segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Momento Física: Relação entre Escalas Termométricas


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual são divulgadas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na disciplina. O Momento Física é postado às segundas-feiras. 

AULA 2014/05: RELAÇÃO ENTRE ESCALAS TERMOMÉTRICAS

Encarte da aula>Encarte Momento Física Aula 05/2014


Resolução da Questão que se encontra no Encarte 2014/05 (foto e vídeo):





Para ver todas as aulas>Momento Física - Professor Roberto Oliveira

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático, animação e vídeo: Roberto Oliveira

Blog de Assis Ramalho agradece a credibilidade recebida dos leitores pelos 2 milhões e meio de acessos.


Mais uma vez, o Blog de Assis Ramalho está comemorando uma marca histórica, a de 2 milhões e meio de acessos, conquistados no início da noite desta segunda-feira(24). São 2 anos e quatro meses de referência e credibilidade, com crescimento e reconhecimento que adquirimos com o passar do tempo, tanto nacional como internacionalmente, haja visto o grande número de mensagens que recebemos do exterior.

O registro de 2.500.000 mil acessos é muito mais que um número expressivo ou uma estatística. É o resultado de compromisso que o Blog tem com os nossos leitores, sempre buscando o melhor da informação.

É por vocês e para vocês que trabalhamos da melhor forma possível, postando aqui as principais notícias do município, região, Brasil e mundo.

É através do nosso trabalho sério e respeitoso que temos obtido resultados positivos, por parte dos nossos queridos leitores. E é assim que pretendemos continuar, sabendo que a nossa responsabilidade aumenta ainda mais a partir de agora. Mais uma vez queremos agradecer-lhes por fazerem parte desta história desde o dia 31 de outubro de 2011, data da criação do Blog de Assis Ramalho.

Podemos dizer que temos muitos motivos para comemorar. De acordo com pesquisas, podemos afirmar que essa marca expressiva de dois milhão e meio  de acessos, pouco blogs alcançam em tão pouco tempo.


Neste dia especial, 24 de fevereiro de 2014, não poderíamos deixar de aproveitar este espaço para agradecer também aos nossos colegas proprietários de Blogs, com quem mantemos parcerias sérias, verdadeiras, sem inveja e sem falsidade, pois o Blog de Assis Ramalho acredita que o todo poderoso DEUS fez o sol para que ele brilhe para todos. E sendo assim, independentemente de concorrência, existe espaço para que todos brilhem e obtenham sucesso em qualquer profissão, desde que cada um faça o seu trabalho sem se importar com trabalho alheio, pois é bom lembrar que até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar.

Também queremos, de coração, agradecer a todos os nossos fiéis parceiros patrocinadores que nos apoiam dando a sustentabilidade necessária para a manutenção do Blog de Assis Ramalho.

O nosso muito obrigado aos nossos leitores e patrocinadores, e na certeza de que com as graças do nosso poderoso e bom DEUS, outras metas iremos conquistar.

Petrolândia: Limpeza da Praça da Quadra 04 é realizada após matéria no Blog

Praça da Quadra 04 após limpeza do local (Fotos: Assis Ramalho)

Na semana passada, postamos matéria mostrando as condições de insalubridade da Praça da Quadra 04, em Petrolândia, por despejo de lixo no local pelos moradores da área e falta de continuidade da limpeza pública pelos órgãos competentes.

Na manhã desta segunda-feira (24), nossa reportagem visitou novamente o bairro e constatou que a praça foi totalmente limpa.

O que se espera, agora, é que não apenas a limpeza pública seja constantemente realizada, como, principalmente, que haja colaboração dos cidadãos residentes na área para manter o local em condições sanitárias adequadas. No final das contas, os maiores prejudicados são os próprios moradores, devido à proliferação de insetos e ao mau cheiro.

A coleta pública do lixo na Quadra 04 é rigorosamente realizada às terças, quintas e sábados.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Promoção irresistível da Dbrum Modas oferece 40% de desconto


A loja Dbrum Modas de Petrolândia lança nesta quarta-feira, dia 26, uma promoção irresistível: 40% (quarenta por cento) de desconto em determinadas peças masculinas e femininas. São calças jeans, blusas e shorts, muitas peças para você escolher e comprar com um descontão!

Aguarde até quarta-feira para adquirir peças de excelente qualidade a preços incríveis.

A Dbrum Modas está situada na Avenida Manoel Borba, nº 74, ao lado da Eletroléo, no centro de Petrolândia. Organização de Naná Cavalcante. Telefone: (87) 3851-2051.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: DBrum Modas
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Prorural realiza reunião sobre Território Produtivo de Piscultura e Aquicultura, e gerente promete liberação dos recursos daqui a duas semanas

 
 Em entrevista a Assis Ramalho, Walmar Jucá, gerente do ProRural, garantiu que os recursos para a associações serão liberados em aproximadamente duas semanas.
 

A secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, realizou no município de Petrolândia, Sertão de Itaparica, encontro com produtores de peixes. Na pauta, as ações e investimentos pactuados na matriz do Plano Territorial da Rede da Piscicultura do Sertão de Itaparica. A região é responsável pela produção mensal de 3,5 mil toneladas de peixes, cultivados em sua maioria, em tanques-rede, envolvendo o trabalho de cerca de 500 famílias.

A iniciativa é resultado de um plano elaborado com a participação efetiva de representantes de organizações dos produtores familiares, sociedade civil e instituições públicas e privadas. O objetivo é o de articular políticas públicas, investimentos e parcerias para estimular o desenvolvimento da piscicultura na região formada pelos municípios de Belém do São Francisco, Itacuruba, Jatobá e Petrolândia.

Vinte e duas associações de piscicultores integram a iniciativa, que conta com a participação do Estado e da Sociedade Civil Organizada, que através da formação de fóruns territoriais, analisam e definem ações e investimentos com a proposta de elevar o nível de produção e renda dos agricultores familiares. A ação faz parte do Programa Territórios Produtivos e visa promover o desenvolvimento econômico das principais redes de produção da agricultura familiar.

De acordo com o gerente geral do ProRural, Walmar Jucá, a oportunidade de articulação entre pessoas e instituições traz a facilidades para consolidação das ações previstas no plano. Com a participação de órgãos públicos e privados podemos conduzir recursos para a atividade e melhorar a produção e a renda dos produtores”, explica.

Para o piscicultor Silvio Rogério, integrante do Fórum Territorial da Piscicultura, o trabalho integrado traz boas expectativas para a atividade da piscicultura. “A proposta do plano trouxe uma luz para a gente. Com este apoio, é certo que podemos alcançar benefícios para nossa produção e comercialização”, afirma.

Na ocasião, a coordenadora de fiscalização sanitária da Adagro, Késia Alcântara, fez uma explanação sobre os sistemas de inspeção e monitoramento da qualidade dos produtos de origem animal e documentação zoossanitária. Participaram do encontro, representantes do ProRural, Adagro, IPA, CPRH, Diocese de Floresta, Codevasf, Sebrae, Prefeitura de Petrolândia e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural.

Com exclusividade, Assis Ramalho entrevistou Walmar Jucá, gerente do ProRural, que garantiu que os recursos em atraso, destinados aos projetos das associações, serão liberados em aproximadamente duas semanas. São seis projetos que somam em torno de um milhão e duzentos mil reais, que já foram encaminhados e aprovados pelo ProRural.

Acompanhe abaixo na íntegra:

Assis Ramalho: Walmar, gostaria que você, como gerente do Prorural, fizesse uma avaliação sobre a reunião com os piscicultores da região do Sertão de Itaparica, realizada aqui em Petrolândia.


Walmar Jucá: Nessa reunião nós estamos tratando de todos os problemas que envolvem a cadeia da piscicultura aqui, neste território (Sertão de Itaparica). Com isso, estamos buscando articular diversos organismos estaduais, federais e municipais, que possam dar a sua contribuição para o fortalecimento dessa cadeia produtiva. Hoje, nós tivemos a ADAGRO (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco), que está fazendo uma belíssima explanação sobre as possibilidades que a gente tem de legalização da questão sanitária, da questão do transporte dos animais. Nós trouxemos também aqui o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), que está disponível para prestar assessoria técnica. Aqui, nessa reunião, tem também a CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente). Nós temos também aqui presente o Prorural, com recursos financeiros, temos o SEBRAE. Enfim, um conjunto de organizações que buscam, dentro das suas esferas, criar as condições mais adequadas para o desenvolvimento da piscicultura nesta região.

Assis Ramalho:
Mas eu notei um certo descontentamento dos piscicultores presentes na reunião, quando o senhor disse, em sua palestra, que os recursos para os projetos das associações, que já foram aprovados pelo Prorural, ainda não tinham sido liberados. Esses recursos ainda vão demorar e por que o atraso?

Walmar Jucá: Vão ser liberados sim. Eu acredito que, nas próximas duas semanas, os recursos estarão liberados. O que houve foi um atraso em função de questão de natureza orçamentária. Mas isso já foi resolvido, e eu espero que até a próxima semana a gente tenha condições de empenhar os recursos, e até em mais duas semanas,esses recursos já estão nas mãos dessas associações.

Assis Ramalho: Como será feita a distribuição dos recursos para as associações?

Walmar Jucá: As associações prepararam seis projetos na faixa de duzentos mil reais, cada um. Então, esses projetos somam em torno de um milhão e duzentos mil reais, e são repassados para as associações, de acordo com esses projetos que foram encaminhados e aprovados pelo Prorural. São todos eles, em benefício da piscicultura. Por exemplo, nós temos projetos para fábrica de gelo, tem projetos para unidade de beneficiamento, para o pescado, enfim, todos são voltados para a piscicultura.

Assis Ramalho: Então, só pra finalizar, o senhor afirma que a liberação desse dinheiro vai ser rápida mesmo?

Walmar Jucá: Com certeza. Eu não tenho nenhuma dúvida, porque eu já saí do Recife com as questões legais resolvidas. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Prorural
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados em saúde bucal atende também em Itaparica (Jatobá).

 Dra. Daniela de Sá Carvalho
Dra. Flávia de Sá Carvalho
 Dr. Enéas Granja Caribé 
 Dr. Iury Cargeone
 Dra. Jaydene Lins
Atendentes Poliana e Rita

A clínica Saúde & Sorriso Consultórios Especializados conta com uma equipe preparada para cuidar de sua saúde bucal e beleza do seu sorriso, com atendimento em Petrolândia e Itaparica (Jatobá).

Os profissionais da Saúde & Sorriso Consultórios Especializados são Dra. Daniela de Sá Carvalho (Endodontia, estética e clínica geral), Dra. Flávia de Sá Carvalho (Especialista em ortodontia), Dr. Enéas Granja Caribé (Implante, prótese e cirurgia), Dra. Jaydene Lins (Clínica geral odontológica)
Dr. Iury Cargeone (Clínica geral odontológica).

Saúde & Sorriso Consultórios Especializados
Em Petrolândia (PE)
Rua Higino Alexandre Araújo, 96 - Quadra 02 (rua do Lili Magazine)
Contatos: (87) 3851-2596 / 9669-7052
Em Jatobá (PE): 
Mini Shopping Itaparica - Box 10 - Itaparica
Fone: (87) 3851-5183 / 8111-5888


Redação do Blog de Assis Ramalho 
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma casa na Vila dos Pescadores, na Quadra 05


Vende-se uma casa (foto acima), localizada na Vila Dr. Francisco Simões de Lima (Vila dos Pescadores), paralela à Quadra 05 de Petrolândia, na rua Estreita, n° 29. O imóvel é composto por uma sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.

Preço a combinar com o proprietário.

Interessados, por favor, entrar em contato com Nequinho, pelo celular (87) 9807-4583.

O Blog de Assis Ramalho anuncia gratuitamente os classificados de Petrolândia e região. Contato: (87) 9955-1186 e e-mail contato@assisramalho.com.br.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Imposto de Renda: 7 deduções que pouca gente conhece


Mensalidade da escola e gastos com consultas médicas são deduções conhecidas no Imposto de Renda, mas há algumas outras menos usadas, como cirurgias plásticas, massagens e dentaduras. Conheça a seguir algumas dessas deduções diferentes, que podem aumentar sua restituição a receber ou reduzir seu imposto a pagar.

Cirurgia plástica

As regras da Receita Federal permitem que o contribuinte deduza os gastos com cirurgia plástica "reparadora ou não". Ou seja: mesmo as cirurgias feitas com fins estéticos podem ser abatidas, sem limite de valor. Mas é preciso apresentar comprovantes dos valores gastos no hospital.
Marca-passo

É possível também deduzir o valor gasto com a compra e a colocação do marca-passo (aparelho que regula o funcionamento do coração). Para que isso seja possível, no entanto, o equipamento deve estar incluído na conta do hospital ou na conta emitida pelo médico.

Deputado Rodrigo Novaes participa de Congresso Estadual da UVP

Rodrigo Novaes participou do Congresso Estadual da UVP, 
realizado em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) participou, na última sexta-feira (21), de compromissos pelo sertão.

Novaes esteve em Petrolândia para o Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O evento teve palestras sobre o papel do vereador, as suas obrigações e suas responsabilidades com o Tribunal de Contas do Estado.

Ainda no mesmo dia, o parlamentar esteve em Jatobá, na Volta do Moxotó, com o ex-prefeito da cidade, João Gomes, e os vereadores Alessandro Baga (PV) e Neném do Hospital (PTB).

Assessoria de Imprensa do deputado estadual Rodrigo Novaes

Notícia relacionada(clique para ler)
>Petrolândia: União dos Vereadores de Pernambuco realizam Capacitação Regional de Vereadores na Câmara Municipal 

Petrolândia: Matrículas para cursos da Funeso já podem ser realizadas


Os candidatos selecionados em prova realizada na segunda-feira passada, dia 17, já podem fazer sua matrícula no curso de sua preferência. Os cursos oferecidos pela FUNESO/UNESF, por meio da FAEXPE, são: Letras, Biologia, Matemática, Pedagogia e Administração.

As matrículas devem ser realizadas com Magda Barros (Contato: 9996-7683), na rua Manoel da Cruz, na Quadra 06. O valor da matrícula é de R$ 189,00 (cento e oitenta e nove reais).

O candidato deve apresentar a seguinte documentação no ato da matrícula:
3 cópias autenticadas do histórico escolar
2 cópias autenticadas do RG e CPF
2 cópias da certidão de registro civil (casamento ou nascimento).
2 cópias do Título de Eleitor
2 cópias do comprovante de votação na última eleição
2 cópias do comprovante de residência
2 cópias da reservista (homens)
4 fotos 3/4

Nova oportunidade - Os candidatos que não obtiveram êxito ou não compareceram à prova, podem se inscrever até sexta-feira, dia 28 de fevereiro, para participar de nova seleção. As inscrições são gratuitas. Procurar Magda Barros.
 Notícia relacionada (clique para ler):
>Petrolândia-Funeso/Unesf: Confira lista de aprovados na 1ª chamada para cursos de Administração, Letras, Biologia, Matemática e Pedagogia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Magda Barros

Petrolândia: AVEPE tem domingo de futebol, eleição e premiação

Pelada no campo society da AABB
Edvaldo Ferreira(Léa); mais novo sócio da AVEPE,
mostra com orgulho a camisa da Associação
Aniversariantes do mês foram premiados, através de sorteio, pela diretoria


Neste domingo(23) a diretoria da AVEPE (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou eleição direta para eleger o mais novo sócio da entidade.

A eleição aconteceu logo após o tradicional baba, que é realizado aos domingos pela manhã.

Quatro candidatos concorreram a uma única vaga, sendo eleito Edvaldo Ferreira da Silva, conhecido popularmente como Léa.

42 sócios compareceram para votação, sendo que dois foram nulos pela mesa. Confira abaixo os nomes e números de votos dos candidatos:

Léa: 17 votos
Pantera da Feira: 10 votos
Zé Osvaldo da Chesf: 09 votos
Luiz das Placas: 04 votos

Ainda neste domingo, a diretoria da AVEPE premiou em forma de sorteio, aniversariantes do mês de fevereiro.

Os sócios Dinho e Dimas foram sorteados, cada um levando um relógio de púlso.Tuí e Pedão foram sorteados e premiados com uma camisa, enquanto Lenilson foi sorteado, levando um par de meião. A diretoria promete mais prêmios, através de sorteios, para os aniversariantes do mês de março.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Clique para ver mais fotos do domingo na AVEPE>Pelada da AVEPE

“Você nomeia secretário, mas ninguém nomeia governador. Governador quem elege é o povo”, afirma Armando Monteiro


Recife – Pré-candidato a governador, o senador Armando Monteiro (PTB) tem certeza de que o fundamental no debate eleitoral no Estado, em 14, é discutir os desafios do desenvolvimento de Pernambuco nos próximos anos. “Precisamos olhar para o futuro do nosso Estado, ter um debate sobre os problemas, os desafios e as potencialidades”, afirmou Armando, durante entrevista ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, no Recife, nesta segunda-feira (24).

O senador falou também sobre a formação do palanque de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff em Pernambuco, sobre o processo de escolha do candidato adversário e o precário debate entre a necessidade de um perfil técnico ou político. “O fundamental nesse processo é que se possa aliar experiência, capacidade de articulação e um sentido de direção. Outra questão também muito importante é a capacidade de caminhar com as próprias pernas, ter um sentido de independência, que é tão importante e algo tão caro a Pernambuco”, acrescentou.

Veja abaixo os principais trechos da entrevista:

A construção da aliança ao governo

Armando Monteiro – “Eu estou construindo no nosso campo aquelas alianças, evidentemente que o parceiro preferencial é o PT, e isso caminha muito bem pelo calendário que foi estabelecido aqui pela direção nacional e regional do PTB. Portanto, nós aguardamos com muita tranquilidade que esse processo se conclua agora em março, e tenho recebido manifestações já muito positivas de lideranças do partido em Pernambuco. Tenho mantido contato também com outras legendas, com outros partidos, para que a gente possa concluir esses entendimentos e oferecer um expressivo leque de alianças para fortalecer esse projeto”.

Um palanque forte para a reeleição da presidente Dilma

Armando Monteiro – “Tenho a impressão que nós vamos ter aí surpresas nesse processo. Quero lembrar que as convenções só ocorrem em junho, ou seja, as alianças só são formalizadas em junho. Portanto, há muito ainda o que acontecer pela frente. Portanto, continuamos ainda muito tranquilos dentro desse calendário que foi estabelecido, conversando com todas as legendas, preferencialmente as legendas do nosso campo. Quando eu digo as do nosso campo são aquelas que estão alinhadas ao campo nacional com a candidatura da presidente Dilma. Portanto, vamos aí concluir esse processo, de modo a que tenhamos um amplo leque de alianças e uma chapa forte porque o nosso compromisso aqui, fundamentalmente, é fazer esse palanque da reeleição da presidente Dilma”.

Petrolândia: Inscrições para cursos de Auxiliar de Arquivo e Recepcionista prorrogadas até sexta, dia 28


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia comunica à comunidade que ainda há vagas para os cursos de AUXILIAR DE ARQUIVO e RECEPCIONISTA, exclusivamente no horário da manhã. Os cursos gratuitos do PRONATEC serão ministrados em Petrolândia pelo SEST/SENAT.

Os interessados procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, localizada na Av. Pref. José Gomes de Avelar, ao lado do PETI, até sexta-feira, dia 28, no horário das 8 às 13 horas. Informações: (87) 3851-2321.

No final do curso, além do Certificado de Conclusão, os alunos recebem Bolsa Auxílio, ajuda de custa referente aos dias de estudo.

Auxiliar de Arquivo
Horário: manhã
Carga horária: 160 horas
Período: 24/02 a 13/05/14
Quantidade de vagas: 30 (trinta)
Pré-requisito: Ensino Fundamental Incompleto
Idade mínima: 18 anos

Recepcionista
Horário: manhã
Carga horária: 160 horas
Período: 24/02 a 13/05/14
Quantidade de vagas: 20 (vinte)
Pré-requisito: Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) Incompleto
Idade mínima: 18 anos

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- documentos de identificação pessoal (Carteira de Identidade e CPF)
- comprovante de escolaridade
- comprovante com Número de Inscrição Social-NIS (Cartão do Bolsa Família)
- comprovante de residência no município de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretária de Desenvolvimeno Social, Cidadania e Juventude

Negociação entre Correios e trabalhadores vai a dissídio


Representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) e Correios não chegaram a um acordo hoje (24), durante a audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Com isso, o caso vai a dissídio no próprio tribunal. Não há previsão sobre quando isso acontecerá.

A ação cautelar contrária à greve foi ajuizada pela estatal contra a Fentect. Iniciada em 29 de janeiro, a paralisação, de abrangência parcial, foi feita sob a alegação de que a estatal não estaria cumprindo acordos relativos ao plano de saúde oferecido pela empresa, o Postal Saúde.

De acordo com a Fentect, serviços médicos têm sido cobrados de trabalhadores, o que iria de encontro ao que foi acertado durante audiência anterior feita também no TST. No site da Fentect foi divulgada uma nota fiscal que supostamente comprovaria que um funcionário havia pago para ter atendimentos médicos. Cita casos de outros empregados que também haviam pago por serviços hospitalares.

Felipão chama Fred e evita novidades em convocação para último amistoso antes da Copa do mundo


O técnico Luiz Felipe Scolari convocou nesta segunda-feira os jogadores que atuam no futebol brasileiro para ao amistoso contra a África do Sul, em 5 de março, em Joanesburgo. A grande novidade é o retorno do atacante Fred. Recuperado de lesão, o centroavante do Fluminense não jogava pela seleção brasileira desde agosto do ano passado. Jô, do Atlético-MG, e o goleiro Jefferson, do Botafogo, completam a lista.

O jogo contra os africanos será o último da seleção brasileira antes da convocação final para a Copa do Mundo, que acontece em 7 de maio. Em seguida, os jogadores se apresentam ao técnico Luiz Felipe Scolari para o início da preparação na Granja Comary, em Teresópolis.

Ainda antes da estreia no Mundial, o Brasil fará dois amistosos de preparação: o primeiro, no dia 3 de junho, provavelmente contra o Panamá no Serra Dourada (Goiânia), e o segundo, no dia 6 de junho, contra a Sérvia no Morumbi (São Paulo).

Confira lista completa:

Goleiros
Julio César
Jefferson

Zagueiros
Thiago Silva
David Luiz
Dante
Laterais

Dani Alves
Rafinha
Marcelo
Meiocampistas
Luiz Gustavo
Fernandinho
Paulinho
Ramires
Willian
Oscar

Atacantes
Neymar
Fred
Bernard
Hulk


Globoesporte.com

Inscrições para 1.232 vagas na Petrobras começam nesta segunda-feira com vagas para Pernambuco

Para quem está em busca de um concurso para chamar de seu, começam nesta segunda-feira (24) as inscrições para o novo concurso da Petrobras. O edital foi lançado na semana passada.

São 1.232 vagas de níveis médio e superior. Desse total, cem são para contratação imediata. Quem ficar nas outras 1.132 fará parte do cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98.

Setor elétrico: o sujo falando do mal lavado


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Apesar de seu caráter essencial, o setor elétrico brasileiro não tem sido levado em conta com a relevância necessária para atender os interesses estratégicos da população. Ele tem tido um papel que o situa no jogo da disputa eleitoral. Ou seja, vivemos a partidarização energética, que ficou evidenciada desde o inicio do século XXI. E isso não tem contribuído para encontrar os caminhos da segurança energética, da modicidade tarifária, da qualidade dos serviços oferecidos, e ainda mais, a diminuição dos impactos sócio-ambientais na escolha das fontes energéticas.
O processo de reestruturação do setor elétrico iniciado em 1995, com a “meia sola” do que ficou conhecido como o "Novo Modelo do Setor Elétrico" a partir da lei 10.848 de março de 2004, que instituiu as atuais bases do mercado de energia brasileiro, desestruturou por completo o sistema existente, principalmente com a introdução de um modelo mercantil. A partir de então a energia elétrica é tratada e sujeita as leis de mercado. Não muito diferente de um pacote de bolacha comprado no mercadinho da esquina.

O que poderia parecer uma vantagem comparativa devido a ¾ da energia elétrica produzida no país ser gerada nas hidroelétricas (o restante com as termoelétricas, mais caras), acabou se tornando um grande motivo de preocupação. Em particular, devido às mudanças climáticas e seus efeitos decorrentes, que cada dia mais tem assolado o planeta Terra. Por exemplo, o calor extremo no Sudeste e a seca no Nordeste brasileiro. O que está acontecendo agora, portanto, é exatamente o que os cientistas do clima prevêem que começará a ocorrer com mais frequência daqui para frente.

Professores de Caruaru fazem greve a partir desta segunda-feira(24)


Professores municipais efetivos decidiram fazer greve a partir desta segunda-feira (24) em Caruaru. Uma assembleia realizada na terça (18) reuniu cerca de 200 profissionais, que optaram pela deflagração. A pausa nos trabalhos pode durar 30 dias e ser prorrogada por mais 30. Eles reivindicam o piso salarial já com o ajuste de 8,32% anunciado pelo Ministério da Educação no dia 29 de janeiro, o que faz o valor ficar em R$ 1.697.

Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru e Região Agreste Central de Pernambuco (Sismuc Regional), atualmente os professores recebem R$ 1.469 - o valor já estaria com as gratificações, sendo que estas deveriam ser apenas complementos ao piso. Reivindicado também isto, cerca de 1.200 educadores podem deixar de ir ao trabalho. O presidente do sindicato, Eduardo Mendonça, afirma que, de terça até esta sexta, ninguém da prefeitura se dispôs a falar, mesmo tendo sido avisada sobre a parada.


.G1 PE

Sete pessoas da mesma família morrem em naufrágio em Goiás


Sete pessoas da mesma família morreram em um naufrágio de embarcação na região de Corumbá III, a 50 quilômetros de Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros de Luziânia, o corpo de uma criança foi encontrado na tarde de sábado (22), pouco depois do acidente, e os outros seis – três adultos e três crianças – foram encontrados na manhã deste domingo (23), quando as buscas foram retomadas.

No total, 12 pessoas estariam na canoa, próximo a um local conhecido como Rancho Netinho. Os outros cinco sobreviveram, sem ferimentos graves. Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo da criança foi encontrado, por que ela tinha uma bóia presa ao corpo.Ainda não se sabe o que motivou o naufrágio, nem a identificação das vítimas. O caso é investigado pela delegacia de Luziânia.

Por , em Brasil

Concurso da Caixa Econômica Federal registra 1,9 milhão de inscrições


O concurso da Caixa Econômica Federalpara 9 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior registrou 1.921.723 inscrições. São 1.887.376 candidatos para o cargo de técnico bancário novo (nível médio) e 34.347 para os cargos de nível superior. As informações são da assessoria de imprensa do órgão.

Os 1,8 milhão de inscritos para técnico bancário este ano superam em muito o número obtido no último concurso para o mesmo cargo, em 2012, quando se candidataram 1.086.514 pessoas. Se o número de inscrições se confirmar, o concurso pode atingir um número recorde de inscritos.

Do total das inscrições, 32.987 candidatos se declararam portadores de deficiência, sendo 32.650 para nível médio e 337 para nível superior.

Confira resultados de domingo nos estaduais; com tabela, crônicas e lances em vídeo



Reservas do Botafogo vencem o Fluminense no Maracanã por 3x0

Reservas do Bota batem o Flu, Santos e São Paulo empatam, e Galo vira sobre o América. Remo e Sampaio Corrêa vencem turnos. Ferroviário cai para segunda divisão, no Ceará. Confira todos os resultados deste domingo com crônica, tabela e gols em vídeo.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

CAMPEONATO PAULISTA 2014 (PRIMEIRA FASE - 10ª RODADA)
São Paulo 0 x 0 Santos CRÔNICA / VÍDEO
Botafogo-SP 3 x 1 Palmeiras CRÔNICA / VÍDEO
Portuguesa 2 x 1 Comercial-SP CRÔNICA / VÍDEO
Paulista 2 x 3 Atlético Sorocaba CRÔNICA / VÍDEO
Linense 1 x 3 São Bernardo CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO CARIOCA 2014 (TAÇA GUANABARA - 10ª RODADA)
Fluminense 0 x 3 Botafogo CRÔNICA / VÍDEO
Volta Redonda 1 x 2 Bangu
Duque de Caxias 1 x 0 Audax-RJ
Nova Iguaçu 3 x 0 Boavista CRÔNICA
Bonsucesso 3 x 0 Macaé CRÔNICA
Vasco 1 x 2 Cabofriense CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA