sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Juristas apontam cuidados para uso da internet na propaganda eleitoral


O uso da internet exige novos cuidados na propaganda eleitoral. O alerta é dos juristas Auriney Pinto e João Victor Lonchi, que pesquisam o direito eletrônico há dez anos e acabam de lançar o livro "Propaganda eleitoral na internet".

Segundo eles, a interferência da rede mundial de computadores no processo eleitoral começou a ser percebida mais claramente em 2008 e atinge uso "sem paralelo histórico" nas eleições de 2014. Se, por um lado, a internet escancara o direito de manifestação e a chamada ciberdemocracia, ela também pode ser mal utilizada para a proliferação de ofensas, falsos perfis e boatos que destroem reputações.

Nesse aspecto, João Victor Lonchi dá uma dica especialmente para o internauta eleitor. "Tome muito cuidado com o que compartilha e com o que curte porque, cada vez mais, isso tem tido repercussão jurídica em algumas hipóteses negativas. Acima de tudo, deve-se ter um uso ético da rede e saber que o que vai para a rede fica ali e pode, em algum momento, se voltar tanto contra o usuário como contra o provedor e contra o candidato."

Caminhada e Festa do Colono marcam agenda de Guilherme Coelho no final de semana


Na reta final para as eleições, o candidato a Deputado Federal por Pernambuco, Guilherme Coelho (PSDB), cumpre agenda extensa no fim de semana.

Entre os compromissos deste sábado, Guilherme vai caminhar na área comercial da Avenida Sete de Setembro, em Petrolina. A comitiva deve se concentrar em frente à Vila Militar, às 9h da manhã.

No domingo, o candidato à federal vai assistir ao desfile em comemoração à Independência do Brasil, na Avenida Guararapes, em frente à Prefeitura Municipal.

Confira na relação abaixo estes e outros compromissos na agenda de Guilherme Coelho

06/09/14 SÁBADO
07:30 – Visita a empresa
09:00 – Caminhada na Av. Sete de Setembro
A tarde – Gravação para propaganda eleitoral
17:00 – Visita ao Supermercado Serve Bem
19:00 – Reunião com correligionários

Situação volumétrica dos reservatórios das hidrelétricas da CHESF em 05/09/2014

Praia do Sobrado, no lago da represa de Itaparica, em Petrolândia-PE (Foto: Lúcia Xavier)

A organização Rema Brasil está iniciando uma atividade semanal de informação, aos interessados, dos estágios em que se encontram os níveis de acumulações volumétricas dos principais reservatórios da Chesf, na bacia do rio São Francisco. No caso específico da região do Sub-médio São Francisco - local onde é gerada a maior parte da energia elétrica do Nordeste -, os reservatórios, principalmente o de Sobradinho, acumulam água no período de novembro a abril, para disponibilizarem os volumes acumulados, no processo de regularização das vazões do Velho Chico, no período de maio a outubro. Estamos no dia 05/09/2014, portanto, em período no qual os reservatórios estão numa fase de disponibilização volumétrica. Acompanhem a evolução desse processo, nos endereços abaixo, clicando no canal “Bacia do Rio São Francisco”.

05/05/2014
Reservatório            Data                 Afluência       Defluência          Volumes (%)
                                                           (m³/s)             (m³/s)           Atual    Ano anterior
Sobradinho            03/09                    450                1134           37,90            35,10
Itaparica                03/09                   1050               1131           23,20            29,00
Xingó*                    03/09                   1141               1135              -
* - Não há percentuais acumulatórios, tendo em vista o rio correr em seu leito, a fio d´água

29/08/2014
Reservatório            Data                 Afluência       Defluência          Volumes (%)
                                                           (m³/s)             (m³/s)           Atual    Ano anterior
Sobradinho            21/08                    520                1127           37,90            37,50
Itaparica                21/08                    910                 975            23,40            30,40
Xingó*                    21/08                    982                1137              -
* - Não há percentuais acumulatórios, tendo em vista o rio correr em seu leito, a fio d´água

Fonte: Chesf
http://www.chesf.gov.br/portal/page/portal/chesf_portal/paginas/sistema_chesf/sistema_chesf_bacias/conteiner_bacias

Fonte: ANA
http://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/saladesituacao/default.aspx

Informações: Rema Brasil

Armando propõe centro de convenções e ampliação de aeroporto em Caruaru

Fotos: Alexandre Albuquerque

O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) se reuniu com representantes do comércio e da indústria de Caruaru, na noite desta sexta-feira (5). Durante o encontro, que contou com a presença dos companheiros de chapa de Armando, João Paulo (senador) e Paulo Rubem (vice) e do senador Douglas Cintra (PTB), o candidato petebista defendeu o fortalecimento da economia da Capital do Forró, com pelo menos duas propostas a curto prazo: a instalação de um centro de convenções e a ampliação do aeroporto da cidade.

O evento ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Caruaru (Acic). Durante sua fala, Armando reconheceu a importância do polo econômico da cidade. "Caruaru se impõe pela seu dinamismo. O governo do Estado precisa apoiar uma série de projetos em Caruaru", disse o candidato.

Armando destacou que a variedade de setores importantes que operam em Caruaru credenciam a cidade a receber um equipamento para a realização de feiras e congressos. "Caruaru tem vocação para a indústria, para o setor de serviços, para o comércio. É um polo dinâmico que necessita de um centro de convenções", justificou Armando, que também já havia anunciado a construção de um centro de convenções em Petrolina.

Já com relação ao aeroporto, Armando lembrou que a necessidade de ampliação não é uma prioridade apenas para Caruaru, mas é também estratégica para a economia de Pernambuco.

