sábado, 15 de outubro de 2016

Comunidades rurais afetadas pela seca comemoram chegada da água no semiárido baiano

Foto: Divulgação Codevasf

A água na torneira de casa chegou para mais de 17 mil baianos moradores da zona rural de Juazeiro, região Norte do estado - um alívio para a população em meio a um cenário de estiagem prolongada. São cinco sistemas simplificados de abastecimento implantados pela Codevasf que captam água através de flutuantes instalados à jusante da barragem de Sobradinho. Depois de tratada, a água é distribuída para comunidades rurais localizadas a até 15 quilômetros da margem do rio São Francisco.

Na localidade de Sabiá I, em Juazeiro, mora a família da dona de casa Maria Aparecida Siqueira da Silva. No local, o sistema já foi concluído e está em pleno funcionamento. Ela conta que esperou muitos anos para ter água dentro de casa.“Antes, a gente ia buscar água no rio ou em cacimbas, quando chovia. A água do carro pipa, quando vinha, só era suficiente pra gente beber e cozinhar. Eu esperei quase trinta anos para ter água tratada na torneira. Hoje está muito bom”, afirma.


Enem: este é o último fim de semana para fazer o simulado do exame online


Este é o último fim de semana para que os estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) testem os conhecimentos no simulado nacional da plataforma Hora do Enem: será o quarto e último simulado que ocorre antes das provas, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. Uma novidade deste simulado é que o estudante terá acesso ao gabarito oficial, que será divulgado na segunda-feira (17).

O teste está dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. No primeiro dia do simulado, os alunos responderão 90 questões, divididas igualmente entre Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O segundo dia de provas será destinado a outras 90 questões de Matemática e Linguagens.



É crueldade vetar recursos para crianças com deficiência, diz Humberto


Alegando “contrariedade ao interesse público”, o governo de Michel Temer (PMDB) vetou artigo da MP 729 que garantia mais recursos às prefeituras que acolhem crianças com deficiências em creches municipais. A proposta assegurava um incentivo para que as gestões municipais pudessem ampliar e garantir a convivência e o acompanhamento dos meninos e meninas que necessitam de cuidados especiais.

O artigo vetado tratava especificamente de crianças deficientes de famílias carentes de 0 a 4 anos que recebem o BPC (Benefício de Pensão Continuada), que tem renda familiar per capita de R$ 220 mensais. “É uma crueldade o que Temer fez. Um dia ele vai para a televisão com a primeira dama do lado falando de um projeto chamado 'criança feliz'. No outro, ele corta recursos que garantiam a estas mesmas crianças apoio adicional e mais que necessário. Ele está negando apoio a meninos e meninas deficientes e carentes. Quem faz isso?”, questionou Humberto.


Companhia Siderúrgica Nacional pode sair da Transnordestina

Transnordestina pode ser devolvida ao governo, e CSN pode ser indenizada. Foto: Roberto Ramos/DP

Sem previsão para investir na implantação da ferrovia Transnordestina e amargando dez anos de obras no projeto, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pode perder a concessão da obra e o caminho seria uma nova licitação.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal Valor Econômico, uma medida provisória (MP) em elaboração pelo governo federal é prevista para resolver concessões problemáticas. A ideia é que a ferrovia seja devolvida ao governo e a empresa indenizada pela parte construída. A ferrovia atualmente está com 55% de obras civis tem previsão para ser concluída em 2020, dez anos do prazo inicial de entrega (2010). A CSN foi procurada, mas não comentou o assunto.


Boa Visão leva consultas oftalmológicas para quatro mil alunos no Sertão de PE

Os alunos atendidos na ação são oriundos das 21 escolas estaduais dos municípios de Salgueiro, Cedro, Mirandiba, Moreilândia, Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante, além de 6 escolas do município de Belém de São Francisco.

O Governo do Estado vem reforçando iniciativas para melhorar os padrões educacionais pernambucanos, incluindo ações de saúde que possam fortalecer o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar, além de profissionais da área. Assim, a partir desta segunda-feira (17.10), cerca de quatro mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de 21 escolas estaduais e 6 municipais do sertão pernambucano passarão por consultas oftalmológicas gratuitas e, caso necessário, receberão os óculos na mesma semana. A ação é uma parceria do Projeto Boa, desenvolvido em parceria pelas secretarias estaduais de Saúde, Educação e Lafepe, com a Fundação Altino Ventura (FAV) e Fundação OneSight.


Ex-candidato a prefeito na Bahia é assassinado a tiros dentro de seu estabelecimento comercial

Joilson Lima (PV) disputou prefeitura de Camamu (BA) neste ano (Foto: Reprodução/ Facebook)
Dupla em moto chegou ao local e disparou contra vítima (Foto: Dudu Face/ Camamu Notícias)

O ex-candidato a prefeito da cidade de Camamu, no sul da Bahia, Joilson de Lima Oliveira (PV), de 44 anos, foi morto a tiros na manhã deste sábado (15), dentro da distribuidora de bebidas da qual era dono. As informações são da Polícia Militar.

Segundo a PM, familiares socorreram a vítima até o hospital municipal, mas Joilson não resistiu aos ferimentos. Ele concorreu ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano, mas não foi eleito.

Segundo a Polícia Militar, testemunhas disseram que dois homens a bordo de uma motocicleta vermelha entraram no local do crime e atiraram contra a vítima.


Horário de verão começa neste domingo; Pernambuco está fora


O horário de verão entrará em vigor no próximo domingo (16) em dez estados mais o Distrito Federal. A partir de meia-noite de sábado (15), os moradores devem adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão vai durar até o dia 19 de fevereiro de 2017.

O governo federal estima que irá economizar R$ 147,5 milhões. O valor representa o custo evitado em usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga no período de vigência do horário de verão.

O horário diferenciado vale para os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do DF.


Serra Talhada: Homem é morto com dois tiros na cabeça às margens da BR 232


Um homem identificado como Jofre Gomes, de 30 anos, foi morto com dois tiros na cabeça por volta das 19 horas dessa sexta-feira (14), às margens da BR 232, nas proximidades do Rancho Magalhães, em Serra Talhada. O crime aconteceu na frente dos dois filhos menores que viram o corpo do pai tombar sem vida no asfalto.

Em depoimento a Polícia Militar, que de pronto chegou ao local do crime após ser acionada, as crianças, de idade não reveladas, informaram que dois homens desceram de um veículo ordenando que Jofre Gomes colocasse as mãos na cabeça e este não obedeceu, sendo logo atingido por dois disparos de arma de fogo no crânio. Quando a PM chegou para averiguar os fatos, os menores estavam chorando ao lado do corpo do pai.


Órgãos tentam evitar irregularidades em troca de comando de prefeituras de PE


Representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) e órgãos que integram o Fórum de Combate à Corrupção (Focco/PE) estão preocupados com o processo de transição entre as atuais gestões municipais e as equipes dos futuros prefeitos eleitos no domingo (2). Por isso, vão unir esforços para evitar irregularidades na troca de comando de prefeituras e, principalmente, a suspensão de serviços básicos de saúde e de coleta de lixo.

Na segunda-feira (17), o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Carlos Guerra de Holanda, comanda um encontro para tratar das transições. A meta é impedir a prática da conhecida ‘terra arrasada’, na qual gestões que estão deixando as prefeituras provocam destruição de documentos contábeis e de licitações e suspendem pagamentos de servidores. A reunião ocorrerá na sede do MPPE, no Centro do Recife, às 10h.


Petrolândia/Icó-Mandantes: Diretora de Escola felicita colegas professoras pelo seu dia


Caras Colegas Professoras,

Hoje, 15 de outubro é o dia dedicado ao Professor. Profissional que, pela importância, mereceria o melhor salário, entretanto, não é esta a realidade. Professor, ganha muito pouco. Tão pouco, que diríamos até que nada temos a comemorar. Mas, vejamos por uma outra ótica, não da valorização salarial, não da valorização profissional, mas sim pelo grande bem que somente este profissional é capaz de fazer: Construir junto com os estudantes, os conhecimentos que estes levarão para o resto de suas vidas e que, futuramente, farão deles outros profissionais, quem sabe, um outro professor, um médico, um engenheiro, uma secretária, um grande executivo, um enfermeiro, um artista, um agricultor, enfim, pouco importa o profissional que formemos, antes de tudo vamos formar pessoas, seres humanos com capacidade de amar, de respeitar, de solidarizar-se com a dor do outro. No tempo em que vivemos, onde o ter está sempre se sobrepondo ao ser, sejamos nós, aqueles que ajudarão nossas crianças, adolescentes e jovens a vislumbrar mais do que simplesmente, ter, mas a ser gente. Gente que ama, gente que perdoa, gente que colabora. Gente que valoriza o ser gente.

Gostaria de, neste data, promover uma grande festa, presentear cada uma de vocês com bons presentes, pois bem que merecem, pelo esforço, garra, compromisso, responsabilidade, mas em tempos de crise, nem isso podemos. Então só me resta elevar a Deus uma prece, pedindo que olhe por nós, nos dando saúde, perseverança e muita sabedoria para viver cada dia cumprindo o verdadeiro papel do ser PROFESSOR.

Parabéns a cada uma em particular: Edjane, Sonia , Edinizia, Francina,Neuda , Nininha , Neide , Iolanda,Cineide,Ivone Alves, Iraci, Vera , Tailane , Érica, Cristina , Cristiana Marques, Jacilda , Cineide, Rita Ana, Lourdinha, Juliana e às que no momento não estão diretamente na função, mas que também são professoras: Denízia, Aline Alves e Livramento. Afinal, segundo Guimarães Rosa, professor não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.

Feliz Dia do PROFESSOR.

Com carinho: Marinalva Silva                    


São Paulo/Petrolândia: Morre em São Paulo Irany Gomes Ferraz aos 54 anos

Irany Gomes Ferraz, em foto ao lado do irmão Luiz 'Tartaruga'.

Faleceu em São Paulo, nesta sexta-feira (14), no Instituto Brasileiro Contra o Câncer, Irany Gomes Ferraz.  Natural de Petrolândia, Irany, que de acordo com informação da família, sonhava em voltar a morar em Petrolândia, lutava contra um câncer desde 2013. 

Aos 54 anos, Irany foi sepultada ontem a tarde em Cemitério localizado na Vila Formosa, na capital paulista.

Nossos pêsames à família

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da família



Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 27 milhões neste sábado; Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Nogueira

Lotérica Nogueira, na Av. Aspício Valgueiro de Barros, em Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)
Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes

O sorteio do concurso 1.866 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 27 milhões para quem acertar as seis dezenas neste sábado (15). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília), em Piripiri (PI).

Segundo a Caixa Econômica Federal, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá mais de R$ 177 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir uma frota de 41 carros esportivos ou cinco helicópteros.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.
Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Petrolândia: Encerrada seleção para auxiliar administrativo

Atualização 18/10/2016 - 09h30

A empresa Real Comércio e Serviços informa que foi encerrado o recebimento de currículos para vaga de emprego anunciada.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Real Comércio e Serviços



Segunda edição do Exame de Suficiência do CFC ocorre neste domingo

Atenção ao horário de verão. Prova começa às 9h30, horário de Brasília

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) realiza, no próximo domingo (16/10), a segunda edição de 2016 do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A prova busca aferir conhecimentos básicos para o exercício da contabilidade e a aprovação é condição indispensável para obtenção do registro profissional.

A prova será aplicada às 9h30, no horário de Brasília, e cerca de 50 mil candidatos realizarão o Exame, em 119 municípios do País. Como será o primeiro dia do horário de verão, haverá quatro horários locais de prova. Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Cataria e São Paulo, os inscritos farão a prova às 9h30 horário local; Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins a prova será aplicada às 8h30 no horário local;Amazônia Rondônia e Roraima, às 7h30 no horário local; e no Acre, os candidatos farão a prova às 6h30 no horário local.


Professores podem adoecer por falta de organização no trabalho, diz médica


Ao participar do I Seminário sobre Condições de Saúde e Trabalho dos Professores, promovido pela Fundação Jorge Duprat e Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em São Paulo, a médica e pesquisadora Ella Avellar afirmou que o adoecimento dos professores pode estar muitas vezes mais relacionado a questões de organização no trabalho do que a problemas físicos, como surdez ou depressão. Durante o evento, foram apresentadas pesquisas e ações que podem contribuir para melhorar as condições de saúde e trabalho dos docentes nas salas de aula.

Segundo a especialista, que atua no sistema de medicina do trabalho em Guarulhos, na Grande São Paulo, e nas investigações desenvolvidas na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, há diversos estudos mostrando que dependendo do ambiente em que a pessoa trabalha, isso pode favorecer ou não o seu adoecimento, como no caso dos professores.

“Muitas vezes os técnicos estão preocupados com o ruído que vai causar surdez. E ali tem que ter um outro olhar. Eles tem que ter como base os indicadores, não só as normas. Nós temos que ver do que estão adoecendo os professores”.


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 15 outubro de 2016

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)
Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet


Defensoria Pública recomenda que INSS suspenda programa de revisão de benefícios por invalidez


A DPU (Defensoria Pública da União) enviou uma recomendação formal aoINSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nesta sexta-feira (14) pedindo a suspensão do programa de revisão dos benefícios previdenciários, lançado pelo governo em agosto e iniciado em setembro.

Em julho, o governo publicou a medida provisória 739, que determinou a revisão de 530 mil auxílios-doença e 1,2 milhão de aposentadorias por invalidez que são pagas há mais de dois anos. As convocações para perícia, por carta, tiveram início no dia 5 de setembro.

A recomendação da DPU estabelece um prazo de dez dias para que a decisão seja acatada pelo INSS. Em caso de recusa, segundo a defensoria, pode ser iniciada uma ação civil pública.