quarta-feira, 17 de julho de 2019

Paulo Afonso: Turistas paulistas fazem parada para registrar fotos na Ponte Metálica e são roubados por bandidos

Paulistas estavam fazendo fotos na Ponte Metálica, ao voltarem constataram que o vidro do carro estava quebrado e que alguns pertences haviam sido furtados.

Três turistas vindos de São Paulo foram vítimas de um bandido na tarde desta terça-feira, 16. Os paulistas registravam fotos na Ponte Metálica Dom Pedro II, que faz divisa entre Bahia e Alagoas, quando voltaram perceberam que o carro em que eles estavam havia sido invadido pelo criminoso.

A ocorrência foi registrada na Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP) de Delmiro Gouveia. As vítimas contaram que estavam vindo de Petrolina e resolveram conhecer a famosa ponte metálica. “A gente parou o carro no lado de Alagoas e vimos que havia um jovem no telefone sentado na guia, às margens da rodovia, quando voltamos ele já não estava lá e o vidro da porta traseira do carro estava quebrado, algumas bolsas e pertences foram levados, além de uma quantia de R$ 700 reais.” Frisou uma das vítimas.

A Polícia Militar do 20º Batalhão de Paulo Afonso chegou a ser acionada, mas ninguém foi preso. O caso será investigado pelo delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular de Delmiro.

Por PA4.COM.BR

Tanques de criação de tilápia são visitados pela FPI em Jatobá, no Sertão de Itaparica

Foto: FPI/PE

Os técnicos da equipe Aquática da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) promoveram visita, nesta quarta-feira (17), a tanques-rede usados para a criação de tilápias no município de Jatobá, no Sertão do Itaparica, onde é criada a maior parte desse peixe na região. Atualmente, existem aproximadamente 100 empreendimentos do tipo na cidade.

A visita teve início nos tanques da área do Sítio Santo Antônio e passou por 15 propriedades da região, das quais dez estavam irregulares. Por terra, uma parte da equipe apurou a situação do licenciamento ambiental dos empreendimentos, com a aplicação de questionários que abordam questões referentes à estrutura física, regularização e outros assuntos, enquanto o restante dos técnicos fez o dimensionamento dos tanques por meio de georreferenciamento, com o uso de barcos.

O principal problema identificado foi a falta de regularização dos tanques-rede. Esse licenciamento é necessário para que o poder público possa promover o ordenamento desses empreendimentos, que são instalados em Área de Preservação Permanente, às margens do Rio São Francisco. Evita-se, assim, problemas recorrentes como o uso excessivo de ração para as tilápias e aumento da quantidade de excremento dos peixes, o que provoca, por sua vez, o crescimento do número de baronesas, plantas aquáticas que têm se multiplicado no rio, diminuindo a quantidade de oxigênio nas águas e desestabilizando o ecossistema.

O licenciamento envolve vários órgãos, como Ibama, Agência Nacional das Águas, Ministério da Agricultura, Secretaria do Patrimônio da União e Agência Estadual de Meio Ambiente. No dia 25, a FPI/PE vai promover reunião para discutir o assunto e orientar os produtores sobre o processo de regularização.

FPI – Sob coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), as entidades participantes do programa são: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro); ONG Animalia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa); CemaFauna Caatinga/Univasf; Agência de Bacia Peixe Vivo; Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Polícia Militar de Pernambuco (PMPE / 23º BPM e Companhia Independente de Polícia do Meio Ambiente - Cipoma); Delegacia de Polícia do Meio Ambiente; Instituto de Criminalística; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta sexta (19/07) na CLIMAGEM a partir das 08:00 da manhã; agende já a sua consulta!


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta sexta-feira (19/072019), a partir das 08h:00 horas da manhã.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Veja também > Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena tira dúvidas sobre o câncer de mama em entrevista com Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia (Assista ao vídeo da entrevista)

Veja também > Paulo Afonso/Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena inicia atendimentos na Núcleo Vida, em Paulo Afonso





Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem

Petrolândia: “A chegada da FPI/PE ajuda os municípios a quebrar paradigmas da gestão pública”, avalia prefeita Jane


Cobrar adequações aos agentes públicos e privados cujas atuações têm repercussão no meio ambiente não é o único papel da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI/PE). O

Cobrar adequações aos agentes públicos e privados cujas atuações têm repercussão no meio ambiente não é o único papel da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI/PE). O caráter educativo e o contato próximo com diversos órgãos públicos também fazem a diferença para os municípios, como atestou a prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (17).

A gestora salientou que desde o início da FPI/PE o município vem recebendo pedidos de licenciamentos e alvarás de estabelecimentos que estão buscando se regularizar perante o poder público, o que tem sido positivo para reforçar o trabalho do município. Em seguida, ela entregou à coordenação da FPI/PE um ofício solicitando o apoio dos órgãos participantes para obter a liberação de R$ 14 milhões referentes às obras de ampliação da rede de saneamento de Petrolândia. Os recursos já haviam sido provisionados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), mas foram retidos por causa de contingenciamentos do Governo Federal.

“Essa obra de saneamento é muito importante porque nos permitirá ter 100% de cobertura, evitando o despejo de esgoto no Rio São Francisco. É uma obra que vai trazer ganhos diretos para o meio ambiente, como a proteção do rio, e indiretos para toda a cidade, já que nós queremos desenvolver o turismo em Petrolândia e, para isso, precisamos contar com o Rio São Francisco despoluído”, relatou Janielma Souza.

Leia também
Petrolândia: Em entrevista ao vivo, Dr. André esclarece Fiscalização Preventiva Integrada em Petrolândia e municípios da região

O promotor de Justiça André Felipe Menezes, um dos coordenadores da operação, se comprometeu a avaliar o pedido da Prefeitura de Petrolândia e ressaltou que a FPI/PE traz para os gestores municipais uma oportunidade de ter acesso a vários órgãos ambientais ao mesmo tempo, destravando processos de licenciamento e regularização.

“A FPI/PE não veio para a região com o intuito de prejudicar a atividade econômica; pelo contrário nós queremos regularizar a agricultura, o extrativismo e a piscicultura, para que sigam gerando empregos na região em conformidade com a legislação ambiental”, afirmou o promotor de Justiça.

Além da questão do saneamento, a reunião entre a Prefeitura de Petrolândia e a FPI/PE abordou pontos como a gestão dos resíduos sólidos, em especial a situação do aterro sanitário da cidade, que está próximo de sua capacidade máxima e passa por processo de licenciamento para ser ampliado. André Felipe Menezes questionou a gestora sobre tratativas com os municípios a respeito de uma possível parceria, a fim de que essa unidade possa receber o lixo das demais cidades em troca de uma contrapartida pelo passivo ambiental. A prefeita afirmou que Petrolândia já iniciou um trabalho voltado para melhorar a reciclagem dos resíduos que são coletados no município, mas ainda não houve avanços em relação à pactuação com os municípios vizinhos.

Por MPPE

Petrolândia: Projeto Resgatando a Cidadania promove emissão gratuita de documentos no município


A prefeitura, em parceria com a da Secretaria Estadual de Defesa Social, Secretaria Estadual de Justiça e Direto Humanos e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) realizaram o Projeto Resgatando a Cidadania em Petrolândia.

Ao todo foram emitidas 270 carteiras de identidade. A iniciativa tem como objetivo promover a qualidade de vida e aproximar cada vez mais a polícia e a comunidade, através de serviços gratuitos de documentação básica para população carente.

Na zona rural de Petrolândia, o Resgatando a Cidadania atendeu a Aldeia Brejo dos Padres, emitindo 120 Registros Gerais (RG), 80 certidões (nascimento/casamento/óbito) e 140 fotos 3x4. Já na zona urbana, foram emitidos 150 identidades, 90 certidões e 128 fotos 3x4.

Ver fotos abaixo

Petrolândia: Morre em Juazeiro (BA) Tonho de seu Petro do Mundo Novo; sepultamento será na tarde desta quinta no cemitério São Francisco

Tonho, esposa e filhos

Morreu no começo da tarde desta quarta-feira (17) no Hospital Regional de Juazeiro da Bahia, Antônio Cavalcante de Carvalho. Conhecido como Antônio de Petro do Mundo Novo (In Memoriam), ele tinha 69 anos de idade e é pai, entre outros filhos, de Aurélio - diretor da Central de Adubos. Também é irmão de Ana Cavalcante (Naná de Lourinho) e Nila Cavalcante.

Há muitos anos Tonho residia em Juazeiro, junto com sua família. Ele passava por complicações de saúde. De acordo com informações da família, seu corpo sairá ainda hoje de Juazeiro com destino a Petrolândia e o seu sepultamento será na tarde desta quinta-feira (17) no Cemitério São Francisco.

A previsão da chegada do corpo em Petrolândia é por volta da meia-noite e será velado na residência de Lourival Leal Rodolfo (Lourinho), na rua Maria Francisca da Conceição, na Quadra 04.

CENTRAL DE ADUBOS NÃO FUNCIONA NESTA QUINTA-FEIRA EM PETROLÂNDIA

O gerente da Central de Adubos em Petrolândia, Cézar Cavalcante, sobrinho do falecido, avisa aos seus clientes que a empresa não funcionará nesta quinta-feira (18/07/2019).

Tonho em fotos com as irmãs  Crenilde, Nila e Renilde
Tonho e a irmã Nila


Nossas condolências a família enlutada.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Família

Petrolândia: Dr. Cleobenisson Cruz atende na MedClinic nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19/07/2019


Nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19/07/2019, o Cardiologista Dr. Dr. Cleobenysson Cruz atenderá na Medclinic Clínica Especializada.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 996302907 - 87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Também atendem na sexta-feira (5)

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Petrolândia/Icó-Mandantes: COECIM anuncia IV Festa do Produtor Rural no dia 27/07 e pede doações de frutas, verduras e legumes dos produtores locais

Resultado de imagem para coecim produtor rural

A COECIM (Comissão Organizadora de Eventos Culturais do Icó Mandantes) convida a você agricultor e toda a comunidade local e circunvizinha para abrilhantar o nosso evento que será realizado no dia 27 de julho na quadra poliesportiva da Agrovila 01 Bloco 04 - Mandantes.

É a IV Festa do Produtor Rural que esse ano traz uma abordagem sobre O Projeto Icó-Mandantes entre avanços e retrocessos, mas sempre na perspectiva de expansão e produção de diversas culturas. Na ocasião haverá Desfile da Garota COECIM 2019, Sorteios para os produtores, Roda de conversa sobre o Projeto e a situação atual, Leilão com frutos da terra, Apresentação Cultural, Exposição de fotografias e banda para animar a noite.

Projeto do governo, 'nova CPMF' encontra resistência no Congresso

A equipe econômica faz os últimos debates em torno da reforma tributária e pode enviar uma proposta ainda neste mês ao Congresso. Entre parlamentares, já é manifestada resistência ao projeto.

A principal barreira será a criação de um imposto sobre pagamentos a ser sugerido pelo governo.

O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, apresentou a proposta nesta terça (16) a Jair Bolsonaro e a ministros do governo.

Segundo Cintra, já está decidido que a reforma do governo incluirá o novo imposto.

"Vai [haver]. Vamos desonerar a folha propondo um imposto sobre transações", disse. Quando lhe foi perguntado se o ministro Paulo Guedes concorda com o tributo, disse que "todo o mundo concorda".

Governo vai liberar R$ 42 bilhões em contas ativas e inativas do FGTS


Passada a aprovação da reforma da Previdência no primeiro turno, o governo federal vai adotar medidas para estimular o consumo e aquecer a economia. Uma delas é a liberação de saques de contas ativas e inatives do FGTS, que podem injetar até R$ 42 bilhões na economia.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a informação em viagem internacional, na Argentina, em entrevista à GloboNews. Além do FGTS, o governo deve liberar recursos do PIS-Pasep. A soma de tudo, segundo Guedes, deverá ser de R$ 63 bilhões.

Decisão de Toffoli dá margem para questionamento no caso João de Deus, diz defesa

Decisão que suspende investigação sobre Flávio Bolsonaro pode beneficiar defesa do médium João de Deus

Após a suspensão dos processos do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) com base em relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a defesa de João Teixeira de Farias, conhecido como João de Deus, disse ao que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) abre margem para colocar a situação do líder religioso sob "questionamento". Ontem, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, aceitou um pedido da defesa do senador e suspendeu todos os processos em tramitação no Brasil que tenham compartilhado dados do Coaf com o Ministério Público sem que houvesse autorização judicial prévia para isso.

"Num caso houve informação direta do Coaf para o MP e pode gerar questionamento", diz o advogado Alberto Toron, que comanda a defesa do médium. Segundo ele, cabe questionamento com relação ao caso que apura lavagem de dinheiro. "Penso que apenas em relação ao que apura a própria lavagem."

Projeto Resgatando a Cidadania promove emissão gratuita de documentos em Petrolândia


A prefeitura, em parceria com a da Secretaria Estadual de Defesa Social, Secretaria Estadual de Justiça e Direto Humanos e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) realizaram o Projeto Resgatando a Cidadania em Petrolândia. Ao todo foram emitidas 270 carteiras de identidade.

A iniciativa tem como objetivo promover a qualidade de vida e aproximar cada vez mais a polícia e a comunidade, através de serviços gratuitos de documentação básica para população carente.

Na zona rural de Petrolândia, o Resgatando a Cidadania atendeu a Aldeia Brejo dos Padres, emitindo 120 Registros Gerais (RG), 80 certidões (nascimento/casamento/óbito) e 140 fotos 3x4. Já na zona urbana, foram emitidos 150 identidades, 90 certidões e 128 fotos 3x4.

NOTA - FPI/PE repudia ameaças à atuação dos agentes comunitários de saúde e de endemias de Petrolândia


A Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) vem a público demonstrar seu apoio aos agentes comunitários de saúde e de endemias da cidade de Petrolândia, que foram ameaçados por moradores que alegaram uma suposta ligação desses servidores com o trabalho de fiscalização e apreensão de animais em residências. Em razão do ocorrido, os agentes comunitários optaram por se resguardar, não realizando seu trabalho nesta quarta-feira (17).

A FPI/PE é uma operação coordenada que conta com a participação de mais de 20 órgãos públicos e entidades não-governamentais, contando com um trabalho de inteligência prévio à deflagração das ações. Tal trabalho é realizado sem a participação de pessoas da região, a fim de não frustrar o levantamento dos alvos. Não há relação entre o trabalho desempenhado pelos órgãos estaduais e federais que integram a operação e o poder público municipal, que também é fiscalizado pelas equipes.

O trabalho dos agentes comunitários é essencial para a promoção da saúde de toda a população de Petrolândia, uma vez que tais profissionais atuam fiscalizando focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti e realizando ações de atenção básica à saúde.

A paralisação desse trabalho, por qualquer motivo, é prejudicial para os próprios moradores e, por esse motivo, a FPI/PE faz um apelo para que todos continuem permitindo o acesso dos agentes comunitários de saúde e endemias às suas casas, em respeito ao importante trabalho que esses servidores públicos desempenham.

FPI/PE

PMPE realiza Ação de Prevenção e Cidadania na Aldeia Pankararu Brejo dos Padres




Nessa terça-feira (16/07), a Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária-GPAC/SDS, através do NUPREV Sertão em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e a 4ª CIPM, realizou uma grande Ação de Prevenção e Cidadania na Aldeia Indígena Brejo dos Padres, território indígena Pankararu.

No horário da manhã foi realizada palestra para 42 pais na Escola Estadual Indígena Pankararú Ezequiel, ocasião em que foram abordadas as temáticas da Violência Contra a Mulher e do Abuso e Exploração Sexual Contra a Crianças e o Adolescentes, e ainda contou com o apoio e participação dos policiais militares da 4ª CIPM.

Já no turno da tarde foi realizada uma grande ação de cidadania através do Programa Resgatando Cidadania onde foram confeccionadas 119 carteiras de Identidade, 80 certidões de nascimento, 3 de casamento além de 142 fotos gratuitas. A referida ação contou com o apoio do NUPREV Sertão (Gpac) e IITB da Secretaria de Defesa Social e o Balcão de Direito da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Ao final do evento o Cacique Pedro Monteiro elogiou as ações realizadas e agradeceu o apoio e o empenho de todos que participaram nesta construção de uma cultura de Paz e de Cidadania que deve existir entre os povos indígenas e circunvizinhos.


