sábado, 6 de março de 2021

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques visita feira livre e conversa com a população




Sexta-feira, dia de visita ao Mercado Público.

Estivemos visitando os comerciantes e clientes que utilizam o mercado público municipal, ouvindo as demandas e conversando com o nosso povo.

Gestão ao lado do povo!

Fabiano Marques - Prefeito de Petrolândia
Divulgação/texto/fotos: Prefeitura de Petrolândia

Em meio à crise provocada pela pandemia de Covid-19, Senado gastará R$ 12 milhões com reforma de apartamentos funcionais


Em meio à crise provocada pela pandemia de Covid-19, o Senado Federal pretende reformar os apartamentos funcionais utilizados pelos senadores.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, o edital prevê gastos de R$ 12 milhões em obras nos imóveis.

O edital prevê a contratação de quatro tipos diferentes de serviços: engenharia, marcenaria, instalação e manutenção de persianas e instalação e manutenção de vidros e películas.

Lauro Jardim
O Globo

Petrolândia: Na semana da Mulher, vereador Fabrício Cavalcante presta homenagem as Secretárias Municipais



Hoje a homenagem à SEMANA DA MULHER será coletiva. Nossas Secretárias Municipais são exemplos de liderança, competência e trabalho. O protagonismo feminino em cargos de comando e decisão é sempre necessário e justo, resultado de muita luta por espaço e igualdade. Ainda há muita discriminação a ser superada, uma vez que mulheres no poder enfrentam o descrédito e a resistência de um ambiente predominantemente masculino. 

Nosso agradecimento e reconhecimento a todas as Secretárias e a Fabíola Queiroz, da Coordenadoria da Mulher.

Fabrício Cavalcante

Petrolândia, a Atlântida Brasileira - 33 Anos de Transição da antiga para nova cidade

 

Feriado Municipal (06/03)

33 Anos de Transição da antiga para nova cidade, um dia para recordar e viver a nossa história.
Prefeitura de Petrolândia, uma nova história.


SAIBA MAIS
Petrolândia - Atlântida brasileira, um paraíso no Sertão de Pernambuco

Foto: Assis Ramalho/BlogAR











Petrolândia fica localizada às margens do Rio São Francisco à 412 km da Capital Pernambucana que tem como um dos principais atrativos turísticos a igreja Sagrado Coração de Jesus que parte dela está submersa, por conta da inundação da represa Luiz Gonzaga que teve sua conclusão em 1988 que deixou a antiga Petrolândia toda submersa.

A Revista Turismo na Serra junto com sua equipe de Digitais Influencers visitaram os atrativos turísticos de uma das regiões mais bonitas do nosso Estado - com o projeto " O Decreto é curtir o Nordeste". Os dias ficaram curtos com tantos atrativos incríveis que o município oferece, visitamos o Mirante do Serrota com uma vista privilegiada da cidade e do mar de água doce da Represa Luiz Gonzaga lá de cima é possível avistar o pier onde ficam os catamarãs para os passeios à igreja Sagrado Coração de Jesus, Ilha de Rarrá e Praia do Sobrado um lugar paradisíaco recomendado para quem quer privacidade para curtir a natureza.

No Hostel Canto da Serra fomos surpreendidos com um belíssimo ambiente todo decorado para o  café da manhã embaixo de uma árvore e com vista para a Represa Luiz Gonzaga. Petrolândia está se estruturando para o turismo com vários equipamentos sendo instalados na cidade, como é o caso do Receptivo Costa do Velho Chico que contará com pousada, restaurante e passeio de catamarã, e o empreendimento Chalés Paulinelly que já está em funcionamento proporcionando um ambiente aconchegante às margens do Rio São Francisco, apartamentos confortáveis, gastronomia sertaneja e uma ótima receptividade. Todos estão respeitando as normas de qualidade e segurança para os clientes.

Se você quer mergulhar em uma cidade submersa, conhecer praia paradisíaca, descansar em redes dentro d'água, passear em catamarã ou apreciar um bom cardápio regional como: baião de dois, buchada de bode, moqueca de peixe às margens do Velho Chico. Então! O seu destino é Petrolândia a nossa Atlântida brasileira.








Praia do Sobrado

Ilha de Rarrá

Ilha de Rarrá

Balneário Maria de Biu



Blog de Assis Ramalho
Por: Edvaldo - Publicitário a Revista Pernambucana Turismo na Serra
Fotos: Revista Pernambucana Turismo na Serra + arquivo do Blog de Assis Ramalho/Divulgação internet




Bolsonaro muda discurso e diz que comitiva vai a Israel tratar de vacina



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mudou o discurso e anunciou a comitiva do governo a Israel como uma missão destinada a tratar de vacinas. Nos últimos dias, ele afirmou que a intenção era falar sobre um spray nasal ainda em estudos preliminares. Em um vídeo de 2 minutos publicado hoje, Bolsonaro e os membros da comitiva sequer mencionaram o produto, citando apenas "medicamentos", de forma genérica..

O grupo tem pelo menos oito pessoas e embarca hoje para Israel. São liderados pelo chanceler Ernesto Araújo. Na quarta-feira (3), por exemplo, o presidente anunciou três medidas que defende para enfrentar a segunda onda de coronavírus que atinge o Brasil: vacinação, tratamento "precoce", que não tem comprovação de eficácia, e a viagem a Israel em busca do spray nasal.

Hoje, o presidente destacou que a meta é "mais do que um intercâmbio". "Estamos buscando protocolos, acordos, na área de ciência e tecnologia, que será muito proveitoso para o momento que vivemos, o vírus, como um legado para o futuro", afirmou Bolsonaro, no vídeo divulgado por ele em redes sociais. "Tem uma vacina brasileira em desenvolvimento", comentou o presidente, quando acrescentou que os estudos nacionais serão levados a Israel.

O secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcelo Morales, disse que o objetivo é tratar de medicamentos e vacinas. "O objetivo é levar (...) para fazer esse acordo de cooperação em várias áreas de conhecimento, inclusive de medicamentos e vacinas, que estamos desenvolvendo", esclareceu.

Morales disse que três das 15 vacinas brasileiras em estudo estão em fase mais adiantada - tema que será discutido em Israel. "Se tivermos uma mutação no Brasil, podemos adaptar a vacina à nova mutação", afirmou. "Temos a possibilidade de fazer essa interação com as vacinas sendo desenvolvidas em Israel.".

Morales disse que as três vacinas devem entrar em ensaios clínicos com pacientes no mês que vem. Ele afirmou que uma delas "já deu entrada na Anvisa". Consultada pelo UOL, a agência negou a informação. O órgão afirmou que mantém contato com os centros de pesquisa das universidades UFMG, UFRJ e USP, esta última parceira de laboratório dos EUA. Todas as análises estão em fase pré-clínica, com teses em animais. Não houve pedidos para estudos em pessoas. "A Anvisa não recebeu nenhum pedido formal de autorização de estudos no Brasil para essas três vacinas", disse a assessoria à reportagem..

Filho e amigo do presidente participam de viagem

De acordo com o vídeo exibido por Bolsonaro hoje, o grupo que vai a Israel inclui o embaixador Ernesto Araújo, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcelo Morales, um segurança e um homem não identificado.

Irão ainda um dos filhos e um dos amigos do presidente, respectivamente os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Hélio Lopes (PSL-RJ), de acordo com as imagens divulgadas. O Diário Oficial registra a liberação do Secretário Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, Fábio Wajngarten, para a missão.

TCU questionou gastos

Os custos da viagem não foram divulgados. O investimento na missão vem sendo criticado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) porque o spray ainda está em fase inicial de estudos. Ou seja, mesmo que o remédio funcione no futuro, neste momento, seria cedo para despender dinheiro com passagens áreas, hotéis e alimentação no exterior.

O EXO-CD24 é destinado a pacientes em estado grave com coronavírus. As análises estão apenas no início, pois faltam análises com placebos e dados de eficácia. O placebo é uma imitação do remédio testado mas sem o conteúdo do próprio remédio - ele serve para comparar os resultados em que tomou o spray com quem apenas imaginava estar usando o medicamento..

"Há esperanças", diz pesquisador

"Não se pode dizer que o tratamento é efetivo com base em apenas em 35 pacientes, mas há esperanças", afirmou Nadir Aber, responsável pela pesquisa, em entrevista ao UOL.

Quando chegasse a fase 3 dos estudos clínicos, o spray poderia ser testado no Brasil, tem dito Bolsonaro nos últimos dias. O remédio ficou conhecido após estudiosos do Centro Hospitalar de Tel Aviv informarem que o fármaco foi aprovado nos primeiros testes executados.

Por UOL

Petrolândia: Tony Xavier, o poeta do povo presta homenagem a Web Rádio Petrolândia pelo aniversário de 6 anos

Poeta Tony Xavier (Foto: Divulgação)


A Web Rádio Petrolândia comemora, neste sábado (06/03/2021) seis anos de atuação. Na ocasião, recebe homenagem do poeta, compositor, cantor e blogueiro Tony Xavier, assíduo ouvinte, morador da Agrovila 01 do Bloco 01, no Projeto Barreiras, zona rural do município. Confira!
Hoje é um dia brilhante
Muito mais que especial
Uma data inesquecível
Para todo o pessoal.
Há três anos no sertão,
Nossa comunicação,
Se tornou fenomenal.

O povo petrolandense
Hoje muito apaixonado,
O mundo inteiro conhece
Nossa história, o passado.
Nossa bela região,
Com a comunicação,
Sempre estão conectados.

Web Rádio PETROLÂNDIA
Está sempre informando
E nesta data tão Bela,
Mais um ano completando.
Em questão de um segundo,
Ela diz pra todo mundo;
Tô chegando e ABALANDO!

Com esse belo veículo,
Estamos acostumados
E logo de manhãzinha
Estamos conectados.
Eu falo pra quem quiser,
Só tomo o meu café,
Com a web do meu lado.
Tem músicas, informações
Durante a madrugada
Por isso acordo cedinho
Cumprindo assim, à jornada.
Para mim já é rotina,
Acordar ouvindo o CLIMA
Das manhãs ensolaradas.

Cada dia que amanhece
Me envolvo neste clima,
De ficar bem informado,
Isso já virou rotina.
O programa matinal,
Que é feito especial,
Pra família Nordestina

Parabéns Assis Ramalho
Por divulgar o sertão
Mostrando assim para o mundo
O valor dessa nação.
Sua rádio é destaque,
Não importa o sotaque,
Ela é nossa PAIXÃO!

Parabéns por mais um aniversário e por deixar a nossa querida cidade de PETROLÂNDIA, ser divulgada para o Brasil e para o mundo!
Tony Xavier, o poeta do povo.


Médico da UTI Covid de Paulo Afonso sofre grave acidente



É grave o estado de saúde do médico Henrique Coelho, que sofreu um acidente na manhã deste sábado, dia 6, na BA-210 sentido Centro/BTN. Socorrido pelo SAMU para o Hospital Nair Alves de Souza, Dr. Henrique está no centro cirúrgico e deve passar por uma laparotomia, procedimento médico de diagnóstico utilizado quando existe suspeita de sangramento interno. O objetivo é estabilizá-lo.

Depois de receber tratamento inicial no HNAS o médico será transferido para uma unidade hospitalar mais avançada, provavelmente em Salvador. Segundo informações, as providências já estão sendo tomadas para a remoção. “Estado não é bom. Infelizmente grave. Oremos por sua saúde. Uma pessoa de coração sem igual.”, disse um amigo nas redes sociais.

Filho do ex-deputado Alcides Modesto Coelho, Henrique Coelho exerce o cargo de coordenador médico da UTI Covid do HMPA – Hospital Municipal de Paulo Afonso, e desde o mês de agosto do ano passado trabalha na linha de frente da pandemia.

As circunstâncias em que o médico se acidentou ainda são desconhecidas e estão sendo investigadas pela polícia. De acordo com a Gerência de Trânsito, o acidente envolveu um carro e a motocicleta conduzida pelo médico. Agentes de trânsito, Samu e PM estiveram no local.

Por PA4

Soldado da Força Aérea Brasileira morre baleado após fugir de blitz em GO


Um soldado da Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia, foi morto a tiro depois de uma perseguição policial na cidade. A Polícia Militar disse que Guilherme Souza Costa, de 19 anos, não tinha permissão para pilotar a moto, que estava sem placa, e chegou a atirar contra a equipe ao tentar fugir da abordagem na noite de quinta-feira (4).

O soldado era militar da Aeronáutica e estava há dois anos na Base Aérea de Anápolis. A Força Aérea Brasileira disse em nota que a arma encontrada com o soldado não pertence à corporação e que colabora com a investigação.

Em nota, a Polícia Militar disse que vai apurar as circunstâncias da ocorrência para se posicionar sobre o caso.

Um vídeo mostra quando policiais da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) tentam abordar o soldado, que pilotava a moto pela Avenida Brasil, uma das principais de Anápolis.

O boletim de ocorrência da PM relata que o soldado não parou numa blitz de trânsito. Foi quando os policiais iniciaram a perseguição.

Segundo a PM, a equipe o seguiu por cerca de 5 km antes de ser feita a primeira tentativa de abordagem. Câmeras de segurança de diferentes locais registram vários momentos da perseguição.

Conforme o boletim de ocorrência, ao perceber que os policiais estavam atrás dele, ele jogou a moto em cima dos carros da corporação. Depois, foi baleado.

O soldado foi socorrido e levado para o Hospital de Urgências de Anápolis (Huana), onde morreu.

Nota da Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento de um militar do efetivo da Ala 2 - Base Aérea de Anápolis, nesta quinta-feira (04/03), em Anápolis (GO). A Instituição expressa suas condolências e presta todo o apoio à família do militar nesse momento de luto.

A FAB informa que a arma encontrada com o militar não pertence à Ala 2 - Base Aérea de Anápolis e que colabora com as investigações da autoridade policial responsável pelo caso.

Por Rafael Oliveira e Adriel Morais, G1 GO e TV Anhanguera

Ministro da Economia, Paulo Guedes. anuncia antecipação de 13º de beneficiários do INSS



Pelo segundo ano consecutivo, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) receberão o décimo terceiro salário de forma antecipada, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo o ministro, a medida só vai ocorrer depois da aprovação do Orçamento Geral da União deste ano.

“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse o ministro. No ano passado, os beneficiários do INSS tiveram o décimo terceiro antecipado para abril como medida de ajuda à população mais afetada pela pandemia de covid-19.

O ministro deu a declaração após reunião com o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial na Câmara dos Deputados. Aprovado ontem (5) em segundo turno pelo Senado, o texto foi encaminhado para a Câmara, onde deve ser votado na próxima semana.

Guedes também anunciou que pretende reeditar o programa de suspensão de contratos e de redução de jornada (com redução proporcional de salários) que vigorou no ano passado. “O BEm, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa vindo por aí”, acrescentou Guedes.

Chamado de Benefício Emergencial (BEm), o programa prevê que o trabalhador com contrato suspenso ou jornada reduzida receba a parcela do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido em troca do corte no salário. Em troca, o empregador não pode demitir o trabalhador após o fim da ajuda pelo tempo em que o trabalhador recebeu o BEm.

Vacinação

Guedes voltou a defender a vacinação em massa como a principal medida para salvar a economia e não respondeu a perguntas sobre uma eventual ampliação do Bolsa Família.

“O grande desafio é a vacinação em massa. Na saúde, nós precisamos avançar rapidamente para não derrubar a economia brasileira de novo. Além da dimensão humana, das tragédias, das famílias, tem o perigo de derrubar a economia de novo e aí você agudiza todo o problema brasileiro”, declarou. "Agora é saúde, vacinação em massa, não vamos falar de Bolsa Família agora.”
PEC Emergencial

Em relação à PEC Emergencial, o deputado Daniel Freitas disse que não pretende alterar o texto aprovado pelo Senado para acelerar a tramitação da proposta. Ele afirmou que apresentará uma minuta do relatório na próxima segunda-feira (8).

“O Brasil tem pressa, a urgência dessa matéria é evidente e precisamos dar celeridade no processo. Qualquer alteração na PEC faz o Brasil atrasar, portanto, vamos discutir e conversar e tentar acelerar o mais rápido possível a aprovação dessa PEC”, comentou o relator da proposta na Câmara.

Por Agência Brasil

Petrolândia: [Revivendo] Maria do Socorro - Dona Santa - explica origem do feriado municipal em 06 de março, comemorado neste sábado


Maria do Socorro (Dona Santa) Foto/arquivo:

Através do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Petrolândia, nº 010/2006, foi instituído o feriado de 06 de Março, que comemora o dia em que ocorreu a transferência oficial da localidade da sede do município, em função da construção do lago de Itaparica para a Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga.

Sobre a instituição do feriado municipal, Assis Ramalho entrevistou  Maria do Socorro (Dona Santa),em 06 de março de 2013. Autora do Projeto de Emenda à Lei Orgânica. Na época, Dona Santa ocupava a presidência da Câmara de Vereadores de Petrolândia, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

A vereadora Maria do Socorro Santos de Souza, Dona Santa, esclareceu os motivos para a instituição desse feriado no calendário oficial de Petrolândia. Leia abaixo o relato da vereadora.

"Em 2006 fiz um projeto de Lei nº 010/2006, de minha iniciativa, com apoio total dos petrolandenses, para oficializar o dia 06 de março como sendo a data que marcou mais uma página da História de Petrolândia: a mudança da Petrolândia Velha para a Nova Petrolândia.

Essa data, no ano de 1988, foi um dia emocionante, com a chegada do nosso Padroeiro, São Francisco de Assis, à Praça dos Três Poderes, na nova cidade, com a participação de padre Henrique, do Juiz de Direito e outras autoridades, como vice-prefeito, vereadores e todas as famílias petrolandenses.

Naquela oportunidade foi lida a ata da mudança de cidade, que serve de documento oficial para as necessidades que surgirem em relação a esse dia, 06 de março, data que deixou grandes recordações dos momentos finais da transferência de São Francisco de Assis e de seu povo da Velha Cidade para a Nova Petrolândia.

Esse projeto foi elaborado por mim com o objetivo de levar essa história petrolandense para os adolescentes e crianças e,também, àqueles que não conheceram a origem e o desenvolvimento da nossa cidade. Essa data também prestigiou uma das nossas escolas municipais (Escola Municipal 06 de Março, situada na Quadra 17), que recebeu esse nome para homenagear essa grande data."


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Web Rádio Petrolândia comemora seu 6º aniversário neste sábado (6); obrigado pela audiência!



Neste sábado, 6 de março de 2021, a Web Rádio Petrolândia (www.webradiopetrolandia.com.br) comemorou seu 6º aniversário de atividade e agradece aos seus ouvintes, anunciantes, colaboradores e parceiros.

A Web Rádio Petrolândia foi criada para levar a voz de Petrolândia e região aos petrolandenses residentes na zona urbana, no interior do município. além outras cidades estados ou países.

Web Rádio Petrolândia, há seis anos, a sua melhor companhia!

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, 

Agora a Web Rádio Petrolândia tem nova versão do app na Play Store


Redação do Blog de Assis Ramalho



Petrolândia: Farmácia Dehon, o caminho da saúde, avisa aos clientes que não funcionará neste sábado e domingo, para Balanço Patrimonial


A Farmácia DEHON, localizada na Avenida dos Tês Poderes, centro de Petrolândia, informa aos clientes que não funciona neste sábado e domingo, para Balanço Patrimonial.

Voltará com normalidade a partir de segunda-feira (08).

A Farmácia Dehon, o caminho da saúde, tem uma equipe de profissionais capacitados, prontos para atender você.

O horário de funcionamento da Farmácia Dehon em Petrolândia é das 7 às 22h00, de segunda a sábado, e das 9 às 21h00, aos domingos e feriados.

Farmácia DEHON - Tel. 3851 - 1206


Redação do Blog de Assis Ramalho 
Farmácia Dehon

Petrolândia: Por motivo superior o ''Acordando com as notícias'' não vai ao ar neste sábado; volteremos a partir de segunda-feira (08)

Radialista Assis Ramalho (DRT/PE 3544), apresentador do programa "Acordando com as Notícias" na Web Rádio Petrolândia, de segunda a sábado, das 6h30 às 8h30.

Por motivo superior não será possível apresentar o programa ''acordando com as notícias'' pela Web Rádio Petrolândia na manhã deste sábado, 06 de março de 2021. Deixando aqui as nossas desculpas, prometendo voltar com a nossa programação normal a partir de segunda-feira (08), se assim o bom Deus permitir.

Grato: Assis Ramalho

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/Tacaratu: Clínica e Laboratório Jaques realiza exames laboratoriais todos os sábados a partir das 7h; agende a sua consulta




NESTE SÁBADO 13/03 ESTAREMOS REALIZANDO EXAMES DE VISTA COMPUTADORIZADO NA CLÍNICA JAQUES TACARATU COM O MÉDICO OFTALMOLOGISTA DR. CLEOVAN ALMEIDA Á PARTIR DAS 14:00.

FAÇA SEU AGENDAMENTO.

TACARATU: AGENDAMENTO ATRAVÉS DOS TELEFONES: (87) 3843-1106/ (87) 99931-4556

PETROLÂNDIA: (87) 3851-0505   (87) 9.9983-6517