sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Petrolândia: Ex-vereador Antônio Bila é anunciado como vice da chapa de Dr. João Lopes



José Antônio dos Santos Lisboa, mais conhecido por Antônio Bila, é o vice na chapa do pré-candidato a prefeito Dr. João Lopes da coligação 'Muda Petrolândia' (PP - PCdoB - PSDC - PTC).

O anúncio foi feito agora há pouco, durante a convenção partidária, realizada na Casa de Show Velho Chico, no centro da cidade.

Antônio Bila foi vereador por Petrolândia durante quatro mandatos.

Mais detalhes sobre a convenção, em breve aqui neste meio de comunicação.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Convenção homologa Leonardo Martins para reeleição em Inajá (PE)


Leonardo Martins concorre à reeleição em Inajá-PE

A convenção partidária em Inajá (PE) homologou o prefeito Leonardo Martins como pré-candidato à reeleição pelo PSDB. A coligação “Inajá Segue em Frente" reúne 22 vereadores do PSDB, PSB, PMDB, PP, DEM, e PSC

A principal mudança será a troca de vice. Sai Marcelo de Alberto e entra o tesoureiro Alex Ivanildo de Oliveira que concorrerá pela primeira vez. Eleito em 2012 com 57% dos votos, Martins está confiante no embate com o adversário Adilson Timóteo (PR), irmão do ex-prefeito Airon Timóteo. “Fizemos um trabalho em três anos e sete meses que vem transformando a cidade. Temos obras espalhadas por vários locais com investimentos em saúde, educação, infraestrutura, agricultura, entre outros", afirmou.

Na proporcional a renovação será maioria (PSB, PMDB e PP). Vão tentar a reeleição apenas os vereadores Adésio de Papagaio (PP), Nildo de João Lopes (PSDB), Jacó Liquita (PSDB), Edson da Alexandra (PSB) e Gomes (PMDB).

Assessoria de Imprensa Leonardo Martins


Justiça acolhe pedido do MPPE e afasta presidente da Câmara de Vereadores de Cortês


A Justiça acolheu pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e determinou o afastamento cautelar do vereador Valdomiro Tenório da Silva Filho do cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Cortês. A decisão, que não o impede de exercer o mandato de parlamentar, deverá ser mantida até o término da instrução do processo por improbidade administrativa do qual é réu na Comarca de Cortês.

O promotor de Justiça Ivo Pereira de Lima argumentou, no texto da ação civil pública ajuizada contra Valdomiro Tenório da Silva Filho, que o pedido de afastamento teve por objetivo garantir que o réu não dificultasse a realização de provas. “A continuidade do réu no cargo permitiria que ele dispusesse dos meios necessários para coagir testemunhas, principalmente servidores públicos; adulterar documentos que se encontram na casa legislativa; e continuar a dilapidar o patrimônio público”, destacou.


IFPE-Barreiros abre inscrições para cursinho pré-vestibular gratuito na Mata Sul

São 50 vagas para estudantes da rede pública. Inscrições acontecem dia 9 de agosto, por ordem de chegada

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) está com 50 vagas abertas para o Programa de Acesso, Permanência e Êxito (PROIFPE) do Campus Barreiros, na Zona da Mata Sul. A iniciativa funciona como um cursinho preparatório gratuito para os candidatos que queiram participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

Podem se inscrever estudantes da rede pública que estão cursando ou já concluíram o 3º ano do Ensino Médio. Metade das vagas serão destinadas a alunos do IFPE-Campus Barreiros e o restante para o público em geral.


CFM diz que planos de saúde populares só beneficiariam empresas


O Conselho Federal de Medicina criticou hoje (5) a proposta do Ministério da Saúde de criar planos de saúde populares. Para a entidade médica, os serviços só beneficiariam os empresários da saúde suplementar.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, tem defendido a criação de planos de saúde mais baratos como forma de desafogar a rede pública, já que mais pessoas iriam para o atendimento privado.

Hoje, o ministério criou um grupo de trabalho para discutir o formato destes planos populares, mas a ideia inicial é que tenham cobertura menor do que a estabelecida atualmente como obrigatória pela Agência Nacional de Saúde.


Debate energético enviesado - Artigo de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco¹

A matéria publicada na Revista Caros Amigos (no 232/2016) intitulada “Sob o mito da energia limpa” da jornalista Lillian Primi foi a motivação dos comentários que faço a seguir. Falar em energia nos aproxima de temas correlatos como economia, meio ambiente, tecnologia, modelo de sociedade. Logo, difícil, ou quase impossível encontrar consensos nesta discussão.

Todavia alguns pontos são inquestionáveis, e mesmo assim conceitos são deturpados junto a população. É o caso do uso frequente do termo “energia limpa”. Toda fonte energética ao ser convertida em outra forma produz algum tipo de resíduo, emissão, contaminação, poluição, que afeta o meio ambiente e as pessoas. Além de que as obras e instalações realizadas para o processo de geração, dentro do modelo de expansão vigente, e mesmo a transmissão da energia, provocam danos, expulsões, privações, prejuízos, destruições de vidas e de bens muitas vezes permanentes e irreversíveis. Portanto é falso e desaconselhável o uso deste termo. Meros interesses econômicos da mídia corporativa, aliada das empresas tentam confundir quando antepõem energia limpa versus energia suja.


Para Humberto, projeto de planos de saúde popular é temeroso

Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT

O projeto defendido pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), que institui a criação de planos de saúde populares vem gerando forte reação junto aos defensores do SUS. No Senado, o líder do PT, Humberto Costa (PE), que é integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Pública, reforçou as críticas e estranhou os termos da proposta. Humberto, que já foi ministro da Saúde de Lula, considera que o projeto atende a interesses privados “e não à saúde da população”.

“A quem o ministro Ricardo Barros está querendo agradar? Aos pacientes, seguramente, não é. Como criar planos que não atendem à demanda dos pacientes com o argumento de desafogar o SUS? A verdade é que esses pacientes vão pagar por um plano e, no final, acabarão recorrendo ao Sistema Único da mesma forma, pois a cobertura de saúde oferecida pelos planos contratados será ínfima”, salienta Humberto.


Ponto a ponto debate atividade empreendedora


O excesso de burocratização e a falta de capacitação são dois dos principais entraves ao crescimento da atividade empreendedora no país. Estas são algumas das conclusões de Newton Campos, Doutor e professor de empreendedorismo da FGV e que é o entrevistado da de Mônica Bergamo e Antonio Lavareda no Ponto a Ponto que vai ao na BandNews neste sábado (0h) e que pode ser revisto domingo (17h30).

De acordo com a pesquisa (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2015 em parceria com o Sebrae, quase ¼ de todos os brasileiros adultos estão envolvidos com a criação ou estão à frente de uma empresa. Considerado um dos países mais empreendedores do mundo, o país perde fôlego, entretanto, no valor agregado em relação a inovação tecnológica. “A capacitação da mão de obra empreendedora hoje passa por tecnologia e esse é o grande gargalo sério”, ressalta Campos ao destacar a falta de programadores disponíveis no mercado.

A vocação do brasileiro pelo empreendedorismo, por sua vez, estaria ligada à falta de amparo do governo e á falta de estabilidade econômica, que estaria levando as pessoas a quererem abrir seus próprios negócios por necessidade, e não apenas por vocação. Os entraves burocráticos, entretanto, terminam por se transformar em uma tarefa quase hercúlea.


Petrolândia: Secretaria de Saúde promove tratamento contra tabagismo


A Secretaria de Saúde de Petrolândia, tendo conhecimento dos malefícios que o tabagismo causa para a saúde, entre eles estão as doenças cardiovasculares e os diversos tipos de cânceres, implementou no mês de julho o tratamento tabagista do Ministério da Saúde “Deixando de fumar sem mistérios”, composto de 4 sessões semanais com uma equipe multiprofissional, e oferecendo todo suporte necessário para a obtenção de êxito, tanto em material didático como medicamentoso. 