Assessoria de Imprensa do PTB

Para Humberto, evento com Lula e Dilma marca uma nova etapa da campanha Pernambuco

Comício em Brasília Teimosa, no Recife (Fotos: Sérgio Figueiredo)

Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT), disse, nesta sexta-feira, que a presença do ex-presidente Lula e da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) ontem (4) em Pernambuco marca o início de uma nova etapa da campanha no Estado.

“Mostramos a força e a garra da nossa militância. Agora é rua e não vamos arredar o pé porque a gente quer o melhor para Pernambuco e o melhor é Dilma presidente, Armando Monteiro governador e João Paulo senador”, afirmou Humberto.

Segundo a organização do evento, mais de 30 mil pessoas estiveram nos atos de Recife e Petrolina “Tenho certeza que a partir de agora a campanha vai ganhar um outro ritmo, vai crescer. Teve gente que saiu de todos os cantos do Estado para ver Lula e Dilma falar, para mostrar que estão com eles, que sabem o quanto eles contribuíram para o desenvolvimento de Pernambuco”, disse o senador.

DEPOIMENTOS – Para Camila Nascimento, 32 anos, advogada, o evento além de emocionar deu um novo fôlego à militância. “Foi excelente, mostrou unidade. Fiquei bastante motivada. Aliás, não só eu. Minha mãe veio de Belo Jardim com outras 40 pessoas num ônibus. Todo mundo com o mesmo sentimento. Acho que todos saíram de lá com a ideia de sermos multiplicadores”, comemorou Camila.

Líderes do campo fechados com Paulo Câmara

Em Arcoverde, socialista comandou ato com quatro mil representantes do segmento (Fotos: Wagner Ramos)

A sensibilidade com os homens e as mulheres do campo sempre foi uma marca muito presente nos governos da Frente Popular. Intensos processos de eletrificação rural e ampliação do abastecimento de água cristalizaram bem esse compromisso, que foi reafirmado, nesta sexta-feira (5), por Paulo Câmara (PSB). O candidato da Frente Popular ao Palácio do Campo das Princesas reuniu mais de quatro mil lideranças rurais de 30 municípios em um encontro em Arcoverde, no Sertão, para destacar um conjunto de ações para o segmento, que serão implementadas em seu futuro governo.

Muito bem recebido pelos líderes do campo, que fizeram questão de mostrar que estão fechados com ele, Paulo Câmara, ao lado da prefeita Madalena Brito (PTB) e do seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/senador), adiantou que trabalhará incansavelmente pra garantir a universalização do abastecimento de água. O socialista se comprometeu com a execução de obras sonhadas pelo ex-governador Eduardo Campos e uma série de outras intervenções com esse objetivo que constarão em seu programa de governo. "Era um sonho de Eduardo que todos os pernambucanos pudessem ter água em suas torneiras. Eu não descansarei em nenhum momento para perseguir esse sonho", assegurou.

Conhecedor das dificuldades enfrentadas pelos agricultores das regiões mais secas de Pernambuco, Paulo aposta na ampliação do atendimento que o Estado presta a essas famílias, com distribuição de sementes, capacitação dos homens e mulheres do campo para o aumento da produtividade de suas propriedades, além de ações para a garantia da segurança hídrica.

Ônibus é o meio de transporte preferido pelos brasileiros para viajar

O ônibus é o meio de transporte preferido pelos brasileiros para viajar, revela pesquisa anual feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Instituto Ipsos com mil brasileiros em 70 cidades das cinco regiões do país. De acordo com o levantamento, divulgado hoje (5), no Rio, 46,6% dos entrevistados optaram pelo ônibus. Em comparação à sondagem do ano passado, o crescimento atingiu 5 pontos percentuais.

O transporte coletivo rodoviário colocou na segunda opção o carro de passeio (41,2%), que liderou a preferência dos viajantes em 2013. Conforme indica a pesquisa, as viagens de avião mantiveram relativa estabilidade: 13,6%, em 2013, e 13,3% este ano.

Economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos recordou, em entrevista à Agência Brasil, que nos quatro anos da pesquisa, iniciada em 2011, o ônibus foi majoritário como opção para viagens até 2012, sendo ultrapassado pelo carro de passeio em 2013. Segundo ele, isso ocorreu em razão dos incentivos governamentais para compra do automóvel, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Destacou que, entre 2013 e 2014, o brasileiro reduziu o consumo. "Indicadores da Fecomércio-RJ e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram isso", salientou. “Então, o que valeu para o consumo em geral também valeu para viagens, principalmente porque, quando você corta despesas, focado em honrar compromissos já assumidos, percebendo impacto da inflação no bolso, o arrefecimento da geração de empregos, além dos juros em elevação, é natural que corte despesas menos essenciais. O lazer é o que sofre primeiro na hora do corte de despesas das famílias”.

Lula, no guia de Armando: “O que está em jogo é o futuro de Pernambuco”

Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação

O programa eleitoral de Armando Monteiro, candidato a governador pela Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, apresentou nesta sexta-feira (5) uma passagem marcante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Petrolina e Recife. Pela primeira vez desde a tragédia ocorrida no mês passado, Lula falou sobre sua relação afetuosa com o ex-governador Eduardo Campos e com a família Arraes. E deixou claro que é preciso fazer uma separação entre o sentimento de comoção gerado pela morte de Eduardo e o processo eleitoral.

Ver guia eleitoral aqui> https://www.youtube.com/watch?v=nDbriqGfTmg&feature=youtu.be

“Todos vocês sabem da minha relação pessoal e política com o companheiro, saudoso, governador Eduardo Campos. É por isso que eu vim aqui, pra dizer pra vocês que o fato de Eduardo Campos ter morrido não muda um milímetro a minha relação de respeito com ele e com a família dele”, salientou.

“Mas eu não estou aqui pra discutir uma relação que eu quero manter até o resto da minha vida. Uma relação de respeito, de admiração. Eu vim aqui porque o que está em jogo agora é o futuro do Estado de Pernambuco”, afirmou Lula.

Em seguida, diante de milhares de sertanejos que foram vê-lo em Petrolina, fez uma convocação para que os eleitores observem a trajetória, a capacidade de articulação e a competência de Armando para conduzir o processo de desenvolvimento de Pernambuco nos próximos anos.

Projeto de Humberto Costa regula atuação de olheiros no futebol


Projeto apresentado nesta semana pelo senador Humberto Costa (PT-PE) pode regular a atuação dos observadores de atletas de futebol em formação (PLS 259/2014). A proposta altera a Lei 9.615/1998 para garantir aos jovens jogadores e às suas famílias mais seguranças na relação com os olheiros ou quando participarem dos processos seletivos conhecidos como “peneiras”.

"Esta proposição tem o intuito de dar maior transparência a uma atividade profissional de prática corrente no Brasil, mas que, por não ter regras definidas, é alvo de pessoas desonestas", argumenta Humberto.

O projeto foi imediatamente enviado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda recebimento de emendas.

Restrições aos olheiros

De acordo com o texto, olheiros não podem mais se tornar os representantes legais de atletas menores de 18 anos. Apenas os pais podem desempenhar esse papel. A única exceção são os casos de maioridade civil antecipada, previstos no Código Civil (emancipação, casamento, emprego público, formação de nível superior, independência financeira).

Além disso, o projeto estabelece que nenhum contrato estabelecido entre olheiros e jogadores em formação (ou seus representantes legais) tem validade. Isso serviria para acabar com uma prática muito comum no futebol atual: a assinatura de contratos precoces entre jogadores e olheiros, que rapidamente se tornam agentes e passam a controlar a carreira dos jovens desde antes da profissionalização.

Paulo destaca números do Ideb e garante empenho para transformar a Educação no estado na melhor do Brasil

Política educacional do Governo Eduardo fez Pernambuco subir 12 posições no Índice do Ensino Médio e ser o 4° melhor do País

Números do Ministério da Educação (MEC), divulgados nesta sexta-feira (5), confirmam o que o candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), vem reafirmando ao longo de sua campanha: Pernambuco encontrou o caminho para dar um salto na Educação. Esse caminho são as escolas em tempo integral, às quais, na futura gestão do socialista, todos os alunos da rede estadual terão acesso. Prova disso são os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013, mostrando que o Estado foi o que mais cresceu na qualidade do Ensino Médio, obtendo a quarta melhor nota do País (3,6).

Segundo Paulo, os resultados do caminho que Pernambuco construiu mostram a importância que foi dada à área nos dois mandatos do ex-governador Eduardo Campos. "Em 2007, Pernambuco era o 21° estado do ranking nacional do Ideb, hoje é o 4° melhor do País. Eduardo deve estar muito feliz, porque a Educação era a sua prioridade. Vamos continuar neste caminho iniciado por ele, e vamos trabalhar para Pernambuco ser o estado com a melhor Educação do nosso País", garantiu o socialista.

Segundo o MEC, entre 2011 e 2013, Pernambuco avançou 12 posições no ranking nacional, sendo o único da Região Nordeste entre as dez melhores redes públicas de Ensino Médio, com nota inferior apenas às do Rio Grande do Sul (3,7), São Paulo (3,7) e Goiás (3,8). O crescimento pernambucano, de 16,1%, foi o maior registrado em todo o País. A nota do Estado saiu de 3,1 para 3,6, acima da meta prevista pelo ministério, que era de 3,3.

América Latina deve cuidar da água para saciar sua ‘sede’ de energia


Você se lembra da última vez em que acabou a luz na sua casa? Algum dia ficou sem água? E o que faria se tais cortes ocorressem ao mesmo tempo e frequentemente? Estão aí reflexões de que nenhuma pessoa, na América Latina ou fora dela, vai conseguir escapar no futuro. Isso, porque o fornecimento de água e a geração de energia estão intimamente ligados, e o crescimento da população global nas próximas décadas aumentará a demanda por esses recursos cada vez mais limitados.

A premissa vale sobretudo para o mundo em desenvolvimento, segundo o Conselho Global de Energia (WEC, na sigla em inglês). A América Latina, por exemplo, é uma das regiões em que a produção de eletricidade mais aumentará até 2050: 550%, fazendo o consumo de água crescer 360%. Só perde para a África, cuja produção de energia subirá 700% até a metade do século, puxando em 500% o uso de água.

Os aumentos não serão impulsionados somente pelas hidrelétricas, que usam a força dos rios para gerar energia. O resfriamento de termelétricas e usinas nucleares, bem como a extração e o refino de combustíveis, por exemplo, também necessitam de água.

E números recentes da Associação Internacional de Energia (IEA) provam essa dependência: até 2035, o consumo mundial de energia crescerá 35%, enquanto o consumo de água pelo setor energético aumentará em 85%. Está claro que, quando falta energia, a produção, o tratamento, o transporte e o consumo final de água falham.

Operação de combate ao crime prende quase 400 no Nordeste

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A Operação Brasil Integrado fez 374 prisões e apreendeu 5,2 toneladas de explosivos, entre os dias 2 e 4 deste mês, nos nove estados do Nordeste. O balanço da operação, que usou a estrutura de segurança instalada para a Copa do Mundo, foi apresentado hoje (5) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Foram desarticuladas três quadrilhas e apreendidas 1,4 mil munições. O planejamento da ação começou com um mês de antecedência e envolveu efetivo de 9,2 mil homens das polícias Civil, Militar e Federal; da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e do Exército.

O balanço indica que na comparação entre os dias da operação e o mesmo período do ano passado houve, na média geral, queda de 98% nos roubos a bancos, de 32% no roubo de veículos e de 25% nos casos de homicídio doloso.

DETRAN-PE oferece todos os serviços relativos à CNH pela Internet, a partir deste mês


A partir deste mês de setembro, todos os processos de Habilitação de Condutores do DETRAN-PE contam com auxílio da Internet. Para cinco desses serviços, o cidadão não precisa comparecer ao DETRAN para dar início ao processo, podendo fazer isso online, acessando formulário disponível no site do DETRAN-PE. Os serviços que podem ser abertos diretamente pela Internet são os seguintes:
  • Renovação da CNH – Periodicamente, o cidadão precisa renovar sua Habilitação. A periodicidade varia conforme a faixa etária.
  • Mudança e Adição de Categoria na CNH (serviços recentemente inaugurados no site do DETRAN) – É o exemplo de um condutor que dirige automóvel, mas deseja começar a dirigir veículos de grande porte como caminhão e ônibus.
  • Emissão da CNH Definitiva – Emitida um ano depois da conclusão do processo de Primeira Habilitação
  • Emissão de Segunda Via CNH – Nos casos em que o cidadão tem sua CNH extraviada por algum motivo.
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID) – Documento que autoriza condutores já habilitados no Brasil a dirigir em território estrangeiro.
Atendimento Presencial – Já os serviços de Habilitação que requerem atendimento presencial não precisam mais temer o fantasma das filas, pois contam com o sistema de agendamento online. Por meio do site do DETRAN-PE (www.detran.pe.gov.br), é possível agendar data, horário e local do atendimento, permitindo ao cidadão escolher o melhor local e o melhor momento de vir ao DETRAN, dentro da rotina de afazeres do seu dia a dia.

Vila Rica e Jaboatão Centro recebem Armando e João Paulo de braços abertos

Fotos: Leo Caldas/Divulgação
Os moradores dos bairros de Vila Rica e Jaboatão Centro receberam de braços abertos Armando Monteiro (PTB), Paulo Rubem Santiago (PDT) e João Paulo (PT) para uma grande caminhada na manhã desta sexta-feira (4). Os candidatos da coligação Pernambuco Vai Mais Longe percorreram um trecho de mais de dois quilômetros na comunidade, arrastando mais de três mil pessoas. Apesar do clima de euforia com a ótima receptividade nas ruas, Armando e aliados observaram exemplos do descaso do governo do Estado com a população.


Na Avenida Barão de Lucena, por exemplo, Armando, Paulo Rubem e João Paulo ouviram queixas dos moradores a respeito da falta de saneamento básico da comunidade. O município de Jaboatão dos Guararapes está entre as 100 piores cidades brasileiras que prestam serviços de saneamento de má qualidade, segundo o estudo feito pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, com dados de 2011.

Candidato a vice, Paulo Rubem ressaltou que a população, às vezes, passa até 30 dias sem receber água da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). “Recebemos depoimentos de pessoas que passam de 20 a 30 dias sem receber água da Compesa nas suas casas. Isso não é competência. É abandono, é descaso, é falta de respeito com o cidadão”, constatou o pedetista.

Outra reclamação da população, sobretudo dos comerciantes, foi com relação à falta de segurança na região. Segundo os relatos ouvidos por Armando, Paulo Rubem e João Paulo, a violência volta a inquietar a localidade, principalmente com relação aos crimes contra o patrimônio, como os assaltos a mão armada, e contra a vida.

Flamengo, Atlético-MG, Santos e ABC decidem vaga em casa nas quartas de final da Copa do Brasil


A CBF sorteou nesta sexta-feira os mandos de campo das quartas de final da Copa do Brasil. Flamengo, Atlético-MG, Santos e ABC decidirão em casa a vaga nas semifinais da disputa. Com isso, América-RN, Corinthians, Botafogo e Cruzeiro, seus respectivos adversários, farão a primeira partida em seus domínios. Os jogos serão em 1º e 15 de outubro. Confira abaixo:

1º de outubro:
Botafogo x Santos
Cruzeiro x ABC
América-RN x Flamengo
Corinthians x Atlético-MG

15 de outubro:
Santos x Botafogo
ABC x Cruzeiro
Flamengo x América-RN
Atlético-MG x Corinthians

O vencedor dos encontros entre Santos e Botafogo encara o ganhador dos duelos entre ABC e Cruzeiro nas semifinais. O outro cruzamento sai de quem for melhor em Flamengo x América-RN e Atlético-MG x Corinthians.

O vencedor do torneio estará garantido na Libertadores da América de 2015. O atual campeão é o Flamengo.

Clique no escudo e veja as notícias atualizadas do seu time preferido

Chuva rápida alivia temperatura alta em Petrolândia


Na semana em que foram registrados altas temperaturas em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, uma pancada de chuva de aproximadamente trinta minutos caiu sobre as ruas da cidade na tarde desta sexta-feira (05) deixando o tempo mais agradável, aliviando o forte calor que vinha castigando os petrolandenses.

No momento em que as ruas eram alagadas pela chuva, a nossa reportagem fez o registro.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Fernando defende anistia das dívidas para a agricultura familiar

Foto: Rafael Medeiros

Anistia total das dívidas bancárias para os agricultores familiares do semiárido nordestino. O candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), defendeu esta bandeira hoje (05-09), em Arcoverde, durante reunião com cerca de quatro mil pequenos produtores do campo. Fernando argumentou que o Nordeste brasileiro viveu um período de grave seca, nos últimos três anos, deixando milhares de camponeses sem recursos para continuar trabalhando.

"Neste País há muitos perdões para diversos setores e não é justo que os bancos oficiais cobrem de quem já perdeu o pouco que tinha. Esta dívida deve ser apagada", disse Fernando. Ele defendeu mais recursos para aquisição de equipamentos e treinamento para melhorar a qualidade da produção. "A agricultura familiar hoje representa um pedaço importante da economia brasileira e deve ser tratada com respeito", salientou.

Assessoria de Imprensa - Fernando Bezerra Coelho

Petrolândia: Alunos da EREM Mª Cavalcanti Nunes pesquisam sobre respeito à travessia de pedestres no trânsito da cidade



Estudantes do Ensino Médio da EREM Maria Cavalcanti Nunes, em Petrolândia, fizeram uma pesquisa para verificar se os motoristas petrolandenses estão respeitando a travessia dos pedestres na faixa de segurança. Este projeto é uma extensão do projeto F1 na EREM, do qual os estudantes fizeram parte e vão participar de minicampeonatos de corridas. 

O intuito da pesquisa é conscientizar a população motorizada sobre o respeito ao pedestre no trânsito em nossa cidade. "As ruas estão devidamente sinalizadas e cabe a todos respeitar o direito do outro", explica o professor orientador Roberto Oliveira. "Levar o conhecimento para fora dos muros da escola faz cm que a aprendizagem torne-se agente modificador e transformador da sociedade onde esta está inserida."

Na rua, os estudantes simularam a intenção de atravessar na faixa de pedestres e aguardaram a atitude dos motoristas. Os condutores que pararam antes da faixa, para permitir a travessia com segurança, receberam doces e parabéns.

O resultado da pesquisa não é animador. Foram abordados 20 motoristas, dos quais 8 respeitaram e 12 não respeitaram o direito do pedestre na via sinalizada com a faixa.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro:
A desobediência ao artigo 70 pode configurar uma das infrações de trânsito previstas no artigo 214, que amplia o direito de passagem do pedestre também ao condutor de veículo não motorizado, nas seguintes situações:
I – que se encontre na faixa própria;
II – que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;
III – portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes;
IV – quando houver iniciado a travessia, mesmo que não haja sinalização;
V – que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo.
Informações e fotos: Prof. Roberto Oliveira

Alberto Feitosa questiona cancelamento de repasse para obras de infraestrutura no Estado


O deputado Alberto Feitosa, do PR, apontou, nesta quinta (04), o cancelamento de repasse de recursos do Ministério do Turismo para obras de pavimentação de estradas em vários Estados, incluindo Pernambuco. Segundo o parlamentar, a questão foi noticiada por jornais de grande circulação do Mato Grosso do Sul, e registrada em correspondência enviada ao Poder Executivo pernambucano.

De acordo com Feitosa, o Estado recebeu comunicado da Caixa Econômica Federal, no último dia dois de setembro, informando que uma solicitação do Ministério do Turismo determinava a suspensão da execução das obras. Segundo o deputado, o órgão federal alegou a necessidade de regularização de empenho, e pediu que o Governo de Pernambuco aguardasse nova autorização.

Feitosa listou entre as obras que estavam em processo de autorização e foram suspensas a implementação da via secundária que liga os distritos de Abreu do Una e Várzea do Una, em São José da Coroa Grande, à PE-60. O parlamentar também citou a obra da requalificação da PE-35, que liga Igarassu à Itamaracá, e inclui a pavimentação da via, recuperação dos bueiros, terraplanagem, sinalização horizontal e vertical, além da requalificação do guarda-corpo e do passeio da Ponte Paulo Guerra, na mesma estrada.

SEDSDH-PE realiza Seminário de Mediação de Conflitos

Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes

Encontro visa capacitar pessoas que residem na Região Metropolitana e no interior e que atuam na resolução de desavenças nas comunidades

Mediadores que atuam nos núcleos de mediação de todo o Estado participaram na manhã desta sexta-feira (05), do Seminário de Mediação de Conflitos realizado no auditório da Escola Superior de Marketing (FAMA), no bairro da Madalena, em Recife. A abertura do evento contou com a presença do secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes.

Com o tema “A importância da mediação para a resolução pacífica de conflitos e o acesso à Justiça nos dias atuais”, o objetivo do seminário foi promover a capacitação dos mediadores, no sentido de melhorar a atuação deles nas intervenções para a prevenção da violência. O evento também contemplou os mediadores das estações do Programa Governo Presente.

Atualmente Pernambuco possui 15 Núcleos Comunitários de Mediação de Conflitos, instalados nos bairros de Nova Descoberta, Pina, Várzea, Ibura de Cima e Ibura de Baixo, no Recife; Charneca (Cabo de Santo Agostinho), Arthur Lundgren (Paulista), Peixinhos (Olinda), Goiana, Jaboatão dos Guararapes Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Arcoverde.

'Dilma é ainda a melhor para o povo brasileiro', diz Leonardo Boff em entrevista

"Os fatos falam por si. Até hoje nenhum governo fez políticas públicas cuja centralidade era o povo marginalizado, os invisíveis, considerados óleo gasto e zeros econômicos. Lula e Dilma introduziram políticas republicanas, vale dizer, que têm as grandes maiorias em seu foco"

Aos 75 anos, Leonardo Boff possui a biografia rara de líder religioso, intelectual respeitado e militante das causas do povo. Em 1959, aos 24 anos, ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos. Diplomado em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique, na Alemanha, foi um dos pioneiros na formulação da Teoria da Libertação, que procurava combinar a indignação diante da miséria e da exclusão na América Latina com a fé cristã. Em 1985, quando o Vaticano encontrava-se sob de ideias conservadores, Boff foi condenado a um ano de “silêncio obsequioso” pela Sagrada Congregação para a Defesa da Fé, sucessora do Santo Ofício, que na saída da Idade Média, organizava os tribunais da Inquisição.

A reportagem e a entrevista é de Paulo Moreira Leite, jornalista, publicada por Brasil 247, 02-09-2014.

Embora tenha conseguido retomar algumas de suas atividades, auxiliado pelo apoio de uma formidável pressão, quando foi ameaçado de nova punição, em 1992, Boff decidiu se auto promover ao estado leigo. No ano seguinte, foi aprovado, por concurso, para a cadeira de Filosofia da Religião, Ética e Ecologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. Autor de mais de 60 livros sobre Teologia, Antropologia, Espiritualidade e Mística, entre outros assuntos, até hoje Boff também realiza palestras para estudantes, para o Movimento Sem-Terra e as comunidades da Igreja.

Eis a entrevista.

O senhor tem contatos com pessoas mais diversas do povo brasileiro. Eu gostaria que contasse como estes cidadãos estão vendo a eleição de 2014. Há grandes mudanças em relação a 2010, 2006, 2002?

Há um mal estar generalizado no mundo como Freud constatava nos anos 30 do século passado. Todos têm a sensação de que assim como o mundo está não pode continuar. Tem que haver mudanças. É o efeito da crise de nossa civilização que não dispõe mais de recursos próprios para dar conta de sua própria crise interna. Bem dizia Einstein: “o pensamento que criou a crise não pode ser o mesmo que nos tira dela”. Devemos pensar diferente e agir diferente.

Homem que teve pênis cortado por ex-noiva em Minas Gerais pode voltar a ter vida sexual


Em entrevista exclusiva à TV Alterosa, a médica urologista Myriam Priscilla de Rezende Castro, de 34 anos, condenada a seis anos de prisão por ter ordenado a mutilação do ex-noivo em Juiz de Fora, na Zona da Mata, em 2002, pediu desculpas a Wendel José de Souza. ”Eu só tenho a dizer que sinto muito pelo meu ex-noivo e espero que ele tenha recuperado a função dele. Desejo tudo de bom a ele. Eu falo que desejo pra mim o que desejo pra ele”. Atualmente, ela cumpre pena em regime semiaberto na Penitenciária Estevão Pinto.

O crime de motivação passional que repercutiu em todo o país deixa sempre uma pergunta no ar. Wendel teria vida sexual após a castração? O Saúde Plena conversou com o urologista Luis Otávio Amaral Duarte Pinto, que é membro do Departamento de Estética Genital e Cirurgia de Transgêneros da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), para entender quais recursos a medicina tinha à época para devolver à vítima as funções básicas do pênis: penetração, possibilidade de reproduzir com o coito e urinar em pé.

Em visita ao Etapam, Paulo refoça compromisso com ensino técnico


Foto: Wagner Ramos

A ampliação da oferta de vagas no ensino técnico em Pernambuco é um dos compromissos assumidos por Paulo Câmara para a conquista de uma educação pública com mais qualidade. Em visita à Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães (Etapam), na manhã desta sexta-feira (5), o candidato da Frente Popular destacou que o Estado contará, a partir de 2015, com 40 unidades com esse perfil espalhadas em 34 municípios. Além das disciplinas do ensino médio tradicional, essas escolas oferecerão atividades relacionadas às vocações de cada região e aos novos empreendimentos que estão chegando a cada uma delas.

"O caminho para termos um Estado melhor, menos desigual e com mais oportunidades para o nosso povo é a educação. Não há outro! Por isso vamos investir muito nas escolas técnicas. Serão 40 beneficiando 50 mil estudantes em todo o Estado. Os alunos terão a oportunidade de cursarem disciplinas que os deixarão preparados para o mercado de trabalho", indicou Paulo Câmara, frisando que a capacitação técnica também fará parte do currículo de muitas das 300 escolas de ensino integral da rede estadual.

No entanto, Paulo Câmara ressaltou que o seu futuro governo não restringirá os investimentos no ensino técnico aos alunos. "Vamos ter um olhar especial também para os docentes. Teremos uma faculdade técnica para os professores, para que eles possam estar mais capacitados para desenvolverem uma educação diferenciada junto aos nossos alunos. Queremos e teremos professores e estudantes mais qualificados", apontou.

Funcionários de agência da Caixa Econômica Federal são acusados de desviar R$ 4 milhões

Delegado Wellington Santiago da Silva apresentou detalhes da 'Operação Desfalque' Foto: Érika Fonseca
Dois funcionários da agência da Caixa Econômica Federal (CEF), localizada no shopping Del Paseo, em Fortaleza, são investigados pela Polícia Federal (PF) apontados como responsáveis por um rombo naquele estabelecimento financeiro de quase R$ 4 milhões, entre maio de 2012 e maio deste ano.

Ontem, foi deflagrada a 'Operação Desfalque', que cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos.

As pessoas investigadas são um homem, F.L.N.J., que é cearense, e uma mulher, T.C.K, que é natural de São Paulo e trabalha há cerca de 12 anos na CEF. O casal, segundo a Polícia, não possui nenhum tipo de relacionamento amoroso, mas atuava juntos no esquema criminoso.

O delegado regional de combate e investigação ao crime organizado da Polícia Federal, Wellington Santiago da Silva, apresentou detalhes da operação e da investigação, na Superintendência Regional do Ceará da PF, na Capital.

"Cumprimos os mandados de busca e apreensão em desfavor desses dois servidores que se apropriaram de vultosa quantia daquela empresa pública. Esperamos coletar mais elementos que indiquem a efetiva participação deles, ou até, de outros funcionários", frisou.

Gangue fardada: PMs são presos em Alagoas acusados de crimes


Quando o uniforme da Polícia Militar (PM) veste bandidos, a segurança pública fica abaixo da sola do coturno: esmagada por quadrilhas travestidas de homens da lei. Eles ainda vão ser julgados e têm direito à defesa, mas, ontem, quatro policiais foram presos, em Maceió, acusados de tráfico de drogas, receptação de produtos roubados, formação de quadrilha, extorsão, corrupção passiva, associação ao tráfico e porte ilegal de armas.

Segundo as investigações, trata-se de uma nova gangue fardada, que cobrava dinheiro de traficantes da concorrência para não prendê-los, roubava as drogas e levava para traficantes “chegados” a eles venderem. A maior parte do lucro ficaria para a gangue. Os suspeitos, que trabalhavam na mesma guarnição da Radiopatrulha (RP), também são acusados de participação em roubo de carros.

“Estes policiais extorquiam os assaltantes e as vítimas. Recebiam os veículos roubados e ligavam para os proprietários cobrando dinheiro para devolvê-los. Quando os carros tinham seguro, eles depenavam e supostamente vendiam as peças”, detalharam fontes do Serviço de Inteligência que atuam no caso há quatro meses. As investigações também avançam para o possível envolvimento dos militares com quadrilhas de desmanche de automóveis.

Um agravante é que o inimigo pode estar no birô ao lado. O acusado como suposto líder da nova gangue fardada, o cabo PM Anderson Cazaes Abreu, foi transferido do policiamento ostensivo da RP para atuar no Setor de Inteligência da Secretaria de Defesa Social (Seds). Resta saber se informações privilegiadas do “cérebro” da segurança pública de Alagoas ajudavam esta guarnição da RP a apreender mais drogas para usufruto do esquema e a localizar traficantes e bandidos para novas extorsões. Atualmente, o cabo estava no Batalhão de Policiamento de Eventos.

Gazeta de Alagoas

Zeca e Júlio visitam o Sucupira em mais um dia de campanha em Arcoverde


Em mais uma agenda de campanha corrida, o ex-prefeito e candidato a deputado federal Zeca Cavalcanti e o deputado estadual Júlio Cavalcanti, candidato a reeleição, visitaram mais um bairro de Arcoverde.  Desta vez foi o bairro do Sucupira, aonde foram recebidos pelo líder comunitário Roni Cabeção.

Júlio e Zeca, acompanhado de sua militância, dos vereadores, Luciano Pacheco e Paulinho, aproveitaram o final da tarde para caminhar por algumas ruas do bairro, conversar com as pessoas, pedir voto e assumir compromissos com Arcoverde e a população. Logo após visitar várias casas, os dois seguiram para um palanque armando em cima de uma caminhonete aonde falaram para os moradores do Sucupira.

Em sua fala, Júlio destacou as grandes conquistas que Arcoverde teve ao longo do seu primeiro mandato, mas alertou para as más condições do atendimento do Hospital Regional de Arcoverde e que era preciso trabalhar para mudar isso elegendo Armando Monteiro governador e João Paulo senador. Ele também destacou a importância de vota em Dilma para presidente a fim de garantir as conquistas sociais que o povo teve nos governos dela e de Lula.

Marcos Xukuru recebe Medalha Leão do Norte da Alepe pela defesa dos Direitos Humanos

O Cacique Marcos Xukuru recebeu a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, em Direitos Humanos, pelo reconhecimento da atuação em defesa da causa dos povos indígenas

A tribo indígena Xukuru de Ororubá, localizada em Pesqueira, Agreste do Estado, tem em seu cacique, Marcos Xukuru, uma das personalidades mais importantes do país na luta pela defesa das causas indígenas. Na quarta-feira passada (03), a Assembléia Legislativa de Pernambuco-Alepe, em reconhecimento a esta atuação, homenageou Marquinhos, como é mais conhecido, com a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Alepe, o deputado Guilherme Uchoa, que ressaltou a importância de Marquinhos à causa indígena pelos seus feitos e conquistas, fato que motivou o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual e da sociedade pernambucana.

O cacique recebeu das mãos do deputado Isaltino Nascimento a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, Mérito Direitos Humanos Herbert de Souza, em apoio à luta em prol da defesa dos povos indígenas

Sedsdh realiza seminário sobre a prevenção à tortura em Pernambuco

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, realiza na próxima segunda-feira (8/9), no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o seminário "Prevenção e Combate à Tortura". As inscrições podem ser feitas pelo e.mail sejudh@sedsdh.pe.gov.br ou pelos telefones 3183-3177 e 3183-3155.

O fica por conta da palestra da diretora do Escritório Regional da ONG Internacional Associação para a Prevenção da Tortura (APT), Sylvia Dias, Ela abordará, dentre outros tópicos, a implantação do Protocolo Facultativo à Convenção Contra a Tortura (OPCAT) na América Latina.

A APT trabalha mundialmente para prevenir a tortura e outros maus-tratos, promovendo visitas de monitoramento preventivas a todos os lugares de privação de liberdade. Por tratar-se de mais um momento de atualização e empoderamento de temas estruturantes dos direitos humanos, faz-se imprescindível a presença de todos.

Assessoria Comnicação/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Mais de R$ 80 mil são roubados de pontos comerciais de Serra Talhada

Correspondente bancário e farmácia foram alvos de bandidos. Criminosos levaram uma média de R$ 68 mil e R$ 12 mil, respectivamente.

Bandidos usando capacetes levaram R$ 68.350 de uma agência de correspondência bancária em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Segundo a Polícia Civil, o gerente do estabelecimento afirmou que dois homens entraram no local e renderam funcionários. Em seguida, teriam recolhido o dinheiro do cofre e do caixa e fugido em uma moto, levando também as câmeras de segurança. A polícia ouviu funcionários da agência e investiga a ação.

O crime ocorreu na quinta-feira (4), mesmo dia em que homens assaltaram uma farmácia da cidade. Foram levados R$ 12.170 e as imagens do circuito interno já foram disponibilizadas para a polícia. Ainda não se sabe se uma ação tem relação com a outra.

G1 Caruaru

Direitos Homoafetivos são debatidos no Sertão e MPPE escuta a população

Cerca de 500 pessoas participaram do IX Encontro de Direitos Homoafetivo: Promoção da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero, realizado no município de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), pela Comissão de Direitos Homoafetivos do Ministério Público de Pernambuco, no dia 2 de setembro, na Câmara de Vereadores. Representantes dos municípios de Ibimirim, Mirandiba e Triunfo também estiveram presentes.

“Foi o maior público presente nos encontros promovidos pela comissão. Isso demonstra o interesse da população em saber mais sobre os direitos de liberdade de orientação sexual e identidade de gênero”, ressaltou o promotor de Justiça Maxwell Vignoli. A comissão teve ainda a participação da promotora de Justiça, Carolina Moura.

Na dinâmica feita após a palestra Promoção da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero, os participantes indicaram, dentre outros, os seguintes problemas a serem trabalhados para a implementação dos direitos da população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual (LGBT): o preconceito nas escolas, a falta de capacitação dos profissionais de saúde e a articulação entre as políticas da assistência social, da educação e da saúde.

Paulo: foco na melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos

Em entrevista à TV Universitária, candidato destacou seus compromissos para o Estado (Fotos: Wagner Ramos)

A busca pela melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos é um compromisso fundamental assumido pelo candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB). Durante entrevista ao programa Opinião Pernambuco, da TV Universitária, na noite desta quinta-feira (4), o socialista destacou pontos do seu programa de governo com esse objetivo. O postulante, que respondeu questionamentos dos entrevistadores e do público, detalhou ações para áreas estratégicas, como saúde, segurança, mobilidade e educação. Câmara também adiantou pontos que sinalizam o seu desejo de investir fortemente para que a máquina pública estadual possa, com um custo menor, ser dotada de ferramentas cada vez mais eficazes na prestação dos serviços à população.

“Aprendemos a transformar o gasto ruim em gasto bom, aumentando os investimentos que nos deram a possibilidade de mudar Pernambuco. E vamos continuar a fazer isso”, ressaltou Paulo Câmara, citando instrumentos como o Pacto Pela Vida, que garantiu uma mudança sensível na orientação das políticas públicas do Estado. “Avançamos muito e podemos fazer muito mais. Diminuímos a taxa de homicídios e vamos trabalhar com um foco na prevenção. Os nossos jovens terão ferramentas como o Compaz (Paulo construirá 20), para afastá-los do crack e garantir uma interação social, dando opções de lazer e cultura”, indicou.

O candidato da Frente Popular recordou que as experiências que acumulou nas secretarias de Administração, Turismo e Fazenda lhe permitiram enxergar a gestão estadual como um todo, mas sem esquecer detalhes fundamentais de cada área específica. Paulo Câmara pontuou que o aumento do investimento, que terá sua aplicação orientada pelo seu programa de governo, possibilitará a ampliação de ações realizadas pelo Governo e a valorização de servidores, a exemplo dos professores.

Ecos de Pernambuco: Tribunal de Contas integra comitê de sustentabilidade ambiental


O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Valdecir Pascoal, assinou nesta quarta-feira (03), juntamente com outras autoridades, um protocolo de cooperação técnica visando à implementação de programas e ações de natureza sócio-ambiental. A assinatura aconteceu no salão nobre do Tribunal de Justiça.

Os outros signatários do documento foram os presidentes Frederico Neves (Tribunal de Justiça), Fausto Campos (do Tribunal Regional Eleitoral), Ivanildo da Cunha Andrade (Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região) e Maria José de Sena (reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco).

Foi instituído na ocasião o Comitê de Trabalho Interinstitucional, denominado “Ecos de Pernambuco”, cuja finalidade é propor, planejar e acompanhar os programas e ações pactuados, com fixação de metas anuais, visando à correta preservação e recuperação do meio-ambiente.

O presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, falou da importância da parceria entre instituições na defesa do meio ambiente. "Falar de meio ambiente é falar também de qualidade de vida, seja numa dimensão maior, quando se pensa no próprio Planeta ou mesmo no dia-a-dia das instituições, por meio do tratamento adequado dos resíduos sólidos, sem o uso do plástico ou do papel", disse ele.

Frases do dia 05/09/2014: Coletânea IHU Online


Chama o Lula

"Lula foi acionado para tentar evitar que Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central em seu governo, declare voto em Marina Silva para presidente" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 05-09-2014.

Chama o Meirelles

"Uma manifestação de Meirelles selará de vez o apoio do mercado financeiro à adversária, na visão da equipe de Dilma Rousseff. Marina abraçou a tese mais cara ao setor - a independência do Banco Central - e tem apoio de parte da família Setubal, do Itaú Unibanco" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 05-09-2014.