segunda-feira, 17 de maio de 2021

Confira Edital para seleção de estudantes para estágio remunerado na Agência da Previdência Social em Petrolândia

Agência do INSS em Petrolândia/PE - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

A Agência do INSS em Petrolândia/PE torna público o processo de seleção para estágio remunerado de alunos do ensino médio conforme as disposições abaixo.

1. DO PROCESSO SELETIVO

1.1. O presente processo seletivo é destinado para preenchimento de 02 (duas) vagas e cadastro de reserva. As vagas serão para alunos que estudam nos turnos vespertino ou noturno, que estejam preferencialmente no 1º ou 2º ano do Ensino Médio.

1.2. Os candidatos classificados serão convocados para o preenchimento das vagas imediatamente após conclusão da etapa de seleção; ou eventualmente, nos casos fortuitos, durante o prazo de validade da seleção, que será de 1 (um) ano, contado da data de divulgação do edital e prorrogável por mais 1 (um) ano, a critério da Administração.

1.3. Fica estabelecida a data de divulgação do edital em 18/05/2021.

2. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

2.1. A Comissão de Seleção será composta por servidores da APS Petrolândia/PE.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Poderão inscrever-se para a seleção estudantes do ensino médio, com idade mínima de 16 anos na data da contratação, devidamente matriculados em instituições de ensino de nível médio reconhecidas pelo Ministério da Educação (cursando o Ensino Médio). O ato de inscrição implica na aceitação tácita de todas as condições dispostas neste Edital;

3.2. O período de inscrição será entre 18 e 22/05/2021.

3.3. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail aps15023070@inss.gov.br, mediante encaminhamento de currículo;

4. PROCESSO SELETIVO

4.1. A seleção realizar-se-á em duas etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório e ocorrerão simultaneamente, conforme abaixo:

ETAPAS DE SELEÇÃO


1.

Envio de Currículo (email)

Data: 18 a 22/05/2021

24h todos os dias

2.

Vídeo Apresentação (whatsapp)

Data: 18 a 22/05/2021


24h todos os dias

4.2. O Currículo do candidato deverá ser enviado exclusivamente para o e-mail: aps15023070@inss.gov.br

4.3. No currículo deve constar: informações pessoais como nome completo, filiação, data de nascimento, CPF, RG, e-mail, telefone e endereço residencial atualizado; escolaridade; cursos extracurriculares (se houver);

4.4. Do Vídeo Apresentação: o candidato deverá apresentar num vídeo de no máximo 1’30’’ (um minuto e meio) suas qualidades pessoais e aptidões sociais para trabalhar com o público e em equipe, bem como discorrer sobre seu objetivo com o estágio no INSS. Também poderá pontuar participação em atividades sociais extracurriculares, se houver (corais, grupos jovens, esportes, ONG’s, etc). Os vídeos deverão ser encaminhados para o nr. 87 9 9113-1003 (whatsapp);

5. OUTRAS CONSIDERAÇÕES

5.1. O candidato deverá encaminhar vídeo em linguagem clara e formal, com enquadramento nítido do rosto e som sem ruído; com iluminação que permita sua identificação em confrontação com documentos no momento de possível contratação; evitar vestuário inadequado.

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1. A listagem com a divulgação do resultado da seleção será no dia 24/05/2021, em quadro afixado na entrada da APS Petrolândia, na Av. Auspício Valgueiro Barros, 671, quadra 13 – Centro. 6.2 e também na internet, inclusive nos blogs locais. Os candidatos integrantes do cadastro de reserva, na abertura de novas vagas, poderão ser chamados dentro do prazo de validade desse certame.

7. DA CONTRATAÇÃO DO ESTÁGIO

7.1. O candidato selecionado será convocado para o processo de contratação, formalizado por intermédio do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, devendo o candidato convocado seguir as orientações e procedimentos necessários para a celebração do respectivo Termo de Compromisso.

7.2. O início do estágio dar-se-á com a assinatura do Termo de Compromisso, que não gera direitos trabalhistas ou funcionais ou vínculo empregatício, nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

8. DO ESTÁGIO

8.1. O regime de estágio terá a carga horária 20 (vinte) horas semanais, matutinas.

Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Petrolândia, 18 de maio de 2021.

Neemias Damasceno, gerente da Agência da Previdência Social-APS em Petrolândia, em entrevista ao programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia, com o radialista e blogueiro Assis Ramalho

Blog de Assis Ramalho
Informação: Neemias Damasceno, gerente da Agência da Previdência Social-APS em Petrolândia

Boletim desta segunda (17): Brasil registra mais 786 mortes por Covid-19, menor aumento diário desde março

Enterro de vítima da Covid-19 no cemitério da Vila Formosa, em São PauloEnterro de vítima da Covid-19 no cemitério da Vila Formosa, em São PauloFoto: Carla Carniel/Reuters (17.mar.2021)

O Brasil registrou nesta segunda-feira (17) mais 786 mortes por Covid-19. Esse é o menor aumento diário desde 1º de março, quando 778 vítimas entraram na contagem.

Os dados costumam ficar represados aos domingos e segundas por conta do funcionamento de laboratórios e secretarias da Saúde. Ainda assim, esse é o menor número em onze semanas.

Com a atualização, o país soma 436.537 óbitos em decorrência da doença.

Também foram confirmados mais 29.916 casos, totalizando 15.657.391.

Mais cedo, o Ministério da Saúde disse que espera receber da China um novo lote de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) até o dia 26 de maio. O IFA é necessário para a produção da Coronavac pelo Instituto Butantan, de São Paulo, que está com a fabricação suspensa por falta de insumos desde quarta-feira (12). A interrupção deve atrasar o cronograma de entregas do Instituto.

Antonio Coelho prestigia entrega da Sala da Cidadania do Incra em Tacaratu




A cidade de Tacaratu, no Sertão pernambucano, passou a contar, nesta segunda-feira (17), com a primeira unidade da Sala de Cidadania do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Articulado pelo deputado estadual Antonio Coelho (DEM) junto ao Incra, o equipamento foi inaugurado em um breve ato com a presença do prefeito Washington Angelo (MDB), do vice-prefeito Givaldo Crente, do superintendente do Incra em Pernambuco, Thiago Angelus, e lideranças da região. A sala vai funcionar na Secretaria Municipal de Agricultura.

A Sala da Cidadania é uma política pública de Educação do Campo desenvolvida em áreas de Reforma Agrária e tem como finalidade prestar assistência a proprietários de imóveis rurais e a famílias assentadas no município. Tacaratu possui, atualmente, 6 projetos de assentamentos com cerca de 1.000 famílias atendidas. No ato, o superintendente do Incra-PE também entregou 35 Contratos de Concessão de Uso e anunciou a viabilização de 100 contratos de concessão de créditos a famílias assentadas no município. “Estamos finalizando esses projetos para a aplicação desses créditos”, assinalou Angelus.


“Essa parceria entre Incra e Prefeitura de Tacaratu vai permitir um acesso mais amplo dos assentados às ações realizadas pelo Incra, como a regularização fundiária e a concessão de crédito, por exemplo, sem que precisem se deslocar para outras localidades. É uma cooperação técnica que vai incentivar ainda mais a agricultura familiar e promover maior dignidade à população”, destacou o parlamentar.

Antonio Coelho também pontuou que a instalação da Sala da Cidadania integra um conjunto de ações que ele vem desenvolvendo junto à gestão municipal. Recentemente, o município foi contemplado com recursos destinados à pavimentação, bem como a entrega de maquinário agrícola e a perfuração de poços artesianos, fruto de recursos federais de emendas parlamentares articuladas junto ao deputado federal Fernando Filho (DEM).

Confira abaixo mais fotos do evento

Vaqueiro alagoano morre ao ser arrastado por boi durante vaquejada, em Paranatama (PE); veja vídeo

Luva do vaqueiro ficou presa na cauda do boi e, em seguida, a vítima foi arrastada
— Foto: TV Vaquejada/Reprodução

Um vaqueiro alagoano, identificado apenas como "Tanda", morreu após ter sido arrastado por um boi durante uma vaquejada realizada em Paranatama, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu no sábado (15), mas a Polícia Civil confirmou ao G1 na manhã desta segunda-feira (17).

Por meio de nota, a Organização da 5ª Grande Vaquejada do Parque e Haras Paraná e toda comunidade vaqueira lamentou a morte do vaqueiro alagoano Tanda. O Parque e Haras Paraná destacou que todo o suporte e assistência à vítima foi providenciado com atendimento pela equipe socorrista de plantão 24 horas, encaminhando o competidor ao hospital da cidade, onde já chegou em óbito. O Parque e Haras Paraná ressaltou, ainda, que todos os protocolos da ABVAQ de segurança dos atletas e dos animais foram tomados mas que, lamentavelmente, ocorreu a fatalidade com o competidor.

No vídeo abaixo, divulgado pela TV Vaquejada, que transmitia a prova, mostra o exato momento do acidente.


Por G1 Caruaru

Tacaratu: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta terça (18/05) na Clínica e Laboratório Jaques; ligue e marque sua consulta


 
A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa atendimento para esta terça-feira, 18 de maio de 2021. Confira abaixo!

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-45

Veja abaixo profissionais que atenderão nesta terça-feira (18)



Dr Robson Oliveira (Otorrinolaringologista) - Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta terça-feira (18/05/2021)



Dr André de Carvalho (Ortopedista e Traumatologista) - Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta terça-feira (18/05/2021)

Dr Blênio Alves (Endoscopia Digestiva/Gastroenterologia) - Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta terça-feira (18/05/2021)


Dra Joane Barboza Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta terça-feira (18/05/2021)



Dr Esaú Cardoso (Pediatra) - Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta terça-feira (18/05/2021)




Blog de Assis Ramalho
Informação:/Clínica e Laboratório Jaques

Petrolândia: Visando disputa nas próximas eleições, empresário Zé Roberto da Verdura firma apoio ao Deputado Antônio Coelho


Iniciando uma carreira Política, o empresário Zé Roberto da Verdura poderá disputar as próximas eleições em Petrolândia-PE.

O futuro pré candidato, firmou apoio ao Deputado Estadual Antônio Coelho e com isso é mais um a somar e se juntar a Força política do Senador Fernando Bezerra Coelho e Fernando Filho.

Por: Assessoria do Deputado Antônio Coelho

Deputado Fabrizio Ferraz destaca redução da violência em Pernambuco


O deputado estadual Fabrizio Ferraz comemorou a redução dos índices de violência em Pernambuco. O parlamentar, presidente da Comissão de Segurança e Defesa Social da Alepe, destacou que os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) chegaram ao menor número para o período desde 2014, com 17.106 queixas. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social do Estado, 2013 foi o ano que apresentou menos casos desse tipo de crime na série histórica, ao contar 16.370 registros.

Ainda de acordo com a SDS, o total de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos quatro meses iniciais deste ano foi de 1.134, o mais reduzido para o período em 7 anos. Somente 2014, com 1.124 mortes, ficou abaixo. Se compararmos o quadrimestre deste ano com o mesmo período de 2020, a diminuição percentual nos CVLIs foi de 13,8%. Segundo a Secretaria, Pernambuco também teve o abril com a menor incidência de homicídios dos últimos 7 anos.

Boletim desta segunda-feira (17/05/2021): Em 24 horas, Pernambuco registra 701 novos casos e 31 mortes pela Covid-19

Pernambuco registrou, nesta segunda-feira (17), 701 novos casos de Covid-19, segundo o balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que também informou a notificação oficial de 31 mortes em decorrência da doença.

Agora, Pernambuco totaliza 443.064 casos confirmados da doença, sendo 42.666 graves e 400.398 leves.

Entre os confirmados desta segunda, 71 (10%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 630 (90%) são leves.

Além disso, os óbitos confirmados correram entre 13/01/2021 e esse sábado, 15 de maio de 2021.

Petrolândia: Aniversariante desta segunda (17), Edmilson do Plano Saf recebe os parabéns da família e amigos


Edmilson da Silva Oliveira, residente em Petrolândia, é aniversariante desta segunda-feira(17/05/2021) e recebe os parabéns da esposa Adriana Silva. Ambos são funcionários/administradores da Rede SAF em Petrolândia.

As felicitações também são do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Parabéns!!!

Notícia relacionada

Petrolândia: Edmilson, da Rede SAF (Serviço de Assistência Familiar), se destaca em pesquisa como melhor motorista de funerária


O motorista e administrador da Rede SAF em Petrolândia, Edmilson da Silva Oliveira, foi destaque em pesquisa (melhores do ano) como melhor motorista de funerária de Petrolândia.

Parabéns!!!Saiba sobre os serviços da Rede SAF (Serviço de Assistência Familiar) em Petrolândia e região

Decreto qualifica trecho de 22 km da BR-235 em Petrolina para programa de Programa de Parcerias e Investimentos

Foto: Ricardo Botelho/Minfra

O governo federal publicou hoje (17) no Diário Oficial da União decreto qualificando trecho da rodovia BR-235/PE, em Pernambuco, no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), para fins de apoio ao licenciamento ambiental.

O trecho tem 22 quilômetros e fica entre o município de Petrolina (PE) e a divisa com o estado da Bahia. Esse trecho será considerado como estruturante para o Plano Nacional de Viação.

Em toda a sua extensão, a BR-235 atravessa os estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Segundo a página do PPI na internet, trafegam diariamente no trecho qualificado da rodovia 2 mil veículos.

Agência Brasil

Ministério da Saúde elabora documento contraindicando cloroquina e azitromicina no tratamento da Covid-19

Até o começo de maio, a pasta tinha protocolo que indicava a administração dessas e outras drogas para tratar coronavírus, mesmo com pareceres contrários de órgãos internacionais da saúde.

Após retirar da página oficial do Ministério da Saúde orientações sobre uso da cloroquina, azitromicina e ivermectina no tratamento da Covid cerca de uma semana atrás, a pasta elaborou um novo documento contraindicando o uso desses medicamentos em pacientes hospitalizados com a infecção.

Noticiado pela Folha de S. Paulo e obtido pela TV Globo, o documento também aborda outros medicamentos até então defendidos pelo governo e pelo presidente Jair Bolsonaro, como a hidroxicloroquina e o remdesivir.

Finais do Paulistão: veja datas, horários e onde assistir


A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta segunda-feira as datas, horários e locais das finais do Campeonato Paulista, entre São Paulo e Palmeiras. Os rivais garantiram vaga na decisão do estadual no último domingo, ao vencerem, respectivamente, Mirassol e Corinthians.

As finais ficaram assim:

Quinta, 20/5, Palmeiras x São Paulo, 22h, no Allianz Parque (Globo, SporTV e Premiere)
Domingo, 23/5, São Paulo x Palmeiras, às 16h, no Morumbi (Globo, SporTV e Premiere)

Diferentemente das fases de quartas de final e semifinal, definidas em jogos únicos, a final do Paulistão será disputada em dois jogos, no sistema de ida e volta.

Por ter tido melhor campanha, o São Paulo tem a vantagem de fazer o segundo jogo no Morumbi. Mas esse é o único benefício. Em caso de empate, o título será definido nos pênaltis.

VEJA TAMBÉM


Por Redação do ge — São Paulo

Fiocruz deve receber nova remessa de IFA no sábado



O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) deve receber no próximo sábado (22) uma nova remessa de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção de vacinas contra a covid-19.

Os carregamentos do insumo são importados da China, onde são produzidos pela Wuxi Biologics. Após a próxima entrega, está prevista a chegada de mais uma remessa para o dia 29 de maio.

Com o desembarque desses dois carregamentos de IFA no Brasil, a Fiocruz afirma que estará garantida a entrega de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações nas três primeiras semanas de junho.

Em publicação nas redes sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância das novas remessas.

CPI da Pandemia recebe dados sobre perfis que espalharam mentira sobre vacinas

CPI da Pandemia investiga ações e omissões no combate à pandemia de Covid-19CPI da Pandemia investiga ações e omissões no combate à pandemia de Covid-19 no BrasilFoto: Edilson Rodrigues - 12.mai.2021/Agência Senado

A CPI da Pandemia recebeu um ofício encaminhado pelo Google com informações sobre páginas do YouTube que espalham desinformação sobre vacinas. O documento faz parte do material levantado pela CPMI das Fake News, que tem deputados e senadores e cujos trabalhos estão suspensos desde abril de 2020.

A CPMI das Fake News recebeu informações sobre dois canais do Youtube e 7 páginas do Facebook que promoveram desinformação sobre vacinas, obtidos após a apresentação de um estudo da Sociedade Brasileira de Imunizações. O levantamento mostrou que 7 a cada 10 brasileiros compartilham e acreditavam em informações falsas sobre vacinas. Os dados foram repassados à CPI da Pandemia.

Trabalhadores nascidos em dezembro podem sacar, a partir de hoje (17), auxílio emergencial




Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em dezembro podem sacar, a partir de hoje (17) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 29 de abril.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro podia ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Com a retirada, a Caixa conclui o pagamento da primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial. A segunda rodada começou a ser depositada ontem (16) para os trabalhadores e inscritos no CadÚnico nascidos em janeiro.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

Petrolândia: Familiares e amigos se despedem do mototaxista Júnior


Vários colegas mototaxistas acompanharam o cortejo realizando um buzinaço em homenagem ao amigo


O último adeus ao mototaxista Adolfo Menezes  Fonseca da Silva Junior foi marcado por forte comoção de familiares e amigos no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, na tarde deste domingo, 16 de maio de 2021. 

Júnior, como popularmente era conhecido, faleceu aos 36 anos -  por volta das 2 horas da madrugada de domingo (16).  Após passar mal em sua residência, foi socorrido pela família ao hospital Dr Francisco Simões de Lima, mas não resistiu e faleceu.

Após o velório realizado na residência da família, na Rua Genésio Alves dos Santos (Nº 54), na Quadra 02 de Petrolândia, , o cortejo fúnebre dirigiu-se ao Cemitério local por volta das 17:00.

Vários colegas mototaxistas acompanharam o cortejo realizando um buzinaço em homenagem ao amigo.

Em momento de muita emoção, o corpo foi sepultado sob aplausos à sua memória

Júnior deixa a esposa Erica e a filha Kamily.

À família enlutada, nossos pêsames.














Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Arquivo/família

Petrolândia: Veja as 15 notícias regionais mais acessadas da semana do Blog de Assis Ramalho

 



Neste domingo, 16 de maio de 2021, o Blog de Assis Ramalho agradece aos milhares de acessos da semana, e publica relação das notícias regionais mais lidas da semana - no período de 09 a 15/05
[de segunda a sábado]. veja abaixo


Petrolândia: Justiça Federal determina prioridade na vacinação contra a Covid-19 da comunidade indígena Pankararu; Decisão fixa"prazo de 20 dias para o fornecimento das doses, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento".
Imagem/Daniel Filho

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada (PE), a Justiça Federal determinou que o Estado de Pernambuco e a União garantam a distribuição das doses necessárias para a vacinação prioritária, contra a covid-19, do povo indígena Pankararu da Aldeia Angico, localizada no município de Petrolândia, no sertão pernambucano. A decisão fixa prazo de 20 dias para o fornecimento das doses, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

A Justiça havia intimado o MPF a apresentar manifestação no âmbito de ação ordinária movida contra a União pela comunidade indígena ainda não tinha sido contemplada pelo Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, embora a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) tenha promovido a vacinação de outros indígenas da etnia Pankararu.

Na manifestação do MPF, o procurador da República André Estima destaca que, embora a região ocupada pela Aldeia Angico Pankararu não seja Terra Indígena ou área de reserva demarcada, a comunidade existe e vive de modo tradicional, atendendo aos requisitos legais e à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou prioridade na vacinação dos povos indígenas localizados em terras não homologadas.

Reforça ainda que a Lei nº 14.021/2020, que dispõe sobre as medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da covid-19 nos territórios indígenas, impõe que serão abrangidos, dentre outros grupos, os indígenas isolados e de recente contato, aldeados e aqueles que vivem fora das terras indígenas, em áreas urbanas ou rurais.

A pedido do MPF, a Justiça Federal também incluiu o Estado de Pernambuco no polo passivo do processo, uma vez que a ação ordinária movida pela comunidade indígena havia sido ajuizada apenas contra a União.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco

Notícia relacionada

Petrolândia: Vereador Técio de João Vicente faz indicação ao prefeito Fabiano Marques para que seja adicionado o valor do ADICIONAL DE INSALUBRIDADE de 40% aos profissionais da saúde

Vereador Técio de João Vicente , em sessão do dia 12/05/2021 faz indicação ao gestor do município para que seja adicionado ao pagamento, o valor do ADICIONAL DE INSALUBRIDADE de 40% (quarenta por cento), a todos os profissionais da saúde, enquanto durar o estado de calamidade pública provocado pela pandemia decorrente do COVID -19, e, passado a pandemia que continue a ser pago o adicional de insalubridade conforme exposição aos agentes nocivos à saúde, na forma da lei; Solicito também que a legislação municipal seja adequada às Normas Regulamentadoras - PORTARIA Nº 3.214, DE 08 DE JUNHO DE 1978 – com alterações posteriores.

Blog de Assis Ramalho
Por/Assessoria


FNE Verde Sol: Banco do Nordeste financia Projeto Sustentável de Energia Solar em Petrolândia-PE

A  Agência do Banco do Nordeste do Brasil em Floresta, no Estado de Pernambuco, contratou operação pela linha FNE Verde Sol com o cliente Gustavo Costa Baldi. O projeto inovador e sustentável conta com o aval do agropecuarista Gualter Luiz Baldi, criador com vasta experiência na ovinocaprinocultura, membro do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura no Território do Sertão de Itaparica, do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter-BNB).

O projeto será implantado na Cabanha Santa Clara, localizada na comunidade rural de Brejinho de Fora, no município de Petrolândia. O empreendimento atua na ovinocaprinocultura, com produção intensiva de ovinos e caprinos de corte, para comercialização nos frigoríficos da região.

O proodutor Gualter Luiz Baldi explicou que o sistema fotovoltaico será direcionado para a irrigação de pastagem (capim, milho, sorgo e palma forrageira) e uso doméstico no campo. A estimativa é de uma economia de 85% na conta de energia, com um período de 10 anos.