terça-feira, 4 de outubro de 2016

PRF recupera caminhão e carga dentro de galpão em Caruaru

Motorista iria levar mercadoria para abastecer mercados da região (PRF-PE/Divulgação)

Um caminhão carregado com produtos descartáveis e de limpeza foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite da última segunda-feira (03), em Caruaru, no Agreste pernambucano. O veículo estava escondido dentro de um galpão localizado na área urbana do município e a vítima foi liberada após o crime.

A Central de Informações da PRF recebeu informações de que o veículo havia sido visto próximo ao bairro do Distrito Industrial de Caruaru, e acionou os agentes da unidade operacional de São Caetano para tentar localizá-lo. Ao chegar na região, os policiais encontraram marcas de pneu próximo a armazéns do bairro e seguiram o rastro até um galpão que estava abandonado.



Barragem do Serro Azul recebe nome do ex-governador Eduardo Campos

O reservatório começa a operar no próximo mês e beneficiará cerca de 600 mil pessoas na Mata Sul do Estado (Foto: Rinaldo Marques/Alepe)

O Projeto de Lei Nº 962/2016, de autoria do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), que denomina a Barragem de Serro Azul de “Governador Eduardo Henrique Accioly Campos” foi aprovado por unanimidade na primeira discussão, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça (04). Localizada no município de Palmares, na Zona da Mata Sul do Estado, a barragem será a quinta maior de Pernambuco, com capacidade de acumulação total de 303 milhões de metros cúbicos d’água e irá contemplar cerca de 600 mil pessoas. A barragem será entregue neste mês de outubro, quando entra em operação.

A construção da barragem foi iniciada pelo ex-governador Eduardo Campos e é considerada uma das mais importantes obras em infraestrutura hídricas do governador Paulo Câmara, que deu continuidade à obra. “A denominação da Barragem de Serro Azul de Governador Eduardo Henrique Accioly Campos é uma justa homenagem ao político que possuía uma enorme visão social e que trouxe vários avanços para o nosso Estado. Eduardo trabalhou muito para que esse reservatório fosse construído, é uma conquista de todos os pernambucanos”, destaca o vice-líder do Governo na Alepe.


Na questão agrária, Temer faz país retroceder 50 anos em 5 meses, denuncia Humberto


O governo do presidente Michel Temer (PMDB) decidiu reduzir os recursos para importantes programas federais relativos à questão agrária. Entre os projetos que serão "tesourados" estão o programa Agropecuária Sustentável, que perdeu 33% dos seus recursos e o programa destinado ao reconhecimento de áreas quilombolas, que teve uma redução de 48%.

Segundo o líder do PT no Senado, Humberto Costa, a ação mostra o descaso da gestão peemedebista com a questão agrária no país. “O governo Temer está fazendo o País retroceder 50 anos em cinco meses e coloca à margem, mais uma vez, aqueles que mais precisam. Resolver a questão agrária no país é fundamental para reduzir as desigualdades. Mas Temer dá às costas para o problema e corta recursos de áreas fundamentais, enquanto garante aumento para certas categorias do funcionalismo e verbas milionárias para empresas de comunicação aliadas”, afirmou Humberto.


FAEPE: Dirigentes sindicais comprovam liderança


Representantes da classe produtora rural, ligados à Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), foram eleitos em quatro municípios pernambucanos. A cidade de Cabrobó, no Sertão do Estado, elegeu para prefeito, com a expressiva votação de 10.564 votos, o presidente licenciado do Sindicato Rural, Marcílio Cavalcanti. Outro dirigente licenciado do setor rural, eleito no Sertão, foi Paulo Melo, que com 1.418 votos, assume a partir de 2017 o cargo de vereador no município de Serra Talhada.

Na cidade de Machados, Zona da Mata Sul de Pernambuco, o presidente licenciado do Sindicato Rural, Ednaldo Marcolino, foi o quarto vereador mais bem votado com 487 votos. Já no município de Bonito, região Agreste, a ex-delegada do Sindicato Rural, Julieta Pinheiro, foi eleita vereadora com 1.329 votos. Ela é esposa do atual presidente, José Pinheiro.

Ascom FAEPE



Senac abre inscrições para os cursos de pós-graduação a distância para o 1º semestre de 2017

São 26 cursos a distância com oferta para todo o território nacional. As novidades para 2017 são: Cloud Computing; Segurança da Informação; Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis; e Gestão de Saúde

O Senac começou a receber inscrições dos cursos de pós-graduação a distância, disponíveis para todo território nacional com início no 1º semestre de 2017. Até 2 de março, essa é mais uma oportunidade de ingressar na instituição de ensino que recebeu nota máxima (5) na avaliação do MEC.

São 26 cursos de especialização a distância (confira lista completa abaixo), com polos presenciais em todo o país – são 279 polos, a maior rede EAD do Brasil. Há opções nas áreas de educação; gestão; meio ambiente; produção de alimentos; e tecnologia da informação.

Novidade: para o primeiro semestre de 2017, o Senac lança quatro novos cursos de pós-graduação EAD: Cloud Computing; Segurança da Informação; Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis; e Gestão de Saúde.


STF e a questão de medicamentos de alto custo

O fornecimento desses medicamentos não teriam porque serem negados aos pacientes, independente de condições financeiras 

Por Luciano Correia Bueno Brandão

Pendem de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), dois recursos nos quais se discute se o Estado é obrigado a fornecer remédios de alto custo ou sem registro nas listas do SUS e da Anvisa a quem não pode pagar. A questão é de fundamental importância e de impacto direto na vida de milhares de pacientes que dependem do acesso de medicamentos através do SUS e repercute, indiretamente, também sobre o dever de os planos de saúde privados custearem medicamentos ainda sem registro na Anvisa, tema este que suscita acaloradas discussões judiciais.

Inicialmente, o Ministro Relator Marco Aurélio Mello, havia definido que o Estado não poderia ser obrigado a fornecer um medicamento sem registro nos órgãos competentes. Devido à enorme repercussão do caso, o Ministro alterou seu voto, passando a admitir que medicamentos ainda não registrados no Brasil, mas devidamente testados e certificados no exterior podem ser fornecidos pelo Poder Público.


Brasil avança em leis, mas falha na fiscalização do bem-estar animal, diz ONG

O dia de São Francisco de Assis é também Dia Mundial dos Animais

No Dia Mundial dos Animais, comemorado hoje (4), a organização não governamental Proteção Animal Mundial (WAP, do nome em inglês World Animal Protection) avaliou que o Brasil, em relação a outros países da América Latina e também da África e da Ásia, tem grande número de leis de proteção animal, como a lei federal 9.605/1998, que indica que atos de abuso, maus-tratos, mutilação para qualquer animal, seja ele silvestre ou doméstico, é considerado crime.

Para a gerente de Programas Veterinários da Proteção Animal Mundial, Rosângela Ribeiro, o problema no Brasil não é a falta de legislação, mas o cumprimento das leis. “É a parte da fiscalização que fica muito a desejar”. É preciso que se criem instrumentos de fiscalização e, na verdade, que se apliquem as penas da maneira correta, disse Rosângela porque, “muitas vezes, um crime contra um animal é investigado, existem provas contra a pessoa, mas o juiz acaba considerando esse crime de menor potencial ofensivo e modifica a pena para cestas básicas ou trabalho voluntário e aquilo indica para as pessoas que o animal tem um 'status' inferior aos seres humanos”. Com isso, as pessoas acham que não vai acontecer nada, porque o animal tem um valor menor na sociedade.


São Francisco: problemas de sempre, mas com esperança

  

O rio São Francisco comemora hoje 515 anos de descoberto enfrentando os problemas de sempre, mas com um alento: a perspectiva de revitalização, por força de um programa recentemente anunciado pelo governo federal e que veio atender a um pleito que marca a própria trajetória do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em seus 15 anos de vida.

O vice-presidente do colegiado, Maciel Oliveira, ribeirinho do município alagoano de Penedo, destaca que, ao contrário de anos anteriores, quando o cenário em relação ao Velho Chico era desanimador, “a perspectiva da revitalização é um ganho fundamental. Principalmente, porque o governo federal anunciou que deverá desenvolver as ações de recuperação levando em conta com o que consta no Plano de Recursos Hídricos, documento desenvolvido e recentemente aprovado pelo Comitê para subsidiar a gestão da bacia do São Francisco”.


Petrolândia: Carreata da Vitória do 22 é cancelada em respeito à programação da Festa do Padroeiro


A organização do Debate Jovem informa que a Carreata da Vitória dos candidatos Ricardo e Jane, em Petrolândia, anunciada para esta terça-feira (04), foi CANCELADA em respeito à programação de encerramento da Festa em Louvor do Padroeiro de Assis.

As informações são de Fernanda Maniçoba.


