sábado, 30 de dezembro de 2017

Petrolândia: Lourival Simões, Anna Tereza e Família desejam Feliz Ano Novo


Jornalista petrolandense Jailma Barbosa destaca os casos policiais que marcaram Caruaru em 2017


Jailma Barbosa - repórter da TV Jornal de Caruaru (afiliada do SBT)

A contagem regressiva para o fim de 2017 já começou, faltando apenas poucas horas para o ano terminar e para algumas pessoas, ele ficará marcado na memória. O ano teve grandes fatos e também algumas tragedias em Caruaru. Entre estes casos, contados na reportagem pela jornalista petrolandense Jailma Barbosa, destaque para o triplo homicídio em Lagoa do Paulista, na zona rural, onde foram mortos pai, mãe e filha; um outro filho ficou ferido.

Destaque também para o caso do jornalista Alexandre Farias, que foi baleado no Alto do Moura quando ia para casa e até hoje continua internado. Sem dúvida esses casos levaram por dias muitas pessoas à frete da TV para acompanhar as novidades e os desfechos. 

Veja na reportagem do ''Povo na TV'' da TV Jornal, com a jornalista petrolandense Jailma Barbosa

Redação do Blog de Assis Ramalho
Por: NE 10

Petrolândia: Votos de Feliz 2018 para clientes e amigos da Infomoda

Divulgação/Infomoda

Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr, seu ponto de encontro com lazer e esporte no Lago de Itaparica, abre neste domingo e feriado

Grupo de amigos, em confraternização, desfruta da cascata de água corrente do Bar e Balneário Roça de Samyr, primeiro a oferecer a refrescante novidade. 

O Bar e Balneário Roça de Samyr, seu ponto de encontro com o lazer, o descanso e o esporte no rio São Francisco, informa que vai funcionar neste domingo (31) e no feriado de segunda-feira (1º). 

Localizado às margens do Lago de Itaparica, na estrada para o Sítio Serrota, em Petrolândia, a menos de 10 minutos do centro da cidade, o Bar e Balneário Roça de Samyr dispõe de amplo estacionamento interno, com segurança e privacidade para os seus frequentadores, e oferece acesso ao rio para motos aquáticas e lanchas.

Para as crianças, tem as opções da casa de brinquedo e a sensação do momento, novidade trazida aos balneários de Petrolândia pelo empresário Samyr Oliveira: a cascata de água corrente que faz a alegria da criançada nesses dias de intenso calor. 

Pioneiro na região, o Bar e Balneário Roça de Samyr, tem restaurante com cerveja gelada e deliciosos pratos da culinária regional, preparados com capricho na cozinha da tia Leni, entre eles o tradicional peixe frito com arribacão (baião-de-dois típico da região) e a buchada de bode com pirão. 

Além de possuir campo de paintball que funciona aos sábados e domingos, o local já é ponto de referência para os esportistas náuticos. Os mergulhadores encontram no Bar e Balneário Roça de Samyr um ponto de apoio para conhecer as ruínas submersas no Lago de Itaparica, como a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o prédio da Charqueada, em incursões agendadas com antecedência com o mergulhador profissional Samyr Oliveira. 

Então, prepare-se para relaxar ou para curtir a adrenalina em horas de lazer, aventura, esporte e diversão no Lago de Itaparica, em Petrolândia. Contato com o Bar e Balneário Roça de Samyr: 87 99967-2849.

O Bar e Balneário Roça de Samyr está no Google Maps. Escolha a melhor rota e divirta-se no Lago de Itaparica.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Samyr Oliveira

Centro de Triagem da CPRH já acolheu 8.874 animais silvestres este ano


Balanço parcial de dezembro consolida mês como um dos mais movimentados do Cetas Tangara, com registro de 1.162 entradas até o dia 21. Muitos foram vítimas do tráfico (Foto: Arquivo Cipoma)

Uma série de ações seguidas de fiscalização e apuração de denúncias anônimas, envolvendo a Cipoma (Polícia Militar) e a Depoma (Polícia Civil), consolidou o mês de dezembro como um dos recordistas de apreensão de animais silvestres encaminhados para reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara): foram 1.162 até o último dia 21, de acordo com balanço parcial fechado esta semana. Antes disso, apenas maio (1.531) e fevereiro deste ano (1.340) registraram números maiores, mas ainda podem ser ultrapassados. No balanço parcial total do ano já foram contabilizados 8.874 acolhimentos e 5.438 solturas.

Os números de 2017 já ultrapassam em 3.407 o total registrado em 2016, que foi de 5.467 acolhimentos. No ano passado, entretanto, o Cetas Tangara – inaugurado oficialmente em dezembro pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) – começou a funcionar apenas em fevereiro, dez meses antes da inauguração, numa área de 2,6 hectares no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife. Lá, os animais são reabilitados e preparados para retornar ao habitat natural.

Petrolândia: Em nota, secretário de Infraestrutura comunica acordo para suspensão de obras às margens da BR-316 neste sábado (30)



Após publicação do Blog de Assis Ramalho, na tarde deste sábado (30), acerca do descontentamento dos comerciantes estabelecidos na Avenida Djalma Wanderley diante de construções em área invadida às margens da BR-316, em Petrolândia, o Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Petrolândia, Arthur Aurélio, divulga nota em que antecipa acordo feito para suspender as construções até a próxima semana, quando será realizada reunião na prefeitura para tratar do assunto.

Abaixo a nota, na íntegra. Agradecemos à Prefeitura de Petrolândia, na pessoa de Rogério Viana, pela resposta a este Blog, apesar de não ser dia de expediente para o funcionalismo público. 

NOTA

Com relação as construções irregulares no canteiro paralelo a BR-316, informo que ficou acertado que a partir das 17 hs de hoje [30] tudo será paralisado de maneira pacífica, mediante ao compromisso de na próxima quarta-feira (03/01) acontecer uma reunião na Secretaria de Infraestrutura para os esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,

Arthur Aurélio
Secretário de Infraestrutura


Notícia relacionada

Petrolândia: JR Rações celebra aniversário de 10 anos com sorteio de prêmios; Confira lista dos ganhadores

Adeus ano velho!  Feliz ano novo!

Neste sábado (30), penúltimo dia do ano de 2017, a JR Rações comemorou o 10º aniversáiro de fundação. Em razão da importante data, o empreendimento do empresário Júnior realizou sorteio de prêmios entre seus clientes.

O sorteio aconteceu em frente do estabelecimento comercial, na Rua Aureliano de Menezes, no centro de Petrolândia, com a locução e a animação de Dodinha (Fuleragem Publicidades), o locutor showman de Petrolândia e região.

Confira relação dos ganhadores
1 - 01 Liquidificador - Bruno Soares, Quadra 08
2 - 01 Ventilador - Wanderlan, Quadra 01 (Rua Princesa Isabel)
3 - 01 Tanquinho - Ivanilde Almeida, Av. Barreiras.

Ver todas as fotos>Sorteio de prêmios de final de ano da JR Rações

Vídeo

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/Blog AR

Belém do São Francisco: Professor da Cesvasf é aprovado em seleção de doutourado da UFRGS

Msc. Diego Dourado é professor efetivo do Cesvasf

A ABCDE/CESVASF se orgulha de mais um resultado positivo na direção da promoção do seu quadro funcional. A aprovação do professor Msc. Diego Augusto Oliveira Dourado na seleção do Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, garantirá ao CESVASF o novo tempo de grandes conquistas que estamos construindo.

Diego é professor efetivo do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, ministrando aulas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente coordena o PIBID/subárea de Biologia do CESVASF, além de projetos de extensão de arte e educação, em parceria com o Núcleo de Extensão e Apoio a comunidade (NEAC/CESVASF).

A ABCDE/CESVASF agradeço de maneira especial a Profa. Dra. Cecília Castelo Branco, orientadora de Diego, por mais um feito em favor do CESVASF e de Belém do São Francisco. De fato, são professores a exemplo de vocês de quem a IES e os alunos devem se orgulhar.

Parabéns, professor! Sucesso nessa nova jornada de estudos!

Cesvasf

INCRA assina convênio com municípios do Sertão pernambucano


Em evento realizado na quinta-feira (28/12/17) junto à superintendência do INCRA de Petrolina PE no Sertão de Pernambucano, foi assinado convênios junto a diversas prefeituras  como: Petrolina, Lagoa, Tacaratu, Petrolândia, Parnamirim e Lagoa Grande. Na oportunidade aconteceu a liberação de R$ 523.000.00 para construção e melhoramento das estradas do Assentamento São José do Vale,  localizado no município de Petrolina. No evento estiveram reunidos com o Superintendente do INCRA Bruno Medrado, os representantes do Assentamento São José do Vale, o Sr. José Pascoal e Ademar Lewy.

Muito animado o Sr. Jose Pascoal agradece ao Superintendente, Sr. Bruno Medrado, pelo esforço e dedicação para o avanço nas conquistas e melhorias trazidas para o assentamento, bem como os recursos para a infraestrutura de outros assentamentos em vários municípios da região de Petrolina, que somam R$ 6.800.000.00 milhões.

Petrolândia: Grupo Seduzir é atração deste sábado (30) no Maria Fumaça

Divulgação/Maria Fumaça

Petrolândia: Construção de prédios em área invadida da Av. Djalma Wanderley põe comerciantes em pé de guerra com a Prefeitura





O ano de 2018 não está começando com o pé direito para comerciantes estabelecidos na Av. Djalma Wanderley, às margens da BR-316, em Petrolândia. Os comerciantes reclamam que uma larga faixa da avenida, em frente aos estabelecimentos legalizados, estão sendo invadidos com construções clandestinas de prédios, realizadas com o consentimento tácito da Prefeitura de Petrolândia, que já está ciente do problema e das reclamações dos comerciantes, mas não tomou nenhuma providência. 

Segundo comerciantes que se julgam prejudicados, há dias foram feitas reclamações à prefeita Janielma Souza, que se comprometeu a tomar medidas para resolver o problema das construções não autorizadas na área, mas, até o momento, nada foi feito para embargar as obras ou, se foi feito, não teve resultado. 

Insatisfeitos com o que consideram descaso da Prefeitura, os comerciantes denunciam que há três prédios com sapatas prontas ou em construção e as obras foram intensificadas nestas últimas horas do ano, provavelmente devido ao recesso dos poderes públicos e à costumeira falta de fiscalização do Município com as obras de construção civil na cidade. 

Os comerciantes alegam estar em dia com suas obrigações e cumprir todos os requisitos da Prefeitura  e de outros órgãos para estarem estabelecimentos naquela avenida, por isso exigem da Prefeitura que tome providências efetivas para impedir construções na área invadida.

As fotos foram tiradas neste sábado (30). Em contato com nossa redação, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Petrolândia, Rogério Viana, afirma que providências foram tomadas pelo Município. "É incrível como algumas pessoas em Petrolândia insistem em desobedecer a Lei. Compete à Secretaria de Infraestrutura fiscalizar construções. O fiscal foi 2 vezes ontem (29) determinar a paralisação [das obras no local em questão]. Sem sucesso, a Secretaria de Infraestrutura ficou de acionar a força policial para intervir", afirma o secretário. Segundo ele, o secretário de Infraestrutura viajou neste final de ano e ele próprio tomaria a frente da situação para tentar solucionar o problema.

Em resposta à demanda dos comerciantes, o secretário de Infraestrutura, Arthur Aurélio, divulgou nota de esclarecimento.

NOTA



Com relação as construções irregulares no canteiro paralelo a BR-316, informo que ficou acertado que a partir das 17 hs de hoje [30] tudo será paralisado de maneira pacífica, mediante ao compromisso de na próxima quarta-feira (03/01) acontecer uma reunião na Secretaria de Infraestrutura para os esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,

Arthur Aurélio 
Secretário de Infraestrutura


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Divulgação

Belém do São Francisco: Vestibular Simplificado do Cesvasf recebe inscrições por nota do ENEM e portadores de diploma


O CESVASF abriu inscrições para VESTIBULAR SIMPLIFICADO, ingresso com a NOTA DO ENEM e PORTADOR DE DIPLOMA. Agora é a sua vez!

Confira os editais:
http://www.cesvasf.com.br/infor/71-vestibular-simplificado-2018-1

Cesvasf

Jatobá: Banda Avohay de Itaparica anima Festa de Fim de Ano em Bonito de Santa Fé, na PB

Divulgação

Petrolândia: Supermercado Sanfrancisco do centro da cidade abre neste domingo até meio dia


A Loja 2 do Supermercado Sanfrancisco, localizada na rua Clodoaldo Bezerra, no centro da cidade, vai funcionar neste domingo (31), das 7h00 ao meio dia, para você fazer suas compras com os preços imbatíveis que só a Sanfrancisco Distribuidora pode oferecer.

A Conveniência Sanfrancisco, situada ao lado do Posto Sanfrancisco, na Avenida Djalma Wanderley, em frente à BR-316, funciona das 7h00 às 19h00, no domingo e feriado.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Sanfrancisco Distribuidora

Petrolândia tem Réveillon Vip no Donna Júlia, com mesas limitadas, neste sábado (30)

Divulgação/Donna Júlia

Governo de AL convoca remanescentes do concurso da Polícia Civil de 2012 para curso de formação; confira relação


O governo de Alagoas publicou na sexta-feira (29) um edital que convoca candidatos remanescentes do concurso da Polícia Civil de 2012 para participarem do curso de formação.

Confira aqui a relação dos candidatos convocados.

De acordo com o documento, os convocados devem comparecer nos dias 2 e 3 de janeiro na Gerência da Academia de Polícia Civil de Alagoas (Gapocal), localizada na Rua Empresário Jorge Montenegro Barros, nº 3833, no bairro Santa Amélia, em Maceió, das 8 às 17h, para fazerem a matrícula no curso de formação.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, as aulas serão iniciadas no dia 4 de janeiro, com aula inaugural às 8h, em local a ser definido e divulgado no ato da matrícula e no site oficial da Polícia Civil de Alagoas.

Petrolândia: Curta o último final de semana do ano no Balneário Roça de Maria de Biu



Reúna sua turma ou a família e aproveite o último final de semana do ano de 2017 na Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como roça de Maria de Biu, localizada no Sítio Brejinho, na BR-110, a aproximadamente 20 km da cidade, entre Petrolândia e Jatobá.

Trata-se de um lugar aconchegante, com muitas mesas ao ar livre, com muita arborização e à beira do rio São Francisco. O local é, sem dúvida nenhuma, apropriado para quem gosta de sossego e aprecia a natureza.

A culinária também é de primeira, com variados pratos de tira-gostos, e, claro, a especialidade é o peixe, servido com o tradicional baião-de-dois.

Pelo fato de ser localizado próximo ao eixo da barragem de Itaparica, o a roça de Maria de Biu recebe muitos turistas de vários municípios.

Conheça a Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição (Roça de Maria de Biu), conheça as belezas de Petrolândia. A Roça de Maria de Biu, no Sitio Brejinho, é um verdadeiro paraíso ao alcance de todos.

Ver fotos/arquivo do Blog de Assis Ramalho >Restaurante e Balneário N. Sra. da Conceição

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho e Facebook/ Balneário Maria De Biu

Motorista que matou dentista se apresenta à polícia na Bahia

Karine tinha 33 anos e seguia de Itabuna para uma confraternização familiar, em Ilhéus, quando o acidente aconteceu (Foto: Reprodução/ Instagram)

O condutor do veículo envolvido no acidente que resultou na morte da dentista Karine Datoli Ribeiro, de 33 anos, se apresentou na Delegacia de Proteção ao Turista (DPT), em Ilhéus, região sul da Bahia. Ele compareceu à unidade policial acompanhado da esposa e de um advogado na tarde desta sexta-feira (29).

Em entrevista ao G1, a delegada que investiga o acidente, Adriana Tambone, disse que Marcos Cândido dos Santos, de 30 anos, compareceu à unidade após ter a residência localizada pelas equipes de investigação na quinta-feira (28). Desde o dia do acidente, quando fugiu do local, ele não tinha sido localizado.

"Localizamos a residência após denúncias. A residência fica em um sítio, que fica bem próximo do local do acidente. Na casa, encontramos a esposa, que estava com ele no carro [no dia da batida], e apresentava uma lesão na face. O condutor não estava em casa, mas deixamos a intimação", contou.

Globo exibe filme gravado em Piranhas-AL, em minissérie de quatro capítulos



Que Piranhas-AL é um grande palco de sucesso para a produção de documentários, novelas, minisséries e filmes, isso o Brasil já sabe. Possuindo em sua história um grande acervo de produções nacionais, o município encanta diretores, produtores e cineastas, tendo a região como favorita para a gravação de seus trabalhos.

A cidade começou a ganhar destaque nas telinhas, principalmente através do filme, “Bye Bye Brasil”, gravado em 1979. O longa duração mostrou através da comédia, a realidade vivida pela população nordestina naquele tempo.

Entre diversas produções anteriores, o município voltou a ter destaque em 2011, com a produção da novela “Cordel Encantado”, da Rede Globo. Nesse contexto, Piranhas entrou e participou do enredo que conta a chegada da família real ao Sertão com elementos chaves que ajudaram a compor as cenas: a Canoa de tolda e o roteiro turístico, além de suas belezas naturais e de suas riquezas históricas e culturais. Não é à toa que o Centro Histórico de Piranhas é tombado como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ministério da Integração libera R$ 40 milhões para operação do Perímetro Itaparica


O Ministério da Integração Nacional liberou essa semana R$ 40 milhões à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para garantir a manutenção das operações do Perímetro Irrigado do Sistema Itaparica, localizado entre Bahia e Pernambuco. "Atendendo ao pedido do senador Fernando Bezerra Coelho, liberamos os R$ 40 milhões que vão assegurar a manutenção das operações dos do Perímetro Irrigado da Região de Itaparica. Esses recursos vão garantir os custos com energia e manutenção dos sistemas, levando vida digna para mais de 3,7 mil agricultores familiares", explica o ministro Helder Barbalho.

O perímetro - O Sistema Itaparica é um conjunto de dez projetos de irrigação localizado na divisa do Submédio São Francisco, entre os dois estados nordestinos. Foi criado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) no final da década de 1980 para compensar famílias que viviam na área rural onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga. Os projetos são voltados para a agricultura familiar.