quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Saúde: Hospital de Recife é primeiro da América Latina a receber equipamento inovador para cirurgias pouco invasivas

Cirurgia do futuro: Canon traz ao Brasil equipamento inovador para procedimentos pouco invasivos

A Canon Medical Systems, referência em soluções de imagens para diagnósticos médicos, traz ao Brasil a inovadora tecnologia Alphenix 4DCT, considerada um dos pilares da cirurgia do futuro. É o primeiro equipamento na América Latina que integra tomografia computadorizada, angiografia e hemodinâmica para tratamento de tumores oncológicos e de AVC (acidente vascular cerebral), entre outras finalidades. Todo o processo é feito via laparoscopia, com segurança e conforto ao paciente e eficiência para os profissionais da saúde. ”É o início de uma nova era da radiologia intervencionista para procedimentos minimamente invasivos”, resume Eduardo Davigo, diretor de Marketing da Canon.

A primeira unidade do Alphenix 4DCT está instalada no Real Hospital Português, em Recife (PE), o maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste e uma das referências de saúde em nível nacional. O equipamento já está em uso para os casos indicados, que abrangem doenças oncológica e vascular, além da ortopedia, por meio do tratamento de músculos.

Teresa Leitão cobra do governo de Pernambuco reajuste do piso salarial dos professores


Com o prazo para apresentar projetos de lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) se encerrando, a deputada Teresa Leitão (PT) usou seu espaço de fala durante a reunião plenária desta quinta-feira (19) para, mais uma vez, cobrar do governador Paulo Câmara o reajuste do piso salarial dos professores estaduais.

“Quero dedicar a minha fala ao que eu falei já duas ou três vezes nesse tempo de pandemia: o piso salarial, o reajuste do piso salarial do magistério público do Estado de Pernambuco. Reajustado segundo a Lei Federal, em janeiro. Eu li o expediente da plenária e não identifiquei nenhum projeto de lei de reajuste do piso”, iniciou Teresa.

Em sua fala, Teresa também lembrou que, na última quarta-feira (18), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizou um ato público, com paralisação geral de aulas presenciais e remotas. Um protesto contra a posição do governo estadual em não cumprir uma lei. “Uma lei que já cumpre de maneira meio atravessada, porque o piso, mesmo quando vinha, nos três, quatro anos anteriores, em outubro, não aplicava retroativo a janeiro para todos”, detalhou.

Pernambuco registra menor número de casos graves da Covid-19 desde o início da pandemia

Foram notificados 503 casos de SRAG na última semana epidemiológica, menor número desde março (Foto: Douglas Fagner/SEI)

Desde o final de maio, os principais indicadores da pandemia da Covid-19 em Pernambuco entraram em queda progressiva e sustentada, apontando, ao longo dos últimos meses, baixos patamares e sem expressivas oscilações para cima ou para baixo. E, nesta quinta-feira (19/11), o Estado registrou o menor número de casos graves suspeitos por semana epidemiológica (SE 46) para a doença desde o início da epidemia do novo coronavírus no território pernambucano. Foram 503 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) notificados entre os dias 8 de novembro e o último sábado (14/11).

Quando comparado à semana epidemiológica 45, o número de casos graves suspeitos para a Covid-19 teve queda de 26,5% no Estado. Já na comparação com os últimos 15 dias, a redução foi de 22%. “Podemos dizer, com a análise da semana epidemiológica 46, que se encerrou no sábado passado, que tivemos a melhor semana desde o início da pandemia com relação aos casos de síndrome respiratória aguda grave. A marca de 503 casos registrados é a menor desde a semana epidemiológica 12 (15 a 21 de março), quando se configurava o início da epidemia do novo coronavírus em Pernambuco e quando tivemos 645 registros”, detalhou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Camaragibe tem distribuição de mudas das espécies da Mata Atlântica na IV Semana das Unidades de Conservação da Natureza nesta sexta (20/11)


Nesta sexta-feira, servidores da Agência estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza o Drive-thru Verde, com distribuição de 200 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, entre elas, pau-brasil, ipês, jenipapo, araticum e imbiriba. A ação ocorre das 9h às 13h, no estacionamento da Reserva de Floresta Urbana (FURB) Mata do Passarinho, localizada no bairro de Passarinho, no município de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A atividade faz parte da programação da IV Semana das Unidades de Conservação da Natureza, que será realizada entre os dias 17 e 21 deste mês, numa promoção da CPRH e Semas. 

As mudas foram disponibilizadas pelo Parque Estadual de Dois Irmãos, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Além das mudas, a CPRH também distribuirá adubo orgânico que garantirá os nutrientes necessários ao estabelecimento e crescimento da muda nos primeiros meses. A distribuição do adubo sustentável faz parte de uma parceria firmada entre a CPRH e o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa). 

Com exposição virtual "Saúde Preta Importa" Câmara dos Deputados celebra o Dia da Consciência Negra

Mostra estará disponível ​na página do Centro Cultural Câmara dos Deputados​ na internet a partir desta sexta (20) ​

Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Câmara dos Deputados apresenta, a partir desta sexta-feira (20), a exposição virtual “Saúde Preta Importa”, que ficará disponível no portal da Casa, na página do Centro Cultural, por prazo indeterminado. A mostra traça um breve panorama da saúde da população negra brasileira, com dados oficiais comparativos sobre várias doenças, como, por exemplo, o número de mortos e infectados por Covid-19.

A exposição virtual é composta de dados de pesquisas, textos explicativos, fotos, vídeos, gráficos e infográficos, com destaque para os principais problemas que afetam a saúde física e mental dos negros, as conquistas legais e os desafios que ainda persistem, em grande parte, por conta do racismo estrutural da sociedade.

Inspiração

Com forte atuação na oposição, Coronel Feitosa assume vice-liderança do grupo na Alepe


O Coronel Feitosa (PSC) assumiu a primeira vice-liderança da oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A mudança aconteceu após a ida do deputado Antônio Coelho para a liderança do grupo composto por 11 parlamentares.

“Essa indicação feita pelo líder, o deputado Antônio Coelho, consolida o trabalho que estamos realizando dentro do grupo de oposição do estado. Estamos lutando para melhorar a vida dos recifenses e pernambucanos, atuando com responsabilidade, debatendo temas relacionados à segurança, saúde, educação, economia, pós-pandemia e outras áreas que necessitam de atenção e que estão escanteadas na atual gestão do PSB na Prefeitura do Recife e no Governo do Estado”, disse.

A forte atuação do Coronel Feitosa na defesa das bandeiras conservadoras, como Deus, Pátria, Família, Combate à Corrupção, Transparências nas Contas Públicas, entre outras, lhe cacifou para concorrer à Prefeitura do Recife e o consolidou como representante da direita em Pernambuco.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Alberto Feitosa

Produção agroflorestal na RMR é modelo agrícola em assentamento assistido pelo Iterpe

Sítio Sete Estrelas é considerado um modelo exitoso de utilização da terra para fins de produção de alimentos de base familiar e agroecológica

A produção agroflorestal é uma realidade em diversas propriedades rurais de Pernambuco, estilo de plantio encontrado inclusive na Região Metropolitana do Recife (RMR), como é o caso do Sítio Sete Estrelas, localizado na área rural de Cruz de Rebouças, em Igarassu. Os produtores rurais Amadeu e Cristina Petroni são exemplos da implantação da agricultura agroflorestal dentro de um processo organizado onde, por meio da Associação Terra e Vida, plantam e produzem alimentos manufaturados a partir de um processo produtivo ecologicamente mais natural.

O sítio de Amadeu e Cristina fica localizado em um assentamento estadual, chamado Ulysses Pernambucano, que abriga cerca de 80 famílias em uma área total de mais de 290 hectares. No Sítio Sete Estrelas, de seis hectares, eles criam animais e cultivam uma série de culturas, como tubérculos, legumes, hortaliças e frutas; insumos que são transformados em alimentos beneficiados como bolos, pães, carne de jaca, massas, geleias, lanches, entre outros que são produzidos no conceito agroflorestal e comercializados nas feiras agroecológicas da RMR, a exemplo da Feira Agroecológica de Setúbal, na Várzea, em Santo Amaro, Shopping Riomar e Ferreira Costa.