Cepe relança livros referenciais de Luzilá Gonçalves e Celina de Holanda durante a Fenelivro

Autoras pernambucanas são as grandes homenageadas da 2ª edição da Feira Nordestina do Livro

Realizada entre os dias 7 e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, a 2ª edição da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) abre espaço para uma questão de gênero, trazendo luz à produção feminina no denso universo literário brasileiro. Alinhada ao tema central (Literatura, substantivo feminino), a feira presta homenagem a duas grandes escritoras pernambucanas, Luzilá Gonçalves e Celina de Holanda, que terão títulos referenciais de suas bibliografias relançados pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Acadêmica, ficcionista, ensaísta, feminista, professora, pesquisadora, ocupante da cadeira 38 da Academia Pernambucana de Letras e uma das mais profícuas escritoras do país, Luzilá Gonçalves Ferreira terá seu livro de estreia, Muito Além do Corpo (115 páginas), reeditado pela Cepe 29 anos depois de ser lançado. A noite de autógrafos acontecerá no estande da companhia, no dia 11 (terça-feira), a partir das 19h.


Fenearte 2017: Pré-inscrições estão abertas até o dia 31 deste mês


Interessados podem se inscrever no período de 03 a 31 de outubro pelo site do evento (Foto: Lúcia Xavier)

Artesãos de todo o Brasil interessados em participar da 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) podem realizar a sua pré-inscrição para o evento no período de 03 a 31 de outubro, por meio do site www.fenearte.pe.gov.br. As pré-inscrições valem para todos os setores da Feira: artesãos individuais de Pernambuco, estados, representantes internacionais, prefeituras pernambucanas, associações, setor de alimentação, redes solidárias e Sebraes.

“O Governo de Pernambuco deseja realizar uma Feira ainda mais robusta, trazendo expoentes de todo o Brasil, continuando a bater nosso costumeiro recorde de visitante e incentivando a Cadeia Produtiva do artesanato em Pernambuco e no País”, disse o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães, que também destacou a importância de não deixar para realizar a pré-inscrição de última hora, a fim de não perder o prazo do processo.


Mais de 74% dos prefeitos não se reelegem em PE


Nas eleições municipais de Pernambuco, o índice de renovação nas disputas majoritárias foi grande. De acordo com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), das 184 cidades que tiveram pleito, 137 delas passam a contar com novos prefeitos, o que corresponde a 74,45%. No entanto, há um “efeito iô-iô”, em que velhos conhecidos da política local retornam à gestão depois de muitos anos.

Alguns exemplos são o deputado estadual Manoel Botafogo (PDT), que retorna à Prefeitura de Carpina, assim como sua irmã, Judite Botafogo (PSDB), volta a ser prefeita de Lagoa do Carro. Em Vitória de Santo Antão, o deputado estadual Aglailson Júnior (PSB), filho do ex-prefeito José Aglailson, venceu as eleições.


Petrolândia: Cristiano Nunes, presidente da AMIM, felicita Ricardo, Jane e Delano de Dona Santa pela vitória nas urnas


O presidente da Associação dos Moradores do Icó-Mandantes (AMIM) vem a publico parabenizar o novo prefeito eleito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo, e sua vice, Jane, e o nosso vereador Delano de dona Santa,  pela vitória nas urnas. Sabemos que quem ganhou com esta vitória foi o povo de Petrolândia. Parabéns, Ricardo, Jane e Delano!  

Venho agradecer aos que deram este voto de confiança a Ricardo, Jane e Delano, principalmente às agrovilas do Icó-Mandantes, àquelas pessoas que a gente pedia o voto para Ricardo, Jane e Delano, e elas corresponderam nas urnas.

Agradecemos à militância em geral, principalmente do Icó-Mandantes, por estarem juntos nas caminhadas nas agrovilas e acreditar que o governo de Ricardo e Jane vai ser voltado para o desenvolvimento da nossa cidade e das agrovilas.

Parabenizamos a todos, porque nós todos fomos vencedores. Parabéns!

Atenciosamente,

Cristiano Nunes
Presidente da AMIM


Tacaratu: Quilombolas Negros de Betinho, da Agrovila 04 da Reta felicita o prefeito Gerson pela reeleição


Parabéns aos novos comandantes da cidade de Tacaratu. em especial o nosso prefeito reeleito Gérson Silva e aos demais vereador, que todos procurem fazer da oportunidade a chance de fazer sempre melhor,

Parabenizo também o amigos Dr Jeovane e Zito de Maninho pela bonita campanha mais como sabemos, só um seria o vencedor, o que não diminui em nada suas capacidade.

Nota da Presidência da Comunidade Quilombola;
Cícero Abraão (Neguinho); líder dos Quilombolas da Agrovila 04 da Reta
João Paulo Silva; Vice-presidente da comunidade


Petrolândia: Documentos perdidos de Valquiria Ponciano Oliveira Lima


Valquiria Ponciano Oliveira Lima perdeu todos os seus documentos. Pede a quem encontrou ou encontrar, entrar em contato pelo Cel. 9.9681-5104, ou entrgar na Loja Top 30, situada na Avenida dos Três Poderes no centro da cidade.

O mesmo está precisando urgente dessa documentação para ser entregue a uma empresa onde  concorre a uma vaga de trabalho.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Valquiria Ponciano Oliveira Lima

O Blog de Assis Ramalho publica nota de utilidade pública gratuitamente.
Celular (87) 9.9955-1186
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9628-5351 - (87) 9.99551186




Psoríase: é preciso tratar a doença e o preconceito

Dermatologista Livia Pino fala sobre patologia que afeta 125 milhões de pessoas em todo o mundo. Mês de outubro marca o Dia Nacional de alerta para a questão.

Como a pele é o órgão mais exposto do corpo humano, qualquer doença ou mancha costuma chamar atenção e muitas vezes assustar pacientes e pessoas que convivem com ele. Infelizmente a realidade é que o preconceito gerado pelo desconhecimento pode agravar muitas das doenças que atingem a pele. É o caso da psoríase. Estudo recente coordenado pelo Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto mostra que a psoríase pode levar o paciente a manifestar sintomas de depressão e fobia social. Agora em outubro se discute mais fortemente a questão porque celebra-se o Dia Nacional e Mundial da Psoríase (29/10). Mas o debate e o cuidado devem ser feitos por todos sempre.

Neste estudo da USP, 63,7% dos participantes tiveram a qualidade de vida impactada negativamente pela doença; sendo que 54,1% apresentaram sinais de ansiedade e depressão. A amostra, segundo a divulgação da pesquisa, foi de 300 pacientes das regiões Norte, Sudeste e Sul do Brasil.


Petrolândia: Fátima Belém, presidente da Associação Café com Arte, felicita prefeito eleito e grupo que o apoia

Fátima com Ricardo e Jane (Fotos: Acervo pessoal)
Delano de Dona Santa, vereador eleito de Petrolândia

Em nome da Família Belém e da Associação Café com Arte, eu quero agradecer ao prefeito Lourival Simões, a Dr. Marcos e Jane e à Família Simões pela escolha do nosso candidato, vitorioso nessas eleições. Nos parabenizamos e agradecemos tudo que eles fazem pelo povo de Petrolândia e por mostrar, mais uma vez, que Petrolândia sempre foi acolhida por eles. Nós estamos felizes pela vitória. A Família Belém só agradece a parabeniza vocês e minha amiga Anna Tereza pela sua educação e simplicidade que sempre faz e diferença. É muito bom saber do amor e carinho que a familia Simões tem por nosso povo. Quem pensou em ferir esta família saiu ferido. Para os que disseram que essa família distribuiu uma doença em Petrolândia: eita doença saudável que contagia pessoas de bem!    

Eu, particularmente, quero dizer que não pude participar de todas as caminhadas, em razão do meu trabalho, mas tinha muito prazer de estar junto. Fiz a minha parte. Hoje, agradeço aos associados da Café com Arte, que nos apoiaram dando essa confiança, e aos que não votaram também, porque aqui é democracia.

A presidente da Café com Arte felicita Ricardo pela vitória e confessa o choque inicial de saber que ele seria candidato e não Dr. Marcos

Quero deixar um abraço bem forte pra Ricardo e dizer a ele que, no início, foi um impacto quando soube da candidatura dele. Eu não quis aceitar, porque a expectativa era que Dr. Marcos fosse candidato e, no primeiro momento, o amor por Marquinhos falava mais alto e ainda achava que ele ia ceder. Em segundo lugar, fiquei com receio por conta da religião. Mas depois eu vi que a escolha foi muito bem feita e que todos estão de parabéns, a família Simões e a família Souza, por terem escolhido essa pessoa com quem vamos trabalhar juntos, essa pessoa em quem confiamos que é pastor Ricardo. Eu espero, pastor Ricardo, que todas as suas palavras das caminhadas, todas as suas palavras nos seus encontros, sejam válidas para o município de Petrolândia e tenho certeza que vão ser.

Fátima fala sobre o apoio ao candidato a vereador Delano de Dona Santa e críticas recebidas por não votar em uma mulher nesta eleição


Petrolândia: Secretaria de Saúde promove Oficina de Cuidadores de Idosos nesta quinta (06)


A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia realizará nesta quinta-feira (06) a Oficina de Cuidados de Idosos, a partir das 14h00, no Centro Cultural Hildebrando Menezes, no centro da cidade. 