Considerando a enorme dificuldade da dependência física e psicológica, o grupo conseguiu atingir suas metas. Quem for fumante e quiser participar do grupo deixe seu nome na sua Unidade de Saúde da Família e o contato telefônico, a previsão para a formação de um novo grupo é outubro.

Assessoria da Secretaria de Saúde de Petrolândia


Miguel: "Enquanto uns estão afastando as pessoas, nós unimos Petrolina"


Num encontro, na noite desta quinta (04), com estudantes e técnicos agrícolas, o pré-candidato a prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, voltou a defender a união das forças políticas para resgatar o caminho do desenvolvimento da capital do São Francisco. O socialista esteve acompanhado na agenda pela companheira da futura chapa, Luska Portela, do deputado federal Guilherme Coelho, do senador Fernando Bezerra e de lideranças políticas e comunitárias do Sertão.

Miguel destacou a oportunidade que se abriu para Petrolina com a aproximação de forças que eram antes adversárias e agora estão no mesmo palanque. O socialista ressaltou que isso comprova quem realmente tem o melhor projeto para a cidade e para a população. "Por que tantas pessoas que ajudaram a construir Petrolina, tanta gente boa está vindo para o lado de cá? A resposta é que temos o melhor projeto, fruto de muitas conversas com a população. E enquanto alguns estão afastando as pessoas, nós estamos unindo Petrolina."


MPF diz que Lula "participou ativamente de esquema criminoso" na Petrobras


O Ministério Público Federal (MPF) entregou à Justiça Federal do Paraná uma manifestação na qual defende que o juiz Sérgio Moro tem competência para julgar os processos que tratam do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A manifestação de 70 páginas é uma resposta à ação apresentada pela defesa do ex-presidente, que questiona a competência do juiz.

No documento, o MPF diz que o ex-presidente tinha ciência do esquema criminoso, investigado pela Operação Lava Jato, e que participou ativamente.

“Nesse sentido, contextualizando os fortes indícios abaixo detalhados, diversos fatos vinculados ao esquema que fraudou as licitações da Petrobras apontam que o ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha ciência do estratagema criminoso e dele se beneficiou”, diz o texto. “Nessa toada, considerando os dados colhidos no âmbito da Operação Lava Jato, há elementos de prova de que Lula participou ativamente do esquema criminoso engendrado em desfavor da Petrobras, e também de que recebeu, direta e indiretamente, vantagens indevidas decorrentes dessa estrutura delituosa”, afirmam os procuradores.



Paulo assina PL que transforma Adagro em autarquia


O governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (04/08), o projeto de Lei Ordinária, que propõe a transformação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) em autarquia. A assinatura aconteceu durante a I Feira da Avicultura, em São Bento do Una, na presença do secretário de Agricultura Nilton Mota e da gerente Geral da Adagro, Erivânia Camelo.

Com a aprovação da lei, a agência continuará vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), mas será dotada de autonomia administrativa e financeira. A Lei visa vai adequar a Adagro aos modelos mais recentes de agências de fiscalização agropecuárias do país, possibilitando um incremento no poder de ação, viabilizando parcerias nacionais e internacionais e conferindo maior agilidade aos processos internos.


Petrolândia: Evânio e os Barbosas são atrações do Maria Fumaça na noite deste sábado (06)


Neste sábado(06), o Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla de Petrolândia, recebe o show mais família da cidade, com Evânio e os Barbosas: Ery Vieira (Galeguinho da Parabólica), Ed Percussa (Edjackson Barbosa) e Evânio Barbosa vão do forró pé-de-serra ao pop rock, com muito estilo e talento. A apresentação do grupo terá início às 20h00.

Compareça, prestigie nossos artistas e saboreie o cardápio do Maria Fumaça, organização de Sherle Belém e Neide.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Evânio Barbosa


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 08 a 12 de agosto de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 08 a 12 de agosto de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade, em frente ao Supermercado + Barato.

Segunda-feira (08): Ginecologista, Cirurgião, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Terça-feira (09): Cirurgião, Canal Dentário, Dentista, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Quarta-feira (10): Pediatra, Neurologista, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Quinta-feira (11): Cirurgião, Nutricionista, Dentista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (12): Preventivo, Nutricionista, Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia



MP pede suspensão de concurso de São José do Belmonte, no Sertão de PE


O Ministério Público de Pernambuco recomendou a suspensão do concurso público de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco. A recomendação foi publicada nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial. Segundo o MPPE, o certame só deverá ser retomado a partir de janeiro de 2017.

A medida foi tomada pelo MPPE após o Tribunal de Contas do estado (TCE) emitir alerta de responsabilização aos prefeitos de Pernambuco com o objetivo de suspender todos os concursos públicos em andamento.

O MPPE informou que o concurso preencheria 220 vagas e a previsão era que fosse concluído em maio de 2016, mas "sem nenhuma justificativa, foi alterado o cronograma do concurso, tendo a realização das provas sido adiadas, sem previsão de data para homologação do concurso". A empresa responsável pelo concurso, a Consulpam, disse ao G1 que as provas foram realizadas em 5 de junho e o certame está na fase de provas de títulos.


Tacaratu: Feira de Agricultura Familiar do P.A. Antônio Conselheiro III acontece neste domingo (7) na Agrovila 12 da Reta


Será realizada neste domingo (07), na Agrovila 12 da Reta, mais uma feira de Agricultura Familiar, para a qual é convidada toda a comunidade de Petrolândia e Tacaratu. O evento será organizado pelos produtores rurais da comunidade, em parceria com a Sementes, empresa de Assistência Técnica.

Entre outras atrações, haverá exposição de artesanato feito na comunidade, comercialização de frutas, verduras e hortaliças produzidos pelos assentados,

No estande da Sementes será prestadas informações técnicas e apresentado demonstrativo de sementes e mudas de plantas nativas.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Sementes


Petrolândia: Amigos e colegas do curso Engenharia Civil - UNISA prestam homenagem a jovem Mércia


Outdoor em homenagem a jovem Mércia foi instalado na Rua Clara Otília - na Quadra 07 - no cruzamento com a Avenida Auspicio Valgueiro Barros, Quadra 09, próximo ao Atacadão Sanfrancisco.

Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


MP pede suspensão de concurso da Prefeitura de Mirandiba com 200 vagas


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a suspensão do concurso público da Prefeitura de Mirandiba, no Sertão. A medida foi tomada após o Tribunal de Contas do estado (TCE-PE) emitir alerta de responsabilização aos prefeitos de Pernambuco com o objetivo de suspender todos os concursos públicos em andamento.

O edital do concurso público da Prefeitura de Mirandiba pode ser conferido no site da instutição organizadora.

De acordo com o MPPE, o concurso preencheria 200 cargos efetivos na prefeitura. O andamento do certame deve ser retomado a partir de janeiro de 2017, conforme recomenda o MPPE.


Cantor e compositor Vander Lee morre aos 50 anos


Morreu na manhã de hoje (5), aos 50 anos, o cantor e compositor mineiro Vander Lee. O artista estava internado desde ontem (4) na Unidade de terapia intensiva do Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte. Vander passou mal durante uma aula de hidroginástica e foi levado ao hospital, onde foi identificado o rompimento de uma das válvulas do coração.


Em nota, o Hospital Madre Teresa informou que Vander Lee foi transferido do Hospital da Unimed para a equipe de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Madre Teresa, na tarde de ontem (4), com quadro de dissecção aguda de aorta com ruptura da coronária direita válvula aórtica e aorta ascendente – quando se rompe a veia que bombeia sangue ao coração.


Fim de mais um mistério na política de Petrolândia: PT realiza convenção e 'Vilma Costureira' é indicada para vice-prefeita na chapa da professora Adriana Gomes

Adriana Gomes e Vilma 'Costureira' (Foto: Assis Ramalho)








Chegaram ao fim, também, as especulações sobre o nome do(a) vice na chapa da pré-candidata a prefeita de Petrolândia a professora Adriana Gomes de Araújo, do Partido dos Trabalhadores (PT).

O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (05) durante a convenção municipal realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia.

Maria Vilma Ferreira Costa dos Santos (PT), mais conhecida como Vilma Costureira foi o nome indicado.

Ainda nesta sexta-feira (05) traremos mais detalhes da coligação, inclusive a   relação de candidatos a vereadores pela coligação.

Vilma Costureira é a segunda mulher a ser anunciada, em menos de 24 horas, a concorrer ao cargo de vice-prefeita do município de Petrolândia. Na noite de ontem (04), a atual vice-prefeita, Janielma Rodrigues, foi anunciada pelo grupo do atual governo como pré-candidata a vice-prefeita na chapa do pastor Ricardo Rodolfo na coligação PR/PSB/PDT/PV/PRB/Solidariedade.

Ver fotos, clique > Vilma Costureira' é indicada para vice-prefeita na chapa da professora Adriana Gomes

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


Governo cria grupo de trabalho para elaborar projeto de plano de saúde popular


O Ministério da Saúde criou hoje (5) grupo de trabalho para discutir e elaborar o projeto de plano de saúde acessível. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor hoje, data em que se comemora o Dia Nacional da Saúde.

A criação de uma espécie de plano de saúde mais popular, com custos menores, é defendida pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em uma tentativa de aliviar os gastos do governo com o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta de Barros consiste em oferecer planos de saúde com menos serviços do que o que foi definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como cobertura mínima obrigatória. A adesão a esse tipo de plano seria voluntária. Atualmente, a ANS, órgão responsável por regular o setor de planos de saúde, tem um rol de procedimentos obrigatórios que todas as empresas devem oferecer aos clientes.


Petrolândia: Pré-candidato a prefeito, Dr. João é multado por propaganda eleitoral antecipada


Em sentença a representação formulada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) na 70ª ZE, Comarca de Petrolândia e Jatobá, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) aplicou multa de R$ 15 mil ao pré-candidato a prefeito de Petrolândia, Dr. João Lopes Gonçalves. 

O MPE considerou como propaganda eleitoral antecipada postagens realizadas na página oficial do pré-candidato na rede social Facebook. 

Abaixo a documentação enviada para divulgação pela Justiça Eleitoral, para conhecimento dos pré-candidatos a cargos eletivos nas eleições deste ano e da sociedade em geral.

Informações: Ministério Público de Pernambuco/Comarca de Petrolândia


Unidade da Kumon é inaugurada em Paulo Afonso-BA



Kumon inicia suas atividades com matrícula grátis até 20 de setembro.

A solenidade de inauguração da unidade Kumon Paulo Afonso, localizada na Rua Tiradentes, n° 292 - Centro, aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 1º de agosto, com visita a unidade das 14 às 17 horas e às 19 horas inauguração com palestra e coquetel.

Sirlene Rodrigues Leite é a Orientadora da unidade Kumon Paulo Afonso. Sirlene é casada com o advogado Dr. Luiz Neto, formada em Administração e pós graduada em Gestão de Pessoas. “Com a inauguração da nossa unidade, a partir de agora, o nosso envolvimento será com todas as crianças de Paulo Afonso e região. Nosso objetivo será na orientação para o desenvolvimento máximo do potencial e habilidade de cada um. Sejam muito bem vindos, a este ambiente preparado e dedicado ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades”, disse Sirlene Leite.

O que é o método Kumon?


Boxeador marroquino é preso suspeito de estuprar camareiras na Vila Olímpica


O atleta marroquino de boxe Hassan Saada foi preso na manhã de hoje (5), suspeito de estuprar, no último dia 3, duas camareiras brasileiras que trabalham na Vila dos Atletas. O mandado de prisão temporária de 15 dias foi expedido pelo Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, a pedido do delegado Eduardo Ozório.

O marroquino foi preso na própria Vila dos Atletas e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil do Recreio dos Bandeirantes (42ª DP). Saada tem 22 anos e está inscrito para competir na categoria meio-pesado (até 81 quilos). Sua luta está marcada para amanhã (6), às 12h30, contra o atleta turco Nadir Mehmet Unal, no Pavilhão 6 do Riocentro.

O Comitê Organizador Rio 2016 informou que está ciente do caso e vai colaborar com a investigação policial.

Agência Brasil


Petrolândia: Gerência da Compesa esclarece motivos da falta d'agua na cidade;fornecimento deve ser normalizado ainda hoje


A gerência do escritório da Compesa em Petrolândia informa que os motivos da falta de água na cidade nesta sexta-feira (05), foram problemas apresentados na bomba na ETA-Serrota.

Ainda segundo as mesmas informações, profissionais da sede de Serra Talhada estão se deslocando ao local para resolver o problema. O abastecimento de água será normalizado tão logo os trabalhos da empresa sejam concluídos.

Por enquanto, não há previsão do retorno do líquido precioso as torneiras.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Escritório da Celpe em Petrolândia


Câmara Técnica de Cobrança se reúne em Maceió


A Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC), grupo que compõe a estrutura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tem reunião marcada no dia 18 de agosto, em Maceió (AL), das 9h às 17h, no auditório do hotel Ponta Verde.

Na oportunidade, a empresa Gama Engenharia apresentará as informações iniciais sobre o trabalho de reforma da metodologia de cobrança, assunto que vem sendo debatido no âmbito da CTOC. A reunião também servirá para elaboração do relatório de atividades da câmara técnica, no período entre 2014 e 2016, em virtude do fim do mandato da atual gestão do CBHSF.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF


Rússia nega que homem que matou assaltante no Rio seja vice-cônsul do país

Embaixada da Rússia em Brasília (DF)

A Embaixada da Rússia no Brasil negou hoje (5), por meio de nota, que o homem que matou um suspeito de assalto no Rio de Janeiro ontem (4) seja vice-cônsul do país. Segundo a nota, no momento do incidente, todos os funcionários do Consulado da Rússia no Rio de Janeiro estavam dentro do prédio ou na Casa dos Fãs russa, em Copacabana.

De acordo com a Embaixada da Rússia, todos os funcionários da representação diplomática são cidadãos russos, com nomes russos, o que não é o caso do homem que disse ser vice-cônsul.


Metade dos recém-nascidos não é amamentada na primeira hora de vida, diz Unicef


Aproximadamente 77 milhões de recém-nascidos não são amamentados na primeira hora de vida, deixando de receber nutrientes e anticorpos e sendo privados do contato corporal com suas mães, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Este primeiro contato corpo a corpo é essencial para protegê-los de doenças e para contribuir com o sucesso da amamentação.

France Bégin, assessora sênior de Nutrição do Unicef, afirma que se todos os bebês fossem alimentados apenas com leite materno desde o momento do seu nascimento até os seis meses de idade, mais de 800 mil vidas seriam salvas a cada ano.

Quanto mais se atrasa o início da amamentação, maior é o risco de morte no primeiro mês de vida. Atrasar o aleitamento materno entre duas e 23 horas após o nascimento aumenta em 40% o risco de morte nos primeiros 28 dias de vida. Atrasá-la por 24 horas ou mais aumenta esse risco em 80%.


Propaganda eleitoral no rádio e na TV terá início dia 26 de agosto

A nova legislação alterou o prazo da campanha, que antes era transmitida por 45 dias e agora terá duração de 35 dias.

Faltam poucos dias para o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, que está marcada para começar no dia 26 de agosto. As emissoras deverão alterar a programação para que os candidatos a prefeito e vereador de todo o país possam expor, de forma gratuita, suas propostas visando à eleição do próximo dia 2 de outubro.

Serão dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito, uma vez que a Lei nº 13.165/2015 acabou com a propaganda eleitoral em bloco para vereador. No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.