sexta-feira, 25 de junho de 2021

Petrolândia: Aposentados sofrem em filas e se aglomeram em frente a banco, nesta sexta (25)

A aglomeração de pessoas contraria as recomendações para se prevenir contra o coronavírus e oferece risco  - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Apesar das orientações das organizações de saúde para a população manter o isolamento social durante a pandemia do coronavírus, os aposentados - grupo de risco para casos mais graves da Covid-19 - voltaram a enfrentar filas em Petrolândia para sacar pensões e aposentadorias.

Na manhã desta sexta-feira, 25, a nossa reportagem foi acionada para flagrar a situação na agência do Banco do Bradesco localizada na Avenida Manoel Borba, no centro da cidade.
 
''Os bancos parecem não estar preparados, até hoje, para receber seus clientes. É um simples problema de falta de organização. Por que os idosos ficam em pé do lado de fora e depois do vidro da entrada, e por que não colocam ao menos cadeiras para manter o distanciamento?'', reclamou a filha de uma idosa, que não quis se identificar.

"Todo mês é a mesma coisa, eu já vi idosos passar mal e ter de ser atendido. Isso é uma calamidade, mas, infelizmente, ninguém olha para o sofrimento dos pobres'', desabafou um outro aposentado.

A aposentada Maria José, 63, era uma das pessoas esperando, em pé, para entrar na agência. Ela afirmou que estava na fila há cerca de duas horas. ''Cheguei aqui cedo e, junto com esses muitos que se encontram aqui, estou sofrendo na fila e sem nenhum amparo'', desabafou.

A situação deprimente dos clientes de banco, em especial dos aposentados, foi denunciada no dia 31 do mês passado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, Natanael Caetano.

Na oportunidade, o gestor do STR gravou vídeo em frente à agência onde mostrava o descaso. Reveja abaixo.


VER MAIS FOTOS ABAIXO


Oito presos fogem do Presídio de segurança máxima de Itaquitinga (PE), um dia após assassinato de detento em briga

Buraco foi encontrado em cela de onde os detentos fugiram — Foto: Reprodução/WhatsApp

Oito presos fugiram nesta sexta-feira (25) do Presídio de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 85 quilômetros do Recife. Os homens estavam detidos na cela seis do Pavilhão C da unidade penitenciária de segurança máxima. Um dia antes da fuga, um preso foi assassinado durante uma briga.

Por meio de nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), informou que as circunstâncias da fuga serão apuradas pela Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica (Giso).

A Seres também afirmou, na nota, que a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social foi acionada para que seja realizada a captura dos fugitivos. "Um procedimento interno para a apuração dos fatos foi aberto pela Seres", informou.

Petrolândia: Ônibus com conforto e segurança com destino a Praia do Sobrado; todos os domingos com saída às 8 da manhã e retorno às 17:30


Mais informações e agendamentos com Marcyano Freire
87 9 9931 3097


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Marcyano Freire

Controle de estoque é tema de curso promovido pela Escola de Negócios do IEL



A Escola de Negócios do IEL-PE está com as inscrições abertas para o curso online e ao vivo de qualificação em controle de estoque, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de julho. A capacitação tem o intuito de apresentar os aspectos do funcionamento da gestão, do controle de estoques, da armazenagem e do planejamento, com foco na otimização dos processos e no gerenciamento da área.

De acordo com a gestora do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco, Annielly Trindade, o curso terá uma carga horária de 16 horas e privilegiará também a troca de experiências e o debate entre o instrutor e os participantes, promovendo uma maior interação, integração e dinamicidade.

Com nova metodologia de aulas online e ao vivo, o curso será transmitido por videoconferência das 18h às 22h e contará com conteúdo atualizados. Serão abordados também conceitos, finalidades, propósitos, gerenciamento, aplicação, custos e fluxo da logística dos estoques, além dos princípios básicos.

Casal é encontrado morto a tiros em apartamento no Rio. Polícia suspeita que o homem, que era policial, matou a mulher e depois se suicidou


Um casal foi achado morto a tiros em um apartamento no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, na noite da quinta-feira (24). A polícia suspeita que o homem, que era policial, matou a mulher e depois se suicidou. O filho de 12 anos foi testemunha e chegou a pedir socorro tentando salvar a mãe.

Segundo a Globo, os bombeiros foram chamados para a casa às 22h12. Quando chegaram, Ulisses Carlos Pourchet, 45 anos, e Janaína Pourchet, 44, já estavam sem vida. Os corpos passarão por perícia.

Duas testemunhas já foram ouvidas: o porteiro e um morador do mesmo prédio. Familiares também serão chamados para depor na Delegacia de Homicídios.

A cunhada de Janaína, Letícia Souza, disse ao Uol que a morte do casal foi um susto para os parentes. Ela afirma que Janaína era "feliz, alegre e de Deus, muito boa filha, muito boa mãe, muito boa esposa, uma pessoa de luz". Letícia é casada com o irmão da vítima.

Petrolina anuncia abertura de novo curso de Medicina para 2022


A cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, terá a partir do próximo ano um novo curso de Medicina, conforme anunciado, nesta sexta (25), pelo prefeito Miguel Coelho (MDB), após reunião com a diretoria da Faculdade de Petrolina (Facape). Segundo a prefeitura, serão 100 vagas destinadas à formação de alunos no curso, num investimento de cerca de R$ 2 milhões em obras e compra de equipamentos para a estrutura de ensino.

"É uma grande conquista para o povo de Petrolina. Nossa meta é que o primeiro vestibular já ocorra no primeiro semestre e as aulas iniciem a partir de agosto de 2022. Esse curso significa mais saúde e educação de qualidade para a nossa população, além do fortalecimento da rede básica de nossa região", disse o prefeito.

Segundo a gestão, a graduação terá alguns diferenciais para a saúde pública da região. "Isso porque a formação dos alunos será voltada para a atenção primária, ou seja, o atendimento médico básico e mais procurado pelas comunidades". Segundo a prefeitura, o curso municipal de Medicina terá uma cota de 30% das vagas para estudantes da região que abrange a chamada Rede PEBA (Pernambuco/Bahia), constituída por municípios próximos de Petrolina, garantindo assim que os estudantes tenham vínculo com o Sertão do São Francisco.

A reunião foi acompanhada também pelo vice-prefeito Simão Durando (MDB) e pelo deputado estadual Antonio Coelho (DEM), que destinou R$ 600 mil em emenda parlamentar para a faculdade viabilizar o novo curso.

Por Diário de Pernambuco

Concurso do Banco do Brasil: confira quantas vagas abriram no seu estado


Agência do Banco do Brasil de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/BlogAR))

O Banco do Brasil anunciou a realização de um concurso para o total de 4.480 vagas em todo o Brasil. Serão 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva que vale para todos os estados e o Distrito Federal.

Banco do Brasil abre concurso para 4.480 convocações: Vagas para Pernambuco abrangem diversos municípios, inclusive Petrolândia e Tacaratu

A divisão das vagas é a seguinte: 2 mil vagas para Escriturário - Agente Comercial; mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal; 240 vagas de Escriturário - Agente de Tecnologia e outras 240 para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI, para vagas somente no Distrito Federal.

Banco do Brasil abre vagas em concurso para todos os estados — Foto: Adriano Machado/Reuters

Confira as vagas abertas no concurso para o seu estado:

Mulher morta em acidente mandou mensagem sobre sonho com irmão gêmeo minutos antes de colisão: Disse a irmã que tinha sonhado com o irmão gêmeo morrendo em acidente de moto 'Pede para ele tomar cuidado'

A jovem Márcia Gomes, que morreu após o carro em que estava ser atingido por um caminhão carregado com cestas básicas, enviou mensagem para a irmã dizendo que tinha sonhado que o irmão gêmeo havia morrido em um acidente de moto.

Além de Márcia Gomes, que estava grávida de seis meses, o namorado dela, Lucas Stuky, e a sogra, Ana Maria Lopes, morreram após acidente na Rodovia Eliéser Montenegro Magalhães (SP-463), em Auriflama (SP), na manhã da última terça-feira (22).

Em entrevista ao G1, Vanessa Ferreira Gomes, de 31 anos, contou que a irmã disse na mensagem que tinha pedido para o irmão gêmeo tomar cuidado ao pilotar a moto.

“Recebi a mensagem minutos antes de o acidente acontecer. Ela não chegou a escutar minha resposta. Não tive tempo de falar com minha irmã. Se eu tivesse entendido que era um sinal, teria tentado evitar o acidente”, afirmou Vanessa.

Dois dias antes de sofrer o acidente, Márcia Gomes chegou a fazer um ultrassom do primeiro filho e compartilhou as imagens do exame nas redes sociais.

Lázaro Barbosa dormia há cinco dias em propriedade de fazendeiro preso, diz caseiro à polícia


O caseiro preso suspeito de ajudar na fuga de Lázaro Barbosa disse em interrogatório à polícia que o suspeito de matar uma família em Ceilândia dormia há cinco dias na fazenda onde ele trabalhava (veja os detalhes do depoimento abaixo). A força-tarefa que tenta prender fugitivo foi proibida de entrar na fazenda pelo dono, segundo o boletim de ocorrências registrado. Os dois suspeitos de ajudar na fuga de Lázaro seguem presos até as 12h desta sexta-feira (25).

Os dois presos respondem por favorecimento pessoal e posse de arma de fogo. O caseiro já tem passagem pela polícia por roubo a ônibus. A polícia encontrou espingardas e munições na propriedade. A força-tarefa para tentar prender Lázaro Barbosa já dura 17 dias.

No início desta manhã, o advogado Ilvan Silva Barbosa negou que os presos tenham qualquer ligação com Lázaro Barbosa.

"O caseiro fala que, provavelmente, pode ter visto uma pessoa parecida com o Lázaro. Já o proprietário disse que nunca o viu e não tem contato nenhum com Lázaro", disse.

À tarde, no entanto, o advogado declarou que seguirá defendendo apenas o fazendeiro. O G1 não conseguiu identificar o advogado que assumirá a defesa do caseiro.

Tacaratu/Caraibeiras: Clínica Jaques agora dispõe de mais uma médica Ultrassonografista e Ginecologista: Dra. Núbia Lopes


Novidade para nossos pacientes de Tacaratu e Caraibeiras, a Clínica Jaques agora dispõe de mais 1 médica Ultrassonografista e Ginecologista: Dra. Núbia Lopes ,excelente profissional atendendo toda TERÇA FEIRA pela Manhã. Agende já!

Fone : 9.9931 4556
3843 1106


Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques

Petrolândia: COVID-19: Arraiá 'Vamos Vacinar' para pessoas acima de 45 anos acontece neste sábado na Escola Juá (Agrovila 10, bloco 03) e no Ginásio de Esportes

Arraiá Vamos Vacinar.

Pessoas acima de 45 anos.

ZONA RURAL

Local: Escola Juá (Agrovila 10, bloco 03)

Data: 26 de Junho

Horário: 09h às 12h

ZONA URBANA

Local: Ginásio de Esportes

Data: 26 de Junho

Horário: 8h às 12h

14h às 17h

 Por: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen, doadas pelo governo norte-americano, chega ao Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a chegada dos imunizantes, ao lado do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. 

Três milhões de doses de vacinas da Janssen contra a covid-19, doadas pelo governo norte-americano, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na manhã desta sexta-feira (25). O lote é avaliado em R$ 145 milhões.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a chegada dos imunizantes, ao lado do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. Queiroga agradeceu a colaboração do governo americano.

"Nesse momento recebemos essa doação, mas, no futuro, Brasil e Estados Unidos farão, juntos, muito mais pelos países da América Latina e pelos países mais pobres que também enfrentam essa doença", afirmou o ministro.

O embaixador Todd Chapman disse que "esses 3 milhões de doses representam a maior doação que nós já fizemos para qualquer nação".

O imunizante, de dose única, está aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial e é produzido pela farmacêutica Johnson & Johnson.

Por Agência Brasil

Hospital do Alto Sertão de Alagoas é inaugurado em Delmiro Gouveia com 50 leitos clínicos e 10 UTIs


O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, foi entregue na manhã de segunda-feira (21) pelo governador Renan e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. Foram investidos R$ 35 milhões na construção do equipamento que contará, inicialmente, com 60 leitos, sendo 50 clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para atender pacientes acometidos pela Covid-19.

“A entrega desse hospital coloca um ponto final na saga que sempre foi a vida da população sertaneja, que era tratada em outras regiões de Alagoas e até em outros Estados brasileiros, que fazem divisa com essa parte de Alagoas”, lembrou Renan Filho.


Prevista para dezembro, a entrega do HRAS foi antecipada em razão da pandemia da Covid-19 e começa a funcionar nesta terça-feira (22).

“Estamos abrindo o hospital agora, nesse momento, pelo senso de urgência que essa pandemia impõe a todos. Agora teremos leitos de UTI e clínicos para tratar Covid no Sertão, bem como todos os exames disponíveis, especialmente o mais complexo deles: a tomografia computadorizada, que também será feita aqui no Hospital do Alto Sertão”, assegurou o governador.

O secretário Alexandre Ayres informou que com a entrega do Hospital Regional do Alto Sertão, Alagoas atingiu, nesta segunda-feira, a marca de 400 leitos de UTI e 1.100 clínicos, exclusivos para Covid-19.

“Essa é, certamente, uma estrutura muito grande e invejável para outros Estados até de maior capacidade. Alagoas é um dos poucos do Brasil que, em nenhum momento, houve fila para atendimento de pacientes com Covid”, ressaltou Ayres.

Boletim desta sexta (25/06/2021): Pernambuco confirma mais 1.391 casos de Covid-19 e 56 novas mortes provocadas pela doença


Pernambuco registrou, nesta quinta-feira (24), mais 1.391 casos da Covid-19 e 56 novos óbitos causados pela doença. Agora o estado soma, desde o início da pandemia, 543.564 confirmações 17.463 mortes. Os novos óbitos confirmados ocorreram entre 11 de fevereiro e a quarta-feira (23) (veja vídeo acima).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), entre os novos casos, 68 (5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.323 (95%) são leves. Desde março, quando Pernambuco confirmou o primeiro paciente do novo coronavírus, foram 48.995 casos graves e 494.569 leves.

Os casos do novo coronavírus estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim desta quinta registrou um total de 459.438 pacientes recuperados da doença.

Desse total, 27.785 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 431.653 eram casos leves.

Mortes

Petrolândia recebe 528 Pfizer e 320 CoronaVac; Saiba quantas doses dos novos lotes da vacina contra a Covid-19 cada município de Pernambuco recebe

 
Foto: Assis Ramalho/BlogAR

As novas doses da Pfizer chegaram ao Recife na quinta-feira (24) — Foto: Miva Filho/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou o quantitativo de doses que cada município de Pernambuco vai receber dos dois novos lotes com 94.770 unidades da vacina da Pfizer/BioNTech e outras 117.800 da CoronaVac/Butantan. 

A cidade de Petrolândia foi contemplada com 528 doses da Pfizer e 320 da CoronaVac, enquanto Tacaratu recebe 170 CoronaVac e 384 Pfizer. Saiba abaixo quantas doses dos novos lotes cada município de Pernambuco recebe.

Os imunizantes contra a Covid-19 chegaram ao estado na quinta-feira (24).

No caso das doses da CoronaVac, o governo informou que o imunizante deve ser utilizado para vacinar guardas municipais, trabalhadores do transporte coletivo e detentos. Esse tipo de vacina precisa de uma segunda aplicação com intervalo de 28 dias, para completar a imunização. Em maio, vários municípios do estado tiveram déficit de vacinas para a segunda dose.

De acordo do a SES, as doses de Pfizer devem ser utilizadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades e deficiência, podendo ser expandidas para os outros grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização (PNO), de acordo com a campanha de cada município. No caso da Pfizer, o intervalo entre as duas doses é de três meses.

Caixa paga auxílio emergencial nesta sexta (25) a nascidos em julho; veja calendário


Trabalhadores informais nascidos em julho recebem hoje (25) a terceira parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 7 poderão sacar o benefício.

No último dia 15, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da terceira parcela. O calendário de depósitos, que começaria no último domingo (20) e terminaria em 21 de julho, teve o início antecipado para a última sexta-feira (18) e será concluído em 30 de junho.

Ministério Público de Pernambuco recebe reclamação de aprovados em concurso da Agência de Fiscalização do Estado






A comissão de aprovados no concurso realizado em 2019 pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), órgão ligado à Secretaria de Agricultura de Pernambuco, que ainda não foram nomeados, organizou manifestações de protesto em Recife, Garanhuns, Salgueiro, Afogados da Ingazeira e Petrolina na manhã da última quarta-feira (23).

Nos atos, os manifestantes, que portavam faixas com os dizeres: “Governo do Estado lança à própria sorte a segurança dos alimentos e da agropecuária de Pernambuco”, distribuíram panfletos alertando para os riscos que a saúde da população está correndo tendo em vista que, segundo eles, a Adagro não está conseguindo realizar as ações de controle de doenças infecciosas transmitidas por alimentos e de contaminações de agrotóxicos em razão da carência de pessoal especializado.

Os concursados alegam que o Governo do Estado estaria postergando as nomeações com o objetivo de beneficiar comissionados e terceirizados sem qualificação para os cargos e, com isso, prejudicando 90 técnicos e 50 fiscais aprovados em concurso realizado pela Adagro em 2019 e, com isso, estaria, também, pondo em risco a saúde da população.

Loja Ideal de Paulo Afonso (BA) lamenta morte da colaboradora Maria Jailma, vítima de covid-19


A loja Ideal Calçados e Confecções de Paulo Afonso publicou há pouco uma nota de pesar pelo falecimento de sua funcionária Maria Jailma. “É com muito pesar que comunicamos o falecimento da nossa colaboradora Maria Jailma. Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda”.

Jailma faleceu nesta quinta-feira (24) vítima de covid-19, após ser transferida em estado grave numa UTI Móvel de Paulo Afonso para Senhor do Bonfim, no percurso, nas proximidades da cidade de Rodelas, infelizmente ela veio a óbito.

Força-tarefa que procura Lázaro Barbosa tem dois presos por facilitar fuga e encontra esconderijo, diz secretário

Força-tarefa que procura Lázaro Barbosa tem dois presos por facilitar fuga e encontra esconderijo, diz secretário — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O secretário de Segurança Pública Rodney Miranda anunciou na noite desta quinta-feira (24) que duas pessoas foram presas durante as buscas a Lázaro Barbosa, que é investigado por uma chacina em Ceilândia, no DF, e pelo menos outros sete crimes. Os detidos são suspeitos de ajudá-lo na fuga. A equipe ainda encontrou um esconderijo onde o criminoso pode ter se abrigado.


“Prendemos duas pessoas que estavam auxiliando ele nas fugas, principalmente a se esconder da ação policial. Eles estão sendo autuados agora por porte ilegal de arma de fogo e por facilitação da fuga”, disse.

Cerca de 270 policiais buscam há 16 dias pelo fugitivo na região Cocalzinho de Goiás. As equipes começaram um cerco policial às 14h45 desta quinta-feira quando várias viaturas da força-tarefa deixaram a base de comando (veja vídeo acima). Até as 20h40, uma estrada de terra que dá acesso ao local continuava bloqueada. Impedidos de passar, vários moradores ficaram por horas na enorme fila.