A oficina faz parte da programação da II Semana Municipal do Idoso, evento acontece de 1º a 06 de outubro, em comemoração do Dia Internacional do Idoso e aniversário do Estatuto do Idoso (Dia Nacional do Idoso), lembrados no último sábado (1º).

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia/Oportunidade de emprego: Agência do Trabalho anuncia seleção para 01 vaga de vigilante patrimonial

Fonte: Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Estado de Pernambuco


Operação da PF investiga governador da Bahia, ex-ministro das Cidades e OAS

A Operação Hidra de Lerna deriva de três colaborações de investigados na Acrônimo (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados da Operação Hidra de Lerna na sede estadual do PT em Salvador, nas empresas de publicidade Propeg e na construtora OAS, também investigada na Lava Jato. Entre os investigados da operação está o governador da Bahia, Rui Costa (PT), suspeito de ter recebido financiamento ilegal na campanha que disputou para o cargo em 2014. Outro investigado é o ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP) – atual conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia, cuja residência também foi alvo de buscas da PF, no bairro Itaigara.

A Operação Hidra de Lerna foi deflagrada em Brasília, Salvador e no Rio de Janeiro. Ao todo, são 16 mandados de busca e apreensão, deferidos pela ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), devido ao foro privilegiado de alguns investigados. A Polícia Federal não divulgou quantos mandados são cumpridos em cada cidade.


Tragédia em Serra Talhada; Marido mata esposa a pauladas e se suicida

Homem identificado por Everaldo Pereira da Silva, 37 anos, matou a esposa a pauladas dentro de casa e depois se enforcou.

Uma tragédia chocou os moradores do bairro da Cohab, na manhã desta terça-feira (4), em Serra Talhada. Um homem identificado por Everaldo Pereira da Silva, 37 anos, matou a esposa a pauladas dentro de casa e depois se enforcou. A mulher, identificada como Maria Teodósio da Costa Pereira, 33 anos (foto), ainda chegou com vida no Hospam, mas não resistiu. A Polícia Civil informou que eles tinham três filhos.

Vizinhos e familiares relataram que o casal já havia se separado por conta de brigas constantes, mas decidiram reatar o relacionamento e estavam juntos nos últimos dois meses. Em conversa com o Farol de Notícias, o comissário de polícia Cornélio Pedro da Costa dentro da casa foi encontrado um porrete com marcas de sangue. Já o corpo de Everaldo Lima foi encontrado pendurado na calha do telhado da residência.

Ainda é um mistério para a polícia o que teria motivado Everaldo a matar a companheira e praticado o suicídio. O corpo do casal foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Caruaru. A polícia informou que já encaminhou duas pessoas da família para prestar depoimento na Delegacia e ao longo dessa semana vai continuar realizando oitivas com parentes e conhecidos do casal, que moravam próximo ao colégio Methódio Godoy.

33º ASSASSINATO DO ANO


Inscrições abertas para Concurso de Técnicos-Administrativos do IFPE

Ao todo, são oferecidas 18 vagas. Inscrições vão até o dia 8 de novembro

Foram abertas, nessa segunda-feira (3), as inscrições do Concurso Público para Técnicos-Administrativos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Para se inscrever, os interessados deverão acessar, exclusivamente, o site cvest.ifpe.edu.br até o dia oito de novembro, e preencher o formulário de cadastro. Já o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser feito nas agências do Banco do Brasil, impreterivelmente, até o dia nove de novembro. Para os cargos de classe E, será cobrada uma taxa de R$ 100. Já para os de classe D, o valor será de R$ 80.

Ao todo, estão sendo ofertadas 18 vagas para profissionais de níveis médio/técnico e superior, distribuídas entre 14 cargos diferentes: Administrador, Arquiteto, Arquivista, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Revisor de Texto, Secretário Executivo, Técnico em Eletrotécnica, Técnico de laboratório (Eletroeletrônica), Técnico de laboratório (Eletrotécnica), Técnico de laboratório (Informática para Internet), Técnico de laboratório (Manutenção e Suporte em Informática), Técnico de laboratório (Mecânica), Técnico de laboratório (Mecatrônica).


Reprodução de peixes para revitalizar São Francisco permite reaparecimento de espécies em risco de extinção


Alevinos reproduzidos em centros especializados do Governo Federal são inseridos nas bacias e repovoam o rio, garantindo biodiversidade, desenvolvimento social e segurança alimentar.

Os peixamentos, que fazem parte das ações do Ministério da Integração Nacional para revitalizar o Rio São Francisco, contribuíram para que duas espécies de peixes, que estavam sumidas das redes dos pescadores no baixo São Francisco, voltassem a ser pescadas: a curimatã pioa e a matrinxã. Ambas foram reproduzidas nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão vinculado à Pasta. As unidades são consideradas referência no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias de reprodução, larvicultura e alevinagem de espécies nativas do rio.

No total, foram produzidos para a recomposição e manutenção da ictiofauna mais de 134 milhões de peixes de espécies nativas do São Francisco e não nativas, que são destinadas ao apoio da piscicultura na bacia. Para os peixamentos foram destinados 73 milhões de espécies nativas, entre elas cari, pacamã, piau, pacu, curimatã, pioa e piaba, além das outras duas que estavam em risco de extinção. O restante foi para apoiar a aquicultura da bacia.


Profissionais apostam no ensino a distância para retornar ao mercado de trabalho

Segundo o Senac, cerca de 80% dos alunos dos cursos técnicos concluem os estudos já empregados; áreas de gestão e segurança são as mais procuradas

Com a desaceleração da economia e a redução do emprego – cerca de 12 milhões encontram-se sem trabalho no país de acordo com a recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) – a requalificação profissional se tornou uma necessidade imediata. Para atender essa demanda, a rede EAD do Senac oferece oportunidades de formação a preços acessíveis, com flexibilidade da rotina de estudo e resultados práticos. Segundo levantamento da instituição no ano passado, cerca de 80% dos alunos do curso técnico terminaram os estudos já empregados.

Além dessa modalidade, o portfólio da instituição oferece ainda opções a distância em cursos livres, de graduação, pós-graduação e extensão. Em qualquer lugar e por meio de um computador com acesso à internet, o aluno pode estudar, contar com tutores, docentes e dispor de toda a estrutura EAD, apoiada por 289 polos em todo Brasil.


Petrolândia: Prefeito eleito Ricardo Rodolfo é entrevistado por Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia (áudio)

Assis Ramalho entrevistou ao vivo o pastor Ricardo (Fotos: Lúcia Xavier)

Futuro prefeito de Petrolândia, eleito no último domingo (02), pastor Ricardo Rodolfo Souza Leal foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã desta terça (04), no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, Ricardo respondeu perguntas de ouvintes e falou sobre seus planos para o futuro do município.

Confira abaixo a entrevista, na íntegra.


Redação do Blog de Assis Ramalho


Ministério visitará estados no processo de revitalização do São Francisco


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai começar uma rodada de encontros com os governos estaduais da bacia do rio São Francisco, com a finalidade de colher contribuições para compor as linhas do Programa de Revitalização Novo Chico. Lançado no início de agosto pelo governo federal, o Programa prevê a realização de ações a curto, médio e longo prazo. O Ministério integra a composição da Câmara Técnica do Novo Chico, da qual também faz parte também o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

O objetivo das reuniões setoriais é apresentar esse novo momento da revitalização e construir, junto com os Estados e os comitês de bacias, estratégias para os próximos anos. A primeira delas acontecerá na manhã desta segunda-feira (03.10), na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), em Brasília (DF).


Candidata ganha eleição por apenas um voto no Sertão de Alagoas


Em Palestina, município do sertão de Alagoas, um voto fez a diferença na Eleição do domingo (2). A candidata Lane Cabudo (PSD) foi eleita prefeita por apenas um voto de vantagem em relação ao adversário.

A cidade possui 4.258 eleitores que votam em oito seções eleitorais distribuídas em apenas dois locais de votação. Lane Cabudo venceu a eleição com 1.869 votos. O outro candidato que disputou a prefeitura, Júnior Alcântara, do PMDB, obteve 1.868 votos.

Dois eleitores afirmam que foram os últimos a votar e por isso apostam que decidiram a eleição. Cícero Matias conta que estava indo votar, quando cedeu a vez para o outro eleitor. "Eu queria decidir a história de Palestina, mas acabei deixando para ele" disse.

Juderício Rodrigues reconheceu a importância do voto. "A bola da vez foi a minha, tava na minha mão" contou o eleitor.

Lane Cabudo agradeceu os votos conquistados. Ela é a atual prefeita de Palestina e ocupa o cargo desde abril de 2014, após uma eleição suplementar realizada pelo TRE. Reeleita, ela conta que espera agradar aos dois lados da cidade. "Foi um voto suado e eu agradeço a cada eleitor, cada pessoa que se comprometeu, a cada pessoa que ficou comigo até o fim, acreditando" disse a prefeita.

G1 AL


Petrolândia: Em nota, Daniel Filho agradece votos recebidos e diz que luta por justiça continua ''estaremos cobrando dos eleitos''

Professor Daniel Filho (Foto: Lúcia Xavier)

Concluí honradamente minha primeira jornada eletiva na certeza de que conquistei bem mais que eleitores, conquistei pessoas que sonharam comigo.
Ao lado de meus companheiros e companheiras honramos o lema “Petrolândia com amor e respeito”, demos e fomos uma opção de mudança e essa mudança começou já na forma como fizemos nossa campanha. Em tempos de incertezas, ódio, descrença na política, fizemos como deveria ser: em vez de dinheiro e favores, ideais, compromisso e conscientização. Ainda é cedo para saber o quanto essa forma de fazer política tocou as pessoas, mas independente do resultado, ganhamos todos.

Agradeço cada pessoa que sonhou junto e que nos ajudou como puderam: doando comida, água, dinheiro, gasolina, caixa de som, “santinhos”, até o meu jingle que já se tornou um clássico na voz de meu irmão compadre Janailson Avianez, com produção de meus eternos alunos: Julio Henrique e Felipy Siqueira. Ninguém mais vai esquecer o rock: “É 13333, É DANIEL...”

Foi emocionante, foi enriquecedor, e não conseguir a vaga não diminui em nada nosso empenho e vontade de continuar lutando por justiça social.
Assentados, acampados, sem teto, estudantes, mulheres, trabalhadores, comunidades tradicionais, LGBT’s, crianças, idosos. Todos os que, de alguma forma, se sentirem injustiçados poderão encontrar refúgio em mim e minhas companheiras e companheiros. 

Estaremos vigilantes. Estaremos cobrando dos eleitos. Estaremos ajudando a reconstruir o sonho de uma cidade igualitária e libertária.

Daniel Filho


Defesa de Fernando Bezerra nega acusações feitas em denúncia da PGR


O advogado do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), André Luís Callegari, divulgou nota à imprensa nessa segunda (3) sobre a denúncia apresentada contra o senador pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal. O advogado se queixou de que o ato oficial de propor um processo contra o senador tenha “vazado” aos jornais antes de que a defesa de Fernando Bezerra tivesse conhecimento da denúncia.

“Como não teve acesso à íntegra da denúncia, a defesa do senador não tecerá qualquer comentário sobre o conteúdo da mesma. Verifica-se, contudo, que os termos citados na imprensa reforçam o que a defesa já vem esclarecendo: são imputações absolutamente descabidas, baseadas em ilações e sem qualquer rastro de prova. Não houve qualquer recebimento de favores em troca de incentivos fiscais na construção da Refinaria de Abreu e Lima”, diz a nota.


Governador da Bahia e dois ex-ministros são alvos de ação da Polícia Federal


Mandados estão sendo cumpridos em Salvador (Foto: Fernanda Rebouças/TV Bahia)

A Polícia Federal realiza uma operação que investiga o financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia e fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e os ex-ministros das Cidades, Mário Negromonte (PP), e Márcio Fortes, são investigados. A Operação, intitulada como Hidra de Lerna, cumpre 16 mandados de busca e apreensão na Bahia, Distrito Federal e no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (4).

Segundo a Polícia Federal, a operação investiga um grupo criminoso responsável pela possível prática de financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia e por esquemas de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades.

A operação também investiga se o esquema de financiamento foi usado na campanha eleitoral de Rui Costa ao governo do estado. O G1 entrou em contato com a assessoria do governador informou que não tem informações sobre o assunto.


Bancários fazem assembleia e decidem manter greve


A greve dos bancários continua, segundo decisão tomada em assembleia feita nesta segunda-feira (3), em São Paulo, informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Nesta segunda, a paralisação completou 28 dias.

“Os trabalhadores, em assembleia realizada hoje, cobraram dos bancos uma proposta condizente aos seus altos lucros. Não vamos aceitar proposta rebaixada e queremos o fim das demissões”, disse Juvandia Moreira, presidenta do sindicato.

Segundo o sindicato, oito centros administrativos e 804 agências bancárias, localizadas nas cidades-base do sindicato, estão paradas. O sindicato estima que mais de 28 mil trabalhadores participam da paralisação.


Comemoração eleitoral termina com morte e feridos em Aagoas


Um pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas, no começo da noite desta segunda-feira (3), durante um troca de tiros que aconteceu em uma caminhada que comemorava a eleição da candidata a prefeitura de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcanti (PMDB).

Segundo informações da Polícia Civil, a confusão aconteceu quando a passeata puxada por um trio elétrico passava pela Rua do Cemitério, que fica na área central da cidade.

Na confusão, uma mulher que levou um tiro nas costas ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Entre os feridos também está uma criança de 3 anos, que levou um tiro de raspão no braço, e outros três adultos.

Prisão
Um homem que é suspeito de participar da troca de tiros foi preso após ser socorrido no hospital municipal. Ele foi morto numa emboscada na AL-413 ao ser transferido de ambulânciapara o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

G1 AL


Danilo Cabral apresentou 23 emendas para MP de reforma do Ensino Médio

Resultado de imagem para assis ramalho + danilo cabral
Foto: Douglas Fagner

Escalado como membro da Comissão Mista que vai analisar a reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Michel Temer, o deputado Danilo Cabral (PSB-PE) apresentou 23 emendas Medida Provisória (MP) nº 746/2016, parte mantendo disciplinas obrigatórias, como Educação Física, Filosofia e Artes. Elas foram elaboradas, segundo o parlamentar, a partir da experiência vivida em Pernambuco e de conversas com entidades civis. “Acredito que o ensino médio deva ter a preocupação na formação cidadã do estudante e também para o mercado de trabalho. Uma não deve excluir a outra.”

No total, os parlamentares apresentaram 568 emendas à MP 746. O texto será analisado primeiramente na Comissão Mista, formada por senadores e deputados, para depois ser votada nos plenários da Câmara e do Senado, respectivamente. A proposta cria a Política de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Algumas das principais – e mais polêmicas – mudanças sugeridas pelo texto tornam facultativo o ensino de Arte, Educação Física, Sociologia e Filosofia.


Janot acusa Fernando Bezerra Coelho por propina de R$ 41,5 milhões

O Ministério Público afirma que propina foi paga por três empreiteiras que atuaram na construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nesta segunda-feira (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) na Lava Jato por supostamente ter cometido os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva durante a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.

Na mesma acusação, Janot também denunciou os empresários Aldo Guedes, ex-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), e João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, apontados pelo procurador-geral como os operadores que viabilizaram o repasse da propina ao senador pernambucano.

Guedes é acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Já Mello Filho foi denunciado apenas por lavagem de dinheiro.


Resultados das urnas em vários municípios pernambucanos apontam para o fortalecimento das lutas do MSTTR


Homens e mulheres do campo pernambucano que lutam pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela reforma agrária e pelo trabalho decente, entre tantas outras pautas, conquistaram, ontem, nas urnas, vitórias importantes. Oito prefeitos, cinco vice-prefeitos e 29 vereadores/as apoiados pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) foram eleitos, nas três regiões do estado.

Para o presidente da Fetape, Doriel Barros, um resultado de extrema importância, especialmente por conta do aprofundamento da discussão que vem sendo feita dentro do MSTTR sobre a participação de lideranças sindicais no processo político partidário, não só contribuindo com os debates em suas bases, mas, de forma direta, com a colocação de seus nomes a serviço de um mandato que pense ações estratégicas voltadas para a qualidade de vida no meio rural.


Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira, 04 outubro de 2016


Gazeta de Alagoas: Rui retoma campanha e Almeida vai a Brasília
A Tarde; Bancários decidem manter greve em assembleia. Já são 28 dias
Correio da Bahia: Número de cidades baianas com prefeitas diminui nessa eleição
Tribuna da Bahia; ACM Neto confirma reforma administrativa após vitória
O Globo; Planalto prevê maior apoio no Congresso após eleições
O Dia; Governo afirma que vai pagar servidores até o dia 17
Extra: Câncer de mama responde por 25% dos novos casos a cada ano
Folha de São Paulo; Temer diz que votos nulos e abstenções pressionam por reforma política no país
O Estado de São Paulo: Doria promete não aumentar impostos e congelar a tarifa de ônibus em 2017
Correio Braziliense: Garoto prodígio de 9 anos entra na faculdade para 'provar que Deus existe'
Valor Econômico
; PGR denuncia senador Fernando Bezerra por recebimento de propina
Estado de Minas; PT sofreu humilhação nacional, diz jornal inglês
Zero Hora; Argentinos bobeiam e antecipam saída do Clio do mercado brasileiro
Brasil Econômico; Projeção de inflação tem terceira queda seguida e passa para 7,23% neste ano

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)
Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet