), depois congele ou guarde na geladeira, bem vedada, por até 5 dias. No dia que desejar é só levar ao forno e pronto!

Quiche de Brócolis e Peito de Peru

Ingredientes:

Massa
1/2 xícara margarina
2 xícaras e meia farinha de trigo sem fermento Finna
1 ovo

Recheio
2 claras
1 xícara de leite
200g de requeijão cremoso
1 colher de amido de milho
sal a gosto
1 cebola pequena picada
Azeite

Modo de fazer:
Massa:
- Misture a margarina, o ovo, sal, farinha até formar uma massa. Deixe descansar por 20 min. na geladeira. Abra a massa e forre o fundo e lados de uma forma removível. Reserve.

Recheio:
- Coloque os brócolis em água fervente por 5 minutos e depois passe na água gelada por 1 minutos para branquear. Refogue a cebola em um fio de azeite e jogue os brócolis cozidos e o peito de peru cortados em tiras. Bata o leite, o requeijão cremoso, o amido de milho e o sal no liquidificador e misture ao peru e os brócolis refogados. Bata as claras em neve e misture delicadamente ao recheio. Coloque sobre a massa pré assada e leve ao forno ate dourar e ficar firme.

Sobre a marca Finna

A marca Finna pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, companhia listada no Novo Mercado da BM&FBovespa sediada em Eusébio (CE). A M. Dias Branco produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos. É líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil e é a sexta em massas e a sétima em biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do País.

Press à Porter Gestão de Imagem

Em pronunciamento à noite, Dilma pedirá ajuda da população para combater Aedes

O vídeo foi gravado na tarde de segunda-feira (1º) e será veiculado às 20h20, horário de Brasilía-DF (Antonio Cruz/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff fará, hoje (3) à noite, pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para pedir a ajuda da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika, que pode causar microcefalia em bebês. O intuito é fazer um chamamento para a única forma atual de evitar a disseminação das doenças, que é a eliminação dos focos do inseto.

Ontem (2), Dilma citou como prioridade deste ano para o governo as ações de combate ao Aedes aegypti, em sua mensagem presidencial durante a sessão de abertura dos trabalhos legislativos no Congresso.

O vídeo foi gravado na tarde de segunda-feira (1º) e será veiculado às 20h20 de hoje. De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, o objetivo do pronunciamento de Dilma é "despertar as pessoas que a única vacina" contra o mosquito é a conscientização de que todos os criadouros do inseto devem ser eliminados.

SESI Indústria do Conhecimento estende programação de férias até fevereiro em Araripina e Floresta

Biblioteca Indústria do Conhecimento do SESI em Floresta (Foto: Blog do Elvis)

Quem deseja se divertir, fazer algo diferente e, de preferência, sem gastar já tem uma opção: conferir a agenda de atividades da biblioteca Indústria do Conhecimento do SESI mais perto. Dentre as 20 bibliotecas que a entidade possui distribuídas em todas as regiões do Estado, duas estão situadas no Sertão. Assim como as demais, as bibliotecas de Araripina e Floresta realizam uma programação de férias bem variada. Seções de cinema, oficinas artísticas, gincanas, atividades recreativas, entre outras ações lúdicas já estão garantindo a alegria de crianças, jovens e adultos. Além disso, as palestras educativas sobre saúde e direitos do cidadão completam o calendário.

“Todas essas atividades buscam aproximar ainda mais o público das bibliotecas e oportunizar, especialmente à população carente, uma opção de lazer sadia e de qualidade”, afirma a coordenadora do programa no SESI/PE, Bruna Santos. “Para isso, a programação contempla tanto as pessoas que gostam de ação, com as gincanas, colônias de férias, e aqueles que preferem atividades mais relaxantes ou analíticas, como saraus, palestras, etc”, complementa. Esse tipo de estratégia aliada ao amplo acervo composto por 1000 livros, além de cds, dvds e 10 computadores com navegação gratuita na internet garantem o sucesso das bibliotecas, que – apenas em 2015 – obtiveram mais de 250 mil acessos.

Anvisa registra teste que detecta zika, chikungunya e dengue de forma combinada


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu a análise técnica de três produtos comerciais para diagnóstico in vitro do vírus Zika. A partir de agora, com o registro da Anvisa, esses testes poderão ser comercializados.

Dois desses produtos utilizam metodologia de imunofluorescência para a detecção de anticorpos relacionados aos vírus Zika, Chikungunya e da dengue em um único procedimento de teste de forma combinada.

Já um terceiro produto utiliza a metodologia de reação em cadeia da polimerase para determinar a presença do Zika na amostra biológica em estudo.

Ao lado de Dilma, Humberto aposta na recuperação econômica em 2016

Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado.

Ao participar da reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional nesta terça-feira (2) ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou que a expectativa para este ano é de melhora do quadro econômico e do ambiente político no país.

Segundo o parlamentar, as iniciativas tomadas pelo Governo Federal no ano passado para reequilibrar as contas públicas e retomar o crescimento, que contaram com o auxílio do Parlamento, irão começar a repercutir ao longo de 2016. “Acreditamos que a tensão política vai diminuir, pois o tema do impeachment não deverá seguir adiante no Legislativo. Com isso, a economia irá se fortalecer, principalmente a partir das ações já desenvolvidas”, declarou.

Confira jogos dos Campeonatos Estaduais deste meio de semana; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade


Confira abaixo os jogos dos Estaduais desta quarta e quinta-feira, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Campeonato Pernambucano
Quarta-feira (03)
Porto x Belo Jardim - 17:00
Serra Talhada x Vitória de Santo Antão - 21;00
Atlético x Pesqueira - 21:00
Sport x América - 22:00

Quinta-feira (04)
Central x Náutico - 21;00
Santa Cruz x Salgueiro - 21:00


Capeonato Paulista
Quarta-feira (03)
Capivariano x Red Bull - 19:30
Ituano x Linense - 20:00
Ponte Preta x Santos - 21;45

Quinta-feira (04)
Ferroviário x Mogi Mirim - 18:30
Audax x Corinthians - 19:30
Palmeiras x São Bento - 21;00

Campeonato Carioca
Quarta-feira (03)
Madureira x Cabofriense - 17;00
Resende x Volta Redonda -17;00
Boa Vista x Friburguense - 17:00
Fluminense x Bonsucesso - 19:30
Macaé x Flamengo - 21;45

Quinta-feira (04)
Tigres x Bangu - 17;00
América x Vasco - 19;30

Confira a programação oficial do carnaval 2016 de Belém do São Francisco


A Prefeitura de Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco, divulgou, na última quarta-feira (27), a programação oficial do Carnaval 2016.

A festa têm início no dia 5 de fevereiro e segue até o dia 9. As atividades são gratuitas e a maioria ocorre na Av. Coronel Jerônimo Pires.

Entre as principais atrações estão a banda Santa Dose, o cantor Pedro Chefe, a Banda Torpedo, Forró do Tchê, Pagodão SA, Faringes da Paixão, a Banda Voa Voa e o Cantor Mano Walter. Já no Pólo Beira Rio, a folia terá início no domingo (07) e seguirá até a terça (09) com trio elétrico e banda locais.

O carnaval de Belém do São Francisco já é tradição e promete atrair milhares de foliões de todos os cantos do país para curtir ao lado dos primeiros bonecos gigantes do Brasil, os famosos Zé Pereira e Vitalina.

Universitário é assassinado com vários tiros na frente da faculdade em Paulo Afonso (BA)


Um universitário foi assassinado no início da noite desta terça-feira (2) com vários tiros. O crime aconteceu na frente da faculdade onde ele estudava, em uma travessa da rua Vereador José Moreira, no centro de Paulo Afonso-BA.

Tiago como era conhecido estava no seu segundo dia de aula, era aluno novato do curso de Administração e sobrinho de um dono de supermercado de Paulo Afonso. Ele chegava para a aula quando elementos utilizando um veículo HB-20 de cor branca, sem placa, se aproximaram da vítima disparando vários tiros e em seguida fugiram.

A polícia vai investigar o caso. Um dos fatos que chamam a atenção é que nenhum objeto do jovem foi levado.

O corpo do estudante será removido para o IML (Instituto Médico Legal) de Paulo Afonso.

Fonte: Blog de Ozildo Alves