domingo, 14 de outubro de 2018

Conselheiro do TCE-PE suspende locação de veículos pela Câmara de Petrolina


O conselheiro Valdecir Pascoal expediu monocraticamente na última quinta-feira (11) uma Medida Cautelar requerida pela Empresa Brasileira de Locação e Transportes Ltda., determinando à Câmara Municipal de Petrolina a imediata suspensão da execução do contrato decorrente do Pregão Presencial nº 01/2018 cujo objeto é a locação de veículos automotores. O pregoeiro é Gean Carlos de Vasconcelos.

Notificado sobre o teor da denúncia, o pregoeiro apresentou suas contrarrazões ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE_PE), acostando, inclusive, um ato administrativo assinado por ele, e publicado no Diário Oficial do Estado de 7/7/2018, suspendendo o Pregão, até que o Tribunal analisasse o mérito da matéria.

Técnicos do Tribunal identificaram um conjunto de irregularidades no processo licitatório, entre elas critério de julgamento antieconômico, comprovação indevida da propriedade dos veículos, dois prazos para a entrega dos automóveis, exigências antieconômicas relativas ao ano de fabricação dos veículos e potência do motor, omissão da planilha de preços, etc.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Professora Lucilene Cavalcante recebe felicitações da família e de amigos


Neste domingo, 14 de outubro de 2018, familiares e amigos felicitam a professora Lucilene Cavalcante pela passagem do seu aniversário.

Parabéns!

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação/Facebook


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

América Latina é a região com maior taxa de cesáreas do mundo


No Brasil, a maioria das cesáreas se dá em gestações de baixo risco, com 54,4% de cesáreas feitas em mulheres de nível educacional elevado, frente a 19,4% de nível mais baixo. 

A América Latina é a região com maior taxa de césareas (44,3% dos nascimentos) do mundo, e o Brasil é o segundo país que mais realiza esta cirurgia, segundo um estudo que alerta para a "epidemia" mundial deste parto, recomendado apenas em casos específicos.

O número de nascimentos por cesárea no planeta praticamente duplicou em 15 anos, de 12% para 21% entre 2000 e 2015, e superou os 40% em 15 países, a maioria da América Latina e do Caribe, indica o relatório publicado nesta sexta-feira na revista Lancet.

Atualmente, estima-se entre 10% e 15% a proporção de cesáreas necessárias por motivos médicos. Contudo, 60% dos 169 países estudados estão acima dessa faixa, e 25%, abaixo, de acordo com o estudo baseado em dados da Organização Mundial da Saúde e da Unicef.

Petrolândia: Hoje tem Edy Ferreira e Kinho dos Teclados no Maria Fumaça a partir das 13 horas



Venha curtir o Final de Semana mais animado da cidade no Maria Fumaça com as melhores atrações musicais.

O Maria Fumaça é localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376.
Divulgação/Maria Fumaça

Petrolândia: Abordagem critica sobre a atual realidade política no Brasil - Artigo de Fernando Batista


Por: Fernando Batista

O presente artigo pretende, antes de qualquer coisa, trazer à baila questões relevantes acerca da atual situação política do País, sem as quais não poderíamos continuar esta abordagem.

Sem semelhança com nenhum outro momento [ao menos para os que nasceram no periodo pós-ditadura], este atual cenário da nossa Nação, acaba trazendo para os de “mente sã”, uma reflexão: o homem tornou-se inimigo do próprio homem”. Para justificar, pois, suas escolhas, desenvolvem uma reflexão sobre a violência que caracteriza seus comportamentos nessa condição.

Não estou vestindo roupagem nem adereços partidários. Estou no uso mais límpido possível de minha lucidez e bom senso. No mais, sou cidadão e isso me basta e incentiva dentro dos direitos a mim ofertados na Constituição Federal à lançar um olhar sobre a realidade atual. Em tempos de democracia, o cenário é de instabilidade profunda na economia e na política, sem falar na instabilidade e flacidez de caráter [que está mole igual gelatina] tanto dos políticos quanto, equiparavelmente, de muitos eleitores.

Parece ter se instaurado na sociedade uma espécie de patologia, uma enfermidade, uma espécie de tumor social: trata-se da intransigência, que se expressa nas atitudes de preconceito, intolerância, fanatismo, racismo, indiferença, legalismo e moralismo, matando na raiz toda possibilidade de encontros humanizadores, sobretudo com os “diferentes”. O intransigente tem uma visão atrofiada, a partir do lugar e da posição social ou religiosa que ocupam, os leva a um enfrentamento com outros por razões ideológicas, políticas ou religiosas, em lugar de compreender a perspectiva do outro e as verdades latentes que há em todo ser humano.

Embrapa desenvolve fertilizante orgânico nitrogenado


Com foco em hortaliças, N-verde gera menos perdas que torta de mamona

A Embrapa Agrobiologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária sediada no Rio de Janeiro, desenvolveu um fertilizante orgânico a partir da biomassa aérea de espécies leguminosas, o N-verde. O processo aproveita a parte da planta que fica fora da terra.

Na primeira fase da pesquisa, iniciada em 2008, foram selecionadas as matérias-primas que poderiam ser usadas e que tivessem volume de nitrogênio próximo de 4%. O projeto foi retomado no ano passado, para desenvolvimento do trabalho de obtenção da biomassa e de seu processamento até chegar ao produto final, que é o fertilizante peletizado ou granulado.

Em entrevista à Agência Brasil, o engenheiro agrônomo Ednaldo Araújo, líder do projeto na Embrapa Agrobiologia, disse que um dos objetivos é aumentar a oferta desse tipo de fertilizante, que está de acordo com a legislação de agricultura orgânica. A legislação não permite o uso de fonte sintética, esclareceu Araújo, ressaltando que o grande gargalo é ter fontes orgânicas renováveis para serem usadas na agricultura orgânica.

Petrolândia: Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança e prefeitura promovem festa do Dia das Crianças



A Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança (ABNE), organizou, com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, uma festa em comemoração ao Dia das Crianças, na sexta-feira(12).

As crianças aproveitaram bastante o evento que contou com brinquedos infláveis e pula-pula entre outras atividades.

O Presidente e fiscal da ABNE (Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança), Jucelio Mangueira, junto com a secretária Quitéria vem por meio desta agradecer a prefeita Janielma Souza pelo apoio ao evento que aconteceu em frente a Escola Municipal Itamar Leite.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Jucélio Mangueira

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 14 de outubro de 2018


Lindo por do sol do cais D. Pedro II

Neste domingo, 14 de outubro de 2018, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra cinco fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa nas águas do rio São Francisco.

História de Petrolândia
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.