sexta-feira, dezembro 03, 2021

Nordeste: comitê recomenda proibição de festas de Réveillon e carnaval


O Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendou nesta sexta-feira (3) a proibição de festas de Réveillon e carnaval na região por conta da variante Ômicron. De acordo com boletim da entidade, as festividades de fim de ano e a folia podem gerar aglomerações que intensificariam a transmissão do vírus e resultariam em uma nova onda de covid-19.

O documento cita o quadro global e nacional atual da pandemia e “incertezas futuras existentes” e recomenda ainda intensificar a vacinação por meio da busca ativa de pessoas que não completaram o esquema vacinal; ampliar o ritmo da imunização por meio de estratégias como carro de som e aplicação das doses nas escolas; e manter o uso obrigatório de máscaras faciais.

O comitê também defende medidas de proteção coletiva como a exigência do chamado passaporte da vacina para entrada em cinemas, teatros, estádios de futebol e outros.

“Essas novas variantes podem não somente ser mais transmissíveis e mais patogênicas como também evadirem da imunidade produzida pelas vacinas. Não por acaso que a identificação recente de uma nova variante na África do Sul, denominada Ômicron, esteja gerando tamanha tensão e expectativas entre políticos, gestores e especialistas”, destacou o boletim.

Agência Brasil

Secretário de Turismo de PE, deputado estadual licenciado Rodrigo Novaes confirma que concorrerá novamente à Alepe em 2022


O deputado estadual licenciado Rodrigo Novaes (PSD), atual Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, esteve em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, na noite dessa quinta-feira (02/12). O parlamentar compareceu à solenidade de entrega de veículos e equipamentos realizada pela Prefeitura. Rodrigo é aliado de longa data do prefeito Fabiano Marques (Republicanos) e do vice-prefeito Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes), do PSD, de quem é primo. 

Após o evento, o parlamentar participou de recepção na casa do prefeito. Na oportunidade, foi entrevistado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. 

Na conversa, Rodrigo reafirmou passagens de seu pronunciamento na cerimônia realizada na Orla Fluvial, onde entregou as chaves de uma ambulância de grande porte, fruto de emenda parlamentar de sua autoria. O secretário afirmou que, durante a gestão anterior, em evento realizado pelo Governo de Pernambuco para inauguração do sistema de abastecimento de água no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, ele havia anunciado uma emenda parlamentar para aquisição de uma ambulância para o município. Esses recursos teriam sido devolvidos por falta de apresentação de documentos para liberação da emenda. Na entrevista, assim como no discurso na Orla, Rodrigo fez grandes elogios à gestão municipal. 

Sobre seu passo em 2022, Rodrigo afirma que, devido aos vários desafios impostos nos últimos três anos, as circunstâncias não favorecem uma eventual candidatura a deputado federal. Ele afirma que vai disputar novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Na entrevista, Rodrigo ainda faz uma avaliação sobre as ações de sua gestão à frente da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer. Ele afirma que sua missão foi ampliar os horizontes do turismo em Pernambuco, apresentando novos destinos e atrativos, escondidos nas várias regiões do Estado. 

Confira a entrevista no vídeo abaixo. 


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: No aniversário deste blogueiro e radialista, amigos fazem visita surpresa durante o Acordando com as Notícias na Web Rádio Petrolândia


Ouvintes cativos do 'Acordando com as Notícias', programa transmitido ao vivo pela Web Rádio Petrolândia com Assis Ramalho, Tony Xavier (O Poeta do Povo) e seus amigos Leonardo (Supermercado Louana) e Flávio (residente da cidade de Arcoverde), resolveram nos presentear fazendo uma agradável visita surpresa na manhã deste sábado.

Hoje, 03 de dezembro, é dia em que este blogueiro e radialista muda de idade.

Agradeço o carinho dos amigos!

Também fico grato pelas inúmeras felicitações recebida ao longo do dia, e espero que a felicidade que vocês me desejaram volte para todos mil vezes maior. Abraços deste amigo de vocês!

Assis Ramalho

Prefeitura de Jatobá convida população para participar de pesquisa de avaliaçã dos serviços de saúde


A Prefeitura Municipal de Jatobá, por meio da Secretaria de Saúde, convida toda a população para participar da pesquisa de avaliação dos usuários que utilizam ou que já utilizaram os serviços de saúde do nosso município, preenchendo o formulário que se encontra logo abaixo. O objetivo desse canal de comunicação é, através dos resultados e respostas, buscar ações de melhoria nos serviços de saúde da nossa cidade.

A participação de todos é muito importante, visto que, todas as informações serão analisadas, o que permitirá fomentar discussões com os órgãos responsáveis e gerenciadores do setor, tendo em vista a melhoria dos planos e programas de saúde.
O questionário está disponível no Site da Prefeitura (www.jatoba.pe.gov.br).
Desde já, nós agradecemos pela sua participação.
Atenciosamente,

Blog de Assis Ramalho
Por: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Jatobá

Rota do Cordeiro: ADEPE e BNB visitam empreendimentos dos arranjos produtivos locais no Sertão de Itaparica e Sertão do São Francisco


Missão técnica formada por gestores da ADEPE – Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado Pernambuco, Prodeter-BNB e Rota do Cordeiro, visitaram nos dias 30/11 e 01/12/2021, os municípios de Floresta e Petrolina – PE, respectivamente, para conhecer as demandas dos produtores rurais e empreendedores da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, além de acompanhamento de outras atividades que são apoiadas pelo Força Local, programa que é liderado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - ADEPE, estatal vinculada à Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico.

Participaram do encontro o Gerente de Arranjos Produtivos Locais da ADEPE, Álvaro Eugênio, o Gerente de Assuntos Especiais, Paulo Mattoso, o Secretário de Governo do Município de Floresta, Dario Novaes Ferraz, o Secretário de Produção Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Betinho Numeriano, e o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo, coordenador do PRODETER – BNB no Território do Sertão de Itaparica Pernambuco.

Em Floresta, a comitiva visitou as instalações do Curtume Cabritos da Floresta, atualmente um dos maiores empreendimento do Nordeste, especializado no beneficiamento e processamento de peles de Caprinos e Ovinos, experiência de sucesso do empreendedor Adriano Ferraz. Após a visita os gestores do Programa Força Local, se reuniram com os gestores públicos municipais e Prodeter-BNB, para apresentar os objetivos e benefícios do 5º Edital do Programa Força Local, além de planejar ações de investimentos para os municípios integrantes do Território do Sertão de Itaparica e Sertão do São Francisco Pernambucano.

Em Petrolina, a comitiva foi acompanhada pela Agente de Desenvolvimento do BNB, Rosilene Duarte, que visitou a instalações do Abatedouro Frigorifico de Caprinos e Ovinos localizada no Distrito de Rajada, experiência de sucesso em gestão de abatedouro da CAPRICOM Frigorifico e Consultoria, empreendimento conduzido pelo experiente criador e empreendedor, Cândido Roberto, inserido na Rota do Cordeiro do MDR, com apoio dos parceiros do PRODETER-BNB, SEBRAE, SENAR, Embrapa Caprinos e Ovinos, Codevasf, UNIVASF, IF-SERTÃO, ADAGRO, IPA-PE, CMDRS, STR's, Prefeituras Municipais e Associações de Criadores Caprinos e Ovinos da região.

Ver mais fotos abaixo:

Petrolândia: Programação musical do final de semana no Maria Fumaça tem início nesta sexta, a partir das 19 horas


A programação musical do final de semana do Maria Fumaça tem início nesta sexta (03/12/2021)

Confira programação completa acima!

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

O funcionamento desta sexta-feira é até as 24 horas.

Silvio Costa Filho em Caruaru: “Zé Queiroz é uma referência da minha geração”

Em Caruaru, Silvio foi recebido pelo deputado estadual Zé Queiroz e pelo deputado federal Wolney Queiroz

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) visitou, na tarde desta sexta-feira (3), o ex-prefeito de Caruaru e deputado estadual Zé Queiroz (PDT) e o presidente do PDT, o deputado federal Wolney Queiroz. Na pauta, uma conversa sobre o momento político e econômico de Pernambuco e do Brasil.

“Tive o privilégio de ter exercido um mandato de deputado estadual ao lado do deputado Zé Queiroz, que é uma referência da minha geração. Ele sempre fez política com seriedade, compromisso e respeito às pessoas. Todos nós sabemos o amor que ele tem pelo Agreste de Pernambuco e sobretudo por Caruaru, cidade que governou por quatro vezes. Fiz questão de, após o isolamento social, visitar o nosso querido Zé”, ressaltou Silvio.

Malha aérea do Aeroporto do Recife é maior que em 2019

Foto: Matheus Ribeiro

Aeroporto dos Guararapes tem autorização da Anac para receber 6.792 pousos e decolagens no mês, num aumento de 5% com relação à pré-pandemia. Terminal é líder no Nordeste e amplia às ligações diretas para 41 destinos

Recife, 2 de dezembro de 2021 - A chegada da alta estação representa um período de grande expectativa para a vinda de turistas aos diversos destinos pernambucanos. Com o incremento de voos à malha aérea, os dados analisados para o mês de dezembro do Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre seguem em crescimento: mais uma vez, o terminal atinge números superiores aos praticados na pré-pandemia. De acordo com a pesquisa, o setor aeroviário tem ultrapassado os recortes de 2019, com um crescimento de 5,01% dos voos com autorização da Anac para serem operados.

O equipamento aeroportuário receberá 6.792 voos, entre chegadas e partidas. Em termos de comparação, em dezembro de 2019, quando o turismo no Estado crescia a todo o vapor, o aeroporto da capital operou 6.468 entre pousos e decolagens. A análise foi feita pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empetur, a partir de informações da Anac.

Augusto Coutinho quer manutenção de 500 mil empregos de frentistas em todo país

Foto: Leo Malafia/Divulgação

Em tempos de alta de desemprego e dos reflexos econômicos da pandemia da Covid-19, cerca de 500 mil trabalhadores de postos de combustíveis em todo país tiveram seus trabalhos assegurados. Isso porque o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) barrou duas tentativas de autorização de implantação do autoatendimento nos postos de combustíveis em todo país.

Na última quarta-feira, 1, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) o deputado rejeitou como relator o Projeto de Lei 2302/19. Na última semana, Augusto Coutinho também rejeitou como relator a Emenda 18 na MP 1063/21. As duas propostas negadas têm como objetivo retirar a obrigação da presença dos frentistas nos postos de combustíveis, revogando a Lei 9956/20.

“Dos componentes do preço do combustível, o que menos pesa são os frentistas. É um grande número de trabalhadores que de fato precisa ter emprego. Foi um posicionamento que a gente teve de imediato. Eu não vou contribuir com meu mandato para aumentar o desemprego no Brasil”, comentou o deputado.

INÉDITO: Oposição vence eleição da Câmara de Vereadores de Inajá para o biênio 2023/2024

Pela primeira vez na história política do legislativo de Inajá, um grupo oposicionista conseguiu impor uma derrota no grupo governista. 

Foi realizada na noite de quarta-feira(01.12.2021), a eleição antecipada para a presidência da Câmara de Vereadores do Município e na disputa, o grupo do atual prefeito Marcelo de Alberto(PSD) saiu derrotado. Com isso o próximo biênio da casa legislativa terá o comando do vereador Manoel de Arcelino(PP), integrante do grupo de oposição, que no município é liderado pelo ex-prefeito Leonardo Martins(PP).

A nova composição é a seguinte:  Presidente - Manoel Arcelino(PP), Vice- presidente - Flauzentino Martins(PP), Primeiro-secretário - Bel Galdino(PP). Também integram a bancada, os vereadores Dilson da moto(PP), Roberto Cardoso(PP), e o recém-chegado Tiago de Eliazér(PSD), que é o atual presidente da Casa Diocleciano Dantas.

A vitória da oposição fortalece o ex-prefeito e ex-presidente da CODEAM, 

Leonardo Martins(PP), que pode vir a disputar uma das vagas da ALEPE ano que vem.  Leonardo tem na conta os apoios do prefeito de Manari Júnior de Audálio, da vice-prefeita Zirlândia Martins, do Grupo do ex-prefeito Otaviano Martins e da oposição de Inajá, onde obteve 49% dos votos nas últimas eleições para prefeito.

Durante o lançamento da pré-candidatura Leonardo Martins estará anunciando o deputado federal que fará dobradinha nos municípios e o apoio de mais um prefeito.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria de Comunicação de Leonardo Martins

Líder da Oposição solicita ao governo de Pernambuco congelamento do IPVA 2022


Líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Antonio Coelho (DEM) usou a tribuna, na última quarta-feira (01), para solicitar ao governo de Pernambuco o congelamento do IPVA 2022. A proposta apresentada pelo democrata orienta-se no sentido de que não seja efetuada a atualização da base de cálculo do imposto veicular para o próximo ano, evitando, assim, mais um aumento de tributo aos contribuintes pernambucanos.

O parlamentar pontuou que, embora a alíquota cobrada pelos estados siga a mesma, a valorização expressiva dos automóveis novos e usados acarreta, por consequência, um aumento na base de cálculo do IPVA. Isso significa um imposto mais alto. As perspectivas apontam para reajustes que podem atingir a casa dos 30%.

“Medidas anti-inflacionárias de ordem estadual merecem ser debatidas nesta Casa. Por isso, fazemos, aqui, um apelo ao governo do estado para que tenha mais solidariedade com a sociedade pernambucana. O governo não pode querer ganhar em todas as instâncias na questão da arrecadação por conta da inflação. A proposta que apresentei a esta Casa é fiscalmente responsável e a gestão estadual tem capacidade de executá-la, basta ter força de vontade”, enfatizou o deputado.

Censo 2022: nova seleção terá mais de 207 mil vagas, diz IBGE

Recenseadores vão trabalhar uniformizados, utilizando bonés, coletes e bolsas azuis com a logomarca do IBGE — Foto: Renata Fontoura/g1 MS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que recebeu nesta sexta-feira (3) autorização oficial para realizar o processo seletivo com mais de 207 mil vagas para o Censo 2022. A informação foi publicada no Diário Oficial da União pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Serão selecionados 207.020 agentes temporários para as funções de:

agente censitário municipal (5.500 vagas)
agente censitário supervisor (18.420 vagas)
recenseador (183.100 vagas)

Haverá vagas em todos os municípios do país. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a empresa organizadora.

As inscrições nos processos seletivos de 2020 e 2021 não são válidas para o novo do Censo 2022.

Os interessados deverão fazer nova inscrição e pagar a taxa de inscrição para participar do novo processo seletivo.

O Censo Demográfico visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros, em todas as cidades do país, a partir de junho do próximo ano.

Devolução das taxas começa hoje

"Sobre as águas": Petrolândia é destaque na TV Brasil com trecho de documentário de Laura Castor no programa Agro Nacional


Na semana passada, no programa Agro Nacional, apresentado por Priscila Rangel na TV Brasil, exibiu um trecho de “Sobre as Águas”, documentário com direção de Laura Castor e edição de Rafa Sousa (Estúdio Sôza). No documentário, são apresentadas as histórias de casais de pescadores que vivem na região do Rio São Francisco, em Petrolândia, contam sobre o começo da colônia de pescadores Z–23 que ajudou no desenvolvimento da pesca no local. 

O documentário está disponível no YouTube em https://youtu.be/FpkkXl34Ww8?t=1002


No referido programa, a parte inicial traz informações sobre a Fazenda Atalaia, em São Paulo, onde antes se produzia café e agora se produz uma imensa variedade de queijos artesanais. Outro tema do programa é a polenta, prato típico das famílias italianas. 

O programa é encerrado com informações sobre estudo com plantas tóxicas do Cerrado que podem ajudar a reduzir o risco de doenças na pecuária.

Blog de Assis Ramalho
Informações/vídeo: TV Brasil

'Precisaremos de uma nova vacina contra a Covid-19, é só uma questão de quando', diz CEO da BioNTech sobre Ômicron

Ceo e cofundador da BioNTech, Ugur Sahin. Foto: MICHELE TANTUSSI / REUTERS

FRANKFURT — A empresa alemã BioNTech deve ser capaz de adaptar sua vacina contra o coronavírus de forma relativamente rápida em resposta ao surgimento da variante Ômicron, disse o CEO da BioNTech, Ugur Sahin, na conferência Reuters Next nesta sexta-feira.

— Acho que precisaremos de uma nova vacina contra a Covid-19, é uma questão de quando precisaremos dela — disse Sahin. — Temos capacidade de adaptar a vacina da Covid-19 relativamente rápido.

A BioNTech e a Pfizer juntas produziram uma das primeiras vacinas contra a Covid-19 e Sahin também disse que as vacinas deveriam continuar a fornecer proteção contra doenças graves, apesar das mutações.

— Esta variante pode infectar pessoas vacinadas. Estamos confiantes de que as pessoas vacinadas e com a dose de reforço terão proteção suficiente contra a doença grave causada por qualquer tipo (de variante). Saberemos em algumas semanas — pontuou.

Vale-gás terá valor de R$ 52 e será pago a partir deste mês, diz governo; veja quem terá direito ao benefício



A primeira parcela do vale-gás será paga ainda este mês para 5,58 milhões de famílias e terá o valor de R$ 52, informou o Ministério da Cidadania.

O cálculo corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio do botijão no país está, hoje, em R$ 102,46.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou o decreto que regulamenta o programa "Auxílio Gás dos Brasileiros". O texto foi publicado no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (3). Segundo o decreto, o benefício será pago a cada dois meses no valor equivalente a 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg.

O programa terá duração de 5 anos. Assim, como o pagamento será a cada dois meses, a previsão é de que sejam pagas 30 parcelas.

Para custear o programa, Bolsonaro enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional para pedir a abertura de crédito especial de R$ 300 milhões.

Conesa define prioridades para sanidade agropecuária em Pernambuco


Reunião ordinária do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa) define conjunto de medidas com a finalidade de transformar Pernambuco em área livre de aftosa sem vacinação. O encontro ocorreu nesta terça-feira (30), em formato híbrido, na sede da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) com a participação das 18 entidades do setor público e da iniciativa privada que integram o Conesa.

Entre as propostas, estão a elaboração de um plano operativo com um modelo de gestão para atualizar o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, meta estratégica do Governo de Pernambuco, e a criação de um fundo privado que depende da adesão dos setores produtivos. “Estados vizinhos estão avançando nas políticas de defesa agropecuária e Pernambuco, que sempre foi referência, deve agir de forma estratégica para se tornar área livre sem vacina”, defende o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Paulo Câmara nomeia rodovia em homenagem a Joaquim Francisco

Governador sancionou lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, que dá à rodovia PE-647 o nome do ex-governador, falecido em agosto deste ano (Foto: Heudes Regis/SEI)

O governador Paulo Câmara sancionou, na última terça-feira (30.11), lei que denomina a PE-647 – estrada de acesso ao Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina – como Rodovia Governador Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti. A iniciativa da homenagem ao ex-governador, falecido em agosto deste ano, partiu da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ao aprovar uma proposição do deputado Romero Sales Filho.

“Joaquim Francisco dedicou sua vida ao serviço público, e deixou um legado de realizações. Essa lei é uma justa homenagem a uma figura de destaque no cenário político do Estado e do País”, afirmou Paulo Câmara. O ex-governador – que faleceu aos 73 anos, depois de travar uma longa batalha contra o câncer – também fez história na política pernambucana como prefeito do Recife, ministro do Interior no governo do ex-presidente José Sarney e deputado federal por diversos mandatos.

Participaram da cerimônia de sanção da lei, no Palácio do Campo das Princesas, a viúva de Joaquim Francisco, Silvia Couceiro Cavalcanti, o secretário estadual da Casa Civil, José Neto, sobrinho do ex-governador; o deputado estadual Romero Sales Filho; além dos netos Cadu Cavalcanti e Maria Eduarda e do genro Carlos Eduardo.

SEI-PE

Amupe participa de audiência pública sobre energia solar, promovida pela Alepe


O presidente da Amupe, José Patriota, participou nessa quinta-feira (02/12) de audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com o tema geração e distribuição de energia solar em Pernambuco. O convite veio do deputado estadual Aluísio Lessa.
Na oportunidade, Patriota destacou a energia solar como uma porta de inclusão social e uma das saídas para crise socioeconômica. O gestor falou sobre a riqueza do semiárido nordestino para geração de energia limpa, que pode beneficiar famílias com pequenas propriedades na geração de renda e trabalho.

“Funcionaria como uma resposta à crise socioeconômica e oportunidade aos mais pobres”, disse Patriota ao afirmar que “não podemos é conviver com apagão, com energia suja e ferramentas tradicionais, quando a ciência já mostrou que é possível avançarmos com sustentabilidade para pequenos e grandes geradores”, concluiu.

ASCOM Amupe

Ômicron é 'muito transmissível', mas não há motivo para pânico, diz cientista-chefe da OMS


A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, disse nesta sexta-feira (3) que a variante ômicron do coronavírus é "muito transmissível".

Ela ponderou, no entanto, que as pessoas não devem "entrar em pânico" e que o mundo está mais bem-preparado com as vacinas desenvolvidas desde o início da pandemia.

"Até que ponto devemos ficar preocupados? Precisamos estar preparados e cautelosos, não entrar em pânico, porque estamos em uma situação diferente de um ano atrás", disse a cientista.

Swaminathan conversou com jornalistas durante uma conferência organizada pela agência de notícias Reuters e disse que ainda é cedo para afirmar que as vacinas precisarão ser modificadas.

Em Genebra, um porta-voz da OMS disse, também nesta sexta, que não há registro de mortes ligadas à variante (leia mais adiante).

Sem mortes vinculadas à variante

Confira manchetes dos principais jornais do país desta sexta-feira, 03 de dezembro/2021







 







Manchetes dos Jornais

Petrolândia comemora aquisição de novos veículos e assinatura de ordem de serviço para requalificação da Orla Fluvial


Moradores de Petrolândia foram beneficiados, nesta quinta-feira (02/12/2021), com entrega de dois tratores - uma ambulância de grande porte e uma van executiva para o TFD, bem como a assinatura da ordem de serviço para requalificação da orla.

Após onze meses de mandato, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, comemora diversas realizações em todas as áreas administrativas, passando por incrementos em áreas que considera relevantes. 

Participaram da cerimônia de entrega, acontecida nas proximidades da Orla da cidade, secretários, vereadores, além do deputado federal Sílvío Costa Filho e secretário de turismo do estado e deputado estadual Rodrigo Novaes.

Ainda hoje (03/12/2021), o Blog de Assis Ramalho vai publicar matéria completa sobre o evento, que atraiu grande público.

Em entrevista (individual) à reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, Rodrigo Novaes e Sílvio Costa falaram sobre o evento da noite desta quinta (02) em Petrolândia, entre outros assuntos envolvento o atual cenário político estadual e nacional. Aguarde!





Blog de Assis Ramalho

Paulo Afonso (BA): Morre em Recife aos 37 anos, professor do Colégio Carlina Barbosa de Deus



Faleceu na manhã desta quinta-feira, 2 de dezembro, o professor Cássius Menezes de Oliveira de 37 anos. O educador morava em Paulo Afonso e estava lutando pela vida em um hospital do Recife, PE, após passar por sérios problemas de saúde.

Nas redes sociais, foram publicadas várias mensagens de despedida e de solidariedade aos familiares de Cássius, entre elas, uma homenagem da direção do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus onde o professor lecionava:

“É com imenso pesar que a Direção do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus comunica a toda comunidade escolar e pauloafonsina o falecimento do professor Cássius Menezes de Oliveira na manhã de hoje (02/12) na capital Pernambucana. Nossos sinceros sentimentos a toda família.”

Festas de Natal e réveillon podem ser realizadas sem controle de esquema vacinal contra Covid para até 300 pessoas, diz governo de Pernambuco


As festas de Natal e réveillon em Pernambuco, segundo o governo, podem ser realizadas para o público de, no máximo, 300 pessoas sem que seja necessária o controle do esquema vacinal completo. Caso a quantidade de pessoas ultrapasse esse limite, será necessário um esquema para comprovar que os participantes tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Os detalhes sobre os eventos de fim de ano foram dados pelo secretário de Saúde, André Longo, em entrevista coletiva, no palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife.

Longo afirmou que o cenário "é positivo" e houve "avanços". Por isso, não haverá restrição de eventos públicos, mas o governo pede que as "pessoas usem máscaras".

O gestor disse que "não é recomendável fazer eventos com mais de 300 pessoas que não seja controlado apenas para pessoas vacinadas". Ele reforçou que também é preciso usar máscaras e manter o distanciamento.

Pernambuco registra menor solicitação de leitos UTI Covid-19 em 2021

A Central Estadual de Regulação de Leitos de Pernambuco registrou, na semana epidemiológica (SE) 47 – entre os dias 21 e 27 de novembro – o menor número de solicitações de leitos de UTI Covid-19 deste ano. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (02.12). Foram, ao todo, 227 pedidos, o que representa uma redução de 13% na comparação com a SE 46 e de 12% no comparativo com os últimos 15 dias.

Apesar da redução nas solicitações, André Longo ressaltou que o momento atual ainda requer cuidados, sobretudo por causa da variante Ômicron. “A nova cepa nos traz uma grande preocupação e um alto nível de incertezas. Com a Ômicron, os cuidados, como o uso correto das máscaras e a lavagem frequente das mãos tornam-se ainda mais fundamentais. São atitudes que precisam estar incorporadas ao nosso cotidiano”, reforçou.

De acordo com o secretário, a testagem e a vacinação também são essenciais no combate ao vírus. “O processo de imunização da população precisa continuar avançando. É crucial ampliarmos ao máximo o número de pessoas vacinadas com as duas doses e também aqueles vacinados com a dose de reforço”, finalizou.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), foram registradas 406 notificações na semana epidemiológica 47, o que representa 20 casos a mais que o registrado na semana 46 e 24 ocorrências a mais que o total da semana epidemiológica 45. Já sobre o quantitativo de pessoas que estão com a segunda dose da vacina em atraso, são 581.083.