segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Petrolândia: Atletas da Nova União Ebbers Bros encerram 2019 com vitórias na Copa Brasil Nordeste Jiu Jitsu



Nesse domingo (08/12), fechando o ano de competição, a equipe Nova União Ebbers Bros Jiu Jitsu Petrolândia participou da Copa Brasil Nordeste Jiu Jitsu, realizada na cidade de Paulo Afonso, na Bahia. Segundo o prof. Thiago Ebbers, "com apenas cinco atletas, conseguimos nossos objetivos. Lutamos com garra e honra". 

Participaram os atletas Thiago Ebbers, Maurício Cavalcante, Pedro Henrique, Marcos Vitor e João Victor. Os resultados foram 3° Ouros, 3° Pratas e 2° lugar por equipes.

"Parabéns a todos atletas que deram seu máximo a cada luta mesmo sem o apoio devido, levamos o nome de nossa cidade onde for. OSS. Nova União mais que uma equipe, uma família", finaliza Thiago.

O patrocínio da equipe foi feito pelos pais dos alunos, Nutrimix Conveniência e Panificadora e Academia C2 Fitness.

A Academia Nova União está localizada em frente à Praça da Quadra 06.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Thiago Ebbers/Nova União

Adesão a programa de ensino médio integral fica mais flexível



O Ministério da Educação (MEC) redefiniu as regras do programa que leva ensino integral, de 7 horas diárias, para escolas de ensino médio do país. O novo Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) entra em vigor a partir do ano que vem. A portaria com as mudanças foi publicada hoje (9) no Diário Oficial da União.

Agora, para participar do programa é preciso ter pelo menos 40 estudantes matriculados no 1º ano do ensino médio e pelo menos três de seis itens de infraestrutura listados pelo MEC, que são: biblioteca ou sala de leitura; salas de aula; quadra poliesportiva; vestiário masculino e feminino; cozinha; e refeitório.

As regras para a adesão das escolas ficaram menos rígidas. Antes, era necessário ter pelo menos 120 estudantes no 1º ano e pelo menos quatro dos seis itens de infraestrutura. O critério de ser uma escola com uma alta vulnerabilidade socioeconômica em relação ao restante da rede de ensino foi mantido.

Para o governo, é ''pequena'' a chance de paralisação dos caminhoneiros prevista para o próximo dia 16


O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou na noite desta segunda-feira (9/12) que, na avaliação do governo, é "pequena" a chance de uma paralisação dos caminhoneiros. Barros disse ainda que o Planalto aposta no diálogo com a categoria.

"A preocupação do presidente Bolsonaro está no mesmo nível da do ministro Tarcísio (Freitas, da Infraestrutura). O governo tem acompanhado essa situação, procurando antecipar-se aos problemas e tomar as decisões mais adequadas para o país", afirmou o porta-voz, acrescentando que o governo tem clareza sobre como um greve de caminhoneiros impacta o dia a dia da população.

"O ministro Tarcísio tem afirmado em diversas oportunidades que as portas do Ministério da Infraestrutura estão abertas para o diálogo para essa classe importante de trabalhadores. O próprio presidente reafirma seu apreço pela classe e ratifica esse apreço. O estabelecimento de diálogo é a melhor forma de dar soluções às demandas deles. Por isso, avalia o ministro, há uma pequena possibilidade de paralisação", concluiu Rêgo Barros.

Paralisação marcada para segunda-feiraNa última sexta-feira, um dos líderes dos caminhoneiros autônomos, Marconi França, anunciou uma paralisação que se iniciará à 0h da próxima segunda-feira (16/12), sem data para acabar. Segundo ele disse ao Correio, o movimento deve contar com a adesão de “pelo menos 70%” dos cerca de 4,5 milhões de profissionais autônomos e celetistas.

“O governo não cumpriu nada do que prometeu. O preço do óleo diesel teve 11 altas consecutivas, em 2019. Não aguentamos mais ser enganados pelo senhor Jair Messias Bolsonaro, que protege o agronegócio e diz que o caminhoneiro só sabe destruir rodovias“, reclamou França.

Por Correio Braziliense


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo Câmara lança nova modalidade do Programa Ganhe o Mundo


Primeira edição vai embarcar 15 estudantes de escolas técnicas para a Inglaterra (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (09/12), no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara lançou o Ganhe o Mundo Técnico, nova modalidade do programa, que agora contemplará jovens matriculados nas escolas técnicas do Estado. O governador anunciou ainda a Inglaterra como novo país destino. A primeira edição do PGM Técnico vai embarcar 15 estudantes de 14 Gerências Regionais de Educação espalhadas por todo o Estado.

“É importante ter condições de avançar nesse programa, que é tão exitoso e já contemplou mais de 7.500 estudantes em Pernambuco. É um novo módulo técnico que se envolve dentro do Programa Ganhe o Mundo e em um novo país. Isso vai levar os nossos alunos a estudar e ter experiências em escolas conhecidas e renomadas”, afirmou Paulo Câmara, reforçando ainda a importância dessa vivência para a formação dos jovens. “São 15 estudantes inicialmente, mas a gente espera no futuro ampliar e ter realmente a possibilidade de fazer com que os sonhos dos nossos alunos sejam concretizados a partir de experiências como essa”, finalizou.

O conto do Mariz. Há quem acredite …? - Artigo de Heitor Scalambrini Costa



Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado (não inativo) da UFPE

Em encontro realizado nesta sexta-feira (6/12), no auditório do Espaço Ciência, a Academia de Ciência de Pernambuco, com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) foram discutidos os prós e contras da implantação de usinas nucleares no sertão Pernambuco.

Este evento contou com a presença de pesquisadores, estudiosos da questão energética em seus impactos sociais, ambientais, econômicos, antropológicos, éticos, culturais. Para debater foram convidados Carlos Henrique Mariz, conselheiro da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Heitor Scalambrini Costa professor aposentado da UFPE e membro da Articulação Antinuclear Brasileira, a professora Vânia Fialho da UPE e membro da Articulação Sertão Antinuclear, e o professor da UFPE e ex ministro Sergio Resende.

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimentos para esta terça-feira (10/12); Confira e marque sua consulta







A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta terça-feira, 10 de dezembro de 2019. Confira abaixo

Terça-feira (10)

Dra. Núbia Lopes - Ginecologista e Ultrassonografia
Dr. Robson Oliveira - Otorrinolaringologista
Dra Talita Novaes (Clínica Geral)
Dr Alyson Quirino (Cirurgião Dentista)
Dra Thaísa Patrícia (Fisioterapeuta)

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!

SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Veja abaixo: Profissionais, Farmácias e Empresas que são credenciados e as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Veja abaixo: Profissionais, Farmácias e Empresas que são credenciados e as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Petrolândia: Clínica JAQUES parabeniza Dra Michelle Freire por aprovação na Residência Médica em Oftalmologia

Nossos profissionais sempre se capacitando e buscando o melhor para nossos pacientes!
#ClínicaJaquesÉaTop#
#SempreBuscandoOMelhor#

Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques

Moro autoriza envio da Força Nacional para terra indígena no Maranhão


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou, nesta segunda-feira (9/12), o uso da Força Nacional de Segurança Pública para atuar na Terra Indígena Cana Brava Guajajara, no Maranhão, onde dois índios foram assassinados no último fim de semana após ataques a tiros.

O texto informa que o objetivo é apoiar o trabalho da Fundação Nacional do Índio (Funai) nas ações de segurança pública por 90 dias, a partir de 10 de dezembro. O prazo pode ser prorrogado caso seja necessário.

O ministério ainda vai definir o número de servidores enviados para a operação.

No domingo (8/12), o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular em exercício no Maranhão, Jonata Galvão, afirmou que o governo federal deveria adotar medidas efetivas para proteger os territórios indígenas do Estado, e não agir apenas após os ataques acontecerem. "São só respostas reativas às barbaridades que têm acontecido. Queremos saber se o governo federal vai ficar reativo aos atentados ou se vai estruturar uma medida concreta e agir para combater esses crimes", disse.

"Não temos medidas efetivas do ponto de vista da proteção no âmbito federal dentro das terras indígenas no Estado do Maranhão Os territórios indígenas no Brasil e no Maranhão estão pedindo socorro", disse Galvão à reportagem.

O caso
No início da tarde de sábado (7/12), dois índios da etnia guajajara morreram após atentado a balas às margens da BR-226, no município de Jenipapo dos Vieiras, no Maranhão, 500km ao sul de São Luís. Segundo a Funai, os indígenas foram atingidos por tiros disparados por ocupantes de um veículo Celta, de cor branca e com vidros espelhados.

Antes, em 1º de novembro, Paulo Paulino Guajajara foi morto em uma emboscada na Terra Indígena Arariboia (MA) quando realizava uma ronda contra invasões.

Repercussão internacional

O caso ganhou projeção internacional. A jovem sueca Greta Thunberg, ativista contra os efeitos das mudanças climáticas, criticou o ataque e disse que os povos indígenas do Brasil estão sendo atacados por proteger as reservas naturais. "Os povos indígenas estão sendo literalmente assassinados por tentar proteger as florestas do desmatamento. Repetidamente. É vergonhoso que o mundo permaneça calado sobre isso".

Por Correio Braziliense

Bandidos roubam R$ 45 mil arrecadados no ofertório do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife

Dinheiro levado foi depositado no ofertório da festaFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

A Festa do Morro aconteceu até esse domingo na Zona Norte do Recife. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP.)

A delegada Lídia Barc realiza as investigações preliminares do caso. (Foto: Alice de Souza/DP.)

Uma quantia arrecadada durante a festa do Morro da Conceição, que terminou nesse domingo (8), foi roubada na tarde desta segunda-feira (9). O roubo teria acontecido depois de um sequestro relâmpago, quando um fráter da paróquia chegava para depositar o dinheiro em uma agência bancária em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A informação foi confirmada pela assessoria do evento religioso. Neste momento, o padre responsável pela paróquia presta depoimento na delegacia.

A assessoria de comunicação do evento informou que um fráter da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.), que é responsável pela administração do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição, foi vítima de um sequestro relâmpago no estacionamento do Banco Bradesco de Casa Amarela. "Na ocasião, o religioso estava em posse de R$ 45 mil oriundos das doações e ofertas dadas durante a 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, e que este valor foi levado por dois bandidos no momento da ação criminosa", informou, em nota. Detalhes do caso serão divulgados em entrevista coletiva concedida pelo padre Luis Rodrigues, pároco do Santuário, às 18h desta segunda-feira, na Igreja do Morro da Conceição.

A delegada titular de Casa Amarela, Lídia Barci, que realiza as investigações preliminares do caso, disse que, por volta das 11h30 desta segunda, dois homens entraram no estacionamento do banco e abordaram o fráter, que estava no carro da paróquia com o montante arrecadado na Festa do Morro. O religioso foi abordado e, no sequestro relâmpago, foi deixado na BR-232, no bairro do Curado. A vítima foi liberada nas imediações da fábrica da Gerdau com o carro e o celular. "A intenção era roubar o dinheiro da festa, por isso, pensamos que houve uma informação privilegiada de que o dinheiro estava saindo do santuário e seguindo para depósito no Bradesco", afirmou.

O dinheiro estava em uma caixa de papel. O valor arrecadado na festa havia sido dividido em diferentes montantes, e alguns depósitos já haviam sido efetuados anteriormente. "(Os criminosos) estavam armados e em um carro. Eles desceram e já abordaram o carro da paróquia. Entraram no carro da vítima, levando-a", esclareceu a delegada. Imagens de câmeras de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS) instaladas no itinerário - da paróquia ao banco - e do circuito interno da agência serão analisadas. O caso será investigado pelo Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri).
Festa do Morro

Cerca de 450 mil pessoas participaram nesse fim de semana da 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, das quais cerca de 250 mil saíram em procissão do Bairro do Recife para o santuário. Este ano, o tema da festividade foi "Maria, mãe de um povo ferido". A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854. No dia 8 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto. A partir desse dia, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.

Confira, na íntegra, a nota divulgada pela assessoria da Festa do Morro:

Após 12 dias de festividades com muita fé e louvor em honra a Nossa Senhora da Conceição do Morro divulgamos uma nota triste ocorrida na manhã desta segunda-feira (9). Um seminarista da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.), que é responsável pela administração do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição foi vítima de um seqüestro relâmpago no estacionamento do Banco Bradesco, que fica no bairro de Casa Amarela, zona norte do Recife.

Na ocasião, o religioso estava em posse de R$ 45 mil oriundos das doações e ofertas dadas durante a 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, e que este valor foi levado por dois bandidos no momento da ação criminosa. Outros detalhes serão divulgados em entrevista coletiva concedida pelo padre Luis Rodrigues, pároco do Santuário, logo mais às 18h, dentro da Igreja do Morro da Conceição.

Redemos graças à Senhora do Morro pela preservação da vida do nosso confrade.


Por Diário de Pernambuco

Pernambuco pode perder R$ 18,5 milhões se Itacuruba e Ingazeira forem extintos


Cidade de Itacuruba - PE
Cidade de Ingazeira - PE

Pernambuco pode perder R$ 18,5 milhões de receita, ao ano, caso Itacuruba e Ingazeira, localizados no Sertão do estado, sejam extintos. Foi o que apontou um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgado nesta semana. A simulação mostrou que a proposta do governo de Jair Bolsonaro (PSL) de extinguir cidades com poucos habitantes e baixa arrecadação pode penalizar algumas localidades.

De acordo com a CNM, a eventual extinção impacta na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e faz com que as cidades incorporadoras também percam recursos. Isso porque o repasse é baseado em coeficientes que levam em conta o tamanho populacional de cada lugar. Quanto mais populoso, maior a verba.

No entanto, incorporar municípios com menos de cinco mil moradores, como é o caso dos pernambucanos, pode não ser suficiente para elevar o coeficiente do FPM que é distribuído aos que vão receber os novos habitantes.

Segundo o segundo secretário da confederação e ex-prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa, além de perder verbas, os locais que podem englobar Itacuruba e Ingazeira também terão um rombo maior nas contas porque assumirão os passivos deles.

“Pode até fundir, mas a quantidade de recursos não vai proporcional para o outro município. Além disso, o município que incorporar o outro vai ter assumir todo passivo, como fundo de previdência, que está quebrado em boa parte do estado”, afirmou.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, destacou que a demanda por serviços públicos também aumentará. “Essa medida é inviável. Se incorporar a demanda por escola e saúde no outro município vai aumentar, sem que haja significativo aumento de recurso. Não representa economia”, afirmou Patriota.

OP9/via Blog do Elvis

Dupla é detida com 20 kg de cocaína e 13 kg de crack na divisa de Petrolina com Juazeiro


Dois homens, de 32 e 24 anos, que transportavam 20,6kg de cocaína e 13,1 kg de crack foram detidos, na madrugada de domingo (08), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 407, em Juazeiro, na Bahia, próximo à divisa com Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A droga estava escondida no fundo falso de um carro de luxo.

O flagrante ocorreu durante uma abordagem da PRF de Petrolina no quilômetro 8 da rodovia. Ao abordar um carro que estava parado no acostamento, os policiais perceberam que os dois ocupantes estavam bastante nervosos.

Após realizar uma vistoria minuciosa no veículo, a equipe encontrou 33 tabletes de droga escondidos embaixo da tampa do air bag do passageiro. Inicialmente os homens alegaram desconhecer a existência do entorpecente, mas depois o condutor admitiu que havia sido contratado para transportar a droga.

A dupla foi detida e encaminhada à delegacia de Polícia Federal de Juazeiro. Eles deverão responder por tráfico de drogas, que prevê pena de cinco a 15 anos de reclusão e multa.

Por PRF – Pernambuco

MPF/PE denuncia coronel reformado por desvio de recursos públicos destinados às vítimas das enchentes de 2010


O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) denunciou, à Justiça Federal, o coronel reformado da Polícia Militar Roberto Gomes de Melo Filho, acusado de envolvimento em fraudes com recursos federais, oriundos do Ministério da Integração Nacional, que deveriam ter sido destinados à compra de cobertores para vítimas das enchentes ocorridas em Pernambuco, em 2010.
Outras oito pessoas envolvidas no esquema criminoso já haviam sido denunciadas pelo MPF em 2018 – os policiais militares Mário Cavalcanti de Albuquerque, Waldemir José Vasconcelos de Araújo e Laurinaldo Félix Nascimento, que ocupavam, na Casa Militar do Governo de Pernambuco (Camil), respectivamente, os postos de secretário, secretário-executivo e presidente da Comissão Permanente de Licitação.

Naquela ocasião, também foram acusados os policiais militares Paulo Estevam Vilela, Rolney Feitosa de Souza e Marcos Guedes Calé, integrantes da Comissão de Recebimento de Materiais da Camil à época, além do casal de empresários Rogério Fabrizio Roque Neiva e Joseleide Gomes Neiva, sócios-administradores da empresa RJ Comércio de Eletrodomésticos, beneficiados no esquema criminoso. A ação de 2018 (Processo nº 0813587-79.2018.4.05.8300) está em fase de alegações finais da defesa.

Entretanto, durante o andamento do processo, surgiram novas evidências que passaram a indicar o envolvimento do coronel reformado Roberto Gomes de Melo Filho, então coordenador administrativo da Camil, na prática de peculato e nas falsificações de termos de recebimento de material. As fraudes ocorreram entre junho e setembro de 2010. Envolveram duas licitações e os respectivos contratos, destinados à compra de 84.720 cobertores para as vítimas das enchentes.

Esquema fraudulento - Os militares, em articulação com os empresários, praticaram diversas irregularidades para contratar a RJ Comércio de Eletrodomésticos e desviar a verba pública para essa empresa, dissimulando o cumprimento de requisitos legais e a entrega dos cobertores. O prejuízo aos cofres públicos foi superior a R$ 3 milhões, em valores atualizados. Os envolvidos teriam forjado o recebimento da mercadoria, com a emissão de notas fiscais frias pelos empresários e de termos de recebimento falsos pela Camil.

De acordo com a denúncia, Roberto Gomes era peça chave na execução do esquema, pois era o chefe do setor onde eram instruídos os procedimentos de licitação. Além disso, teria assinado pessoalmente despachos para impulsionar esses procedimentos fraudulentos, em favor de empresário participante do esquema, ainda declarando falsamente o recebimento de parte dos produtos.

Roberto Gomes de Melo Filho é acusado da prática dos crimes de peculato e uso de documentos públicos ideologicamente falsos. Na denúncia, o MPF pede à Justiça Federal a condenação também à reparação do dano. O coronel reformado tembém é réu em outras cinco ações penais decorrentes da Operação Torrentes, deflagrada em novembro de 2017.

Por MPF Pernambuco

Petrolândia: 2ª Edição do Capoeira Brasil [contra o trabalho infantil] acontece nesta terça e quarta-feira no Ginásio de Esportes Dr Francisco Simões



Nesta terça, 10, e quarta-feira, 11, o município de Petrolândia sedia a 2ª edição do “Capoeira Brasil contra o Trabalho Infantil”. É uma ação da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, em parceria com o Grupo Capoeira Brasil, Governo Federal, Unicef, NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) e outros órgãos.
A programação de hoje tem início às 8h, com um aulão de capoeira no Ginásio de Esportes ministrado pela estagiária Preta e Bigodinho. Das 17h às 18h30 acontecerá uma roda de conversa no espaço de eventos da praça de alimentação, entre praticantes do esporte, a comunidade e participantes do SCVF. Em seguida, haverá uma roda de boas-vindas.
Quarta-feira as atividades começam novamente às 8h, com um aulão lecionado por mestres de capoeira no Ginásio de Esportes. No final da tarde, às 17h, ocorre batizado e troca de corda no espaço de eventos da praça de alimentação.
Por Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: MedClinic dispõe de mais uma profissional qualificada; Dra Ilka Gominho (Ginecologista e obstetra) atende no próximo dia 19


A MedClinic, Clínica Especializada, localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia, informa aos seus clientes em Petrolândia e região que passa a contar com a competência da Ginecologista e obstetra Dra Ilka Gominho.

A profissional atende no próximo dia 19. Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879.

Preventivo, Colposcopia, Pré-natal, acompanhamento de gestantes é com Dra Ilka Gominho.

MedClinic, a sua clínica especializada em Petrolândia


Divulgação/MedClinic

Petrolândia: MP Guincho - Loja Marcos Pneus - oferece assistência 24 horas a Petrolândia e região


Precisa de quincho 24 horas? A Loja MARCOS PNEUS AUTO CENTER, localizada na Rodovia BR-316, em Petrolândia, oferece a MP GUINCHO, serviço de qualidade, com rapidez e segurança no reboque de veículos.

Imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer. Com atendimento 24 horas, a MP GUINCHO realiza o transporte de automóveis leves em toda a região.

MP GUINCHO atende pelos números 87 3851-1645 / 87 3851-2668 / 87 99937-5826.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por Marcos Pneus

Petrolândia: Décima edição da confraternização do Clube dos Amigos do Frango Assado é realizado no Bar do Regi, na Quadra 01

Manu e Lulinha, churrasqueiros oficiais das confraternizações no Bar do Regi


O Clube dos Amigos do Frango Assado, do Bar do Regi na Quadra 01 de Petrolândia realizou na sexta-feira (06/12/2019) sua tradicional festa de confraternização para comemorar mais um ano do tradicional encontro. Fundado por esse blogueiro há dez anos, o Clube é restrito a um número limitado de amigos e parentes que se encontram as segundas-feiras a noite para comer o tradicional "frango assado'' claro, regado a água que passarinho não bebe e consequentemente botar os assuntos em dia.

Petrolândia: Projeto de incentivo à leitura é realizado na Escola Agropecuária












Na manhã da última sexta-feira (06), foi realizada na Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara, situada na Quadra 11, a culminância do Projeto de Leitura "Um passeio pelos livros", com apresentações de dança, teatro, música (paródias), concurso Escritor Agro, com premiações e faixas para o 1°e 2° lugar e concurso Leitor Agro, com premiação em
dinheiro para a 1ª colocada. A Secretária Municipal de Educação, Alexandrina de Souza Neta, e Orientadora de Ensino Sidycleide Novaes estiveram presentes no evento, na mesa de honra.

Redatora do Blog de Assis Ramalho, Lúcia Xavier participou do evento, mais uma vez na mesa de júri do concurso Escritor Agro. A presença do bailarino Iverson Ferreira também foi registrada, na abertura do evento, com apresentação de alunas em coreografia produzida por ele.

O momento mais emocionante foi a homenagem dos alunos aos professores, com uma paródia (confira trechos das apresentações no vídeo abaixo). As fotos do evento estão disponíveis no álbum Culminância do Projeto de Leitura "Um passeio pelos livros"

As dramatizações baseadas nos livros selecionados pelos estudantes foram destaque na culminância. A plateia participou ativamente, foi coadjuvante, principalmente durante a apresentação de peça romântica. Novamente, observa-se que o teatro infanto-juvenil de Petrolândia tem potencial, com atores e espectadores nas escolas.



o projeto iniciado em outubro envolveu alunos do 6°ao 9°ano (Fundamental II) na leitura dos gêneros textuais fábulas, contos, romance e narrativas de assombrações. Os estudantes participaram de visitas a bibliotecas das escolas municipais, entrevistaram bibliotecárias, fizeram gravações de vídeos e seleções de livros para realização de leitura domiciliar. O projeto incluiu também a coletânea de textos produzidos pelos estudantes nas Olimpíadas da Língua Portuguesa.

A equipe da Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara sente-se honrada pela execução do projeto, ação que só foi possível porque o corpo docente, demais funcionários, alunos e familiares acreditam em um mundo melhor, construído pela Educação.

Como disse Monteiro Lobato, "um país se faz com homens e livros", lembra a professora Ana Paula Ramalho, idealizadora do projeto, a quem Lúcia Xavier agradece o convite para participar do evento.







Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier e Prof. Ana Paula