Senador Humberto Costa repudia ataques a Marília Arraes, candidata do PT à Prefeitura do Recife


Os muros do Recife amanheceram sujos pela má política nesta quarta-feira (19). Um material criminoso, que usa a covardia do anonimato, para atacar a nossa candidata à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, o presidente Lula, a presidente Dilma e o próprio PT.

Esse é o tipo de postura política que o Recife, Pernambuco e o Brasil não toleram mais. Não podemos esquecer os lamentáveis episódios produzidos na campanha de 2018, que terminaram por eleger um governo que destrói conquistas históricas do povo brasileiro, corrói as nossas instituições e ameaça a nossa democracia. Ainda mais quando estão disputando entre si forças políticas que, historicamente, compõem um campo político popular e progressista e que devem, nessa hora, manifestar o seu mais veemente repúdio a esse tipo de prática.

Petrolândia: Sucessor de Dona Santa na Câmara, Delano agradece votação recebida; Vereador do PSB em primeiro mandato não foi reeleito


Divulgação/Vereador Delano de Dona Santa

Quase meia tonelada queijo sem refrigeração é apreendida na BR 423, em Garanhuns

A carga não possuíam documento fiscal; os produtos estavam sendo transportados no compartimento de cargas sem qualquer refrigeração (Foto: PRF-PE/Divulgação)

Uma carga de 452 kg de queijo sem refrigeração foi apreendida nesta quarta-feira (18), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Os produtos foram comprados no estado de Sergipe e tinham como destino final o município de Jupí, também no Agreste Pernambucano.

Durante uma fiscalização no quilômetro 91 da rodovia, policiais abordaram um carro e ao verificarem o compartimento de carga, foram encontrados 452 kg de queijo sem a refrigeração necessária para conservar a qualidade do laticínio.

O motorista informou aos policiais que não possuía documento fiscal e que tinha plena consciência que transportava uma carga irregular. Ele ainda apresentou dois recibos constando o total pago pela carga de R$ 10.000 (dez mil reais).

A mercadoria foi encaminhada à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (ADAGRO), para as providências cabíveis.

Assessoria PRF PE

Antonio Coelho assume Liderança da Oposição na Alepe


O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) é o novo líder da Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa. Com o apoio unânime dos membros do grupo, o democrata assumiu a missão nesta quinta-feira (19), a partir da publicação da nomeação no Diário Oficial.

“É uma honra poder desempenhar este papel em conjunto com esta bancada tão qualificada. E, assim, assumo o compromisso de exercer a função sempre de forma colegiada”, destacou Antonio Coelho, assinalando que a alternância de liderança é um movimento natural do processo democrático, permitindo a cada parlamentar dar sua contribuição à Casa Joaquim Nabuco, aos interesses do Estado e da população pernambucana.

Petrolândia: Em vídeo, ex-candidato a prefeito Fabiano Oliveira afirma que cidade vai continuar sob poder da mesma família após eleição de 2020


No último domingo (15/11), Petrolândia foi às urnas nas eleições municipais majoritária e proporcional. A prefeita Jane (PSB) não obteve êxito na campanha para reeleição. Foi eleita a chapa Fabiano Marques e Rogério Novaes, em coligação encabeçada pelo PTB.

Nesta quinta (19/11), em vídeo postado nas redes sociais, o advogado e empreendedor Fabiano Oliveira, que concorreu à prefeito pelo PROS, afirma que o resultado da eleição não trouxe mudança para Petrolândia. Segundo ele, a mesma família que domina a cidade há 30 anos vai continuar nos bastidores do poder.  

Confira o vídeo no Instagram>https://www.instagram.com/tv/CHx_n1bBvQv/?igshid=ru9oy2tjz1at

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta sexta (20/11) na CLIMAGEM a partir das 08:00 da manhã; agende já a sua consulta

 


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta sexta-feira (20/11), a partir das 08h:00 horas da manhã.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem




Petrolândia: Consultor de Marketing Paulo Carvalho faz palestra ''Sucesso nas vendas de fim de ano'' na próxima quinta (26), no Centro Cultural


Inscrições: Sala do Empreendedor/ Prefeitura

Horário de inscrição: das 8h as 13h.

 

Blog de Assis Ramalho 
Informação: Mabel

Tacaratu-PE: Lourdinha do Jornal agradece ao povo de Tacaratu e deseja boa sorte ao prefeito eleito Washington


NOTA DE AGRADECIMENTO

Eu, Lourdinha do Jornal, gostaria de agradecer à Deus e ao povo, pelo apoio e pelo incentivo nesta jornada que tive nas eleições municipais que ocorreram no domingo, 15 de novembro de 2020.

Eu sei que mesmo não chegando lá, nosso propósito se realizou, o nosso prefeito da vez,é uma pessoa bastante capacitada que como representante da nossa querida cidade só irá construir coisas boas fazendo não só nós seus eleitores,como à todos os tacaratuenses felizes,à partir do dia 1°de Janeiro de 2021.

Lutando pela mudança que tanto almejamos ocorra.

Desejo muita Boa sorte para o nosso prefeito Washington e Vice Givaldo Crente.

Desejando o mesmo aos meus colegas de campanha e aos demais empenhado a lutar  pelo nosso município. 

Um forte abraço,

Da colega: Lourdinha do Jornal

Petrolândia: Equipe gestora e professores da Escola Delmiro Gouveia convoca alunos para irem buscar suas atividades impressas

Escola Estadual Delmiro Gouveia - Petrolândia - (Foto: Assis Ramalho)

 A Escola Delmiro Gouveia - Petrolândia-PE, sua equipe gestora e professores, comunica a você aluno matriculado no ano de 2020 que não esteja participando nos grupos de Whatsap ou de forma presencial, 
para que venha à escola buscar suas atividades impressas. Não fique para trás. O ano está terminando, mas você deve continuar estudando. Conclua o seu ano letivo. A escola convoca sua presença!

AGUARDAMOS VOCÊ!!!

Blog de Assis Ramalho

Informação: Equipe gestora da Escola Delmiro Gouveia - Petrolândia-PE


 

Petrolândia: Delgado Construções apoia o Novembro Azul - Ame-se, previna-se


 Delgado Construções

Petrolândia: Família parabeniza os 98 anos de Expedita Ramalho

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR



Nesta quinta-feira, 19 de novembro de 2020, Expedita Ramalho, avó deste blogueiro, recebe os parabéns de suas filhas, netos, bisnetos, trinetos, e demais parentes, na comemoração de seu aniversário de 98 anos.

Que sua história de vida seja hoje, mais do que nunca, recordada com muita clareza. Ela ultrapassou inúmeros desafios, muitas provas de fogo! é uma pessoa que não sabe o que é desistir.

Completar 98 anos é obra de Deus! E é um exemplo de como se deve viver em em família.

Parabéns, que Deus a abençoe com saúde e lucidez.

Conheça um pouco do seu histórico!

Expedita Jacobino Ramalho nasceu em 19 de novembro de 1922, no Sítio Cajazeiras, município de Ibiara, no sertão da Paraíba. Filha de Isaías Jacobino de Souza e Ana Ramalho de Souza, ficou órfã de mãe aos 20 anos de idade.

A convite do pai, Isaías, fizeram um passeio para visitar familiares que residiam na região de Tacaratu-PE. Nessa visita conheceu o jovem Antônio Nunes de Souza, filho único do tacaratuense Pedro Nunes de Souza e de Marcionila Gomes Souza, natural de Floresta-PE. Apaixonados, casaram-se pouco tempo depois.

Antônio e Expedita constituíram família e tiveram 11 filhos: Elita, Maria José, Eliêda, Socorro, Carminha, Aparecida, Naninha, Manoel (falecido), Pedro, Antônio e Isaías.

Parabéns, vovó!


Esposo de Expedita Ramalho, Antônio Nunes faleceu em 26/11/2001


Por causa da pandemia da COVID-19, o aniversário desse ano não terá comemoração presencial entre toda a família.   VEJA ABAIXO FOTOS/ARQUIVOS
















Redação do Blog de Assis Ramalho



Justiça afasta diretoria da Aneel e do ONS após crise energética no Amapá

Medida busca evitar que os gestores interfiram na apuração das responsabilidades pelo apagão que atinge o estado desde o dia 3 de novembro.

A Justiça Federal no Amapá determinou, nesta quinta-feira (19), o afastamento da atual diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e também dos atuais diretores do Operador Nacional do Sistema (ONS) por 30 dias (veja abaixo quem são os atuais diretores).

A medida busca evitar que os gestores interfiram na apuração das responsabilidades pelo apagão que atinge o Amapá há 17 dias. O G1 aguarda um posicionamento da Aneel, do ONS e também da Advocacia Geral da União (AGU).

O ONS é responsável pela coordenação e controle da operação de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados (como aqueles que têm garantido o abastecimento em Oiapoque, no extremo Norte, e Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no extremo Sul do estado). O operador é fiscalizado pela Aneel, que foi criada para regular o setor elétrico brasileiro.

Foram dois blecautes totais, um no dia 3, que levou 4 dias para ter o fornecimento retomado, e outro na última terça-feira (17), que foi ajustado em cerca de 5 horas. Há investigações abertas em órgãos federais (incluindo no ONS e na Aneel) e estaduais para explicar as causas. Enquanto convive com um rodízio de energia, a população usa luz do sol, não dorme direito e perde eletrodomésticos.

Governo de Pernambuco vai fortalecer e ampliar as feiras agroecológicas

Projeto enviado à Assembleia cria a Política Estadual de Agroecologia, estimulando a abertura de novas feiras, segmento no qual o Estado já é líder no Nordeste

O governador Paulo Câmara enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quarta-feira (18.11), projeto de lei que vai fortalecer e ampliar ainda mais as feiras agroecológicas, setor no qual Pernambuco já tem liderança consolidada no Nordeste. A proposta que será submetida aos deputados institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado de Pernambuco, com foco na promoção da agroecologia e fortalecimento do sistema orgânico de produção agropecuária. Além disso, visa reforçar as ações de desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações do campo e da cidade.

Assim como o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF), criado por iniciativa do Poder Executivo em junho deste ano, a Política Estadual de Agroecologia atende a uma demanda antiga dos movimentos sociais do campo, da agricultura familiar e da agroecologia. A proposta também dialoga diretamente com o Programa de Alimentação Saudável do Nordeste (PAS/NE), instituído em agosto deste ano pelo Consórcio Nordeste como forma de valorizar a agricultura familiar e a alimentação saudável, indo de encontro à política de intensificação do uso de agrotóxicos adotada pelo Governo Federal.

Dia da Consciência Negra: Conselho Nacional de Justiça e Faculdade Zumbi dos Palmares firmam parceria nesta sexta (20/11)


Nesta sexta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Faculdade Zumbi dos Palmares firmam parceria para reforçar o combate à discriminação racial do Judiciário. A cerimônia será às 13h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, e contará com a presença do presidente do Conselho, ministro Luiz Fux, e do diretor-presidente da entidade, Raphael de Lima Vicente.

Com a cooperação técnica, as duas instituições vão desenvolver estudos e pesquisas de avaliação, observação e monitoramento de políticas afirmativas e de cotas raciais nos concursos da magistratura, nos estágios, órgãos e ambientes da Justiça. Além disso, serão propostos projetos e políticas que incentivem a cultura de tolerância, mediação, pacificação e resolução dos conflitos.

Agência CNJ de Notícias

No Recife, PCdoB comemora a eleição de sua bancada de dois vereadores e a passagem de João Campos e Isabella de Roldão para o segundo turno


Vamos completar a vitória! 

NOTA DA DIREÇÃO MUNICIPAL DO PCDOB DO RECIFE 

O resultado mais importante do primeiro turno das eleições municipais foi a derrota do bolsonarismo,marcado pelo fracasso nas urnas dos principais candidatos apoiados por Bolsonaro. Ao seu modo, por múltiplas e variadas escolhas, o povo votou majoritariamente por quem defende a vida, a ciência e a democracia. Esta derrota da extrema-direita, porém, não encerra o conturbado momento marcado por uma grave crise econômica e a maior crise sanitária da história, além de crises políticas fabricadas sucessivamente por um presidente que não governa a Nação. 

O Recife falou bem alto para o Brasil: Viva a vida, a ciência, a democracia, os direitos do povo! Por isso o PCdoB comemora a eleição de sua bancada de dois vereadores e a passagem de João Campos e Isabella de Roldão para o segundo turno. Saúda também o fato de que cerca de 60% dos recifenses votaram nas forças progressistas. 

Para a vitória se completar, o PCdoB defende o fortalecimento de uma política de frente ampla democrática, com a unidade das forças da esquerda e do centro político da sociedade que se dispõem ao diálogo pelo bem comum e melhoria da vida das pessoas. A Frente Popular liderada por João Campos representa estes valores. 

Abertas Inscrições de processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos do IF Sertão-PE Campus Floresta, com 205 vagas


O Processo Seletivo 2021 para os Cursos Técnicos do IF Sertão-PE Campus Floresta está com inscrições abertas até 20 de dezembro. Nesta edição são ofertadas no total 205 vagas para os cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico (Informática e Agropecuária), Técnico em Administração na modalidade PROEJA, e Técnico Subsequente (Agropecuária).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço: aluno.ifsertao-pe.edu.br. A seleção será feita através de análise de histórico escolar, para isso o candidato deverá anexar o histórico escolar (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental e ficha 19, para Nível Médio) ou documento equivalente no ato da inscrição.

A modalidade de Ensino Médio integrado é destinada a estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental, nesta modalidade o estudante terá acesso às disciplinas comuns ao Ensino Médio e também formação profissional Técnica na área escolhida durante os 03 anos de duração do curso. São ofertadas 30 vagas para o curso Técnico em Informática, e 70 vagas para o curso Técnico em Agropecuária (dividido em duas turmas), com início das aulas em março de 2021, no período da tarde.

Em nota, senador Fernando Bezerra Coelho anuncia neutralidade do MDB-PE na eleição do Recife, "no momento em que duas candidaturas do campo da esquerda disputam o segundo turno"


O senador Fernando Bezerra Coelho distribuiu nota à imprensa, após o resultado das eleições à Prefeitura do Recife, realizada no domingo (15/11). O candidato apoiado pelo líder do governo federal no Senado era Mendonça Filho (DEM), que não passou ao 2º turno, que vai ser disputado entre os primos Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB). Segundo FBC, sua posição é de neutralidade, alinhada à orientação de Jair Bolsonaro de não apoiar candidaturas de esquerda nas eleições municipais. Confira abaixo à nota, na íntegra.

No primeiro turno das eleições municipais, apoiei a candidatura de Mendonça Filho à Prefeitura do Recife por estar convencido de que seu nome melhor representava os anseios de mudança da população e o campo de centro-direita. Nesse sentido, trabalhei pela união dos partidos em torno da candidatura do Democratas e, sem êxito, não fomos para o segundo turno. Os números do pleito de domingo demonstram que estávamos certos. No momento em que duas candidaturas do campo da esquerda disputam o segundo turno, como líder do governo do Presidente Jair Bolsonaro, assumo a posição de neutralidade. Mantenho, contudo, a disposição de continuar trabalhando em favor da população do Recife, ajudando na interlocução com o Governo Federal e contribuindo com o desenvolvimento da nossa capital seja qual for o resultado final da eleição.

Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE)

Redação do Blog de Assis Ramalho

População Negra na perspectiva das Mulheres e LGBTQI+ na programação do Mês da Consciência Negra da SDSCJ


Nesta quinta-feira (19), a partir das 16h, via Youtube www.youtube.com/secdesenvolvimentosocial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) haverá debate sobre população negra na perspectiva das Mulheres e LGBTQI+. O encontro ia acontecer na quarta passada, dia 11/11, mas devido a problemas técnicos, foi remarcado. A discussão será aberta ao público e faz parte da programação da secretaria para o Mês da Consciência Negra.

A programação é uma ação da Secretaria Executiva de Políticas para o Desenvolvimento Social (SEPDS), e da Secretaria de Juventude com a Coordenadoria de Igualdade Racial do Estado. O tema escolhido este ano foi “Ona Agbon - Caminho da Sabedoria. Um diálogo dos negros para a sociedade na década afrodescendente”. Todas as quartas-feiras deste mês haverá debates com personalidades negras com temáticas variadas.

“Discutir políticas públicas para a população negra é primordial para construção de uma sociedade antirracista, justa, e com igualdade social. Como Estado, devemos garantir os direitos das negras e negros em todas as áreas e assegurar a equidade de condições sociais para todas e todos”, lembra o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

Concurso de fotografias: CPRH disponibiliza fotos para julgamento popular; Votação termina nesta sexta (20/11)


A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) publicou no seu instagram (@cprh), as fotos finalistas no concurso de fotografias “Unidades de Conservação no Meu Caminho”, para o julgamento popular. A Comissão Julgadora do concurso selecionou 15 fotos, sendo cinco de cada categoria: Paisagem, Biodiversidade e Ações para proteção, que ficarão disponíveis para votação, até às 19h, da próxima sexta-feira (20). O resultado final será divulgado no sábado, dia 21.

De acordo com o regulamento do concurso, as três fotos mais curtidas em cada categoria serão as finalistas e a imagem que tiver mais curtida, será a vencedora. Os autores das fotografias vencedoras, em primeiro lugar de categoria, receberão um smartphone, os demais serão premidos com certificados e um kit de materiais didáticos produzidos pela CPRH.

O I Concurso de Fotografias “Unidades de Conservação no Meu Caminho”, faz parte da programação da IV Semana das Unidades de Conservação da Natureza, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pela Agência Estadual de Meio Ambiente Meio (CPRH), iniciada na última terça-feira (17).

CPRH

Embrapa-Petrolina alerta sobre surto de enterotoxemia em caprinos e ovinos criados na Caatinga

A doença não é contagiosa, portanto, não é transmitida de um animal doente para um sadio nem para humanos, ou seja, não é considerada uma zoonose

A Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) tem registrado, nos últimos meses, a ocorrência de diversos casos de enterotoxemia em caprinos e ovinos criados em áreas de Caatinga no Vale do São Francisco. A doença é a mais importante clostridiose dessas espécies, por isso a Empresa faz um alerta aos criadores da região, visto que a enfermidade tem alto índice de mortalidade.

A doença é causada por uma toxina chamada épsilon, produzida pela bactéria Clostridium perfringens Tipo D no trato gastrintestinal dos animais, acarretando um quadro de infecção aguda.

De acordo com a médica veterinária e pesquisadora responsável pelo Laboratório de Sanidade Animal (LSA) da Embrapa Semiárido, Josir Laine Veschi, vários fatores estão associados à ocorrência da enterotoxemia em caprinos e ovinos, tais como as mudanças bruscas na alimentação, dietas muito ricas em carboidratos, situações estressantes, ou ainda a ocorrência de diversos outros fatores, ainda não totalmente esclarecidos.

Petrolândia: A ESPERA TERMINOU! Chegou a Black Friday Pisebem Revestimentos



A ESPERA TERMINOU!
CHEGOU A BLACK FRIDAY PISEBEM REVESTIMENTOS

Não deixe para amanhã a reforma que você pode começar hoje!

Venha conferir as ofertas da Black Friday Pisebem Revestimentos e saia com tudo que você precisa para deixar a sua casa do seu jeito.

Durante todo o mês de novembro estaremos com descontaços de até 50 % em produtos selecionados.

Você não ouviu errado! ATÉ 50% DE DESCONTO.

Não perca essa grande oportunidade de comprar barato. Venha para a Pisebem Revestimentos.

BR 316, nº 320 - Centro Petrolândia-PE.

Pisebem revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho