Postagens

Mostrando postagens de Abril 19, 2015
Publicidade

Dia do Índio: Brasil precisa recuperar orgulho de sua origem, dizem indígenas

Imagem
Houve sessão na Câmara, quinta (16), em homenagem aos indígenas (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Demarcação das terras indígenas e reconhecimento dos brasileiros sobre a importância dos índios para o país ainda continuam sendo os desafios principais do Dia do Índio, comemorado hoje (19). Representantes dos povos indígenas que costumam viajar a Brasília para mobilizações e protestos ressaltam a importância que a data tem para a conscientização da sociedade, mas alertam que o tema não deve ficar restrito à celebração de hoje.

O cacique Piracuman, da etnia Yawalapiti, mora no Parque Indígena do Xingu, no norte de Mato Grosso, e costuma representar os povos do Alto Xingu nos eventos que ocorrem no Brasil e no exterior. Ele afirma que embora o branco comemore a data no dia 19 de abril, para o índio as comemorações ocorrem diariamente, a cada trabalho de plantio, pescaria ou outra atividade, como construção de uma oca (habitação indígena brasileira).

Apesar de classificar a comemoração como …

Ministro do Desenvolvimento Agrário destaca legado de Manoel Santos como liderança sindical comprometida com trabalhadores rurais

Imagem
Santos atuou na formulação de políticas públicas e sociais como a previdência rural, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Garantia-Safra, cooperativismo solidário e desenvolvimento rural sustentável.
O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Manoel José dos Santos – o Mané – morreu neste domingo (19), vítima de câncer, informou em nota o partido. O deputado estadual morreu aos 63 anos: era casado e pai de quatro filhos.

"O Partido dos Trabalhadores se solidariza com a família de Manoel dos Santos nesse momento de inconsolável dor", diz a nota. Santos estava internado em São Paulo para tratar de câncer de esôfago, diagnosticado em 2014, conforme divulgou o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Manoel foi eleito em 2014 com 55.310 votos. Filho de pequenos agricultores, o deputado teve trajetória política ligada à questão agrária. Foi presidente da Confederação Nacional …

Ministro Armando Monteiro lamenta o falecimento do deputado Manoel Santos

Imagem
Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado Manoel Santos.

Manoel foi um homem de lutas, que sempre se dedicou intensamente às causas que abraçou e que construiu uma trajetória marcante ao longo de sua vida, com passagem por entidades históricas como a Fetape, a Contag e a CUT.

Nos últimos meses, também enfrentou com rara coragem a doença que o acometeu. Quero, portanto, neste momento, levar meu abraço de solidariedade a toda a sua família por essa grande perda.

Armando Monteiro
Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Senador Douglas Cintra enaltece trajetória de Manoel Santos

Imagem
É com enorme pesar que lamentamos o falecimento do deputado estadual Manoel Santos, com quem, além de afinidades políticas, mantive nos últimos anos uma saudável amizade pessoal.

De personalidade marcante, Manoel Santos era um dos mais respeitados líderes sindicais de Pernambuco e do Brasil. Um homem de posições firmes que ficará na nossa história como líder comprometido com as causas mais nobres do povo brasileiro.

Que Deus ilumine e dê conforto aos seus familiares, sobretudo aos seus filhos, nesta hora tão difícil.

Douglas Cintra
Senador

Manoel Santos deixa legado de luta do homem por justiça social, diz Côrte Real em nota

Imagem
Pernambuco perdeu uma liderança neste domingo (19). Manoel Santos, o nosso Mané de Serra, deixa um legado para as próximas gerações, o da luta do homem do campo por justiça social. Sua história junto aos movimentos rurais comprova isso. Por onde passou, Manoel Santos deixou a sua marca, a exemplo da bela gestão na Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (Fetape). Transmito meu profundo pesar aos seus familiares e amigos e que Deus os conforte nesse momento de dor.

Deputado Federal Jorge Côrte Real

Bancada de Oposição lamenta falecimento do deputado Manoel Santos em Nota de Pesar

Imagem
Foi com tristeza que a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu a notícia do falecimento do deputado estadual Manoel Santos.

Manoel deixa para os companheiros da Assembleia Legislativa um exemplo de dedicação e seriedade na vida pública. Com uma história construída ao lado dos trabalhadores rurais do Estado, ele sempre colocou o seu mandato parlamentar à serviço das melhores causas de Pernambuco, em especial à luta dos pequenos agricultores, dos homens e mulheres do campo.

Fica para os seus amigos e familiares o exemplo de um homem íntegro, combativo, e que nunca se afastou de seus princípios.

Queremos neste momento expressar o nosso pesar por esta perda inestimável.

Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Líder do PT no Senador, Humberto divulga nota de pesar por Manoel Santos

Imagem
Manoel Santos em evento da FETAPE
Foi com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do deputado estadual Manoel Santos. Mané, como costumava chamar, além de um amigo e companheiro de lutas sempre foi um exemplo. Ao longo de sua trajetória política, não foram poucas as vezes que vi Mané colocar em risco a sua própria vida para defender os trabalhadores rurais.

Manoel era negro, agricultor e começou a trabalhar cedo no campo. Dedicou a sua vida a defender aqueles que como ele enfrentaram as dificuldades para viver da agricultura familiar no País. O deputado foi um dos fundadores da CUT e do PT no Estado e foi um dos primeiros representantes dos trabalhadores rurais a conseguir um mandato na Assembleia Legislativa, onde sempre teve uma atuação de destaque, sabendo cobrar quando necessário, mas também negociar e defender aquilo que é importante.

Manoel deixará uma lacuna na política e uma grande saudade.

Humberto Costa
Líder do PT no Senado

Miguel Coelho divulga nota de pesar pelo falecimento de Manoel Santos

Imagem
Manoel Santos e Miguel Coelho (Foto: Jarbas Araújo​)
Com imenso pesar​,​ recebi a informação sobre o falecimento do deputado estadual Manoel Santos. Trata-se de uma perda irreparável para nosso estado, principalmente, para milhares de trabalhadores do campo. A luta pelos agricultores sempre foi uma marca na trajetória política desse grande sertanejo, que não à toa ficou conhecido como Manoel da Contag, após dedicar anos em defesa da Confederação Nacional de Trabalhadores da Agricultura.

Recentemente, tive a oportunidade de ficar mais próximo do deputado Manoel Santos dividindo a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. Mesmo sofrendo os graves efeitos de um câncer, Manoel fez questão de participar da posse do colegiado e se colocar à disposição da comissão. Esse episódio mostra como era grande a força desse sertanejo e o tamanho de sua dedicação ao homem do campo.

Numa hora tão difícil como esta, faço questão de manifestar minha solidariedade à família e amigos de Manoel Santo…

Morre o deputado Estadual Manoel Santos (PT-PE)

Imagem
Deputado Manoel Santos em entrevista a Assis Ramalho/ foto arquivo
Morreu, na manhã deste domingo (19) em São Paulo, o deputado estadual Manoel Santos. Aos 62 anos. O parlamentar estava internado em São Paulo para o tratamento de um câncer de esôfado, diagnosticado em 2014. Manuel recuperava-se de uma cirurgia e, na madrugada, sofreu uma complicação no estado de saúde. Agora em fevereiro, o deputado teria iniciado o tratamento no Hospital de Beneficência Portuguesa em São Paulo aonde veio a falecer nessa manhã. No lugar dele na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) assume o suplente Manoel Botafogo, ex-prefeito de Carpina.

Manoel José dos Santos nasceu no dia 07 de abril de 1952, na cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Negro e agricultor familiar, começou a trabalhar na roça aos seis anos de idade, ingressou no movimento sindical aos vinte anos e possui como grau de instrução, o ensino fundamental. É casado e tem 4 filhos.

Iniciou o seu trabalho nos movimentos socia…

Chacina deixa oito mortos em sede de torcida do Corinthians

Imagem
Oito pessoas morreram na noite deste sábado (18), depois de serem baleadas na sede do Pavilhão Nove, uma das torcidas organizadas do Corinthians. De acordo com a Polícia Militar, sete vítimas foram encontradas baleadas e mortas no local. Uma oitava também foi baleada, mas conseguiu fugir e foi levada ao Hospital das Clínicas pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O caso foi registrado no Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Policiais que participaram do registro da ocorrência afirmaram ao G1 que a principal hipótese para o crime é uma briga envolvendo tráfico de drogas. Duas das vítimas tinham passagem por tráfico.

Os policiais descartam que a motivação do crime não seria uma rixa entre torcidas, apesar do jogo entre Corinthians e Palmeiras marcado para a tarde deste domingo (19) na Arena Corinthians, em partida de semifinal do Campeonato Paulista.

Ministro das Comunicações discute governança da internet com a Rússia

Imagem
Governança da internet e o fortalecimento da interação entre os países integrantes do Brics predominaram no encontro
Os ministros das Comunicações do Brasil, Ricardo Berzoini, e da Rússia, Nikolay Nikiforov, realizaram, na última sexta-feira (17), uma reunião bilateral para tratar sobre iniciativas conjuntas de cooperação entre os países.

Dentre os assuntos conversados, a governança da internet e o fortalecimento da interação entre os países integrantes do Brics predominaram no encontro.

A intensificação da participação russa em fóruns internacionais que tratam sobre a governança da internet - a exemplo do Brasil que é um dos maiores fomentadores desse debate em nível internacional – foi discutida entre as autoridades.

Velha Petrolândia: Memórias das quadras e campos em viagem ao túnel do tempo

Imagem
Blog de Assis Ramalho

Capacidade de energia eólica deve crescer 62%

Imagem
Energia eólica se destaca na matriz elétrica brasileira, e é a fonte que mais cresceu nos primeiros meses de 2015
A participação da energia eólica na matriz brasileira deve continuar em forte crescimento. A capacidade instalada eólica no Brasil pode alcançar 7.904 MW até o final de 2015. A fonte terá expansão de 62% em comparação ao ano de 2014, com acréscimo de 3.016 MW.

A energia eólica se destaca na matriz elétrica brasileira, e é a fonte que mais cresceu nos primeiros meses de 2015. Entraram em operação comercial de janeiro a março deste ano 781,4 MW em novos empreendimentos eólicos, o que representa 49% do total de 1.594,2 MW de energia nova que entrou em operação no primeiro trimestre de 2015.

Somente em março, foram adicionados 177,6 MW de energia eólica à capacidade instalada brasileira, 34,9% de toda a energia nova que entrou em operação comercial naquele mês.

Em um ano, a capacidade instalada eólica brasileira cresceu 133%. Em março de 2015, 5.703 MW instalados de geração de ene…

Telescópio Hubble completa 25 anos revolucionando a astrofísica

Imagem
Os Pilares da Criação visualizados pelo Hubble em 1995 e 2014 (Imagens Hubble/NASA) Campo ultra-profundo (Imagem Hubble/NASA) 
O telescópio Hubble, que revolucionou a astrofísica com as imagens que captou a partir do espaço, completa na próxima sexta-feira (24) 25 anos em órbita. Em 24 de abril de 1990, o primeiro telescópio espacial, projetado pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) e a Agência Espacial Europeia (ESA), foi batizado com o nome do astrônomo americano Edwin Powell Hubble. O satélite astronômico foi colocado em órbita pela nave Discovery a uma distância de 559 quilômetros da Terra, com a promessa de permitir a observação do universo sem as interferências da atmosfera terrestre.

O Hubble fotografou buracos negros e captou a existência de quatro luas de Plutão – Nix, Hidra, Cérbero e Estige – até então desconhecidas. O telecóspio permitiu a observação do nascimento e da morte de estrelas e de galáxias, revelou que o universo está expandindo a um ritmo mais elevado d…

Velha Petrolândia e velha Barreiras, uma saudade que não passa

Imagem
Pop Discos de Mauro (início das primeiras demolições da velha Petrolândia  Velhas Barreiras, distrito da velha Petrolândia Velha Barreiras
Neste domingão, 19 de abril de 2015, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do Baú, e mostra mais quatro fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Petrolândia é uma cidade que foi inteiramente submersa nas águas do rio São Francisco. O que era uma cidade hoje fica escondido em nada menos do que 12 bilhões de metros cúbicos de água.

A inundação aconteceu em 1988 e, atualmente, a nova Petrolândia é uma das mais importantes cidades do sertão pernambucano. O único legítimo vestígio da antiga cidade está nos arcos da igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja da Barreiras), que aparece em meio à água.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Petrolândia ontem, hoje e sempre

Petrolândia: Veja as notícias regionais em destaque na semana passada de 12 a 18 de abril de 2015 no Blog de Assis Ramalho

Imagem

Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 19 de abril de 2015

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 19 de abril de 2015; Confira
Diário de Pernambuco: Goleiro Magrão completa 10 anos de Sport Recife Folha de Pernambuco: Santa goleia Central em partida da semifinal Gazeta de Alagoas: Número de vagas na construção civil cai pela metade Diário do Nordeste-CE: Ceará vence o Guarani de Juazeiro e garante vaga na final do Certame Cearense Correio da Paraíba: Enfermeira reage a tentativa de assalto e é morta a tiros quando ia para o trabalho em CG A Tarde: Semana Nacional do Júri condena 103 réus na Bahia Correio da Bahia; Segundo suspeito de matar turista espanhol se entrega
Tribuna da Bahia: 14 praias estão contaminadas em Salvador e Lauro de Freitas
O Globo: Dilma pode ser responsabilizada por 'pedaladas', diz ministro do TCU
Folha de São Paulo; Levy anuncia programa de concessões para investimentos em infraestrutura
O Estado de São Paulo: Camargo Corrêa admite pagamento de propina
Correio Brazilien…

Aposta de MG acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 32 milhões; veja as demais loterias da caixa sorteadas neste sábado (18)

Imagem
Uma aposta da cidade de Diamantina (MG) acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas na noite deste sábado (18) e levou sozinha o prêmio de R$ 32.909.935,88. A Caixa Econômica Federal sorteou os números do concurso 1696 em Marília (SP).

Veja as dezenas: 01 - 12 - 17 - 31 - 37 - 46.

A quina teve 135 apostas ganhadoras e o prêmio para cada uma delas é de R$ 27.832,74. A quadra teve 9.824 apostas ganhadoras, cada uma delas com direito a R$ 546,39.

Clique>Veja as demais loterias da Caixa sorteadas no sábado (28), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Publicidade