Fonte: 4ª CIPM

Petrolândia: Em entrevista ao vivo, Dr. André esclarece Fiscalização Preventiva Integrada em Petrolândia e municípios da região



Postado em 16/07/2019, às 23h00 Atualizado em 17/07/2019, às 11h30

Envolta em muitos boatos e informações desencontradas, está em andamento em Petrolândia, Floresta, Jatobá, Itacuruba e Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, a segunda etapa da Fiscalização Integrada Preventiva (FPI), iniciada na segunda-feira (15), cujo objetivo é combater danos ambientais relacionados à extração mineral, comércio e uso de agrotóxicos, abate ilegal de animais, abastecimento de água, saneamento e gerenciamento de resíduos sólidos, bem como a atividades com impacto na fauna e flora, no patrimônio cultural e nas comunidades tradicionais da região, entre outros. As FPIs são realizadas periodicamente em municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Para falar sobre o assunto, o radialista e blogueiro Assis Ramalho entrevistou, ao vivo, na manhã desta terça-feira (16/07), o representante do Ministério Público de Pernambuco-MPPE, Promotor Dr. André Felipe Menezes, um dos coordenadores da operação. A entrevista, concedida no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia, contou com grande participação de ouvintes, que esclareceram suas dúvidas sobre a FPI.

Dr. André iniciou a entrevista com esclarecimentos sobre do que se trata a FPI. O Promotor tranquilizou a população sobre a extensão da operação. 

"Já disseram que a Lava-Jato chegou a Petrolândia, que a gente está aqui para prender prefeito, que Bolsonaro vai chegar aqui, que vamos prender empresários. Não é nada disso. Só faltam dizer que o Secretário da ONU [Organizações da Nações Unidas] ou o presidente dos Estados Unidos também vai chegar aqui, mas não é nada disso. Na verdade, é muito folclore, é muito medo, tudo pela falta de compreensão. Eu vou tranquilizar a população, dizendo o seguinte: a gente não veio desmantelar a região, a gente não veio prender ninguém, não veio fechar comércio, não veio simplesmente saindo apreendendo passarinho. Na verdade, o que a gente traz com a FPI-PE é a possibilidade de vários órgãos nesta atuação ambiental atuarem, principalmente para trazer uma consciência ambiental, ajudar a população a entender que a gente precisa preservar e proteger o meio ambiente. Vamos combinar que tudo que é bom e tudo que é ruim acontece às margens do rio São Francisco. O rio está morrendo", afirmou o Dr. André. 

Dr. André explicou que a FPI estará em Petrolândia e municípios circunvizinhos durante duas semanas. A intenção, segundo ele, não é prender ninguém, mas não descarta a possibilidade de pessoas serem detidas no decorrer da operação. 

"Serão duas semanas com a presença da FPI aqui na região [Petrolândia é sede da operação que atua também nos quatro municípios vizinhos: Floresta, Itacuruba, Tacaratu e Jatobá], Esses municípios são abençoados e banhados pelo Velho Chico. Naturalmente, quando a gente diz que não veio prender ninguém, mas, se a gente deparar com uma bagaceira [ilegalidade], arma de fogo irregular, maus-tratos a animais etc, a gente não pode fingir que não está acontecendo nada", explicou o promotor. 

O coordenador da FPI ainda esclareceu aos piscicultores que têm criatórios em tanques-redes no Lago de Itaparica, que a intenção não é de apreensão de peixes nem de fechar empreendimentos. 

"Quem estiver irregular, nós vamos mostrar o passo a passo para poder se regularizar, quais os órgãos que deve procurar, qual o caminho a procurar. Por isso, na próxima semana, nós vamos realizar um seminário de orientação a quem quiser se regularizar. Veja: qual é o benefício de eu chegar e apreender o peixe desses produtores? Nenhum. Eu não vou querer impactar o desenvolvimento da região, negativamente. Eu vou querer trazer possibilidades para eles continuarem da forma correta", antecipou Dr. André.

Confira a entrevista bastante esclarecedora - e tranquilizadora-, na íntegra, nos vídeos abaixo. 




Sob coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), as entidades participantes do programa são: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro); ONG Animalia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa); CemaFauna Caatinga/Univasf; Agência de Bacia Peixe Vivo; Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Polícia Militar de Pernambuco (PMPE / 23º BPM e Companhia Independente de Polícia do Meio Ambiente - Cipoma); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Saiba como se defender do novo pente-fino do INSS



Por José Luiz Neto

O INSS pretende analisar até 3 milhões de benefícios com indícios de fraude ou irregularidades no novo pente-fino do órgão, que foi iniciado na última sexta-feira (12).

Neste primeiro momento, a revisão será de forma administrativa, em todos os tipos de benefícios, com exceção dos pagamentos por incapacidade. Mas o programa do governo prevê convocar também aposentados por invalidez e beneficiários de auxílio-doença que não passam por perícia há mais de seis meses.

As notificações serão feitas pelo INSS nas próximas semanas, primeiro por caixa eletrônico, no saque do benefício, e, se necessário, por carta para o endereço cadastrado no órgão.

Pesquisa da Proteção Animal Mundial expõe os problemas de animais silvestres mantidos como pets

Relatório “Crueldade à Venda” aponta que mais de 37 milhões de aves são criadas em cativeiros no Brasil, incluindo mais de três milhões de passarinhos em gaiolas em cerca de 400 mil criadores amadores legalizados. Os dados compõem a campanha “Animal silvestre não é pet”.

São Paulo, julho de 2019 - O comércio de animais silvestres como bichos de estimação, seja este ilegal ou não, é uma prática cruel que gera inúmeros sofrimentos a espécies nativas do Brasil. Além disso, é um incentivo ao tráfico de animais, que representa uma das maiores ameaças para a fauna no mundo. As conclusões são do relatório Crueldade à Venda, apresentado pela Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que atua em prol do bem-estar animal. De acordo com a pesquisa, atualmente, mais de 37 milhões de aves são criadas em domicílios brasileiros e mais de três milhões de pássaros vivem em gaiolas em mais de 400 mil criadores amadores legalizados.

O relatório é parte da campanha “Animal silvestre não é pet”, lançada pela Proteção Animal Mundial para conscientizar a população sobre a importância de conservar os animais silvestres em seu habitat natural. “A população precisa entender que animais silvestres não devem ser mantidos como bichos de estimação. Diferente de cães e gatos, esses animais não passaram pelo processo de domesticação e apresentam características naturais incompatíveis com a vida em cativeiro, o que gera um enorme sofrimento para eles”, explica o gerente de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial, Roberto Vieto.

Petrolândia e região: SOLARPRIME coloca energia solar fotovoltaica ao alcance de sua empresa ou residência


A maior e melhor rede de franquias de energia solar do Brasil agora está atuando em Petrolândia e região. A SOLARPRIME – Energia Solar Fotovoltaica possui 184 unidades espalhadas em 22 estados. Devido ao serviço completo e personalizado que oferece, o cliente não precisa se preocupar com nenhuma etapa de aquisição do sistema. Todos os processos são contemplados pela franquia, incluindo melhores propostas de financiamento para o cliente, aquisição de materiais, instalação do sistema e homologação na concessionária.

Através de linhas de crédito com parcelas decrescentes e carência de até 6 meses, a SOLARPRIME tem o melhor preço do mercado, e garante uma redução de até 95% na sua conta de energia. Por meio da instalação dos sistemas fotovoltaicos, é possível gerar a energia do seu imóvel e, ainda, destinar o excedente da geração para outros pontos. Os sistemas geralmente se pagam com a própria economia, entre 3 e 4 anos.
Solicite um orçamento sem compromisso com nossos representantes: Eng. Daniel Feitosa (81) 99651-3010 | Engª Maryanna Torres (81) 99168-7990

Escolha a SOLARPRIME e seja bem-vindo(a) a um mundo melhor!



Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: CMAS divulga resoluções sobre a X Conferência Municipal de Assistência Social do Município


O Conselho Municipal de Assistência Social, no uso de suas atribuições legais, convoca os cidadãos para a X Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Petrolândia e designa comissão organizadora para o mesmo evento, que será realizado o no dia 31 de julho de 2019. Confira as resoluções abaixo:

Convocação para a X Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Petrolândia

Designação de Comissão Organizadora para a X Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Petrolândia

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Dallagnol tem 10 dias para se explicar ao corregedor do Ministério Público



O corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Orlando Rochadel Moreira, decidiu instaurar uma reclamação disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava-Jato no Paraná. A decisão é baseada em um pedido do PT, que cita conversas entre procuradores obtidas pelo site The Intercept Brasil. De acordo com o corregedor, deve ser investigado se Dallagnol tentou enriquecer com a realização de palestras sobre o trabalho realizado no Ministério Público. Além de Dallagnol, o corregedor abre reclamação contra o procurador Roberson Pozzobom. Ambos teriam conversado sobre como aumentar seus lucros por meio de cursos e palestras, de acordo com reportagem publicada pela Folha de S. Paulo.

Outros procuradores da força-tarefa da Lava-Jato no Paraná também teriam organizado a abertura de empresas, organizações sociais e planejado utilizar firmas de parentes para gerir recursos obtidos durante atividades fora do Ministério Público. No despacho, Orlando determina a “notificação dos membros do Ministério Público Federal integrantes da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Martinazzo Dallagnol e Roberson Henrique Pozzobom, para manifestação, via sistema Elo, no prazo de 10 dias”, e ainda “a expedição de ofício a Corregedoria-Geral do Ministério Público Federal para que informe, no prazo de 10 dias, os antecedentes disciplinares dos supracitados membros integrantes da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba/PR”.

Após manifestações dos procuradores e posicionamento da PGR, o corregedor decide se abre ou não investigação contra Dallagnol e Pozzobom. Caso decida que não existem indícios suficientes para embasar as diligências, o caso pode ser arquivado. O processo pode resultar em punições administrativas, como advertência, suspensão, e nos casos mais severos, aposentadoria compulsória, ou seja, o afastamento definitivo do trabalho mediante o recebimento de aposentadoria. A investigação do conselho não impede que ocorram ações no âmbito criminal caso irregularidades sejam constatadas.

Reunião

Deltan Dallagnol e outros sete procuradores do Paraná se reuniram com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em Brasília, na tarde desta terça-feira (16/7). O encontro durou mais de três horas e ocorreu a portas fechadas. Além de Dallagnol, participaram os procuradores Júlio Noronha, Roberson Pozzobom, Laura Tessler, Antônio Augusto, Isabel Groba, Antônio Carlos Welter e Paulo Roberto Galvão.

No encontro, Dodge declarou “apoio institucional, financeiro e de pessoal ao combate à corrupção e ao crime organizado”, a fim de que a força-tarefa da Lava-Jato cumpra com integridade os objetivos.

No encontro, a procuradora-geral relatou aos procuradores as providências tomadas desde o início de maio quando surgiram os primeiros indícios de invasão de celulares funcionais dos integrantes da força-tarefa. Dodge lembrou que determinou instauração de procedimento administrativo e solicitou providências à Polícia Federal.

Dallagnol, na ocasião, agradeceu a oportunidade de reunir todos os integrantes da força-tarefa para discutir os ataques, e demonstrou preocupação com o que classificou de tentativa de atingir o Ministério Público. “Temos tranquilidade em relação ao que fizemos. Não ultrapassamos a linha ética”, garantiu.

Por: Correio Braziliense


FPI avalia projetos de educação ambiental em Floresta (PE), e visita estações de tratamento de água em Petrolândia


Na última segunda-feira (15), a equipe Educação Ambiental da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) visitou, em Floresta, no Sertão pernambucano, as secretarias municipais de Educação, Cultura e Esportes, Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O objetivo das visitas foi avaliar as iniciativas voltadas à educação ambiental no município. A equipe constatou que o plano municipal de educação não inclui a área ambiental – os técnicos tiveram acesso a dois Projetos Político-Pedagógicos e a três projetos na área promovidos por duas escolas em Floresta. A equipe concluiu que o município precisa de planejamento, de atividades e de mais projetos de educação ambiental. Além disso, que não há pessoal com formação específica para atuar na área.

Qualidade da água – Os técnicos da FPI/PE visitaram três estações de tratamento de água em Petrolândia, também na última segunda-feira (15). O objetivo da equipe foi coletar amostras para avaliação, nas etapas de captação, tratamento e distribuição da água que é usada pela população.

Uma das estações de tratamento visitadas foi a da Companhia Pernambucana de Saneamento em Petrolândia, que atende 80,43% da população do município. Foram identificados problemas no lançamento de efluentes e no acondicionamento de produtos químicos. Também foram avaliadas amostras das estações de tratamento de água no perímetro irrigado de agrovilas dos distritos de Icó-Mandantes e Limão Bravo, em Petrolândia.

Veja também
>Petrolândia: Em entrevista ao vivo na Web Rádio Petrolândia, Dr. André esclarece Fiscalização Preventiva Integrada em Petrolândia e municípios da região

FPI – Sob coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), as entidades participantes do programa são: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro); ONG Animalia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa); CemaFauna Caatinga/Univasf; Agência de Bacia Peixe Vivo; Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Polícia Militar de Pernambuco (PMPE / 23º BPM e Companhia Independente de Polícia do Meio Ambiente - Cipoma); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste quarta-feira, 17 de julho; veja lista


Mudam de idade hoje (Quarta-feira 17 de julho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Ronália Dantas,  Cicero Gomes ,  Silas Queiroz,  José Clécio Jorge,  Danyelle Silva,  Dja Santos ,  e  Danyelle Wesllaine Emanuela 

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

FPI: apreensão de aves e prisão em flagrante em Jatobá (PE)


Uma pessoa foi presa em flagrante, em Jatobá (PE), no Sertão do Itaparica, durante ação da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Pernambuco (FPI/PE). Na ocasião, foram apreendidas 100 aves silvestres, sendo 90 sem origem legal, como azulões, curiós, canários da terra, rolinhas e papagaios, entre outras espécies. O homem confessou a propriedade das aves, informando, inclusive, que as comercializava. A audiência de custódia foi realizada na tarde de ontem (16) e a fiança foi fixada em R$ 50 mil.

Algumas das aves apreendidas apresentavam sinais de maus-tratos. A equipe da FPI constatou, ainda, que dez dos pássaros contavam com anilhas adulteradas ou falsificadas. O homem informou que adquiriu as aves anilhadas com um vendedor que moraria em São Paulo. Além da fiança, foi aplicada multa de R$ 59 mil pela Agência Estadual de Meio Ambiente.

Toffoli suspende investigações contra Flávio Bolsonaro no caso Coaf



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu investigações contra o senador Flávio Bolsonaro (PSL/RJ) que utilizem dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O ministro atendeu um pedido da defesa do senador, alegando que as informações financeiras foram repassadas sem autorização judicial.

Na decisão, Toffoli afirma que os processos com essa característica devem ficar suspensos até que o Supremo análise um recurso, com repercussão geral, que vai avaliar a legalidade do repasse das informações detalhadas de cidadãos. Para Toffoli, corre o risco que as ações sejam anuladas posteriormente, caso o Tribunal decida que o compartilhamento dos dados é ilegal.

FPI/PE interdita açougue público de Tacaratu por falta de condições sanitárias

Imagem Ilustrativa

A equipe Abate da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) interditou, na manhã desta terça-feira (16), o açougue público municipal de Tacaratu, no Sertão pernambucano. Dentre as irregularidades encontradas no local, os técnicos identificaram a falta de condições higiênicas e sanitárias para a manipulação de carnes e a ausência de destinação adequada dos resíduos gerados pela atividade no local. Além do açougue, a FPI também fiscalizou o matadouro público de Tacaratu, que já estava interditado. No local, foi identificada uma salgadeira, além de um lixão anexo ao matadouro.

Agrotóxicos – A equipe Agrotóxicos da FPI/PE promoveu fiscalização em dois pontos de revenda de agrotóxicos e em duas propriedades rurais no município de Petrolândia. Um dos estabelecimentos comerciais foi notificado para que sejam sanadas irregularidades estruturais no local, recebendo orientações dos técnicos quanto à saúde dos funcionários, enquanto o outro recebeu notificação para que reparasse chuveiro de emergência e depósito, também recebendo auto de infração por preenchimento errado de receita.

Lista do Não me Perturbe já tem mais de 600 mil pessoas


O site Não me Perturbe já teve 620 mil pessoas cadastradas no primeiro dia no ar. A iniciativa é das operadoras de telecomunicações e atende a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O site é um canal no qual podem se cadastrar pessoas que não desejam mais receber chamadas de telemarketing de serviços de telefonia, dados e de TV paga.

O balanço preliminar foi divulgado pela Anatel em reunião com representantes das companhias do setor e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), nesta terça-feira (16).

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site, no ar desde o início desta terça-feira (16).

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão na lista do Não me Perturbe e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Por Agência Brasil

Bolsonaro vai à Argentina hoje para participar de sua primeira cúpula do Mercosul


O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta quarta-feira (17) a Santa Fé (Argentina) para participar da 54ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.

Esta é a primeira participação de Bolsonaro em uma reunião de cúpula do grupo e, no encontro, o Brasil assumirá o comando rotativo do Mercosul, pelos próximos seis meses.

Criado em 1991, o bloco é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O atual presidente do bloco é Mauricio Macri (Argentina).

A intenção do governo brasileiro é manter as prioridades estabelecidas na gestão argentina, como a abertura de mercados (com assinatura de acordos comerciais) e a revisão de tarifas externas comuns.

A reunião desta quarta-feira será a primeira dos chefes de Estado desde o anúncio do acordo comercial com a União Europeia.

Em discussão há duas décadas, o acordo está em fase de revisão jurídica técnica e jurídica e, para entrar em vigor, precisará ser aprovado pelos parlamentos dos países envolvidos.

Isenção de 'roaming'

A expectativa é que alguns anúncios sejam feitos durante a cúpula. É esperado, por exemplo, o acordo que prevê fim da cobrança de "roaming" internacional em serviços de telecomunicação entre os países do Mercosul.

O "roaming" internacional é uma cobrança específica que acontece quando uma pessoa utiliza serviços móveis, como dados ou telefonia, fora da área de cobertura da operadora, o que geralmente fica restrito às fronteiras nacionais.

Atualmente, quando um brasileiro faz uma ligação a partir da Argentina, por exemplo, tem custos adicionais de roaming, a não ser que tenha pacote específico oferecido pela operadora.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), porém, o Congresso Nacional terá de aprovar o acordo.

Outro tema que poderá avançar na reunião é um acordo de integração migratória. Segundo integrantes do Ministério das Relações Exteriores, a ideia é compartilhar informações de segurança dos migrantes, como antecedentes criminais

Serviços consulares

Ainda na reunião, os chefes de Estado do Mercosul poderão assinar um acordo de cooperação consular. A ideia é que, em caso de emergência, um cidadão brasileiro possa recorrer a um consulado argentino na Europa, por exemplo.

Os serviços consulares disponíveis nesses postos emprestados ainda terão de ser definidos.

O Brasil, segundo o site do Ministério das Relações Exteriores, tem "uma das maiores redes consulares do mundo". São 145 países com representação presencial e outros 55 atendidos à distância – o consulado brasileiro em Paris atende às questões em Mônaco, por exemplo.

A Argentina tem representação em 168 países – em boa parte, com o mesmo expediente de atendimento à distância. O Paraguai, por sua vez, lista apenas 41 embaixadas no site da chancelaria.

Agenda

Saiba a agenda de Bolsonaro prevista para esta quarta-feira:

8h - partida de Brasília;
11h30 - chegada a Santa Fé;
12h05 - chegada ao centro de convenções de Santa Fé;
12h25 - assinatura do acordo para eliminação da cobrança de 'roaming' internacional no Mercosul;
12h30 - sessão plenária dos chefes de Estado do Mercosul;
13h30 - foto oficial;
13h45 - almoço dos chefes de Estado;
15h30 - retorno ao Brasil;
18h30 - chegada a Brasília.

Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília

Senado deve concluir reforma da Previdência em 45 dias, prevê líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho


A reforma da Previdência ainda não chegou ao Senado, mas já tem recebido prazos para sua conclusão. O líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE), acredita que em até 45 dias a reforma estará aprovada em definitivo. “Nas avaliações que temos feito, é possível, a partir da chegada aqui no Senado, de obter essa aprovação nos dois turnos em 45 dias”.

A perspectiva do líder é mais otimista que a da presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS). Segundo ela, a votação deve ocorrer em 60 dias, uma vez que a análise do tema na comissão deve levar, no mínimo, três semanas.

Porém, na avaliação de Bezerra, no Senado a discussão é mais fácil que na Câmara, por ter um número bem menor de parlamentares, em comparação com a Câmara. Lá são 513, já no Senado são 81.

“Se o debate se esgota na CCJ, e a própria presidente estima três, quatro semanas, a gente poderá ter uma votação em uma semana e, na outra semana, o segundo turno. Aqui são 81 senadores, é mais fácil. Se encerrar na CCJ com três, quatro semanas, tem possibilidades de resolver em plenário em 15 dias”, disse o líder.

Bezerra também se mostrou tranquilo quanto aos votos. Ele disse que o governo tem maioria no Senado, e que existem votos suficientes para aprovar a reforma da Previdência. “A avaliação nossa é que o governo deverá ter, para a votação da reforma da Previdência, entre 54 e 60 votos mais ou menos, para o texto que sair da Câmara”.

Aprovada em primeiro turno na última sexta-feira (12/7), a reforma da Previdência ainda será votada em segundo turno, prevista para ocorrer em 6 de agosto, após o recesso parlamentar. Só depois é que seguirá para o Senado. Caso seja aprovada no Senado sem alterações, o texto vai à promulgação. Qualquer alteração no texto enviado ao Senado faz com que ele volte à Câmara para que sejam confirmadas.

Estados e municípios
O texto votado pelos senadores deve ser a mesma proposta aprovada na Câmara. A ideia é evitar alterações que façam com que o texto volte para confirmação na Câmara e, com isso, retarde sua conclusão.

Qualquer alteração deverá se tornar uma nova proposta. E, nesse quesito, está a inclusão dos estados e municípios na reforma. A medida chegou a ser considerada no plenário da Câmara, mas não foi à frente. A tese que ganha força no Senado é a redação de outra proposta de emenda à Constituição (PEC), que tramite independentemente da reforma principal. Essa ideia deverá ser apresentada relator da reforma na Casa, Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, é um dos apoiadores da tramitação independente. Para ele, é tarefa do Senado, como “Casa da Federação”, cuidar dos estados e municípios. “Se o relator da matéria, senador Tasso, tem o desejo de incluir, espero que o Senado possa debater e incluir os estados e municípios na nova Previdência. O nosso sentimento é que se incluam os estados e municípios, se faça essa emenda na PEC da reforma e que se inicie uma nova emenda constitucional a partir deste novo texto.”

Por Correio Braziliense

FPI/PE flagra desmatamento ilegal em Floresta; Polícia lavrou TCO por crime ambiental em desfavor do responsável


Dezesseis homens foram flagrados pela equipe Flora da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) cortando vegetação nativa da caatinga na manhã desta terça-feira (16). O ponto de desmatamento ilegal fica localizado próximo ao canal da transposição do rio São Francisco, na zona rural de Floresta.

Na abordagem, os trabalhadores explicaram que a madeira, já separada em cerca de 50 montes de lenha, seria carregada em um caminhão e transportada pelo dono do veículo. Ainda segundo os trabalhadores, ele seria o responsável por pagá-los pelo serviço.

Polícia prende vereador acusado de matar prefeito em Minas Gerais

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A polícia prendeu, na tarde desta terça-feira (16), o vereador Marcos Alves de Lima, o Marquinho do Depósito (PSDC), acusado de matar o prefeito de Naque, no Vale do Rio Doce, Hélio Pinto de Carvalho, conhecido como Hélio da Fazendinha (PSDB), no último sábado (13).

O suspeito foi detido em Vitória, pela Polícia Civil do Espírito Santo. A ocorrência contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime (Gaeco), vinculado ao Ministério Público, responsável por solicitar o mandado de prisão preventiva à Justiça.

A reconstituição do crime e novos depoimentos não estão descartados.

O vereador Marquinho chegou a ser preso na manhã de sábado pela Polícia Militar (PM), que montou um cerco na região. Contudo, o suspeito respondia pelo crime em liberdade por, segundo a Justiça, não representar risco para a sociedade e ter endereço fixo. Ele foi liberado em audiência de custódia.

O prefeito e o vereador já teriam desavenças antigas. Na manhã de sábado, eles se encontraram onde Marquinho do Depósito comprou um terreno para implantar loteamento ao lado de área da prefeitura.
Continua depois da publicidade

Segundo testemunhas, o vereador estava instalando uma porteira na entrada do terreno, local em que funcionários da prefeitura teriam jogado entulho. O lixo causou uma discussão entre o suspeito e a vítima.

O prefeito teria atingido o vereador com um chicote, segundo testemunhas. Foi aí que Marquinho do Depósito informou que estava armado. A confusão continuou e, ainda de acordo com o relato dos moradores, o vereador sacou um revólver e atingiu o chefe do Executivo local com quatro disparos. Logo em seguida, Marquinhos deixou o local em uma caminhonete Ford Ranger.

Hélio da Fazendinha chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, também no Vale do Aço, a 50 quilômetros de Naque.

Enterro

O corpo do prefeito de Naque Hélio Pinto de Carvalho foi sepultado um dia depois do crime, no último domingo, em Governador Valadares, também no Vale do Rio Doce.

O velório aconteceu na Câmara de Naque. Com a morte dele, assume o comando da prefeitura o vice-prefeito Fernando da Costa Silva (PROS).

Legítima defesa

Em entrevista ao chegar a delegacia em Governador Valadares, na tarde de sábado, o vereador e comerciante Marcos Alves de Lima, o Marquinho do Depósito, disse estar arrependido e que agiu em legítima defesa ao apanhar com um chicote, tomado pelo prefeito de suas mãos.

“Ele (o prefeito) me tirou do cavalo, conseguiu me dominar. Tomou a taca (chicote) da minha mão e começou a me dar tacadas”, relatou o vereador. “Atirei como (sic) legítima defesa. Ele é perigoso.Simplesmente me defendi”, assegurou.

O vereador também alegou arrependimento. “Estou sim (arrependido). Quem não se arrepende? Eu tenho filhos, eu tenho família. Ou eu fazia isso ou teria que me mudar da minha cidade. Que iria correr na cidade inteira (a noticia de que o) 'Marcos tomou um coro do prefeito da cidade'. Eu não bagunceiro. Eu tenho nome na cidade, iria ficar uma posição muito chata pra mim”, justificou.

Por Estado de Minas