domingo, 9 de março de 2014

Pernambucanos Yane Marques e Felipe Nascimento trazem ouro ao Brasil no pentatlo moderno

Yane Marques esteve em Petrolândia em janeiro/2014 
e foi entrevistada por Assis Ramalho (Foto: Lúcia Xavier)

Dois pernambucanos, duas expectativas distintas. Enquanto Yane Marques entrou na disputa do pentatlo moderno nos Jogos Sul-Americanos de Santiago e Viña del Mar, no Chile, como franca favorita e confirmou essa condição ao conquistar a medalha de ouro no último sábado (8), coube a Felipe Nascimento, de 20 anos, surpreender, da forma mais positiva possível, a delegação brasileira. Apesar de ser o mais novo do grupo e ainda integrar a categoria júnior, o pentatleta do Estado superou a diferença de experiência em relação aos adversários e, neste domingo (9), foi o grande campeão da sênior, que reúne atletas a partir de 22 anos.

O Estado garantiu ainda uma terceira medalha na modalidade com Priscila Oliveira, que foi bronze. Já Larissa Lellys, outro nome de Pernambuco na delegação feminina, foi a sexta colocada, após ficar boa parte do ano passado afastada das competições internacionais.

Sem demonstrar nenhuma dificuldade para confirmar o favoritismo, Yane Marques começou a competição se destacando na esgrima. Depois, ela conseguiu repetir o bom desempenho na natação e na equitação. Para confirmar o ouro no Chile, a pernambucana teve boa atuação também no evento combinado de tiro e cross country, chegando aos 1.364 pontos. A prata ficou com a competidora da casa Isabel Javiera, que somou 1.308, enquanto Priscila Oliveira garantiu o terceiro lugar com um saldo de 1.279.

“Fui muito bom, ainda mais que é a minha primeira vez nos Jogos Sul-Americanos. Não sou sempre favorita, pois há uma incógnita sobre a equitação, além de outros fatores. Seria hipócrita não reconhecer os resultados das outras atletas sul-americanas”, declarou a campeã.

Já Felipe Nascimento não teve um início tão fácil. Ele foi apenas o 10º na esgrima, mas conseguiu se recuperar ao longo das disputas da natação e equitação até vencer o combinado de tiro e cross country. O carioca Danilo Fagundes ficou em segundo, garantindo uma dobradinha para o Brasil. O terceiro lugar foi conquistado pelo chileno Esteban Bustos.

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Yane Marques e Jenifer Martins novamente recebem o troféu Atitude Campeã
>Petrolândia: Confraternização da Família Sandes é realizada no primeiro dia do ano em clima de emoção e descontração
>Deputado José Humberto homenageia pentatleta Yane Marques com Medalha Leão do Norte
>Pernambucana sertaneja Yane Marques vence campeã olímpica em Moscou

Jornal do Commercio

Petrolândia: Nathália Coelho compartilha recordações da jornada de padre Giovanni Malacrida na paróquia local

Padre Giovanni na Santa Missa deste domingo (9)
Foto: Assis Ramalho

Nathália Coelho compartilhou na rede social Facebook, o texto lido durante a Missa deste domingo, 9 de março, que marcou a despedida do padre Giovanni Malacrida e a recepção ao novo pároco local, padre Eduardo, que assume a Paróquia de São Francisco de Assis, em Petrolândia, auxiliado pelo pe. Antônio. Escreveu ela:

"Hoje, na Santa Missa, fizemos com simplicidade a recordação da vida do nosso querido Pastor, Padre Giovanni.

RECORDAÇÃO DA VIDA DE PADRE GIOVANNI

1- Giovanni Malacrida, nascido em 11 de junho de 1953, é italiano, filho de Vittorio e Maria. Tem três irmãos, e aos 25 anos tornou-se Padre. Iniciou seu ministério sacerdotal também na Itália, e em 1987 foi enviado como missionário ao Brasil, onde exerceu seu ministério na Baixada Fluminense, na Diocese de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

2- Padre Giovanni, retornou ao seu país de origem no ano 2000, e lá foi pároco de duas pequenas paróquias, pertencentes à Diocese de Mondoví, no norte da Itália. Em 2003 chegou a nossa paróquia de Petrolândia, para ficar ao lado do Padre Alfredo, das irmãs de São José, e no meio do nosso povo, e fazer juntos um pedaço de estrada na construção do Reino de Deus.

3- Padre Giovanni, na sua simplicidade e humildade, com seu carisma e paciência, logo cativou a todos nós petrolandenses. Sempre procurou viver com entusiasmo os ensinamentos de Cristo, propagou entre nós o amor fraterno, e sempre foi sinal do Cristo presente na vida da nossa gente.

Petrolândia: Sítio Cajueiro de Orlando Xavier e família, na Agrovila 01-Bl. 01, um berço de curiosidades e coleções inusitadas

Nina e Orlando

No fim do mês de fevereiro, visitamos o Sítio Cajueiro, próximo à Agrovila 01 do Bloco 01 (Projeto Barreiras) em Petrolândia, para dar os parabéns à aniversariante Nina, esposa de Orlando Xavier.

Vindo do nosso amigo Orlando e de seu pai, meu xará Assis Xavier, não poderíamos esperar uma recepção nem uma reunião, digamos, tradicional. Com muito bom humor, fomos servidos com objetos e fatos curiosos, puias e várias mostras dos talentos dos anfitriões que animaram nosso breve encontro, enquanto chegavam os convidados para a comemoração do aniversário.

No Sítio Cajueiro, entre outras coisas, colhemos azeitonas (jamelões) no pé e apreciamos os achados geológicos de Orlando. Árvores fossilizadas e pedras em desenhos e tipos incomuns, encontradas em suas andanças nesta região. Destaque para o artesanato escatológico de Orlando, realisticamente repugnante, que ele fabrica também por encomenda.

Pretendemos voltar em breve à roça de Orlando para registrar mais peculiaridades, inclusive a coleção de queixadas de animais, objetos que deixamos de conferir nesta apressada visita.

Para ver mais fotos, clique aqui>Sitio Cajueiro - Ag. 01 - Bl. 01 - Orlando Xavier e familia

O grande quartzo rosa de Orlando
Seixos desenhados: obras da natureza ou mapas pintados?
Rocha, osso ou fóssil
Três homens não abarcam a circunferência do tronco desta árvore nativa, 
da qual não conseguimos identificar a espécie.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Barragens e violação de direitos: a história se repete com Garabi e Panambi


"O MAB, por meio de uma reunião realizada com o governo do estado, conseguiu o compromisso verbal de, junto com a Eletrobrás e o próprio governo, planejar e organizar as reuniões nas comunidades e nos municípios", escreveEduardo Luís Ruppenthal, professor de Biologia, biólogo e mestre em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS), membro do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (MoGdema), InGá (Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais) e Movimento Rio Uruguai Vivo.

Eis o artigo.

A construção de mega-barragens é geradora de muitos conflitos pelos seus enormes impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos. Isso já foi constatado e pesquisado por vários cientistas e grupos das universidades brasileiras, mas também está presente no noticiário cotidiano, principalmente nos últimos grandes empreendimentos hidroelétricos como Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, e Belo Monte, no rio Xingu.

Na bacia do Rio Uruguai, além de conflitos emblemáticos nas hidrelétricas de Itá e Machadinho, há um pouco mais de uma década, a construção de Barra Grande, em 2004, foi notória pelo reconhecimento da fraude do EIA-RIMA levado a cabo pela empresa Engevix. Fatos semelhantes ocorreram nas barragens de Foz do Chapecó e Campos Novos, que foram palcos de guerra do Setor Elétrico (empresas e governos) contra as comunidades, principalmente via criminalização da resistência através da perseguição e prisões arbitrárias de atingidos e suas lideranças organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Em Campos Novos, hidrelétrica que quase se rompeu por apresentar rachaduras, a situação atingiu notoriedade nacional e internacional, com denúncias de violação dos direitos humanos dos atingidos encaminhadas a órgãos como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e à Organização das Nações Unidas (ONU). A repercussão internacional gerou resultado, fazendo com que ocorresse uma visita de uma representante da ONU, Hina Jilan, que por dois dias, 16 e 17 de dezembro de 2005, acompanhou de perto a situação dos atingidos acampados próximos do local da construção da barragem. Constatou a violação de direitos por parte das empresas, o não reconhecimento dos atingidos, onde inúmeras famílias haviam perdido suas terras, sua cultura e sua vida com a construção da obra e ainda sofriam com a prática da violência e uso de força policial.

Detran prorroga até 12 de março prazo para pagamento da 1ª parcela do IPVA


A Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE) prorrogou para o próximo dia 12 de março o prazo-limite para pagamento da 1ª parcela do IPVA 2014 dos carros com placa terminada em 1,2,3 e 4 (tanto para pagamento em cota única quanto parcelado). Paralelamente, o Detran-PE e a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) já estão realizando ajustes técnicos para aumentar a velocidade de processamento da emissão das guias de pagamento das taxas do Licenciamento 2014. O objetivo é, até segunda-feira, aumentar em quatro vezes a velocidade de processamento dos dados.

No ano passado, o Detran já tinha dobrado esta capacidade de processamento, mas o número de acessos ao site, para emissão do boleto do IPVA, superou as expectativas por conta de motivos como a greve dos Correios que impossibilitou a chegada dos boletos às residências. Além disso, muitas pessoas também deixaram para pagar o Licenciamento depois do Carnaval. A isso junta-se uma questão básica: o aumento da frota de veículos, que, nos últimos três anos, cresceu em quase um milhão de veículos.

A média diária de acessos ao site do Detran é de 60 mil. Mas, na sexta-feira passada, atingiu o recorde histórico de 183 mil. O departamento recomenda que os cidadãos evitem deixar para última hora a emissão do boleto para pagar o licenciamento e que prestem atenção na hora de imprimir os boletos para não efetuar pagamento em duplicidade.

Fonte: Diário de Pernambuco

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

Ultima procissão do rio na festa do Padroeiro São Francisco [1987]
Ultimo Carnaval da inesquecível Velha Petrolândia (Bloco dos Bonecos de Pantaleão)
Ultimo Carnaval da Velha Petrolândia em 1987
A saudosa foliã Nicó, irmã do também saudoso Duduta, no último carnaval da Velha Petrolândia em 1987 no Bloco Carnavalesco de Pantaleão.

Neste domingão, 09 de março de 2014, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra quatro fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Fonte: Petrolândia ontem, hoje e sempre 

Dois apostadores acertam a Mega-Sena deste sábado; confira resultado das demais loterias da Caixa


Duas apostas vão dividir o prêmio de R$ 33 milhões do concurso 1580 da Mega-sena. Um apostador é de São Paulo e outro do Rio de Janeiro. Cada um receberá R$ 16.776.243,36.

Confira os números do sorteio realizado em Arroio do Silva, Santa Catarina. Os números sorteados foram: 01 - 06 - 14 - 17 - 33 - 36.
A quina saiu para 378 apostadores. Cada um receberá R$ 9.474,63
A quadra teve 20.400 e cada apostador receberá R$ 250,79.

Mais loterias
>Confira resultados da Loteria Federal, da Quina, da Loteca e outros sorteios em UOL Notícias

Confira os resultados deste sábado pelos estaduais; com crônica, tabela e lances em vídeo

Pedro Carmona comanda a goleada do Náutico sobre o Porto. Ele marcou três gols
Vasco empata com o Bonsucesso e adia classificação no Carioca; Cruzeiro vence Tupi de virada no Mineiro, e Náutico vence o porto e assume liderança do pernambucano. Confira todos os resultados deste sábado pelos estaduais com crônica, tabela e lances em vídeo.

Por Rio de Janeiro

CAMPEONATO PAULISTA 2014 (primeira fase - 13ª rodada)
Botafogo-SP 1 x 0 Comercial-SP CRÔNICA / VÍDEO
Ituano 1 x 1 Atlético Sorocaba CRÔNICA / VÍDEO
Ponte Preta 2 x 1 Rio Claro CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO CARIOCA 2014 (TAÇA GUANABARA - 13ª RODADA
Resende 3 x 2 Macaé CRÔNICA
Bangu 1 x 1 Madureira CRÔNICA
Vasco 1 x 1 Bonsucesso CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO MINEIRO 2014 (PRIMEIRA FASE - 10ª RODADA)
Cruzeiro 2 x 1 Tupi CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2014 (hexagonal final - 6ª rodada
Porto 1 x 4 Náutico CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO CEARENSE 2014 (hexagonal final - 4ª rodada)
Guarany de Sobral 5 x 1 Horizonte CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO ALAGOANO 2014 (copa maceió - 3ª rodada) 
Coruripe 1 x 1 CRB CRÔNICA
CSA 7 x 1 CSE CRÔNICA
Murici 1 x 1 Comercial-AL CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO PiAUIENSE 2014 (taça estado do piauí - 7ª rodada)
Piauí 3 x 2 Cori-Sabbá CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO GOIANO 2014 (primeira fase - 13ª rodada)
Grêmio Anápolis 2 x 0 Aparecidense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO CAPIXABA 2014 (primeira fase - 8ª rodada
Desportiva 1 x 3 São Mateus CRÔNICA
Real Noroeste 2 x 1 Vitória-ES CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA

Globoesporte.com

Petrolândia: O dia hoje é dele; parabéns a Cézar Cavalcante, pela passagem do seu aniversario


Completamente Feliz, é como você deve estar hoje, afinal o dia é todo seu. Neste domingo, 09/03 os parabéns estão direcionados ao meu primo e empresário Cézar Cavalnate, com certeza uma pessoa especial em meio aos familiares e amigos.

Que em cada passo dado em direção ao futuro seja dado com segurança e com muita confiança, pois o seu futuro continuará sendo brilhante, assim como você.

Confie sempre em Deus, e ele nunca te desampará!
Quando você chorar, ele secará as suas lágrimas.
Quando você dá risadas, ele sorri.
Sempre que você ora, Ele escuta cada palavra!
Quando você deseja andar no seu caminho, ele sempre te guiará!
Quando as circunstâncias te dizem que é impossível, Deus te garante que é possível.

Parabéns e Feliz Aniversário..